Está en la página 1de 9

Donald N.

Levine
;

VISES DA
TRADIO SOCIOLGICA

Traduo:
LVARO CABRA L

Consultaria:
RENATO LESSA Professor e diretor-executivo, Juperj Professor-titular de cincia poltica, UFF

Jorge Zahar Editor


Rio de Janeiro

..,
224 VISES DA TRADIO SOCIOLGICA

6. Como Juan Linz observou, Michels parece no ter percebido que faz diferena se os lderes so desalojados por eleies, nas quais a maioria decide quem liderar, ou por morte ou revoluo violenta (1968, 267). 7. Apenas com um leve toque de timidez, um jovem scho/ar italiano comps recentemente uma original interpretao da histria da sociologia italiana que a representa na forma de ciclos culturais, " maneira de Vico - como correntes e contracorrentes sociolgicas (corsi e ricorsi sociologici)" (Burgalassi, 1990,2, 19). 8. Posteriormente, Gramsci chegaria at a equiparar seu papel histrico ao de Kant, No final do sculo XIX, o idealismo alemo exerceu mais influncia sobre a teoria social na Itlia do que, talvez, em qualquer outro pas. A fronteira entre idias hegelianas e marxistas era facilmente cruzada. O homem que foi chamado primeiro marxista na Itlia, Antonio Labriola, amadureceu sob a gide da escola hegeliana em Npoles, antes de aderir filosofia marxista em Roma. Exerceu a muita influncia sobre o jovem Benedetto Croce que, por sua vez, repudiou subseqentemente o marxismo para tornar-se um neo-hegeliano. Atravs de Croce e de seu contemporneo Giovanni Gentile, cuja filosofia de "idealismo real" deu particular nfase ao subjetiva e forneceu mais tarde suporte intelectual ao fascismo italiano, as idias hegelianas passaram a dominar grande parte da vida intelectual italiana. 9. Croce e Gramsci foram chamados, por vezes, o Hegel e o Marx da filosofia italiana. 10. Para anlises adicionais de influncias italianizadas sobre Gramsci, ver Garin, 1958, e Nairn, 1982.

CAPTULO 12

A Tradio Americana

Talvez a caracterstica mais notvel da tradio sociolgica americana seja seu carter decididamente emprico. Esse aspecto pode ser percebido desde cedo. Considere-se que bases para a criao da cincia social surgiram na Europa Ocidental por volta de 1790, um sculo antes da fecunda dcada de 1890 que produziu as obras decisivas da sociologia moderna. A Inglaterra viu obras de Bentham e Malthus que prepararam o terreno para as sociologias utilitarista e darwiniana, e a Esccia os Princpios de moral e cincia poltica de Adam Ferguson, com freqncia denominado o pai da moderna sociologia sistemtica. A Frana testemunhou as formulaes decisivas de Condorcet, Bonald e Maistre, as quais inspiraram as grandes snteses de Saint-Simon e Comte. A Alemanha presenciou a publicao da Crtica da razo prtica, de Kant, e das Reflexes, de Herder, as obras seminais que serviram de esteio para as tradies idealistas alems de cincia social. Em contraste, o mais notvel acontecimento comparvel nos Estados Unidos nessa poca foi o censo nacional de 1790, considerado o primeiro recenseamento peridico no mundo.' Reconhecer seu molde emprico no dizer que a sociologia americana no foi impulsionada por preocupaes ticas. Se existe alguma diferena, ser para assinalar que os primeiros socilogos americanos manifestaram suas preocupaes morais de um modo mais patente do que ningum, em sua proverbial e vigorosa espontaneidade. Essas preocupaes morais seguiram duas direes. Uma resultou do secularizado Unitarismo de Emerson e dos transcendentalistas da Nova Inglaterra que, rebelando-se contra a ganncia dos lderes polticos e empresariais da Amrica, denunciaram a escravatura, o expansionismo imperialista e a mediocridade cultural. A outra direo teve origem em compromissos religiosos protestantes atravs do que foi chamado o Evangelho Social- o movimento de puritanismo reconstitudo do final do sculo XIX que promoveu boas obras por meio da investigao detalhada dos grandes males sociais. A dcada de 1890 - a dcada formativa para a sociologia nos Estados Unidos, como em outros pases - presenciou uma exploso de tais males, fruto dos efeitos combinados da imigrao em massa, rpida urbanizao e explorao industrial. Orientaes tanto religiosas como seculares alimentaram um veemente envolvimento com esses problemas. Inspiraram o movimento de denncia social, semelhante ao
225

226

VISES DA TRADIO SOCIOLGICA

A TRADIO AMERICANA

227

jornalismo muckraking de denncia de corrupo poltica e administrativa, que tipicamente promoveu a reforma social atravs da compilao de correlaes estatsticas de doena, pobreza e condies hahitacionais. Assim, os que desejaram mobilizar a cincia social emergente para as lutas morais concordavam em caracterizar a cincia como induo a partir de fatos observados. Em virtude da aparncia aterica da sociologia americana, pareceu a autores da estirpe de Sorokin e Parsons, desejosos de promover "o retorno da teoria", que deveriam voltar suas vistas para a Europa e a procurar as espcies de produes intelectuais que dariam plena respeitabilidade disciplina nos Estados Unidos. No obstante, a sociologia americana estava impregnada de teoria desde os seus primrdios (Hinkle, 1980) e certamente no verdade que a busca por uma tica secular racional que estimulou os fundamentos tericos de socilogos europeus no tinha uma contraparte americana. O movimento pragmatista desempenhou esse papel com grande brilho.

