Está en la página 1de 8

30/08/12

O Homem sem Deus 'Mau at os Ossos'?

O HOMEM SEM DEUS 'MAU AT OS OSSOS'?


16
Curtir Tw eet
0

By crispim

Segundo o que dispe o profeta Miquias, tanto o melhor quanto o mais justo dos homens so reprovveis diante de Deus e precisavam nascer de novo. A reprovao divina no por causa da moral, do comportamento, da psique, da condio fsica ou financeira dos homens. Os homens tornaram-se reprovveis (desagradveis) diante de Deus por causa da condenao estabelecida em Ado. Em Ado pereceu da terra o homem piedoso. Todos deixaram de ser retos diante de Deus ( Mq 7:2 ; Rm 3:23 ).

calvinista Phil Johnson fez o seguinte comentrio ao livro de Efsios, captulo dois, versos um a trs: Observem de perto o que ele diz ali: Toda pessoa no regenerada est espiritualmente morta, andando de acordo com Satans, sendo por natureza filha da ira. Ns nascemos neste mundo como completos pecadores - no simplesmente um pouco manchado pelo pecado, mas completamente, desesperadamente, em escravido a ele. Todo aspecto de nosso ser - mente, emoes, desejos, e at mesmo nossa constituio fsica - corrompido, controlado, e desfigurado pelo pecado e seus efeitos. Ningum escapa desse veredicto. Ns somos totalmente depravados Phil Johnson, Maus at os Ossos, artigo publicado no Site Bom Caminho, traduo de Juliano Heyse, ttulo original: B-b-b-b-bad to the bone, Blog Pyromaniacs (grifo nosso). Neste pequeno pargrafo o Sr. Johnson nomeia a condio do homem sem Cristo de totalmente depravados, completos pecadores. Para descrever a condio de sujeio ao pecado ele utiliza as seguintes palavras: todo, completos, desesperadamente, totalmente, etc. At mesmo a constituio emocional e fsica do homem descrita por Johnson como sendo corrompida, controlada e desfigurada pelo pecado. Analisemos o comentrio do Sr. Phil Johnson luz da bblia.

Princpios Bblicos A bblia demonstra que o melhor dos homens comparvel a uma sebe (cerca) de espinhos e o mais reto dos homens comparvel a um espinho, ou seja, todos os homens gerados segundo Ado so pecadores "O melhor deles como um espinho; o mais reto pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punio; agora ser a sua confuso" ( Mq 7:4 ). No importa as questes morais, fsicas ou psquicas do homem: tanto o melhor quanto o mais reto dos homens so igualmente pecadores (comparveis a uma cerca de espinhos ou a um espinho) por serem gerados participantes da natureza cada de Ado. Todos os homens germinaram de uma semente corruptvel (espinheiro), a semente de Ado.

estudobiblico.org/doutrinas-biblicas/fundamentais//511-o-homem-sem-deus-e-mau-ate-os-ossos

1/8

30/08/12

O Homem sem Deus 'Mau at os Ossos'?

Outra figura que ilustra esta mesma realidade foi exposta por Jesus no famoso Sermo do Monte. Os homens quando nascem entram por uma porta larga (Ado) e seguem por um caminho largo que os CONDUZEM perdio. Jesus demonstrou que, para o homem ver-se livre de tal condenao necessrio nascer de novo ( Jo 3:3 -7; Mt 7:13 -14).

