Está en la página 1de 19

1

A PERSONAGEM DO MENSAGEIRO NA FEDRA DE SNECA


PRYSCILLA PRADO TENRIO FARIAS FERREIRA 1

Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir a personagem mensageiro na obra Fedra de Sneca, e a importante funo que ela exerce fazendo ligao entre os acontecimentos da histria, bem como o relato dos acontecimentos extra cnicos narrados por ela, desencadeando o trgico e mudando todo o enredo. Ainda se analisa aqui, o surgimento desta personagem por meio da histria e nas Tragdias. Para isto foram utilizados filsofos como Nietzsche, Aristteles, Plato e Sneca, como tambm tericos do teatro como Lesky. Palavras-chave: Tragdia. Sneca. Mensageiro. Fedra.

Todo o discurso deve ser construdo como uma criatura viva, dotado por assim dizer do seu prprio corpo; no lhe podem faltar nem ps nem cabea; tem de dispor de um meio e de extremidades compostas de modo tal que sejam compatveis uns com os outros e com a obra como um todo. (Scrates)

1 INTRODUO Este artigo pretende analisar o papel do mensageiro na obra Fedra de Sneca, deste modo, proporcionando ao leitor o entendimento da funo desta personagem nas tragdias gregas, que faz ligao entre pontos diferentes da histria tornando possvel o entendimento e a representao de fatos extras cnicos aos espectadores, por meio de sua narrativa. O desejo de investigao sobre o mensageiro surgiu, numa forma de entender de maneira mais ampla sua funo na tragdia e compreender o porqu, de uma personagem to brilhante e de fundamental importncia no entendimento do enredo ficar de fora da cena, este interesse surgiu no decorrer do curso de Letras nas aulas de Literatura da Faculdade Jesus Maria Jos e aflorou-se nas leituras aprofundadas das tragdias gregas. Para tanto, se far uma breve anlise do surgimento do mensageiro na histria do ocidente e, consequentemente, nas tragdias. Este que por meio de seu poder de eloquncia,
1

Formanda do Curso de Letras Portugus e Literatura de lngua Portuguesa, da Faculdade Jesus Maria JosFAJESU, 1 /2011.

transmite os detalhes dos acontecimentos trgicos com tanta propriedade e veracidade. Dessa maneira podem-se visualizar os fatos ocorridos com o personagem que o centro de sua prpria narrativa. A princpio sero analisados, neste estudo, Como surgiu a tragdia, sua funo e consideraes mais relevantes, seus elementos trgicos e suas caractersticas indispensveis para desencadear o trgico. A sustentao terica estar embasada em filsofos como Nietzsche (2006), Aristteles (1992), Plato (2004) e Sneca (2002), que tem como proposta do trgico a relao do indivduo com a sua existncia, decises e seu destino. Num segundo momento, sero apresentado o dramaturgo e filsofo Sneca, bem como a Filosofia Estica que muito contribuiu para diferenciar as tragdias Gregas das tragdias Senequianas; por fim, a terceira parte tratar da personagem mensageiro, seu surgimento, funo e importncia nas tragdias, e em seguida ser feita uma sntese da obra Fedra de Sneca, analisando na narrativa do Mensageiro o pensamento trgico do dramaturgo. nessa linha de raciocnio que a pesquisa ser guiada buscando respostas aos questionamentos inicialmente levantados. 2 A ORIGEM DA TRAGDIA A gnese do teatro vem da Grcia, no sculo VI a.C. com as celebraes ao deus Dionsio, em comemorao colheita das vinhas e produo do vinho. Esta festividade ocorria uma vez por ano, eram entoados hinos com rituais e recitais ao deus Dionsio. De acordo com (PERRY, 2002. P.70), foi em uma dessas comemoraes que surgiu o teatro, quando um participante decidiu vestir uma mscara com ornamentos de cachos de uva e disse ser Dionsio. Tspis, ao que se tem informao, foi o primeiro ator, ele quem ousou pela primeira vez interpretar um deus, no momento em que se retirou do coro e ps-se a dialogar com ele. Separando-se do grupo, Tspis mostrou ser um indivduo com nova conscincia. Os relatos da histria contam que o nascimento do teatro se deu a partir deste acontecimento. Porm, apenas um ator e um coro, ficavam inviveis uma ao dramtica e de conflitos humanos. Esquilo ento introduz um segundo ator em seus dramas. E logo aps Sfocles um terceiro ator. Assim tornou-se possvel o dilogo entre as pessoas na encenao teatral. A utilizao de mscaras possibilitava a um ator desempenhar vrios papis em uma nica apresentao. Os dramaturgos utilizavam-se dessa, para uma ampliao do conflito das vontades e desejos humanos.

Antes dos gregos, existia alguma forma de teatro que se assemelhava dana interpretativa, sempre ligada s questes religiosas. Com o seu desenvolvimento, surgem ritos baseados em msica e mmica que representam acontecimentos da natureza e buscam a harmonizao do homem com ela. Da que vem a mimtica, que nada mais a juno da mmica com a msica. Vale ressaltar que msica vem do grego e significa arte das musas e podem estar representadas na: epopeia, tragdia, comdia, poesia lrica, ertica e assim por diante. Como j dito, a Grcia o bero do teatro ocidental. A partir das comemoraes de Dionsio, surgem tambm a primeira forma de dilogo teatral, que era da interlocuo entre coreutas e o corifeu nos ditirambo2. No seu livro Potica, Aristteles indica trs verses distintas para o surgimento da tragdia grega. Primeiramente diz que ela surgiu a partir das comemoraes de Dionsio, quando homens fantasiados de bode encenavam a histria do mito de Dionsio, como bode em grego tragos haveria uma ligao entre ambas as coisas. Em seguida apresenta a encenao do mito de Eleusis que relata o ciclo da vida como uma segunda hiptese.