DE KANT A PEIRCE Durante as dcadas em que scholars criativos comearam a aparecer nos Estados Unidos, a Alemanha forneceu-lhes seu campo de treinamento. As universidades alems atraram cerca de nove mil americanos entre 1815 e o incio da I Guerra Mundial, sobretudo nas ltimas dcadas do sculo XIX. Eminentes filsofos morais e socilogos l estudaram, incluindo William James, Josiah Royce, George Herbert Mead, James Hayden Tufts, Albion Small, William Graham Sumner, W.I. Thomas e Robert Park. A filosofia social americana ganhou forma, em grande parte, em resposta estimulao propiciada pelos ensinamentos da tradio alem. Entretanto, assim como John Stuart Mil! adotou o positivismo comtiano somente para converter sua abordagem sociolgica em uma forma de individualismo metodolgico, tambm os tericos americanos transformaram o idealismo alemo em doutrinas que exibiam o cunho de seus prprios e distintos traos culturais - e assim produziram o que muitos acolheriam como uma filosofia aceita "quase como a nossa religio americana" (Coughlan, 1973, 161). Charies Sanders Peirce (1839-1914) tem sido freqentemente descrito como um gnio e a figura originria da filosofia americana. O enfoque filosfico de Peirce era mais epistemolgico do que tico; no entanto, sua obra derivou de fortes interesses ticos e contm profundas implicaes ticas. A tradio que adotou o nome por ele inventado contribuiu muito para articular uma tica social e uma patente intelectual para a cincia social americana. Embora Peirce no tivesse estudado na Alemanha, seu ponto de partida foi a filosofia de Kant - em particular, a caracterizao de Kant do sujeito cognitivo." Ao rejeitar a noo cartesianade que a mente pode adquirir alguma intuio no-rnediata de verdade, Peirce seguiu Kant ao sustentar que a verdade de noes gerais sobre todo e qualquer conhecimento somente pode ser possvel em virtude do conhecimento estar na dependncia da lgica. Mas para Peirce, em contraste com Kant, a lgica desenvolve-se e, portanto, o mesmo deve ocorrer com qualquer filosofia baseada nela. Na medida em que Peirce avanou para realizar novas descobertas em lgica, sua filosofia geral evoluiu de acordo.

Ao mesmo tempo, Peirce ia assinalando sua inteno de oferecer uma contribuio genuinamente americana para a filosofia. Nos Estados Unidos, ironizou ele em 1866, a filosofia no podia mostrar mais do que meia dzia de rudimentares produtos caseiros, em comparao com as refinadas marcas importadas da Alemanha, Esccia, Inglaterra e Frana. Esperava que seu pas pudesse algum dia ocupar o lugar que lhe cabia perante o mundo no domnio da criao filosfica. Era mais do que tempo de "o talento e a inventiva ianques" perceberem o potencial de "um povo to sagaz quanto qualquer outro sob o sol e que promete eclipsar todas as naes desde os gregos em seu gnio para os estudos abstratos" (1982, 1:456-8, 358). Trs dcadas mais tarde, Peirce declarou ser sua ambio "erguer um edifcio filosfico que sobreviva s vicissitudes do tempo", criar nada menos do que "uma teoria to abrangente que, por um largo tempo vindouro, todo o trabalho da razo humana, em filosofia de todas as escolas e gneros, em matemtica, em psicologia, na cincia fsica, em sociologia ... parecer estar apenas preenchendo detalhes" ([1898] 1931-58, 1:1). Embora as concepes filosficas de Peirce mudassem com o transcorrer dos anos, os seus diferentes sistemas tratam de problemas semelhantes e adotam pontos de vista fundamentalmente similares. Em dois artigos seminais - "A fixao das crenas" e "Como tornar claras as nossas idias" - publicados originalmente na Popular Science Monitor em 1877-8 e na Frana na Revue Philosophique no ano seguinte, Peirce apresentou dois princpios bsicos de sua doutrina em desenvolvimento. O primeiro interpretou as crenas como hbitos usados para satisfazer carncias e necessidades, e a dvida como uma ruptura de hbitos - um desagradvel estado de no saber o que fazer. O segundo princpio era que o significado de um conceito reside inteiramente nos efeitos prticos que poderiam resultar de se sustentar o conceito. Isso permite que conceitos sejam traduzveis em resultados observveis sob condies de teste; assim, o significado de "gua em ebulio" que a temperatura da gua registrar por volta de 100 em um termmetro centgrado. Com essas frmulas, Peirce expressou seu princpio fundamental de que o pensamento essencialmente uma ao intencional. Em conversas com William James e outros em Harvard no incio da dcada de 1870, Peirce comeara a se referir a essa doutrina como pragmatismo. Adaptou o nome devido ao uso por Kant de pragmtica na Crtica da razo pura para designar a espcie de crena que, embora contingente, fornece uma base para selecionar os meios adequados execuo de aes necessrias - em evidente contraste com o conceito de prtica: O termo foi pouco notado at fins da dcada de 1890, quando James o usou em uma conferncia na Universidade da Califmia, "Philosophical Conceptions and Practical Results" ["Concepes filosficas e resultados prticos"]. O prprio Peirce usou-o pela primeira vez em texto publicado em um artigo para um dicionrio filosfico em 1902. Com a publicao de Pragmatismo por Jarnes em 1907, o termo tornou-se amplamente conhecido. Por essa poca, Peirce quis desautorizar o nome, afirmando que sua popularizao tinha desvirtuado o que ele pretendia significar com essa palavra. Peirce props substitu-Ia por pragmaticismo, uma palavra "suficientemente feia para ficar a salvo dos raptores" ([1905] 1931-58,5:277). Mas pragmatismo passou a ser o smbolo de convocao para um exrcito de tericos sociais americanos, os quais compartilhavam todos de certas noes de que ele tinha sido o pioneiro.

228

VISES DA TRADIO SOCIOLGICA

A TRADIO AMERICANA

229

A doutrina pragmatista de Peirce reflete uma quntupla modificao da noo de Kant de que o conhecedor adquire conhecimento atravs da aplicao de categorias a priori. Redefiniu cognio como uma atividade que se alterna entre modos fixos de agir (hbitos) e experincias desintegradoras (dvidas). Considerou essa atividade um processo que envolve mudana: as categorias cognitivas no so fixas e inatas, pois admitem novidade no decorrer de novas investigaes estimuladas por dvidas. Identificou o veculo desse processo como um terceiro elemento fora das impresses sensoriais e disposies mentais - a linguagem ou, de modo geral, os signos. Situou essa atividade na obra de uma comunidade indefinida de investigadores experimentais. E localizou o processo coletivo de investigao em um contexto mais vasto de desenvolvimento evolutivo humano. Esse tratamento do sujeito cognitivo por referncia aos conceitos de experincia, hbitos, novidade, linguagem, comunidade, investigao e evoluo foi compartilhado por todos os autores que vieram a estar associados ao movimento pragmatista, por mais que diferissem entre si. Embora o prprio Peirce vivesse, tragicamente, s margens das instituies acadmicas americanas, as idias pragmatistas eram desenvolvidas atravs da obra de professores em trs universidades: Harvard, Michigan e Chicago. A filosofia pragmatista cultivada nessas instituies orientaria os preeminentes modeladores da sociologia americana nas primeiras dcadas do sculo xx. Mas, primeiro, tinha que sofrer a transformao de uma teoria do significado, como Peirce a concebeu, para uma teoria de tica e sociedade. Parte da transformao foi realizada por William James, amigo de longa data e colega de Peirce em Harvard. James empregou a teoria da evoluo de Darwin mais radical e sistematicamente do que Peirce, procurando entender todos os aspectos da ao humana - todas as crenas e sentimentos, incluindo os sentimentos religiosos - como formas de adaptao evolutiva. James tambm desenvolveu ainda mais a noo de Peirce do self como baseado em conversao interna, distinguindo entre um "eu" (I) e um "eu" (me) e identificando um "eu social" (social me) externamente constitudo como parte deste ltimo. Sobretudo, ele transferiu o interesse pragmatista essencial pelas conseqncias prticas das crenas de uma preocupao com o que

