Está en la página 1de 10

1

Resumo

Atendendo a solicitao da Professora Valdete Santos, da disciplina Sistemas Construtivos I, ser apresentado a seguir o relatrio das atividades desenvolvidas durante visita tcnica a Ponte Meu Orgulho, um dos complexos da obra Corredor Exclusivo de nibus da Avenida das Torres. A visita foi feita com os alunos do 6 perodo de Engenharia Civil da Universidade do Estado do Amazonas, no dia 18 de setembro de 2013.

A Ponte Meu Orgulho est sendo construda na Avenida das Torres, mais precisamente dentro do Residencial Viver Melhor, Zona Norte de Manaus. uma obra do Governo do Amazonas, atravs da Secretaria do Estado de Infraestrutura (SEINFRA) e executada pela construtora Etam.

Sumrio
1. Introduo............................................................................................... 5 2. Objetivos Gerais..................................................................................... 6 3. Materiais.................................................................................................. 6 4. Mtodos.................................................................................................. 6 5. Descrio................................................................................................ 6 6. Resultados.............................................................................................. 8 7. Concluso............................................................................................... 8 8. Apndice................................................................................................. 9

1. Introduo
O relatrio apresentar a visita tcnica a Ponte Meu Orgulho, um dos complexos da obra Corredor Exclusivo de nibus da Avenida das Torres. Ir abordar, entre outros assuntos, os materiais e mtodos utilizados na visita e, principalmente, como est sendo a construo da ponte, explanando seus projetos e os detalhes da construo.

A obra tem como projetista Pedro Batista, como desenhista Jhodson Costa, como coordenadora a Engenheira Sarah, a parte de verificao ficou por conta de Pedro Batista e o responsvel tcnico foi Jos Lus Laghi.

A visita iniciou por volta das 14h e teve cerca de 2h de durao e foi orientada pela Professora Valdete Santos. Foi observado se todos os alunos estavam com seus devidos equipamentos de segurana, neste caso, bota e capacete. Aqueles que no estavam equipados, no puderam acompanhar toda a visita.

Primeiramente a professora Valdete mostrou e explicou os detalhes do projeto da obra, que continha as especificaes a serem usadas na estrutura, como o tipo de ao utilizado, o fck do concreto, quais partes da estrutura sero com concreto pr-moldado e quais sero com moldados in-loco, entre outras coisas. Uma boa explicao do projeto fundamental para o entendimento da parte da execuo da obra.

Aps o entendimento do projeto, o alunos foram direcionados para a parte da obra que estava sendo executada, l puderam discernir cada detalhe do projeto, como eles estavam sendo feitos na prticas, mas cientes de que o que estava no projeto pde ter sido alterado, devido qualidade do solo ou outros motivos.

O ensinamento absorvido durante a visita ser totalmente detalhado no decorrer do relatrio.

2. Objetivos Gerais
O objetivo geral desta visita foi oferecer aos alunos um conhecimento a mais sobre tipos de sistemas construtivos, neste caso uma ponte com concreto pr-moldados e moldados in-loco. Foi importante para no apenas ter o conhecimento terico, mas tambm o prtico, que fundamental para a total aprendizagem do estudante.

3. Materiais
Para a realizao da visita tcnica Ponte Meu Orgulho, foi necessrio a utilizao dos seguintes materiais: Capacete; Bota adequada; Mquina fotogrfica.

4. Mtodos
A visita foi feita no local da obra com todos os alunos da turma de Sistemas Construtivos I. Foi acompanhada pela professora Valdete Santos, a qual explicava os detalhes construtivos da Ponte Meu orgulho. Com o intuito de um maior aprendizado, os alunos tiveram a permisso de gravar e tirar fotos durante toda a visita tcnica.