J a terceira relaciona-se com a histria do heri drio Adrausto e a forma como contavam sua histria e seu triste fim. Vejamos o que nos diz a respeito Nietzsche no seguinte fragmento:
A ideia trgica do culto dionisaco, a dissoluo da individualizao em uma outra ordem csmica, a iniciao na crena na transcendncia atravs dos terrveis meios geradores de povos e existncia. A culpa e o destino so apenas tais meios, tais mquinas: o grego queria fugir completamente deste mundo de culpa e do mundo do destino; sua tragdia no consolava com um mundo aps a morte. Porm momentaneamente, abre-se aos gregos a contemplao de uma ordem das coisas totalmente transfigurada: a mesma sensao que temos diante de uma tragdia Esquiliano- Shakespeariana. (NIETZSCHE, 2006, p. 49).

Para Lesky (2000, p.73) Entretanto, dois elementos bsicos, que j encontramos nos primrdios, sempre conferiram tragdia grega seu cunho essencial a Dionsio e o mito. Como dito, Aristteles em sua primeira verso para o surgimento da tragdia Nietzsche e
2

Ditirambo era um canto em honra a Dionsio, transplantado da sia menor para Grcia juntamente com o culto desta divindade.( Aristteles, 2003, p. 32).

Lesky concordam que a tragdia tem suas origens no culto a Dionsio. E no s atestam este dado histrico, como colocam Dionsio como o deus trgico por excelncia. O que interessa aqui no apenas saber com que intenso os gregos criaram a tragdia, mas o que representava este culto dionisaco e o poder que ele exercia sobre o indivduo. Para Lesky esta relao ia mais alm:
A Dionsio no basta oraes e sacrifcios; o homem no est para com ele na relao, amide friamente calculadora, de dar e receber; ele quer o homem inteiro, arrasta-o para o horror de seu culto e, pelo xtase, eleva-o acima de todas as misrias do mundo. Que ele seja o deus do vinho designa to somente uma parte de seu ser, pois toda a incitante vida da natureza, toda a sua fora criadora, configurou-se nele ( LESKY, 2000, p.74).

Como entender o sentido trgico que tem sua origem num culto a Dionsio culminar nas tragdias ticas. Conforme Nietzsche (2006), que por intermdio destas, o homem conduzido ao encontro de sua razo de existir, tornando possvel a aproximao com seus questionamentos existenciais, o ser ou no ser. Dessa maneira, os abismos que separam os homens uns dos outros, desaparecem. O transe dionisaco possibilitava ao homem a ligao da vida social, poltica e religiosa, j que para os gregos, o homem desligado das atividades de sua cidade, estava desligado dos deuses, pois este realizava aes em favor da sociedade. Alm do mais, o culto a Dionsio tornava possvel, que o restante da sociedade grega marginalizada, como: mulheres, escravos e estrangeiros, por meio deste culto, fossem transferidos a outro estado fsico, ou a uma elevao de si mesmo, consideravam-se coabitados em um s corpo, homem e deus. O culto dionisaco possibilitava ao homem um autocontrole, o alvio das indagaes e, o encontro com a liberdade. No culto dionisaco era possvel, que o homem encontrasse sua ordem social, reestruturasse sua rbita individual, e se enchesse de entusiasmo. A busca do indivduo por respostas relacionadas a sua existncia, seu destino e quem ele , o coloca-o no centro do trgico. Sneca, apesar de no registrar sua opinio sobre o trgico, demonstrava esta angstia dialogando com seu amigo Luclio. Para ele, as controvrsias da vida, e a maneira de se retirar dela por meio da morte esperada ou provocada, faz entender que trgico viver.

No grande coisa viver; vivem todos os escravos, vivem os animais; o verdadeiramente grande morrer nobremente, sabiamente, fortemente.

Pensa h quanto tempo vens fazendo o mesmo: comer, dormir, fornicar- a vida resume-se a este crculo. Querer morrer, no o pode somente o sbio, o forte ou o infeliz, mas tambm o entendido (SENECA, 2002, p. 94 e 95.).

Assim, entende-se que o conflito do indivduo com seu prprio eu, suas vontades, medos, e ideais quando confrontados e paralisados com as leis que regem a sociedade no que se refere moralidade. a causa que propicia o desencadeamento do trgico. Desse modo, trgico se vive um amor proibido ou se o nega frustrando o desejo, pois, ambos levam morte, quer seja emocional e ou da matria humana. Para Sneca (2002, p. 44 e 45). Cada um artfice de sua prpria moralidade, para ele cada indivduo tem o direito de escolher que caminho fazer na vida, agora obter triunfo nas escolhas, fica a cargo da sorte. E ainda acrescenta todos somos escravos da esperana, do medo.

3 ELEMENTOS DA TRAGDIA O mais nobre dos gneros literrios para os gregos a tragdia clssica. Esta composta de cinco partes: o prlogo 1 ato, os episdios 2, 3, 4 atos e o xodo ou Eplogo 5 ato. Estes so comuns a todas as tragdias, porm o Prodo e o Estsimos, tambm conhecido por komms, canto dos atores sobre as cenas aparecem apenas em algumas. O protagonista geralmente uma pessoa de estirpe elevada, justa e sem culpa que, apesar disso, percorre o caminho rduo da desdita, embora tenha anteriormente conhecido a felicidade. Existe uma personagem coletiva, o Coro, com a funo de prever e comentar o desenrolar dos acontecimentos, manifestando a voz do bom-senso perante a exaltao das personagens. O assunto geralmente de cariz3 poltico e social, ou relativo a uma situao inslita; a linguagem da tragdia em verso e respeita a lei das trs unidades espao, tempo e ao, no havendo mudana de cenrio ocupando a ao o mximo de vinte e quatro horas e centrando-se num nico problema. A tragdia clssica composta por alguns elementos essenciais tais como: gon conflito vivido pelo protagonista. Anank leva as personagens a interrogarem-se sobre a sua

