Está en la página 1de 9

MANUAL DE INSTRUES DA ESTAO DE SOLDA SMD MODELO TS-960D

Leia atentamente as instrues contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento

NDICE

1. INTRODUO......................................................................................1 2. REGRAS DE SEGURANA .................................................................1 3. ESPECIFICAES ..............................................................................2 4. OPERAO.........................................................................................3 4.1 Preparao do Suporte do Ferro de Solda. .....................................3 4.2 Ajuste da Temperatura ....................................................................3 5. MANUTENO ....................................................................................5 6. GARANTIA...........................................................................................5 As especificaes contidas neste manual esto sujeitas alterao sem prvio aviso, com o objetivo de aprimorar a qualidade do produto.

1. INTRODUO A TS-960D uma estao de Solda Profissional que foi desenvolvida para atender as necessidades da eletrnica tanto em bancadas de conserto como na indstria, devido sua alta qualidade, durabilidade, estabilidade e desempenho. de fundamental importncia a completa leitura do manual e a obedincia s instrues aqui contidas, para evitar possveis danos estao, ao equipamento sob reparo ou queimaduras no usurio. Uma Estao de Solda um equipamento delicado e requer um operador habilitado tecnicamente, caso contrrio, poder ser danificada. Ao contrrio de um eletrodomstico comum, a Estao de Solda poder ser danificada caso o usurio cometa algum erro de operao. Assim sendo, informamos que no ser considerado como defeito em garantia, quando um aparelho, mesmo dentro do prazo de validade da garantia, tiver sido danificado por mau uso.

2. REGRAS DE SEGURANA

a. Antes de ligar a TS-960D na tomada, certifique-se de que a tenso da rede eltrica (127V ou 220V) compatvel com a tenso da estao. b. Use tomadas com aterramento (trs pinos). c. Mantenha sempre estanhada a ponta do ferro para prolongar a vida til da mesma. d. No ligue a TS-960D sem que o ferro esteja conectado, caso contrrio, poder danificar a estao. =1=

e. Mantenha sempre mida a esponja vegetal de limpeza da ponta. f. Evite manter a estao em altas temperaturas por perodos prolongados ou ociosamente. g. Manuseie o ferro com cuidado e nunca bata-o para tirar a solda, caso contrrio a resistncia de cermica ser quebrada. h. Nunca limpe a ponta com materiais abrasivos nem limas.

3. ESPECIFICAES a. Visor: Display digital. b. Controle e trava digitais. c. Temperatura Ajustvel: 200 ~480 C. d. Tenso de entrada: 127V ou 220V AC. e. Resistncia do Ferro: 50W / 24V AC cermica. f. Comprimento e Peso do ferro com o cabo: 190g / 1,2 m. g. Ponta aterrada e intercambivel sem parafuso especial para SMD. h. Dimenses e Peso da estao: 170x120x93mm / 1,3 Kg aprox. i. Potncia consumida: 60W. j. Gabinete anti-eletrosttica (ESD-SAFE). k. A TS-960D vem acompanhada de um suporte, uma esponja vegetal, uma chave de trava eletrnica e um manual de instrues.

=2=

4. OPERAO

4.1 Preparao do Suporte do Ferro de Solda. Para preservar e prolongar a vida til da esponja vegetal e principalmente da ponta do ferro, siga os seguintes passos antes de comear o uso do suporte. a. Retire o miolo da esponja e coloque-o em um dos quatro orifcios existentes no recipiente de gua do suporte. b. Encha o recipiente de gua at cobrir os orifcios. c. Umedea a esponja at que ela inche por completo e coloque-a no recipiente do suporte. (no deixe encharcada). Obs.: medida que a gua da esponja for evaporando, a gua do recipiente ir subindo atravs do miolo, fazendo assim com que a esponja se mantenha na umidade ideal para o uso. Obs. 2: Limpe a ponta do ferro no orifcio da esponja, pois assim o excesso de solda da ponta cair dentro da gua e no ficar grudado nem na esponja nem no suporte. 4.2 Ajuste da Temperatura. Durante o ajuste de temperatura, o elemento de aquecimento estar desligado. a. Conecte o plugue do ferro de solda no soquete que se encontra no painel frontal. b. Ligue a TS-960D atravs da chave '0 ' que se encontra na lateral direita do gabinete. c. Insira a Chave da trava digital no lugar indicado pela seta no painel frontal da TS-960D. Obs.: nunca perca a chave, caso contrrio ser impossvel ajustar a temperatura da estao. =3=

d. O dgito na casa das centenas ir piscar. Isso indica que a estao entrou no modo de ajuste de temperatura. O dgito da casa das centenas pode ser ajustado. e. Escolha o dgito para a casa das centenas usando os botes ou para mudar o dgito no display. Quando aparecer o dgito desejado no display, aperte o boto ( * ). f. O dgito do meio (da casa das dezenas) ir piscar. Isso indica que o dgito da casa das dezenas pode ser ajustado. g. Escolha o dgito para a casa das dezenas usando os botes ou para mudar o dgito no display. Quando aparecer o dgito desejado no display, aperte o boto ( * ). h. O dgito da direita (da casa das unidades) ir piscar. Isso indica que o dgito da casa das unidades pode ser ajustado. i. Escolha o dgito para a casa das unidades usando os botes ou para mudar o dgito no display. Quando aparecer o dgito desejado no display, aperte o boto ( * ). j. Ao pressionar o boto ( * ), o ajuste da temperatura estar completo, o display exibir ento a temperatura atual da ponta e o aquecimento ser imediatamente iniciado. Obs.: Fora do modo de ajuste, o display sempre exibir a temperatura atual da ponta. Presione o boto ( * ) para que o display mostre a temperatura ajustada.

=4=

5. MANUTENO Para garantir um bom funcionamento e maior durabilidade da sua Estao de Solda, observe os seguintes passos. a. Mantenha sempre estanhada a ponta do ferro. O estanho que sobra na ponta, s deve ser retirado no momento do uso e no no momento de guardar o ferro no suporte. b. Nunca utilize materiais abrasivos para limpeza da ponta e das partes metlicas da TS-960D. c. Ao se formar uma crosta de xido sobre a ponta, deixe esfriar totalmente o ferro e depois retire a crosta forando com um pano embebido em lcool isoproplico e ento aquea e estanhe imediatamente a ponta. d. Retire e limpe a ponta a cada 20 horas de uso ou pelo menos uma vez por semana. Obs.: Nunca retire a ponta com o ferro quente, deixe esfriar at a temperatura ambiente. e. No use produtos de limpeza que contenham cloro ou cido. f. Mantenha sempre gua no recipiente do suporte do ferro para que a esponja fique mida. g. lave a esponja regularmente para evitar que ela se decomponha.

6. GARANTIA Este aparelho garantido sob as seguintes condies: a. Por um perodo de um ano aps a data da compra, mediante apresentao da nota fiscal original. =5=

b. A garantia cobre defeitos de fabricao na TS-960D que ocorram durante o uso normal e correto da estao. c. A presente garantia vlida para todo territrio brasileiro. d. A garantia vlida somente para o primeiro proprietrio da estao. e. A garantia perder a sua validade se ficar constatado: mau uso da estao, danos causados por transporte, reparo efetuado por tcnicos no autorizados, uso de componentes no originais na manuteno e sinais de violao da estao. f. Excluem-se da garantia os acessrios. g. Todas as despesas de frete e seguro correm por conta do proprietrio.

=6=

TOYO
www.tektoyo.com.br tektoyo@tektoyo.com.br

También podría gustarte