Está en la página 1de 20

CENTRO UNIVERSITRIO ANHANGUERA

UNIDADADE CAMPO LIMPO

Aime Nunes Moraes Antonio Janio Vieira de Moraes Carlos Eduardo S O Silva Fabio Nascimento de Souza Rodrigo da Silva Prates Rodrigo Nabarros de Sousa Rodrigo Victor Machado Valnei Rodrigues de Paulo

ATIVIDADE PEDAGGICA SUPERVISIONADA


PROFESSOR ME. FBIO SIMIAO Email: fsimiao@yahoo.com.br, fsimiao@yahoo.com.br

ENGENHARIA: CALCULO NUMRICO

SO PAULO 2/2013

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA UNIDADE CAMPO LIMPO

Aime Nunes Moraes Engenharia mecnica 7476693322 Antonio Janio Vieira de Moraes Engenharia Civil 7086554562 Carlos Eduardo S O Silva Engenharia de Produo 7476691483 Fabio Nascimento de Souza Engenharia Eltrica 7251601195 Rodrigo da Silva Prates Engenharia Civil 7084554227 Rodrigo Nabarros de Sousa Engenharia Civil 7366560471 Rodrigo Victor Machado Engenharia Eltrica 7474685701 Valnei Rodrigues de Paulo Engenharia Mecnica 7093566535

SO PAULO 2/2013

SUMRIO

1 2 3 4 5 6 7

RESUMO INTRODUO ETAPA 1: Conceito e princpios gerais do calculo numrico Elaborao do texto dissertativo Grficos - interpretao geomtrica da dependncia e independncia linear Sequncia de nmeros ETAPA 2: Sistema de numerao e erro

04 05 07 07 09 11 12

RESUMO

A natureza extremamente complexa. Para tentar entend-la, criam-se modelos que seguem leis mais simples do que a rica realidade, dando resultados aproximados. Essas leis, que procuram simular a natureza, so, em geral expressas matematicamente. As formulaes matemticas, embora simplificaes do que se passa na realidade, ainda assim, com frequncia, so muito complexas para serem resolvidas analiticamente. comum a lei fsica ser expressa por uma equao diferencial cuja soluo exata no possvel de ser obtida. Mesmo um clculo de raiz, aparentemente simples, pode exigir operaes que transcendam as contas elementares. Uma integral definida, nem muito complexa em sua formulao, pode no ser analiticamente resolvida. Os Clculos numricos buscam solues aproximadas para essas formulaes. Alm disso, nos problemas reais, os dados com que se trabalha so medidas e, como tais, no so exatos. Uma medida fsica no um nmero, um intervalo, pela prpria impreciso das medidas. Dessa forma trabalha-se, sempre, com a figura do erro, inerente prpria medio. Os mtodos aproximados, como indica o nome, esto buscando uma aproximao do que seria o valor exato. Dessa forma inerente aos mtodos de se trabalhar com a figura da aproximao, do erro, do desvio.

INTRODUO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver atividades que possam colaborar com a formao, assim desenvolveu-se o que foi solicitado, conforme segue: O cdigo de barras, contido na maior parte dos produtos industrializados, consiste num conjunto de vrias barras que podem estar preenchidas com a cor escura ou no. Quando um leitor ptico, tambm chamado de scanners, passa sobre essas barras, a leitura de uma barra clara convertida no nmero 0 (zero) e a de uma barra escura, no nmero 1.

Observar na figura ao lado, um exemplo simplificado de um cdigo em um sistema de cdigo linear com 31 barras.

Se o leitor ptico for passado da esquerda 0101000110101001110101000110101. Se o leitor ptico for passado da direita para a esquerda ir ler: para a direita ir ler:

1010110001010111001010110001010. Marcos proprietrio da empresa de importao chamada Vendomundo. Anos atrs, visando mais eficincia na localizao dos contineres e diminuio dos erros gerados por interferncia humana, Marcos contratou os servios de uma empresa com expertise no desenvolvimento de solues inteligentes para logstica porturia e recintos alfandegados.

Os cdigos de barras lineares, bidimensionais e outras tecnologias, como GPS (Sistema de Posicionamento Global, em portugus), passaram a ser utilizados pela importadora desde ento, como uma das formas de localizao de produtos, unidades logsticas, registro de contineres, documentos, servios e cargas. Essa tecnologia, sem dvida, trouxe automao para a maioria dos processos, gerando eficincia, maior controle e confiabilidade para a empresa.

