Está en la página 1de 3

1

PARECER SOBRE A OBRA ARTE POTICA

Paulo Henrique Vieira do Nascimento*

ARISTTELES. Arte Potica. Disponvel em: <WWW.dominiopublico.gov.br>. Acesso em 14 de jun. de 2011.

Aristteles (384 a.C-322 a.C) foi um pensador grego, reconhecido por ter sido discpulo de Plato e mentor do futuro Rei Alexandre, o Grande. Notado tambm por abordar diversos temas como a fsica, metafsica, poesia, msica, biologia, filosofia e outros. Juntamente com Plato e Scrates tido como o fundador da filosofia ocidental, sendo ainda na atualidade objeto de discusses e estudos acadmicos, apesar de grande parte de suas obras terem se perdido. Sua percepo filosfica foi sistemtica, isto , realizou conexes entre diversas vertentes do pensamento filosfico de sua poca. Em seus escritos nota-se formulaes sobre todos os ramos do conhecimento, menos o matemtico. E na obra A Potica que se pode notar uma grande e audaciosa contribuio no campo da diviso e estabelecimento de regras para as manifestaes artsticas. Na obra ele trata de todas as caractersticas da poesia, alm da forma como esta deve ser construda. Sua contribuio foi marcante, muitas das vezes chegando a determinar as diretrizes de vrios estilos, principalmente, os de inspirao clssica: classicismos e neoclassicismos diversos. E mesmo quando se queria contestar alguma tradio ou escola artstica, a Potica serviu, quando no era o modelo a seguir, como modelo a contestar. Para Aristteles, o poeta todo aquele que se utiliza do metro para construir a sua arte. Segundo a sua concepo, poesia a arte da mimtica, da cpia ou da imitao da realidade. Todo artista imita, cria e fantasia baseado em situaes do mundo real. Essa imitao realizada atravs do ritmo, da linguagem e da melodia ou meio, objeto e modo. O meio se d atravs do ritmo, do canto e dos versos. J o objeto se divide em duas partes, uma delas a tragdia, que trata de aes ligadas a grandes homens, como Ulisses em a Odissia, e a comdia, onde so apresentadas aes a homens de baixo valor e carter.
1

* Acadmico do 1 perodo noturno do curso de Letras, do Instituto Superior de Educao da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientao da Professora Patrcia Espndola Borges no semestre letivo 2011/1.

Geralmente essa caracterizao dos homens, baixo ou alto valor, definida por meio da anlise do nvel social do mesmo. Para Aristteles a tragdia e a comdia so tidas como as primeiras manifestaes teatrais, sendo que a primeira assume essa viso grotesca e satirizada da realidade, enquanto a segunda, juntamente com a epopia, so imitaes em versos de acontecimentos, feitos, grandiosos. O que diferenciaria basicamente uma da outra seria o fato de na epopia o metro ser uniforme, a forma ser narrativa e o tempo ilimitado, enquanto que na tragdia o tempo restringe-se ao limite da apresentao da pea e o fato de no existir narrao, uma vez que so os atores que exprimem as aes. Categoriza ainda a poesia em duas nomenclaturas distintas, a de carter herico (exaltao) e os jmbicos (de linguagem coloquial). Considera Homero como grande precursor da utilizao dos dois metros em suas obras. Na obra, A Potica, prescreve-se ainda que a epopia deve se apresentar estrutura dramtica, devem compor-se de uma nica ao, inteira e completa, com incio, meio e fim; permitindo dessa forma, como narrativa, o desenrolar de diversas aes na mesma poca. Estas, em harmonia com a principal, enobreceriam a poesia. Nas obras trgicas, o maravilhoso ocupar ponto importante; mas o irracional, origem do maravilhoso, plausvel na epopia, pois no existem atores. Nota-se aqui, uma certa aproximao, ou preferncia, do pensador com a epopia. J sobre a situao trgica, Aristteles afirma que quando acontece a passagem do heri da felicidade para a infelicidade por fora de um erro, s vezes at inconsciente. Muitas das vezes o prprio heri quem comete o erro trgico, logo, tambm, quem sofre com a alternncia da felicidade para a desgraa-peripcia-, alm de pertencer a uma famlia tradicional e de reputao. Existem outras vrias constataes na obra, seria at impossvel descrever todas aqui, isto , em poucas linhas, at mesmo por que o livro no foi finalizado. Mas o que importa a representatividade desses conceitos para o que entendemos hoje como arte. Pois se Aristteles no pensou as artes tal como as entendemos hoje, em contrapartida ele foi decisivo, graas as suas especulaes, para a formao do significado que detemos atualmente.

También podría gustarte