Está en la página 1de 44

A r t igo

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA A PARTIR DAS NOES DE ESTRUTURA E PROCESSO EM HISTRIA*
Ana Rosa Cloclet da Silva **

Resumo: Este artigo analisa comparativamente alguns textos de Marc Bloch, Lucien Febvre e E.P. Thompson, de modo a confrontar algumas de suas principais concepes terico-metodolgicas acerca da disciplina histrica. Uma especial nfase dada s noes de estrutura e processo, apresentadas nas obras desses historiadores, a partir das quais acreditamos ser possvel apreender as principais semelhanas e divergncias entre suas proposies. Mais que sugerir uma provvel interferncia da historiografia dos Annales no pensamento do historiador marxista ingls, esta discusso visa a apontar a relevncia de uma reflexo articulada dessas duas propostas historiogrficas.
*

Abstract: This article intents to build a comparative analysis of some of Marc Bloch, Lucien Febvre and E.P. Thompsons texts, making a confrontation between some of their main theoretical-methodological conceptions about the historical discipline. A special emphasis is given to the notions of structure and process, presented in these historians works, from which we believe it becomes possible to remark some of the main similarities and divergences between their propositions. More than suggesting the existence of a possible interference of the Annales historiography over the English Marxist historians thought, this discussion tries to bear out for the relevance of an articulated reflection on these two historio-graphic proposals.

Agradeo ao prof. Dr. Sidney Chalhoub e a profa. Dra. Isabel A. Marson pelas colaboraes e sugestes oferecidas ao longo de seus cursos de ps-graduao. Doutoranda em histria social pela Unicamp.
Campinas - SP NO 4/5 91-134 1997/1998

**

HISTRIA SOCIAL

92

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

Palavras-Chave: Marc Bloch Lucien Febvre E. P. Thompson Annales estrutura processo experincia. Keywords: Marc Bloch Lucien Febvre E. P. Thompson Annales structure process experience.

Introduo
Num artigo publicado na Review, em 1978, P. Burke discute a questo da adequao ou no dos Annales como paradigma a ser seguido pela historiografia social britnica e, particularmente, pelos historiadores de tradio marxista. Nesse artigo, o autor constata um desconhecimento por parte dos historiadores ingleses dos trabalhos produzidos na Frana por historiadores como Marc Bloch e Lucien Febvre, desconhecimento este que teria perdurado at a dcada de 19501. Uma primeira reao aos Annales teria ocorrido nessa dcada, sendo, porm, caracterizada por Burke como uma reao negativa, na qual tanto o desconhecimento de termos e conceitos utilizados pelos franceses (o que ele chama de barreira conceitual) quanto o medo das grandes generalizaes dos Annales, bem como a excessiva preocupao destes com as questes de metodologia (em contraposio ao empirismo britnico), teriam propiciado um contato pouco construtivo entre essas duas historiografias. No entanto, conforme ressalta Guy Bois, esse contato no deve ser enfocado unidirecionalmente: se por um lado houve pouca assimilao dos Annales na historiografia marxista at a dcada de 50, por outro, j por essa poca, a historiografia francesa sofria uma influncia indireta do marxismo. Segundo ele, foi como mtodo de anlise unindo economia e histria que o marxismo influenciou na Frana a cincia histrica2, no perodo em questo, destacando-se nesse processo de penetrao difusa do marxismo, historiadores como Ernest Labrousse e Marc Bloch.
1

Eric Hobsbawm questiona esse suposto atraso na assimilao dos Annales, pela historiografia britnica, em comentrio ao texto de P. Burke. A citao extrada por Guy Bois de A Histria Hoje, de Jean Bouvier (cf. Bois, 1993: 245).

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

93

A dcada de 60, por sua vez, marcaria aquilo que Burke caracteriza como a reao positiva dos historiadores britnicos aos Annales, em que, graas s tradues de algumas obras francesas, maior abertura a trabalhos estrangeiros, bem como ao aumento da interdisciplinaridade nas universidades inglesas, foi possvel um maior conhecimento do que se processava na historiografia francesa e, simultaneamente, a elaborao de uma crtica construtiva desta. Por outro lado, a partir da dcada de 60 que a influncia indireta do marxismo na Histria Nova passa a se dar sob formas renovadas. Conforme destaca Guy Bois, o elemento novo que essa influncia no se limita mais apenas ao domnio econmico-social: ela se estende ao conjunto das instncias da vida social3. Nessa influncia indireta, destacam-se mais recentemente as contribuies diretas do marxismo historiografia francesa, mediante historiadores que se referem explicitamente ao materialismo histrico, que conduzem suas pesquisas no mbito de suas hipteses gerais e cujo esforo principal tem por objeto um problema dado: a articulao entre Histria e determinada cincia humana, ou a abertura de novos campos histricos4. Nesse processo de interferncia mtua entre o marxismo e a historiografia francesa, ainda que diferentes grupos de historiadores britnicos tenham assimilado esta ltima de formas tambm diversas, e, ainda que Bloch tenha sido sempre uma influncia mais marcante que Febvre nesse processo de assimilao, Burke destaca a especial recepo dos historiadores britnicos marxistas historiografia dos Annales5. Uma recepo, segundo Hobsbawm,
3

Segundo Bois (1993: 246), os historiadores franceses passam a utilizar, ainda que implicitamente, o conceito de modo de produo, assim como incorporam o conceito de ideologia como o caso de Jacques Le Goff e de Georges Duby. o caso de historiadores como Rgine Robin, em Histria e Lingstica e Michel Vovelle, em Histria das Mentalidades. De acordo com Guy Bois (1993: 249-250), essa interferncia reflete a obra de historiadores marxistas plenamente conquistados pela utilizao dos novos mtodos, e cuja preocupao central fazer a metodologia marxista progredir. Destacam-se, nesse sentido, os trabalhos do historiador alemo Hans Medick, e do antroplogo marxista francs Maurice Godelier.

94

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

amigvel e at mesmo cooperativa e que de estranhar dado o carter geralmente fechado dos marxistas s escolas de outras tradies. Foi nesse contexto mais geral da assimilao dos Annales pela historiografia britnica e, particularmente, pelos historiadores marxistas, que E.P. Thompson elaborou um de seus principais trabalhos histricos: A Formao da Classe Operria Inglesa, de 1963. Neste, muitas das questes tericas e polticas subjacentes anlise de Thompson j aparecem desenvolvidas, ainda que uma discusso mais explcita seja feita basicamente no prefcio da obra. No entanto, muitas dessas questes so retomadas e mais bem elaboradas em seus trabalhos posteriores, destacando-se dentre estes o texto A Misria da Teoria, de 1978. Nesse trabalho, Thompson sistematiza, a partir de uma crtica ao estruturalismo althusseriano, suas prprias concepes sobre a disciplina histrica discutindo questes relativas tanto ao objeto desta ltima quanto a seus mtodos de investigao a partir de um enfoque que busca resgatar a prpria teoria marxista em sua originalidade. Nesse esforo de explicitar seus pontos de vista tericometodolgicos em relao disciplina histrica, Thompson se vale, em diversos momentos do texto, de referncias ao historiador francs Marc Bloch, revelando profundas convergncias em relao concepo deste ltimo sobre os temas que definem o ofcio do historiador. Thompson (1981: 29) chega mesmo a referir-se a Bloch como aquele formidvel praticante do materialismo histrico. Em outros momentos do texto (pp. 82 e 104), demonstra estar a par dos trabalhos publicados na revista dos Annales (Annales E.S.C.) e critica Althusser pelo fato de este ignorar a produo historiogrfica francesa, referindo-se particularmente ao mtodo comparativo de Bloch e noo de tempo histrico de Braudel. Uma anlise mais detida da Misria da Teoria, comparativamente a alguns dos textos elaborados pelos fundadores dos Annales (Marc Bloch e Lucien Febvre), revela muito mais convergncias entre os paradigmas histricos por eles propostos, que aquelas explicitamente ressaltadas por Thompson. Estas convergncias sugerem, para alm de uma simples

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

95

coincidncia terica entre os historiadores dessas duas tradies, o importante papel referencial que os trabalhos dos Annales tiveram na obra de Thompson, particularmente o texto Introduo Histria, diversas vezes citado pelo autor, texto que foi elaborado por Bloch no final de sua vida e sistematiza suas concepes sobre a natureza e os mtodos da disciplina histrica. Alm disso, uma leitura comparativa desses dois textos, tendo como referncia outros trabalhos dos Annales (alguns trabalhos histricos de Bloch e Febvre, bem como os textos deste ltimo reunidos sob o ttulo de Combates pela Histria) e de Thompson (particularmente seu estudo A Formao da Classe Operria Inglesa e Tempo, Disciplina de Trabalho e Capitalismo Industrial), revela que grande parte das diferenas e similitudes entre esses historiadores podem ser apreendidas se nos detivermos num exame mais atento de suas noes de estrutura e processo em histria. Conforme procuraremos analisar neste trabalho, essas noes delimitam os dois focos de questes que esto sendo criticados tanto pelos Annales (em sua oposio histria-tradicional) quanto por Thompson (em sua crtica ao estruturalismo althusseriano), a partir dos quais se delineiam seus prprios mtodos e concepes mais gerais acerca da natureza do conhecimento histrico. Dessa forma, partindo dos contextos mais gerais que marcaram a emergncia das obras de Febvre e Bloch (com especial nfase neste ltimo, que explicitamente citado na Misria da Teoria) e de Thompson identificando a seus principais interlocutores, em oposio aos quais se elaboraram suas apologias da disciplina histrica o objetivo deste artigo ser relacionar suas noes de estrutura e de processo histrico. Perseguindo este objetivo, teremos a oportunidade de resgatar suas principais propostas acerca do objeto e mtodos de investigao da disciplina histrica.

Contexto e Interlocutores
A revista Annales, criada em 1929, emergiu num contexto de oposio que vinha sendo gerado desde o final do sculo XIX ao que se denominou histria tradicional: uma histria ligada ao nome de Leopold

96

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

von Ranke, que desbancava a histria scio-cultural do sculo XVIII, centrando-se na narrativa dos acontecimentos polticos, a partir da vida de grandes personagens histricos6. Nesse contexto de crtica histria poltica, caracterstico da virada do sculo, o debate essencial travado no interior das cincias sociais girava em torno da prpria instituio da histria como cincia humana, da legitimidade de suas pretenses cientficas e, de forma mais abrangente, da prpria definio de cincia. Um debate em que se encontravam, de um lado, aqueles que, valendose de uma concepo do conhecimento prpria ao mundo fsico, negavam ao conhecimento histrico a capacidade de responder a critrios reconhecidamente cientficos. Essa posio abrangia tanto o grupo dos socilogos reunidos em torno de mile Durkheim, que atribuam a capacidade de elaborao de uma cincia da evoluo humana apenas sociologia o que significava ignorar o evento e boa parte da vida mais intimamente individual quanto os historiadores historizantes, formadores dessa histria tradicional, os quais, no conseguindo inserir a histria nos quadros do legalismo fsico, negavam-lhe a possibilidade de ser reconhecida como conhecimento cientfico. De outro lado, situavam-se os historiadores que expressavam uma nova concepo de cincia, mais voltada para as probabilidades e para a relatividade e que, nestes termos, procuravam instituir a histria como disciplina cientfica7. Era nesta nova concepo que se inseriam os principais fundadores dos Annales, Marc Bloch e Lucien Febvre.