No sistema de cdigo de barras linear, para organizar o processo de leitura ptica de cada cdigo, deve-se levar em considerao que alguns deles podem ter leitura da esquerda para a direita igual da direita para a esquerda. Para exemplificar, apresentamos o cdigo:

01001000111100010010. Temos aqui um exemplo de um cdigo de barras linear palndromo. Curiosamente, a listagem de um novo lote de contineres da empresa de Marcos, recentemente desembarcado no porto de Santos, associava um cdigo linear palndromo a um dos contineres. O desafio proposto neste caderno de atividades : descubra o cdigo linear palndromo com 34 barras que chamou a ateno de Marcos pela sua excentricidade. Para tanto, sete desafios so propostos. Cada desafio, aps ser devidamente realizado, dever ser associado a um nmero: 0 ou 1. Esses nmeros, quando colocados lado a lado e na ordem de realizao das etapas, fornecero os dezessete primeiros algarismos (da esquerda para a direita) que iro compor o cdigo de barras linear palndromo que foi associado a um dos contineres recentemente desembarcado no porto de Santo pela importadora Vendomundo.

Encontrar o cdigo de barras linear palndromo que chamou a ateno do proprietrio da importadora Vendomundo, quando checou a listagem dos contineres desembarcados no porto de Santos em um determinado dia.

ETAPA 1: CONCEITO E PRINCPIOS GERAIS DO CALCULO NUMRICO


Esta etapa importante para que voc fixe, de forma prtica, os conceitos bsicos de lgebra linear que iro servir de suporte para a compreenso dos mtodos numricos trabalhados pelo professor da disciplina em cada aula tema da disciplina de Clculo Numrico.

Passo 1 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir. 1. Ler atentamente o captulo do livro-texto (FRANCO, Neide M. B. Clculo Numrico. 1 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Obs. Na falta do livro, pesquisar em outros documentos) que descreve os conceitos e princpios gerais de clculo numrico. Pesquisar tambm em: livros didticos do Ensino Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informaes ligadas ao estudo e utilizao da lgebra linear em clculo numrico.

2. Elaborar um texto dissertativo, contendo as principais informaes encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Esta pesquisa ser imprescindvel para a compreenso e realizao dos prximos passos. O Clculo numrico um ramo da matemtica que estuda algoritmos que convergem para resultados de problemas matemticos, resultados estes cuja validade demonstrada por teoremas convencionais. Um mtodo numrico apresenta uma sucesso que converge para o valor exato. Cada termo dessa sucesso uma aproximao, que possvel calcular com um nmero finito de operaes elementares. objetivo da anlise numrica encontrar sucesses que aproximem os valores exatos com um nmero mnimo de operaes elementares. O clculo numrico compreende: A anlise dos processos que resolvem problemas matemticos por meio de operaes aritmticas; O desenvolvimento de uma sequncia de operaes aritmticas que levem as respostas numricas desejadas; O uso de computadores para obteno das respostas numricas, o que implica em escrever o mtodo numrico como um programa de computador. Espera-se que, com isso, obter respostas confiveis para problemas matemticos.

Podemos dividir a Matemtica em duas partes, o caulo numrico e o clculo algbrico. O clculo numrico envolve as operaes da adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e radiciao, envolvendo os nmeros reais. O clculo algbrico est diretamente ligado a expresses algbricas, envolvendo equaes, inequaes e sistemas de equaes. Nele, todos os fundamentos fixados no clculo numrico so utilizados. Funo do Clculo Numrico na Engenharia:

Buscar solucionar problemas tcnicos atravs de mtodos numricos (modelo matemtico) Passos para a resoluo de problemas: 1. Problema 2. Modelagem 3. Refinamento 4. Resultado de Cincias Afins 5. Mensurao 6. Escolha de Mtodos 7. Escolha de Parmetros 8. Trincamento de Iteraes 9. Resultado Numrico Fluxograma para soluo numrica:

1. Problema 2. Levantamento de Dados 3. Construo do Modelo Matemtico 4. Escolha do Mtodo Numrico 5. Implementao Computacional 6. Anlise dos Resultados 7. Verificao

3. Fazer o download do Software Geogebra. Este software servir de apoio para a resoluo dealguns desafios desta etapa. Para maiores informaes, visitar a pgina: GEOGEBRA, disponvel em: https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B30OueqS8kbtUVRaaVBrSDNTc Vk/edit?usp=sharing Acesso em: 02 abr. 2013.

