Está en la página 1de 39

1

Sistema Financeiro Nacional Introduo geral


Uma das engrenagens mais importantes, se no a mais importante, para que o mundo seja do jeito que , o dinheiro. Ele compra carros, casas, roupas, ttulo e , segundo alguns, s no compra a felicidade. Sendo o dinheiro carregado com toda essa importncia, cada pas, cada estado e cidade, se organiza de forma a ter seu prprio modo de ganhar dinheiro. Essa organiza o, ali!s, formada de um jeito em que a maior quantidade poss"el de dinheiro possa ser adquirida. #! muito tempo que o mundo funciona dessa forma. $or isso todos os pases j! conhecem muitos caminhos e atalhos para que sua organiza o seja ela%orada para seu %enefcio. Essa tal organiza o que %usca o maior n&mero poss"el de riquezas definido por uma srie de importantes rgos do estado. No Brasil, esse rgo formador da estratgia econmicas do pas, chamado de Sistema Financeiro Nacional. Tem, basicamente, a funo de controlar todas as instituies que so ligadas s atividades econmicas dentro do pas . 'as esse sistema tem ainda muitas outras fun (es. )em tam%m muitos componentes que o formam. !istem grupos, dentro do grupo do Sistema Financeiro Nacional. " mais importante dentro desse sistema o #onselho $onet%rio Nacional. Esse conselho essencial por tomar as decis(es mais importantes, para a que o pas funcione de forma sadia. * +onselho 'onet!rio ,acional tem dentro de si muitos integrantes que so importante, cada um na sua fun o. ,o entanto, o mais importante desses mem%ros o Banco Central do Brasil. " Banco #entral do Brasil o respons%&el pela produo de papel'moeda e de moeda met%lica, dinheiro (ue circula no pas. Ele e-erce, junto ao +onselho 'onet!rio ,acional, um tra%alho de fiscaliza o nas institui (es financeiras do pas. .lem disso, tem di"ersas utilidades, como realizar opera (es %anc!rias, como emprstimos, co%ran a de crditos e outros, de outras institui (es financeiras. * /anco central considerado o %anco mais importante do /rasil, acima de todos os outros, uma espcie de 0/anco dos /ancos1. ua " Sistema Financeiro Nacional, ento, uma forma de &%rias entidades se organi)arem, de modo a manter a m%(uina do go&erno funcionando . utilidade ! o acompan"amento e tamb!m a coordenao de todas as atividades financeiras que acontecem no Brasil . Esse acompanhamento acontece na forma de

fiscaliza o. 2! a coordena o est! na parte em que funcion!rios do /anco +entral agem, segundo suas responsa%ilidades, no cen!rio financeiro. Esse sistema j! sofreu "!rias mudan as ao longo dos anos. * prprio /anco +entral era uma outra entidade com nome diferente3 Superintend4ncia da 'oeda e do +rdito era o nome do rgo antes. . mudan a ocorreu por meio da lei n5 6.7879:6, no art.;5. .s moedas do /rasil j! mudaram "!rias "ezes ao longo da histria %rasileira. . modifica o de uma moeda nacional , em qualquer circunstancias, algo que causa muitas mudan as, mas no caso da mudan a para a atual moeda <real=, essa transforma o foi grandiosa. ,uma poca em que a infla o era um grande terror para economia %rasileira, essa mudan a, chamada de plano real, conseguiu frear a infla o e normalizar os pre os do comrcio interno. >sso, seguido de uma "aloriza o da moeda nacional, resultou numa recupera o r!pida da economia %rasileira. ?uem pega no dinheiro todos os dias, paga as suas contas, rece%e seu sal!rio, nem pensa no grande sistema que h! por tr!s dessas opera (es. ,a "erdade, os sal!rios so do "alor que so, para que a atual quantidade de dinheiro circule no pas, para que a economia %rasileira seja como , o Sistema @inanceiro ,acional toma decis(es todos os dias, que so refletidas na nossa realidade.

" (ue o Sistema Financeiro Nacional*


" Sistema Financeiro Nacional um con+unto de institui,es, rgos e afins (ue controlam, fiscali)am e fa)em as medidas (ue di)em respeito - circulao da moeda e de crdito dentro do pas. * /rasil, em sua +onstitui o @ederal, cita qual o intuito do sistema financeiro nacional3 0 # istema $inanceiro %acional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do pas e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compem, abrangendo as cooperativas de cr!dito, ser& regulado por leis complementares que disporo, inclusive, sobre a participao do capital estrangeiro nas instituies que o integram'. " Sistema Financeiro Nacional pode ser di&ido em duas partes distintas. ubsistema de superviso e subsistema operativo . * de super"iso se responsa%iliza por fazer regras para que se definam parmetros para transfer4ncia de recursos entre uma parte e outra, alm de super"isionar o funcionamento de

institui (es que fa am ati"idade de intermedia o monet!ria. 2! o su%sistema operati"o torna poss"el que as regras de transfer4ncia de recursos, definidas pelo su%sistema super"iso sejam poss"eis.

* su%sistema de super"iso formado por3 +onselho 'onet!rio ,acional, +onselho de Aecursos do Sistema @inanceiro ,acional, /anco +entral do /rasil, +omisso de Balores 'o%ili!rios, +onselho ,acional de Seguros $ri"ados, Superintend4ncia de Seguros $ri"ados, /rasil Aesseguros <>A/=, +onselho de Cesto da $re"id4ncia +omplementar e Secretaria de $re"id4ncia +omplementar.

Dos que participam do su%sistema de super"iso, podemos destacar as principais fun (es de alguns3 * /anco +entral </.+E,= a autoridade que super"isiona todas as outras, alm de %anco emissor de dinheiro e e-ecutor da poltica monet!ria. * +onselho 'onet!rio ,acional <+',= funciona para a cria o da poltica de moeda e do crdito, de acordo com os interesses nacionais. . +omisso de Balores 'o%ili!rios tem a fun o de possi%ilitar a alta mo"imenta o das %olsas de "alores e do mercado acion!rio <isso inclui promo"er negcios relacionados E %olsa de "alores, proteger in"estidores e ainda outras medidas=.

* outro su%sistema, o operati"o, composto por3 >nstitui (es @inanceiras /ancarias, Sistema /rasileiro de $oupan a e Emprstimo, Sistema de $agamentos, >nstitui (es @inanceiras ,o /anc!rias, .gentes Especiais, Sistema de Distri%ui o de )B'.

.s partes integrantes do su%sistema operati"o, citados acima, so grupo que compreendem institui (es que so facilmente achadas em nosso dia a dia. .s >nstitui (es @inanceiras /anc!rias, por e-emplo, representam as +ai-as EconFmicas, +ooperati"as de +rdito, /ancos comerciais e +ooperati"os. .s institui (es @inanceiras ,o /anc!rias so, por e-emplo, Sociedades de +rdito ao 'icroempreendedor, +ompanhias #ipotec!rias, .g4ncias de Desen"ol"imento.

/s autoridades do Sistema Financeiro Nacional tam0m podem ser di&ididas em dois grupos3 (utoridades )onet&rias e (utoridades de (poio .

/s autoridades monet%rias so as respons!"eis por normatizar e e-ecutar as opera (es de produ o de moeda. * /anco +entral do /rasil </.+E,= e o +onselho 'onet!rio ,acional <+',=.

1% as autoridades de apoio so institui (es que au-iliam as autoridades monet!rias na pr!tica da poltica monet!ria. Um e-emplo desse tipo de institui o o /anco do /rasil. *utro tipo de autoridade de apoio so institui (es que t4m poderes de normatiza o limitada a um setor especfico. * e-emplo desse tipo de autoridade a +omisso de Balores 'o%ili!rios.

.s >nstitui (es financeiras, termo muito usado para definir algumas empresas, so definidas como as pessoas +urdicas, p20licas ou pri&adas e que tenham sua fun o principal ou secund!ria de guardar, intermediar ou aplicar os recursos financeiros <tanto dos prprios recursos como recursos de terceiros=, que sejam em moeda de circula o nacional ou de fora do pas e tam%m a custdia de "alor de propriedade de outras pessoas. *essoas fsicas que faam atividades paralelas s caractersticas acima descritas tamb!m so consideradas instituies financeiras, sendo que essa atividade pode ser de maneira permanente ou no. %o entanto, e+ercer essa atividade sem a pr!via autori,ao devida do estado pode acarretar em aes contra essa pessoa. Essa autoriza o de"e ser dada pelo /anco +entral e, no caso de serem estangeiras, a partir de um decreto do presidente da rep&%lica. .s decis(es tomadas pelo conselho monet!rio nacional, logo pelo sistema financeiro nacional tem total liga o com o estado da economia do pas. Suas mudan as so determinantes, para o funcionamento do mercado financeiro. . chamada %olsa de "alores <mercado onde as mercadorias so a (es ou outros ttulos financeiros= tem empresas, produtos e a (es que "ariam de acordo com o que esse sistema faz. +onsiderando o alto "alor de dinheiro in"estido nesse mercado, a %olsa de "alores

um espelho das grandes propor (es que as decis(es tomadas por esse sistema podem afetar a "ida de todas as esferas da sociedade.

strutura do Sistema Financeiro Nacional 3 SFN


* Sistema @inanceiro ,acional G S@, H pode ser su%di"ido em entidades normati"as, super"isoras e operacionais. .s entidades normati"as so respons!"eis pela defini o das polticas e diretrizes gerais do sistema financeiro, sem fun o e-ecuti"a. Em geral, so entidades colegiadas, com atri%ui (es especficas e utilizamHse de estruturas tcnicas de apoio para a tomada das decis(es. .tualmente, no /rasil funcionam como entidades normati"as o +onselho 'onet!rio ,acional G +',, o +onselho ,acional de Seguros $ri"ados H +,S$ e o +onselho ,acional de $re"id4ncia +omplementar G +,$+. .s entidades super"isoras, por outro lado, assumem di"ersas fun (es e-ecuti"as, como a fiscaliza o das institui (es so% sua responsa%ilidade, assim como fun (es normati"as, com o intuito de regulamentar as decis(es tomadas pelas entidades normati"as ou atri%ui (es outorgadas a elas diretamente pela Iei. * /anco +entral do /rasil G /+/, a +omisso de Balores 'o%ili!rios G +B', a Superintend4ncia de Seguros $ri"ados G SUSE$ e a Superintend4ncia ,acional de $re"id4ncia +omplementar G $AEB>+ so as entidades super"isoras do nosso Sistema @inanceiro. .lm destas, h! as entidades operadoras, que so todas as demais institui (es financeiras, monet!rias ou no, oficiais ou no, como tam%m demais institui (es au-iliares, respons!"eis, entre outras atri%ui (es, pelas intermedia (es de recursos entre poupadores e tomadores ou pela presta o de ser"i os. .%ai-o, %re"e rela o dessas institui (es, com descri o das principais atri%ui (es de algumas delas.

