Está en la página 1de 16

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DA SEGURANA PBLICA E DEFESA DO CIDADO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

CONCURSO PBLICO - CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS - CFO


EDITAL N. 001/CBMSC/SSP/2009

28 de junho de 2009
ORIENTAES GERAIS
Confira se a impresso do caderno de prova est legvel. Caso necessrio solicite um novo caderno. Verifique se as informaes impressas no carto resposta personalizado esto corretas. Em caso de divergncia, notifique imediatamente o fiscal. Esta prova composta por 1 (uma) redao e 60 (sessenta) questes objetivas de mltipla escolha, subdivididas em 4 (quatro) alternativas de resposta A, B, C e D e dessas, somente 1 (uma) dever ser assinalada como correta. Procure fazer a prova com calma e ateno. Assine e preencha corretamente o carto resposta, de acordo com as suas instrues, utilizando caneta esferogrfica com tinta azul ou preta. O carto resposta no ser substitudo em caso de marcao errada ou rasura. Somente ser permitida a sua retirada da sala aps duas horas do incio da prova que ter, no mximo, quatro horas de durao. Os trs ltimos candidatos devero permanecer em sala at que todos concluam a prova e possam sair juntos. Voc ser eliminado do concurso se: a) ausentar-se da sala de realizao da prova sem o acompanhamento do fiscal, ou antes de decorrido o prazo mnimo para sada do candidato da sala; b) for surpreendido em comunicao, qualquer que seja a forma, com outras pessoas ou utilizando calculadoras, livros, notas ou impressos no permitidos; c) estiver portando ou fazendo uso de relgio ou de qualquer tipo de equipamento eletrnico de comunicao (beep, pager, telefone celular, calculadora, etc.), ainda que desligados; d) no devolver integralmente todo o material de prova (caderno de questes e carto resposta personalizado). Diante de qualquer dvida voc deve comunicar-se com o fiscal.

Boa prova

FORMULRIO E DADOS FSICA

r r q = mv

v = v o + at r r r I = F t = q fat = N
r r FR = m a

x = xo + vot +

1 2 at 2

v = R P=V i V =R i

2 v2 = vo + 2 a x

E P = mg h
2 T = m V

= 2f =

v2 R 1 E C = mv 2 2 ac =

T P= t

1 1 1 = + + .. Req R1 R2

g = 10 m/s 2

Re q = R1 + R 2 + ....

MATEMTICA

an = a1 + (n 1)r
a n = a1 q n 1

Sn =

( a1 + a n ) n 2

x=

b b 2 4ac 2a

a b c = = senB senC senA

1 qn para S n = a1 1 q
q 1
0o 30o 45o 60o 90o

log a x = y a y = x

a 2 = b 2 + c 2 2bc cos A
a2 = b2 + c2

Seno
Coseno

0
1

1 2

3 2

2 2 2 2

3 2 1 2

Sen =
Cos =

cateto oposto ao ngulo hipotenusa


cateto adjacente ao ngulo hipotenusa

tg =

cateto oposto ao ngulo cateto adjacente ao ngulo

REDAO
INSTRUES GERAIS PARA A REDAO

01.Elabore uma redao de, no mnimo 15 linhas, usando o espao prprio na Folha de Redao. 02. Faa uma reviso do texto antes de pass-lo folha definitiva. 03. Na sua redao, voc deve: - ocupar as linhas de uma at a outra margem, observando o espaamento adequado entre as palavras e respeitando os pargrafos; - utilizar linguagem clara, seguindo as normas do portugus-padro, redigindo com letra legvel e usando somente caneta de tinta azul ou preta. 04. No ser aceita redao em versos. 05. Qualquer redao, por mais bem feita que esteja, ter nota zero se fugir, completamente, da orientao proposta. ________________________________________
TEXTO

dia na vida, todo mundo frequentou. O resultado dessas crenas perverso: no mundo todo, ainda so raras as polticas na educao guiadas por evidncias empricas, colhidas ao longo de estudos longitudinais e realizadas com rigor cientfico, como ocorre com outros setores. Polticas respaldadas em achismos so desastrosas. Elas fazem os pases perder dinheiro duas vezes.
Veja. 17/09/2008, p. 23.

01) Em relao ao texto marque V ou F, conforme as afirmaes a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
( ( ) A expresso Alm dos, na primeira frase, pode ser substituda por A maioria dos. ) Em Agrava o problema o fato de a sala de aula ser um lugar [...], o termo destacado pode ser substitudo por da sem que isso represente transgresso da normapadro escrita da lngua portuguesa. ) Em [...] no mundo todo, ainda so raras as polticas na educao guiadas por evidncias empricas [...], o verbo so concorda com evidncias empricas. ) Na frase Elas fazem os pases perder dinheiro duas vezes, o pronome destacado substitui polticas respaldadas em achismos. ) Em [...] colhidas ao longo de estudos longitudinais e realizadas com rigor cientfico [...], o termo destacado significa ao longo do tempo.

Como simples conceito, o oficial bombeiro militar um agente pblico responsvel por proteger a incolumidade das pessoas. Dentro dessa idia, este trabalho vai muito alm da interveno nos momentos de crise. Este profissional est envolvido tambm na preveno, preparao, ao de resposta e de recuperao. As aes mais conhecidas e sentidas so as de resposta, entretanto a autoridade delegada ao oficial bombeiro militar lhe d muitas outras responsabilidades.
http://www.diariodeumpm.net/2008/04/08/o-que-faz-umoficial-do-corpo-de-bombeiros-militar/ Acesso em: 15/06/09

A seqncia correta, de cima para baixo, :

Considerando o texto, escreva uma redao relatando o que voc conhece sobre a responsabilidade do oficial bombeiro militar na funo preveno.