Passo 2 (Equipe) Ler os desafios propostos: 1. Desafio A Nos grficos a seguir, apresentada uma interpretao geomtrica da dependncia e independncia linear de dois e trs vetores no R :

LD Dependncia Linear

LI Independncia Linear

LD Dependncia Linear

De acordo com os grficos anteriores, afirma-se: I os vetores V1 e V2 apresentados no grfico (a) so LI (linearmente independentes); R: Falso = 1 II os vetores V1, V2 e V3 apresentados no grfico (b) so LI; R: Verdadeiro = 1 III os vetores V1, V2 e V3 apresentados no grfico (c) so LD (linearmente dependentes); R: Verdadeiro = 1

2. Desafio B Dados os vetores u = (4, 7, -1) e v = (3, 10, 11), podemos afirmar que u e v so linearmente independentes. R: So LI, pois 4/3 7/10 -1/11, pois no h relao entre eles. Verdadeiro = 0

3. Desafio C

( (

( ) ) ) ( ( ) )

Verdadeiro = 1

Passo 3 (Equipe) Resolver os desafios apresentados no desafio A, desafio B e desafio C, julgando as afirmaes apresentadas como certa ou errada. Os clculos realizados para tal julgamento devem ser devidamente registrados. DESAFIO A: 111

DESAFIO B: 0

DESAFIO C: 1

1. Desafio A:

Associar o nmero 0, se a afirmao I estiver certa. Associar o nmero 1, se a afirmao I estiver errada. Associar o nmero 1, se a afirmao II estiver certa. Associar o nmero 0, se a afirmao II estiver errada. Associar o nmero 1, se a afirmao III estiver certa. Associar o nmero 0, se a afirmao III estiver errada.

2. Desafio B:

Associar o nmero 0, se a afirmao estiver certa. Associar o nmero 1, se a afirmao estiver errada.

3. Desafio C:

Associar o nmero 1, se a afirmao estiver certa. Associar o nmero 0, se a afirmao estiver errada.

Passo 4 (Equipe)

Entregar ao professor, para cumprimento dessa etapa um relatrio com o nome de Relatrio: 1 Conceitos e Princpios Gerais de Clculo Numrico, com as seguintes informaes organizadas: 1. o texto criado partir da pesquisa realizada no passo 1; 2. os clculos realizados para a soluo do passo 3 (imprimir arquivo gerado pelo software, caso este tenha sido utilizado na resoluo de algum desafio da etapa 1); 3. a sequncia dos nmeros encontrados, aps a associao feita no passo 3.

Sequncia de Nmeros

11101

ETAPA 2: SISTEMA DE NUMERAO E ERROS


Esta etapa importante para que voc entenda, de forma prtica, o fato de que o conjunto dos nmeros representveis em qualquer mquina finito, isto , no possvel representar em uma mquina todos os nmeros de um dado intervalo [a, b].

Passo 1 (Equipe)

1. Ler atentamente o captulo do livro-texto (FRANCO, Neide M. B. Clculo Numrico. 1 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007) que descreve os conceitos de anlise de arredondamento em ponto flutuante. Pesquisar tambm em: livros didticos do Ensino Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informaes ligadas ao estudo e utilizao da teoria de erros. Sugesto de leitura do material complementar:

CULMINATO. Jos Alberto. Clculo Numrico. Disponvel em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B30OueqS8kbtS29QeTNNbG 9YdjA/edit?usp=sharing>. Acesso em: 19 abr. 2013.

