Está en la página 1de 4

APOSTILA FEITO POR DIACONO CARLOS

ACABE E NABOTE E AS TRS OFERTAS TEMA: OFERTAS

1- D-me a tua vinha; 2- Vamos fazer uma troca 3- Vende-me...


O texto de 1 Reis 21:1-7, conta sobre um homem chamado Nabote, um rei chamado Acabe e de uma mulher chamada Jezabel, que participam de uma histria em torno de uma vinha, que ficava no vale de Jezreel (foto). Acabe disse a Nabote: D-me a sua vinha. E continuou, em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir,eu lhe pagarei, seja qual for o preo. Nabote respondeu: No posso dar, nem trocar ou vender esta vinha, pois herana de meus pais. Por isso, no h dinheiro que possa comprar esta vinha. No abra mo da herana Texto: 1 Reis 21:1-7 1 Algum tempo depois houve um incidente envolvendo uma vinha que pertencia a Nabote, de Jezreel. A vinha ficava em Jezreel (Deus semeia), ao lado do palcio de Acabe, rei de Samaria. 2 Acabe tinha dito a Nabote: "D-me a sua vinha para eu usar como horta, j que fica ao lado do meu palcio. Em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir, eu lhe pagarei, seja qual for o seu valor". 3 Nabote, contudo, respondeu: "O SENHOR me livre de dar a ti a herana dos meus pais!" 4 Ento Acabe foi para casa aborrecido e indignado porque Nabote, de Jezreel, lhe dissera: "No te darei a herana dos meus pais". Deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e recusou-se a comer. 5 Sua mulher Jezabel entrou e lhe perguntou: "Por que voc est to aborrecido? Por que no come?" 6 Ele respondeu-lhe: "Porque eu disse a Nabote, de Jezreel: Venda-me a sua vinha; ou, se preferir, eu lhe darei outra vinha em lugar dessa. Mas ele disse: 'No te darei minha vinha' ".

APOSTILA FEITO POR DIACONO CARLOS DA ASSEMBLIA DE DEUS TEL. (11)980950932

Pgina 1

APOSTILA FEITO POR DIACONO CARLOS


7 Disse-lhe Jezabel, sua mulher: " assim que voc age como rei de Israel? Levante-se e coma! Anime-se. Conseguirei para voc a vinha de Nabote, de Jezreel". Trs ofertas feitas por Acabe para Nabote: 1- D-me a tua vinha; 2- Vamos fazer uma troca; 3- Vende-me... Acabe j tinha vinha, mas queria a do Nabote. Nabote disse a Acabe: No posso dar, trocar ou vender esta vinha, j que ela herana de meus pais, portanto no h dinheiro que possa comprar esta vinha. Pela lei do Antigo Testamento, uma herana no podia ser permanentemente dada, perdida, roubada ou vendida. Ela precisava ser restaurada por um redentor ou retornar posse do seu herdeiro por direito no ano do Jubileu. Acabe ficou deprimido: no comeu e foi emburrado para a cama...Sua mulher Jezabel ficou indignada ao ver seu maridinho naquele estado. Da, disse para seu marido: Esta vinha ser tua! Conseguirei para voc. Eu vou te dar esta vinha. Jezabel projetou um plano para matar Nabote e assim, dar a vinha a seu marido. Existe uma luta travada pelas foras do mal que querem roubar nossa herana. Quantos de ns queremos possuir o que no precisamos enquanto outros precisam daquilo que no possuem. Queremos ter o carro melhor, a cortina melhor, a TV mais moderna, o celular do momento, a roupa da moda, o tnis de marca, a fivela mais brilhosa, 40 pares de sapatos... A cobia nos leva a ter cimes de algum que tem alguma coisa que ns tambm queremos ter, mas no temos. Faz comparaes o tempo todo. Esse cime doentio magoa outras pessoas e nos faz invejosos. Acabe, rei de Israel, tinha um palcio em Jezreel. Perto desse palcio havia uma plantao de uvas que era propriedade de Nabote. Que contrate: um palcio x uma vinha. Nabote no estava com inveja de Acabe. Sabia que tudo no mundo passageiro: riquezas, propriedades, coisas... Acabe tinha todo o luxo em sua residncia fixa, seu palcio em Samaria, mas possua tambm outro palcio em Jezreel e queria porque queria a vinha de Nabote para fazer dela uma horta. Essa vinha representa nossa herana. Mas acima de qualquer coisa, podemos definir sua vinha como sendo o seu corao. Provrbios 4:23 diz, Acima de tudo, guarde o seu corao (Pensamentos), pois dele depende toda a sua vida. Essa vinha nosso ministrio, nossa salvao, nossa comunho com Jesus, nossa famlia, nossos valores espirituais. Satans est de olho em quem tem herana no Senhor. Quem tem vinha invejado, cobiado. Cuidado, esto de olho na sua vinha. O inimigo usa pessoas que esto perto de ns como seu mensageiro. Acabe pode ser visto como um mensageiro de Satans.