Segundo P. Burke (1992: 18-19), mesmo no sculo XIX alguns historiadores discordaram dessa histria tradicional, destacando-se entre eles Michelet e Burkhardt e, fundamentalmente, os historiadores econmicos, os opositores mais bem organizados da histria poltica. Segundo Bloch (1965: 22), os estudiosos estavam, a partir de ento, muito mais preparados para admitir que um conhecimento merece o nome de cientfico ainda que no seja suscetvel de demonstraes euclidianas ou de imutveis leis de repetio. Aceitamos muito mais facilmente fazer da certeza e do universalismo uma questo de grau.

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

97

Neste sentido, estes historiadores no apenas estiveram profundamente influenciados pelas correntes do debate prvio fundao da revista, como colocaram em prtica e reelaboraram vrios dos programas por elas lanados. Conforme destaca Burke (1992: 12), eles perseguiram trs idias diretrizes: a substituio da histria tradicional por uma histria-problema; a defesa de uma histria total das atividades humanas (em lugar da histria poltica) e, para levar a cabo esses dois pontos, a interdisciplinaridade. Redefinir o papel central da histria no interior das cincias sociais a partir dessas diretrizes bsicas implicava, por sua vez, a prpria discusso terica acerca da natureza da disciplina histrica, tanto no que diz respeito a seu objeto de estudo quanto, e fundamentalmente, no que se refere a mtodos de investigao compatveis com as pretenses de uma histria explicativa, que almejava o estatuto cientfico8. A partir desse contexto mais geral da emergncia dos Annales, podemos nos perguntar em que medida ele guarda similitudes e diferenas em relao ao contexto de emergncia da obra do historiador marxista ingls E.P. Thompson. Para tanto, devemos considerar os fatores mais gerais que propiciaram a confluncia entre a historiografia marxista e mais particularmente o marxismo britnico e a historiografia francesa, conforme apontado mais acima. Em primeiro lugar, deve-se ter em conta o fato de o marxismo aspirar a uma viso global, coerente e dinmica dos processos sociais (Bois, 1993: 241), tendendo assim a uma histria total, que engloba simultanemente os diversos aspectos da vida social (econmico, poltico, social, mental). Dessa forma, conforme destaca Guy Bois, o marxismo apresenta uma vocao para a interdisciplinaridade uma das diretrizes
8

neste sentido que Bloch (1965: 28) afirmava, na dcada de 40, a idia de que a histria deveria ser entendida como uma coisa em movimento e, mais que descrev-la, o importante era dizer como espera esta cincia fazer-se progressivamente. Uma cincia da diversidade e do plural, que tem como objeto os homens no tempo e que no se define apenas por seu objeto, mas pelos mtodos de investigao.

98

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

bsicas da historiografia dos Annales. Alm disso, conferindo um papel central s classes sociais e sua luta no movimento das sociedades, o marxismo se volta mais para a anlise das estruturas que para os acontecimentos superficiais, mais para o coletivo, que para o individual, mais para o cotidiano que para o acidental, pontos estes que tambm convergem com as novas diretrizes dos Annales na crtica histria tradicional (cf. Bois, 1993: 245). De modo mais especfico, podem-se destacar vrios outros fatores que propiciaram a recepo dos Annales na Inglaterra, num perodo at mesmo anterior ao identificado por Burke. Reconhecendo o contato com essa historiografia desde a dcada de 30, Hobsbawm (1978: 158) destaca a importncia da presena de Bloch em Cambridge, por essa poca, quando j era reconhecido como o maior medievalista. Alm desse fato localizado, o contato entre essas tradies historiogrficas teria sido propiciado pela importncia adquirida entre os jovens marxistas pela histria econmica e social, atravs da qual teria havido uma direta influncia e relao do grupo dos Annales na histria britnica, at a gerao de Burke. Hobsbawm (1978: 159) cita ainda como fator propulsor do contato entre essas duas historiografias a existncia de um foco temtico comum a ambas, no perodo do ps-guerra: o interesse pelo perodo de desenvolvimento do mundo moderno, nomeadamente a economia dos sculos XVI e XVII. Na Inglaterra, esse interesse foi suscitado, em grande medida, pelo debate Dobb-Sweezy (acerca da questo da transio do feudalismo para o capitalismo) levando a um contato com os trabalhos desenvolvidos na Frana, por Febvre e Braudel, sobre os sculos em questo. Por ltimo, vale notar, o contexto de confluncia entre marxismo e Annales representou um momento em que tanto estes quanto os marxistas britnicos estavam lutando num mesmo campo, ou seja, buscando desbancar a histria tradicional, que ainda predominava na Inglaterra nas dcadas de 50 e 60, na tentativa de instituir uma histria total. No entanto, importante destacar que, no que diz respeito a essa comparao entre a obra de Thompson e a dos Annales (Bloch e Febvre), a

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

99

percepo do inimigo comum, se assim podemos entender o significado da histria tradicional para ambos, dava-se a partir de enfoques e momentos bastante distintos. No contexto da dcada de 30, os Annales fundavam uma nova corrente historiogrfica, a partir de uma crtica mais geral a toda uma tradio histrica que vinha sendo praticada durante o sculo XIX. Tratavase, conforme j destacado, de um embate direto com a histria historicista, factual e linear. Uma luta de poder no seio das cincias humanas, na qual o que estava em questo no era propriamente a constatao de uma crise no interior da disciplina histrica, mas o estabelecimento dos termos de um debate que visava a prpria instituio da histria como disciplina, o papel desta no mbito das cincias sociais, a reelaborao do conceito de cincia e o estabelecimento de mtodos adequados aos objetivos de uma disciplina que visava no mais apenas a saber, mas a compreender e a explicar. Nesse contexto, portanto, os Annales emergiam como uma nova escola historiogrfica apesar de esta designao ter sido foco de muitas controvrsias , em que a grande polmica no era travada com os marxistas, mas com a historiografia liberal do sculo XIX. Outros, porm, sero os interlocutores de Thompson, no momento em que este desenvolver sua obra. Desde seu rompimento com o Partido Comunista Ingls, em 1956, e a fundao, juntamente com outros membros dissidentes do partido, do The Reasoner, um jornal crtico s tendncias antidemocrticas e de linha pr-sovitica, Thompson passou a afirmar suas proposies polticas definindo-se como um democrtico e um comunista libertrio tendo colaborado na construo do movimento poltico conhecido internacionalmente como a New Left (cf. Abelove, 1982: 135). Da mesma forma, passou a desenvolver suas principais noes conceituais e metodolgicas acerca da disciplina histrica, as quais apareceriam de modo mais elaborado em seus trabalhos posteriores. neste sentido que A Formao da Classe Operria Inglesa, escrito em 1963, pode ser entendido como o primeiro trabalho em que Thompson desenvolve tais questes. Nessa obra, ele afirma sua posio contrria dos intelectuais de esquerda pertencentes ao PC ingls, apresentando uma noo

100

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

de classe trabalhadora no como simples reflexo de uma base infra-estrutural condicionante, mas como ainda que pressionada pelas circunstncias fazendo-se a si mesma num processo conflituoso, entre 1780 e 1830. De modo mais geral, podemos dizer que o embate de Thompson, j nesse trabalho, dava-se contra as vertentes do marxismo e das cincias sociais, caracterizadas pelo determinismo econmico e pela negao da ao humana (cf. Kaye, 1989: 160). Estas questes seriam perseguidas em outros trabalhos de Thompson e, em 1978, retomadas e exaustivamente discutidas na Misria da Teoria que, conforme o prprio autor prometera em entrevista concedida dois anos antes, teria como finalidade apresentar explicitamente as proposies polticas subjacentes sua obra9. Portanto, o contexto de emergncia dos trabalhos de Thompson aquele em que, falando do interior da tradio marxista inglesa, num momento em que a histria j se institura como disciplina, constatava-se uma crise terica e poltica nessa tradio, atribuda em grande medida ao xito do materialismo histrico, o qual proporcionara uma certa letargia conceitual. Isto teria levado, segundo Thompson, a uma negligncia das prprias linhas tericas da histria e, no momento em que haveria novos avanos, houve um ataque pela prpria historiografia que se pretendia mais marxista que o prprio Marx: tratava-se da crtica de Louis Althusser e
9

Segundo Abelove (1982: 132), essa promessa havia sido feita por ocasio de uma entrevista concedida por Thompson Radical History Review, em 1976, quando o historiador foi indagado sobre a existncia ou no de um intento poltico em seus escritos histricos. De acordo com Abelove, A Misria da Teoria uma fonte de luz nos escritos histricos de Thompson, em que o autor investe contra quatro oponentes: alm do alvo central anteriormente destacado o estruturalismo althusseriano , haveria uma crtica aos intelectuais ocidentais da era da guerrafria, que ajudaram tornar apatia em ideologia; uma crtica mais especfica aos contribuidores da New Left Review, que catalisaram a ao da classe operria, tida como desconhecedora do marxismo; e contra Leszek Kolakowski que, de admirvel marxista crtico do Stalinismo, teria passado a negar ao marxismo todo potencial humanista. Entre esses oponentes, no entanto, o livro acaba centrando-se na investida contra a teoria de Althusser, por suas implicaes tanto tericas quanto polticas, uma vez que estas no se dissociam.

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

101

seus seguidores, que submetia o materialismo histrico a um severo questionamento, devido a seu suposto empirismo e prpria natureza do objeto histrico, tido como incogniscvel (cf. Thompson, 1981: 9-10). As crticas de Althusser, segundo Thompson, foram aceitas sem grandes questionamentos, como mais um marxismo, quando na verdade o que ele fazia era oferecer, no lugar do materialismo histrico, um teoricismo ahistri-co. Nesse ponto, Thompson tambm se confrontava com uma dada concepo de cincia prpria ao mundo fsico: trata-se de procedimentos tericos derivados da filosofia cartesiana, segundo a qual uma idia tida como verdadeira apenas na medida em que concorda com seu original na natureza10. Dessa forma, a crtica de Thompson dirige-se a uma das vertentes do marxismo, mais precisamente ao estruturalismo althusseriano, que concebe o conhecimento histrico a partir de uma perspectiva puramente filosfica emergindo totalmente do mbito do pensamento , de modo que a verdade histrica s poderia ser revelada por meio da prtica terica11. No se

10

Ao assumir essa posio, Thompson (1981: 24 e 30-31) investe contra a concepo de Popper acerca do conhecimento histrico. Popper, utilizando-se do critrio da prova experimental, prprio s cincias naturais, concluiria que os fatos em histria no so empiricamente verificveis e, dessa forma, o passado sobrevive ou de maneiras arbitrrias ou de maneiras que impem uma determinada pressuposio ao investigador. A histria, desta forma, no vista como passvel de um conhecimento objetivo, de modo que qualquer conhecimento em histria deve ser entendido como expressando apenas um ponto de vista uma concepo de cincia e de conhecimento cientfico muito prxima daquela que os historiadores dos Annales, conforme apontado anteriormente, buscavam desbancar.

11

Rejeitando qualquer modo emprico de prtica intelectual, entendido por Althusser como empirismo, Thompson (1981: 22) entenderia como sendo o papel de qualquer cincia a elaborao de fatos cientficos (a prpria teoria) a partir de fatos ideolgicos (a forma como as evidncias se apresentam). Neste sentido, Thompson considerava a cincia como uma cesura epistemolgica com relao a uma pr-histria ideolgica. Trata-se de uma prtica terica idealista, na medida em que nela o universo conceitual impe sua idealidade ao mundo material, ao invs de com ele travar um constante dilogo.

