Está en la página 1de 3

NOTAS SOBRE MAQUIAVEL 1.

Elementos da poltica

Primeiro elemento da poltica que tem que haver governado e governantes, dirigentes e dirigidos, sem este elemento no h que se falar na arte de se fazer poltica. Para isso devemos desenvolver linhas de menores resistncia, ou linhas racionais, para obter a obedincia de dirigido e governados. No h como negar que sempre haver diviso entre governante e governando, mesmo nos grupos mais homogneos. N a realidade at os chamados individualista, so homens de partidos, ainda que, gostaria apenas de ser chefes de partidos, no por se tratarem de convico mais sim, para elevar seu ego, e Aristteles j havia confirmado O homem um animal politico. 2. O partido poltico Para que existe partido necessria convergncia de trs elementos: elemento difuso responsvel pela disciplina e fidelidade, que fundamental, porm o partido no sobrevim sem as demais, a coeso que responsvel pela a centralizao e disciplina, fato de difcil formao e por ultimo o elemento mdio responsvel pela a articulao do primeiro com o segundo. Para fortalecer os elementos acima ter que haver formado nos partidos convico frrea e que uma determinada soluo dos problemas necessria, ainda que no agrade todas as parte, pois na luta deve sempre prever derrota e preparar sucessores to importante quanto a vitoria. 3. Industriais e proprietrio de terras Toda grande indstria no tem partido, pois apoia o que lhe interessa, e por outro lado existem interesses permanentes ligados entre os proprietrios de terras, embora os sejam mais organizados politicamente, que a indstria., O autor da obra defende a participao da Indstria e dos proprietrios de terras, na formao dos partidos no qual preciso ter base uma carter monoltico e no em questes secundaria, preciso vigiar para que exista homogeneidade entre dirigente e dirigidos, s assim todos ganharam.

4. Alguns aspectos tericos e prticos do economicismo Economicismo movimento terico pela a livre iniciativa. Possui poucas relaes com o liberalismo, somado a filosofia de prxis, onde o liberalismo .em regras geral visa distribuio da renda nacional, A prxis, entendi como transformao objetiva do processo social. Para tanto Gramsci, elabora estratgia anticapitalista, com objetivo de levar a classe trabalhadora , a aceder ao poder poltico, sendo assim a luta poltica dever ser uma luta consciente, para entender a exigncia da posio econmica das massas, que pode estar uma posio contraria das chefes tradicionais. 5. Previses e perspectivas Esta perspectiva aprofundada por Gramsci ao denominar de catarse o processo de elevao do nvel da conscincia corporativa para o nvel da conscincia de classe. Para o pensador italiano, impensvel a reflexo sobre a organizao poltica sem considerarmos a diviso da sociedade em classes antagnicas. preciso distinguir no somente o diplomata do politico, mas tambm o cientista do politico em ao, o politico em ao segundo o autor um criador, um instigador, baseia na realidade efetiva, em determinada fora que considera progressista e reforando-a para levar ao triunfo. 6. Anlise de situaes. Relao de fora Para analisarmos as situaes e necessrio estabelecer diversos graus entre foras: exposio da cincia ou da arte politica, onde pode ser como um conjunto de preceitos prticos de pesquisa e observao particularmente teis para despertar o interesse efetiva. Nota-se que a relao de fora mais importante observada e que qualquer analise no devem e nem deve ser o fim em si mesma, mas somente adquire um significado se servem para justificar algo pratico, ter iniciativa de vontade. CONCLUSO: Governado e governante, dirigido e dirigente existem realmente. Toda cincia e arte da politica se baseiam nesse fato primordial,

irredutvel em determinada condio. A seguinte premissa fundamental, queremos que governados e governantes existam sempre ou queremos criar condio para que a necessidade dessa diviso desaparea? Partiremos do princpio de que a eterna diviso do gnero humano inevitvel ou acreditaremos que ela seja apenas um fato histrico que responde determinada condio humana.

También podría gustarte