Aplicao Prtica Compare o que a bblia diz acerca destas quatro pessoas e aponte qual delas era mais (ou menos) pecadora (segundo Phil, depravados)? Nicodemos, que era mestre, juiz, judeu e um religioso exemplar, e que, portanto, representava o melhor que a sociedade poca dispunha no comportamento e na moral ( Jo 3:1 ); A mulher samaritana, por ter convivido com cinco maridos e o que ela tinha no lhe pertencia ( Jo 4:18 ); O paraltico do tanque de Betesda, que ficou beira do tanque por trinta e oito longos anos ( Jo 5:5 ); O jovem rico: apesar da religiosidade e cumpridor dos mandamentos, apegado a sua riqueza. Embora no fosse dado promiscuidade, Nicodemos no estava em uma posio melhor diante de Deus, se comparado condio da mulher samaritana. Percebe-se que, diante de Deus, tanto Nicodemos quanto a mulher samaritana precisavam nascer de novo. Do mesmo modo, tanto o Jovem rico, cumpridor dos mandamentos, quanto o paraltico, que passou trinta e oito anos deitado beira do tanque, haveriam de perecer, caso no se arrependessem. Ora, quem era mais pecador: o paraltico ou o jovem rico? Que depravao h em ficar trinta e oito anos beira do tanque de Betesda esperando um anjo agitar as guas? Como poderia o jovem rico ser completamente depravado, se ele era cumpridor dos mandamentos? Porm, o que se observa diante da mensagem do evangelho, que, tanto o paraltico no tanque de Betesda quanto o Jovem rico precisavam arrepender-se, pois ambos, de igual modo pereceriam, caso no se arrependessem No, vos digo! Antes, se no vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis ( Lc 13:5 ).

Consideraes Essenciais Alguns judeus pensavam que os galileus que foram mortos por Pilatos, cujo sangue foi misturado aos sacrifcios que eles realizavam, eram mais pecadores que todos os outros galileus ( Lc 13:1 -5). Por que os judeus chegaram a esta concluso? Segundo a concepo deles, os galileus eram pecadores por serem gentios. Porm, havia um agravante: estavam sacrificando aos dolos. Como o sangue dos galileus que foram mortos foi misturado ao sangue do sacrifico que ofereciam aos dolos, concluram que padeceram tais coisas por serem mais pecadores que todos os outros galileus. Porm, Jesus afirmou que os galileus que foram mortos no eram mais pecadores que o restante dos galileus por terem sido mortos, antes, todos eles haveriam de perecer de igual modo, caso no se arrependessem. Para ilustrar seu ensinamento, Jesus os fez lembrar a queda da torre de Silo, que ficava em Jerusalm. No porque dezoito pessoas morreram na queda da torre, que eram mais pecadoras que os moradores de Jerusalm.

estudobiblico.org/doutrinas-biblicas/fundamentais//511-o-homem-sem-deus-e-mau-ate-os-ossos

2/8

30/08/12

O Homem sem Deus 'Mau at os Ossos'?

Como os judeus se consideravam filhos de Deus por serem descendentes de Abrao, acabavam por apontar as catstrofes envolvendo outros povos como sendo resultado do pecado, porm, esqueciam que tambm eram sujeitos as catstrofes. Com base no alerta que Jesus deu, percebe-se que os judeus acreditavam (por serem descendentes de Abrao) que estavam em uma condio melhor diante de Deus, se comparados aos galileus que foram mortos por Pilatos.Mas, Jesus demonstrou que todos os homens precisam mudar de concepo acerca de como se alcana a salvao de Deus (arrependimento), pois se no mudarem de conceito, igualmente perecero ( Lc 13:1 -5). Este evento em particular demonstra que uma concepo humana, desprovida de respaldo bblico, apontar qualquer evento catastrfico, enfermidades, calamidades, deformidades, etc., como sendo provenientes ou causados pelo pecado.

O que diz as Escrituras Segundo o que dispe o profeta Miquias, tanto o melhor quanto o mais justo dos homens so reprovveis diante de Deus e precisam nascer de novo. A reprovao divina no por causa da moral, do comportamento, da psique, da condio fsica ou financeira dos homens. Os homens tornaram-se reprovveis (desagradveis) diante de Deus por causa da condenao estabelecida em Ado. Em Ado pereceu da terra o homem piedoso. Todos deixaram de ser retos diante de Deus ( Mq 7:2 ; Rm 3:23 ). A bblia informa que toda humanidade estava destituda da glria de Deus porque pecaram ( Rm 3:23 ). Ora, pecaram no por causa de questes psquicas, fsicas, morais, comportamentais, etc., antes pecaram porque foram vendidos ao pecado como escravos. por isso que as escrituras protestam contra os judeus, pois eles pensavam que eram salvos por serem descendentes de Abrao: "Teu primeiro pai pecou, e os teus intrpretes prevaricaram contra mim" ( Is 43:27 ).

