Está en la página 1de 45

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALRGICA

Introduo metalurgia dos no ferrosos

Divises da Metalurgia
A metalurgia pode ser dividida nas seguintes reas:
Eng. Metalrgica

Metalurgia fsica (propriedades) Metalurgia mecnica (conformao) Metalurgia extrativa (produo do metal)

Concentrao
Nas operaes de metalurgia extrativa o minrio recebido da mesma forma que ele encontrado mina e, por isso, normalmente, esse deve ser submetido a alguma operao que permita separar os minerais de valor da ganga. reduo de tamanho. flotao.

Metalurgia Extrativa
Ustulao Calcinao Reduo Lixiviao Eletrorrefino Precipitao Fuso Refino ao fogo Eletroobteno Extrao por solvente
4

Metalurgia Extrativa
Metalurgia extrativa a cincia de extrao de metais de seu minrios, concentrados ou rejeitos por mtodos qumicos. Ela dividida em trs ramos: Hidrometalurgia:Tcnologia de extrao de metais por mtodos aquosos. (baixas temperaturas) Pirometalurgia: Tcnologia de extrao de metais por mtodos trmicos a seco. (altas temperaturas) Eletrometalurgia: Tcnologia de extrao de metais por mtodos envolvendo eletricidade. 5

ferrosos Metalurgia extrativa


Nquel

pirometalurgia pirometalurgia hidrometalurgia

no ferrosos

Lato

Fluxogramas
Os processos ou combinaes de processos que so utilizados em uma dada planta industrial so ilustrados, convenientemente, atravs de um fluxograma. Para a produo de um mesmo metal um fluxograma pode variar devido : - minrios com diferentes composies. - diferentes fornecimentos de energia. - diferentes demandas para o produto final. - plantas de diferentes tamanhos.
7

Os principais tipos minrios so:


- xidos
(hematita - Fe2O3)

Kyanite (Al2SiO5)

- sulfetos
Franklinit (Fe,Mn,Zn)(Fe,Mn)2O4

(calcocita Cu2S)

Cuprite (CuO)

- silicatos
(Willemite Zn2SiO4)

Bornite (Cu5Fe S4)

Chalcopyrite
Willemite (Zn2SiO4)

10

O tratamento proposto para um minrio feito de acordo com a natureza qumica da matria prima. As tendncias da metalurgia extrativa sempre processar minrios que se tornam cada vez mais pobres e produzir metais com pureza elevada. (O que no era minrio ontem pode ser hoje!!!) Para que a extrao de um determinado metal seja feita, torna-se necessrio conhecer a natureza do minrio, isto , se ele xido, sulfeto, fosfato, silicato, etc. A pureza exigida para o produto final de extrema importncia.
11

Operaes Unitrias e Processos Unitrios Operao unitria: Etapa de uma planta industrial onde o processo envolvidos um processo fsico. Processos unitrios: Etapa de uma planta industrial onde o processo envolvido um processo qumico.

12

Hidrometalurgia & Pirometalurgia

13

Hidrometalurgia & Pirometalurgia Processos pirometalurgicos so mais viveis quando trabalhamos com minrios com alto teor e baixo nvel de impureza (As, Pb, Hg, F-). Devido ao iminente esgotamento das reservas tradicionais de alto teor, a ateno dos metalurgistas se voltou para o tratamento de minrios com baixo teor. Problemas gerados pela extensiva moagem e flotao, fontes complexas entre outros acabam por inviabilizar a pirometalurgia para o tratamento desses minrios.
14

Vantagens e desvantagens dos processos hidrometalrgicos e pirometalrgicos

- Tratamento de minrios de baixo teor


Tratamento de minrios complexos Disposio dos resduos Disposio de efluentes Gerao de SO2 Custo operacional Plantas processuais Cintica

15

Tratamento de minrios complexos


O tratamento de minrios complexos por mtodos pirometalrgicos inapropriado contudo, apropriado para processos hidrometalrgicos.

Tratamento de minrios de baixo teor


Tratamento de minrios de baixo teor por pirometalurgia inapropriado por causa da grande quantidade de energia necessria para fundir a ganga. Por outro lado, esses minrios so especialmente apropriados para extrao por processos hidrometalrgicos (podemos utilizar agentes lixiviantes especficos).
Clique aqui
16

Disposio dos resduos


Resduos de processos pirometalrgicos so, normalmente, de maior granulometria e inertes (ex: escria). Resduos de processos hidrometalrgicos so slidos finamente divididos que podem criar problemas quando secos e se molhados podem acabar sendo lixiviados (so no inertes).

Disposio dos efluentes


Os efluentes pirometalrgicos so gases e os efluentes dos processos hidrometalrgicos so lquidos.
Clique aqui
17

Gerao de SO2
Processos pirometalrgicos: SO2 Processos hidrometalrgicos: So ou SO42-

Custo operacional
Custos de processos pirometalrgicos aumentam a uma maior velocidade para operaes em menores escalas quando comparados com processos hidrometalrgicos.
Clique aqui
18

Plantas processuais
A engenharia de plantas hidrometalrgicas mais complexa, necessitando de muitos controles qumicos. (pH, Eh, [ons], etc) Jarosita [KFe3(OH)6(SO4)2] (K+, Na+, NH4+, H+)

Cintica
Os processos pirometalurgicos mostram sempre vantagens cinticas.
19

Escolha do processo
Normalmente, um metal pode ser produzido de um minrio ou concentrado por mais do que um tipo de processo. No entanto, a escolha entre os diferentes processos vai depender de vrios fatores: - Natureza do minrio. - Localizao da mina. - Pureza necessria para o produto final.
(Zn do processo RLE mais puro e utilizado em ligas, Zn produzido por processo piro utilizado para galvanizao)

- Recuperao de impurezas. - Reatividade dos metais presentes no minrio.