102

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

tratava de instituir uma nova escola historiogrfica em oposio a uma outra, como era o caso dos Annales; tratava-se, antes, de uma dissidncia dentro da tradio marxista inglesa, visando a recuperar a prpria originalidade da teoria de Marx. Percebemos, assim, que, apesar das diferenas de contextos e de interlocutores entre os Annales e Thompson, as crticas deste ao estruturalismo althusseriano revelam um grande paralelismo no apenas com as crticas dos Annales aos filsofos da histria o termo filsofo referindo-se quase sempre aos socilogos , por no considerarem as especificidades mais concretas das realidades sociais, preferindo trabalhar com grandes modelos abstratos elaborados a partir do pensamento filosfico, mas tambm com as crticas mais diretas histria historicista. Em ambas as tradies (historicista e marxista althusseriana), utilizava-se um conceito de cincia (e noes de conhecimento) prprio s cincias naturais e inadequado ao objeto da disciplina histrica. No entanto, importante ressaltar que, embora as concepes de cincia e de conhecimento criticadas por Thompson e pelos Annales em muito se aproximem, o primeiro rejeitava, diferentemente destes ltimos, a designao da Histria como cincia, pois, segundo ele, ela difere em muito de outros conhecimentos, e tal designao s havia sido motivo de confuso (cf. Thompson, 1981: 49). Neste sentido, o que Thompson reivindicava era muito mais o reconhecimento de formas no cientficas do conhecimento, as quais, mesmo no obedecendo a critrios consagrados pela cincia, revelavam uma lgica prpria que garantia sua validao social. Podemos dizer, ainda, que tanto os historiadores dos Annales quanto Thompson estavam fazendo, nos diferentes momentos em que elaboraram sua obras, uma histria engajada ou seja, seus trabalhos histricos no deixavam de refletir uma preocupao poltica posta a partir do presente. nesse sentido que tanto Febvre no ataque s obras de Spengler e Toynbee, tidos como filsofos da histria quanto Thompson nas crticas a Althusser procuram compreender o contedo e as repercusses dessas obras a partir do contexto poltico no qual emergiram.

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

103

No primeiro caso, o sucesso da obra de Spengler explicado com base nas necessidades de uma Alemanha j ento em gestao do que iria se tornar o nacional-socialismo hitleriano (cf. Febvre, s.d. (b): 132). Sua proposta histrica atendia inquietao intelectual dos burgueses de aps-guerra, na medida em que apresentava uma histria totalitria, que dava conta de grandes perodos passados, em lugar da especializao monogrfica, predominante na Alemanha de at ento12. Da mesma forma, o trabalho de Toynbee no entendido como idias desinteressadas de um homem de cincia, estando tambm permeado de segundas intenes polticas, a um s tempo conscientes e determinantes(cf. Febvre, s.d. (b): 137). Ainda nesse contexto dos Annales, o principal trabalho de Bloch aqui analisado (Introduo Histria), foi elaborado no contexto da invaso nazista na Frana, perodo durante o qual o prprio Bloch esteve engajado nas foras da resistncia (sendo posteriormente aprisionado e fuzilado pelos nazistas). No caso das crticas de Thompson a Althusser, o sucesso deste explicado a partir do contexto da Guerra Fria, que teria substitudo o evolucionismo (a idia de progresso tcnico e econmico) e o voluntarismo (liberalismo autntico e romntico), entendidos como iluses de poca anteriores, por um estruturalismo que, bebendo no prprio vocabulrio burgus, expressava o contexto de cristalizao de duas estruturas antagnicas, pouco maleveis ao individual (cf. Thompson, 1981: 8486). Segundo Thompson, o contexto no qual emergiu Althusser foi o da tentativa internacional de reimposio da ortodoxia stalinista, a qual se levantava contra o socialismo humanista13 da Unio Sovitica, visto como
12

Segundo Febvre (s.d. (b): 134-135), Spengler apresentava inimigos comuns a seus leitores (os futuros nazistas), ou seja, a democracia, o liberalismo burgus e o marxismo, de forma que seu sucesso no era o de um historiador analista e dedutivo, mas de um profeta, de um mago, de um visionrio perfeitamente adequado s necessidades da Alemanha agitada do perodo compreendido entre 1922 e 1929.

13

Thompson refere-se ao perodo Krushev, aps o XX Congresso do Partido Comunista Russo em 1956, quando houve uma reavaliao do culto personalidade e a denncia dos crimes de Stalin.

104

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

um conceito burgus, direitista, s adaptvel s circunstncias especficas daquele pas. Dessa forma, Althusser representava uma tentativa de restabelecer o stalinismo dentro da teoria (cf. Thompson, 1981: 139-150). Na Inglaterra, as influncias desse stalinismo teriam impregnado o prprio movimento operrio causando sua paralisia , bem como a esquerda intelectual, que se viu segregada da teoria, sem contato com a experincia da luta prtica (Thompson, 1981: 204). Essa atitude elaborar a crtica a seus contendores a partir do resgate da historicidade de suas obras revela ainda um ponto comum entre as obras de Thompson e a dos Annales: em ambos, h uma preocupao no em julgar, mas em compreender. Uma atitude que, conforme veremos mais adiante, expressase no prprio mtodo de investigao por eles proposto. Mesmo utilizando-se de um mtodo polmico na elaborao de suas crticas o qual aparece tanto na Misria da Teoria quanto, por exemplo, em Combates pela Histria, de Febvre essa polmica no implica uma crtica descontextualizada, puramente ideolgica. No que Thompson e os historiadores dos Annales deixem de apresentar um julgamento pessoal a respeito de seus interlocutores, mas este um julgamento baseado na explicao, na historizao14. Estas so, portanto, as similitudes e diferenas mais salientes no que diz respeito aos contextos de emergncia, bem como aos interlocutores dos Annales e de Thompson. Passaremos agora a um estudo comparativo de algumas das concepes desses historiadores sobre as questes mais especficas da natureza da disciplina histrica e dos mtodos de investigao por eles propostos, a fim de apreender suas concepes de estrutura e de processo em histria.

14

Referindo-se obra de Spengler, Febvre (s.d. (b): 131-132) afirma: No julguemos; julgar no prprio de um historiador; tentemos compreend-lo, o que significa, no caso, colocar o seu livro, e seu sucesso, em relao com as necessidades de uma Alemanha j ento em gestao do que iria se tornar o nacional-socialismo hitleriano.

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

105

As noes de estrutura e de processo em Histria


Entender as noes de estrutura e de processo, tais como aparecem nas obras dos Annales (Febvre e Bloch) e na de Thompson, remete-nos necessariamente ao resgate das suas concepes mais gerais acerca da natureza e dos mtodos de investigao da disciplina histrica, uma vez que a partir destas que se pode apreender o sentido por eles atribudo s duas noes. Particularmente no que se refere aos Annales, em que as questes tericas so, freqentemente, desenvolvidas e apresentadas ao longo dos prprios trabalhos histricos, havendo pouco esforo em sistematiz-las separadamente da prtica historiogrfica, acreditamos ser necessrio perseguir alguns desses trabalhos, a fim de apreender o modo pelo qual as noes de estrutura e de processo delineiam-se a partir da aplicao do mtodo que eles propem. Conforme apontamos anteriormente, a proposta inovadora trazida pelos Annales era, em linhas gerais, a da substituio da historiografia tradicional com seus mtodos positivistas de anlise, sua concepo linear de tempo histrico e sua pretenso puramente narrativa por uma histria-problema, com objetivos explicativos. O significado desta proposta, bem como suas implicaes em termos dos mtodos de investigao da disciplina histrica, devem ser entendidos a partir da prpria definio do objeto histrico nas vises de Bloch e Febvre, tanto quanto da forma como estes autores concebiam a relao entre presente (tempo do historiador) e passado (tempo do objeto). Em sua Introduo Histria, escrita em 1941, Bloch (1965: 29-30) sintetiza essas duas idias afirmando, primeiramente, que a histria a cincia dos homens no tempo, o qual deve ser entendido no apenas como mais uma medida, como o era para muitas cincias, mas como o prprio plasma em que se banham os fenmenos e como que o lugar da sua intelegibilidade. Em outras palavras, nessa concepo o tempo cumpre o papel de contextualizar o objeto histrico, muito mais que o de precisar os momentos de suas ocorrncias e, nesse sentido, explicar um determinado fenmeno, uma conscincia estranha, conforme afirmava Bloch: significa penetrar a realidade passada, apreendendo-a em suas mltiplas atividades, resgatando o homem em sua unidade (1965: 132).

106

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

Explicar, portanto, envolve a perspectiva da globalidade, a apreenso da realidade passada na complexidade de seus aspectos e, ao mesmo tempo, exige do historiador um despojamento de valores e idias preestabelecidas a partir do seu prprio tempo despojamento este crucial para evitar o pecado entre todos irremissvel: o anacronismo (cf. Bloch, 1965: 123)15. Mas, se por um lado esta a pretenso de uma histria explicativa, por outro, esses historiadores reconheciam os limites dessa relao entre presente e passado, dado que uma das principais peculiariedades do conhecimento histrico o fato de este se dar por meio de vestgios legados pelo passado. Em outras palavras, trata-se de um conhecimento indireto, que s nos revela o passado parcialmente, uma vez que este um tirano, que permite aos historiadores apenas dele conhecer o que ele prprio lhes confiou (cf. Febvre, s/d: 52-56). Neste sentido, dado o carter fragmentrio dos documentos, em contraposio s pretenses de uma histria globalizante, tudo deve ser convertido em fonte utilizada na explicao desse passado, o que implica a necessidade de empregar diferentes tcnicas para cada tipo de testemunho o que refora a defesa do trabalho em equipe entre pesquisadores de diferentes disciplinas, ou ainda, da prpria interdisciplinaridade. Nesta concepo da relao presente-passado prpria aos Annales, destaca-se ainda a forma peculiar como estes entendem o tratamento dado s fontes: estas devem ser, antes de tudo interrogadas, foradas a falar, mesmo contra sua vontade, o que impe a necessidade de elaborar um questionrio no processo da investigao histrica (cf. Febvre, s/d: 60). Dito de outro modo, na concepo dos Annales, os fatos no existem em estado acabado, prontos para ser apreendidos pelo historiador, ao qual revelariam a histria tal qual ela aconteceu. Conforme afirma Febvre (s.d.
15

A expresso pecado do anacronismo utilizada por Febvre (s/d (a): 15-16) na sua introduo ao estudo do pensamento de Rabelais. Nesse caso, o problema do mtodo, tal qual definido por Febvre, exatamente a tentativa de penetrar a conscincia de um homem do sculo XVI, procurando identificar as marcas impressas de uma poca estranha ao historiador, e faz-lo de modo a desvendar a forma como esse homem foi compreendido por seus contemporneos.