AF BV CF DV

- V - V - F - V - F - V - V - F - F - F - V - V - V - F - F - F ______________________________________
02) Com relao ao texto, todas as alternativas esto corretas, exceto a:

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO

Entrevista com Eric Hanushek, economista americano e professor da Universidade Stanford. Na educao, por que to raro que especialistas, educadores e autoridades se rendam s evidncias cientficas? Alm dos interesses polticos, que passam ao largo da cincia, como ocorre em tantas outras reas, um segundo fator especfico da educao pesa contra a objetividade: no se do uma cincia exata, as pessoas se sentem um pouco especialistas no assunto. Agrava o problema o fato de a sala de aula ser um lugar que, um

A H dois fatores que pesam contra a educao: os interesses polticos e o fato de ela no ser uma cincia exata. B Em educao, as polticas baseadas em experincias empricas fazem os pases perder dinheiro. C Em educao, so pouco comuns as polticas pautadas pela experincia. D achismo uma teorizao subjetiva na opinio do autor do texto.

03) A reestruturao da frase altera o sentido original do texto da entrevista na alternativa:

HISTRIA 06) A escravido no Brasil persistiu por mais de trs sculos. Acerca do contexto do Brasil escravocrata, analise as afirmaes a seguir.
Alm de trabalharem na lavoura canavieira, os escravos tambm eram utilizados em servios domsticos e na produo mineral. ll A lei Eusbio de Queirs proibiu o trfico negreiro para o Brasil. l lll A lei dos sexagenrios declarava livres os filhos de escravos nascidos no Brasil. lV Recusando-se a assinar a Lei urea, D. Pedro II acabou sendo exilado na Frana, pondo fim ao Imprio Brasileiro. V Por conta de um novo panorama econmico, alguns pases apoiavam a abolio da escravido no Brasil e a implantao do trabalho assalariado nas fazendas.

A Um segundo fator especfico da educao


pesa contra a objetividade, alm dos interesses polticos, que passam ao largo da cincia, como ocorre em tantas outras reas [...] B [...] no mundo todo, ao contrrio do que ocorre em outros setores, as polticas guiadas por evidncias empricas na educao, colhidas ao longo de estudos longitudinais e realizadas com rigor cientfico, ainda so raras. C [...] as pessoas se sentem um pouco especialistas em educao porque ela no uma cincia exata. D O problema se agrava porque, um dia na vida, todo mundo frequentou a sala de aula em algum lugar. ______________________________________
04) correto afirmar, exceto: Na frase Eles so excelentes tcnicos, _______colaborao no podemos prescindir, o espao em branco pode ser preenchido pela expresso dos quais a. B Na frase O histrico mdico de Franklin Roosevelt no o impediu de se tornar o nico poltico eleito quatro vezes para presidir os Estados Unidos, todas as palavras com acento grfico enquadram-se na mesma regra de acentuao. C Em O mtodo mais eficaz, sem dvida, aderir meritocracia, as vrgulas separam uma expresso intercalada entre o sujeito e o predicado. D Assim que os bombeiros intervieram, os problemas foram gradativamente sendo minimizados. ______________________________________

Assinale a alternativa que contm todas e somente as afirmaes corretas.

A I - II - V B I - III - IV C II - IV D IV - V
______________________________________ 07) Considerando as revoltas e rebelies acontecidas no perodo Republicano, todas as alternativas esto corretas, exceto a:

A Revoluo Federalista. B Confederao do Equador. C Guerra do Contestado. D Revolta da Vacina.


______________________________________ 08) Acerca dos governos militares do Brasil (1964-1985) correto afirmar, exceto:

05) Assinale a frase escrita de acordo com as normas-padro da lngua portuguesa. Sinalizao vertical um sub-sistema da sinalizao viria, que se utiliza de placas, onde o meio de comunicao (sinal) est na posio vertical, fixadas ao lado ou suspensas sobre a pista. B Assim que os salrios dos funcionrios j tinha sido pago, trs deles pediram demisso. C O exedente mundial de alumnio diminuir em 58% em 2009 em relao este ano, num momento em que os produtores, aceleram seus cortes de produo. D A mscara cirrgica tornou-se um acessrio indispensvel para sair rua.

A Fechar o Congresso Nacional e suspender


o direito poltico de qualquer cidado foram atribuies conferidas ao Presidente da Repblica pelo Ato Institucional no 05. B O Ato Institucional no 03 estabeleceu o fim das eleies diretas para governadores e prefeitos de capitais. C Criao da Justia Eleitoral, com a instituio do voto feminino. D A Aliana Nacional Renovadora (Arena) apoiava politicamente as aes dos governos militares.

09) O perodo conhecido no Brasil como Estado Novo (1937-1945) apresentou diversas caractersticas polticas e sociais que tambm se refletiram no Estado de Santa Catarina.

GEOGRAFIA 11) O Brasil um pas de dimenses continentais e seu clima influenciado por vrios fatores, dentre eles, a latitude, a altitude, a maritmidade e a continentalidade. As massas de ar que atuam no territrio brasileiro interferem, tambm, nos climas do pas.

Acerca desse tema correto afirmar, exceto:


Na regio do Vale do Itaja, diversas sociedade e clubes que preservavam e difundiam valores trazidos por imigrantes europeus foram proibidos de funcionar. B Santa Catarina no participou da Campanha de Nacionalizao, pois Nereu Ramos no permitiu a interferncia do Governo Federal em ncleos com descendentes de estrangeiros. C O ensino do idioma alemo e italiano foi sumariamente abolido em diversas escolas catarinenses. D Em Blumenau, diversas ruas e praas, tiveram seus nomes estrangeiros trocados por datas cvicas, como 07 de Setembro, XV de novembro e at mesmo pelo nome do presidente Getlio Vargas. ______________________________________

Sobre o clima brasileiro, todas as alternativas esto corretas, exceto a:


A massa Polar atlntica (mPa), originada no extremo sul da Amrica do Sul, atua mais no inverno e responsvel pelas baixas temperaturas e pelas chuvas frontais na regio Sul do Brasil. B A temperatura mdia de uma cidade em baixas latitudes do Brasil maior do que a mdia trmica de uma cidade como Porto Alegre. C Em Santa Catarina, a regio litornea apresenta o subtipo climtico Cfa, com veres mais quentes e o planalto apresenta o subtipo Cfb, com veres mais brandos. D As cidades litorneas apresentam maior variao trmica diria e anual, enquanto as cidades no interior do Brasil tm na continentalidade o fator que proporciona menor variao diria e anual da temperatura. ______________________________________