A Escravido do Pecado Assim como os descendestes de escravos nos regimes escravocratas j nasciam sob o jugo da servido pelo simples fato de descenderem de escravos, o homem gerado da semente corruptvel (Ado) vem ao mundo sob o jugo (escravido) do pecado, e, portanto, so pecadores ( Jo 8:34). poca de Jesus os escravos eram iguais aos homens livres, tanto no fsico quanto na psique, ou seja, o fato de serem escravos no os tornava menos humanos que os homens livres. Porm, o que pesava (diferencial) sobre eles era o jugo imposto pela sociedade escravocrata. Semelhantemente, no a psique, nem as emoes e nem os desejos dos homens nascidos sob a gide do pecado que os tornam diferentes dos nascidos de novo. As emoes so pertinentes a todos os homens e contempla tanto os que esto sob o jugo do pecado quanto os que esto sob o jugo da justia Fostes libertos do pecado, e vos tornastes escravos da justia ( Rm 6:18 ). O homem com Cristo alvo das mesmas emoes que os homens sem Deus. Ambos ficam tristes, alegres, deprimidos, motivados, choram, riem, etc. Ambos pensam, raciocinam, trabalham, etc.
estudobiblico.org/doutrinas-biblicas/fundamentais//511-o-homem-sem-deus-e-mau-ate-os-ossos 3/8

30/08/12

O Homem sem Deus 'Mau at os Ossos'?

Ambos tem fome, sede, apetite sexual, sonham, etc. Atravs do comparativo acima se conclui que, nem o pecado e nem a justia subjugam as emoes, as sensaes, os desejos e a psique do homem. Nem o pecado nem a justia subjugam os homens atravs das emoes, fraquezas, desejos, etc.

O Filho do Homem Jesus chorou, esteve aflito, angustiou-se, alegrou-se, comeu, bebeu, foi s festas, ou seja, as emoes e sensaes fsicas de Jesus eram idnticas as dos seus irmos carnais, porm, certo que ele no foi sujeito ao pecado pelo fato de ter ficado aflito ou chorado ( Hb 4:15 ). Por outro lado, no por que os monges budistas vivem uma vida de meditao perene para afastar ou reprimir alguns sentimentos e emoes que sero livres de pecado. Em que Jesus foi semelhante aos seus irmos, se no nas fraquezas, emoes, sensaes, desejos e psique? ( Hb 2:14 ; Mt 26:37 ) O verbo de Deus se fez carne, o que demonstra que o corpo fsico no o que vincula o homem a servido do pecado. Assim como os filhos participam da carne e do sangue, Jesus tambm participou das mesmas coisas (carne, sangue), porm, sem pecado, visto que ele foi gerado de Deus ( Hb 2:14 ). O que diferenciava o Cristo de Deus dos outros homens no era a psique (inteligncia e moral superiores), ou o fsico (carne e sangue), antes o diferencial estava no fato de Ele ser gerado de Deus, ou seja, sem pecado "Qualquer que nascido de Deus no comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e no pode pecar, porque nascido de Deus" ( 1Jo 3:9 ). Do mesmo modo, o diferencial entre os que crem no evangelho de Cristo e os descrentes no esto na psique ou no corpo, antes, no fato de que crem no evangelho e foram de novo gerados segundo Deus, em esprito e em verdade. O diferencial entre aqueles que servem e os que no servem a Deus est em que os que servem so nascidos de Deus, e os que no sevem nascidos segundo a vontade do varo, da carne e do sangue ( Jo 1:12 -13). Para ser homem, ou seja, como um de ns, o Verbo de Deus teve que ser participante da carne e sangue, compartilhando das mesmas fraquezas e limitaes pertinentes a natureza humana ( Jo 1:14 ). O fato de os homens serem sujeitos s fraquezas no se vincula e nem deriva do pecado, pois o Verbo de Deus teve que participar das mesmas fraquezas e limitaes humanas para ser como um de ns. Como seria possvel Jesus compartilhar das fraquezas humanas se as fraquezas derivassem ou fossem produzidas pelo pecado?