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

107

(a): 105), em se tratando de histria, o historiador que os forja e no o passado (cf. Febvre, s/d: 11-13). As questes por meio das quais as fontes so abordadas emergem, por sua vez, a partir do prprio contexto do historiador, ou ainda, das condies especficas da produo do conhecimento histrico. So, portanto, questes colocadas a partir do presente e que devem ser revistas medida que este se transforma. Conforme afirma Febvre (s/d: 11-13), o historiador no aquele que sabe, mas o que procura... e, conseqentemente, o que pe em causa as solues adquiridas, que rev, quando preciso, os velhos processos, de modo que cada poca fabrica mentalmente, no s seu universo, como a sua representao do passado16. Isto implica que o conhecimento histrico datado, ou ainda, que se trata de um conhecimento historicamente construdo, que nunca se pretende definitivo. Alm disso, conforme afirma Bloch (1965: 55), se por um lado essa construo revela que o conhecimento histrico se d a partir de uma escolha refletida, em que o historiador j parte de hipteses previamente estabelecidas, por outro lado ela significa que tal escolha deve ser extremamente malevel, moldvel a partir do prprio dilogo que vai sendo estabelecido com os documentos, no decorrer do processo de investigao. A noo de que o conhecimento construdo implica, assim, uma concepo no positivista do conhecimento histrico, contrria praticada pela histria tradicional. Dessa forma, percebemos que as linhas bsicas do mtodo de investigao histrica e do prprio objeto dessa disciplina, tais como
16

Podemos no entanto dizer que se trata de um conhecimento limitado, uma vez que a apreenso da realidade passada se d de acordo com as condies de atuao do historiador, mas que ela no deixa de ser uma apreenso real do passado, dado que os documentos impem sua materialidade ao presente, de modo que o estatuto ontolgico do passado no modificado pelas condies atuais de produo do conhecimento. Segundo Bloch (1965: 61), o passado , por definio, um dado que coisa alguma pode modificar. Mas o conhecimento do passado coisa em progresso, que ininterruptamente se transforma e se aperfeioa. Neste sentido, marca-se uma fundamental cesura entre histria e fico.

108

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

propostos pelos Annales, vo no sentido de resgatar a intelegibilidade do contexto especfico a cada fenmeno histrico estudado; um contexto que, apesar de s se revelar atravs de fragmentos e cujo conhecimento est constantemente sendo revisto, no deixa de ser passvel de uma apreenso racional pelo historiador, de modo a desvendarem-se as articulaes especficas das mltiplas atividades que o compem. Diversamente da histria tradicional, portanto, que se prendia superficialidade dos eventos e ao estabelecimento de uma causalidade linear entre eles, a grande inovao dos Annales situa-se na nfase dada anlise sincrnica, como forma de atender s pretenses explicativas da histria. Em que medida, portanto, possvel relacionar essas noes acerca do conhecimento histrico s apresentadas por Thompson em sua Misria da Teoria, escrita mais de trs dcadas depois das obras de Bloch e Febvre? Comecemos a comparao pelos aspectos comuns s concepes de mtodo dessas duas historiografias. No captulo dedicado anlise dos conceitos de estrutura e de processo, tais como estes estariam sendo definidos pelo marxismo althusseriano, Thompson (1981: 82) expe o que entende ser o objeto de investigao proposto pelo materialismo histrico. Segundo ele, o materialismo histrico prope-se a estudar o processo social em sua totalidade; isto , prope-se a faz-lo quando este surge no como mais uma histria setorial (...) mas como uma histria total da sociedade, na qual todas as outras histrias setoriais esto reunidas. Prope-se a mostrar de que modos determinados cada atividade se relacionou com a outra, qual a lgica desse processo e a racionalidade da causao. Esta citao nos revela, assim, uma proximidade muito grande com a proposta dos Annales, ou seja, a de produzir uma histria total, que desse conta das diferentes atividades humanas, de forma a resgatar a lgica prpria aos contextos dos fenmenos analisados. Segundo Thompson (1981: 82), essa pretenso do materialismo histrico teria duas implicaes imediatas. Uma primeira, seria o fato de ela significar que o materialismo histrico deve ser entendido como a nica disciplina unitria, que abarca todas as outras,

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

109

implicando assim que a Histria deve ser reconduzida a seu trono como a rainha das humanidades17. Uma segunda implicao seria o fato de que, apesar de ser a mais unitria e geral de todas as disciplinas humanas, a histria tambm a mais imprecisa, na medida em que seu conhecimento sempre aproximado, alcanado atravs de seus prprios procedimentos de lgica histrica, seu prprio discurso da comprovao (Thompson, 1981: 82) As idias introdutrias desse captulo da Misria da Teoria, portanto, apontam no apenas para a concepo de Thompson acerca do objeto da disciplina histrica (o processo social em sua totalidade), como tambm para a forma pela qual esse historiador entende a relao entre presente e passado. Mais uma vez, Thompson revela noes muito prximas das defendidas pelos Annales, ao definir essa relao como se dando por meio das fontes, as quais existiriam no para revelar seu prprio significado, mas para ser interrogadas pelo historiador18. Alm disso, afirma Thompson, os fatos, ou evidncias, exibem determinadas propriedades, de modo que seus significados s seriam revelados por um questionamento terico adequado. Esse questionamento, por sua vez, deve variar de acordo com as prprias contingncias da anlise, pois assim como o objeto da investigao se modifica, tambm se modificam as questes adequadas (Thompson, 1981: 48). Trata-se de uma idia j expressa por Bloch e Febvre, a qual enfatiza uma determinada idia de representao do passado em que a evidncia assume um papel tambm determinante, impondo sua materialidade ao conhecimento ainda que este seja historicamente datado,

17

Este, alis, era o prprio status da disciplina histrica requerido por Bloch e Febvre, para quem a defesa da interdisciplinaridade no significava apenas uma descompartimentalizao da disciplina histrica, mas a necessidade de instituir essa disciplina como a rainha das cincias humanas.

18

Thompson (1981: 38) cita seis formas pelas quais o questionamento das fontes deve se dar: 1) sobre as credenciais dos fatos; 2) nos termos da prpria investigao histrica disciplinada; 3) como evidncias mais ou menos sem valor, neutras ou inertes, sem intromisso ideolgica; 4) como elo causal numa cadeia de ocorrncias; 5) como elo numa cadeia lateral de relaes; 6) como fatos isolados.

110

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

uma vez que para cada poca o passado se apresenta de uma certa maneira, suscitando diferentes questes. Neste sentido, Thompson revela uma concepo do conhecimento histrico comum dos Annales: aproximado, por meio de vestgios, e em constante transformao, cuja dinmica proporcionada pelo prprio confronto entre teoria e fatos. Um conhecimento que, apesar disso, no est destitudo de uma racionalidade, a qual garantida por procedimentos orientados segundo aquilo que Thompson (1981: 49) define como sendo a lgica histrica, ou seja: um mtodo lgico de investigao adequado a materiais histricos, destinado, na medida do possvel, a testar hipteses quanto estrutura, causao, etc., e a eliminar procedimenos autoconfirmadores (...) O discurso histrico da prova consiste num dilogo entre conceito e evidncia, um dilogo conduzido por hipteses sucessivas, de um lado, e a pesquisa emprica, do outro. Por outro lado, ele reconhece que o objeto humano real, em todas as suas manifestaes no pode ser apreendido por um nico ponto de vista terico (...) mas apenas atravs de disciplinas separadas, informadas por conceitos unitrios (1981: 54). Dessa forma, as propostas historiogrficas dos Annales e de Thompson convergem no que diz respeito a mais uma questo: a defesa da interdisciplinaridade. Se todas as questes relativas natureza da disciplina histrica e a seus mtodos de investigao revelam uma grande similaridade de idias entre os fundadores dos Annales e o historiador marxista ingls, cabe-nos agora explicitar os pontos em que suas abordagens se distanciam. Tais pontos, acreditamos, derivam muito mais das preocupaes diferenciadas que conduzem suas obras, suscitadas pelos contextos histricos especficos nos quais elas emergiram e que informaram suas noes metodolgicas, que de divergncias de cunho terico. Conforme apontamos, a argumentao de Bloch e Febvre suas noes sobre a disciplina histrica tinha em vista a instituio de uma histria explicativa e foi nesse sentido que desenvolveram um mtodo de investigao visando a apreender os fenmenos analisados a partir de seus contextos de

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

111

ocorrncia. Em outras palavras, o foco de suas atenes a anlise sincrnica dos objetos estudados era exatamente aquilo que havia sido ignorado pela histria tradicional durante anos, em nome da anlise dos eventos. As preocupaes que movem Thompson, por sua vez, revelam uma postura em grande medida oposta ao foco de ateno dos Annales. Um dos pontos centrais por ele criticado na Misria da Teoria o fato de que as diferentes crticas dirigidas s credenciais do materialismo histrico convergiram sempre no sentido de argumentar contra a cognoscibilidade do processo histrico visto como mera narrativa empirista tendendo para anlises antes sincrnicas que diacrnicas (1981: 83). Thompson constata, assim, uma excessiva nfase das anlises marxistas na apreenso das estruturas em detrimento do processo, quando, na verdade, os objetivos do materialismo histrico, conforme visto anteriormente, visam totalidade (o que remete para procedimentos sincrnicos) do processo social (o que implica uma diacronia que, segundo Thompson, no tem sido trabalhada). Mais precisamente, o embate de Thompson travado cotra uma dada noo de estrutura: o estruturalismo althusseriano. Dessa forma, o que para os Annales era um ponto essencial na instituio de uma histria explicativa a considerao do objeto a partir de seu contexto, mediante um mtodo essencialmente sincrnico , para Thompson convertia-se num dos principais problemas da tradio marxista, na medida em que o excessivo enfoque na estrutura havia barrado a considerao do processo. Entretanto, entender essas divergncias entre o enfoque dos Annales e o de Thompson, divergncias estas que derivam das diferentes preocupaes tendo guiado suas formulaes tericas, requer um adentramento nas noes de estrutura e de processo em Thompson, bem como o significado que elas assumem no mtodo proposto por Bloch e Febvre, atentando-se, inclusive, para as prprias diferenas entre estes historiadores. Comecemos pelas crticas de Thompson noo de estrutura de Althusser, a fim de apreender a forma como ele prprio define esse conceito. Essas crticas, vale notar, no significam uma negao da importncia dos mtodos sincrnicos nas anlises histricas o prprio Thompson procura

112

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

esclarecer este ponto, afirmando que ambas as heursticas [sincrnica e diacrnica] so vlidas e necessrias19 O problema, segundo ele, tem sido o questionamento da possibilidade de apreenso do processo histrico, entendido como uma lgica total de mudana do conjunto de atividades inter-relacionadas, em nome da estase da anlise estrutural, vista como nica capaz de trazer o conhecimento (Thompson, 1981: 83). neste sentido que emerge a epistemologia de Althusser, cujo vocabulrio estruturalista entendido no sentido de ideologia historicamente informada pelas experincias reais do contexto da Guerra Fria tende a acarretar uma reificao do processo histrico, na forma de sistemas e subsistemas, elementos e estruturas, que se auto-regulam, submetendo os agentes histricos vontade inexorvel do processo social. Mais que isto, tratase de um processo com um dado sentido que dispe, de um lado, a determinao em ltima instncia pelo modo de produo e, de outro, a autonomia relativa das superestruturas, as quais aparecem no apenas como um puro fenmeno da estrutura mas como sua prpria condio de existncia20. A epistemologia althusseriana, segundo Thompson, nega a prpria lgica histrica, que descartada por Althusser sob alegao de empirismo, e em seu lugar oferece um modelo estruturalista no qual as categorias permanecem como categorias de estase e no qual os movimentos (processo) s podem ocorrer nos limites de uma estrutura dada previamente (1981: 97). Alm disso, essa estrutura concebida a partir de diferentes nveis, com a priorizao do econmico como determinante em ltima instncia, o que, segundo Thompson, teria algumas decorrncias bsicas para a anlise
19

Nesse ponto, Thompson (1981: 82) cita a revista Annales (Annales E.S.C.), entre outras, como exemplo de um maior emprego de vocabulrios sincrnicos especializados nas anlises histricas, no decorrer das ltimas dcadas. A idia de uma infraestrutura determinando a superestrutura, a qual, por sua vez, est destinada a confirm-la ou a legitim-la, aquilo que Althusser define como sobredeterminao. Tal conceito, segundo Thompson (1981: 94-126), emerge em substituio dialtica marxista: ele a coloca numa forma esttica, expressando a natureza interna contraditria da estrutura.