uma crena poderia significar para um pblico de observadores cientficos para uma preocupao 'com as repercusses que a crena poderia ter sobre a forma como os seres humanos vivem. Por meio dessas inovaes e de suas atividades pblicas mais
bem-sucedidas, James desempenhou um papel decisivo no desenvolvimento e disseminao da filosofia pragmatista. Entretanto, o seu impacto sobre a sociologia americana foi indireto, uma vez que foi principalmente conhecido como psiclogo e permaneceu preocupado com os caprichos da conscincia individual. As figuras centrais para a adaptao do pragmatismo teoria social foram John Dewey e George Herbert Mead.

DE HEGELA DEWEY E MEAD

o jovem John Dewey teve aulas de graduao com Peirce durante o breve perodo em que este lecionou na Johns Hopkins, mas s algumas dcadas mais tarde, confessou

ele, passou a apreciar o que Peirce estava fazendo. Inicialmente, Dewey desenvolveu um ponto de vista pragmatista em reao ao idealismo alemo mas por um caminho bastante diferente do adotado por Peirce. Aps o trmino de um curso de filosofia moral escocesa para universitrios americanos da poca, Dewey recebeu a influncia do neo-hegeliano George Morris na Johns Hopkins e iniciou sua jornada filosfica adulta como seguidor de Hegel. A dissertao de Dewey descreveu Kant como o fundador do moderno mtodo filosfico, enquanto permaneceu fiel concepo da razo ou esprito como o centro da experincia humana, mas sustentou que na medida em que Kant se desviou dessa concepo caiu em contradies que coube depois a Hegel resolver." Na Johns Hopkins, Dewey tambm foi atrado para G. Stanley Hall, cuja obra o levou a escrever um ensaio, "A nova psicologia", que exaltava a fisiologia por introduzir tcnicas experimentais na explorao de processos psquicos. Esse ensaio aplaudiu tambm a nova psicologia por suas implicaes ticas ao reconhecer tendncias humanas para concretizar propsitos e procurar realizar a experincia religiosa. Assinalou assim uma tenso latente no pensamento de Dewey entre a descoberta da moralidade no desdobramento supra-individual da idia absoluta e sua localizao nas necessidades de um organismo que procura dar expresso a seus conflitos interiores. Em 1884, Dewey acompanhou Morris para a Universidade de Michigan como instrutor, categoria docente abaixo da de professor assistente, e comeou a elaborar os problemas envolvidos em sua adeso dual filosofia hegeliana e psicologia emprica. De Hegel tinha derivado uma perene averso ao formalismo em lgica e tendncia britnica para descrever os processos psquicos e os atores individuais como entidades auto-subsistentes. Adoutrina hegeliana, recordou ele mais tarde, ajudou-o a abandonar a suposio comum de que o homem possui "um esprito preparado de antemo para o confronto com um mundo fsico como um objeto" e convenceu-o "de que a nica psicologia possvel (...) uma psicologia social" (Jane Dewey, 1939, 17-8). Mas a sua devoo ao naturalismo psicolgico aumentou com a leitura em 1891 de Psicologia, de James, o que o levou finalmente a desafiar a concepo hegeliana ao sublinhar os aspectos no-reflexivos da experincia humana - a tratar os seres humanos menos como sujeitos cognitivos e mais como criaturas que agem, sofrem e gozam - assim como os aspectos da cognio que podiam ser diretamente elucidados pela investigao experimental. Por fim, a rplica crtica de Dewey ao idealismo alemo se converteria em franca oposio. Ao eclodir a I Guerra Mundial, ele publicou um panfleto denunciando a filosofia alem por idealizar o dever para com o Estado de um modo que favorecia o militarismo e reclamou uma "filosofia americana" que promova "um futuro em que a liberdade e o companheirismo pleno sejam o objetivo supremo, e a inteligente experimentao cooperativa, o mtodo" ([1915] 1942, 145). Tal como Dewey, George Herbert Mead tambm se voltou para a filosofia alem em busca de uma Weltanschauung secular que substitusse as suas ainda mais sinuosamente abandonadas crenas religiosas e acabou elaborando uma crtica doutoral de Kant (que nunca completou). Em 1887, Mead iniciou seus estudos de graduao em busca de uma tica filosfica secular, atrado para Harvard por um outro dos devotos americanos de Hegel, Josiah Royce. Royce tinha estudado na Johns Hopkins antes de