Significado de Cariz s.m. Semblante, aspecto. Aparncia da atmosfera ou do cu. Alcaravia. Semente da alcaravia. Pop. Cara grande. (Dicionrio on line de Portugus, consultado em 15 de junho de 2011(/http://www.dicio.com.br/cariz/).

existncia e o destino. Hybris faz com que o heri da tragdia viole a ordem estabelecida pelas autoridades, deuses e lei da natureza. Desse fato, surge a Nmesis que nada mais do que a punio que causa o sofrimento do personagem. Esta chamada de Phatos. No auge dos acontecimentos desenrolados pelos atos das personagens, o conflito do protagonista aumenta quando se chega ao Clmax. A peripcia refere-se a alteraes decorridas das aes precipitadas, que acabam invertendo o rumo dos acontecimentos o que causa o desenlace fatal chamado de catstrofe. Anagnrise nada mais do que um reconhecimento, que muitas vezes desencadeia esta mudana brusca. A catstrofe deve ser sugerida desde o incio, pois o resultado da luta entre a Hybris e o destino cruel e inevitvel. Estes acontecimentos e este conflito criam no espectador uma tenso, uma curiosidade e expectativas tais, levando-o a participar dos sentimentos e apreenses das personagens. Surge ento a Catarse como forma de purificar as paixes dos espectadores, semelhantes s do protagonista, por meio de uma ao geradora de compaixo e temor. 4 SNECA O DRAMATURGO Lcio Aneu Sneca (em latim: Lucius Annaeus Seneca; Corduba, 4 a.C. Roma, 65 d.C.) foi um dos mais clebres escritores e intelectuais do Imprio Romano. Conhecido tambm como Sneca, o Moo, o Filsofo, ou ainda, o Jovem, sua obra literria e filosfica, tida como modelo do pensador estico durante o Renascimento, inspirou o desenvolvimento da tragdia na dramaturgia europeia renascentista. Na arte e na filosofia, o escritor romano Sneca foi um autor, que deixou um extenso acervo de obras. Ele o nico autor no domnio da arte, de cuja lavra de tragdias produzidas em Roma chegou at os dias atuais. Para compreender a literatura e a cultura latina, o conhecimento de sua obra, de grande relevncia. Perpassando a cultura humanstica ocidental como um todo, os reflexos dessa obra chegam, com intensidades variadas, podendo ser divididas em dois grupos: o primeiro destes, formado pelos textos de carter filosfico, subdividir-se-ia nos subgrupos dos textos filosficos propriamente ditos e dos textos dramatrgicos. Na histria do Imprio Romano, pax romana, o esticismo esteve como principal filosofia e Sneca apresenta-se como principal pensador e colaborador da mesma. O pensamento estico est presente em todas suas obras, nas epstolas nas tragdias e nos

dilogos. Para entender melhor o papel da personagem trgico na obra de Sneca, deve-se passar a uma breve anlise do esticismo. Primariamente, na histria, a filosofia estica tornou-se a mais importante e sistemtica do mundo helenstico. A palavra sistema designava em grego a constituio de um organismo ou de uma cidade e foram os esticos que a aplicaram pela primeira vez filosofia, querendo significar que a sabedoria um todo. Zeno (335-263 a.C) o fundador do esticismo, ensinava, que o mundo constitua-se de uma nica sociedade. Sua diviso em partes somente era possvel fazer didaticamente, segundo as necessidades do ensino, mas com a condio de compreender que cada parte solidria s outras e que o abandono de uma s delas provoca a runa do conjunto. O estico acredita que preciso estar em harmonia com a natureza para se chegar sabedoria. Dando continuidade a filosofia racional grega, o esticismo romano acreditava ser a razo o equilbrio para as boas atitudes serem tomadas, por isso, a inteligncia humana era to valorizada. O esticismo possibilitou ao indivduo, uma forma de encontrar a felicidade, em um mundo cheio de incertezas. A situao trgica do homem condicionado pelo destino, no estando ele absolutamente entregue e sem defesa aos acidentes da vida, aos revezes da fortuna, nem doena e morte, mas ter, e nada poder tirar isso, a vontade de fazer o bem, a vontade de agir de acordo com a razo. Esta conscincia consiste na experincia estica. Segundo o esticismo, as causas exteriores so indiferentes nas atitudes que influenciam o homem. Porm a deciso tomada por ele o que ir determinar seu destino em bom ou mal. Os esticos acreditavam que a organizao dos sbios, somente era possvel com o equilbrio, entre, a lei natural e, a lei da razo. Estes resultariam no domnio prprio, paz interior e a felicidade. H um estranhamento, para algum acostumado com as tragdias gregas ao ler uma tragdia Senequiana, pois as aes exteriores so mnimas e pouco influencia o homem. Em Sneca, a ao trgica desencadeada no interior do Homem, desvenda-se a cadeia de pensamentos do personagem, descortinam-se suas dvidas, suas paixes, seus temores, seus furores, enquanto o personagem busca tomar uma deciso e agir. As grandes decises so tomadas em meio h uma grande tenso e angstia. Entretanto, esta ao que ser tomada pelo protagonista no traz nenhuma surpresa, pois ela apenas confirma o doloroso destino que inicialmente j estava anunciado.

