Está en la página 1de 2

Parte A Arranjo Fsico Posicional: O material permanece fixo; homens, peas e equipamentos so levados ate ele; uma unidade

de cada vez. VANTAGENS: altamente flexvel aceita demanda vari!vel reduz a necessidade da movimentao interna pesada de material. RECOMENDAES: quando for difcil mover o material quando for possvel utilizar equipamentos leves ou port!teis para um pequeno volume de produo. Arranjo Fsico Funcional: Os equipamentos permanecem fixos; homens e materiais movimentam"se. Os equipamentos so a#rupados num mesmo setor. VANTAGENS: $acilita a utilizao racional % produtiva dos equipamentos adapt!vel % mudana de produtos aceita demanda intermitente. RECOMENDAES: &uando o equipamento for pesado produo de v!rios itens diferentes quando a demanda for intermitente quando os tempos de execuo das opera'es no forem facilmente (alance!veis. Arranjo Fsico Linear: )omens e equipamentos permanecem fixos enquanto o material se movimenta pela linha de produo sendo su(metido, em cada estao de tra(alho % operao de fa(rica'es correspondente. VANTAGENS: mo"de"o(ra pouco qualificada treinamentos mais simples superviso mais f!cil menos controles intermedi!rios produo mais

!#il mnima movimentao interna. RECOMENDAES: para produto padronizado #rande volume de produo demanda constante tempos (alance!veis. Arranjo Fsico Celular: VANTAGENS: diminui ciclo de tra(alho aumenta o n*mero de #iros do estoque por ano minimiza a necessidade de tra(alho reduz a movimentao interna incentiva a formao de operadores multifuncionais possi(ilita a automatizao e a automao. RECOMENDAES: freq+entes e r!pidas mudanas de demanda equipamentos de uso exclusivo de cada c,lula quando for possvel utilizar sistemas de troca r!pida de ferramentas. Descreva o conceito de arranjo fsico: -n#lo(a o dimensionamento dos espaos fsicos necess!rios para a(ri#ar os recursos produtivos. . uma atividade essencialmente din/mica, que visa adequar as caractersticas e pontualidade da -mpresa a cada nova situao que ocorrer. O que o custo de instalao e custo de operao? Custo de instalao: independe da quantidade produzida, en#lo(a custos de pro0eto e de plane0amento e de arran0o fsico; aquisio e a0uste inicial dos equipamentos, custos de manuteno; impostos, taxas, alu#ueis, etc. Custo de operao: en#lo(a custos que podem ser associados direta ou indiretamente % quantidade produzida. -1: custo de mat,ria prima, ener#ia, manuteno, mo"de"o(ra, etc.

Parte 2 DESENPENHO DO RITMO: . o sistema mais utilizado para a escolha do tempo para a cronometra#em. PORQUE PRECISAMOS DETERMINAR O TEMPO NORMAL PARA DEFINAR O TEMPO PADR O! Para avaliar o tempo real em funo do ritmo de cada operador. DEFINA ESTUDO DOS TEMPOS: . o estudo empre#ado na determinao do tempo necess!rio para que uma pessoa (em treinada e qualificada, tra(alhando num ritmo normal leva para executar uma tarefa ou ciclo produtivo. CITE " PRINCIPIOS DE ECONOMIA DE MO#IMENTOS RELACIONADOS AO CORPO HUMANO:34 todos os movimentos manuais devem ser empre#ados de forma a executar satisfatoriamente o tra(alho;54 empre#ar menor quantidade de movimentos possveis para a0udar a tra(alhador, eliminando a fadi#a muscular;64 as ferramentas e os materiais de controle devem ter lu#ar fixo definido, localizado pr7ximo do local de uso permitindo assim a melhor seq+8ncia de movimentos. CITE " ETAPAS DO ESTUDO DO TEMPO$34 o(ter e re#istrar todas as informa'es possveis so(re o operador em estudo;54 dividir as opera'es em elementos e re#istrar para cada uma delas a descrio completa do m,todo, detalhar mais cada atividade no fluxo#rama;64 definir o numero de ciclos a serem cronometrados. FALE O QUE % TRA&ALHO:. todo movimento executada pelo homen para construir, modificar caractersticas de um determinado material; a#rupar peas formando con0unto; utilizando maquinas, ferramentas e processos adequados para facilitar a sua execuo. PORQUE DE#E'SE DI#IDR A OPERA( O EM ) ELEMENTOS* Porque auxilia na determinao dos tempos pr,"determinados. Possi(ilita a avaliao do ritmo para cada elemento. A descrio do m,todo sur#e devido % descrio dos elementos e a cronometra#em da operao como um todo no , satisfat7ria por no permitir posterior an!lise e melhorias no m,todo.

COMO SE DETERMINA O RITMO DO OPERADOR*Avaliar o ritmo , verificar a velocidade do operador durante a execuo de um tra(alho. O operador pode ter tra(alhado a uma velocidade normal, (aixa ou acima do normal. -ssa avaliao e feita pelo pr7prio analista, que a seu crit,rio pode empre#ar v!rios tipos de sistemas de avaliao. COMO SE DETERMINA RITMO NO SISTEMA +ESTIN,HOUSE*. um m,todo que se utiliza 9 fatores para estimativa e efici8ncia do operador que so: ha(ilidade, condi'es e consci8ncia ou normalidade. Para cada fator , atri(uda uma determinada toler/ncia. CITE " PRINCIPAIS USOS DO ESTUDO DE TEMPO -E.ECU( O DO ESTUDO DE TEMPO/! QUAIS OS PRINCIPIOS DOS ESTUDOS DE TEMPOS*Plane0amento, pro#ramao e controle de produo :pcp4. ;eterminao de custo padro. -stimar custos de novos produtos antes do inicio da fa(ricao. ;eterminao da efici8ncia de m!quinas. ;imensionamentos de maquina homen e homen maquina. O QUE % ER,ONOMIA*. o estudo do tra(alho, o o(0etivo , a adaptao das tarefas num am(iente de tra(alho %s caractersticas sensoriais, metais perceptivas e fsicas das pessoas, o o(0eto centrando estado , o ser humano, suas ha(ilidades, capacidades e limita'es, dentre outros $A<O=->, <A?> @OAO B?C-D ;- =E?;O, @D?AA, C?2=AFO->, <-AP-=A<E=A, -<@. CLASSIFICA( O DAS TOLER0NCIAS: -COMO A TOLERANCIA AFETA NO TEMPO PADR O/<oler/ncia para: necessidade pessoal espera, falta de operador, que(ra de maquina. A aplicao das toler/ncias totais nos tempos normal, leva este tempo ao tempo padro da operao ou de cada tempo de operao. QUAIS AS ATI#IDADES &ASICAS DO TRA&ALHO*Preparao: alimentao de material em uma maquina. E e!uo: efetua a operao pro#ramada. D"SPOS"#O: remoo de material pronto.

También podría gustarte