230

VISES DA TRADIO SOCIOLGICA

A TRADIO AMERICANA

231

Peirce l ter lecionado (e, como Dewey, receberia seu diploma de Morris), mas ficou subseqentemente sob a influncia de idias peircianas. Mesmo assim, permaneceu fiel ao idealismo alemo em sua busca por um modo de combinar a filosofia com uma viso teolgica crist da realidade; por vezes, Royce descreveu sua prpria posio como "pragmatismo absoluto". Royce ofereceu a Mead uma filosofia da histria que interpretou o reino de Deus como a realizao histrica de uma "Comunidade Bem-Amada" de seres que mutuamente se inspiram e enaltecem. Por muito que Mead apreciasse a liberdade de explorao intelectual manifestada por Royce, recusou-se a comprometer-se com o idealismo germnico de Royce, pois sentiu "tratar-se do produto de mais um enxerto cultural na cultura americana, no de uma autntica interpretao da vida americana e de um guia para a ao em C.. ) seu presente americano" (Joas, 1980, 17). Tambm como Dewey, Mead sentiu-se atrado desde cedo pelas promessas da psicologia fisiolgica, escrevendo que "o esprito cientfico da psicologia moderna (...) salva a classe dos filsofos, como um todo, de se perderem em um emaranhado de frmulas sem o menor sentido"." Mead tambm manteve um relacionamento informal com James, tendo sido preceptor de seu filho no vero seguinte ao seu primeiro ano em Harvard. provvel que James tenha reforado a deciso de Mead de trocar a filosofia pelo estudo de psicologia, a que se dedicou ento em Leipzig (com Wundt) e em Berlim (com Dil they e outros). Em 1891 aceitou um convite para deixar Berlim e ir lecionar na Universidade de Michigan, onde deu aulas sobre Kant e a histria da filosofia, assim como de psicologia fisiolgica e teoria da evoluo. Em Michigan, iniciou uma longa e cordial amizade com Dewey, Tufts e o psiclogo James Angell (que estudara com James em Harvard). Uma das razes que atraram Mead para Michigan foi a perspectiva de adquirir alguma elucidao de seu sistema de crena filosfica atravs de um estudo aprofundado de Hegel com os renomados hegelianos que l ensinavam. Sua chegada coincidiu com um perodo de intensa criatividade durante o qual Dewey estava forjando as idias essenciais de sua filosofia pragmtica. Encontrou em Dewey um estimulante expoente do idealismo, porm devotado cincia naturalista. Asituao deixou Mead extasiado: "Atingi finalmente uma posio com que costumava sonhar em Harvard, onde possvel, pelo menos, aplicar a boa e correta psi [cologia] fi [siolgica] a Hegel, e no sei o que mais um mortal pode querer neste mundo", escreveu ele a um amigo.f Em 1892, Tufts deixou Michigan para ingressar na nova Universidade de Chicago. Por recomendao de Tufts, dois anos depois o reitor Harper nomeou Dewey, com Mead e Angell a reboque, para a ctedra de filosofia. Os quatro antigos colegas de Michigan orientaram o novo departamento de filosofia de acordo com diretrizes 9 pragmatistas. Encorajados pelo intenso sentimento de esforo coletivo que distinguia a nova universidade, Dewey, seus colegas e seus estudantes produziram em estreita cooperao uma profuso de idias que estimularam pensamentos e investigaes originais em economia, educao, psicologia, sociologia e teologia, assim como em filosofia. Aspiravam a nada menos que um programa para resolver todas as questes filosficas atravs de anlises da ao prtica. Impeliram o pragmatismo muito alm dos limites traados por Peirce e James a fim de criar o que Darnell Rucker, em The

Chicago Pragmatists (1969), descreveu como a primeira escola autntica de filosofia americana. 10 O seminrio de Dewey sobre lgica formou o epicentro da escola. Uma coletnea de dissertaes apresentadas nesse seminrio foi publicada em 1903 com o ttulo de Studies in Logical Theory, despertando hiperblica admirao em William J ames.!' Ao apresentar o programa pragmatista genrico que radica todas as crenas nas exigncias de ao, afirmou a existncia de conexes ntimas entre os processos de pensamento, tal como so estudados no laboratrio, e os princpios normativos da lgica, e entre o modo como apuramos fatos fsicos e como formulamos juzos de valor. As noes bsicas para esse desenvolvimento ficaram cristalizadas no famoso ensaio de Dewey de 1896, "O conceito de arco reflexo em psicologia", no qual contestou o modelo de arco reflexo dos fenmenos psquicos a que tinha sido favorvel at poucos anos antes, um modelo que descreve as reaes psquicas como respostas passivas a estmulos externos. Passou agora a descrever os seres humanos como agentes criativos, e no passivos, que selecionam ativamente estmulos e lhes atribuem - e a seus efeitos - um significado especfico. Dewey tratou ento de distinguir as atividades habituais, nas quais no existe nenhuma resposta a um estmulo porque a ao obedece simplesmente a uma seqncia ordenada de eventos, das aes em situaes problemticas, nas quais o organismo se depara com estmulos de significado incerto, para os quais a resposta apropriada est longe de ser clara. Neste ltimo caso, o organismo deve usar a imaginao para ensaiar imagens antecipatrias de vrias respostas que poderia usar e suas conseqncias. Com essa formulao, Dewey conseguiu apresentar uma descrio naturalista do pensamento humano e estabelecer assim as bases para as suas ulteriores anlises dos fenmenos da inteligncia, da lgica da investigao, das tcnicas de educao e do processo de avaliao. Mead ampliou essa concepo de uma forma que Dewey rapidamente acolheu. Por um lado, Mead fixou o pensamento humano mais radicalmente em processos biolgicos, mostrando como ele promana de padres de resposta adaptativa que os organismos consideram seletivamente vantajosos no decorrer da evoluo natural. Em suas respostas por tentativa-e-erro a problemas situacionais, escreveu Mead mais tarde, "o animal est fazendo a mesma coisa que o cientista faz" (1936, 419). Por outro lado, Mead ligou o pensamento mais radicalmente a fenmenos sociais, vinculando a 'evoluo da mente evoluo do eu (selfJ e fazendo deste ltimo, por sua vez, uma conseqncia de interaes sociais. Por fim, forneceu um modo mais refinado para determinar critrios ticos ao associar todo o processo evoluo de uma sociedade cada vez mais abrangente e universalmente orientada. Entre os dois, Dewey e Mead elaboraram uma sntese de princpios desenvolvidos por Peirce e James e fundiram-na com os interesses sociais de seu prprio meio. Aceitaram a clara concepo de Peirce do mtodo cientfico e generalizaram-na a toda atividade cognitiva. Ao entender a cincia como o eptome de criatividade humana e comunidade democrtica, eles neutralizaram as ansiedades jamesianas acerca da cincia como uma ameaa aos valores humanos e transcenderam a restrio de Peirce nfase pragmtica sobre questes de teoria. Tambm encontraram um modo de lig-Ia a seus impulsos melioristas, vinculando a investigao reparao de injustias

232

VISES DA TRADIO SOCIOLGICA

A TRADIO AMERICANA

233

sociais e reforma da educao, assuntos a que ambos devotaram considervel soma de energia - Dewey atravs de sua obra na Escol a- Laboratrio da universidade e dos programas da Hull House para estudo dos problemas sociais e econmicos resultantes da urbanizao e do crescente afluxo de imigrantes, Mead ao complementar esses envolvimentos com o servio a muitas causas cvicas, incluindo a reforma do cdigo penal juvenil, a luta pelos direitos da mulher, uma escola para crianas com problemas emocionais, trabalho de mediao em greves e a reforma dos servios municipais de 12 sade. Dewey e Mead unificaram magnificamente teoria e prtica - na teoria e na prtica.