O Homem O que se observa atravs das escrituras que os sentimentos e as emoes humanas vinculam-se diretamente natureza humana. Deus criou o homem na condio e posio de homem, ou seja, fraquezas,
estudobiblico.org/doutrinas-biblicas/fundamentais//511-o-homem-sem-deus-e-mau-ate-os-ossos 4/8

30/08/12

O Homem sem Deus 'Mau at os Ossos'?

necessidades, prazeres, sonhos, desejos, medos, coragens, etc., so elementos pertinentes natureza humana Porque no temos um sumo sacerdote que no possa compadecer-se das nossas fraquezas; porm, um que, como ns, em tudo foi tentado, mas sem pecado" ( Hb 4:15 ). Acaso o apstolo Paulo sentiria prazer nas fraquezas e necessidades se tais sentimentos e emoes fossem provenientes do pecado? "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injrias, nas necessidades, nas perseguies, nas angstias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco ento sou forte" ( 2Co 12:10 ). A bblia clara: O salrio do pecado a morte, e quando Ado pecou trouxe sobre si e sua descendncia um julgamento com uma pena nica, que resultou em destituio (alienao) da glria de Deus (condenao). Ou seja, no podemos ser mais realistas que a bblia e dizer que a condenao estabelecida em Ado influenciou a constituio fsica e emocional do homem. A pena estabelecida antes da desobedincia de Ado foi nica: ...certamente morrers ( Gn 2:17 ). Quando Deus falou com Ado e Eva na virao do dia, eles j estavam mortos, ou seja, destitudos da glria de Deus. Logo em seguida, por causa da queda: Deus retirou o homem do den Deus retirou o homem do den para que ele no lanasse mo do fruto da rvore da vida; a condenao proveniente da desobedincia foi alienao de Deus, e a sada do den para o homem no lanar mo da imortalidade ( Gn 3:22 ); Deus promete o descendente ( Gn 3:15 ); Estabelece a sujeio da mulher ao marido e a dor na gestao ( Gn 3:16 ); Por causa do homem Deus amaldioa a terra, institui o trabalho e apresenta a morte fsica Do suor do teu rosto comers o teu po, at que tornes terra, porque dela foste tomado; pois s p, e ao p tornars ( Gn 3:19 ); antes de pecar, o oficio do homem era lavrar e guardar o jardim do den ( Gn 2:15 ); aps a queda, por ter sido lanado do jardim do den, Deus deu um novo oficio para o homem. Quando o Verbo de Deus foi introduzido no mundo dos homens, ele tornou-se participante do p da terra, porm, como Filho de Deus sempre esteve unido ao Pai. Ao despir-se da sua glria, o Verbo se fez carne e tornou-se como um de ns "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos p" ( Sl 103:14 ). Porm, no podemos esquecer a relao estabelecida por Deus: Tu s p, e ao p tornars ( Gn 3:19 ). Ao assumir a condio de Servo, Jesus teve que se sujeitar as mesmas leis e fraquezas pertinente aos homens. Ele teve que viver do suor do seu rosto, porm, viver do suor do rosto no uma pena proveniente do pecado ( Gn 3:19 ), bem como tornar ao p da terra. Devemos ver nitidamente o que o escritor aos Hebreus apresenta acerca de Jesus: Vemos, porm, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glria e de honra, por causa da paixo da morte, para que, pela graa de Deus, provasse a morte por todos ( Hb 2:9 ). Ele foi feito homem (menor que os anjos) por causa da paixo da morte. Para ser possvel provar a morte fsica, que totalmente diferente da morte espiritual ou destituio da glria de Deus, que Jesus se fez carne! Isto indica que, provar a morte fsica no conseqncia do pecado, antes algo pertinente a fragilidade e fraqueza daqueles que foram tomados do p da terra. Cristo provou a morte fsica, e isto demonstra que ela no est atrelada ou que deriva da desobedincia de Ado. Lembremos que Jesus o Cordeiro de Deus; que sem derramamento de sangue no h remisso de pecado; sem a morte do cordeiro no h sacrifcio. Ora, se Deus luz e nele no h trevas alguma, como poderia receber o cheiro suave do sacrifcio se a morte fsica teve origem no pecado? Quando Cristo se ofereceu em holocausto ao Pai, ele disse: Nas tuas mos entrego o meu esprito, ou
estudobiblico.org/doutrinas-biblicas/fundamentais//511-o-homem-sem-deus-e-mau-ate-os-ossos 5/8

