Está en la página 1de 9

Desenhando perspectiva isomtrica

Introduo Quando olhamos para um objeto, temos a sensao de profundidade e relevo. As partes que esto mais prximas de ns parecem maiores e as partes mais distantes aparentam ser menores. A fotografia mostra um objeto do mesmo modo como ele visto pelo olho humano, pois transmite a idia de trs dimenses: comprimento, largura e altura. O desenho, para transmitir essa mesma idia, precisa recorrer a um modo especial de representao grfica: a perspectiva. Ela representa graficamente as trs dimenses de um objeto em um nico plano, de maneira a transmitir a idia de profundidade e relevo. Existem diferentes tipos de perspectiva. Veja como fica a representao de um cubo em trs tipos diferentes de perspectiva:

perspectiva cnica

perspectiva cavaleira

perspectiva isomtrica

Cada tipo de perspectiva mostra o objeto de um jeito. Comparando as trs formas de representao, voc pode notar que a perspectiva isomtrica a que d a idia menos deformada do objeto.

Iso quer dizer mesma; mtrica quer dizer medida. A perspectiva isomtrica mantm as mesmas propores do comprimento, da largura e da altura do objeto representado. Alm disso, o traado da perspectiva isomtrica relativamente simples. Por essas razes, neste curso, voc estudar esse tipo de perspectiva.

Nossa aula Em desenho tcnico, comum representar perspectivas por meio de esboos, que so desenhos feitos rapidamente mo livre. Os esboos so muito teis quando se deseja transmitir, de imediato, a idia de um objeto. Lembre-se de que o objetivo deste curso no transform-lo num desenhista. Mas, exercitando o traado da perspectiva, voc estar se familiarizando com as formas dos objetos, o que uma condio essencial para um bom desempenho na leitura e interpretao de desenhos tcnicos.

ngulos Para estudar a perspectiva isomtrica, precisamos saber o que um ngulo e a maneira como ele representado. ngulo a figura geomtrica formada por duas semi-retas de mesma origem. A medida do ngulo dada pela abertura entre seus lados.

Uma das formas para se medir o ngulo consiste em dividir a circunferncia em 360 partes iguais. Cada uma dessas partes corresponde a 1 grau (1).

A medida em graus indicada pelo numeral seguido do smbolo de grau. Exemplo: 45 (l-se: quarenta e cinco graus).

Eixos isomtricos O desenho da perspectiva isomtrica baseado num sistema de trs semi-retas que tm o mesmo ponto de origem e formam entre si trs ngulos de 120. Veja:

Essas semi-retas, assim dispostas, recebem o nome de eixos isomtricos. Cada uma das semi-retas um eixo isomtrico.
3

Os eixos isomtricos podem ser representados em posies variadas, mas sempre formando, entre si, ngulos de 120. Neste curso, os eixos isomtricos sero representados sempre na posio indicada na figura anterior. O traado de qualquer perspectiva isomtrica parte sempre dos eixos isomtricos.

Linha isomtrica Agora voc vai conhecer outro elemento muito importante para o traado da perspectiva isomtrica: as linhas isomtricas. Dica Retas situadas num mesmo plano so paralelas quando no possuem pontos comuns. Qualquer reta paralela a um eixo isomtrico chamada linha isomtrica. Observe a figura a seguir:

As retas r, s, t e u so linhas isomtricas: 0* r e s so linhas isomtricas porque so paralelas ao eixo y; 1* t isomtrica porque paralela ao eixo z; 2* u isomtrica porque paralela ao eixo x.

As linhas no paralelas aos eixos isomtricos so linhas no isomtricas. A reta v, na figura abaixo, um exemplo de linha no isomtrica.

Verificando o entendimento Analise a posio das retas p, q, r e s em relao aos eixos isomtricos e indique aquelas que so linhas isomtricas. ............... ............... ............... ...............

A resposta correta : q (paralela ao eixo y) e s (paralela ao eixo x).

Papel reticulado Voc j sabe que o traado da perspectiva feito, em geral, por meio de esboos mo livre. Para facilitar o traado da perspectiva isomtrica mo livre, usaremos um tipo de papel reticulado que apresenta uma rede de linhas que formam entre si ngulos de 120. Essas linhas servem como guia para orientar o traado do ngulo correto da perspectiva isomtrica.
5

Dica Use lpis e borracha macios para fazer os seus esboos. Faa traos firmes e contnuos.

Traando a perspectiva isomtrica do prisma Para aprender o traado da perspectiva isomtrica voc vai partir de um slido geomtrico simples: o prisma retangular. No incio do aprendizado interessante manter mo um modelo real para analisar e comparar com o resultado obtido no desenho. Neste caso, voc pode usar o modelo de plstico n o 31 ou uma caixa de fsforos fechada.

Prisma retangular dimenses bsicas: c= comprimento; l= largura; h= altura

O traado da perspectiva ser demonstrado em cinco fases apresentadas separadamente. Na prtica, porm, elas so traadas em um mesmo desenho. Aqui, essas fases esto representadas nas figuras da esquerda. Voc deve repetir as instrues no reticulado da direita. Assim, voc verificar se compreendeu bem os procedimentos e, ao mesmo tempo, poder praticar o traado. Em cada nova fase voc deve repetir todos os procedimentos anteriores.

1 fase - Trace levemente, mo livre, os eixos isomtricos e indique o comprimento, a largura e a altura sobre cada eixo, tomando como base as medidas aproximadas do prisma representado na figura anterior.

2 fase - A partir dos pontos onde voc marcou o comprimento e a altura, trace duas linhas isomtricas que se cruzam. Assim ficar determinada a face da frente do modelo.

3 fase - Trace agora duas linhas isomtricas que se cruzam a partir dos pontos onde voc marcou o comprimento e a largura. Assim ficar determinada a face superior do modelo.

4 fase - E, finalmente, voc encontrar a face lateral do modelo. Para tanto, basta traar duas linhas isomtricas a partir dos pontos onde voc indicou a largura e a altura.

5 fase (concluso) - Apague os excessos das linhas de construo, isto , das linhas e dos eixos isomtricos que serviram de base para a representao do modelo. Depois, s reforar os contornos da figura e est concludo o traado da perspectiva isomtrica do prisma retangular.

Exerccios 1. Escreva nas lacunas as letras que indicam as linhas isomtricas do modelo abaixo.

As linhas .. e .......so isomtricas ao eixo x. As linhas .. e .......so isomtricas ao eixo y. As linhas .. e .......so isomtricas ao eixo z.

2. Ordene as fases do traado da perspectiva isomtrica do modelo, escrevendo de 1 a 5 nos crculos.

Gabarito 1. b e e; a e d; c e f. 2. a) 3 b) 4 c) 1 d) 5 e) 2

También podría gustarte