PRAGMATISMO

E SOCIOLOGIA

AMERICANA

Em seus anos de formao, cada um dos principais filsofos pragmatistas experimentou alguma forma de luta relacionada com o conflito entre cincia e religio.P Oriundos de meios impregnados de pietismo puritano, todos eles estavam vidos por aderir aos mtodos da investigao cientfica secular. Em particular, eram todos devotos das verdades da teoria darwiniana da evoluo e estavam empenhados em concili-Ias com as verdades morais de suas razes crists. 14 A forma filosfica que essa luta assumiu foi dupla. Expressou-se primordialmente como um conflito entre naturalismo e idealismo ou voluntarismo. Tambm se apresentou como uma luta entre o atrativo secular do individualismo competitivo e os ideais da solidariedade comunitria e do servio em prol da sociedade. Os conflitos que se manifestaram nos principais eixos do pensamento social europeu - entre o individualismo britnico e o coletivismo francs, e entre o voluntarismo alemo e o naturalismo anglo-francs _ foram assim internalizados na experincia dos fundadores pragmatistas. Sua misso tornouse a de reconciliar essa oposies e assim fizeram, em grande parte, ao esvazi-Ias. Esse processo foi particularmente manifesto na biografia de Dewey. No final de sua vida, Dewey referiu-se a traumas que sofrera em conseqncia da cultura de sua juventude, com suas "divises como forma de isolar o eu do mundo, a alma do corpo, a natureza de Deus." Esses conflitos produziram uma "lacerao interior" e uma "exigncia de unificao que era, sem dvida, um intenso anseio emocional". Nas snteses hegelianas, com sua unificao "de sujeito e objeto, de matria e esprito, de divino e humano", ele encontrou "um imenso alvio" (1930, 2:19) - para logo se ver envolvido com a experincia de um novo conjunto de tenses entre o idealismo hegeliano e o naturalismo da biologia evolutiva e da psicologia fisiolgica. Dewey conseguiu finalmente resolver todas essas oposies transformando seus componentes em elementos de um campo interativo. Um ano antes de escrever as reminiscncias que acabamos de citar, ele declarou:
Nem eu nem mundo, nem eu nem natureza (...) o centro, assim como a Terra ou o Sol no so o centro absoluto de um nico universo e o necessrio quadro de referncia. H um todo movente de partes interatuantes; um centro surge sempre que se registra um esforo para mud-Ias em uma determinada direo (1929, 291 ).15

vez de tomar partido sobre a velha questo de se somente os indivduos so reais ou se os fenmenos sociais possuem uma realidade prpria e irredutvel, os pragmatistas adotaram a noo de que os prprios indivduos so fenmenos sociais - as realidades humanas consistem em atos de eus sociais. Em vez de tomar partido sobre se os fenmenos sociais fornecem os objetos exclusivos do conhecimento e as bases para a ao ou se os seres humanos podem transcender as limitaes impostas pela natureza, os pragmatistas argumentaram que os seres humanos possuem distintas capacidades mentais que, no obstante, surgem dos mecanismos ordinrios da evoluo biolgica. Mente e eu (sei/) so produtos de um mesmo processo a longo prazo de adaptaes organsmicas ao meio ambiente. Os pragmatistas-biologizaram a subjetividade. A respeito de como os fenmenos humanos devem ser interpretados' e explicados, lcito dizer, portanto, que Dewey e Mead formularam oque poderemos chamar, ainda que de modo pouco elegante, o Postulado de Evoluo de Eus Sociais Mentais Naturais. questo de como o pensamento secular pode fornecer um fundamento racional parajuzos morais, eles propem o que pode ser chamado um Postulado de Normarividade Situacional Social: normas defensveis surgem em situaes concretas na base

de anlises socialmente executadas das condies e conseqncias de aes alternativas. Guias para a ao no derivam de verdades antecedentemente determinadas
sobre a natureza nem de clculos de razo abstrata, mas adquirem forma no decorrer de tentativas para diagnosticar uma situao confusa. Os pragmatistas marcharam sombra da bandeira onde se inscreveu a sentena de Dewey: "Assim como a cincia natural encontrou sua sada no admitindo nenhuma idia, nenhuma teoria, como fixa por si mesma, exigindo de toda e qualquer idia que se torne fecunda em experimento, tambm a cincia tica deve depurar-se de todas as concepes, de todos os ideais, salvo os que so desenvolvidos interiormente e para fins de prtica" ([1893] 1967-72,4:53). O aperfeioamento de juzos normativos d-se atravs da expanso do universo social em que esse diagnstico conduzido e da valorizao de recursos coletivos para a determinao de fatos. Nunca pode pretender a certeza absoluta mas envolve a explorao experimental e a permanente reconstruo de concepes do desejvel. A filosofia tem a tarefa de mediar o choque entre instituies herdadas e os mais novos fins sociais. Para a questo da fonte e carter de disposies morais humanas, eles oferecem um Postulado de Moralidade Socialmente Receptiva: a moralidade consiste em hbitos

da mente, engendrados pela interao com outros significativos, para processar decises desde o ponto de vista dos grupos envolvidos em uma determinada situao.16 Este postulado difere do dos tericos franceses, do qual talvez o mais prximo,
ao substituir uma noo de normas socialmente instiladas por uma concepo mais fluida e orientada para o futuro de disposies socialmente geradas para considerar perspectivas de grupo na tomada de decises. O prprio Dewey contrastou com nitidez essa concepo da disposio moral com o individualismo benthamista; ele concordou com a crtica de Mill a Bentham, mas foi mais longe para fazer da capacidade de aceitao do ponto de vista social uma parte integrante do eu socialmente constitudo. A capacidade para empreender a reconstruo de ideais em um quadro de referncia social o resultado de programas educacionais e o ingrediente indispensvel de uma democracia bem-sucedida.

O colapso dessas oposies abriu o caminho para um novo e distinto conjunto de respostas s perenes questes que abordamos ao examinar as tradies anteriores. Em

11I"'"'"""'"

r
234 VISES DA TRADIO SOCIOLGICA A TRADIO AMERICANA 235

o desafie apresentado pela sntese pragmatista para uma cincia da sociologia foi triplo. A sociologia precisava desenvolver uma concepo de fenmenos sociais que caracterizasse os processos mentais subjetivos de agentes mas entendesse tais processos subjetivos como efeitos e causas de processos sociais. Precisava desenvolver uma concepo de dinmica social que descrevesse os estados de desordem como ocorrncias naturais que propiciavam oportunidades para a inovao adaptativa. Acima de tudo, precisava ajudar a criar pblicos que pudessem exercer alguma espcie de controle moral esclarecido sobre problemas correntes e direes futuras. Essas tarefas foram abordadas com extraordinria criatividade por Charles Horton Cooley, William I. Thomas e Robert Ezra Park.