Institui,es
4. ntidades Normati&as 4.4 ' #onselho $onet%rio Nacional ' #$N

J o rgo deli%erati"o m!-imo do Sistema @inanceiro ,acional. * +', no desempenha fun o e-ecuti"a, apenas tem fun (es normati"as. .tualmente, o +', composto por tr4s mem%ros3 K. 'inistro da @azenda <$residente=L M. 'inistro do $lanejamento *r amento e CestoL e N. $residente do /anco +entral. )ra%alhando em conjunto com o +', funciona a +omisso )cnica da 'oeda e do +rdito <+omoc=, que tem como atri%ui (es o assessoramento tcnico na formula o da poltica da moeda e do crdito do $as. .s matrias apro"adas so regulamentadas por meio de Aesolu (es, normati"os de car!ter p&%lico, sempre di"ulgadas no Di!rio *ficial da Unio e na p!gina de normati"os do /anco +entral do /rasil.

* +onselho 'onet!rio ,acional <+',= o rgo deli%erati"o m!-imo do Sistema @inanceiro ,acional. .o +', compete3 esta%elecer as diretrizes gerais das polticas monet!ria, cam%ial e creditciaL regular as condi (es de constitui o, funcionamento e fiscaliza o das institui (es financeiras e disciplinar os instrumentos de poltica monet!ria e cam%ial. * +', constitudo pelo 'inistro de Estado da @azenda <$residente=, pelo 'inistro de Estado do $lanejamento e *r amento e pelo $residente do /anco +entral do /rasil </acen=. *s ser"i os de secretaria do +', so e-ercidos pelo /acen. 2unto ao +', funciona a +omisso )cnica da 'oeda e do +rdito <+omoc=, composta pelo $residente do /acen, na qualidade de +oordenador, pelo $residente da +omisso de Balores 'o%ili!rios <+B'=, pelo Secret!rio E-ecuti"o do 'inistrio do $lanejamento e *r amento, pelo Secret!rio E-ecuti"o do 'inistrio da @azenda, pelo Secret!rio de $oltica EconFmica do 'inistrio da @azenda, pelo Secret!rio do )esouro ,acional do 'inistrio da @azenda e por quatro diretores do /acen, indicados por seu $residente. Est! pre"isto o funcionamento tam%m junto ao +', de comiss(es consulti"as de ,ormas e *rganiza o do Sistema @inanceiro,de 'ercado de Balores 'o%ili!rios e de @uturos, de +rdito Aural, de +rdito >ndustrial, de +rdito #a%itacional e para Saneamento e >nfraHEstrutura Ur%ana, de Endi"idamento $&%lico e de $oltica 'onet!ria e +am%ial.
http://www.fazenda.gov.br/portugues/orgaos/cmn/cmn.asp

K.M H #onselho Nacional de Seguros 5ri&ados ' #NS5 * +,S$ desempenha, entre outras, as atri%ui (es de fi-ar as diretrizes e normas da poltica de seguros pri"ados, regular a constitui o, organiza o, funcionamento e fiscaliza o das Sociedades Seguradoras, de +apitaliza o, Entidades .%ertas de $re"id4ncia $ri"ada, Aesseguradores e +orretores de Seguros. . inter"en o do Estado nas ati"idades de seguro remonta h! "!rios anos. $elo Decreto n5 M6.O;M, de K6 de julho de K8N6, foi criado o Departamento ,acional de Seguros $ri"ados e +apitaliza o H D,S$+, em su%stitui o E >nspetoria de Seguros, e-tinta pelo mesmo Decreto. $elo DecretoHIei n5 ON, de MK de no"em%ro de K8::, foi e-tinto esse Departamento e criada, em su%stitui o, a Superintend6ncia de Seguros 5ri&ados . 'esmo DecretoHIei n5 ON9:: instituiu o Sistema ,acional de Seguros $ri"ados e criou o +onselho ,acional de Seguros $ri"ados H +,S$. 4.7.4 ' 8istrico. * +onselho ,acional de Seguros $ri"ados <+,S$= o rgo normati"o das ati"idades securitcias do pas, foi criado pelo DecretoHIei n5 ON, de MK de no"em%ro de K8::, diploma que institucionalizou, tam%m, o Sistema ,acional de Seguros $ri"ados, do qual o citado +olegiado o rgo de c&pula. . principal atri%ui o do +,S$, na poca da sua cria o, era a de fi-ar as diretrizes e normas da poltica go"ernamental para os segmentos de Seguros $ri"ados e +apitaliza o, tendo posteriormente, com o ad"ento da Iei n5 :.6N7, de K7 de julho de K8OO, suas atri%ui (es se estendido E $re"id4ncia $ri"ada, no m%ito das entidades a%ertas. +onforme disposto no .rt. K5 da Iei n5 ;.N8M, de NP de dezem%ro de K88K, o +,S$ te"e o prazo da "ig4ncia para funcionar como rgo +olegiado, prorrogado at a data de promulga o da Iei +omplementar de que trata o .rt. K8M da +onstitui o @ederal. * +,S$ tem se su%metido a "!rias mudan as em sua composi o, sendo a &ltima atra"s da edi o da Iei n5KP.K8P, de K6 de fe"ereiro de MPPK, que lhe determinou a atual estrutura. 4.7. 7 3 #omposio. 'inistro de Estado da @azenda ou seu representante, na qualidade de $residenteL

Superintendente da Superintend4ncia de Seguros $ri"adosH SUSE$, na qualidade de BiceH$residenteL

Aepresentante do 'inistrio da 2usti a Aepresentante do /anco +entral do /rasil Aepresentante do 'inistrio da $re"id4ncia e .ssist4ncia Social Aepresentante da +omisso de Balores 'o%ili!rios

4.7.9 3 /tri0ui,es.

@i-ar as diretrizes e normas da poltica de seguros pri"adosL Aegular a constitui o, organiza o, funcionamento e fiscaliza o dos que e-ercem ati"idades su%ordinadas ao Sistema ,acional de Seguros $ri"ados, %em como a aplica o das penalidades pre"istasL

@i-ar as caractersticas gerais dos contratos de seguros, pre"id4ncia pri"ada a%erta e capitaliza oL

Esta%elecer as diretrizes gerais das opera (es de resseguroL $rescre"er os critrios de constitui o das Sociedades Seguradoras, de $re"id4ncia $ri"ada .%erta e de +apitaliza o, com fi-a o dos limites legais e tcnicos das respecti"as opera (esL

Disciplinar a corretagem do mercado e a profisso de corretor.

K.N #onselho Nacional de 5re&id6ncia #omplementar #N5# * +,$+ tem a fun o de regular o regime de pre"id4ncia complementar operado pelas entidades fechadas de pre"id4ncia complementar <@undos de $enso=. * +,$+ o no"o rgo com a fun o de regular o regime de pre"id4ncia complementar operado pelas entidades fechadas de pre"id4ncia complementar, no"a denomina o do +onselho de Cesto da $re"id4ncia +omplementar. * +,$+ presidido pelo ministro da $re"id4ncia Social e composto por representantes da Superintend4ncia ,acional de $re"id4ncia +omplementar <$re"ic=, da Secretaria de $olticas de $re"id4ncia +omplementar <S$$+=, da +asa +i"il da $resid4ncia da Aep&%lica, dos 'inistrios da @azenda e do $lanejamento, *r amento e Cesto, das entidades fechadas de pre"id4ncia complementar, dos patrocinadores e instituidores de planos de %enefcios das entidades fechadas de pre"id4ncia complementar e dos participantes e assistidos de planos de %enefcios das referidas entidades.