Sneca escrevia tragdias para serem lidas, diferente das gregas, que tinham como foco a encenao teatral. Embora, por diversas vezes tenham sido encenadas no Ocidente, desde a Renascena, elas foram concebidas para serem lidas nos crculos intelectuais da Roma Imperial. J as tragdias gregas eram compostas para serem encenadas durante as Dionisacas, as festividades religiosas em honra ao deus Dionsio, as de Sneca, feitas para leituras privadas, tm um sentido filosfico. Em Sneca, os deuses no tm poder de ditar o destino de seus personagens, como nas tragdias gregas, mas so os prprios personagens que os fazem, tomando decises em meio a uma grande tenso. Sneca cria em suas tragdias um ambiente para um debate filosfico. Estas diferem das gregas, pois se faziam dessas uma forma de resgatar o sentido original das tragdias. As tragdias gregas apontam para um distanciamento, falta de medida, entre o humano e o divino, ao mesmo tempo em que fazem aquele absolutamente dependente deste, pois o divino, no sentido trgico, embora humanamente incompreensvel e inabordvel, determina pelos fados4 a sorte dos homens. Pode-se afirmar que os gregos fizeram das tragdias uma maneira para enfatizar e fortalecer os mitos que se viam enfraquecidos naqueles tempos em que a noo de virtude fundada na estirpe e no sangue se esvanecia diante da democracia e da tirania. Nas tragdias de Sneca, nada se assemelha a este gnero. Superar mitos o que prope a tragdia senequiana. A compreenso da realidade no depende de mitos, eles so inteis, afirma Sneca. Ele via os mitos sendo capaz de atirar os homens nas trevas da ignorncia e de criv-los de medos tolos e inconsistentes, como, por exemplo, o medo da morte. Quanto a isso, ele prprio nos diz:
O mundo dos mortos descrito como priso e regio oprimida por uma noite eterna [...] Mesmo quando tu tiveres persuadido serem essas coisas fbulas e nada restar para que os mortos temam, outro medo se insinua. Igualmente os homens temem, ento, tanto que no estejam nos infernos quanto que no estejam em parte alguma (SNECA, 2001, p.250-1).

Portanto, os mitos no exercem nenhuma influncia no que se refere ao sentido das aes humanas, afirma Sneca, pois, como observamos acima, enquanto para o trgico grego os deuses determinam o curso dos acontecimentos humanos, para Sneca o destino dos

Significado de Fado: um smbolo mundialmente reconhecido de Portugal e tem um significado intrnseco de destino, saudade. esta ltima a palavra mais portuguesa de todas que, em qualquer lngua para que se tente traduzir, no existe uma correspondncia exata. (Rua direta, pesquisado em 23 de junho de 2011 http://www.ruadireita.com/musica/info/fado-o-significado/#ixzz1Q9E0bsOc).

homens feito por ele prprio, por meio de sua deciso. A razo para tal investigada, a partir de um trecho da obra de Zlia de Almeida, ela diz quanto a isso que:
Um dos traos marcantes a caracterizar as figuras de Sneca a luta que enfrentam em seu ntimo e que se trava entre as paixes e a razo. As personagens so dotadas de livre-arbtrio e tm conscincia de que, se no so totalmente donas de seu destino, tm possibilidade de fazer o bem e evitar o mal. O fatalismo, presente na maioria das tragdias gregas, substitudo, nas de Sneca, pelo drama psicolgico (CARDOSO, 1997, P.16).

Totaliza-se em oito as tragdias atribudas a Sneca: Hrcules Enlouquecido, As Troianas, Fedra, Agamenon, dipo, Tiestes, Hrcules no Eta e Media. H ainda As Fencias, obra que, ou chegou mutilada, ou no foi concluda. Alm dessas, h tambm Otvia, que, hoje se sabe (SNECA, 1917, p 401-408) no foi realmente escrita por Sneca, mas que, por tradio, includa entre as tragdias senequianas nas edies completas de seu teatro. 5 O MENSAGEIRO Para que se compreenda melhor esta personagem, importante uma anlise de seu nome: Mensageiro; portador de mensagens, anjo, menino de recados. Na Hermenutica remete ao deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses, aquele que traz notcias, significa exprimir, proclamar, interpretar, traduzir. Segundo Perry (2002), a histria conta que a funo do mensageiro est ligada evoluo das formas escritas, esta possibilitou a preservao, organizao e ampliao do conhecimento das primeiras civilizaes e tambm a sua transmisso s futuras geraes. O desenvolvimento de outras tcnicas tambm foi fundamental nesse processo de emancipao. Cerca de 3000 a.C, relatos histricos registram, que os sumrios tinham um sistema de escrita em tabletes de argila (cuneiforme), eles a utilizavam para representar e registrar ideias, casas, ferramentas, instituies religiosas e polticas, e demais atividades, como tambm o comrcio com outros povos. Os persas, com a unificao de sua lngua, o aramaico, fazendo deste sua lngua universal, conseguiu facilitar a comunicao das formas escritas e orais dentro do imprio. O que propiciou a unificao no desenvolvimento das estradas e um sistema postal eficiente.