20

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

113

histrica. Uma primeira seria o fato de ela implicar a utilizao de categorias desintegrativas da totalidade do processo histrico, indo contra os prprios objetivos da teoria marxista original, que visaria elaborao de uma histria total. Uma segunda implicao, segundo Thompson, refere-se prpria inadequao do estruturalismo althusseriano aos procedimentos sincrnicos comuns. Isto porque, para Althusser, trata-se de determinar a articulao de um dado elemento da estrutura em funo dos demais, ou ainda, o ndice de determinao de que esto dotados os elementos ou estruturas na estrutura como um todo, de forma que o sincrnico passa a ser apenas a concepo das relaes especficas existentes entre tais elementos e estruturas. Mas tal concepo de sincronia elimina a possibilidade de apreenso de um instante simultneo da totalidade, como seria o procedimento sincrnico comum, dado que essas diferentes estruturas e elementos so portadores de temporalidades distintas. Dessa forma, o prprio conceito de tempo histrico redefinido, passando a significar a forma especfica da existncia da totalidade social considerada, na qual diferentes nveis estruturais (com diferentes temporalidades) interferem em funo de suas relaes peculiares, de modo que o processo da histria incorporado como um atributo secundrio da estrutura (1981: 104, 106-107). Alm de afastar a histria do processo, as proposies tericas de Althusser implicariam ainda o afastamento da agncia humana da histria, uma vez que o sistema de fechamento por ele proposto, sua concepo de estrutura, expressa uma noo de movimento interno determinado pelas prprias articulaes estruturais (em que homens e mulheres aparecem como meros vetores de funes determinadas por suas posies no quadro estrutural) e, em ltima instncia, pela estrutura econmica no se considerando, assim, os fatos que com mutao afetam as articulaes existentes. O afastamento da agncia humana refletiria ainda, segundo Thompson (1981: 85), a prpria influncia ideolgica do contexto da Guerra Fria, que viera substituir a iluso de poca anterior, ou seja, o voluntarismo, com sua nfase no papel dos indivduos no fazer da histria.

114

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

Ser a partir da crtica a essas noes do estruturalismo althusseriano, portanto, que Thompson formular sua prpria idia de estrutura e de processo. Segundo ele, a teoria de Althusser nega a histria como processo, como acontecer inacabado e indeterminado mas no por isto destitudo de lgica racional ou de presses determinantes nos quais as categorias so definidas em contextos prprios mas sofrem continuamente uma redefinio histrica, e cuja estrutura no pr-fornecida, mas protica, mudando constantemente de forma e articulao (1981: 97). Trata-se, portanto, de definir a estrutura no como um momento congelado dos acontecimentos, mas como processo, como um vir-a-ser de possibilidades. De outra forma, concebe-se o processo como totalidade estruturada (com presses mas aberto), passvel de apreenso pela lgica histrica, cujo fluxo permanece indeterminado, na medida em que se desenvolve a partir do cruzamento da determinao informada pelas condies materiais e da auto-atividade vista como o tratamento consciente que os agentes histricos do s experincias materiais. Contrariamente ao que pressupe a epistemologia althusseriana, no h nveis percorrendo a histria, mas homens e mulheres fazendo a histria em sua vida material, em suas experincias e na auto-conscincia destas. No h diferentes histrias desarticuladas, mas um nico tempo real, o tempo em que o processo se realiza, e esse processo integral o objetivo do conhecimento do historiador (1981: 112-117). Neste sentido, Thompson reinsere na histria os dois termos expulsos por Althusser: o processo e a agncia humana uma reinsero que feita atravs do conceito de experincia, que aparece como o prprio mediador entre o ser social [e a] conscincia social, ou ainda, como um ponto de juno entre estrutura e processo dado que a estrutura (condies materiais) continua dominando a experincia, determinando os limites de ao dos indivduos, mas dessa perspectiva sua influncia determinada pequena [pois] a experincia manipulada de forma a desafiar qualquer previso21.
21

Thompson (1981: 112-117) recupera a teoria marxista em sua originalidade: Os homens fazem sua histria (...) mas no a fazem como querem.

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

115

Aqui, portanto, a noo de processo revela-se avessa ao estabelecimento de leis universais, o que no elimina a possibilidade de falar em regularidades do processo. Estas, no entanto, devem ser entendidas no como necessidades sujeitas a leis, nem como coincidncias fortuitas, mas como presses moderadoras e diretivas, articulaes indicativas de prticas humanas, que podem ser apreendidas se buscarmos no as leis, mas a lgica do processo (1981: 99). Trata-se de uma lgica que deve ser pensada a partir da prpria diversidade segundo a qual a realidade social se apresenta. Tendo em vista essa preocupao, Thompson procura resgatar, em seus trabalhos histricos referimo-nos particularmente a A Formao da Classe Operria Inglesa e a Tempo, Disciplina de Trabalho e Capitalismo Industrial , o modo como uma mesma experincia material diferentemente assimilada por agentes inseridos em contextos diversos. Somente a partir dessa diversidade que se procura uma lgica comum, que nas obras em questo refletiria a prpria formao de uma conscincia de classe. Segundo Thompson (1987, 1: 10), se a experincia aparece como determinada e determinada, em grande medida, pelas relaes de produo , o mesmo no ocorre com a conscincia de classe. Podemos ver uma lgica nas reaes de grupos profissionais semelhantes que vivem experincias parecidas, mas no podemos predicar nenhuma lei. A conscincia de classe surge da mesma forma em tempos e lugares diferentes, mas nunca exatamente da mesma forma. Passemos agora a uma reflexo mais detida sobre as noes de estrutura e de processo em Bloch e Febvre, a fim de compreender em que medida elas so compatveis com a conceituao de Thompson e at que ponto podemos entend-las como noes homogneas na reflexo daqueles dois historiadores. Ao chamar a ateno para a necessidade de analisar um fenmeno a partir de seu contexto, Bloch (1965: 35) afirma que nunca um fenmeno histrico se explica plenamente fora do estudo do seu momento. E isto vlido para todas as etapas da sua evoluo. Portanto, a nfase de Bloch no mtodo sincrnico, visando compreender as articulaes socias especficas

116

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

de um dado momento, capazes de dar plena inteligibilidade aos fenmenos estudados, no aparece dissociada do mtodo diacrnico, ou seja, da anlise desses fenmenos a longo do tempo. Em outras palavras, embora seu mtodo chame a ateno para o contexto, para o tempo em que esto imersos os fenmenos, no exclui a importncia de considerar o processo, na medida em que o prprio tempo entendido como sendo contnuo e, simultaneamente, em perptua mudana (Bloch, 1965: 30). Vejamos como essa questo se precisa a partir do prprio mtodo de anlise histrica elaborado por Bloch. A preocupao em considerar um fenmeno em todas as etapas da sua evoluo aparece relacionada a uma outra questo, central em sua proposta metodolgica: a idia de causa. Partindo da crtica histria tradicional, que buscava reconstruir os fenmenos histricos pelo estabelecimento de uma seqncia causal entre eles, Bloch (1965: 31-34) afirma que, na explicao dos fenmenos histricos, devem-se buscar as origens no no sentido de um comeo nico uma vez que filiao no se confunde com explicao. Mais que as causas de emergncia de um fenmeno, preciso explicar suas condies de manuteno e, desta forma, as prprias origens devem ser entendidas a partir de um enfoque dinmico, como se perpetuando e, ao mesmo tempo, transformando-se ao longo do tempo. Isto porque, pergunta ele, teremos ns a veleidade de compreender esses homens se os estudarmos apenas nas suas reaes perante as circunstncias peculiares a um momento? Mesmo a respeito daquilo que nesse momento eles so, a experincia ser insuficiente. Muitas virtualidades provisoriamente pouco aparentes, mas que, a cada instante, se podem revelar, muitos motores, mais ou menos inconscientes, das atitudes individuais ou coletivas, ficaro na sombra (1965: 42). A forma como Bloch define seu objeto de estudo em A Sociedade Feudal, escrito em 1939, a qual pode ser considerada uma obra-sntese na produo intelectual desse historiador22, sistematiza, em grande medida,
22

Nesse trabalho, encontram-se sistematizadas no somente diversas produes prvias abordando o tema do feudalismo, como tambm algumas de suas principais concepes terico-metodolgicas acerca da disciplina histrica.

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

117

as proposies metodolgicas vistas at aqui. Segundo ele, seu objetivo nesta obra foi a anlise e explicao de uma estrutura social com as suas conexes, ou seja, uma anlise da ossatura das instituies que regem uma sociedade, a qual, por sua vez, s pode explicar-se pelo conhecimento de todo o meio humano, considerando-o na globalidade de seus aspectos, sem que se busque estabelecer uma hierarquia entre seus traos fundamentais de forma a estabelecer relaes dicotmicas de causa e efeito, mas entendendo estas instituies a partir de suas perptuas interaes que tecem uma sociedade como um esprito (1982: 14 e 76. Grifo nosso). Uma primeira constatao a partir dessa definio que, se anteriormente foi possvel notar que a nfase de Bloch na sincronia no exclui a anlise do processo, sua concepo de estrutura revela-se um conceito dinmico, como uma estrutura social historicamente construda, que deve ser considerada em sua prpria evoluo. No se confunde, portanto, com a noo de estrutura de Althusser, criticada por Thompson. Por outro lado, a recusa em buscar causas nicas e primeiras em histria concorda, em grande medida, com a crtica de Thompson ao determinismo da teoria marxista ortodoxa, segundo a qual haveria um sentido de determinao de uma infra-estrutura econmica para uma superestrutura formada pelas demais instncias da vida social. Alm disso, ela concorda com uma outra peculiariedade da lgica histrica, tal como definida por Thompson, ou seja, o fato de este rejeitar a idia de causas suficientes, em se tratando do conhecimento histrico. Isto porque as noes de causao (assim como as de contradio, mediao, organizao etc.) so produzidas pela teoria a partir de um constante confronto com as evidncias, que devem ser apreendidas no tempo como processo indeterminado, capaz de contrariar qualquer relao causal preestabelecida23.

23

Thompson (1981: 166) se vale do exemplo de uma mulher para mostrar que nenhuma anlise que procure compreender seu comportamento a partir das mltiplas determinaes estruturais s quais est submetida seria suficiente. Apenas sua observao no tempo seria vlida na identificao de algumas dessas causas.