30/08/12

O Homem sem Deus 'Mau at os Ossos'?

seja, a morte fsica no proveniente da condenao estabelecida em Ado, pois o sacrifcio depende da morte do cordeiro De outra maneira, necessrio lhe fora padecer muitas vezes desde a fundao do mundo. Mas agora na consumao dos sculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifcio de si mesmo ( Hb 9:26 ).

Posicionamento das Escrituras A condenao da humanidade (apenas) destituio da glria de Deus, e isto, to somente isto, j por demais funesto. indiscutvel o fato da condenao e perdio do homem sem Deus. A alienao de Deus no precisa ser enfatizada ou descrita atravs de palavras tais como: todo, completamente, terrivelmente, maus at os ossos ou totalmente depravados. Se admitirmos que o homem sem Cristo completamente, totalmente perdido, tambm teramos que admitir que os salvos so completamente, totalmente, terrivelmente salvos. O julgamento e condenao da humanidade ocorreram em Ado, e a pena estabelecida foi alienao de Deus ( Rm 5:18 ; Jo 3:18 ). A bblia descreve este estado como sendo separao, destituio, alienao de Deus. Ora, no h necessidade de superlativos ou de adjetivos adicionais para se enfatizar ou demonstrar qual a condio da humanidade sem Cristo, visto que, no h na bblia o uso de superlativo para descrever a condio do homem sem Deus. Um condenado condenado, e no totalmente condenado. Um perdido somente perdido, o que de per si caracteriza uma condio terrvel. No podemos confundir a universalidade do pecado quando se diz: ... todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus, com a idia de que o perdido totalmente, completamente, irremediavelmente perdido.

O homem sem Cristo totalmente depravado? Se a idia contida na palavra depravado refere-se condio daqueles que no crem em Cristo de alienao de Deus, podemos dizer que o homem (totalmente) depravado (completamente perdido). Porm, por que no simplificar e falarmos como dizia o apstolo Paulo: todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus. Por que transtornam a idia apresentada por Paulo introduzindo a palavra totalmente? certo dizer que todos pecaram e esto totalmente destitudos da glria de Deus? Que idia a fala procura transmitir com totalmente depravado? O artifcio de distorcer a palavra de Deus introduzindo uma nica palavra foi utilizado no princpio por satans assim que Deus disse: No comereis de toda rvore do jardim? ( Gn 3:1 ). Porm, se a idia que procuram enfatizar atravs da palavra depravado denota perverso fcil perceber que nem todos os homens so totalmente pervertidos. Os judeus poca de Cristo eram pervertidos? Os monges que se isolam nos mosteiros so pervertidos? Que dizer das pessoas regradas que vivem nas sociedades orientais? Nicodemos era um homem depravado? Que dizer do homem comum da nossa sociedade? O que se depreende do texto do calvinista Phil Johnson que a depravao total refere-se a um possvel controle que o pecado exerce sobre a psique, emoes e desejos, influenciando at mesmo a constituio fsica do homem, causando todos os males.
estudobiblico.org/doutrinas-biblicas/fundamentais//511-o-homem-sem-deus-e-mau-ate-os-ossos 6/8

30/08/12

O Homem sem Deus 'Mau at os Ossos'?

