Está en la página 1de 16

A Indstria dos Incndios

A Indstria dos Incndios

A Indstria dos Incndios

A Indstria dos Incndios

Introduo.. ..4 Parte I. ..5 Parte II ..7 Parte III.. .9

A Indstria dos Incndios

Introduo
E porque em Portugal continuam-nos a fazer crer da inevitabilidade dos incndios todos os anos, aqui ficam vrios artigos sempre de actualidade e para sensibilizar a opinio pblica *. E para quem ainda no entendeu que vivemos numa sociedade capitalista, fica aqui seu significado s para relembrar. O capitalismo um sistema econmico em que os meios de produo e distribuio so de propriedade privada e com fins lucrativos; decises sobre oferta, demanda, preo, distribuio e investimentos no so feitos pelo governo, os lucros so distribudos para os proprietrios que investem em empresas e os salrios so pagos aos trabalhadores pelas empresas. Se fosse dono de uma empresa o que faria para no falir?..

* Mesmo que esta esteja desviada por vrios entretenimentos

A Indstria dos Incndios


I. Parte

ficialmente, continua a correr a verso de que no h motivaes econmicas para a maioria dos incndios. Oficialmente continua a ser

dito que as ocorrncias se devem a negligncia ou ao simples prazer de ver o fogo. A maioria dos incendirios, seriam pessoas mentalmente diminudas. Mas a tragdia no acontece por acaso. Vejamos:

1 - Porque que o combate areo aos incndios em Portugal TOTALMENTE


concessionado a empresas privadas, ao contrrio do que acontece noutros pases europeus da orla mediterrnica? Porque que os testemunhos populares sobre o incio de incndios em vrias frentes imediatamente aps a passagem de aeronaves continuam sem investigao aps tantos anos de ocorrncias? Porque que o Estado tem 700 milhes de euros para comprar doi s submarinos e no tem metade dessa verba para comprar uma dzia de avies Cannadair? Porque que h pilotos da Fora Area formados para combater incndios e que passam o Vero desocupados nos quartis? Porque que as Foras Armadas encomendaram novos helicpteros sem estarem adaptados ao combate a incndios? Pode o pas dar-se a esse luxo?

- A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de

papel pode ser utilizada aps a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um tero do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negcio? H poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermedirio na Zona Centro, por suspeita de fogo posto.

A Indstria dos Incndios


Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que no h motivaes econmicas nos incndios

- Se as autoridades no conhecem casos, muitos jornalistas deste pas,

sobretudo os que se especializaram na rea do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incndios h poucos anos e que j esto urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei.

- redaco da SIC e de outros rgos de informao chegaram cartas e

telefonemas annimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caa associativa e turstica em Portugal, o pas vai continuar a arder". Uma clara vingana de quem no quer pagar para caar nestes espaos e pretende o regresso ao regime livre.

- Infelizmente, no Norte e Centro do pas ainda continua a haver incndios

provocados para que nas primeiras chuvas os rebentos da vegetao sejam mais tenros e atractivos para os rebanhos. Os comandantes de bombeiros destas zonas conhecem bem esta realidade. H cerca de um ano e meio, o ento ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direces das trs televises generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmisso de muitas imagens de incndios durante o Vero. O argumento era que, quanto mais fogos viam no ecr, mais os incendirios se sentiam motivados a praticar o crime

A Indstria dos Incndios


II. Parte
Participei nessa reunio. Claro que o acordo no foi aceite, mas pessoalmente senti-me indignado. Como era possvel que houvesse tantos cidados deste pas a perder o rendimento da floresta e at as habitaes e o poder poltico estivesse preocupado apenas com um aspecto perfeitamente marginal? Estranhamente, voltamos a ser confrontados com sugestes de responsveis da administrao pblica no sentido de se evitar a exibio de imagens de todos os incndios que assolam o pas. H uma indstria dos incndios em Portugal, cujos agentes no obedecem a uma organizao comum mas tm o mesmo objectivo destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime. Estranhamente, o Estado no faz o que poderia e deveria fazer:

1 - Assumir directamente o combate areo aos incndios o mais rapidamente


possvel. Comprar os meios, suspendendo, se necessrio, outros contratos de aquisio de equipamento militar.

2 - Distribuir as foras militares pela floresta, durante todo o Vero, em aces


de vigilncia permanente. (Pelo contrrio, o que tem acontecido so aces pontuais de vigilncia e combate s chamas).

- Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando

substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores.

- Proibir rigorosamente todas as construes em zona ardida durante os

anos previstos na lei.

- Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resduos, mato e

lenha, criando centrais trmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustvel.

A Indstria dos Incndios


6
- E, claro, continuar a apoiar as corporaes de bombeiros por todos os

meios.