7. ntidades Super&isoras 7.7 ' Banco #entral do Brasil ' B#B * /anco +entral do /rasil foi criado em K8:6 com a promulga o da Iei da Aeforma /anc!ria <Iei n5 6.787 de NK.KM.:6=. Sua sede em /raslia e possui representa (es regionais em /elm, /elo #orizonte, +uriti%a, @ortaleza, $orto .legre, Aecife, Aio de 2aneiro, Sal"ador e So $aulo. J uma autarquia federal que tem como principal misso institucional assegurar a esta%ilidade do poder de compra da moeda nacional e um sistema financeiro slido e eficiente. . partir da +onstitui o de K8;;, a emisso de moeda ficou a cargo e-clusi"o do /+/. * presidente do /+/ e os seus diretores so nomeados pelo $residente da Aep&%lica aps a apro"a o pr"ia do Senado @ederal, que feita por uma argui o p&%lica e posterior "ota o secreta. ntre as &%rias compet6ncias do B#B destacam'se. .ssegurar a esta%ilidade do poder de compra da moeda nacional e da solidez do Sistema @inanceiro ,acionalL E-ecutar a poltica monet!ria mediante utiliza o de ttulos do )esouro ,acionalL @i-ar a ta-a de refer4ncia para as opera (es compromissadas de um dia, conhecida como ta-a SEI>+L +ontrolar as opera (es de crdito das institui (es que comp(em o Sistema @inanceiro ,acionalL @ormular, e-ecutar e acompanhar a poltica cam%ial e de rela (es financeiras com o e-teriorL @iscalizar as institui (es financeiras e as clearings <cmaras de compensa o=L Emitir papelHmoedaL E-ecutar os ser"i os do meio circulante para atender E demanda de dinheiro necess!ria Es ati"idades econFmicasL

'anter o n"el de pre os <infla o= so% controleL 'anter so% controle a e-panso da moeda e do crdito e a ta-a de jurosL *perar no mercado a%erto, de recolhimento compulsrio e de redescontoL E-ecutar o sistema de metas para a infla oL Di"ulgar as decis(es do +onselho 'onet!rio ,acionalL 'anter ati"os de ouro e de moedas estrangeiras para atua o nos mercados de cm%ioL

.dministrar as reser"as internacionais %rasileirasL Qelar pela liquidez e sol"4ncia das institui (es financeiras nacionaisL +onceder autoriza o para o funcionamento das institui (es financeiras.

7.7.4 3 "rganograma.

!cessar"o"#rganograma"em:" http://www.bcb.gov.br/!dm/sobre/port/organograma$portugu es.g%f

11

7.7.7 #ompet6ncias. * /anco +entral do /rasil foi criado pela Iei 6.787, de NK de dezem%ro de K8:6. J o principal e-ecutor das orienta (es do +onselho 'onet!rio ,acional e respons!"el por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por o%jeti"os3 zelar pela adequada liquidez da economiaL manter as reser"as internacionais em n"el adequadoL

estimular a forma o de poupan aL zelar pela esta%ilidade e promo"er o permanente aperfei oamento do sistema financeiro.

Dentre suas atri%ui (es esto3


emitir papelHmoeda e moeda met!licaL e-ecutar os ser"i os do meio circulanteL rece%er recolhimentos compulsrios e "olunt!rios das institui (es financeiras e %anc!riasL realizar opera (es de redesconto e emprstimo Es institui (es financeirasL regular a e-ecu o dos ser"i os de compensa o de cheques e outros papisL efetuar opera (es de compra e "enda de ttulos p&%licos federaisL e-ercer o controle de crditoL e-ercer a fiscaliza o das institui (es financeirasL autorizar o funcionamento das institui (es financeirasL esta%elecer as condi (es para o e-erccio de quaisquer cargos de dire o nas institui (es financeirasL "igiar a interfer4ncia de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e

12

controlar o flu-o de capitais estrangeiros no pas.

Sua sede fica em /raslia, capital do $as, e tem representa (es nas capitais dos Estados do Aio Crande do Sul, $aran!, So $aulo, Aio de 2aneiro, 'inas Cerais, /ahia, $ernam%uco, +ear! e $ar!. 7.7.9 3 Base 1urdica e strutura "rgani)acional. * /anco +entral do /rasil foi criado no dia NK de dezem%ro de K8:6, com a promulga o da Iei n5 6.787, e pela transforma o da Superintend4ncia da 'oeda e do +rdito <Sumoc= em autarquia federal. .s atri%ui (es, compet4ncias, composi o da Diretoria e outros aspectos especficos do /anco +entral foram esta%elecidos pelo +aptulo >>, arts. ;5 a K:, da citada Iei n5 6.7879:6. . composi o inicial da Diretoria, com 6 integrantes <K presidente e N diretores= foi esta%elecida no art. K6 da Iei 6.7879:6. ,o perodo de K8:7 a K8:8, os diretores do /anco +entral eram escolhidos entre os mem%ros nomeados do +onselho 'onet!rio ,acional. . Iei n5 :.P67, de K7 de maio de K8O6, altera a composi o da Diretoria para : mem%ros <K presidente e 7 diretores= e os diretores do /anco +entral passam a ser nomeados pelo $residente da Aep&%licaL alm disto, dei-am de ser mem%ros do +onselho 'onet!rio ,acional, participando das reuni(es do +', sem direito a "oto. * Decreto n5 8K.8:K, de K8 de no"em%ro de K8;7, altera a composi o da Diretoria para 8 mem%ros <K presidente e ; diretores= e est! em "igor atualmente. Em M6 de janeiro de K88M foi introduzido o conceito de Diretoria +olegiada, com atri%ui (es e compet4ncias agrupadas por assuntos. . Iei n5 8.P:8, de M8 de junho de K887, que criou o $lano Aeal, determinou e-pressamente, em seu art. ;5, R 75, que 0o /anco +entral do /rasil funcionar! como secretariaHe-ecuti"a do +onselho 'onet!rio ,acional1. . $ortaria n5 M:O, de 6 de mar o de K88:, pu%licada no Di!rio *ficial de : de mar o de K88:, se o K, p!gs. NOMN a NOM7, apro"ou o Aegimento >nterno do /anco +entral do /rasil. 'ais recentemente, em M6 de fe"ereiro de MPP7, foi apro"ada "erso reformulada e atualizada do Aegimento >nterno do /anco +entral, que passou a contemplar as compet4ncias at o n"el de Unidade e as atri%ui (es at o n"el da fun o comissionada de chefeHadjunto. * Aegimento >nterno atualizado foi pu%licado como ane-o da $ortaria n5 M8.8OK, no Di!rio *ficial de KP de mar o de MPP7, se o K, p!gs. M6 a NN. 7.9. #omisso de :alores $o0ili%rios ' #:$ . +omisso de Balores 'o%ili!rios <+B'= foi criada em PO de dezem%ro de K8O: pela Iei :.N;7 para fiscalizar e desen"ol"er o mercado de "alores mo%ili!rios no /rasil. . +omisso de Balores 'o%ili!rios uma autarquia federal "inculada ao 'inistrio da @azenda, porm sem su%ordina o hier!rquica.

13

+om o o%jeti"o de refor ar sua autonomia e seu poder fiscalizador, o go"erno federal editou, em NK.KP.PK, a 'edida $ro"isria n5 ; <con"ertida na Iei KP.6KK de M:.PM.PM=, pela qual a +B' passa a ser uma Sentidade aut!rquica em regime especial, "inculada ao 'inistrio da @azenda, com personalidade jurdica e patrimFnio prprios, dotada de autoridade administrati"a independente, aus4ncia de su%ordina o hier!rquica, mandato fi-o e esta%ilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e or ament!riaS <art. 75=. J administrada por um $residente e quatro Diretores nomeados pelo $residente da Aep&%lica e apro"ados pelo Senado @ederal. Eles formam o chamado ScolegiadoS da +B'. Seus integrantes t4m mandato de 7 anos e s perdem seus mandatos Sem "irtude de ren&ncia, de condena o judicial transitada em julgado ou de processo administrati"o disciplinarS <art. :5 R M5=. * +olegiado define as polticas e esta%elece as pr!ticas a serem implantadas e desen"ol"idas pelas Superintend4ncias, as instncias e-ecuti"as da +B'. Sua sede localizada na cidade do Aio de 2aneiro com Superintend4ncias Aegionais nas cidades de So $aulo e /raslia. Essas so algumas de suas atri%ui (es3 Estimular a forma o de poupan a e a sua aplica o em "alores mo%ili!riosL .ssegurar e fiscalizar o funcionamento eficiente das %olsas de "alores, do mercado de %alco e das %olsas de mercadorias e futurosL $roteger os titulares de "alores mo%ili!rios e os in"estidores do mercado contra emiss(es irregulares de "alores mo%ili!rios e contra atos ilegais de administradores de companhias a%ertas ou de carteira de "alores mo%ili!riosL E"itar ou coi%ir modalidades de fraude ou de manipula o que criem condi (es artificiais de demanda, oferta ou pre o dos "alores mo%ili!rios negociados no mercadoL .ssegurar o acesso do p&%lico a informa (es so%re os "alores mo%ili!rios negociados e so%re as companhias que os tenham emitidoL .ssegurar o cumprimento de pr!ticas comerciais equitati"as no mercado de "alores mo%ili!riosL .ssegurar o cumprimento, no mercado, das condi (es de utiliza o de crdito fi-adas pelo +onselho 'onet!rio ,acional. Aealizar ati"idades de credenciamento e fiscaliza o de auditores independentes, administradores de carteiras de "alores mo%ili!rios, agentes autFnomos, entre outrosL @iscalizar e inspecionar as companhias a%ertas e os fundos de in"estimentoL

14

.purar, mediante inqurito administrati"o, atos ilegais e pr!ticas noH equitati"as de administradores de companhias a%ertas e de quaisquer participantes do mercado de "alores mo%ili!rios, aplicando as penalidades pre"istas em leiL @iscalizar e disciplinar as ati"idades dos auditores independentes, consultores e analistas de "alores mo%ili!rios.