10) Acerca das principais alteraes e aspectos do cenrio internacional dos ltimos anos, analise as afirmaes a seguir.
A Coria do Norte, um dos ltimos Estados comunistas do mundo, tem reiteradamente desafiado seus vizinhos e os EUA com a realizao de testes de lanamento de msseis que tem causado preocupao principalmente Coria do Sul e ao Japo. ll Turquia e Sua so os dois mais recentes membros da Unio Europia. A adeso destes pases aumentou o bloco europeu para 27 no total. lll A crise financeira originada nos EUA e os enormes gastos militares deste pas no Oriente Mdio dificultam e trazem enormes desafios a recente administrao estadunidense do presidente Barack Obama. lV A unio poltica e econmica entre Mercosul e Pacto Andino criou uma nova instituio internacional no continente: a UNASUL (Unio das Naes da Amrica do Sul) que agora inclui todos os pases deste subcontinente. l

12) Dentre as divises regionais do Brasil, existe a dos trs grandes complexos econmicos regionais: Centro-Sul, Amaznia e Nordeste.

Sobre a Amaznia, correto afirmar, exceto:

A A floresta Amaznica que cobre a regio


densa, fechada, higrfila, pereniflia e latifoliada, alm de possuir grande biodiversidade, tanto vegetal como animal. B Nas ltimas dcadas, a regio vem sendo ocupada de forma desordenada, com fortes impactos ambientais, ligados principalmente expanso das fronteiras agropecurias, ao garimpo e extrao de madeiras e minrios. C A Amaznia apresenta os mesmos limites da regio Norte do IBGE e, por isso, o controle regional do narcotrfico e da pirataria da biodiversidade torna-se mais concreto e facilitado, atravs dos fiscais do rgo federal. D A Amaznia sempre mereceu destaque especial, o que se justifica por aspectos como: queimadas, com a emisso de gs carbnico, a enorme extenso territorial, com vazios demogrficos, a grande biodiversidade, a grande reserva de gua doce e a abundncia de recursos naturais.

Assinale a alternativa que contm todas e somente as afirmaes corretas.

A I - III B I - IV C II - III D II - III

- IV

13) sabido que a sociedade brasileira passa por um forte processo de miscigenao desde os primeiros sculos de sua histria. ndios, negros e brancos formam o trip sobre o qual nasceu grande parte dos inmeros traos culturais.

Sobre o processo de formao da sociedade brasileira, correto afirmar, exceto:


A colonizao por povoamento, iniciada pelos portugueses e reforada pela chegada dos negros e brancos, fez desenvolver atividades econmicas voltadas para o mercado interno, atreladas s novas formas culturais resultantes da miscigenao. B A colonizao portuguesa deu incio a um sistemtico processo de genocdio dos ndios brasileiros, que passam a ser perseguidos e expulsos de suas terras, alm de serem dizimados por doenas transmitidas pelos colonizadores, perdendo-se culturas e idiomas. C Os africanos foram trazidos ao Brasil pela fora e obrigados a trabalhar como escravos e, mesmo com o fim da escravido em 1888, a grande maioria dessa populao foi colocada margem da sociedade, o que de certa forma perdura at os dias atuais. D Muito embora desde o incio portugueses e outros grupos europeus aqui estivessem, foi a partir do sculo XIX que levas de imigrantes italianos, espanhis, alemes, dentre outros, trouxeram a sua cultura e a imprimiram nos lugares onde se localizaram. ______________________________________

A poluio atmosfrica um problema dramtico, tambm enfrentado pela populao brasileira urbana, como o caso das ilhas de calor, fenmeno caracterizado pelo resfriamento exagerado do centro urbano e da inverso trmica, onde a camada de ar quente prxima da superfcie se eleva em altitude, permitindo a circulao do ar e deixando os poluentes. ______________________________________

15) Os meios de comunicao de massa abordam, ao longo dos anos, assuntos que dizem respeito vida dos cidados.

Sobre esses assuntos correto afirmar, exceto:

A Santa Catarina apresenta uma forte infraestrutura rodo-hidro-ferroviria que integra todo o estado precisando, porm, terminar urgentemente a duplicao da BR-101, responsvel pelo fluxo de carvo mineral extrado principalmente em Cricima. B Em novembro de 2008 o vale do Itaja Au, em Santa Catarina, passou por uma grande enchente que trouxe, alm de mortes, srios problemas para a populao daquela regio. Enchentes que se repetiram neste ano em alguns municpios do Nordeste e Norte do Brasil. C Florianpolis sediou em maio de 2009 o 90 Congresso do Conselho Mundial de Viagem e Turismo promovendo debates sobre questes importantes do turismo mundial, alm de mostrar o potencial turstico do estado catarinense. D A maior quantidade de energia eltrica produzida no Brasil provm das hidreltricas que, mesmo no poluindo, inunda reas, necessitando do deslocamento de pessoas e dependendo permanentemente de precipitaes regulares, fato que nem sempre ocorre.

14) A questo ambiental deve ser amplamente discutida por todos habitantes do planeta.

Nesse sentido correto afirmar, exceto:


As bacias hidrogrficas catarinenses da vertente do Litoral esto comprometidas por agentes poluidores como: agrotxicos, esgotos domsticos, efluentes industriais e por resduos da extrao de carvo. B A Mata Atlntica, um dos mais ricos conjuntos de ecossistemas do planeta, foi sendo destruda desde a explorao do pau-brasil, plantio da cana-de-acar, do caf, da expanso da industrializao e da urbanizao. C A contaminao por dejetos e poluentes, e a escassez de gua, decorrem da ocupao irregular ao longo do curso dos rios e reas de mananciais pela populao de baixa renda e atividades que desconsideram a importncia de matas ciliares nas bacias hidrogrficas.

MATEMTICA 16) Joo comprou uma moto no valor de R$ 5.000,00. Deu uma entrada de R$ 2.000,00 e financiou o restante, pagando por isso um total de juros de R$ 1.500,00. O pagamento ser feito em 12 prestaes, sendo cada uma delas maior que a anterior em R$ 20,00. O valor da quinta prestao ser de:

A R$ 225,00. B R$ 375,00. C R$ 250,00. D R$ 345,00.