APOSTILA FEITO POR DIACONO CARLOS DA ASSEMBLIA DE DEUS TEL. (11)980950932

Pgina 2

APOSTILA FEITO POR DIACONO CARLOS


Quem o seu Acabe? Quem tem tentado obter sua vinha? Sua salvao? Sua famlia? Sua herana? Como filhos de Deus, possumos uma vinha, uma herana em Cristo, adquirida com Seu precioso Sangue. O inferno entrou em aliana para te destruir, enviando os Acabes da vida, e se no consegue com Acabe, mandar as Jezabeis ao teu encontro. Nabote recusou 03 coisas: 1- O prestgio 2- O crescimento 3- O dinheiro 1- PRESTGIO. Quem estava negociando com Nabote no era qualquer pessoa, e sim o rei Acabe, o rei de Samaria e rei de Israel, uma pessoa importante, de grande prestgio. Dar a ele a vinha poderia lhe render grande prestgio, fama, favores. 2- CRESCIMENTO: Outro ponto que envolvia esta negociao foi proposta do crescimento. Muitas pessoas esto abrindo mo da sua salvao por causa de um possvel crescimento dado pelo homem. E crescimento dado pelo homem, amanh certamente ir perecer. Quando Acabe diz "Olhe eu te dou por esta vinha uma melhor que esta". OLHA O CRESCIMENTO A. Mentira! Se ele tinha uma melhor, porque iria querer esta? Deus far voc crescer na medida certa, no momento certo. Se voc no abrir mo do que Ele mesmo te deu. Se voc se ocupar na vinha que Ele te deu. Deus quem d o crescimento. Nabote no se desfez da sua herana para conquistar algo que aparentemente era maior. No aceite o alimento do seu EGO. 3- DINHEIRO: O homem quando trata de dinheiro esquece famlia, amigos, princpios, ministrios e at de Deus. Porque acha que os seus problemas sero resolvidos atravs do dinheiro. Acha que comprando, pagando, conquistando, vai estar resolvendo todos os seus problemas. Seja sbio, como foi Nabote. No abra mo da sua herana. Aquilo que Jesus conquistou na Cruz direito seu. No h nada que possa comprar. No troque isso em nome de um suposto conforto. Isso depois vai terminar num vazio. E no h nada mais triste do que o vazio espiritual. Nabote nos ensina a guardarmos aquilo que o Senhor nos deu como herana. Nabote no queria dinheiro e nem outra vinha. Seu corao estava naquilo que o Senhor havia confiado a ele, nada o separava da comunho com Cristo, ele tinha um objetivo claro. A resposta de Nabote deixou Acabe beiudo... Acabe ficou aborrecido com a resposta de Nabote que at ignorou sua esposa, deitando-se e permanecendo virado para a parede. Acabe j tinha um objetivo predeterminado para vinha de Nabote: ele queria transformar a vinha em horta. Outro contrate: vinha x horta. No d para ser as duas coisas ao mesmo tempo. Ou somos vinhas ou somos hortas. As hortas eram comuns no Egito e representam as pessoas que s tem aparncia, com razes rasas demais, sem profundidade. No suportam dificuldades.

