Está en la página 1de 7

{

Histria da Revista

Trechos extrados do TCC: JORNALISMO DE REVISTA Anlise da comunicao que pode abrir caminhos para o fazer pensar. De Talyssa Das Chagas Lima, 2010, p2333.

O primeiro relato que se tem sobre jornalismo de revista se d na Alemanha, no ano de 1663. Isto porque foi neste ano que publicou- se o primeiro peridico de que se tem notcia: a revista intitulada Erbauliche Monaths - Unterredungen (Edificantes Discusses Mensais). Mas, segundo a autora Marlia Scalzo, a revista no era bem no formato que hoje se tem conhecimento. De acordo com a autora, o peridico. Tinha cara e jeito delivro e s considerada revista porque trazia vrios artigos sobre um mesmo assunto. Teologia e era voltada para um pblico especfico. Alm disso, propunha se a sair periodicamente (SCALZO, 2003, p.19). Aps esta experincia, outros trabalhos tambm viriam. E, exemplos semelhantes ocorreriam ps dois anos na Europa. Em 1665, na Frana, criou-se o Journal ds Savants e na Itlia Giornali dei Literati. J na Inglaterra, em 1680, criou se o Mercurius Librarius ou Faithfull Account off all Books and Pamphlets. E, mesmo no utilizando o nome de revista, o trabalho pioneiro na Alemanha j deixara claro que nascia ali um novo gnero de discurso jornalstico. Assim a revista se construa.
Todas estas publicaes, mesmo no utilizando o termo revista no nome, isso s aconteceria em 1704, na Inglaterra) e parecendo-se demais com os livros, deixam clara a misso do novo tipo de publicao que surgia: destinar-se a pblicos especficos e aprofundar os assuntos, mais que os jornais, menos que os livros. (SCALZO, 2003, p.19)

Em 1672 o palco para as revistas tornava-se a Frana. Surge ento a publicao intitulada Le Mercure Galant. O peridico possua pequenas notcias alm de poesias, frmula que obteve sucesso e alcance popular e que logo foi copiada. Somente vinte e nove anos aps isto, em Londres, no ano de 1731, foi lanado o primeiro formato de revista semelhante ao que conhecemos hoje. A revista chamava-se The Gentlemans Magazine. Esta revista marcou um momento importante neste ramo. Isto porque foi inspirada nos grandes magazines-lojas que vendiam um pouco de tudo, reunia vrios assuntos e os apresentava de forma leve e agradvel. O termo magazine, a partir de ento, passava a servir para designar revistas em ingls e em francs. (SCALZO, 2003, p.1920). E, j que a primeira revista nasce sob a tica da segmentao nota-se que, com o passar dos anos foi-se buscando novos caminhos para este formato de comunicao. O gnero que j nasce marcado pela caracterstica da segmentao, procurava estabelecer enfoques novos para cada matria a ser publicada.

NOVAS FASES DE CONSTRUO DO PRODUTO


Primeiramente, As revistas nasceram monotemticas (tratando de um nico assunto por ttulo) e depois passaram a ser multitemticas. Os dois modelos tambm foram copiados por todo o mundo. (SCALZO, 2003, p.21). Com esta ideia, surgem tambm, as revistas femininas. Assim tem-se em 1749, a Ladies Magazine, que, segundo afirma a autora Marlia Scalzo, destina seus textos s mulheres. Mas foi nos EUA que as revistas comearam a ganhar espao. E os peridicos. American Magazine e General Magazine, publicados em 1741 reafirmaram a tamanha expressividade que este gnero havia ganhado. Pois, uma nao alfabetizada comea a ler mais cedo do que as outras. A partir disso tem-se uma comparao entre Brasil e EUA.
As revistas comearam a ganhar os EUA na medida em que o pas se desenvolve, o analfabetismo diminui, cresce o interesse por novas ideais e a consequente necessidade de divulg-las. Novos ttulos surgem e multiplicam-se- muitos importados da Europa, dando incio ao que hoje um dos maiores mercados de revistas do mundo: cerca de 6 bilhes de exemplares por ano. S para comparar: no Brasil, atualmente, so vendidos mais ou menos 600 milhes de exemplares ao ano. (SCALZO, 2003, p.20)