17) Considerando a funo a seguir, assinale a alternativa correta. f(x) = x2 - 12x + 32

20) Sejam as funes f(x) = x e g(x) = assinale a sentena correta.

x,

Af(1 )+f(3 )>f(5


4 2 6

)+f(

A f(x) = 0 se x = 4 ou x = -8 B f(x) > 0 se x (4, 8) C f(x) > 0 se x (-, 4) U (8, +) D f(x) uma funo par.
______________________________________ 18) A figura representa a trajetria ABC de um helicptero que percorre 12 km em AB , 14 km em BC , paralelamente ao solo, ficando distante 20 km de A.

3 ) 4

B g (8) + g (17) = 5 C f (10-3) + f(10-4) < 0 D 2 + 1


g (2) g (8)
<

5 2 4

FSICA 21) As formas mais estudadas de transmisso de calor so por conduo, irradiao ou conveco.

Analise as seguintes situaes:


l Uma pessoa se aquecendo diante de uma fogueira.

solo

ll Congelador posicionado na parte superior da geladeira. lll Calor do Sol recebido pela Terra. lV Uma pessoa segurando a extremidade quente de uma colher colocada em gua fervente. V Fumaa saindo pela extremidade de uma chamin.

A altitude do helicptero, em relao ao solo, quando este se encontra no ponto C

h = 113 m.
7

B O cosseno da inclinao :

113 . 140

C A rea do tringulo ABC 113 km2. D O cosseno da inclinao :


15 . 84

Nessa ordem, os fenmenos preponderantes, respectivamente, so:

A conveco, irradiao, conduo, conveco e irradiao. B irradiao, conduo, conveco, irradiao e conveco. C irradiao, conveco, irradiao, conduo e conveco. D conduo, conveco, irradiao, conveco e irradiao. ______________________________________
22) Tcnicos, engenheiros e militares utilizam, na busca de solues de problemas, aproximaes que levam a uma soluo mais rpida.

______________________________________ 19) Para designar com clareza certas situaes, necessrio formar um conjunto ordenado de nmeros que se apresentam dispostos em linhas e colunas numa tabela. Essas tabelas so chamadas na Matemtica de matrizes.

Com relao teoria de matrizes e determinantes, assinale a alternativa correta.


Sejam A e B matrizes quadradas e de mesma ordem, ento, (A + B)2 = A + 2AB + B2. B Se A, B e C so matrizes quadradas e de mesma ordem, e A.B = A.C, ento, B = C. C Se o determinante de uma matriz A y, ento, o determinante da matriz kA, ser ky, onde k e y so nmeros reais. D Sejam A e B matrizes quadradas e de mesma ordem, ento, det (A.B) = Det A . Det B.

Admitindo-se que 22,6 litros contm 6,0.1023 molculas e que o ar composto por 30% de O2, correto afirmar que, em uma sala de 3mx10mx20m, existem aproximadamente:

A 1024 molculas de oxignio. B 1028 molculas de oxignio. C 1023 molculas de oxignio. D 1021 molculas de oxignio.
7

23) Um mvel de massa m encontra-se em movimento circular, de raio R e velocidade tangencial V, sobre um plano horizontal. So efetuados medidas de velocidade (V) e do raio (R) da trajetria em dois instantes, (I) e (II).

QUMICA 26) A gua oxigenada decompe-se lentamente, originando gua e oxignio. Essa decomposio pode ser acelerada de vrias maneiras, por exemplo, pela exposio da soluo luz, ao calor e pela presena de ons iodeto. O on iodeto reage com a gua oxigenada, segundo o mecanismo proposto a seguir.
H2O2(aq) + I-(aq) H2O(l) + IO-(aq) etapa lenta) -v H2O2(aq) + IO (aq) H2O(l) + O2(g) + I (aq) (etapa rpida)

Sobre a acelerao a do mvel correto afirmar que:

A a1 = 4a2 se R1 = 2 R2 e V1 = 2V2 B a1 = a2 se R1 = 2R2 e V1 = V2 C a1 = a2 se R1 = R2 e V1 = 2 V2 D a1 = 3 a2 se R1 = 3R2 e V1 = 3 V2


______________________________________ 24) Em uma revista so apresentadas as seguintes afirmaes:
l Um corpo tanto mais denso quanto mais pesado ele for.

Com base nas informaes fornecidas, assinale a alternativa correta.


A reao de decomposio da gua oxigenada endotrmica porque h liberao de energia. B A lei de velocidade compatvel com o mecanismo apresentado : V = K[H2O2] [H2O] [I-] C O on iodeto na decomposio da gua oxigenada um inibidor da reao e, nesse caso, a catlise heterognea. D A equao da reao global : 2H2O2(aq) 2 H2O(l) + O2(g) ______________________________________

ll Massa e peso so conceitos com significados iguais. lll Velocidade e acelerao so conceitos com significados diferentes. lV Temperatura e calor so conceitos com significados iguais. V O ar tem peso.

Esto corretas apenas as afirmaes:

AI BI

- II C III - IV - II - V D III - V ______________________________________

27) No interior do "extintor de espuma" encontra-se, em dois compartimentos separados, carbonato de sdio slido e cido sulfrico aquoso. Quando esse tipo de extintor colocado de cabea para baixo, um tampo que separa os dois compartimentos se rompe e permite que ocorra a seguinte reao:
Na2CO3 (s) + H2SO4 (aq) Na2SO4(aq) + H2O(l) + CO2 (g)

25) Na associao dos resistores, denominam-se i1, i2 e i3 as intensidades de correntes, V1, V2 e V3 as voltagens, e P1, P2 e P3 as potncias eltricas dissipadas, respectivamente, nos resistores R1, R2 e R3.

Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.

A O carbonato de sdio um hidrocarboneto


saturado. B O extintor de espuma no pode ser utilizado para apagar fogo em instalaes eltricas, pois a espuma formada pelos produtos da reao eletroltica, ou seja, conduz corrente eltrica. O sulfato de sdio em soluo aquosa produzido sofre ionizao, gerando ons livres. C O dixido de carbono apolar, pois apresenta distribuio homognea de carga pela sua estrutura devendo, portanto, apresentar momento dipolar resultante nulo. D A gua apolar, pois apresenta distribuio desigual de carga pela sua estrutura devendo, portanto, apresentar momento dipolar resultante no nulo.

correto afirmar que:

A B C D

se R1 > R2 V1 >V2 > V3. se R1 = R2 V1 = V2 = V3. se R1 > R2 V1 > V2 > V3. se R1 > R2 P1 > P2 > P3.