Com uma noo clara das causas da tragdia e com medidas simples mas eficazes, ser possvel acreditar que dentro de 20 anos a paisagem portuguesa ainda no ser igual do Norte de frica. Se tudo continuar como est, as semelhanas fsicas com Marrocos sero inevitveis a breve prazo. JOSE Gomes Ferreira Moderador do Portugal em EXAME, jornalista e subdirector de Informa o da SIC

A Indstria dos Incndios


III. Parte

O NEGCIO DOS INCNDIOS

Digo-vos pois estes calam e nenhum no fala que quero eu falar por mim e por eles.
Um escudeiro a Gonalves Vasques Crnica de D. Joo I, por Ferno Lopes

Pelo interesse que ultimamente tem suscitado o artigo "MDN, MAI, Incndios e Asneiras Escusadas" volto a publicar um outro escrito em Agosto 2004 (publicado no "Expresso" um ano depois...) sobre o mesmo tema. Ambos os artigos no esgotam o tema e alguns aspectos apontados h quase 10 anos, j se tentou corrigir. lamentvel que no se consiga resolver, em Portugal, um nico problema grave...

Se a quantidade de gua lanada sobre os fogos fosse equivalente torrente de palavras, artigos, entrevistas e aces mediticas que sobre a temtica em questo j foram ditas, escritas e efectuadas, certamente que viveramos sem labaredas na prxima dcada. O problema que s palavras da boca para fora no se seguem as aces adequadas. Com isto dito pareceria sensato abster-nos de verter no papel uma qualquer outra verborreia. E no entanto isso que fazemos. A razo simples: pensamos que apesar de tudo o que tem sido dito, 90% aplica-se a efeitos e no a causas e por isso no h solues que resultem. E, demos conta, que no fim de trs dcadas em que passou a haver incndios a eito (eis a primeira reflexo a ter em conta!), s o ano passado houve a coragem de pr o dedo nalgumas feridas.

A Indstria dos Incndios


Devemos comear por referir algumas evidncias:
Desde sempre que houve florestas; desde sempre que houve pessoas e o seu grau de educao sempre tem evoludo; sempre houve pirmanos e desequilibrados; sempre houve calor e outros fenmenos meteorolgicos propiciadores a fogos; as preocupaes com o ambiente tm aumentado (e bem) exponencialmente; os meios tecnolgicos disposio so cada vez mais e melhores, etc.; tem havido tudo isto, mas o nmero de incndios florestais ( desses que estamos a tratar), no cessa de aumentar! Outra constatao que se trata de um fenmeno complexo e interdisciplinar (e por isso interministerial) e tendo isto em conta que deve ser tratado. Aparentemente as investigaes feitas a nvel da Polcia Judiciria, no revelaram at agora nenhuma teia de nexos. Provavelmente a razo est no que dissemos atrs: no haver apenas uma teia, mas vrias... Julgamos que a principal razo que leva a este aumento de fogos, cuja esmagadora maioria vem a pblico como tendo origem criminosa embora sempre difusa tem a ver com negcios a que se convencionou chamar o negcio do fogo, ou a indstria do fogo. Ou seja, quanto mais dinheiro o governo anunciar que vai injectar no combate aos fogos, mais fogos ir haver... Sem querermos referir dados concretos iremos dissertar sobre algumas reas onde o negcio do fogo pode ter lugar e noutras onde o combate no se est a fazer com a desejada eficcia. O assunto melindroso, mas tem de ser tratado. No se pretende lanar acusaes ou generalizar, mas preciso podar os ramos podres para no ma tar a rvore. A pergunta tem que ser posta e esta: a quem interessar o fogo?

Eis algumas hipteses sem preocupao de hierarquia:


- Ao negcio da compra e venda da madeira; a madeira queimada mais barata, d lucros a curto prazo, mas suicidria a longo prazo; - s celulosas, no sentido em que podero querer promover a substituio do coberto vegetal por outro de crescimento mais rpido e melhor para o negcio do papel; - especulao imobiliria, no sentido de favorecer o negcio da compra e venda de propriedades;