Depois de inmeros experimentos- revistas que mais pareciam livros, mas que foram pioneiras na arte deste formato de texto, surge, em Londres, uma revista que mudaria alguns conceitos de confeco de um peridico. Tratava-se da Illustrated London News. (...)Uma publicao que revolucionaria a forma de conceber e editar revistas. Era a primeira revista ilustrada, e que continua a ser editada at hoje, a Illustrated London News. Tinha 16 pginas de texto e 32 de gravuras, que reproduziam os acontecimentos da poca na forma de desenhos. A frmula foi copiada em todos os pases, e, no final do sculo XIX, foi aperfeioada com o desenvolvimento da fotografia e da impresso com meio-tom. (SCALZO, 2003, p.21)

H tambm, no sculo XIX, o desenvolvimento de revistas cientficas e literrias como, por exemplo, as revistas Scientific American e National Geographic Magazine.

[Em 1855 surge a Leslies Weekly, que foi uma das primeiras revistas americanas a utilizar
ilustraes. Na segunda metade do sculo 19, tinha uma circulao mdia de 100 mil exemplares. Entretanto, esse nmero triplicava de acordo com o assunto tratado na edio. Durante a Guerra Civil Americana a publicao inovou, mandando 12 correspondentes para cobrir o conflito.

Em 1892 foi lanada a revista VOGUE. Inicialmente, essa revista americana, fundada por um editor aristocrata chamado Arthur Turnure, era dedicada aos luxos e prazeres da vida, alm das reportagens sobre moda. O pblico alvo da Vogue era a rica elite da cidade de Nova York do final do sculo 19. Sua reputao como bblia da moda se mantm at hoje.]
[No fazem parte do texto original]

Mas foi no ano de 1923, nos Estados Unidos que se deu incio a produo de uma das revistas de maior expressividade que se tem at os dias de hoje. Tratava-se da Time, fundada por Briton Hadden e Henry Luce. Estes dois jovens tinham o objetivo de levar ao pblico notcias que aconteciam em seu pas, ou do mundo, durante a semana. Buscavam informar as pessoas sobre os fatos que consideravam relevantes, o que acreditavam ser notcia. E foi ento que inventaram a frmula do sucesso de uma revista. Frmula a ser copiada mais tarde por outros pases.
A ideia era trazer notcias da semana, do pas e do mundo, organizadas em sees, sempre narradas de maneira concisa e sistemtica, com todas as informaes pesquisadas e checadas. Mesmo sem ter essa receita editorial definida desde o primeiro nmero, Hadden e Luce foram aperfeioando a frmula, tendo sempre em vista a necessidade de no deixar homens ocupados perderem tempo na hora de consumir informao. Guiados ainda pela ideologia norte-americana de culto ao sucesso, acabaram inaugurando uma ideia que tambm daria volta ao mundo e produziria similares em todo o planeta, inclusive no Brasil, com o surgimento da Veja, em 1968. (SCALZO, 2003, p.22-23)

Aps isto, novamente foi Henry Luce quem inventava uma nova forma de fazer revista. Luce desenvolveu uma nova ideia: a revista Life. Esta revista era semanal e se apropriava do desenvolvimento da fotografia, que ocorria naquele perodo na imprensa. Assim o peridico se torna uma espcie de parmetro para outros que viriam, j que era feita em papel de boa qualidade, formato grande possua novas ideias defendendo o fato de que uma boa foto era essencial a este meio de comunicao. Deste modo a revista Life teve um editorial que tornouse admirvel. Nele, a revista propunha a ver a vida; ver o mundo; testemunhar grandes acontecimentos; observar o rosto do pobre e os gestos dos orgulhosos; ver coisas estranhas (...) (SCALZO, 2003, p.23) A revista Life influenciou muitos outros peridicos. Um exemplo disso se confirma com o nascimento, na Frana, da revista Match. A revista Match foi sucesso absoluto de vendas, fenmeno tal que ocorre at os dias de hoje. E enquanto nos Estados Unidos havia a Life e na Frana Match na Alemanha Stern foi tambm uma revista de grande sucesso e expressividade. Com a frmula parecida a da Life a revista fazia histria no mercado jornalstico. E logo no demoraria muito para que essa forma nova de confeccionar revistas chegasse ao Brasil. No Brasil a influncia dessa nova corrente de revistas chegou com a inveno da Cruzeiro e Manchete. Ambos peridicos copiaram a frmula da Life e obtiveram grande sucesso e apelo junto ao pblico. Dois fenmenos no mercado deste segmento. (...) Em 1922, o jornalista norte-americano De Witt e sua esposa Lila Acheson Wallace criaram uma nova maneira de se comunicar por meio de textos impressos: a Readers Digest, uma publicao que condensava artigos editados em outras revistas e jornais e oferecia ao leitor uma variedade de assuntos que ele no encontraria em nenhum outro lugar. (SCALZO,2003,p.23) O sucesso foi grande. A Readers Digest alcanou, entre 1940 e 1950, a marca de 50 milhes de exemplares vendidos. Isto no mundo todo. E, segundo a ponta Marlia Scalzo, no Brasil, a edio em portugus vendia 500 mil exemplares no final da dcada de 1950.