> R3, ento, i1 < i2 < i3 e = R3, ento, i1 < i2 < i3 e > R3, ento, i1 = i2 = i3 e > R3, ento, i1 < i2 < i3 e

28) A teobromina a principal constituinte de uma das mais consumidas substncias dos nossos dias, o chocolate. Alm de conter alta energia, o chocolate carrega uma energia extra com o efeito estimulante da cafena e seu precursor bioqumico, a teobromina. A teobromina um diurtico, relaxante da musculatura lisa, estimulante cardaco e vasodilatador.
Adaptado de (HARRIS, D. C. Anlise qumica quantitativa, 2001.

30) O cido sulfrico utilizado em muitos processos industriais. Uma das formas de medir o grau de desenvolvimento de um pas o consumo anual dessa substncia. Os processos industriais base de cido sulfrico geram efluentes cidos (efluentes industriais) que so nocivos ao meio ambiente.

Considere o exposto e analise as afirmaes a seguir.


Uma das formas de remediar o problema o tratamento do efluente cido com cloreto de sdio, para a sua neutralizao. ll A reao balanceada da neutralizao completa de um mol de cido sulfrico com hidrxido de sdio para o tratamento do efluente : H2SO4 + 2NaOH Na2SO4 + 2H2O. lll A indstria utiliza um catalisador na fabricao do cido sulfrico. A ao do catalisador aumentar a energia de ativao, possibilitando um novo caminho para a reao. lV As chuvas cidas em ambientes poludos com dixido de enxofre (SO2) contm cido sulfrico (H2SO4) que provocam grande impacto ambiental. l

Considerando as explicaes do texto e a representao da frmula estrutural da molcula de teobromina fornecida acima, assinale a alternativa correta.
A teobromina uma amina heterocclica aromtica. B A cadeia carbnica da teobromina mista, heterognea e cclica. C A frmula molecular da teobromina C5H7N4O2. D O nitrognio com duas ligaes (dupla ligao), sigma e uma PI, apresenta hibridizao sp3. ______________________________________

Esto corretas somente as afirmaes:

AI BI

- II - II - III

C II - IV D III - IV

NOES BSICAS DE INFORMTICA 31) Em relao ao hardware do computador, marque V ou F, conforme as afirmaes a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
( ) A conexo de impressora, teclado e mouse ao computador feita por portas paralelas do tipo plug and play. ) O disco rgido um tipo de memria de massa de alta capacidade de armazenamento. ) A placa me um circuito do tipo RAM que permite a conexo de perifricos de entrada e sada de dados. ) O processador, que pode ter um ou mais ncleos, o dispositivo responsvel pela execuo das instrues enviadas pelo sistema operacional.

29) Analise as alternativas a seguir. Todas esto corretas, exceto a:

Para que um palito de fsforo seja aceso basta um ligeiro atrito com uma superfcie spera; o mesmo entra em combusto emitindo calor e luz. Esse fenmeno verificado porque ocorre uma reao endotrmica. B A combusto uma reao de uma substncia (combustvel) com o oxignio (O2) (comburente) presente na atmosfera, com liberao de energia. C A energia liberada ou absorvida numa transformao chamada variao de entalpia (H). D O gs de cozinha composto principalmente de: 1) propano e 2) butano. As reaes balanceadas referentes s reaes de combusto completa de cada um dos gases, respectivamente so:
1) C3H8(g) + 5O2(g) 3CO2(g) + 4H2O(g) 2) C4H10(g) + 13/2O2(g) 4CO2(g) + 5H2O(lg)

A seqncia correta, de cima para baixo, :

AV BF

- F - V - F - F - V - V

CV DF

- V - F - F - V - F - V

32) Considere sistema operacional Linux e analise as afirmaes a seguir.


Est disponvel em diferentes distribuies, como por exemplo, Debian, Fedora, Red Hat, Suse e Ubuntu. ll As principais distribuies esto disponveis para testes por um perodo determinado. Aps este prazo, para continuar utilizando o sistema, necessria a aquisio de licenas de uso. lll Suas principais distribuies possuem interfaces grficas que permitem que o usurio configure e utilize mais de uma rea de trabalho. lV O cdigo fonte est disponvel para alteraes e melhorias, pois um software de cdigo aberto. l

Com o recurso "Localizar e Substituir" o usurio pode fazer a troca de uma sequncia de caracteres por outra. Clicando no boto "Substituir Tudo" a substituio feita em todo o documento. D A utilizao de teclas de atalho para selecionar palavras, linhas, pargrafos ou mesmo todo o texto permite ao usurio uma edio mais gil do documento com o uso do teclado. ______________________________________

35) Com relao utilizao da Internet, todas as alternativas esto corretas, exceto a:

A Os principais provedores de e-mail permitem que seus usurios consultem suas contas atravs de Navegadores, recurso conhecido como Webmail, ou atravs de programas de correio eletrnico instalados nos computadores, com os quais o usurio baixa suas mensagens. B O acesso a sites na Internet se d atravs da utilizao de um Navegador como, por exemplo, o Firefox, cujo campo endereo deve ser preenchido com a URL do site desejado. C A utilizao de certificados digitais permite que os Navegadores enviem e recebam dados criptografados para os sites, aumentando a segurana na comunicao. D A Internet uma rede de alcance mundial cujos acessos so annimos, no sendo possvel a identificao e rastreamento dos usurios.
LEGISLAO INSTITUCIONAL 36) Quanto Polcia Militar do Estado, todas as alternativas esto corretas, exceto a:

Todas e somente as afirmaes corretas esto na alternativa:

A I - III - IV B I - III C II - IV D II - III - IV


______________________________________ 33) Com relao ao sistema operacional Linux, todas as alternativas esto corretas, exceto a: O diretrio /dev/hda1 representa o caminho para acessar a primeira partio do disco rgido IDE. B Todos os usurios do Linux possuem perfil de root, o que garante maior segurana na utilizao do sistema. C A configurao de acesso de mais de um usurio a um mesmo diretrio possvel com a utilizao de grupos. D O sistema de arquivos ext3 possui melhorias em relao ao ext2 como o journaling, recurso que aumenta a tolerncia falhas. ______________________________________