5. Descrio
Primeiramente foram mostrados os projetos da obra. Nestes demonstravam que foi utilizado estaca raiz na fundao, devido presena de gua o ideal seria que a estaca chegasse o mais prximo possvel da rocha. Acima da estaca, possui o bloco de coroamento de 1,40 x 1,90m e o pilar de 4,17m de altura. Tambm foram utilizadas cortinas, para evitar deslizamento e tornar esta
6

estrutura mais resistente. O projeto mostrava tambm que a pavimentao que ser feita ter 5cm. Em toda a estrutura foi utilizado concreto com fck >= 30 MPa e ao CA-50. Partes da estrutura foram feitas com concreto pr-moldado e outras com concreto moldados in-loco O projeto detalha tambm a junta de dilatao, est ser localizada nos apoios. Nesta contm uma base epxi, um material elstico e flexvel que permite ao de cargas horizontal e vertical sem que estas provoquem fissuras na estrutura. Em seguida, foi mostrada as vigas longarinas pr-moldadas, antes de serem colocadas na construo. As armaduras acima desta viga foram colocadas tambm para poder fazer o seu iamento, ou seja, para a estrutura ser devidamente transportada. Os pilares foram feitos de concreto moldado in-loco Posteriormente, nos aproximamos de um trecho da ponte com construo parcialmente concluda. Al nos foi mostrado como ficavam posicionadas as vigas longarinas, no total de sete, estas tem um cobrimento de 14mm, uma altura de 1m e a cada 9,82m ser colocada uma viga transversin, j estas so no total trs, e passam entre as longarinas. Foi colocado tambm o guarda-corpo, que uma laje pr-moldada e em cima deste posto a camada de concreto, o local destinado ao passeio de pessoas, para que estas no transitem na pista. Nas vigas existem os tubos para o sistema de drenagem, para quando houver alguma chuva no prejudique a pista com alagamentos. Em algumas partes da estrutura foi utilizado EPS, a fim de evitar fissuras ao unir o concreto velho com o concreto novo. Em cada viga longarina foram colocados um material de borracha que, pelo projeto seria epxi, mas na realidade foi usado neoprene, da marca Neoprex. Este material um amortecedor e ser exigido em situao como, por exemplo, quando um automvel de carga mais pesada passar pela ponte, ele vai pressionar e o neoprene, por ser uma material que aceita esse tipo de esforo, vai fazer com que a ponte aceite esse movimento sem causar nenhum dano estrutura.

6. Resultados
A principal consequncia da visita tcnica obra da Ponte Meu Orgulho foi o entendimento pelos alunos da parte prtica da construo, com isso o entendimento terico fica mais claro, assim facilitando o aprendizado. Vimos como feita a leitura do projeto de uma ponte, verificando todos os seus detalhes para poder partir para a parte da construo. L, pde-se observar como so as vigas longarinas antes de serem colocadas na estrutura final e depois de j estarem na estrutura, junto com as vigas transversinas, as quais passam entre as longarinas. Pde-se observar tambm que, entre outras coisas, na estrutura possua uma espcie de borracha chamada Neoprene, que possibilita que a ponte receba esforos de cargas mais altas sem causar nenhum dano estrutura. Pode-se dizer ento que o resultado foi bastante satisfatrio, pois foi possvel ver de perto os passos da construo de uma ponte.

7. Concluso
A visita tcnica obra da Ponte Meu Orgulho teve uma excelente absoro por parte dos alunos, pois pde ser visto na prtica aquilo que ser aplicado na sala de aula e, assim, quando chegar o momento de falar sobre esse tipo de sistema construtivo ser mais fcil absorver as explicaes. Uma coisa importante que no foi observada foi a data do trmino da obra, mas espera-se que seja o quo antes possvel para atender as necessidades dos moradores de Manaus.

8. Apndice

Figura 1: Projeto da Obra

Figura 2: Local onde a obra est sendo executada

Figura 3: Parte da obra j executada; mostrando as vigas longarinas e as transversinas.

Figura 4: Material de borracha Neoprene.

10

También podría gustarte