118

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

Uma outra constatao que se pode extrair das noes de causa e origens, que elas indicam um outro ponto comum entre Bloch e Thompson: o fato de que, em ambos, o estabelecimento de causas nicas e suficientes visto como um procedimento arbitrrio do historiador, informado por seus prprios juzos de valor (estabelecidos a partir do presente) em relao ao fenmeno analisado, aos quais, segundo Thompson (1981: 53), as evidncias no podem responder. Neste sentido, expressam um julgamento o que entendido por ambos os historiadores como no sendo o papel do historiador , e no uma atitude explicativa em relao ao passado. Segundo Bloch (1965: 169-170), a superstio da causa nica, em histria, muitas vezes a forma insidiosa da procura do responsvel: portanto, do juzo de valor. Logo, as causas, em histria ... no se postulam. Investigam-se. idia at esse ponto consensual entre Bloch e Thompson de que as articulaes estruturais de uma dada realidade devem ser apreendidas numa perspectiva dinmica ou seja, de que a estrutura deve ser considerada como processo acresce-se o fato de que tal estrutura deve, na viso de ambos, ser resgatada em sua totalidade, ou, conforme define Bloch, a partir do conhecimento de todo meio humano. Se por um lado Thompson rejeita a noo de nveis que percorrem a histria24, postulando a existncia de um nico tempo real, o tempo em que o processo se realiza em sua integridade, por outro lado Bloch chama a ateno para a profunda unidade do eu, no havendo um homo religiosus, homo economicus, homo politicus, apresentando-se separadamente ao historiador (cf. Thompson, 1981: 108; Bloch, 1981: 132). A idia de que explicar requer a apreenso de uma dada realidade na totalidade de seus aspectos desdobra-se, em Bloch, na proposta de um
24

A discordncia de Thompson em relao idia de pensar a histria a partir de nveis sugere uma divergncia deste historiador em relao aos mtodos da histria serial e ao terceiro nvel, praticados pelas geraes posteriores dos Annales, em que a cultura vista como uma instncia da sociedade, descolada, em grande medida, de suas articulaes estruturais.

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

119

mtodo comparativo, o qual significa buscar experincias coletivas diversas, tanto num dado momento, quanto em suas evolues simultneas, apreender as mtiplas manifestaes da vida social, para, somente a partir delas, selecionar e aproximar, nomear e classificar. Em outras palavras, trata-se de abstrair a partir de situaes especficas e, somente com tal procedimento, apreender convergncias entre diferentes experincias, passar da diversidade dos fatos humanos unidade das conscincias, ou ainda, conforme diria Thompson (1981: 128), identificar regularidades no processo. Em ambos os historiadores, portanto, a nfase posta nas diversidades, na singularidade pela qual diferentes sociedades ou diferentes grupos sociais vivenciam experincias parecidas. Percebemos, dessa forma, que nas noes de estrutura e de processo de Bloch a experincia assume, assim como em Thompson, uma importncia fundamental. Neste ltimo, conforme visto, por revelar-se o prprio termo a partir do qual se torna possvel pensar a histria como processo estruturado; em Bloch, por articular a diversidade das manifestaes da vida, tanto no plano individual, quanto no social, permitindo comparar e, neste sentido explicar25. Em ambos os historiadores, por sua vez, por denotar a idia de tempo, s se fazendo compreender como processo.
25

Embora a importncia do mtodo comparativo em Bloch acabe levando a uma priorizao das diversidades em detrimento das regularidades em sua anlise o que se revela um procedimento comum entre seu mtodo e o de Thompson essa importncia no motivada pelas mesmas preocupaes que envolvem o trabalho deste ltimo historiador. Conforme vimos, ao ressaltar as singularidades pelas quais uma realidade social se apresenta, Thompson visa a entender de que maneira uma experincia semelhante, determinada pelas condies materiais, apreendida de modos distintos pelos diferentes agentes no processo de formao de uma conscincia de classe. Isso invalida a tese de Althusser, que v tal conscincia como um reflexo direto do modo como se estruturam as relaes de produo. Em Bloch, a nfase no enfoque comparativo deve-se, em grande medida, prpria influncia intelectual que a sociologia durkheiminiana teve em sua formao. Segundo a sociologia de Durkheim, a comparao uma condio essencial para a explicao o que elevava a sociologia ao status de nica cincia humana possvel (ver A. Burguire, 1993: 339).

120

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

Todavia, se as aproximaes entre esses dois historiadores revelam-se to explcitas a partir deste breve resgate de suas noes de estrutura e de processo em histria, devemos nos perguntar em que medida possvel identificar essas mesmas concepes em Febvre. Conforme j apontamos, este ltimo compartilha da mesma preocupao em instituir uma histria explicativa, propondo, para tanto, um mtodo que vise a compreender o fenmeno histrico a partir de seu contexto e em sua globalidade. No entanto, preciso ressaltar que, para alm desses pontos comunsentre as propostas de Bloch e as de Febvre, as diferentes formas pelas quais estes historiadores definem seus objetos de estudo revelam-nos algumas divergncias entre suas concepes terico-metodolgicas acerca do conhecimento histrico. Em seu trabalho O Problema da Descrena no Sculo XVI: a Religio de Rabelais, de 1942, Febvre desenvolve de modo bastante elaborado sua proposta metodolgica, de tal forma que seu prprio objeto nesse livro definido como a procura de um mtodo (Febvre, s/d: 19). Diferentemente de Bloch, que visa a apreender uma realidade passada pela histria de suas instituies sociais, pela comparao entre diferentes experincias coletivas, Febvre procura compreender toda uma concepo religiosa do sculo XVI a partir do pensamento de Rabelais. Trata-se da tentativa de apreender o esprito de uma poca (seus modos de pensar, agir e sentir) pelo adentramento numa conscincia individual, buscando nesta a cristalizao de uma poca, ou ainda, apreendendo, a partir das mltiplas exteriorizaes dessa conscincia individual, a prpria globalidade da sociedade em questo, numa abordagem que se aproxima da psicologia coletiva (cf. Burguire, 1993: 339). Em Febvre, portanto, a nfase desloca-se da relao entre experincias coletivas ou, mais precisamente, uma mentalidade coletiva e as instituies sociais, para a relao entre pensamento e obra de um indivduo e a sociedade na qual ele est inserido, sem buscar um contrasteentre eles, mas resgatando a globalidade da sociedade em questo a partir da prpria experincia individual (cf. Febvre, s/d, (a): 113).

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

121

Esse enfoque, portanto, diverge daqueles apresentados tanto por Bloch quanto por Thompson, uma vez que, em ambos, a nfase recai sobre experincias coletivas e, neste ltimo, mais particularmente nas experincias de classe, conforme veremos mais adiante. No entanto, apesar do enfoque diferenciado na apreenso da realidade passada, o mtodo de Febvre no exclui a idia de processo. Assim como Bloch, Febvre admite a importncia do mtodo comparativo na anlise histrica e, em sua perspectiva, tal mtodo acaba se deslocando para a prpria diacronia, ou seja, para a busca das transformaes sofridas pelo pensamento do indivduo ao longo de sua vida26. A considerao dessa dimenso temporal fundamental, uma vez que, tambm Febvre nega a idia de causa como um comeo nico que explica, de modo que o prprio tempo definido a partir de um conjunto de proposies, que vo sendo historicamente colocadas e manipuladas pelo indivduo. No caso do estudo sobre Rabelais, Febvre nuana o prprio contexto de influncias sobre seu pensamento, no buscando golpes definitivos que o remetam a referncias nicas e suficientes27. Essa nfase na experincia individual refletindo, articulando e produzindo idias e doutrinas de uma poca implica, portanto, que o mtodo de Febvre privilegie, mais que o do prprio Bloch, o papel da agncia humana no processo histrico. neste sentido que podemos entender, em grande medida, o fato de Febvre negar a noo de estrutura (ainda quando historicamente concebida), preferindo trabalhar com a idia de utensilagem mental de uma poca, definida como um conjunto de ferramentas
26

Ainda que tanto em Bloch quanto em Febvre o tempo assuma o papel de categoria histrica central, o tempo que envolve o objeto deste ltimo historiador o das rpidas transformaes ou, ainda, o tempo em que se desenrola a prpria vida do indivduo estudado, ao passo que em Bloch a anlise das instituies desenvolve-se no tempo da longa durao, cobrindo sculos de histria. No caso da obra sobre a descrena no sculo XVI, Febvre mostra ao longo de sua anlise como as doutrinas e idias da poca no so simplesmente assimiladas por Rabelais, mas instrumentalizadas de acordo com as diferentes fases de sua vida e, em grande medida, reelaboradas.

27

122

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

(filosficas, cientficas e mesmo metafsicas) disponveis num dado momento, a partir das quais os indivduos podem elaborar seus raciocnios e agir. O mtodo de Febvre, dessa forma, no visa a buscar regularidades e diretivas que se repem durante um certo perodo, enfatizando muito mais a indeterminao do processo histrico, na medida em que este enfocado, em grande parte, pela perspectiva da experincia individual28. Dessa forma, ainda que no inserido numa tradio marxista, Febvre consegue fazer da noo de experincia e, mais precisamente, da experincia individual um mediador entre as condies materiais, englobadas em sua definio de utensilagem mental e o processo histrico analisado na sociedade em questo sugerindo, ainda, uma interessante via para pensar a relao entre indivduo e sociedade Neste sentido, possvel pensar numa proximidade entre seu mtodo e a proposta de Thompson apresentada na Misria da Teoria29. Se todos esses pontos relativos s noes de estrutura e de processo em Thompson e nos Annales assinalam ainda que com aproximaes diferenciadas uma profunda convergncia entre seus entendimentos sobre
28

Segundo Burguire (1993: 341), so exatamente essas diferenas de enfoque entre Bloch e Febvre que levam este ltimo a criticar A Sociedade Feudal, por ser um livro excessivamente esquemtico que, utilizando a abstrao, faz com que o indivduo esteja praticamente ausente da anlise.

29

importante notar que, se por um lado o que Febvre consegue desenvolver em termos de sua produo historiogrfica concorda com as propostas tericas de Thompson na Misria da Teoria mais do que o que desenvolve Bloch, por outro lado os prprios trabalhos histricos de Thompson e aqui estamos nos referindo especialmente a A Formao da Classe Operria Inglesa so freqentemente criticados por no conseguir revelar o modo como os agentes histricos constroem, ao longo do processo histrico, suas condies materiais ou seja, a prpria estrutura. Acreditamos, porm, que essa crtica deva ser matizada a partir de leituras mais atentas dos trabalhos histricos de Thompson leituras centradas na forma como Thompson desvenda os embates tericos daquele momento, os conflitos e divergncias no interior e fora das fbricas (estando a aquilo que talvez seja relevante para compreender o papel da agncia humana no processo histrico da formao da classe operria inglesa).

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

123

a natureza da disciplina histrica, cabe-nos aqui ressaltar um ltimo ponto que atenua as semelhanas terico-metodolgicas entre esses historiadores. Referimo-nos prpria forma como, em cada um deles, concebida a dinmica do processo histrico. Em Thompson, conforme procuramos ressaltar, o conceito de experincia revela-se a prpria gentica do materialismo histrico, segundo a qual homens e mulheres retornam como sujeitos da histria. Essas experincias, por sua vez, so vistas como determinadas por suas situaes e relaes produtivas, as quais expressam necessidades, interesses e antagonismos (cf. Thompson, 1987, 1: 182). Detenhamo-nos neste ltimo termo. O que Thompson tem em mente ao enfatizar as diversidades das experincias vividas pelos indivduos , conforme vimos, a identificao, a partir delas, de um fundo comum, uma regularidade, que refletiria a prpria formao de uma conscincia de classe. De outro modo, podemos dizer que tais experincias so vividas como experincias de classe sendo entendida como um fenmeno histrico, que unifica uma srie de acontecimentos dspares e aparentemente desconectados, tanto na matriaprima da experincia como na conscincia (Thompson, 1987: 9). A classe, por sua vez, acontece quando alguns homens, como resultado de experincias comuns (herdadas e partilhadas), sentem e articulam a identidade de seus interesses entre si, e contra outros homens cujos interesses diferem (e geralmente se opem) dos seus (Thompson, 1987: 10). Dessa forma, o processo histrico, segundo a concepo de Thompson, traz em si a idia de conflito. Desenvolve-se a partir da prpria noo marxista de luta de classes entendida aqui no por um enfoque mecanicista, em que as classes aparecem como coisa, como meros reflexos das relaes de produo, passveis de imobilizao num dado momento e funcionando como o motor da histria mas como surgindo no cruzamento da determinao e da auto-atividade, como um vir-a-ser que se desenvolve num processo inacabado de relao e luta no tempo (Thompson, 1987: 121).