A O servio policial-militar consiste no exerccio de atividades inerentes Polcia Militar e compreende todos os encargos previstos na legislao especfica, relacionados com a manuteno da ordem pblica. B No podem ser consideradas equivalentes as expresses na ativa, em atividade, em servio ativo, conferidas aos policiais-militares no desempenho de cargo, comisso, encargo incumbncia ou misso. C A carreira policial-militar caracterizada por atividade continuada e inteiramente devotada s finalidade da Polcia Militar, denominada atividade policial-militar. D A carreira de Policial-Militar privativa do pessoal da ativa, tem incio com o ingresso da Polcia-Militar e obedece seqncia de graus hierrquicos.

34) O pacote BROffice possui um conjunto de aplicativos de escritrio do qual faz parte o processador de textos Write.

Sobre esse tema correto afirmar, exceto:

A A tabulao do texto pode ser feita atravs


da rgua horizontal, que fica localizada acima do documento. B Na parte inferior da janela fica localizada a Barra de Ferramentas, que disponibiliza ao usurio informaes como o nmero de pginas e o zoom do documento.

10

37) De acordo com a Lei Estadual no 6.218, de 10 de fevereiro de 1983, analise as afirmaes:
O pedido de reconsiderao, a queixa e a representao podem ser feitos coletivamente. ll O soldo irredutvel e no est nunca sujeito a penhora, seqestro ou arresto. l lll O acesso na hierarquia policial-militar pessoal e alternado, sendo necessria sempre a indicao de nome do policial pelo superior hierrquico. lV A promoo um ato meramente disciplinar e tem como finalidade bsica a seleo dos policiais-militares para o exerccio de funes pertinentes ao grau hierrquico superior. V O policial militar que se julgar prejudicado ou ofendido poder recorrer ou interpor pedido de reconsiderao, queixa ou representao, todavia, apenas por atos especificamente administrativos.

39) Sobre a Lei Estadual no 6.218, de 10 de fevereiro de 1983, correto afirmar, exceto: O sentimento do dever, o pundonor policial-militar e decoro da classe impe a cada um dos integrantes da Policia Militar conduta moral e profissional irrepreensvel. B Ao Policial-Militar da ativa, sem ressalvas, vetado comerciar e tomar parte na administrao ou gerncia de sociedade e dela ser scio ou participar. C Os policiais-militares na reserva remunerada, quando convocados, ficam proibidos de tratar, nas organizaes policiais-militares e nas reparties pblicas civis, do interesse de organizaes ou empresas privadas de qualquer natureza. D Os policiais-militares da ativa podem exercer, diretamente, a gesto de seus bens, desde que no infrinjam o disposto na Legislao. ______________________________________

Assinale a alternativa correta.

40) Sobre a Lei Estadual no 6.218, de 10 de fevereiro de 1983, correto afirmar, exceto:

A Todas as afirmaes esto incorretas. B Todas as afirmaes esto corretas. C Apenas II, III e IV esto corretas. D Apenas I, III e V esto corretas.
______________________________________ 38) Marque V ou F, conforme as afirmaes a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
( ) As frias so computadas como tempo de efetivo servio para todos os efeitos legais. ) possvel, em qualquer caso, os policiais-militares terem interrompido seu perodo de frias, registrando-se contudo o fato em seus assentamentos. ) A concesso das frias prejudicada por punio anterior decorrente de transgresso disciplinar. ) Frias o afastamento total do servio, concedido anualmente aos policiais-militares para o descanso, a partir do ltimo ms do ano a que se refere e durante todo o ano seguinte.

A Comando a soma de autoridades, deveres e responsabilidades de que o policial-militar investido legalmente, quando conduz homens ou dirige uma Organizao Policial Militar. B A violao das obrigaes e dos deveres policiais-militares constituir crime, contraveno ou transgresso disciplinar, conforme dispuserem a legislao ou a regulamentao peculiar. C O comando constitui uma prerrogativa pessoal em cujo exerccio o policial-militar se define e se caracteriza como Chefe. D A violao dos preceitos da tica policialmilitar to grave quanto mais elevado for o grau hierrquico de quem a cometer. ______________________________________
41) Sobre a Lei Estadual no 6.218, de 10 de fevereiro de 1983, correto afirmar, exceto:

A seqncia correta, de cima para baixo, :

AF BF CV DV

V F V F

V V F F

F F V V

A No se consideram vagos os cargos policiais-militares cujos ocupantes tenham sido considerados desertores. B A hierarquia e a disciplina so a base institucional da Polcia Militar, sendo que a autoridade e a responsabilidade crescem com o grau hierrquico. C Cargo policial-militar aquele que s pode ser exercido por policial-militar em servio ativo. D Funo policial-militar o exerccio das obrigaes inerentes ao cargo policial-militar.
11

42) Analise as alternativas e assinale a correta. permitido ao policial-militar o uso dos uniformes em reunies de carter poltico-partidrio. B permitido ao policial-militar o uso dos uniformes para comparecer a solenidade militar e, quando autorizado, as cerimonias-cvicas comemorativas de datas nacionais ou atos sociais solenes de carter particular. C proibido ao policial-militar, sem ressalvas, o uso dos uniformes na inatividade. D proibido ao policial-militar, sem ressalvas, o uso dos uniformes no estrangeiro.

45) Marque V ou F, conforme as afirmaes a seguir sejam verdadeiras ou falsas.


( ) As prerrogativas dos policiais-militares so constitudas pelas honras, dignidades e distines devidas aos graus hierrquicos e cargos. ) So prerrogativas dos policiais-militares, dentre outras, o uso de ttulos, uniformes, distintivos, insgnias e emblemas policiais militares da Polcia Militar, correspondente ao posto ou graduao. ) Os policiais-militares da ativa no esto dispensados do servio do jri na justia civil e de servio na justia eleitoral. ) Os uniformes da Polcia Militar com seus distintivos, insgnias e emblemas so privativos dos policiais-militares e de alguns membros da sociedade civil. ) Constitui infrao disciplinar o uso de uniformes e distintivos por quem a eles no tiver direito.