10

Os hebreus que herdaram caractersticas da civilizao babilnica, em meados do sculo XIII a.C registram o surgimento de um chefe chamado Moiss, que foi recebido por eles como mensageiro de Deus. Este conduziu os hebreus em seu xodo do Egito. Porm, 490 a.C, que se tem registro da maior misso de um mensageiro, ocorreu na batalha de Maratona. Dario I desembarcou na plancie de Maratona a cerca de 40 Km de Atenas. Este seria o castigo pelo auxlio rebelio das cidades jnicas e o incio da Primeira Guerra Mdica. Herdoto, historiador grego, conta que o general Milcades, comandante das tropas de Atenas, enviou o mensageiro Fidpedes a Esparta com um pedido de ajuda. No entanto, os espartanos responderam que s poderiam enviar tropas em seis dias por estarem em celebraes religiosas. Milcades, no poderia esperar tanto tempo e lanou seus 15.000 homens em direo ao local de desembarque persa. Sua tropa foi dividida em trs partes, uma com maior extenso (embora pouco profunda) disposta frente da posio de desembarque e duas outras fraes nos flancos com maior profundidade. A tcnica das falanges gregas era se lanar com velocidade e fria sobre o inimigo, deixando-os atordoados e amedrontados. Herdoto relata que muitos persas ao verem o ataque realizado de maneira insana, sem auxlio de cavalaria ou de arqueiros, preferiam fugir a enfrentar estas tropas. Aps terrveis combates, as tropas gregas capturaram sete barcos e foraram os persas a retornarem para seus navios, obtendo espetacular vitria na Batalha de Maratona. Concretizada a vitria, o General Milcades enviou novamente o mensageiro Fidpedes para Atenas, a fim de informar que os gregos saram vitoriosos e que suas tropas se deslocariam mais para o norte a fim de evitar uma nova tentativa de desembarque persa. Herdoto conta que Fidpedes correu sem parar at irromper pelo Senado de Atenas e anunciar: "Alegrai-vos, atenienses, ns vencemos!". Teria corrido tanto e to rpido, que logo aps o anncio caiu morto, provavelmente por uma parada cardaca. Outros registros dizem que este mensageiro apenas pronunciou a palavra grega '' NIKI '' que quer dizer: vencemos! tambm deste acontecimento que se origina a palavra "correio" do original: correr. Este mensageiro correu aproximadamente 42 km para levar a mensagem. Registros, do sculo XV a.C., relatam a existncia de redes postais entre egpcios e babilnicos, transmitidas por meio de tbuas de argila. tambm dos egpcios que vem o registro do primeiro sistema de correio. Conta o historiador Xenofonte que por causa de um cavalo s poder percorrer normalmente um trajeto de vinte e quatro horas, foi a mando de

11

Ataxerxes II construdo nas estradas postos, que serviam de apoio aos mensageiros, recebendo assistncia, como tambm, cuidado e recebimento das cartas. Os romanos utilizavam tbuas cobertas com cera quente os tabularis ou pergaminhos e papiros, para registrarem suas mensagens. Essas informaes eram trocadas continuamente entre Roma, seus exrcitos e funcionrios espalhados nos vastos territrios conquistados. No entanto, com a queda do Imprio Romano, os correios praticamente desapareceram. Diversos povos faziam de pssaros portadores de suas mensagens. Esses animais eram pintados com cores de determinado significado, de acordo com um cdigo estabelecido, e depois soltos. Transportava mensagens amarradas aos seus ps e seguiam uma rota prensinada. Pelo que se tem conhecimento, os primeiros registros de um servio postal datam de aproximadamente 2000 a.C. e foi utilizado primeiro pelos egpcios. Era basicamente despachos governamentais levados por cavaleiros de uma regio a outra. Os persas, os chineses e os gregos usavam o mesmo sistema e, em casos de longa distncia, utilizava-se de um sistema de revezamento. A cada nmero de quilmetros, o mensageiro parava em uma casa postal para trocar de cavalo ou para passar a correspondncia a outro emissrio que a levaria adiante. Cursus publicus foi o servio postal mais eficiente e seguro da antiguidade desenvolvido pelos romanos. Seus mensageiros chegavam a percorrer, por dia, 70 quilmetros a p ou 200 quilmetros a cavalo. Uma inspeo constante para prevenir seu uso abusivo pra propsitos privados era feita constantemente. Na tragdia, relata squilo, em sua trilogia trgica Orstia, a misso de um guarda que esperou por dez anos o sinal do fogo anunciador da vitria dos Gregos sobre os troianos. O archote5 trazido por um arauto6 das hostes gregas que tambm viveu um futuro incerto longe de sua terra natal. Acabar com o sofrimento desse e do guardio que o esperava.

Significado de Archote s.m. Corda de esparto untada de breu, que arde com luz avermelhada e fuliginosa. Facho, tocha. (Dicionrio on line de Portugus, consultado em 01 de junho de 2011/http://www.dicio.com.br/archote/).
6

Significado de Arauto s.m. Emissrio de um prncipe, encarregado de levar e fazer ouvir as ordens dele. Fig. Mensageiro, porta-voz. Oficial do governo, responsvel por declarar a guerra ou de fazer proclamaes. Antigamente, a comunicao direta entre um governante e seu povo era frequentemente. (Dicionrio on line de Portugus, consultado em 01 de junho de 2011/http://www.dicio.com.br/arauto/).

12

Aqui no alto do palcio dos Atridas aos deuses todos peo h muitos, longos anos que me liberem da viglia cansativa. Firmado em meu brao dobrado, sempre atento, igual a co fiel de tanto olhar o cu noite aps noite agora sei reconhecer a multido inumervel das estrelas, (...)Espreito a todo instante o fogo sinaleiro que nos dar notcia da queda de Tria: so ordens da mulher de nimo viril, rainha rossa, persistente na esperana. Sempre que fao por aqui meu leito duro e deito molhado de orvalho, sem dormir e abandonado pelos sonhos de outros tempos (em vez de sono tenho medo, grande medo que afasta sempre minhas plpebras pesadas), tento cantarolar, dizer alguma coisa que me desperte do torpo e me estimule, mas so soluos que me saem a garganta, pois choro as muitas desventuras desta casa outrora to feliz, to infeliz agora! Que venha, venha logo o protelado termo de minhas incontveis atuais fadigas com a mensagem clara inda no recebida! o sinal! o sinal! Meus olhos veem! Eis a noturna luz que mudar decerto a treva em pleno dia! (ESQUILO. Agammnon, 2006, p 19 e 20).