2. Observar os dois casos apresentados abaixo:

(a) Caso A Uma professora de matemtica da 1 srie do ensino mdio pediu a trs alunos da classe que calculassem a rea de uma circunferncia de raio igual a 120 metros. Os seguintes valores foram obtidos, respectivamente, pelos alunos Joo, Pedro e Maria: 45.216m ; 45.239,04m e 45.238,9342176m

(b) Caso B

3. Considerar os casos A e B apresentados anteriormente e respondam: Por que foram encontrados trs valores diferentes para o caso (A), considerando que no houve erro algum por parte dos alunos na utilizao da frmula da rea de uma circunferncia e nem na substituio do valor do raio, na mesma? R: Por que foram usados mtodos diferentes de arredondamento para : Joo utilizou o truncamento, deixando apenas duas casas depois da virgula (3,14). Pedro arredondou somando 1 ao anterior que antecede o numero maior ou igual ao nmero 5 (3,1416). Maria utilizou o numero inteiro (3,141592654).

Quando comparados, vemos uma diferena nos valores obtidos nos clculos dos somatrios utilizando cada uma das ferramentas. A que se deve essa diferena apresentada no caso B?

R: As diferenas podem ter ocorrido em funo da forma de arredondamento, da forma como os nmeros so armazenados ou da quantidade de casas decimais que foi utilizada para realizao de cada calculo.

Passo 2 (Equipe)

Ler o desafio proposto:

Numa mquina de calcular cujo sistema de representao utilizado tem base 10; 5 dgitos na mantissa e expoente no intervalo [6, 6], pode se afirmar que:

Respostas: I Est incorreta, pois a primeira regra para notao cientfica ( que denominado ) que o nmero

seja maior ou igual a 1 e menor ou igual a 9.

Neste caso a mantissima 0 e a calculadora aceita at 5 dgitos, ento:

O menor nmero seria: O maior nmero seria :

(5 dgitos na mantissima) (5 dgitos na mantissima)

II -

Passo 3 (Equipe)

Resolver o desafio apresentado no passo 2, julgando as afirmaes apresentadas como certa ou errada. Os clculos realizados para tal julgamento devem ser devidamente registrados para posteriormente serem apresentados ao professor da disciplina. Associar o nmero 0, se a afirmao I estiver certa. Associar o nmero 1, se a afirmao I estiver errada. Associar o nmero 0, se a afirmao II estiver certa. Associar o nmero 1, se a afirmao II estiver errada. Associar o nmero 1, se a afirmao III estiver certa. Associar o nmero 0, se a afirmao III estiver errada.

Passo 4 (Equipe) Entregar ao professor, para cumprimento dessa etapa, um relatrio com o nome de Relatrio 2 Sistemas de Numerao e Erros, com as seguintes informaes organizadas: 1. as justificativas para as diferenas encontradas nos casos A e B, do passo 1; 2. os clculos realizados para a soluo do passo 3; 3. a sequncia dos nmeros encontrados, aps a associao feita no passo 3.

ETAPA 3: SOLUO NUMRICA DE SISTEMA DE EQUAES LINEARES


Esta etapa importante para que voc fixe, de forma prtica, conceitos introdutrios de sistemas lineares, tais como: a caracterizao matemtica de um sistema linear; a notao matricial de um sistema linear; classificao de um sistema quanto soluo compatvel ou no compatvel. Passo 1 1. Ler atentamente os captulos do livro-texto (FRANCO, Neide M. B. Clculo Numrico. 1 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007) que descrevem os conceitos introdutrios de sistemas lineares. Pesquisar tambm em: livros didticos do Ensino Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informaes ligadas ao estudo e utilizao de sistemas lineares na Engenharia da Computao. 2. Apresentar um caso real de aplicao de sistemas lineares. 3. Utilizar o Software Geogebra como uma ferramenta de apoio para a resoluo dos desafios propostos no prximo passo. Para download do software, acessar o link: Geogebra. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B30OueqS8kbtUVRaaVBrSDNTcVk /edit?usp=sharing>. Acesso em: 02 abr. 2013

Passo 2 (Equipe) Ler o desafio proposto: Considerar um circuito eltrico representado por:

A respeito do sistema linear gerado pelo circuito eltrico, podemos afirmar:

Passo 3 (Equipe)

Resolver o desafio proposto no passo 2, julgando as afirmaes apresentadas como certa ou errada. Os clculos realizados para tal julgamento devem ser devidamente registrados e apresentados ao professor ao final desta etapa. Associar o nmero 0, se a afirmao I estiver certa. Associar o nmero 1, se a afirmao I estiver errada. Associar o nmero 0, se a afirmao II estiver certa. Associar o nmero 1, se a afirmao II estiver errada. Associar o nmero 1, se a afirmao III estiver certa. Associar o nmero 0, se a afirmao III estiver errada. Passo 4 (Equipe) Entregar ao professor, como cumprimento dessa etapa, um relatrio com o nome de Relatrio 3 Soluo Numrica de Sistemas de Equaes Lineares parte 1, com as seguintes informaes organizadas: 1. o texto criado partir da pesquisa realizada no passo 1; 2. os clculos realizados para a soluo do passo 3 (imprimir arquivo gerado pelo software, caso este tenha sido usado na resoluo do desafio proposto); 3. a sequncia dos nmeros encontrados, aps a associao feita no passo 3.