______________________________________ 43) disposio a situao em que se encontra o policial-militar a servio do rgo ou autoridade a que no esteja diretamente subordinado.

Sobre esse tema correto afirmar:


A passagem do policial-militar situao de a disposio abre vaga para fins de promoo ou movimentao. B O ato administrativo que colocar o policialmilitar disposio do rgo ou autoridade, fora do mbito da Polcia Militar, no necessitar definir a natureza da funo. C O policial-militar no ser agregado quando for colocado disposio de um rgo ou autoridade, ainda que fora do mbito da Polcia Militar, para cumprir misso eventual, de interesse policial-militar presumivelmente de curta durao, no podendo exceder o prazo de 6 (seis) meses, contnuos ou no. D No h possibilidade de passagem de policial-militar, disposio de rgo ou autoridade fora do mbito da Polcia Militar.

A seqncia correta, de cima para baixo, :

AV BF CF DV

F V F V

V V F F

F F V F

F F V F

PRIMEIROS SOCORROS 46) O alcoolismo o estado provocado pelo efeito txico resultante da excessiva ingesta de lcool etlico contido nas bebidas alcolicas.

Os sinais e sintomas de embriaguez so, exceto:

______________________________________ 44) Conforme a Lei Estadual no 6.218, de 10 de fevereiro de 1983, a alternativa correta : O Oficial que houver perdido o posto e a patente ser demitido ex-offcio sem direito a qualquer indenizao. B O direito demisso a pedido no pode ser suspenso na vigncia do Estado de Emergncia. C O Oficial demissionrio a pedido ter direito a remunerao sendo a sua situao militar, contudo, definida pela Lei do Servio Militar. D A demisso na Polcia Militar efetua-se apenas ex-offcio.

A andar cambaleante, nusea e vmito. B fcil comunicao e coordenao motora. C sonolncia e tontura. D fisionomia imvel, olhos brilhantes dispersivos e vermelhos.
______________________________________ 47) Alguns sinais e sintomas podem ser observados na ocorrncia de fraturas, exceto: incapacidade funcional e mobilidade normal. B hematoma. C deformidade ou inchao. D exposio ssea.

12

48) A primeira abordagem a vtima de acidente interfere diretamente no futuro de sua integridade fsica, ou seja, diminui o risco de sequelas, possibilita melhor reabilitao, qualidade de vida ps-acidente e, sobretudo, menor risco de vida.

51) Queimaduras so leses provocadas pela alta temperatura que podem atingir graves propores de perigo para a vida da vtima.

Analise as afirmaes a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.


( ) Nas queimaduras de 1o grau, o atendimento deve se limitar lavagem com gua corrente e furar as bolhas, caso venham a surgir. ) Nas queimaduras trmicas extensas e/ou profundas frequente sobrevir o estado de choque. ) Aps o 1o atendimento, a vtima dever ser encaminhada imediatamente para atendimento mdico especializado, devendo transport-la envolvida em panos midos, a fim de diminuir a temperatura corporal. ) No primeiro atendimento, deve-se realizar o exame, priorizando a manuteno de vias areas, respirao e circulao.

Em relao a essa temtica, todas as alternativas esto corretas, exceto a: O nvel de conscincia pode ser avaliado atravs de resposta a estmulos dolorosos. B A segurana do socorrista no uma prioridade durante o atendimento. C A Manobra de Heimlich indicada na ocorrncia de obstruo das vias areas superiores por corpo estranho. D A coluna cervical deve ser imobilizada em toda vtima que recebeu descarga de energia, ou seja, sofreu um trauma. ______________________________________
49) As hemorragias por trauma so classificadas em hemorragias externas e hemorragias internas. Em relao a essa temtica, correlacione as colunas a seguir.
(1) (2) ( ( ( ( Hemorragia externa Hemorragia interna

A seqncia correta, de cima para baixo, :

AV BF CF DV

) Sada de sangue pela ferida ou por orifcios normais do corpo. ) Locais mais frequentes de ocorrncia so trax e abdome. ) Presena de fratura exposta ) Rigidez da parede abdominal.

- F - V - F - V - V - F - V - F - V - F - F - V ______________________________________
52) Ferimentos so leses que surgem sempre que existe um traumatismo, independentemente de sua proporo.

Analise as afirmaes a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.


( ) No caso de ocorrncia de amputao traumtica, o segmento amputado deve ser colocado diretamente em um recipiente com gelo e/ou gua gelada, o mais breve possvel. ) No caso de traumatismos abdominais com presena de eviscerao, deve-se tentar coloc-la de volta para dentro da cavidade abdominal. ) Os ferimentos contusos, chamados de lacerao, so leses teciduais de bordas irregulares, provocados por objetos rombudos. ) Traumatismos de trax devem ser sempre considerados um estado grave, mesmo que no apresente sinais clnicos aparente.

A seqncia correta, de cima para baixo, : - 1 - 2 - 1 - 1 - 1 - 2 - 2 - 1 - 1 - 2 - 1 - 2 ______________________________________


50) O primeiro atendimento a vtimas de mordeduras de cobra merece ateno especial devido ao seu potencial de gravidade.

A2 B2 C2 D1

Em relao a essa temtica, assinale a alternativa correta.

A Perfurar o local da leso contra-indicado. B Realizar garroteamento do membro afetado, a fim de evitar a disseminao do veneno. C Estimular a deambulao da vtima a fim de acelerar a eliminao do veneno. D Manter a vtima em jejum absoluto.