Como se percebe, somente com a chegada do mensageiro que teria presenciado todos os acontecimentos ocorridos na guerra, que se poderia saber se havia vencedores ou vencidos. Nesta narrativa do guarda, pode-se perceber o quanto ele almejava a chegada do mensageiro, pois somente este traria as notcias que poderia mudar o seu destino. na voz do mensageiro que se torna possvel compreender e ter conhecimento do que se passou na guerra, ele que relata os detalhes de cada instante vivido por ele e pelos guerreiros estando longe de sua terra. Vejamos o que ele diz neste excerto:
Dez anos se passaram, mas enfim retorno! Vi numerosas esperanas fracassarem, mas uma realizou-se: nem sequer em sonhos imaginava vir morrer em minha terra e ter aqui a pretendida sepultura! Seja este cho bendito e seja abenoada a luz do sol, e Zeus bendito nas alturas! Sado Apolo Ptio (no nos atravessem jamais as tuas setas). Temo suportado durante muito tempo a tua hostilidade l longe as margens do Escamandro; s agora o nosso protetor e guarda, santo Apolo! Sado as divindades todas da cidade, principalmente meu patrono e guia Hermes, arauto- mor pelos arautos venerado!(...) Salve, palcio de meus reis, seguro abrigo! Salve, sacrticos! Salve, deuses poderosos que o sol claria! Como em dias j passados, mosstrai semblante acolhedor ao nosso rei depois dos anos infindveis dessa ausncia! Trazendo luz s trevas Agammnon volta por vossa graa e para o bem de todos ns. (ESQUILO. Agammnon, 2006, p 36).

A esta personagem est entregue a funo de guia, domnio de discurso e de interpretao. O papel desempenhado pelo mensageiro nas tragdias gregas e latinas de grande relevncia, ele no apenas narra um fato extracnico que geralmente no poderia ser apresentado ao pblico, mas tambm desencadearia uma mudana conducente a catstrofe. possuidor de um domnio de discurso capaz de convencer aos receptores de sua mensagem, que a narrativa verdadeira.

13

Tornar possvel a comunicao dos homens entre si e com os deuses, alm de ligar duas instncias separadas da histria, tornando possvel o entendimento da mesma, funo do mensageiro. Ao contrrio de outros mensageiros, nesta obra de Sneca, h um grande discurso a ser por ele narrado, como dito anteriormente tenha recebido este destaque por serem as tragdias de Sneca para serem lidas e no encenadas. Tal qual a narrativa do historiador, a narrativa do mensageiro se d funo de comunicar (a)paggeellein) situaes, falas e objetos distanciados do recebedor no tempo e no espao. (BRANDO,2005b, p- 48.). Para Brando (2005), a ao do narrador definida por Aristteles, com o termo grego bastante significativo: apngellon. Acredita-o, ter feito esta escolha do vocbulo, tendo em vista sua funo para o trgico, a relao com o mensageiro ngelos, este que com frequncia faz introdues narrativas de aes dramticas ocorridas fora da cena. Para um cidado mergulhado no seu cotidiano, os acontecimentos extras que posam surgir, parecem fazer parte da paisagem. Por sua vez, o viajante mensageiro, ao contrrio deste, fora de seu solo ptrio, no se identifica com a paisagem por ele observada e qualquer alterao nesta, notado por ele. Seu olhar ser sempre mais atencioso, por isso os fatos por ele narrados possuem tanta veracidade e ainda que cause descontentamento no espectador, o mensageiro ser sempre dotado da capacidade de dizer algo que ningum pde ver. Por isso, sua narrativa torna-se ainda mais admirvel pelo pblico. A caracterstica do mensageiro trgico est nos relatos dos fatos verdicos por ele narrados, mesmo no relatando tudo que aconteceu, ele transmite o necessrio para a compreenso da histria. Assim, ele no s testemunha visual do evento, como tambm o nico que presenciou a cena narrada. Desse modo, h de se perguntar por que os acontecimentos por ele narrado no so encenados. A maior motivao que, tradicionalmente, alguns eventos no eram encenados por falta de tempo e espao no cenrio que estava preenchido com os integrantes do coro. Muito bem ancorado nas peas teatrais, o mensageiro no apenas tem a incumbncia de comunicar, e dar notcias sobre os fatos, mas por meio do reconto dele o drama constitudo. O mensageiro d notcias, em seus discursos, que so indispensveis para o entendimento do enredo. Todavia, no devemos esquecer que se trata de uma narrativa, ou seja, de uma representao verbal das aes no encenadas. Esta narrao caracteriza-se pela

14

mediao entre personagens. Essa mediao realizada pelo discurso do mensageiro que atua na tragdia grega por meio do tempo da narrativa, dos personagens, e dos eventos. Alm da utilizao da verossimilhana, o mensageiro tem a liberdade de detalhar o discurso a sua maneira, trazendo toda uma alegoria, para que a torne mais prxima do real. Por isso muitas vezes seu discurso longo. A esta personagem est entregue um grande poder de eloquncia e retrica.

6 SNTESE DA OBRA FEDRA DE SNECA E A FUNO DA PERSONAGEM MENSAGEIRO NA NARRATIVA Fedra a tragdia que relata o tema da mulher casada, que se apaixona pelo filho do seu marido e por este recusada. Despeitada e ofendida mata-se e faz com que o marido creia que o filho que teria tentado desonr-la. Encolerizado, Teseu, marido de Fedra e pai de Hiplito, provoca a morte deste ltimo. Fedra a prevaricadora que v na morte o nico alvio do amor perverso. No clmax da ao, todos eles encontram um fim trgico, seja pela traio dos prprios sentimentos, seja como vtimas dos sentimentos do outro ou ainda pela ingrata tentativa de restabelecer a honra. o que Sneca relata neste enredo. Este tema frequentemente discutido nas lendas e na literatura. Pode-se compreender o drama do filsofo quanto existncia e sua escolha, representada aqui por meio de palavras, na tentativa de mostrar a seus leitores o conflito do homem com seus sentimentos e o destino esperado aps suas decises. a arte imitando a natureza (Aristteles, 2003, p 30). Fedra era filha de Pasfae e de Minos e irm de Deucalio e Ariadne. Apaixonou-se pelo enteado Hiplito, filho do seu marido, o rei ateniense Teseu com a amazona Hiplita (ou Antopa ou Melanipe), tendo esta paixo sido provocada por Afrodite, como vingana por Hiplito cultuar a deusa Artemisa. Esses personagens se enquadram em complexos mitologemas. No entanto, Fedra no correspondida por ele, uma vez que, segundo a lenda, no gostava das mulheres ou decidira manter-se virgem por devoo a Artemisa. Fedra, com medo de que Hiplito contasse ao pai os seus devaneios, rebentou a porta do prprio quarto e acusou o enteado de t-la tentado violar. Ao contrrio do significado de seu nome, brilhante, esta ideia de Fedra causou acontecimentos bem obscuros para a tragdia. Teseu, encolerizado,