124

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

O processo histrico revela-se, assim, como processo dialtico, cuja dinmica concebida a partir de relaes sociais contraditrias. Mais que isto, o que Thompson prope no apenas o resgate dessa dialtica marxista como lgica do processo, segundo ele expulsa pela teoria althusseriana sob o nome de sobredeterminao, mas a prpria necessidade de pensar dialeticamente um modo dialtico de apreender uma realizao fluente e contraditria. Em outras palavras, trata-se de estender o raciocnio dialtico para o mtodo de conhecimento, constituindo-se, assim, na prpria lgica histrica 30. Em Bloch e Febvre, por sua vez, a dinmica histrica concebida de modo diverso, e entend-la requer a retomada de algumas noes conceituais e metodolgicas de suas propostas historiogrficas. Conforme assinalamos, a preocupao desses historiadores com a instituio de uma histria explicativa embasa suas nfases nos procedimentos sincrnicos de anlise, chamando a ateno para a considerao do contexto estrutural em que ocorreram os fenmenos estudados. Este o procedimento que permitiria ao historiador situ-los em seu prprio tempo histrico, evitando o erro do anacronismo. Para tanto, nada mais seguro do que compreender uma poca, uma dada organizao social, por seu interior, por aquilo que ela possui de mais profundo, ou seja, por seu quadro mental, de onde possvel extrair valores e significados prprios ao momento analisado. Conforme destaca Burguire (1993: 340), neste sentido o estudo das mentalidades revela-se um dos meios mais seguros para evitar o anacronismo em histria, razo pela qual, desde cedo tornou-se um ponto importante na abordagem dos Annales. No que diz respeito ao modo como o tema tratado por Bloch, podemos identificar sua presena j em seu trabalho sobre a crena no poder curativo dos reis Os Reis Taumaturgos, de 1924 em que o toque rgio, tomado enquanto fato social, entendido como uma criao do prprio inconsciente coletivo, a partir de uma
30

Segundo Thompson (1987: 54), todo conceito surge de engajamentos empricos e, na medida em que a tese (conceito/hiptese) posta em relao com a anttese (evidncia), resulta a dialtica do conhecimento.

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

125

crena j arraigada acerca do milagre31. Em outras palavras, Bloch desenvolve um mtodo de anlise segundo o qual as instituies sociais so enfocadas a partir do que revelam de mais profundo: seu quadro mental. Segundo Burguire (1993: 342), nos Reis Taumaturgos Bloch estuda as prticas simblicas e, atravs delas, as repesentaes mentais que as informaram (...). Ele analisa esta concepo mgica do poder como um elemento do patrimnio imaginrio de uma sociedade, que atravessa os sculos e transcende as fronteiras de classe. Esse mtodo reaparece nos trabalhos finais de Bloch Introduo Histria e A Sociedade Feudal nos quais, segundo Le Goff (1993: 29), ele desabrocha em seu sentido mais explcito. Neste ltimo trabalho, Bloch procura dar um tratamento diferenciado ao tema, buscando entender as atitudes morais ou afetivas da sociedade feudal pelo seu prprio enraizamento social, pela sua ligao com as condies econmicas e demogrficas da poca. No entanto, ainda que essa preocupao prevalea, Bloch acaba enfatizando os traos comuns a uma dada mentalidade coletiva, o que permite, inclusive, que ele conceba o feudalismo como um tipo social. O destaque dado ao coletivo pode ser melhor compreendido se considerarmos as implicaes de seu mtodo em termos da crtica documental. O fato de Bloch utilizar um mtodo comparativo, por meio do qual visa a articular diferentes experincias, ou ainda o fato de a experincia assumir em sua anlise um papel articulador entre as diversas manifestaes da vida humana, faz com que os testemunhos histricos sejam tomados como evidncias, de forma a buscar entre eles conexes lgicas capazes de explicar a sociedade em questo. Trata-se, portanto, de um raciocnio, que no admite a idia de contradio entre os testemunhos: as diferenas entre eles so entendidas como antinomias, como ambivalncias que
31

Segundo Burke (1992: 30), tanto a nfase no coletivo quanto o uso do termo fato social, pelo qual Bloch expressa uma concepo das instituies como snteses de mltiplas determinaes, revelam uma forte influncia da sociologia durkheiminiana, que exercera forte ascendncia sobre Bloch.

126

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

convivem numa dada sociedade. Segundo Bloch (1965: 132)., mesmo quando os papis alternadamente desempenhados pelo ator nico parecem opor-se to brutalmente (...) possvel que, vista de perto, a anttese seja apenas a mscara de uma solidariedade mais profunda. Alm disso, vale notar, essas experincias no so tratadas em termos de classe ainda que Bloch utilize esse conceito em A Sociedade Feudal sendo definidas como experincias coletivas, assumindo um sentido mais globalizante. Dessa forma, a nfase de Bloch na anlise sincrnica pode ser melhor compreendida a partir da idia de recuperao da estrutura profunda que encerra o fenmeno analisado o que significa abordar a realidade passada a partir da histria das mentalidades. O modo como esta ltima praticada por Bloch, que implica a utilizao de um mtodo comparativo que articule as experincias coletivas analisadas, acaba, por sua vez, por nuanar as divergncias colocadas no plano mental as quais devem guardar uma correspondncia nas especificidades materiais que define grupos e classes deixando ausente da anlise do autor a noo de conflito. Neste sentido, seu conceito de mentalidade no se confunde com o de ideologia o qual expressa a idia de interesses contraditrios e, portanto, conflitantes revelando-se muito mais globalizante, podendo ser mais precisamente expresso pela idia de ambincia mental. Diferentemente de Thompson, Bloch no revela uma concepo dialtica do processo histrico, mas uma concepo evolucionista, na qual a dinmica histrica concebida a partir das antinomias que perpassam a sociedade. Enfatiza-se a convivncia entre diferenas que habitam uma mesma estrutura social, assim como habitam o plano das conscincias humanas. Em Febvre, porm, a idia da contradio admitida. Como vimos, para Febvre a necessidade de apreender uma dada realidade social a partir de seu interior no resulta numa histria das instituies socias em suas articulaes com o sentido implcito dos comportamentos coletivos, como em Bloch, mas na tentativa de uma sntese histrica sobre os problemas intelectuais de uma poca, unindo histria intelectual e psicologia histrica numa perspectiva global, da qual o indivduo seria o elemento unificador.

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

127

A noo de mentalidade em Febvre, portanto, passa a significar a totalidade dos fenmenos intelectuais e psicolgicos, matizando a prpria separao entre produo intelectual e crenas inconscientes 32. Essa concepco da abordagem de uma realidade passada implica a necessidade de adentramento numa mentalidade individual o que feito por Febvre mediante o resgate dos documentos a partir de seus prprios contextos, confrontando-os entre si, recompondo as polmicas e debates que lhes deram origem, realizando, enfim, uma minunciosa anlise de discurso. Dessa forma, esse procedimento de crtica documental no qual o prprio sujeito reinserido no contexto de seus interlocutores como mais um interlocutor, permite que Febvre apreenda as ambigidades, as verdades contraditrias que envolvem o pensamento individual e que se exteriorizam nas prprias contradies da sociedade da poca. Isso, porm, ainda que revele uma proximidade bastante grande com a forma pela qual Thompson aborda os documentos pois Thompson tambm reinsere os textos no contexto dos debates em que foram produzidos, fazendo-os polemizar entre si no significa que Febvre conceba uma dinmica histrica dialtica, no sentido empregado por Thompson, uma vez que, para Febvre, essas contradies no se colocam em termos de luta de classes. Neste sentido, o termo mentalidades tambm assume em Febvre um sentido globalizante, de modo que o pensamento individual tomado como expresso de todo um esprito de poca. Podemos assim constatar que o que se constitui numa contribuio central dos Annales a histria das mentalidades desenvolveu-se, tanto
32

Segundo Burguire (1993: 339-344), Febvre expressa nesse ponto uma influncia marcante do filsofo Henri Berr, fundador da Revue de Synthse Historique, o qual propunha juntar histria intelectual e psicologia histrica numa perspectiva global, na qual o indivduo aparece como o elemento unificador. Por esta mesma poca (incio do sculo XX), uma outra revista exerceria maior influncia sobre Marc Bloch: LAne Sociologique, de tendncia durkheiminiana. Essas diferentes filiaes intelectuais, portanto, explicariam, em grande medida, as diferentes concepes de mentalidade em Bloch e Febvre e, acreditamos, diferenas mais gerais em suas propostas metodolgicas.

128

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

em Bloch quanto em Febvre, por meio de mtodos em que o processo histrico, ainda que concebido a partir da considerao de experincias distintas e de aspectos contraditrios de uma mesma experincia, no se traduz numa dinmica dialtica, enfocada a partir do processo conflituoso de formao das classes. Isso, porm, no significa que Thompson e outros historiadores de tradio marxista tenham deixado de contemplar os objetos estudados pela histria das mentalidades, no sentido inaugurado pelos Annales. Apesar de Burke destacar as barreiras a esse tipo de histria 33, o que nos parece relevante (e aqui aderimos ao argumento de Hobsbawm) no o uso do termo mesmo porque este se revela controvertido entre os prprios historiadores da tradio dos Annales mas o fato de que outras filiaes tericas tm permitido aos historiadores de diferentes tradies generalizar seus mtodos e objetos de anlise para o estudo das mentalidades 34. No caso de Thompson e do marximo britnico em geral Hobsbawm ressalta que essa generalizao foi favorecida em grande medida pelo dilogo estabelecido entre Histria e Antropologia Social e, mais precisamente, pelo estudo da cultura a partir de uma abordagem histrico-antropolgica. Esse dilogo, alis, reivindicado por Thompson no prprio Misria da Teoria, em
33

Burke (1978: 154) cita como barreiras comunicao entre os Annales e os historiadores ingleses, o individualismo metodolgico destes ltimos, em contraposio nfase no coletivo dos primeiros; a falta de mtodos para o desenvolvimento da psicologia histrica, imbricada na histria das mentalidades, e o fato de esse tipo de histria, tal como praticado por Bloch e Febvre, no respaldar o estudo das idias e valores morais nas diferenas de grupos e classes sociais. Segundo Hobsbawm (1978: 160-61), no de crer que os historiadores britnicos que tm praticado a histria das mentalidades revelem uma herana direta dos Annales, exceto no campo da Idade Mdia, onde Bloch claramente fundamental. O prprio marxismo tem feito a conexo entre o mundo das idias e sentimentos e a base econmica, ainda quando a partir do modelo basesuperestrutura. Alm disso, no preciso seguir a filiao terica de Lvi-Bhrul cujo livro A Mentalidade Primitiva, de 1922, foi a grande fonte de inspirao de Bloch e Febvre e deve ser encarado como uma abordagem datada para praticar esse tipo de histria.