(MORALlSTA~

BRITNICOS)

(SPENCER)

I i

I I I i i i I I i i i \

\ i \

i i I I I
i

THOM;~:~ ,,\
(1864.1947) (1864 .1944)

~;::~.:."
PARK ~
receptividade critica oposio intelectual

influncia amizade

intelectual - aluno

-"-"_.'-"-"" _.

relao professor

Figura 13. Ligaes na tradio americana.

Cooley, Thomas e Park destacaram-se como as trs figuras intelectualmente dominantes da sociologia americana nas primeiras dcadas deste sculo. 17 Como a Figura 13 mostra, os trs homens eram contemporneos exatos, embora as publicaes significativas de Cooley comeassem a aparecer muito antes das de Thomas e Park. Os trs estudaram com Dewey e atravs desse contato e de outras influncias vieram a injetar idias pragmatistas na tradio sociolgica americana. 18 Os trs socilogos elaboraram o tema da subjetividade social terica - em formulaes relativas ao eu sociale metodologicamente - atravs de procedimentos especiais para obteno de dados sobre fenmenos subjetivos. Cooley era talvez o mais radical em suas formulaes tericas, declarando que "sociedade" e "indivduo" no designam fenmenos separados mas diferentes aspectos da mesma coisa, pois "um indivduo isolado uma abstrao desconhecida da experincia, e o mesmo ocorre com a sociedade quando considerada como algo separado dos indivduos" (1902, 36). Veio a referir-se mente individual como um "complexo mental-social" (1930, 295 e seg.). Cooley ampliou a noo de James de "mim" com seu conceito de "eu no espelho": o eu construdo imaginando como ele se apresenta aos olhos de uma outra pessoa, imaginando a opinio da outra a respeito dessa apresentao e experimentando ento alguma espcie de sentimento ntimo como o orgulho ou a humilhao. A sociedade, na concepo de Cooley, consiste no entrelaamento desses eus mentais em uma ampla mente social. Thomas enfatizou igualmente o funcionamento conjunto de fenmenos sociais e individuais, e o que ele chamou a "dependncia recproca entre organizao social e organizao da vida individual". Em sua obra-prima, The Polish Peasant in Europe andAmerica (em co-autoria com Florian Znaniecki), Thomas apresentou seu conceito central para representar essa interdependncia como a "atitude", definida como uma disposio consciente para atuar de uma certa maneira no mundo social. O estudo dessas atitudes pertencia esfera da psicologia social, definida como a "cincia do lado subjetivo da cultura social". Por outro lado, certas atitudes tornam-se manifestas em regras de comportamento consubstanciadas em costumes e rituais, em normas legais e educacionais etc. Essas regras so "valores" que se agrupam em sistemas organizados aos quais se d o nome de instituies sociais, que formam, por sua vez, o objeto de estudo da sociologia. Thomas identificou trs tipos principais de agentes com base em sua atitude dominante em relao aos valores sociais: a pessoa conformista, a rebelde e a criativa. E ressuscitou a noo de Dewey de agente criativo genrico com a sua noo de que antes da ao autodeterminada as pessoas examinam e refletem sobre o que est diante delas a fim de produzir uma "definio da situao" e com o seu famoso teorema segundo o qual "se [as pessoas] definem situaes como reais, elas so reais em suas conseqncias" (1966, caps. 15, 10,9; 1928,572). Park avanou a compreenso do eu social quando deu noo de Thomas de organizao vital o nome de "concepo do eu" (seL[-conception) e a vinculou ao conceito de papis sociais. rgumentou que cada pessoa est sempre e em toda parte desempenhando, mais ou menos conscientemente, um papel, que nesses papis que as pessoas conhecem a si mesmas e conhecem umas s outras, e que as concepes que as pessoas formam de si mesmas parecem depender do reconhecimento e do status que a sociedade confere a esses papis. As pessoas que esto sujeitas a definies

,r
236
VISES DA TRADIO SOCIOLGICA A TRADIO AMERICANA

rl
237
"

conflitantes de si mesmas devido participao em culturas duais, observou ele em sua famosa anlise do "homem marginal", sofrem estresse e alimentam concepes do eu incertas, mas tambm se beneficiam de horizontes mais amplos e de uma perspectiva mais "civilizada" (1967, xxxvii-xl). Por causa de sua convico comum da importncia explicativa da subjetividade socialmente situada, todos os trs homens foram pioneiros na criao de metodologias destinadas a captar realidades subjetivas. Coolev identificou o processo de introspeco simptica - o que os psicanalistas mais' ie meio sculo depois reinventariam como o mtodo de "introspeco emptica" - corno sendo o mtodo indispensvel obteno de conhecimento social. O verdadeiro conhecimento dos outros, afirmou ele, consiste em colocarmo-nos em contato com vrios tipos de pessoas em vrias situaes e adquirirmos conscincia dos sentimentos que alimentamos quando pensamos. nelas nessas situaes (1909, 7; 1930,289-309). Thomas criou um conjunto de tcnicas a fim de propiciar um acesso mais objetivo s realidades subjetivas: a coleta sistemtica de registros da vida pessoal, incluindo dirios, cartas, autobiografias, poemas etc. Parker recomendou a seus alunos que estudassem as atitudes de diferentes camadas sociais indo morar e familiarizando-se intimamente com elas, uma abordagem emprica que veio a ser conhecida como observao participativa. Ao aprofundarem os fenmenos sociais, os trs germinais socilogos americanos elucidaram a alternao de ordem e desordem sociais. Suas interpretaes refletem duas nfases. Uma o esforo para descrever a organizao social mais com referncia a normas consensuais do que como mero resultado de impessoais foras do mercado. Cooley discutiu o ponto de vista de que mesmo as instituies econmicas pudessem ser entendidas somente como resultado de tais foras. Elas envolvem necessariamente o pensamento e o julgamento moral humanos; todas as formas de organizao social consubstanciam "a lenta cristalizao de muitas formas e cores da vida do esprito humano" (1902,22). Thomas definiu as instituies sociais como sistemas interligados de regras e regulamentaes, e a organizao social como a totalidade de instituies encontradas em qualquer grupo social. Park descreveu uma "ordem moral" superveniente a uma ordem ecolgica gerada por competio desregrada. O outro ponto enfatizado pelos trs uma avaliao da inexorabilidade e das possibilidades criativas da desorganizao social. Nisso eles estavam de pleno acordo com a concepo dos pragmatistas das potencialidades criativas de perodos de dvida alternando com perodos de crena rgida e ao habitual. Embora no rejeitem o custo humano e social de normas erodidas, eles viram que tais condies poderiam tambm promover o crescimento humano e cultural. Thomas entendeu que a estabilidade de instituies sociais envolve um equilbrio dinmico de processos de desorganizao e reorganizao. Ele tambm estabeleceu um contraste entre o desejo do grupo de estabilidade normativa e o desejo do indivduo de novas experincias, e elogiou as pessoas criativas que conciliam esses desejos. As pessoas criativas conciliam esses desejos opostos redefinindo situaes e criando novas normas de um valor social superior. Assim procedendo, elas se tomam agentes de "reconstruo social", a espcie de resposta de que os grupos necessitam quando a desorganizao atinge uma fase aguda (1966, cap.1). Falando com um sotaque evidentemente americano, Cooley