M.6. Superintend6ncia de Seguros 5ri&ados ' S;S 5 . Susep o rgo respons!"el pelo controle e fiscaliza o dos mercados de seguro, pre"id4ncia pri"ada a%erta, capitaliza o e resseguro. +riada em K8:: pelo DecretoHIei ON9::, que tam%m instituiu o Sistema ,acional de Seguros $ri"ados, de que fazem parte o +,S$, o >A/, as sociedades autorizadas a operar em seguros pri"ados e capitaliza o, as entidades de pre"id4ncia pri"ada a%erta e os corretores ha%ilitados. J uma autarquia "inculada ao 'inistrio da @azenda, administrada por um +onselho Diretor, composto pelo Superintendente e por quatro Diretores. Essas so algumas de suas atri%ui (es3 @iscalizar a constitui o, organiza o, funcionamento e opera o das Sociedades Seguradoras, de +apitaliza o, Entidades .%ertas de $re"id4ncia $ri"ada e Aesseguradores, na qualidade de e-ecutora da poltica tra ada pelo +,S$L .tuar no sentido de proteger a capta o de poupan a popular que se efetua atra"s das opera (es de seguro, pre"id4ncia pri"ada a%erta, de capitaliza o e resseguro.

7.<.4' /presentao. . SUSE$ o rgo respons!"el pelo controle e fiscaliza o dos mercados de seguro, pre"id4ncia pri"ada a%erta, capitaliza o e resseguro. .utarquia "inculada ao 'inistrio da @azenda, foi criada pelo DecretoHlei n5 ON, de MK de no"em%ro de K8::. 7.<.7 3 $isso. SAegular, super"isionar e fomentar os mercados de seguros, resseguros, pre"id4ncia complementar a%erta, capitaliza o e corretagem, promo"endo a incluso securit!ria e pre"idenci!ria, %em como a qualidade no atendimento aos consumidores. S 7.<.9 ' #omposio /tual =o #nsp.

15

'>,>S)A* D. @.QE,D. H $residente SU$EA>,)E,DE,)E D. SUSE$ H $residente Su%stituto Aepresentante do 'inistrio da 2usti a Aepresentante do 'inistrio da $re"id4ncia e .ssist4ncia Social Aepresentante do /anco +entral do /rasil Aepresentante da +omisso de Balores 'o%ili!rios

7.<.< ' /tri0ui,es =o #nsp. @i-ar diretrizes e normas da poltica de seguros pri"adosL Aegular a constitui o, organiza o, funcionamento e fiscaliza o dos que e-ercem ati"idades su%ordinadas ao Sistema ,acional de Seguros $ri"ados, %em como a aplica o das penalidades pre"istasL @i-ar as caractersticas gerais dos contratos de seguro, pre"id4ncia pri"ada a%erta, capitaliza o e resseguroL Esta%elecer as diretrizes gerais das opera (es de resseguroL +onhecer dos recursos de deciso da SUSE$ e do >A/L $rescre"er os critrios de constitui o das Sociedades Seguradoras, de +apitaliza o, Entidades de $re"id4ncia $ri"ada .%erta e Aesseguradores, com fi-a o dos limites legais e tcnicos das respecti"as opera (esL Disciplinar a corretagem do mercado e a profisso de corretor.

7.<.> ' /?@IB;IAB S =/ S;S 5. @iscalizar a constitui o, organiza o, funcionamento e opera o das Sociedades Seguradoras, de +apitaliza o, Entidades de $re"id4ncia $ri"ada .%erta e Aesseguradores, na qualidade de e-ecutora da poltica tra ada pelo +,S$L .tuar no sentido de proteger a capta o de poupan a popular que se efetua atra"s das opera (es de seguro, pre"id4ncia pri"ada a%erta, de capitaliza o e resseguroL Qelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados super"isionadosL $romo"er o aperfei oamento das institui (es e dos instrumentos operacionais a eles "inculados, com "istas E maior efici4ncia do Sistema ,acional de Seguros $ri"ados e do Sistema ,acional de +apitaliza oL $romo"er a esta%ilidade dos mercados so% sua jurisdi o, assegurando sua e-panso e o funcionamento das entidades que neles operemL

16

Qelar pela liquidez e sol"4ncia das sociedades que integram o mercadoL Disciplinar e acompanhar os in"estimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em %ens garantidores de pro"is(es tcnicasL +umprir e fazer cumprir as deli%era (es do +,S$ e e-ercer as ati"idades que por este forem delegadasL $ro"er os ser"i os de Secretaria E-ecuti"a do +,S$.

M.7. Superintend6ncia Nacional de 5re&id6ncia #omplementar ' 5@ :I# . $re"ic atua como entidade de fiscaliza o e de super"iso das ati"idades das entidades fechadas de pre"id4ncia complementar e de e-ecu o das polticas para o regime de pre"id4ncia complementar operado por essas entidades. J uma autarquia "inculada ao 'inistrio da $re"id4ncia Social. Entidades *peradoras Trgos *ficiais

7.C. Banco do Brasil BB * /anco do /rasil o mais antigo %anco comercial do /rasil e foi criado em KM de outu%ro de K;P; pelo prncipe regente D. 2oo. J uma sociedade de economia mista de capitais p&%licos e pri"ados. J tam%m uma empresa a%erta que possui a (es cotadas na /olsa de Balores de So $aulo </'U@/*BES$.=. * // opera como agente financeiro do Co"erno @ederal e o principal e-ecutor das polticas de crdito rural e industrial e de %anco comercial do go"erno. E a cada dia mais tem se ajustado a um perfil de %anco m&ltiplo tradicional. M.O. Banco Nacional do =esen&ol&imento conmico e Social ' BN= S +riado em K87M como autarquia federal, hoje uma empresa p&%lica "inculada ao 'inistrio do Desen"ol"imento, >nd&stria e +omrcio E-terior, com personalidade jurdica de direito pri"ado e patrimFnio prprio. J respons!"el pela poltica de in"estimentos a longo prazo do Co"erno @ederal, necess!rios ao fortalecimento da empresa pri"ada nacional. +om o o%jeti"o de fortalecer a estrutura de capital das empresas pri"adas e desen"ol"imento do mercado de capitais, o /,DES conta com linhas de apoio para financiamentos de longo prazo a custos competiti"os, para o desen"ol"imento de

17

projetos de in"estimentos e para a comercializa o de m!quinas e equipamentos no"os, fa%ricados no pas, %em como para o incremento das e-porta (es %rasileiras. *s financiamentos so feitos com recursos prprios, emprstimos e doa (es de entidades nacionais e estrangeiras e de organismos internacionais, como o />D. )am%m rece%e recursos do $>S e $.SE$. +onta com duas su%sidi!rias integrais, a @>,.'E <.g4ncia Especial de @inanciamento >ndustrial= e a /,DES$.A </,DES $articipa (es=, criadas com o o%jeti"o, respecti"amente, de financiar a comercializa o de m!quinas e equipamentosL e de possi%ilitar a su%scri o de "alores mo%ili!rios no mercado de capitais %rasileiro. .s tr4s empresas, juntas, compreendem o chamado SSistema /,DESS. 7.D. #ai!a conmica Federal # F +riada em KM de janeiro de K;:K por Dom $edro >> com o propsito de incenti"ar a poupan a e de conceder emprstimos so% penhor. J a institui o financeira respons!"el pela operacionaliza o das polticas do Co"erno @ederal para ha%ita o popular e saneamento %!sico. . +ai-a uma empresa KPPV p&%lica e no possui a (es em %olsas. .lm das ati"idades comuns de um %anco comercial, a +E@ tam%m atende aos tra%alhadores formais H por meio do pagamento do @C)S, $>S e seguroHdesemprego , e aos %enefici!rios de programas sociais e apostadores das Ioterias. .s a (es da +ai-a priorizam setores como ha%ita o, saneamento %!sico, infraestrutura e presta o de ser"i os.

3. Demais Entidades Operadoras


9.4 ' Institui,es Financeiras $onet%rias So as institui (es autorizadas a captar depsitos E "ista do p&%lico. .tualmente, apenas os /ancos +omerciais, os /ancos '&ltiplos com carteira comercial, a +ai-a EconFmica @ederal e as +ooperati"as de +rdito possuem essa autoriza o. 9.7 ' =emais Institui,es Financeiras >ncluem as institui (es financeiras no autorizadas a rece%er depsitos E "ista. Entre elas, podemos citar3 .g4ncias de @omento .ssocia (es de $oupan a e Emprstimo

18

/ancos de +m%io /ancos de Desen"ol"imento /ancos de >n"estimento +ompanhias #ipotec!rias +ooperati"as +entrais de +rdito Sociedades +rdito, @inanciamento e >n"estimento Sociedades de +rdito >mo%ili!rio Sociedades de +rdito ao 'icroempreendedor

9.9 ' "utros Intermedi%rios Financeiros So tam%m intermedi!rios do Sistema @inanceiro ,acional3 .dministradoras de +onsrcioL Sociedades de .rrendamento 'ercantilL Sociedades corretoras de cm%ioL Sociedades corretoras de ttulos e "alores mo%ili!riosL Sociedades distri%uidoras de ttulos e "alores mo%ili!rios.

9.< ' Institui,es /u!iliares )am%m comp(em o Sistema @inanceiro ,acional, como entidades operadoras au-iliares, as entidades administradores de mercados organizados de "alores mo%ili!rios, como os de /olsa, de 'ercadorias e @uturos e de /alco *rganizado. .lm das entidades relacionadas acima, tam%m integram o S@, as companhias seguradoras, as sociedades de capitaliza o, as entidades a%ertas de pre"id4ncia complementar e os fundos de penso.

