Está en la página 1de 3

Fichamento: INTRODUO ORGANIZAO BUROCRTICA

Prestes Motta e Bresser Pereira no livro Introduo organizao burocrtica, discutem a relao das organizaes burocrticas na sociedade moderna, na qual caracterizam como o sistema social atual e inerente a vida contempornea. Porm, ao longo da histria a burocracia foi tomando novas caractersticas medida que foi se desenvolvendo, principalmente por tratarmos de grandes organizaes na atual conjuntura, o que implica maior sistematizao e racionalidade para que tenha mais fluncia e eficincia nas relaes. Os autores inicialmente ainda pontuam que a ideia de burocracia afasta da liberdade, dizendo que ao mesmo tempo em que precisamos entender a burocracia, precisamos tambm aprender a super-la. Sendo assim, estamos sendo guiados por contradies, uma vez que quase difcil saber se a burocracia mais um instrumento para organizao e organizaes, na ideia de conferir mais eficincia ou ns (pessoas), somos os instrumentos da burocracia. Porque junto a uma busca de racionalidade exacerbada h tambm uma relao sui generis, na qual os indivduos assumem aes condicionadas, intrnsecas e inerentes a esse sistema. Tal como, William Whyte adentra no campo da crtica social, na qual mediante a fora como as organizaes ganharam o mundo, tambm criaram um novo homem o homem da organizao. Dessa forma, as organizaes participam da personalidade do homem moderno, definindo o seu comportamento. Neste livro, burocracia e organizao so sinnimos, para exprimir um tipo de sistema social, e indiscutivelmente predominante das sociedades industriais, tendo como principal caracterstica deste a racionalidade, regida pelo princpio da eficincia. E possuem carter econmico, poltico, cultural, religioso que se relacionam em cooperao e conflito, dependncia e interdependncia. Mannhein define organizao como um tipo de cooperao no qual as funes de cada parte do grupo so precisamente pr-ordenadas e estabelecidas e h uma garantia de que as atividades planejadas sero executadas sem maiores frices (pg. 21), com isso este sistema social mantido relaes sociais entre os indivduos, no entanto com forte racionalizao na diviso do trabalho.

Max Weber estudou a fundo o sistema burocrtico, considerando-a como um tipo de poder e dominao. Weber delineou limites que separam a burocracia dos demais sistemas sociais atravs dos tipos de dominao; o carismtico, o tradicional e o racional-legal. Estes possuem legitimidade, pois a dominao legtima e com isso efetiva, conferindo-lhe poder. A dominao carismtica se baseia na devoo afetiva pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma). O fator que determina a dominao carismtica a f no carisma, qualidades excepcionais do lder. Geralmente a dominao carismtica se expressa na crena ou reconhecimento do profeta, do heri da rua ou do demagogo, cuja relao uma obrigao, um dever. A segunda dominao, chamada de tradicional estabelece-se em virtude da crena da santidade das ordenaes e dos poderes senhoriais, a base dessa dominao est nos costumes e ela se expressa geralmente na relao patriarcal, sendo esta, de carter comunitrio. A dominao legal segundo ele de carter racional e seu arcabouo est na crena nos regulamentos e estatutos criados racionalmente, a sua legitimidade se d pela submisso dos atores sociais a esses estatutos. O exemplo que melhor caracteriza a legitimidade desse tipo de dominao so as empresas capitalistas da sociedade moderna, pois estas se organizam a partir de intensas burocratizaes e hierarquias. Esse exemplo expressa o pensamento racional se sobrepondo a outros, mantendo grupos coesos atravs de artifcios como leis empresariais (submetidas ou no a leis estaduais), de subordinao hierrquica e estatutos. O sistema burocrtico moderno influenciam sistemas de governo pblico ou administraes privadas, que s se desenvolveriam completamente num contexto do capitalismo moderno. Este sistema burocrtico se fundamenta numa rotatividade de cargos (cargos estes ocupados, por funcionrios especializados), leis especficas que regulamentam as aes dos funcionrios, hierarquias dos postos dos nveis de autoridade e separao dos bens privados dos pblicos ou institucionais. Sendo assim, a racionalidade como um vis, propulsor, de produtividade e funcionamento das mquinas estatal, e partidria do mundo moderno, pois acreditava que a burocracia integrada nesses contextos, elevaria o potencial de produtividade, e se equivaleria ao das mquinas quando comparadas a trabalhos manufaturados.

Portanto, nos possvel analisar que, a racionalidade como liberdade na esfera poltica, seria algo ambivalente, devido ao fato desta transformar as relaes dos homens quanto a suas auto responsabilidades. A racionalidade deixaria os homens mais livres para buscarem fins proveitosos a si mesmos, mas simultaneamente os colocaria inseridos em instituies governamentais que agiriam de forma semelhante, acabando com a possibilidade de suas escolhas individuais.

BIBLIOGRAFIA: BRESSER PEREIRA, Luiz e PRESTES MOTTA, Fernando C. Introduo organizao burocrtica.

También podría gustarte