'

observou que a dissoluo de tradies tem o seu lado bom, produzindo "a espcie de virtudes, assim como de vcios, que encontramos na fronteira: (...) lealdade, amor ao carter e fora, gentileza, esperana, hospitalidade e coragem" (1909, 355). Os socilogos pragmatistas divergiram tambm da tendncia, mais comum entre pensadores sociais europeus, para ver com alarme as multides desordeiras. Assim, quando Sighele e Le Bon sublinharam os efeitos destruidores das multides, Cooley e Park viram os ajuntamentos espontneos como inerentes transio para a moderna sociedade urbana e uma fonte de saudvel estmulo social. Assim, esses socilogos americanos adaptaram a noo pragmatista de realidade como fluxo contnuo aos fenmenos ordinrios de controle e de mudana sociais. Redefiniram a mudana mais como um contnuo processo endgeno da vida do grupo humano do que como um resultado episdico de fatos extrnsecos interferindo na estrutura estabelecida. Na concepo deles, a vida do grupo humano parece sempre incompleta e sujeita a constante desenvolvimento, em vez de saltar de um estado completo para um outro. A desorganizao social vista no.como um colapso da estrutura existente, mas como incapacidade para mobilizar uma ao eficaz em face de um dado problema. Finalmente, Cooley, Thomas e Park adotaram um papel profissional neutro, porquanto os observadores sociolgicos ainda definiam esse papel em termos de servio pblico. Consideraram a misso da sociologia na promoo das capacidades da sociedade para a autodireo inteligente um processo a que se referiram como controle social. Coolley considerou que a sociologia estava contribuindo para a crescente eficincia dos processos intelectuais que elucidariam a mais ampla vontade pblica. Thomas considerou que esses esforos contribuam para uma cincia da interveno social deliberada e sustentou que a "aplicabilidade prtica essencial" constituiria "o nico critrio seguro e intrnseco da sociologia, como de qualquer cincia (1966, 53). Em certo sentido, toda a carreira de Park pode ser interpretada como um esforo para realizar a viso de Dewey do moderno povo democrtico. Aps colaborar com Dewey em um malfadado projeto para fundar uma revista dedicada ao esclarecimento do povo com informaes factuais fidedignas sobre assuntos de interesse social, passou vrios anos trabalhando como jornalista e outros tantos como relaes pblicas para Booker T. Washington. A dissertao alem de Park retratou o povo como uma coletividade criativa sem compromissos com quaisquer normas convencionais, diferente da multido por ser acessvel a diversas orientaes de valor, embora orientado para um conjunto compartilhado de fatos idneos; ele ofereceu um curso anual sobre o assunto, "A multido e o povo", durante a primeira dcada em que lecionou em Chicago. Para Park, a misso da sociologia era ajudar a criar o povo mais numeroso defendido por Dewey e Mead habilitando diversos setores da grande sociedade a conhecerem-se mutuamente e ajudar a informar o povo mediante a apresentao de fatos imparcialmente observados e analisados sobre os processos naturais da vida social. Para esse fim, ele guiou seus estudantes para microcosmos to pouco conhecidos como os das comunidades negras urbanas, guetos judeus, gangues juvenis, trabalhadores itinerantes, danarinas de cabars, cortios e bairrs residenciais da elite: Ao elevar assim a conscincia do povo a seu prprio respeito e ao revelar as "causas

238

VISES DA TRADIO SOCIOLGICA

A TRADIO AMERICANA

239

perturbadoras" de problemas sociais, a sociologia pde tomar-se parte do formidvel processo de esclarecido controle social.

NOTAS
1. No se pretende com isso minimizar as realizaes intelectuais de figuras como Madison, Hamilton e Jefferson. Entretanto, o pensamento deles no se tomou parte integrante de uma contnua tradio que consolidou os alicerces da sociologia moderna. Sobre a descontinuidade entre as filosofias psicolgica e social dos Pais da Ptria e as dos pragmatistas subseqentes, ver Wiley, 1995. 2. Apesar disso, Sorokin, ao invs de Parsons, mostrou-se familiarizado com as principais figuras da sociologia americana, como Ward, Sumner, Ross, Cooley, Thomas, Park e Burgess. Para uma sugestiva interpretao dos motivos pelos quais Parsons preferiu ignorar certos autores americanos pertinentes para o seu projeto, ver Camic, 1992. 3. Essa opinio a respeito de Peirce compartilhada por scholars de orientaes muito divergentes, incluindo C. Wright Mills (1964, 127-8), Josiah Lee Auspitz(1983, 51)e Philip Wiener(1958, ix). 4. Quando Peirce tinha 16 anos, seu pai, um eminente professor de matemtica em Harvard, comeou a supervision-Io durante trs anos de leituras regulares em alemo da Crtica da razo pura, de Kant, de modo que o jovem memorizou enormes trechos dessa obra. Embora Peirce lesse extensamente a histria da filosofia, "ele parece ter sido influenciado por Kant mais do que por qualquer outro filsofo" (Thompson, 1953, xvii). 5. Alguns dos amigos de Peirce, recordou ele mais tarde, queriam que ele chamasse sua doutrina de "praticismo" ou "praticalismo", termos mais prximos do grego praktikos, mas "para algum que tinha aprendido filosofia a partir de Kant (...) e que ainda pensava com a maior espontaneidade em termos kantianos, praktisch e pragmatisch estavam to distantes entre si quanto os dois plos, pertencendo o primeiro a uma regio do pensamento onde a mente de nenhum experimenta lista jamais pode fazer uso de terreno slido sob seus ps, enquanto que o segundo expressa a relao com algum propsito humano definido. Ora, a caracterstica mais notvel da (minha) teoria era o seu reconhecimento de uma inseparvel conexo entre cognio racional e propsito racional" ([1905] 1931-58,5:274). O locus classicus na primeira Crtica de Kant A824, B852; "/ch nennedergleichen zuflligen Glauben, der aber dem wirklichen Gebrauche der Mittel zu gewissen Handlungen zum Grunde liegt, den pragmatischen Glauben". [Denomino crenas contingentes, aquelas que constituem de todos os modos o fundamento para o emprego efetivo de meios com a finalidade de executar determinados atos, crenas pragmticas.] 6. A prpria dissertao perdeu-se. Esse resumo baseia-se em uma carta que Dewey escreveu a respeito na poca, citada em Coughlan, 1975 (41). , 7. A declarao consta de uma carta para seu amigo Henry Castle em maio de 1887. A deciso de Mead de se voltar para a psicologia tambm foi instigada por um certo senso de oportunidades de carreira nesse novo campo. Ele receava tentar realizar uma carreira em filosofia em universidades americanas, as quais estavam nessa poca quase totalmente controladas por intolerantes igrejas protestantes (Joas, 1980, 17, notas 11 e 12). 8. Mead a Henry Castle, 12 de janeiro de 1894. A carta prossegue, em palavras que antecipam a exposio de Mead em Movements ofThought in the Nineteenth Century: "Estive lendo ultimamente alguns textos de Fichte e fiquei impressionado com a idia de que ele deslindou e exps com clareza o princpio da categoria de sujeito - que Schelling objetificou e a que Hegel deu contedo" (Mead Papers, University of Chicago Library, caixa 1, arquivo 3). 9. James recomendara a Harper a nomeao de Peirce mas uma carta falsa de um outro professor de Harvard impugnando o carter de Peirce foi, segundo parece, suficiente para dissuadir Harper (Rucker, 1969, 10). Dewey altercou mais tarde com Harpersobre algumas medidas tomadas a respeito da Escola-Laboratrio e se demitiu. Entretanto, o departamento de Chicago continuou a ser dominado