APOSTILA FEITO POR DIACONO CARLOS DA ASSEMBLIA DE DEUS TEL. (11)980950932

Pgina 3

APOSTILA FEITO POR DIACONO CARLOS


Somos vinhas? Ou somos hortas? O desejo de Satans que sejamos hortas para ele cultivar tudo aquilo que contrario vontade de Deus. Mas o desejo de Deus que sejamos vinhas, que tem razes profundas e cresce a vida inteira. Se voc se sente amargo, infrutfero, sem sabor, se tem sido uma horta onde o diabo tem semeado lixo saiba que o Senhor tem pode r, alis, todo poder, para transformar voc novamente em vinha, pois o Sangue de Jesus que garante vitria. Jesus disse: Eu sou a videira, vocs os ramos.... A esposa de Acabe, Jezabel, identificando a causa da tristeza do marido garante que ele obter aquela vinha. Por toda a Bblia, o nome de Jezabel est associado perseguio do povo de Deus, a idolatria e ao assassinato. Ainda hoje, seu esprito continua se levantando contra o ministrio dos servos de Deus, tentando apagar a historia, questionando, querendo conduzir o povo de Deus ao adultrio espiritual. Jezabel questiona o rei, seu esposo: que tipo de rei voc que no pode ter uma simples vinha, se alegre, e levante-se eu te darei a vinha. Observe o que ela diz: Voc o rei, tm direitos. Nada o detenha de obter o que deseja. Alegre-se, seja feliz, regozije-se. Voc pode qualquer coisa...De Acabe deveria ter a determinao de que no tinha direito e ento ter impedido a morte de Nabote. Mas, ele foi um fraco e foi fcil para Jezabel manipul-lo. A histria de Nabote podia ter tido outro final se Acabe fosse um esposo que desse a palavra final no seu casamento. Mas para isso teria que ser algum que se submetesse a Deus. Jezabel planejou matar Nabote, acusando-o com falsas testemunhas, homens vadios/malignos que ela subornou. Ela escreveu cartas em nome de Acabe e carimbou -as com o anel real e as mandou para as autoridades de Jezreel. Uma vez que Nabote tinha determinado em seu corao no vender sua herana por nada, a serva do diabo, Jezabel, utilizou estratgias diablicas para conseguir a vinha. Criou uma situao para que Nabote fosse apedrejado: a calnia foi recebida como verdade. O inocente foi apedrejado at a morte. Sua herana, sua vinha, foi tomada e transformada em horta do rei. Mas, nem a morte apagar a historia de quem serve ao Senhor. No h vitoria sem luta, ressurreio sem morte. O inimigo sempre pensa que saiu vencedor, mas h o Deus dos Cus que transforma a maldio em beno, a horta em vinha. Nada passa esquecido aos olhos de Deus, ainda mais quando um servo dEle injustiado, Ele cuida dos Seus. Deus enviou Elias e a profecia se cumpriu nas seguintes fases: 1. 2. 3. O sangue de Acabe foi derramado no mesmo lugar; A casa de Acabe seria destruda; Os ces comeram Jezabel;

tempo de restituio: Deus dar tudo de volta. Mas voc no pode negociar a herana que Ele te deu! Tudo o que te foi tirado, ser devolvido. Deus mandou um redentor! A herana voltar para voc! No troque sua herana por prestgio, por um suposto crescimento ou por dinheiro. No abra mo da herana que Cristo te deu!

APOSTILA FEITO POR DIACONO CARLOS DA ASSEMBLIA DE DEUS TEL. (11)980950932

Pgina 4

También podría gustarte