Sistema Financeiro Internacional Introduo Eeral


4. /s rela,es do Sistema com o acordo de Bretton'Foods 8istoricamente.

19

,as &ltimas dcadas, poss"el o%ser"ar contnuas transforma (es na economia mundial, pro"indas da glo%aliza o Wnanceira e da grande interdepend4ncia econFmica em escala glo%al. Estas mudan as na ordem mundial atingem com inusitada "elocidade as formas de e-ist4ncia dos EstadosHna o, as rela (es entre eles, e at mesmo o cotidiano das sociedades contemporneas. Iogo, est! em curso uma intensa reestrutura o das rela (es de poder, da di"iso internacional do tra%alho e das riquezas, das regulamenta (es que determinam as rela (es entre os pases, regi(es e9ou %locos regionais. ,as &ltimas dcadas, poss"el o%ser"ar contnuas transforma (es na economia mundial, pro"indas da glo%aliza o Wnanceira e da grande interdepend4ncia econFmica em escala glo%al. Estas mudan as na ordem mundial atingem com inusitada "elocidade as formas de e-ist4ncia dos EstadosHna o, as rela (es entre eles, e at mesmo o cotidiano das sociedades contemporneas. Iogo, est! em curso uma intensa reestrutura o das rela (es de poder, da di"iso internacional do tra%alho e das riquezas, das regulamenta (es que determinam as rela (es entre os pases, regi(es e9ou %locos regionais.

" (ue foi o /cordo de Bretton'Foods.

.cordo de /retton Xoods ou ainda 0.cordos de /retton Xoods1 o nome com que ficou conhecida uma srie de disposi (es acertadas por cerca de 67 pases aliados em julho de K866, na mesma cidade norteHamericana que deu nome ao acordo, no estado de ,eY #ampshire, no hotel 'ount Xashington. * o%jeti"o de tal concerto de na (es era definir os parmetros que iriam reger a economia mundial aps a Segunda Cuerra 'undial. * sistema financeiro que surgiria de /retton Xoods seria amplamente fa"or!"el aos Estados Unidos, que dali em diante teria o controle de fato de %oa parte da economia mundial %em como de todo o seu sistema de distri%ui o de capitais. *s Estados Unidos finalmente toma"am as rdeas das finan as mundiais, mano%ra que se recusaram a e-ecutar por pelo menos cerca de M7 anos, de"ido a princpios da poltica e-terna do pas, que ad"oga"a o noHen"ol"imento em quest(es polticoH econFmicas sens"eis Es na (es europeias. * primeiro passo para tal hegemonia esta"a na transforma o do dlar como moeda forte do setor financeiro mundial e fator de refer4ncia para as moedas dos outros 66 signat!rios de /retton Xoods. >sso equi"ale dizer que todas as outras moedas passariam a estar ligadas ao dlar, originalmente "ariando em uma margem de no m!-imo KV <positi"amente ou negati"amente=. $ara dar sustento essa for a dlar

em escala mundial, a moeda estaria ligada ao ouro a N7 dlares, o que permitia ao portador de dlares <em teoriaL na pr!tica, pouco funcional= transformar as notas de dlares que qualquer cidado carregasse no %olso, em qualquer parte do mundo, no seu equi"alente em ouro, de acordo com o estipulado em /retton Xoods. E"identemente, tal conta seria imposs"el de se sustentar, mesmo com uma emisso de moeda e-tremamente controlada <como aconteceu na realidade=, ser"indo todo conceito mais como uma propaganda de consolida o do dlar em escala mundial. * acordo ainda pre"ia a no menos importante cria o de institui (es financeiras mundiais que se encarregariam de dar o sustento necess!rio ao modelo que esta"a sendo criado, que seriam3 0/anco >nternacional para Aeconstru o e Desen"ol"imento1, mais tarde renomeado para /anco 'undial, que funciona at hoje como uma espcie de .g4ncia de +rdito tamanho famlia, destinada a fornecer capitais para polticas e projetos de desen"ol"imento no mundo todo. .lm desta seria criado o @'> <@undo 'onet!rio >nternacional=, uma espcie de 0cai-inha1 de todos os pases, que poderiam fazer mo"imenta (es de dinheiro do caso necessitassem de inje o de capitais em sua economia, respeitando, claro, alguns preceitos de disciplina fiscal a serem ditados pelos dirigentes do fundo. )al sistema duraria quase "inte anos, at que nos anos OP o go"erno norteH americano fosse for ado a a%rir mo de alguns preceitos de /retton Xoods.

* padroHouro foi de K;OP at K8K6 e, %aseouHse em polticas macroeconFmicas internacionais muito diferentes das o%ser"adas nos arranjos aps a segunda metade do sculo ZZ. Este padro esta"a associado %asicamente E aceita o de certo n&mero de pases a tr4s regras %!sicas3 con"ersi%ilidade das moedas nacionais em ouro, li%erdade para mo"imento internacional de ouro <entrada e sada sem restri (es= e um conjunto de regras que "incula"am as moedas em circula o Es reser"as nacionais do pas. Iogo, ha"ia uma paridade -a entre cada moeda e o ouro e entre di"ersas moedas simultaneamente. .ssim, os desequil%rios das %alan as de pagamentos eram sanados por meio de transfer4ncias internacionais de ouro. Sendo, deste modo, a fun o deste antigo padro, limitar o crescimento monet!rio da economia mundial, assegurando, ainda, a esta%ilidade dos n"eis de pre os mundiais. +om a ecloso da $rimeira Cuerra 'undial, grande parte dos go"ernos nacionais passou a [nanciar o con\ito com a emisso de papel moeda sem lastro, com uma consequente alta de pre os e in\a o. +om as press(es in\acion!rias crescendo em n"eis sem precedentes em quase todos os pases do mundo, hou"e uma queda acentuada dos estoques de ouro dispon"eis no m%ito internacional.

21

,esse perodo, muitos pases a%andonaram o padroHouro e passaram a esta%elecer medidas macroeconFmicas com a inten o de suprir as suas respecti"as crises internas. $ara superar essa escassez de recursos em ouro no n"el internacional, o +omit4 @inanceiro em K8MM, passou a recomendar aos pases menores <em desen"ol"imento= que manti"essem suas reser"as em moedas estrangeiras, pro"indas dos pases maiores <desen"ol"idos=, as quais ainda esta"am lastreadas no ouro. .ps a Segunda Cuerra 'undial, os representantes dos Estados passaram a se preocupar mais com as necessidades da economia mundial. * medo ao surgimento de uma no"a crise internacional <como a o%ser"ada nos anos de K8NP= le"ou os Estados nacionais a %uscarem medidas de regulamenta o para o sistema monet!rio do perodo. . pretenso era alcan ar o pleno emprego e a esta%ilidade dos pre os internacionais, ao mesmo tempo, permitindo um equil%rio e-terno sem que hou"esse no"amente uma restri o ao comrcio internacional. 'uitos acredita"am que caso hou"esse uma no"a crise em escala glo%al, as medidas domsticas no seriam mais suWcientes, por isso era necess!rio criar institui (es e regras de comportamento que refor assem o poder dos go"ernantes tam%m em m%ito internacional. .lcan arHseHia, assim, a prosperidade domstica de cada um dos pases. Iogo, a coopera o internacional ajudaria os pases a alcan arem o seu equil%rio e-terno e sua esta%ilidade Wnanceira sem sacriWcarem os seus o%jeti"os internos. Em K866, representantes de 66 pases se reuniram em /retton Xoods para planejar e assinar os artigos do acordo do @undo 'onet!rio >nternacional <@'>=. * sistema ela%orado em /retton Xoods e-igia ta-as de cm%io W-as em rela o ao dlar norteHamericano, e um pre o do ouro em dlar in"ari!"el G US\ N7 por on a. *s pases mem%ros de"iam manter suas reser"as internacionais em grande parte na forma de ati"os em ouro ou em dlares, e tinham o direito de "ender dlares para o @ederal Aeser"e em troca de ouro ao pre o oWcial. )rata"aHse, portanto, de um padro cm%ioHouro, tendo no dlar a principal moeda reser"a, j! que o cm%io [ utuante, no perodo, era considerado altamente prejudicial ao progresso do comrcio internacional.