.J

por filsofos pragmticos muito depois de 1905, quando Dewey se mudou para a Universidade de Columbia e Angell se dedicou psicologia, uma vez que a Mead e Tufts se juntaram os colegas pragmatistas Edward Ames e A.W. Moore. Sua hegemonia perdurou at finais da dcada de 1920. 10. "Somente na nova Universidade de Chicago, na virada do sculo, se desenvolveu uma escola de filosofia americana. O pragmatismo que John Dewey e seus colegas e estudantes elaboraram em conjunto tinha suas razes em James e Pierce, mas o que resultou de seus esforos era distintamente obra deles e refletiu com maior dose de verdade o solo de onde brotou do que o pensamento de James ou Pierce" (Rucker, 1969, vi). 11. Ao ler o volume, James exclamou: "A Universidade de Chicago, durante os ltimos seis meses, divulgou o fruto de seus dez anos de gestao sob a gide de John Dewey. O resultado maravilhoso - uma verdadeira escola, e um verdadeiro pensamento. E um importante pensamento, tambm! l ouviram falar alguma vez de tal cidade ou de tal Universidade? Aqui [em Harvard] temos pensamento mas no temos escola. Em Yale, uma escola mas nenhum pensamento. Chicago tem ambas as coisas" (Rucker, 1969,3). 12. Tufts tambm participou intensamente em atividades cvicas, propondo legislao que afetou o trabalho de agncias sociais e presidindo uma junta de arbitragem na indstria de vesturio. Provavelmente nunca antes nem depois se viu uma quantidade de notveis filsofos to engajados em um extenso e construtivo ativismo social. 13. De fato, de acordo com os autores de uma competente histria da filosofia na Amrica, "o papel central da filosofia no pensamento americano foi o de sintetizador ou de mediador entre cincia e religio" (Flower e Murphey, 1977, xvii). 14. Aos 25 anos de idade, Dewey ainda dizia, "as declaraes de Cristo e de seus seguidores imediatos so explcitas (...) H uma obrigao de conhecer Deus, e no cumprir essa obrigao no errar intelectualmente, pecar moralmente" ([1884] 1967-72, 1:61). Uma dcada depois, quando seus pontos de vista tomaram-se mais seculares, as publicaes de Dewey foram predominantemente dirigidas para ajudar aqueles que se esforavam por conciliar ensinamentos cientficos e evolutivos com backgrounds teolgicos protestantes - e encontrou um pblico vido por orientao. Nas biografias de Peirce, James e Mead, tais conflitos acarretaram episdios de profunda angstia. Para uma interpretao reveladora dos modos como tais conflitos afetaram a formao de identidades adultas entre os contemporneos de Dewey que foram atrados para a sociologia, ver Henking, 1988. 15. Flower e Murphey subintitularam apropriadamente seu captulo sobre Dewey, "Batalhando contra os dualismos" (1977, 811). A experincia de Dewey ilustra muito bem a tese de Erik Erikson de que os lderes histricos so aqueles que resolvem intensos conflitos pessoais, os quais so, ao mesmo tempo, os principais conflitos de sua era (1958). Pode-se discutir a assero de Dewey de que as suas lutas filosficas nada tinham a ver com a sua crise pessoal a respeito de crenas religiosas; ele prprio nos sugere isso ao afirmar espontaneamente que nossas lutas externas so, na realidade, a respeito de uma luta que se trava em nosso ntimo (1930, 19, 17). 16. Conforme o expressou Dewey: "A pessoa genuinamente moral aquela [que]. .. forma seus planos, regula seus desejos e, por conseguinte, desempenha seus atos com referncia ao efeito que eles tm sobre os grupos sociais de que participa" (Dewey e Tufts, 1908, 298). 17. Cooley foi mencionado com mais freqncia como um autor influente pelos depoentes na pesquisa de Bernard de 258 socilogos americanos em 1927 e figura invariavelmente entre os autores mais citados em tratados de sociologia dessa poca. Thornas e Park forneceram a liderana intelectual para o departamento dominante de sociologia nas duas dcadas seguintes a 1910, e foram citados quase tantas vezes, seno mais, que Cooley (Levine, Carter e Gorman, 1976, 840-2). Merton certa vez chamou Thomas de "o decano dos socilogos americanos" ([1949] 1968,475), e Ralph Turner escreveu que "provavelmente nenhum outro homem influenciou de forma to profunda a direo tomada pela sociologia emprica americana quanto Robert Ezra Park" (1967, ix). 18. Cooley e Parker freqentaram as aulas de Dewey na Universidade de Michigan. Tal como Dewey (e Park, por sua vez), Cooley tinha sido fortemente influenciado pela Psicologia de James. Park estudou mais tarde com James em Harvard. Thomas iniciou seus estudos de graduao em Chicago um ano aps a inaugurao da universidade e recebeu aulas de Dewey anos depois. Da em diante, Thomas tomou-se um colega particularmente ntimo de Mead.

También podría gustarte