34

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

129

que critica Althusser por ter, segundo ele, liminado toda antropologia de sua teoria, ao conceber as necessidades humanas como sendo determinadas essencialmente pelo econmico o que colocaria homens e mulheres como simples apoios de estruturas, no interior das quais as necessidades so previamente atribudas (cf. Thompson, 1981: 161-163). Cabe-nos entretanto atentar para o tipo de apropriao dos mtodos e conceitos antropolgicos que feito por Thompson. Em seu comentrio crtico aos trabalhos de Keith Thomas, Religion and the Decline of Magic, de 1971, e de Alan MacFarlane, The Family Life of Ralph, o autor condena a tendncia, tanto da antropologia quanto da sociologia, para generalizar descobertas de um contexto social para outros, o que confere a essas disciplinas um carter a-histrico. Segundo ele, a disciplina histrica , acima de tudo, a disciplina do contexto; cada fato pode ganhar significado apenas em meio a outros significados, os quais, por sua vez, so construdos na vivncia de suas experincias particulares e coletivas (cf. Thompson, 1972: 43-49). Esse modo de conceber o tratamento dos objetos inicialmente pertencentes ao campo da histria das mentalidades desenvolvido por Thompson em seu trabalho Tempo, Disciplina de Trabalho e Capitalismo Industrial, em que o autor analisa a mudana no sentido do tempo (impulsionada pela difuso dos relgios a partir do sculo XVII), provocada na disciplina de trabalho, e at que ponto ela afetou a percepo interior do tempo da gente trabalhadora (cf. Thompson, s/d: 341). Thompson analisa a internalizao dos valores capitalistas traduzidos em grande medida por uma nova noo de tempo, denotadora de dinheiro e distinta daquela guiada pelas atividades de trabalho dos camponeses e artesos ingleses no perodo pr-industrial que, se por um lado fruto da imposio dos patres, por outro no se faz sem conflito e resistncia, e tampouco sem combinar com os novos valores, elementos de uma cultura antiga. Alm disso, Thompson enfatiza a necessidade de pensar de maneira articulada as transformaes materiais e mentais, pois, segundo ele no existe o desenvolvimento econmico se no desenvolvimento ou

130

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

mudana cultural; e o desenvolvimento da conscincia social, como o do pensamento do poeta, no pode, em ltima instncia, planejar-se. (s/d: 293) Neste sentido, sua concepo do processo histrico, que, conforme vimos, revela como categoria fundamental o conceito de experincia, no deixa de contemplar a histria das mentalidades ainda que atravs de um mtodo e de filiaes tericas distintas daqueles empregados por Bloch e Febvre, e ainda que prescindindo do prprio uso do termo: em sua anlise, o termo cultura assume uma conotao suficientemente abrangente, que permite englobar o estudo das mentalidades. Neste sentido, a dinmica histrica concebida como um processo de luta no tempo, no qual as experincias no so apreendidas apenas no nvel das idias, mas enquanto sentimentos que so trabalhados na cultura, a qual pode ser descrita aqui como conscincia afetiva e moral, de modo que todo antagonismo em torno de interesses materiais, tambm um conflito de valores (s/d: . 190).

Concluso
Certamente, este breve resgate de algumas das principais obras de Thompson, Bloch e Febvre no tem como pretenso esgotar as possveis similaridades e divergncias entre suas concepes terico-metodolgicas acerca da disciplina histrica. Tal objetivo exigiria uma anlise muito mais abrangente e aprofundada das obras desses historiadores, principalmente no que diz respeito a seus trabalhos histricos, aqui pouco analisados. No entanto, acreditamos que os textos confrontados nos permitiram identificar alguns pontos centrais, a partir dos quais podemos pensar as possveis convergncias entre as proposies do historiador marxista ingls e as da primeira gerao dos Annales. Conforme vimos, nos trs historiadores analisados foi possvel perceber uma mesma concepo do conhecimento histrico: um conhecimento datado, visto que as questes com que abordamos o passado so formuladas a partir de um presente em constante transformao e que se constri a partir do prprio dilogo estabelecido entre essas questes e as evidncias.

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

131

Alm disso, tanto Thompson quanto Bloch e Febvre revelam a preocupao com o estabelecimento de uma histria que d conta da totalidade das sociedades analisadas, ou seja, eles visam a instituir uma histria total. Nos trs historiadores, ainda, evidencia-se a considerao da importncia de um mtodo de anlise simultaneamente sincrnico e diacrnico, que apreenda a totalidade do processo histrico, conforme diria Thompson, ou, de acordo com os historiadores dos Annales, que considere um dado fenmeno a partir de seu contexto e em todas as fases de sua evoluo. Se esses pontos indicam um campo de proximidades tericas significativas entre esses historiadores, ainda que com nfases diferenciadas em questes especficas, as divergncias entre seus enfoques parecem estar centradas, fundamentalmente, nos desdobramentos que suas preocupaes polticas e filiaes tericas distintas acarretam em termos de suas proposies metodolgicas, bem como da forma como concebem a dinmica do processo histrico. Em Thompson, a preocupao em devolver ao marxismo as credenciais do materialismo histrico, afastadas pelo estruturalismo althusseriano, leva-o a resgatar a importncia tanto da ao humana, quanto do processo histrico, a partir da idia de experincia. Esta se revela o elemento articulador das noes de estrutura e processo, implicando que este ltimo seja concebido como o prprio processo de formao das classes no tempo: um processo de luta, que denota a idia do conflito entre interesses e valores antagnicos, de forma que o processo histrico apresenta-se como um processo dialtico. Nos historiadores dos Annales, a preocupao em desenvolver uma histria explicativa implica a nfase no resgate dos objetos estudados a partir de seus contextos de ocorrncia, de onde emerge o destaque dado ao mtodo sincrnico de anlise. Nesse caso, porm, recuperar um fenmeno em sua plena inteligibilidade implica a tentativa de resgat-lo a partir de sua estrutura profunda, ou seja, a partir histria das mentalidades. Este, porm, revela-se um conceito globalizante, no implicando, tanto em Bloch quanto em Febvre, a anlise dos fenmenos sociais a partir da luta de classes. Em Bloch, a nfase recai na busca das conexes entre experincias

132

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

coletivas diversas, de modo que o processo histrico concebido a partir das antinomias que a se revelam, tratando-se, portanto, de uma concepo muito mais evolucionista desse processo. Em Febvre, ainda que seu mtodo permita identificar as contradies que habitam o pensamento de um indivduo e, a partir deste, extrapolar para toda uma poca, no aparece a idia do conflito como o elemento determinante da dinmica do processo histrico. Por fim, cabe-nos reforar a relevncia que acreditamos existir numa anlise que confronte simultaneamente os trabalhos de Febvre, Bloch e Thompson, bem como o motivo pelo qual as noes de estrutura e de processo nos parecem privilegiadas como parmetros para a conduo desse dilogo. Para tanto, preciso ter em mente o fato de que no apenas as similaridades entre estes dois ltimos autores nos parecem mais evidentes, como a prpria referncia a Bloch a nica explicitamente identificada em A Misria da Teoria. Sem dvida alguma, a nfase privilegiada do historiador ingls nas proposies de Bloch merece uma investigao mais aprofundada, que foge ao escopo deste artigo. Acreditamos que o fato de Bloch estar mais prximo da histria econmica, to cara ao marxismo, constitui-se numa possvel via explicativa para a maior familiariedade de Thompson com sua obra. Alm disso, no devemos imputar a este historiador a mesma leitura que aqui fizemos dos trabalhos dos Annales. Sendo assim, o que apontamos como possveis aproximaes entre suas concepes terico-metodolgicas pode ter sido interpretado por Thompson como pontos de divergncias fundamentais. No se pode, ainda, desconsiderar a prpria possibilidade de este historiador no ter tido acesso obra de Febvre, o que explicaria a falta de meno a sua obra no trabalho de Thompson. De qualquer forma, o que nos parece relevante neste estudo comparativo a fertilidade, em termos da teoria e da prtica da disciplina histrica, de uma reflexo articulada sobre as questes discutidas por esses historiadores as quais, conforme procuramos demonstrar, revelam-se por meio de uma anlise que persiga suas noes de estrutura e de processo. Isto

ANA ROSA CLOCLET DA SILVA

133

porque, no caso dos Annales, a nfase no contexto estrutural que comporta o fenmeno estudado aparece como uma decorrncia direta de suas preocupaes com a substituio da histria tradicional por uma histria explicativa, de onde derivam suas principais formulaes tericometodolgicas. No caso de Thompson, a tentativa de reinserir o processo na histria, recuperando o marxismo na sua originalidade, leva-o a reagir contra uma dada concepo de estrutura o estruturalismo althusseriano extraindo da os termos centrais de sua proposio historiogrfica: a noo de experincia e o conceito de classe. Em ambos os casos, portanto, as noes de estrutura e de processo parecem-nos funcionar como os catalisadores dos termos de um debate por meio do qual esses historiadores elaboram suas prprias apologias acerca da disciplina histrica.

Bibliografia
ABELOVE, H. 1982 E.P. Thompson. The Poverty of Theory, History and Theory. Studies in the Philosophy of History, vol. XXI, n. 1.. BLOCH, M. 1982. A Sociedade Feudal. Lisboa, Edies 70. ______. 1965. Introduo Histria. Lisboa, Publicaes Europa-Amrica. BURGUIRE, A. 1993. La notion de mentalits chez Marc Bloch et Lucien Febvre: deux conceptions, deux filiations, Revue de Synthse, 111-112, jul-dez. BURKE, P. 1978. Reflections on the Historical evolution in France: The Annales School and British Social History, Review, vol. 1, n. 3/4. Invernovero. ______. 1992. A Escola dos Annales, 1929-1989. So Paulo, Unesp. FEBVRE, L. s/d. (a). O Problema da Descrena no Sculo XVI: a religio de Rabelais. Lisboa, Incio. ______. s/d. (b). Contra duas filosofias oportunistas da

134

THOMPSON E A PRIMEIRA GERAO DOS ANNALES

histria: de Spengler a Toynbee, in: Mota, C.G. (org.) Febvre, So Paulo, tica. KAYE, H.J. 1989. Los Historiadores Marxistas Britanicos, Ciencias Sociales. LE GOFF, J. 1993 A Histria Nova. So Paulo, Martins Fontes. MOTA, C. G. (org.). s/d. Febvre. So Paulo: tica. (Coleo Grandes Cientistas Sociais). THOMPSON, E.P. 1981. A Misria da Teoria ou um Planetrio de Erros: uma crtica ao pensamento de

Althusser. Rio de Janeiro, Zahar. ______. 1987. A Formao da Classe Operria Inglesa. Rio de Janeiro, Paz e Terra,3 vols. ______. s/d. Tiempo, Disciplina de Trabajo y Capitalismo Industrial, in: Tradicin, Revuelta y Cosciencia de Clase. Estudios sobre la crisis de la sociedad preindustrial. Barcelona, Editorial Critica. ______. 1972. Antropology and the discipline of historical context, Midland History, vol. 1, n. 3, primavera, pp. 4145.

También podría gustarte