Diante desta afirmativa, vale questionar: O pecado desfigura o homem? Ora, os discpulos perguntaram ao Messias sobre quem pecou quando avistaram um paraplgico. A resposta de Cristo foi enftica: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus ( Jo 9:3 ). Diante da resposta de Cristo fica demonstrado cabalmente que o pecado no a causa de qualquer deformidade ou deficincia fsica. Ora, o interprete das Escrituras no pode confundir os vrios comparativos que as Escrituras estabelecem entre o pecado e as enfermidades e admitir que as enfermidades fsicas so provenientes do pecado. O pecado comparado lepra, porm, a lepra no decorre do pecado, pois o salrio do pecado uma nica cdula: a morte proveniente de uma justa pena, ou seja, a destituio da glria de Deus ( Cl 2:14 ). O pecado no decorre de um dilema moral, pois se assim fosse teramos diferentes nveis de pecado e uma s punio. Porm, a bblia demonstra que o pecado uma condio pertinente natureza destituda de Deus. Quando Davi foi concebido e gerado, ele foi concebido e gerado na condio de destitudo da glria de Deus, pois esta a condio dos gerados segundo Ado ( Sl 51:5 ). O pecado uma condio da qual o homem no consegue por si s livrar-se, porque tal condio est vinculada a natureza herdada de Ado. Para se ver livre do pecado necessrio o poder de Deus contido no evangelho, visto que, atravs do evangelho, Deus faz nova todas s coisas: concede um novo esprito e um novo corao aos homens ( Sl 51:10 ). Quando Paulo disse que os cristos estavam mortos em delitos e pecados (antes de conhecerem a Cristo), ele somente estava demonstrando que todos estavam destitudos da glria de Deus ( Ef 2:1 ); que eles seguiam o curso deste mundo, ou seja, alienao eterna de Deus, que o mesmo curso do prncipe da potestade do ar. O apstolo Paulo estava descrevendo a condio do homem sem Deus, e no os feitos do homem em sujeio ao pecado (filhos da ira e da desobedincia, ou seja, filhos de Ado).

A Carne Qual a vontade da carne, ou seja, a vontade da natureza decada? A carne em Ef 2:1 -3 no diz da constituio fsica do homem, antes diz da natureza decada proveniente de Ado. Ora, no podemos esquecer que, o que nascido da carne carne, mas o que nascido do Esprito esprito. A vontade da carne o mesmo que inclinao, e verifica-se que da vontade da carne (inclinao) que todos os homens sem Cristo sigam para a morte ( Rm 8:6 ). Os que esto na carne, ou seja, que foram gerados de Ado no pode agradar a Deus. Esto em inimizade contra Deus. Inclina-se para a morte. Fazem a vontade da carne. Diferem dos nascidos do Esprito, que esto em amizade com Deus e inclina-se para a vida e a paz. por isso que Paulo ao escrever aos Glatas disse: Pois a carne deseja o que contrrio ao Esprito, e o Esprito o que contrrio carne. Estes ope-se um ao outro, para que no faais o que quereis ( Gl 5:17 ). A oposio carne versus Esprito resume-se em morte e vida, conforme depreendemos o que lemos em ( Rm 8:6 ): A inclinao da carne inimizade contra Deus, pois no sujeita lei de Deus, nem em verdade o pode ser. No comungo com o pensamento calvinista porque acrescenta palavra de Deus (a graa e poder de Deus manifesta aos homens) algumas palavras para dar nfase a doutrinas calvinista, tais como: o homem totalmente depravado, para dizerem que impossvel o homem que tem sede beber da gua que faz jorrar uma fonte para a vida eterna oferecida atravs do evangelho. Para eles o simples fato de o homem aceitar a
estudobiblico.org/doutrinas-biblicas/fundamentais//511-o-homem-sem-deus-e-mau-ate-os-ossos 7/8

30/08/12

O Homem sem Deus 'Mau at os Ossos'?

gua ofertada por Cristo seria como se o homem estivesse se salvando. Para demonstrar que alguns homens foram escolhidos para serem salvos, acrescentam a palavra eleitos em versculos que demonstram que a salvao para todos os homens.

estudobiblico.org/doutrinas-biblicas/fundamentais//511-o-homem-sem-deus-e-mau-ate-os-ossos

8/8

También podría gustarte