ETAPA 4: SOLUO NUMRICA DE SISTEMA DE EQUAES LINEARES


Esta etapa importante para que voc fixe, de forma prtica, mtodos numricos para resolver problemas de sistemas de equaes lineares utilizando o Mtodo Exato da Decomposio LU e o Mtodo Exato de Eliminao de Gauss. Passo 1 (Aluno) 1. Ler atentamente os captulos do livro-texto (FRANCO, Neide M. B. Clculo Numrico. 1 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007) que descrevem os conceitos de soluo de sistemas lineares: mtodo direto (exato) e mtodo interativo. Pesquisar tambm em: livros didticos do Ensino Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informaes ligadas ao estudo e utilizao de cada um dos mtodos de soluo de sistemas lineares. 2. Apresentar casos reais de aplicaes dos dois mtodos de soluo de sistemas de equaes lineares: mtodo exato e mtodo interativo. 3. Fazer o download do Software VCN_5p1. Este software servir de apoio para a resoluo do desafio apresentado nesta etapa. Para download do software, acessar o link: VCN_5P1. Disponvel em: <https://docs.google.com/file/d/0BzbowUl2pexdUVVSTThDeHZwWHM/e dit?usp=sharing>. Acesso em: 09 abr. 2013.

Sobre a decomposio LU, podemos afirmar que:

2. Desafio B Considerar os sistemas:

Utilizando a eliminao de Gauss e aritmtica de ponto flutuante com trs algarismos significativos com arredondamento, podemos afirmar que:

Passo 3 (Equipe) Resolver os desafios apresentados no passo 2, julgando as afirmaes apresentadas como certa ou errada. Os clculos realizados para tal julgamento devem ser devidamente registrados e apresentados ao professor quando esta etapa for concluda. Para o desafio A: Associar o nmero 0, se a afirmao I estiver certa. Associar o nmero 1, se a afirmao I estiver errada. Associar o nmero 0, se a afirmao II estiver certa. Associar o nmero 1, se a afirmao II estiver errada. Para o desafio B: Associar o nmero 1, se a afirmao I estiver certa. Associar o nmero 0, se a afirmao I estiver errada. Associar o nmero 0, se a afirmao II estiver certa.

Associar o nmero 1, se a afirmao II estiver errada. Associar o nmero 0, se a afirmao III estiver certa. Associar o nmero 1, se a afirmao III estiver errada. Associar o nmero 1, se a afirmao IV estiver certa. Associar o nmero 0, se a afirmao IV estiver errada. Passo 4 (Equipe) Entregar ao professor, como cumprimento dessa etapa, um relatrio com o nome de Relatrio 4 - Soluo Numrica de Sistemas de Equaes Lineares parte 2, com as seguintes informaes organizadas: 1. O texto criado a partir da pesquisa realizada no passo 1. 2. Os clculos realizados utilizando o software de clculo numrico VCN_5p1 para a soluo do passo 3 (imprimir arquivo gerado pelo software). 3. Apresentar o cdigo de barras linear palndromo completo, j com os ltimos dezessete algarismos devidamente colocados. Lembrar que o cdigo de barras linear palndromo e o cumprimento correto de todas as etapas, fornecero apenas os dezessetes primeiros algarismos do cdigo. Os demais nmeros devero ser logicamente deduzidos pela prpria definio de um nmero palndromo.

BIBLIOGRAFIA
MUROLO, Afrnio Carlos; BONETTO, Gicomo. Matemtica Aplicada a Administrao, Economia e Contabilidade. 2 ed. So Paulo: Cengage Learning, 2012. PLT 622. FRANCO, Neide M. B. Clculo Numrico. 1 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

También podría gustarte