15

pediu a Poseidon para matar o filho, o que este fez mandando um monstro assustar os cavalos do carro de Hiplito quando este se achava na praia. No pice destes acontecimentos surge a narrativa do mensageiro tecendo toda tragicidade. por meio desta personagem que se pode obter e visualizar cada detalhe da morte de Hiplito. O mensageiro no apenas comunica a morte, mas fazendo jus a sua funo utiliza todo conhecimento de retrica, alegoria, e hermenutica para represent-la.

sorte amarga e dura, servido penosa, por que me convocas para a nefanda notcia da desgraa?(...) Ao deixar a cidade, fugitivo, em marcha, desenvolvendo prontamente atrela os cavalos no alto carro e prende as bocas domadas com freios apertados. (...) Mancham de sangue extensamente a costa, e a cabea aos pedaos rebate nos escolhos; as saras lhe arrancam os cabelos, a dura pedra lhe arruna o belo rosto, e por muitas feridas perde a beleza desventurada. As clebres rodas revolvem seus membros moribundos: por fim um tronco, reduzido pelo fogo a estaca, detm pela virilha o arrastado, tendo-se-lhe cravado o cepo, e, com seu condutor transfixado, para um pouco o carro (...) (SENECA, 2007, p. 77 e 81).

Logo em suas primeiras palavras, o mensageiro interroga-se por ter em seu destino a funo de comunicar a trgica morte de Hiplito. possvel notar implicitamente nessas palavras a voz de Sneca quanto ao destino, segundo ele, cada um recebe da vida o que a sua deciso escolhe, o destino no regido por deuses, mas pelas escolhas que se tomam. O mensageiro cumpria ali o papel de portador que escolhera, sabia ele que ao fazer esta escolha, estava sujeito a anunciar boas e pssimas notcias. Mais frente, o mensageiro, ao responder Teseu, lana uma frase, ambgua: No se pode chorar honestamente o que se desejou. O mensageiro adverte a si prprio, que anteriormente lamentava sua misso e a Teseu que, desejando a morte do filho, agora a lamenta. Aqui mais um artfice de Sneca, que faz desta frase do mensageiro um encorajamento para se enfrentar o destino, por isso que o dramaturgo afirmava que ao fazer uma escolha, preciso estar conectado com a razo. Sneca, por meio da voz do mensageiro, adverte que Teseu estava encolerizado ao desejar a morte do filho, e no tomado de razo, ento de nada adiantava querer agora fazer de sua clera uma atitude justa. O destino de Hiplito acabara de ser decidido nada mais poderia mud-lo. Os cavalos despistaram-se provocando a morte de Hiplito, matando seguidamente Fedra, consumida pelos remorsos. O mensageiro nesta obra uma personagem que demostra angstia ao cumprir seu papel, este fato muito chama a ateno, pois sendo ele criatura do autor leva em sua narrativa a agonia vivida por Sneca, quanto existncia e aos acontecimentos vividos na passagem

16

por ela. Tal qual o seu criador, o mensageiro indaga-se a todo instante em sua narrativa demonstrando uma busca por respostas ao mesmo tempo em que faz afirmativas de que as consequncias do destino escolhido era um fato real, que no se podia mudar. Para Sneca, o que muda a forma como o homem reage diante de seu destino, aceitando-o ou rejeitando-o, pois para ele aceitar o destino de livre vontade o que o torna livre. O dramaturgo acreditava que o destino trgico no se concebia na sequncia de acontecimentos pelo qual o homem passava at chegar morte ou a uma profunda culpa, mas ao comportamento do homem diante deste destino. Este que conduz sempre os que lhe obedecem e arrasta consigo os que se lhe opem, afirma Sneca. Pode-se perceber que, na narrativa do mensageiro, quando relata as palavras de Hiplito, este se ops a seu destino e apesar de demonstrar medo seguiu lutando sendo contrrio ao destino que era acometido, Veja o que diz o mensageiro a cerca deste acontecimento:

Somente Hiplito, imune ao medo, contm os cavalos estreitando os freios e os invoca, assustados, com a voz conhecida para encorajar. (...) Opondo-lhe, o teu filho, ameaador, insurge-se com semblante feroz, o rosto no se altera, mas vocifera com fora: No dilacera o meu nimo este terror vo: pois me paterna a tarefa de domar touros (...) Segue-o, persistente, o companheiro, ora percorrendo igual distncia, ora dando a volta para o confronto. Por toda parte provoca terror. No se podia mais fugir; pois, de travs, o horrvel corngero do mar investiu com toda a fronte. .(SNECA,2007, p.79 e 80)

Desse modo, entende-se que Hiplito foi arrastado ao seu destino. Esta afirmativa embasada na narrativa do mensageiro demonstrada acima, pois ele afirma que Hiplito lutou contra a criatura at quando no havia mais como fugir e foi arrastado de maneira tal que seu corpo ficou todo dilacerado. Sneca, a todo instante, na narrativa de sua personagem mensageiro deixava claro sua opinio sobre o destino, demonstrando-se um tecedor7 brilhante das palavras. Como visto o mensageiro torna-se personagem de grande relevncia nas tragdias, pois possibilita ao expectador visualizar os acontecimentos fora da cena, como tambm transmitir a voz implcita do autor e seus pensamentos sobre os acontecimentos. Neste caso, transmitindo o que Sneca pensava sobre deciso e destino. Ressalta-se o fato de esta ser uma das verses do mito, uma vez que na mitologia um conto tem usualmente muitas variantes, diferindo por vezes estruturalmente entre si. O trgico em Fedra est no fato dela no conseguir renegar ou seu amor por Hiplito ou sua fidelidade
7