22

.s fun (es do @undo 'onet!rio >nternacional <@'>= eram3 promo"er a e-i%iliza o nos ajustes e-ternos dos pases mem%rosL emprestar moedas estrangeiras <suprindo durante um determinado perodo a suas contas correntes=L super"isionar as polticas econFmicas dos pases deWcit!riosL e, negociar poss"eis ajustes cam%iais em caso de desequil%rios fundamentais. Sendo este, portanto, um frum para e-ame das condi (es econFmicas dos pases associados. .lm do fundo, tam%m foi criado o /anco 'undial </'=, conce%ido inicialmente para ser"ir como instrumento de reconstru o das economias europias no psHguerra e posteriormente para au-iliar os pases em desen"ol"imento. *fereciaHse, deste modo, estratgias econFmicas para ele"ar a produti"idade destes, melhorar o padro de "ida e garantir as condi (es necess!rias para o pleno emprego, sendo um importante rgo direcionador de in"estimentos econFmicos. Esse regime de /retton Xoods "igorou at K8OK apresentando fragilidades ao longo do tempo at o seu fracasso total. .s polticas macroeconFmicas e-pansi"as dos Estados Unidos, no ]nal dos anos :P, contri%uram para o desmantelamento do sistema proposto em ,eY #ampshire. . lgica do padro cm%ioHouro indica"a que os %ancos centrais estrangeiros de"eriam acumular dlares norteHamericanos na aus4ncia do ouro. $or conseguinte, com as ofertas de ouro no mundo escassas e incapazes de acompanhar o crescimento econFmico mundial, a &nica maneira encontrada pelos %ancos centrais foi manter suas respecti"as reser"as internacionais atra"s do ac&mulo crescente de ati"os em dlar. $ara conser"ar as constantes demandas internacionais de ati"os em dlar, o go"erno norteHamericano, inserido em uma poltica superHe-pansi"a, passou a emitir dlares sem o seu de"ido lastramento, gerando o pro%lema da confia%ilidade proposto por )riffin. Deste modo, com o crescente dfcit da %alan a de pagamentos norteHamericana em rela o ao resto do mundo e a presen a maci a do dlar sem lastro no mercado mundial, hou"e a fal4ncia de /retton Xoods no final dos anos de K8OP. 7. Fundo $onet%rio Internacional 7.4 ' /spectos 8istricos. * desencadear da Crande Depresso de K8M8HNN e da >> Crande Cuerra 'undial trou-eram a um grande n&mero de pases um rol de sofrimentos at ento nunca

23

"istos na sua dimenso quer esta seja medida em termos humanos quer em termos geogr!ficos. . crise econFmica, em particular, tinha pro"ocado um conjunto de medidas e de comportamentos por parte das autoridades econFmicas dos pases na poca j! mais industrializados que tero contri%udo para o crescente agra"amento daquela crise em "ez de serem remdios para ela. ^ ca%e a deste comportamento de"eHse citar o conhecido por beggar-t".-neig"bor <empo%recer o "izinho=. Este consistiu numa poltica cam%ial que tinha como &nica preocupa o assegurar, na medida do poss"el, a continua o da e-porta o de parte da produ o nacional como forma de amortecer a queda da conjuntura econFmica do pas. .quela poltica assentou, pois, na necessidade de assegurar a competiti"idade e-terna da economia e traduziuHse numa pr!tica de des"aloriza o agressi"a HHH na medida em que procura"a Se-portarS para outros pases o desemprego <da a e-presso inglesa acima referida= HHH da moeda nacional. Esta pr!tica ajudou, como se disse, ao aprofundamento da crise e ao aparecimento das tens(es entre os pases que contri%uram para o esta%elecimento do clima que le"ou E Segunda Crande Cuerra 'undial. ,o admira, pois, que do esfor o feito no final desta para esta%elecer o quadro geral de con"i"4ncia entre os pases tenha feito parte a procura do aparelho institucional que impedisse, pelo menos neste caso, a repeti o da #istria <ento= recente. @oi neste quadro que entre K e MM de 2ulho de K866 HHH tinha a grande in"aso li%ertadora da Europa come ado h! cerca de um m4s e meio HHH se reuniram nos Estados Unidos, na estncia de frias de /retton Xoods, no ,eY #ampshire, os delegados de 66 pases do campo aliado ou neutrais. ,esta reunio o que esta"a em cima da mesa era a proposta, inspirada por _e`nes HHH o pai da Sre"olu o ae`nesianaS iniciada com a pu%lica o do seu li"ro de marca em K8N: HHH, para a cria o, pela primeira "ez na histria, de uma organiza o permanente de car!ter supranacional que regulasse o sistema financeiro internacional. Este, que assim passaria a ser regulado <e "igiado= permanentemente e no apenas atra"s de confer4ncias con"ocadas a espa os, de"eria encorajar a irrestrita con"erti%ilidade das moedas dos "!rios pases e eliminar as restri (es e as pr!ticas HHH como as des"aloriza (es competiti"as de antes da Cuerra HHH que pusessem em causa o flu-o do comrcio e do in"estimento internacionais <K=. Este tinha sido um dos resultados daquelas des"aloriza (es, contri%uindo para o agra"ar da Crande Depresso. * resultado daquela reunio de /retton Xoods foi a cria o no de uma mas sim de duas organiza (es supranacionais. Uma foi %atizada com o nome de @undo 'onet!rio >nternacional e tinha por fun o principal a que se referiu acima. E outra, %atizada como o nome de /anco >nternacional para Aeconstru o e o Desen"ol"imento </>AD, mais conhecido de todos como sendo o S/anco 'undialS= foi atri%uda a misso fundamental de ajudar a financiar o processo de reconstru o econFmica dos pases afetados pela Segunda Crande Cuerra, principalmente os

24

pases europeus. )inham nascido as Ssisters in the XoodsS, na e-presso feliz de um dos famosos surve.s editados pelo T"e /conomist. ,a sequ4ncia da +onfer4ncia de /retton Xoods e das regras ento adotadas para a constitui o daquelas institui (es internacionais, os (rticles of (greement que lhe deram "ida entraram em "igor em MO de Dezem%ro de K867, quando se "erificou a ratifica o e consequente assinatura daqueles SEstatutosS por M8 pases, correspondentes E su%scri o de ;PV do "alor das quotas originalmente fi-adas como sendo o Scapital socialS inicial do @undo . Em 'ar o do ano seguinte <K86:= foi realizada a primeira reunio do Board of 0overnors. @oi ento fi-ada a cidade de Xashington como sede para a no"a institui o. Em K de 'ar o de K86O o @undo, que hoje conta com K;M pases mem%ros, come ou as suas opera (es, tendo o primeiro emprstimo sido concedido E @ran a. Este fato permite recordar que na poca a grande maioria dos pases que hoje o constituem era ainda colFnia de uma pot4ncia europeia. .ssim, o @undo nasceu principalmente por acordo entre os pases europeus e da .mrica, na sua maioria os mais industrializados de ento. Este Specado originalS condicionou o tipo de opera (es a que o @undo se dedica"a e, mais importante, o principal o%jeti"o operacional que ele prosseguia3 e-ercer "igilncia so%re o sistema financeiro internacional a fim de, gra as ao sistema de ta-as de cm%io fi-as, garantir a esta%ilidade deste HHH %em como dos flu-os de comrcio e de in"estimentos internacionais. +omo contrapartida e condi o desta fun o esta%ilizadora, pre"iuHse a concesso de apoio financeiro, principalmente em di"isas fortes, aos pases que, apesar dos seus esfor os, se "issem numa situa o de desequil%rio das contas e-ternas que pusesse em risco a ta-a de cm%io da sua moeda nacional. * mtodo de fi-a o desta foi definido no acordo e era comum a todos os mem%ros3 cada unidade de moeda nacional correspondia a um determinado peso em ouro. $or sua "ez, os Estados Unidos garantiram que trocariam qualquer quantidade de dlares pelo seu equi"alente em ouro E ta-a de cm%io <fi-a= de USD N7,PP por on a tro.. Daqui resulta"a que ao fi-arem um determinado "alor em ouro para a sua moeda, os pases esta"am simultaneamente a fi-ar uma determinada ta-a de cm%io em rela o ao dlar americano. +omo Sduas quantidades iguais a uma terceira so iguais entre siS, esta"a encontrado um sistema de fi-a o das ta-as de cm%io das moedas nacionais em rela o Es outras. Era nisto que consistia o regime de ta-as de cm%io fi-as. Esta designa o parece ainda mais apropriada se nos lem%rarmos de que a adeso a este sistema implica"a que os pases, para alm de terem as reser"as em ouro e di"isas necess!rias para assegurar a li"re con"erti%ilidade e-terna da moeda HHH o /anco +entral o%riga"aHse a comprar ou "ender qualquer quantidade de moeda que os agentes econFmicos desejassem9necessitassem HHH, se o%riga"am a assegurar que aquela ta-a no oscilaria para alm de KV em rela o ao seu "alor em ouro <e

25

por isso em USD= comunicado ao @undo. ?ualquer altera o para alm desta margem esta"a dependente da anu4ncia da institui o. Esta regra permitiu que, apesar da SrigidezS do sistema, as ta-as de cm%io de "!rios pases ti"essem sido alteradas ao longo da sua "ig4ncia, i.e., at K8OK, quando os Estados Unidos, face ao enorme "olume de dlares americanos circulando fora do pas e ao n"el das suas reser"as, decidiu declarar o fim da li"re con"erti%ilidade entre a sua moeda e o ouro E ta-a <ainda ento fi-a= de USD \N7,PP9on a <K on a tro` b NK,KPN gramas=. ,oteHse que este sistema funcionou relati"amente %em enquanto o grosso das opera (es internacionais dos pases esta"am as associadas aos mo"imentos de mercadorias e ao in"estimento direto estrangeiro. S quando os flu-os relacionados com a %alan a de capitais come aram a ganhar um "olume muito significati"o que ele so o%rou HHH em %oa parte porque inadequado a este tipo de flu-os <grande "olume e relati"a insta%ilidade=. Dadas as regras esta%elecidas e sintetizadas acima, podeHse dizer que um outro o%jeti"o do sistema era o de So%rigarS a que a gesto macroeconFmica dos pases mem%ros fosse correta HHH entendaHse Sfosse no sentido de e"itar e-cessi"os desequil%rios internos <desemprego, infla o= e e-ternos <dfices mas tam%m supera"ites=S. De fato, se ela no se "erificasse, isso refletirHseHia imediatamente no "olume de reser"as e-ternas e, por isso, na solidez da moeda nacional. *ra, tudo esta"a esta%elecido no sentido de assegurar que os pases com desequil%rios que pusessem em causa a ta-a de cm%io fi-ada fossem penalizados com perda de reser"as. )erminado o regime de ta-as de cm%io fi-as, o @'> concordou em esta%elecer um regime em que cada pas mem%ro define o "alor da sua moeda em rela o Es demais segundo um de "!rios mtodos poss"eis3 peg <inde-a o= em rela o a uma outra moeda HHH por e-emplo o USD ou o @ranco franc4s <caso dos pases africanos que utilizam o @ranco +@.= HHH, flutua o li"re < free float=, flutua o administrada <managed ou dirt. float= ou mo"imento intimamente relacionado com o de outra moeda. #oje em dia a maioria de pases <pouco mais de 7P= utiliza o regime de ta-a de cm%io fle-"el, seguindoHse em ordem de importncia o regime de ta-as administradas <cerca de 67=. +erca de 6P pases t4m a sua moeda pegged a outra, seja o USD <uma "intena=, o @@ <cerca de uma d&zia= ou outra.