[Em 1928, Gio Ponti, um famoso designer e arquiteto italiano publicou a primeira edio da
revista Domus, que tinha foco em design e arquitetura. A revista era bilngue com artigos tanto em italiano quanto em ingls. Em 1940 a revista mudou a sua linha editoria quando Ponti a abandonou para criar a revista de arquitetura e design de interiores Lo Stile.]

J na dcada de 30, as revistas tomavam outro rumo. A ideia era de confeccionar quadrinhos nestes peridicos. Isto deu origem s publicaes de histrias em quadrinhos que depois seriam divididas em: histrias para crianas e para adultos. E, foi nessa poca que o mundo era cenrio ideal para a indstria cinematogrfica. Em consequncia disso, em Hollywood comeava-se a nascer as primeiras revistas destinadas a fs e, que tiveram, grande apelo ao pblico e sucesso. Assim enquanto que na Itlia inventava-se mais um modelo de publicao, e que tambm seria copiado pelo mundo que surgem histrias romnticas escritas pela luz. (?) Tratava-se das fotonovelas. E desta vez, aqui no Brasil, foi a revista Capricho quem observava este novo jeito de fazer revista. A Revista Capricho chegou a vender cerca de 500 mil exemplares por quinzena nos anos de 1950. Em sua capa, vinha estampado o slogan A maior revista da Amrica do Sul. (SCALZO, 2003, p.24)

[Em 1986 foi lanada a revista Creativity nos Estados Unidos, rapidamente a revista ganhou
grande prestgio nas reas de design, publicidade e entretenimento. A publicao, recolhe as melhores ideias na cultura de consumo, explorando os talentos e tcnicas na rea da criatividade. A revista promove anualmente a lista Creativity 50 que inclui pessoas que impem uma marca significativa na conscincia criativa da indstria e cultura, lanando um novo olhar sobre determinados mtodos institudos. As 50 pessoas selecionadas provm de diversas reas, desde pioneiros de novas tecnologias a diretores de cinema, artistas e arquitetos.]

REVISTAS NO BRASIL
Segundo a autora Marlia Scalzo:
A histria das revistas no Brasil, assim como a da imprensa em qualquer lugar do mundo, confunde-se com a histria econmica e da indstria no pas. As revistas chegaram por aqui no comeo do sculo XIX junto a corte portuguesa, que vinha fugindo da guerra e de Napoleo. Quer dizer, chegaram junto com o assunto que iriam tratar e com os meios para serem feitas. Antes disso, proibida por Portugal, no havia imprensa no Brasil. (SCALZO, 2003, p.27)

Todavia, aps as primeiras revistas lanadas ainda em formato de livro, houve no Brasil em 1812, aps a chegada da imprensa no pas, a inveno da revista As Variedades ou Ensaios de Literatura. A revista foi feita na Bahia.

Um ano depois, em 1813, no Rio de janeiro, h a estreia da segunda revista publicada em nosso pas: O Patriota. Como o prprio nome do peridico diz, a revista tratava de assuntos referentes divulgao de autores intelectuais da poca e demais temticas sobre a exaltao da cultura local. Depois do Patriota, surgem novas publicaes. Da se oferece espao para a primeira publicao especializada, na rea de sade, que ocorreria em 1827. A revista chamava-se O Propagador Das Cincias Mdicas. Tambm aparece no mercado brasileiro de revistas e, no mesmo ano, a pioneira das revistas destinadas mulheres do nosso pas: Espelho Diamantino.
Peridico de poltica, literatura, belas artes, teatro e modas antigas dedicados s senhoras brasileiras, que trazia textos leves e didticos sobre poltica nacional e internacional, trechos de romances estrangeiros, crticas de literatura, msica, belas artes e anedotas. Tudo isso para deixar a mulher altura da civilizao e dos seus progressos. (SCALZO, 2003, p.28)