10

A Indstria dos Incndios


- Ao negcio da caa privada versus caa pblica, atente -se s polmicas havidas; - Ao negcio das indstrias relacionadas com o combate a fogos, viaturas, equipamentos diversos, extintores, compostos qumicos, etc., alguns dos quais esto relacionados com elementos da prpria estrutura de comando de bombeiros (como chegou a vir a pblico no ano transacto); - Ao negcio dos meios areos para combate a incndios. Este negcio disparou nos ltimos anos. At ao governo do Engenheiro Guterres a maioria dos meios areos envolvidos pertencia Fora Area (FA), que tinha gasto nos anos 80, cerca de 200.000 contos em equipamentos. Nessa altura, cremos que em 1997, o Secretrio de Estado Armando Vara entendeu (v-se l saber porqu!)[1] , que no competia FA intervir nos incndios mas sim que deveriam ser contratadas empresas civis. Compreendese mal esta atitude a no ser pela sanha existente por parte da maioria dos polticos em menorizar os militares e as Foras Armadas. Certo , tambm, que a FA no paga comisses. No meio disto tudo o que acresce complexidade - h um sem nmero de hipteses de mo criminosa que passa por vinganas pessoais; as consequncias da ltima lei sobre baldios; queimadas mal feitas ou ilegais; pirmanos (e alguns iro porventura parar aos bombeiros), questes derivadas de heranas e os eternos descuidos e negligncias. Os investigadores tm, como podem os leitores aperceber-se, muito por onde se entreter... No campo da preveno e combate tem reinado a confuso, o complexo de quinta e a inadequao. Nesta ltima encontram-se as leis e o processo de as aplicar e julgar. Falar sobre isto exigiria um tratado. Em sntese, as competncias entre Ministrio Pblico, Tribunais e Polcias tem provado nas ltimas dcadas ser de uma grande ineficincia e fonte de problemas; o Cdigo Penal e o Cdigo de Processo Penal favorecem os criminosos, castigam o cidado honesto e prejudicam o trabalho da polcia e, a montante de tudo isto e envolvendo-o como um espartilho, existe uma contumaz subverso da autoridade. Ora urge fazer leis que ponham regras venda de madeira queimada; no plantio de coberto vegetal; obrigatoriedade da limpe za das matas e abertura de aceiros; proibio de qualquer tipo de construo em rea ardida durante

11

A Indstria dos Incndios


x anos; equidade na distribuio de terrenos destinados caa e mais um sem nmero de coisas relacionadas com esta questo. E, claro, necessrio expeditar a constituio e resoluo de processos e julgar e penalizar todo o indivduo ou organizao que tenha cometido um ilcito. E de no os soltar logo a seguir. A estrutura da proteco civil que coordena o combate aos incndios prima sobretudo pela falta de clareza. Isto , no esto devidamente atribudas responsabilidades de comando de que resulta uma evidente dificuldade na atribuio de meios e prioridades e no apuramento de responsabilidades. Para melhorar esta rea torna-se necessrio combater o complexo de quinta (muito arreigado!) e arranjar uma estrutura com comando centralizado e execuo descentralizada; estabelecimento eventual de nveis diferenciados de deciso e linhas claras de autoridade. O afastamento dos militares de toda esta estr utura foi um erro crasso que aps a debacle do ano de 2003, j foi parcialmente corrigido. Temos a seguir o problema dos bombeiros. Os bombeiros sendo os soldados da paz (parece que s se pode criticar os soldados da guerra...), pelos servios prestados e pela maioria ser voluntria goza de natural prestgio em toda a populao. E tm estado at h pouco acima de qualquer crtica. Ningum nem nenhuma corporao devem estar acima de qualquer crtica. O Estado tem-se valido do elevado nmero de corporaes voluntrias para poupar nos sapadores, profissionais. Ora as exigncias da sociedade actual no se compadecem com este estado de coisas. Acresce que qualquer pessoa pode ser comandante de um quartel de bombeiros voluntrios e que a instruo e disponibilidade deixam muito a desejar. Basta alis olhar para o fardamento e atavio para se duvidar da operacionalidade existente. H pois que impr alguma ordem neste estado de coisas.

Finalmente os meios areos.


Somos de opinio que os meios de combate a incndios devem estar na FA. S quando estes forem insuficientes se devem alugar outros. Haver apenas que compatibilizar as exigncias e sazonalidade desses meios com as condicionantes operacionais e de dispositivo militar. Mas isso no parece ser obstculo intransponvel. Acordos de cooperao entre pases amigos podero e devero ser feitos para optimizar os recursos. Os incndios so a todos os ttulos uma calamidade para Portugal que se repetem numa cadncia previsvel.

12

A Indstria dos Incndios


Por isso no se entende o descaso, a incompetncia e a falta de vontade poltica que os sucessivos governos tm demonstrado face a to gravosa situao. Parece que crimos um sistema poltico e uma sociedade que convive com todos os problemas e tolera todos os vcios. E no resolve nenhum.

Para todos aqueles que desconhecem a verdade, a prova est nas fotos abaixo onde o sistema MAFFS e C-130 esto lado a lado... Nos anos 80 e 90 a Fora Area Portuguesa combatia os incndios com o C-130 Hercules, o sistema MAFFS e o Helicptero AL III.
A FAP foi forada pelos governos corruptos a desistir de apoiar as populaes... em detrimento de privados e outros interesses obscuros... (Algum se deu a muito trabalho para fazer desaparecer estas fotos, felizmente a internet no tem memria curta )

13

A Indstria dos Incndios

14

A Indstria dos Incndios

15

A Indstria dos Incndios


O artigo anterior trata-se uma copia do link seguinte. http://novoadamastor.blogspot.pt/2013/08/incendios-em-portugal.html

16

También podría gustarte