7.7 ' /spectos ?ericos. 7.7.4 3 5rincipais Fun,es .s principais fun (es que esto cometidas ao @'> pelos seus Estatutos e pelas orienta (es do seu +onselho de Co"ernadores resultam do o%jeti"o fundamental para que ele foi criado no final da >> Crande Cuerra3 a super"iso do sistema financeiro internacional de modo a e"itar crises gra"es da economia internacional, em geral, e nas economias dos seus pases mem%ros, em particular.

26

$ara conseguir o @undo desempenha essencialmente fun (es de super"iso e acompanhamento das economias nacionais e internacionais e de emprstimo de recursos financeiros aos pases que necessitem de reequili%rar as suas economias, nomeadamente as suas contas com o e-terior. . super"iso das economias nacionais fazHse principalmente atra"s da recolha sistem!tica de informa (es so%re essas economias e de "isitas de tcnicos aos pases mem%ros ao a%rigo de disposi (es constantes do .rtigo 6 dos Estatutos do @undo. Estas "isitas efetuamHse geralmente de dois em dois anos. ,o caso de pases que rece%em apoio financeiro do @undo, elas so mais frequentes a fim de se acompanhar a e-ecu o dos programas econFmicos que acompanham tais emprstimos. 7.7.7 3 /spectos "rgani)ati&os * essencial da atual estrutura organizati"a do @'> "em do tempo da constitui o deste, em K867, e inclui o +onselho de Co"ernadores, o +onselho $ro"isrio, o +omit4 para o Desen"ol"imento, o Diretrio E-ecuti"o, o DiretorHCerente e o corpo de funcion!rios. * Consel"o de 0overnadores, o rgo m!-imo do @undo, constitudo pelo conjunto dos representantes de cada pas mem%ro <normalmente dois por pas, sendo a maioria 'inistros das @inan as ou Co"ernadores dos /ancos +entrais nacionais=. Ae&neHse, em regra, uma "ez por ano <em Setem%ro ou *utu%ro=. * Consel"o *rovis1rio constitudo por M6 Co"ernadores e re&neHse duas "ezes por ano, , no essencial, um rgo que representa o +onselho de Co"ernadores no acompanhamento da ati"idade corrente do @undo. * Comit2 para o 3esenvolvimento igualmente constitudo por M6 Co"ernadores do @undo ou do /anco 'undial HHH enquanto que o +onselho $ro"isrio integra apenas elementos do +onselho de Co"ernadores do @undo HHH e acompanha os tra%alhos do @'> que mais se relacionam com os pases em desen"ol"imento. * 3iret1rio /+ecutivo, que re&ne normalmente tr4s "ezes por semana na sede, em Xashington, o rgo coleti"o de acompanhamento da ati"idade do diaHaHdia do @undo. composto por M6 diretores e-ecuti"os nomeados pelos pases com maior quota na institui o <no"e= ou eleito por grupos de pases associados por pro-imidade geogr!fica ou lingustica <quinze diretores=. So fun (es fundamentais deste Diretrio, entre outras relati"as E "ida interna do @undo, as relacionadas com a super"iso da poltica cam%ial dos pases mem%ros, a presta o de assist4ncia financeira <incluindo a apro"a o dos acordos de financiamento aos pases= e a an!lise da e"olu o da economia internacional. * DiretorHCerente, nomeado pelo Diretrio E-ecuti"o, o respons!"el hier!rquico m!-imo da institui o. #a"endo uma regra no escrita de que de"e ser um europeu HHH ao in"s do /anco 'undial, em que a mesma regra determina que seja um norteHamericano HH, estas fun (es foram desempenhadas desde K8;O por 'ichel +amdessus, da @ran a. Em 'ar o9MPPP foi eleito para essas fun (es o alemo #orst _chler, at ento $residente do /anco Europeu de Aeconstru o e Desen"ol"imento </EAD=. * corpo de funcion!rios do @'> inclui cerca de MMPP pessoas, oriundas da maior parte dos pases mem%ros.

27

M.M.N G .spectos @inanceiros Recursos Em%ora autorizado a contrair emprstimos se isso se mostrar essencial para assegurar o %em desempenho das suas fun (es HHH em que se destaca o emprstimo de Smoedas fortesS aos pases com dificuldades em assegurar os seus pagamentos e-ternos por falta de di"isas apropriadas HHH, os principais recursos financeiros do @'> so as quotas pagas pelos seus mem%ros. Estas so determinadas atra"s de uma frmula em que os principais componentes so o $>/ nacional e sua importncia relati"a no $>/ mundial, as reser"as oficiais em ouro e di"isas e os rendimentos e pagamentos correntes internacionais do pas. . importncia da determina o da quota de cada pas deri"a de dois aspectos fundamentais3 primeiro o de que, contrariamente ao que sucede com a esmagadora maioria das organiza (es especializadas do sistema das ,a (es Unidas HHH de que o @undo faz parte HH, o princpio adotado nas "ota (es no o de Sum pas, um "otoS mas sim o de Sum dlar, um "otoS. Daqui resulta que os pases que t4m maiores quotas so os que t4m maior poder de influenciar as resolu (es da institui o3 o conjunto formado pelos Estados Unidos, a .lemanha, o 2apo, a @ran a e o Aeino Unido det4m N;,;V dos "otos <e das quotas=. * segundo fato que torna as quotas um elemento essencial o de que elas determinam o montante de recursos financeiros do @undo a que um pas mem%ro tem acesso. >sto deri"a do fato de todas as Slinhas de crditoS serem determinadas em percentagem das quotas. . soma das quotas dos pases mem%ros hoje de cerca de K67 %ilh(es de Direitos de Saque Especiais <DSE=, uma moeda escritural s utilizada nas opera (es entre /ancos +entrais ou entre estes e o @undo. Este montante equi"ale a cerca de MKP %ilh(es de USD. Aplicaes Em o%edi4ncia aos seus (rticles of (greement, os recursos financeiros do @undo so utilizados principalmente para apoiar os seus mem%ros que e-perimentem dificuldades com os pagamentos e-ternos. *s emprstimos concedidos soHno usualmente ao a%rigo de uma das "!rias Slinhas de crditoS criadas e cujas caractersticas principais so apresentadas a%ai-o.

5arasos Fiscais e Ga&agem de =inheiro

J considerado paraso fiscal qualquer pas que no tri%ute a renda, ou que tenha tri%utos so%re a renda inferiores a MPV <segundo as regras %rasileiras=. $orm, ao contr!rio do que pode parecer, os parasos fiscais podem ser utilizados de forma lcita. * contri%uinte tem o direito de procurar formas legais de diminuir a carga tri%ut!ria, assim como esses pases chamados de parasos fiscais tem o direito de estruturar sua economia de tal modo a atrair o capital estrangeiro.

28

+a%e ento diferenciar os conceitos de eliso fiscal e de e&aso fiscal. Eliso fiscal uma forma de diminuir o pagamento de tri%utos atra"s de "!rios sistemas legais, realizando um planejamento tri%ut!rio, enquanto e"aso fiscal a omisso ou a esqui"a de efetuar o pagamento dos tri%utos de"idos, de forma ilcita. ?ualquer opera o financeira realizada no e-terior de"e ser declarada. J importante conhecer a legisla o dos pases en"ol"idos, pois o que legal em um pas pode ser ilegal em outro. . utiliza o dos parasos fiscais de forma legal, pode ocorrer atra"s de3 estruturas com finalidades de planejamento tri%ut!rio, estruturas para planejamento de heran as, prote o de patrimFnios, in"estimentos offshore, holdings societ!rias e holdings para direitos autorais, patentes e ro`alties, entre outras <dependendo da legisla o do pas=. 2! as formas de utiliza o ilcitas dos pases chamados de parasos fiscais mais conhecidas so3 H Ia"agem de dinheiro G Esse tipo de fraude ocorre nos parasos fiscais onde o sigilo %anc!rio e profissional a%soluto. Uma das in&meras possi%ilidades de in"estir o dinheiro em a (es ao portador, que no precisa ser identificado ao resgatar tais a (es. Dinheiro originado no tr!fico de drogas, por e-emplo, pode ser 0la"ado1 dessa forma. H .%rigo para capitais usados com finalidades criminais G +riminosos e terroristas internacionais guardam o capital que os financia nesses pases, pelo sigilo a%soluto oferecido e pela facilidade de mo"imentar "alores. H @raudes financeiras e comerciais "ariadas G .o en"iar dinheiro resultante de fraude para um paraso fiscal, os fraudadores ou golpistas dificultam o rastreamento dos "alores. Essa pr!tica comumente utilizada por polticos corruptos. .lguns dos pases considerados como parasos fiscais pelo /rasil so3 .ndorra, .ntilhas #olandesas, .ru%a, /ahamas, >lhas /ermudas, >lhas +a`man, +osta Aica, #ong _ong, 'acau, >lha da 'adeira, >lhas 'arshall, >lhas 'aurcio, 'Fnaco, $anam!, )onga, >lhas Birgens .mericanas e >lhas Birgens /ritnicas, entre outras. @elao entre 5arasos Fiscais e Ga&agem de dinheiro. /spectos 8istricos e Gegais . la"agem de dinheiro um dos temas que mais tem ganhado espa o nas esferas de discusso ao com%ate E criminalidade organizada. >sso por caractersticas