Muito embora estas publicaes sejam relevantes ao pblico elas sofrem com a falta de apoio. Assim sendo, no conseguem manter-se no mercado. O problema, de acordo com Marlia Scalzo, torna-se a falta de assinantes e de recursos. Mas, com o lanamento da revista Museu Universal que o jornalismo de revista comea a se revigorar. Frmula to bem aceita que comea a impulsionar outros peridicos. Surgem ento, impulsionados pela Museu Universal, peridicos intitulados: Gabinete da Leitura, Ostensor Brasileiro, Museu Pitoresco, Histrico e Literrio, Ilustrao Brasileira, O Brasil Ilustrado e Universo Ilustrado. Uma curiosidade tambm se d a partir da elaborao de revistas eruditas, como ris, Guanabara e O Espelho. Tambm surge, A Marmota na Corte, em 1849, que colabora para uma era de revistas que tratavam de variedades. Segundo Scalzo a revista tambm impulsionava uma nova forma de fazer revista. Isto porque buscava conter um ingrediente diferente das outras: o humor. Alm de que trazia tona grandes nomes que tratariam das notcias de um novo jeito.
Com o lanamento de A Marmota na Corte, em 1849, comea a era das revistas de variedadesque abusam das ilustraes, dos textos mais curtos e do humor. As caricaturas so a febre seguinte nas revistas brasileiras. Nomes como Henrique Fleuiss, de Semana Ilustrada, e ngelo Agostini, de Revista Ilustrada, fazem escola e inauguram por aqui um jeito divertido de dar notcias e fazer crtica social e poltica. Henrique Fleuiss tambm responsvel pela publicao das primeiras fotos nas revistas brasileiras. Sua Semana Ilustrada publica, em 1864, cenas de batalhas da Guerra do Paraguai. (SCALZO,2003 p.28)

J no incio do sculo XX, na Belle poque h uma exploso de ttulos lanados. Com a sociedade sofrendo notrias transformaes, tanto culturalmente quanto na rea cientfica e tecnolgica, as revistas caminham junto a essa euforia:
No incio do sculo XX, na chamada Belle poque, ocorre uma srie de transformaes cientficas e tecnolgicas, que vo se refletir na vida cotidiana e na remodelao das cidades. As revistas acompanham essa euforia -centenas de ttulos so lanados - e, com as inovaes na indstria grfica, apresentam um nvel de requinte visual antes inimaginvel. Nesse momento, o Rio de janeiro, capital da Repblica, possua o maior parque grfico do pas, onde vo proliferar publicaes de todos os gneros. A imprensa comea a se profissionalizar, acompanhado a evoluo da nascente industrializao do pas. Para fundar e manter uma revista, passa a ser necessrio unir, a um s tempo, tcnica e capital. (SCALZO, 2003)

Assim, ainda nessa poca, segundo a autora Marlia Scalzo, as publicaes se dividem entre variedades e cultura. E, portanto, surgiam diversos ttulos na poca. Um exemplo de novas publicaes vem com a Semana de Arte Moderna que traz junto com sua chegada a revista Klaxon. Uma revista modernista que continha artigos assinados por Mrio de Andrade e que contava piadas alm de publicar, basicamente, artigos sobre cultura e crtica literria e anncios irnicos. E, nessa poca tambm surge a Revista da Semana, que foi uma das primeiras a utilizar ensaios fotogrficos Aps estes ttulos surgem, no sculo XIX e no incio do XX as revistas destinadas aos homens.
Chamadas galantes, eram voltadas para o pblico masculino e traziam notas polticas e sociais, piadas e contos picantes, caricaturas, desenhos e fotos erticas. O Rio Nu foi a primeira em 1898, mas o auge do gnero vem em 1922, com o lanamento de A Ma, que se prope a dizer com graa, com arte, com literatura, o que costumava dizer por toda parte sem literatura, sem arte e muitas vezes sem graa. (SCALZO, 2003, p.28-29).