20

21

O tratamento extrativo para a maioria dos metais noferrosos possuem muitas caractersticas em comum tanto para o processamento piro como para o hidro. Para um melhor entendimento dos tratamentos especficos, os metais no-ferrosos podem ser divididos em reativos e no reativos. Metais no-reativos: Cu, Ni, Pb, Co, Au e Ag Metais reativos: Al, Ti, Mg, Zn e U

22

Metais no reativos

Metais reativos

23

24

Processos Pirometalrgicos

25

Pode-se estudar os processos pirometalrgicos sobre dois pontos de vista:


1- Aspectos Qumicos

2- Aspectos de Engenharia

Antes de discutir esses aspectos, vamos primeiro discutir a importncia da formao de fases imiscveis nos processos pirometalurgicos.
26

Formao de fases imiscveis Durante a fuso de um determinado minrio, os silicatos, os sulfetos, os arsenatos e os metais formam, cada um, uma fase fundida individual.

Todas essas fases esto presentes quando se funde o xido de chumbo (obtido pela oxidao do sulfeto de chumbo) na presena de carbono. Nem sempre todas as fases esto presentes no processo, os sistemas mais 27 comuns so metal/escria e mate/escria.

Fuso da carga Para facilitar o processo de fuso, um flux normalmente adicionado visando combinao desse com os componentes com alto ponto de fuso e, dessa forma, dar origem a uma escria com baixo ponto de fuso.
CaO

SiO2

28

Escria
So denominados xidos bsicos aqueles que fornecem ons oxignio: MO M2+ + O2Um xido cido ser aquele que absorve o oxignio fornecido pelo xido bsico: SiO2 + 2O2- SiO44-

29

30

Uma escria considerada cida se rica em SiO2 e bsica se pobre em SiO2 (rica em xidos bsicos).

31

Existe um outro grupo de componentes em minrios que possuem a capacidade de combinar com escrias cidas e escrias bsicas, esses so chamados xidos anfteros.

3 Al2O3 + 2 SiO2 Al6 [Si2O13 ]


Nesse caso, o xido de alumnio fornece ons de oxignio de acordo com a reao: Al2O3 2Al3+ + 3O2-

32

O xido de alumnio pode tambm reagir com um xido bsico, como o CaO, para formar aluminato de clcio:

Al2O3 + CaO Ca[Al2O4 ]

Nesse caso, o xido de alumnio reage como um xido cido: 2Al3+ + 3O2Al2O3

33

Em processos pirometalurgicos, escrias so produzidas em grandes quantidades. Dessa forma, essa pode ser disposta em uma das seguintes formas:
Coletada em panelas e transportadas at as pilhas. Granuladas e em seguidas transportadas atravs de correias at as pilhas

Escrias com altos teores de metal de valor so recirculadas ou tratadas.

34

Os seguintes fatores influenciam a fluidez de uma escria: Temperatura: Quanto maior a temperatura maior a fluidez da escria. Composio: Como mostrado anteriormente, a viscosidade da escria pode aumentar ou diminuir de acordo com o xido presente.
Escrias possuem pequena condutividade eltrica: Isso demonstra seu carter inico. Essa propriedade utilizada industrialmente para o aquecimento da carga, isto quando eletrodos so imersos em uma escria fundida e uma corrente passada pela mesma, a temperatura da escoria aumenta 35 permitindo fundir a carga

Clique aqui

36

37

Aspectos de Engenharia
1. 2. 3. 4. 5. 6. Transferncia de calor Compactao de p Separao slido gs Oxidao em fase slida Oxidao em fase fundida Reaes metalotrmicas
Operaes normalmente utilizadas para a produo de metais comuns Fe, Cu, Pb, Zn, Ni, Sn e Hg

38

Transferncia de calor
A utilizao de minrios de baixo teor levam a necessidade de uma etapa de beneficiamento antes da introduo do material ao forno. Esse material no pode ser adicionado dessa forma no Alto-forno devido a dificuldade da fase gasosa atravessar um leito no poroso. Isso levou :
Introduo de novos tipos de fornos Compactao de ps para a utilizao em Alto- forno

Clique aqui

39

Separao Slido Gs: Uma vez que se utiliza de material fino na alimentao dos fornos, a retirada de material particulado dos gases de sada de fundamental importncia nos processos pirometalrgicos. Oxidao de uma fase slida: Operao de extrema importncia para o tratamento de minerais sulfetados. Oxidao em fase fundida: Operao de converso da mate a cobre blister.

Clique aqui

40

A reduo metalotrmica uma operao especial utilizada para a produo de metais reativos Metais que no podem ser reduzidos pelo carbono ou hidrognio.

41

Aspectos Qumicos
1. Tratamento preliminar 2. Separao do metal 3. Refino

i) No necessria a presena de todas as etapas em um determinado processo (Minrios com alto teor podem ser reduzidos diretamente) ii) Algumas tcnicas podem ser utilizadas nas trs etapas (clorao).
42

43

44

45

También podría gustarte