29

prprias que lhe do realce e que fazem soar as sirenes de Estados e rgos internacionais de com%ate ao crime. " $ode en"ol"er num &nico circuito de la"agem, praticado por uma &nica organiza o, "!rios pases, empresas de comrcio e de financiamento, empresas de fachada, testasHdeHferro, laranjas e parasos fiscais. .lm disso, as cifras en"ol"idas so monumentais. Segundo o @undo 'onet!rio >nternacional <@'>=, a la"agem de dinheiro chega a at 7V do "alor do $>/ <produto interno %ruto= de cada pas. Esse tipo especfico de criminalidade se tornou um segmento de mercado, ha"endo profissionais especializados em prestar consultoria e au-lio logstico para a pr!tica do %ranqueamento de capitais, como chamam os portugueses. * pro%lem!tico que as dificuldades de com%ate tam%m aumentam considera"elmente, em face do desen"ol"imento de no"as tecnologias de comunica o e de transfer4ncia de dados. Uma dessas o SX>)@ G Societ` for XorldYide >nter%ana @inancial )elecommunications <Sociedade para )elecomunica (es @inanceiras >nter%anc!rias, em tradu o li"re=, que possi%ilita que o dinheiro, transformado em impulsos eltricos, "iaje o glo%o inteiro G com paradas em parasos fiscais se preciso for G na "elocidade imposta pela internet. *utro instrumento largamente utilizado pelos criminosos a constitui o de offshores, que so empresas financeiras e noHfinanceiras sitas em territrios de tri%uta o fa"orecida propcios E la"agem por duas caractersticas primordiais, que podem ter modifica (es pontuais de um territrio para outro3 <a= garantem o anonimato do %enefici!rio final por assegurarem o sigilo %anc!rio e no e-igirem a nomea o desse no ato de constitui o da empresa e <%= aceitam a e-ist4ncia de a (es dessas noHnominati"as <ao portador= dessas empresas. $or isso, tornam mais !rduo o tra%alho de in"estiga o por parte das autoridades competentes, eis que en"ol"em mais de uma jurisdi o e alargam o caminho do dinheiro, ficando o pecado original <origem ilcita do dinheiro por pr!tica criminosa anterior= com uma silhueta cada "ez mais t%ia e impercept"el. =esen&ol&imento p. M;=. * primeiro pas a

. la"agem de dinheiro, como crime, ainda no"el em todo o mundoL e-iste h! apenas pouco mais de MP anos <DE +.AI>, MPP;, criminalizar esta conduta foi a >t!lia em K8O;, como resposta Es /rigadas

Bermelhas, um grupo armado que praticou uma srie de a (es destinadas a desarticular o poder poltico estatal italiano. * segundo pas a tipificar a la"agem de dinheiro foram os Estados Unidos <toda"ia, o primeiro a faz4Hlo como crime autFnomo=, como resposta ao aumento "ertiginoso do poderio e da engenharia das organiza (es criminosas, cujo incio remonta ao perodo de "ig4ncia da 0Iei Seca1. . la"agem de dinheiro tem como finalidade principal apagar os rastros que possam escancarar a associa o de uma determinada quantia de dinheiro <entendido, E luz da legisla o %rasileira, como %ens, direitos ou "alores= com a pr!tica anterior de um crime. DestinaHse, portanto, a tornar seguro o usufruto do pro"eito do delito anterior. Essa reciclagem de dinheiro con"erteHse, assim, em requisito imprescind"el para a sua impune introdu o no circuito econFmicoL o dinheiro la"ado pode ento ser in"estido sem le"antar suspeitas e contri%uir para que seus detentores se adornem com um "erniz de responsa%ilidade so% a co%ertura de ati"idades honr!"eis. $ara lograr esse fim, realizaHse mediante sucessi"os atos, que a doutrina costuma classificar em tr4s H na pr!tica nem sempre separ!"eis3 ( primeira fase ! a da colocao 4placement5, converso ou ocultao. %ela, o criminoso promove o distanciamento fsico entre o crime anterior 4tr&fico de drogas, por e+emplo5 e o produto deste 4in6meras c!dulas de bai+o valor5. Como o manuseio e a guarda de grande quantidade de din"eiro em esp!cie ! difcil e arriscado, ! necess&rio que se7a colocado no circuito oficial. (ssim, esse distanciamento pode ser feito de in6meras maneiras como, e+emplificando, a compra em din"eiro de um im1vel ou obra de arte e sua venda, introdu,indo-se nesse ponto os valores em instituies banc&rias e financeiras. ( segunda fase ! a da dissimulao 4la.ering5. # ob7etivo aqui ! o de entrecru,ar os valores depositados e apagar o rastro do din"eiro su7o. $a,-se por sucessivas e no-lineares movimentaes banc&rias para contas em bancos estabelecidos em territ1rio nacional e no e+terior, misturando valores de origem ilcita com outros de origem licita, o que

31

adiciona um grau de dificuldade na an&lise feita mesmo por um perito cont&bil. %a terceira fase, a da integrao 4integration5, processa-se o retorno do din"eiro ao sistema produtivo, por interm!dio de investimentos em neg1cios lcitos. 8% (uatro implica,es principais da la&agem de dinheiro.

a5 3istores econmicas8 o din"eiro su7o empregado em atividades licitas no se destina diretamente ao lucro e ao desenvolvimento econmico, causando, eventualmente, problemas de concorr2ncia desleal9 b5 :iscos integridade e reputao do sistema financeiro8 falta de credibilidade dos bancos e fuga de capitais dos pases em desenvolvimento9 c5 3iminuio dos recursos governamentais8 a lavagem est& ligada corrupo e a crimes contra a (dministrao *6blica9 d5 :epercusses socioeconmicas8 desordem e danos sociais ligados, fortemente, s conseq;2ncias nefastas dos crimes antecedentes lavagem. . la"agem de dinheiro ao uma lado ati"idade da danosa E tranqdilidade foro de scioH

econFmica, necessitando, portanto, da reprimenda estatal. $ara lograr 4-ito, o Estado %rasileiro de"e, participa o em coopera o internacional, fortalecer a estrutura de com%ate interna, em especial por meio de uma legisla o fle-"el e eficaz. /spectos Gegais.

?uanto ao aspecto legislati"o, o /rasil, ao lado de Crcia e $ortugal, e diferentemente da grande maioria dos pases europeus, incluiu o tipo penal da la"agem de dinheiro em uma lei especfica, Iei @ederal n5 8.:KN9K88;, H que se tornou, assim, a lei de reg4ncia da matria H e no no prprio +digo $enal. . lei tipifica condutas enquadr!"eis nas tr4s fases da la"agem de dinheiro. .ssim, mesmo que algum somente participe da terceira fase, rece%endo um financiamento cujos "alores pro"enham de crime contra o sistema financeiro nacional <sa%endo e aceitando essa situa o= para constituir uma empresa prpria de distri%ui o de alimentos, que uma ati"idade licita, de"er! ser

32

penalizado

pela pr!tica da conduta pre"ista no RM5, >, do artigo K5 da Iei de

Ia"agem de Dinheiro3 < => ?ncorre, ainda, na mesma pena quem8 ? - utili,a, na atividade econmica ou financeira, bens, direitos ou valores que sabe serem provenientes de qualquer dos crimes antecedentes referidos neste artigo9 So, pois, figuras equiparadas E la"agem de dinheiro <'.>., MPPO, p. 87H KPM=3 a5 converso de ativos ilcitos9 b5 operaes com ativos ilcitos9 c5 sub e superfaturamento em com!rcio e+terno9 d5 integrao de ativos ilcitos9 e5 associao para a pr&tica de lavagem. Esto enquadradas no artigo K5 <caput e RRK5 e M5= da Iei @ederal n5 8.:KN9K88; condutas tpicas das tr4s fases da la"agem de dinheiro, internacionalmente reconhecidas como placement, la`ering e integration. ,enhuma das condutas tipificadas de"e ser confundida, entretanto, com os crimes de recepta o e fa"orecimento real. J salutar tam%m que se interprete as e-press(es %ens, "alor e direitos constantes no caput do artigo K5 E luz do artigo K5, 0c1, da +on"en o de Biena <promulgada pelo Decreto n5 K76 e apro"ada pelo Decreto Iegislati"o n5 K:M=3 0por e%ensf se entendem os ati"os de qualquer tipo, corpreos ou incorpreos, m"eis e im"eis, tang"eis ou intang"eis, e os documentos ou instrumentos legais que confirmam a propriedade ou outros direitos so%re os ati"os em questo1. Aetornando, foi estratgia do legislador atacar em todas as frentes e impedir que terceiros ingressassem e sassem ilesos e impunemente da cadeia limpadora em momentos su%seqdentes E coloca o do dinheiro no sistema financeiro oficial.

33

Sistema Financeiro Internacional @egras Eerais

34

35

36

37

38

39

También podría gustarte