Assim, no incio do sculo XX vem ao mercado brasileiro de ttulos peridicos que falam sobre a indstria nacional. E, em 1911 nasce a primeira revista de automveis a intitulada Revista de Automveis e, caminhando para este rumo, nasce tambm, em 1915 Aeroflio, que trazia como assunto o meio de locomoo avio. Outras revistas tambm nasceriam. Assim em 1905 o Brasil foi palco para o nascimento de histrias em quadrinhos. Tico-Tico marcou histria. Foi, por mais de 50 anos, uma revista que fez parte do universo de muitas crianas brasileiras. Assim, em 1939, nascem outros ttulos como Gibi que trazia histrias do Popeye, SuperHomem, Zorro e outros super-heris. Mas foi em 1950 que importou se, dos EUA, as histrias de Walt Disney e passa-se a conhecer os personagens e as histrias contidas na revista Pato Donald. Na histria das revistas em nosso pas se faz necessrio apontar aquelas que foram consideradas como fenmenos editoriais. E, Assis Chateaubriand criara uma das revistas de maior apelo de todos os tempos: O Cruzeiro. O peridico sobrevive at a dcada de 70. Depois de O Cruzeiro, Manchete quem alcana maior tempo no mercado jornalstico de revistas. Manchete que (..)valorizava, ainda mais que O Cruzeiro, os aspectos grfico e fotogrfico. (SCALZO,2003, p.30) E, aps O Cruzeiro e Manchete surge Realidade, em 1966 que dura a penas dez anos, fechando em 1976. Segundo o Almanaque de Comunicao da Editora Abril, Realidade era: (...) uma revista de grandes reportagens, tratando de temas que eram tabus no Brasil dos anos 60. Desapareceu quando os temas deixaram de ser tabus, e passaram a ser tratados normalmente pela imprensa brasileira. (Disponvel em: http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/artigos/213.html - NO EXISTE MAIS) Aps este perodo, conforme diz a autora Marlia Scalzo, A editora Abril investiu em Veja. (SCALZO, 2003, p.31). De acordo com a autora, Veja tornou-se a revista mais lida e mais vendida do Brasil:

Veja hoje a revista mais vendida e mais lida do Brasil, a nica revista semanal de informao no mundo a desfrutar de tal situao. Em outros pases, revistas semanais de informao vendem bem, mas nenhuma a mais vendida, esse posto geralmente fica com as revistas de tev. Lanada em 1968, nos moldes da norte-americana Time, Veja lutou com dificuldade, durante sete anos, contra os prejuzos e contra a censura do governo militar, at acertar sua frmula. As vendas comearam a melhorar quando a revista passou a ser vendida por assinatura, em 1971. Hoje, as assinaturas correspondem a 80% da venda dos cerca de 1.200.000 exemplares semanais. (SCALZO, 2003, p.31)

Depois de Veja nasce sua primeira concorrente: Viso. Esta revista propunha um jornalismo de anlise dos fatos por meio da clareza destes. Aps isto tem-se as concorrentes do mercado contemporneo de revistas, nomes tais como: poca e Exame. Nesse momento, dcada de 1950, tambm nasciam revistas especficas que buscavam analisar a economia do pas como Dirigente Rural, Transporte Moderno e Mquinas e Metais. Em 1964, surgem outros peridicos: O Bondinho. Uma experincia destinada aos jovens brasileiros:
O Bondinho publicava reportagens sobre movimentos de liberao sexual, medicina alternativa, msica... - tudo com diagramao criativa e experimental. Convivendo com o regime militar, a revista seria apreendida algumas vezes das bancas, sob acusao de subverso da ordem ou atentado aos bons costumes. (SCALZO, 2003, p.33)

Entre as dcadas de 50 e 60, nascem tambm, revistas em quadrinhos, e, ainda nestas dcadas as revistas abrem espao para a publicidade em suas pginas. J nos anos 60 e 70, surgiam, no Brasil, ttulos que traziam temticas como: msica, comportamento, arte e cultura. Mas foi aps isto que percebeu-se, na populao brasileira, que havia uma lacuna a ser preenchida. Esta lacuna tratava-se da falta de publicaes especficas jovens. Na contemporaneidade, anos 2000, h uma gama enorme de revistas circulando no mercado jornalstico. Calcula-se, que, hoje, o Brasil conta com cerca de 17.63916 revistas. Os ttulos vo desde revistas segmentadas no ramo musical at cincia, tecnologia, esportes, cultura, casa e revistas de fofocas. E o mercado abre um leque enorme de opes para todos os gostos e afinidade de cada cidado. Revistas como Super Interessante, Atrevida, Capricho, poca, Exame, Isto , Cludia, Ana Maria, Revista Caras e tantas outras integram o mercado de comunicao brasileiro de peridicos.

Lucas Arajo | Milena Taveira


Material de apoio destinado apenas para leitura no GRUDE.

También podría gustarte