A seqncia correta, de cima para baixo, :

AV BF CV DF

F V F F

V F V V

V V F V

13

53) Choque eltrico so abalos musculares causados pela passagem de corrente eltrica pelo corpo humano. Sobre o atendimento s vtimas de choque eltrico e analise as afirmaes:
Parada cardiorespiratria, queimadura e bito so as principais complicaes do choque eltrico. II Os ossos e a pele so os tecidos de menor resistncia ao choque eltrico I lII O manejo inicial em acidente eltrico consiste em verificar segurana do cenrio. IV A intensidade da corrente eltrica no um fator importante a ser considerado nos acidentes com eletricidade

SEGURANA E PROTEO CONTRA INCNDIOS

56) De acordo com Decreto Estadual no 4.909, de 1994, marque V ou F, conforme as afirmaes a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Nas edificaes industriais sob o extintor, no piso acabado, dever ser pintado um quadrado nas cores: Quadrado Vermelho com borda em amarelo; Quadrado Vermelho com borda em branco; Quadrado Amarelo com borda em vermelho. ) Os extintores portteis, em escritrios e reparties pblicas, podem ser instalados com a parte superior a 0,50 m do piso acabado, desde que no fiquem obstrudas e que a visibilidade no fique prejudicada. ) Os extintores nas reas descobertas ou sem vigilncia podero ser instalados em nichos ou abrigos de lato ou fibra de vidro, pintados em amarelo com a porta em vidro com espessura mxima de 3 mm, em moldura fixa com dispositivo de abertura para manuteno e devero ter afixados na porta instrues orientando como utilizar o equipamento. ) Quando os extintores forem instalados no hall de circulao comum, dever ser observado sobre os extintores, quando instalados em colunas, faixa amarela com bordas em vermelho, e a letra "E" em negrito, em uma face da coluna.

Esto corretas apenas as afirmaes:

AI Bl

- ll C II - III - lll D II - III - IV ______________________________________


54) Parada cardiorespiratria (PCR) pode ser definida como a interrupo inesperada da atividade mecnica cardaca, confirmada pela falta de resposta verbal, ausncia de pulso detectvel e apnia. Em relao ao primeiro atendimento vtima em parada cardiorespiratria, correto afirmar:

A Para evitar trauma, as compresses realizadas pelo socorrista devem ser rpidas, sem interrupo e suaves. B O pulso carotdeo deve ser verificado pelo socorrista a cada 30s de massagem cardaca. C Verificar a permeabilidade das vias areas superiores, desobstru-las se for o caso, e em seguida iniciar a ventilao. D O socorrista deve realizar ciclos de compresso torcica-ventilao iguais, ou seja, 5 compresses alternando com 5 ventilaes. ______________________________________
55) No atendimento a um parto sbito, alguns procedimentos devem ser observados. Dentre eles cita-se, exceto:

A sequncia correta, de cima para baixo, :

AF BV CV DV

- V - F - F - F - V - F - F - F - V - V - F - F ______________________________________
57) Analise as alternativas e assinale a correta. Os extintores empregados no Sistema Preventivo podero ser unicamente do tipo manual. B Os extintores sobre-rodas s devem ser localizados em pontos centrais da edificao e sua rea de cobertura restrita ao pavimento onde se encontram. Ainda, o extintor sobrerodas s cobrir os pontos de rea que permitir o seu livre deslocamento. C Quando a edificao dispuser de extintores sobre-rodas sero computadas duas vezes a carga para efeito de clculo da Capacidade Extintora. D permitida a proteo unicamente por extintores sobre-rodas (carretas).

A Verificar a integridade da placenta aps sua sada, devendo desprez-la em seguida, em recipiente adequado. B Observar o estado geral da parturiente, verificando se no apresenta indcios de algum distrbio grave. C Durante a expulso do beb, apoiar com as mos sua cabea para evitar sua sada violentamente. D Manter a pelcula de cor esbranquiada que envolve o beb aps o nascimento.

14

58) De acordo com Decreto Estadual no 4.909, de 1994, analise as afirmaes a seguir.
O nmero mnimo de extintores necessrios para um Sistema Preventivo, independe da ocupao. ll No se admite o emprego de Ps Especiais com menores Capacidades Extintoras. l lll Entende-se por carreta aquele extintor sobre-rodas, provido de mangueira com 15 m de comprimento no mnimo e equipada com difusor ou esguicho. IV Inclusive nas edificaes residenciais multifamiliares, dever ser instalado sob o extintor, a 20 cm da base do extintor, crculo com a inscrio em negrito "PROIBIDO DEPOSITAR MATERIAL", nas seguintes cores: Branco com bordas em vermelho; Vermelho com bordas em amarelo; Amarelo com bordas em vermelho.

60) A localizao e a sinalizao dos extintores obedecero, dentre outros, os seguintes requisitos:
( ( ) Boa visibilidade e acesso desimpedido. ) Na edificao residencial multifamiliar dever ser observado sobre os aparelhos, seta ou crculo vermelho com bordas em amarelo, e quando a viso for lateral dever ser em forma de prisma. ) Sua localizao ser permitida nas escadas (junto aos degraus). ) A fixao do aparelho dever ser instalada com previso de suportar 3 vezes o peso total do aparelho a ser instalado. ) A probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso ser a menor possvel.

( (

A seqncia correta, de cima para baixo, :

Assinale a alternativa correta.

A Apenas I e III esto corretas. B Apenas II e IV esto corretas. C Todas as afirmaes esto incorretas. D Todas as afirmaes esto corretas.
______________________________________ 59) De acordo com Decreto Estadual no 4.909, de 1994, correto afirmar:

AV BV CF DF

F F F V

F V F V

F F V F

V F V V

A Para reas superiores a 800 m2, com risco


de incndio elevado, obrigatrio o emprego de extintores manuais e extintores sobre rodas (carretas). B Quando a edificao for comercial (mercantil e/ou escritrio), possuindo lojas independentes e onde a porta principal no der acesso circulao comum da edificao, onde estiver instalado o sistema de segurana contra incndio, para cada loja ou sala dever ser previsto, no mnimo, duas Capacidades Extintoras. C Em edificaes com mais de um pavimento exigido o mnimo de trs Capacidades Extintoras para cada pavimento, mesmo que em rea inferior ao exigido para uma capacidade extintora. D Quando a edificao dispuser de riscos especiais como, por exemplo, Casas de Caldeiras, Casas de Fora Eltrica e Escadas Rolantes (Casas de Mquinas) devem as mesmas ser protegidas por Capacidades Extintoras, adequadas natureza do fogo a extinguir e cobrir o risco, independente da proteo geral da edificao.

15

RASCUNHO PARA A REDAO

Ttulo:
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

16

También podría gustarte