Significado de Tecedor :adj. e s.m. Que ou aquele que tece panos; tecelo. Fig. Que ou aquele que tece enredos; intrigante, fofoqueiro. ( Dicionrio on line de Portugus, pesquisado em 10 de junho de 2011, http://www.dicio.com.br/tecedor/)

17

por Teseu, como no capaz de super-los. Ela uma herona trgica. Plato (2000), j dizia que, a alma imortal humana consistia de trs partes: a razo, a coragem e os instintos. Apenas se essas trs partes estivessem em equilbrio e no se contradissessem mutuamente, o ser humano poderia ser feliz. Ao investigar em suas tragdias os aspectos que lhes conferem uma funo didtica, podem-se identificar nas peas as argumentaes utilizadas por Sneca para infundir no pblico as suas ideias e, assim, numa evidente inteno pedaggica, persuadir seus ouvintes prtica da virtude, conforme fica explcito no seguinte trecho.

Esposa de Teseu, ilustre prognie de Jpiter, expulsa prontamente as infmias do teu castro peito, dele extingue as chamas e esperana funesta de um amor. No te prestes, submissa: quem quer que tenha, de incio, impedido e rechaado o amor esteve seguro e foi vitorioso; quem nutriu o mal, afagandoo docemente, recusa-se, tarde demais, a suportar o jugo a que se rendeu. (SNECA, 2007, p. 33)

Dessa forma, Sneca alcanava uma parte privilegiada da sociedade romana, que era acostumada a lazeres intelectuais e, assim, mais receptiva aos eventos artsticos. Conseguia assim, expor, dialogar e ensinar seu pensamento estico.

CONSIDERAES FINAIS

Por meio dos escritos elaborados e fundamentados com referncia em escritores filsofos e literrios foi possvel ampliar o conhecimento, bem como proporcionar um dilogo com a histria, filosofia trgica e a literatura, na busca de compreender o surgimento, funo e importncia do mensageiro nas tragdias. Tomando como base a anlise de seu discurso na obra Fedra de Sneca, tornou-se possvel entender o papel exercido por ele, pois a visualizao de suas narrativas na obra citada possibilitou uma anlise das palavras, que demonstravam o desfecho do personagem, como tambm a ligao e informao dos fatos extracnicos. Outrossim, o referido estudo mediou uma viagem do papel do mensageiro na histria da humanidade e nas tragdias o que aprimorou o entendimento exercido por esta personagem, fez entender que as palavras ditas na obra so muito bem planejadas por Sneca,

18

que no apenas faz a personagem mensageiro narrar o que o espectador no pode ver, mas implicitamente h a sua voz e pensamento sobre a existncia e o destino. Em suma, a discusso no se encerra, o caminho percorrido abre novas possibilidades que proporcionaro novas descobertas. Entretanto, no nctar final deste estudo, percebe-se que algumas ideias ficaram para serem implementadas.

Abstract: This article aims to discuss the character messenger at work "Phaedra" by Seneca, and the important role she has making connection between the events of history, as well as reporting of the events narrated scenic extra for it, triggering the tragic and changing the entire plot. Yet here we analyze the emergence of this character through the history and the tragedies. For this we used philosophers as Nietzsche, Aristotle, Plato and Seneca, as well as theorists of the theater Lesky. Keywords: Tragedy. Seneca. Messenger. Phaedra.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARISTTELES. A Potica. Trad. Eudoro de Souza. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. 1992. ARISTTELES. Arte potica. Trad. Pietro Nassetti So Paulo: Martin Claret, 2003. BORNHEIM, GERD. Breves observaes sobre o sentido e a evoluo do trgico, em O sentido e a mscara. So Paulo, Perspectiva, 1992. BRANDO, Jacyntho Jos Lins. A inveno do romance. Braslia: Editora universidade de Braslia, 2005. CARDOSO, Z.A. As Troianas. So Paula: Ucitec, 1997. ESQUILO. Orstia: Agammnon. Rio de Janeiro, Jorge Zahar: 2006.

19

LESKY, Albin. Do problema do trgico, em A tragdia grega, So Paulo: Perspectiva, 1976. LESKY, Albin. A Tragdia Grega. So Paulo: Ed. Perspectiva, 2000. NIETZSCHE, Friedrich. Introduo tragdia de Sfocles. Trad. Ernani Chaves. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2006. NIETZSCHE, Frederico Wilhelm . A origem da tragdia. Traduo de lvaro Ribeiro. Lisboa: Guimares Editores, 1994. PERRY, Marvin. Civilizao Ocidental uma histria concisa. Trad. Waltensir Dutra, Silvana Vieira. So Paulo: Martins Fontes, 2002. PLATO, A Repblica. Trad. Enrico Corvisieri. So Paulo: Nova Cultural, 2004. PLATO, Fedon. So Paulo: Abril Cultura, 2000. SNECA. Aprendendo a viver. Trad. Willian li. So Paulo: Martins Fontes, 2002. SNECA. Epistles. Trad. Ruchard M. Gummere. Harvard., Loeb, 2001. SNECA. Fedra. Trad. Daniel Peluci Carrara e Fernanda Messeder Moura. So Paulo: Peixoto Neto, 2007. VERNANT. Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos. So Paulo: EDUSP, 1973. Histria e atualidades: A Batalha de Maratona e a Prova Desportiva, disponvel em http://histatual.blogspot.com/2009/10/para-falar-sobre-batalha-de-maratona-e.html. Acessado em 16/06//2011.

También podría gustarte