Está en la página 1de 4

MSICA DO ESPAO EXTERIOR

Wilson Avilla A preocupao com o espao exterior1 no nova. Em 350 a.C. Aristteles, comentando sobre um princpio de Parmnides, sugeriu que o espao no era feito de vcuo. Plato disse que msica e astronomia eram cincias irms. Pitgoras acreditava em algo que ele chamou de harmonia das esferas, uma ideia que pregava o movimento dos astros baseado em equaes matemticas, que poderiam ser traduzidas em msica. Segundo ele os corpos celestes estariam distanciados dois a dois produzindo consonncias de acordo com sua velocidade e movimentos. Deste modo, a escala seria um problema csmico e a astronomia uma teoria da msica celeste. Dessa intima ligao pensada na Antiguidade Clssica (e mencionada por Plato em A Repblica) originou-se o currculo que foi seguido pelo menos at Idade Mdia o quadrivium (Astronomia, Msica, Matemtica e Geometria). No sculo XVII Kepler publicou um livro intitulado Harmonices Mundi na qual abordou temas como as configuraes harmnicas da astrologia, a harmonia dos movimentos dos planetas, dentre outros. Prximo dessa poca, Descarte argumentou que todo o espao seria preenchido. Em 1766, Johann Daniel Tietz, acreditando que os planetas formavam naturalmente uma sequncia de oitavas, observou que todos os planetas conhecidos na poca tinham distncias que se tornavam maiores na razo 2:1; a mesma das oitavas musicais. Apesar de as distncias no serem exatamente nessa razo, outras leis harmnicas, como a velocidade dos movimentos dos planetas na descrio das suas rbitas faziam sentido musical. Posteriormente descobriu-se que o espao feito de um quase vcuo, infinitesimais quantidades de partculas subatmicas vagando velocidade da luz, mais predominantemente: um plasma de hidrognio e hlio, assim como radiao eletromagntica, campos magnticos e neutrinos. Ele tambm adensado por ondas gravitacionais e radiaes de toda espcie, desde o rdio, a micro-ondas, o infravermelho, a luz visvel, a ultravioleta, os raios-X e os raios Gama. Tudo isso sem

Embora o termo Espao tenha sido usado pela de forma pioneira por John Milton em Paradise Lost em 1667, no contexto da regio alm do cu terrestre, o termo espao exterior foi usado pela primeira vez em 1842, pela poetisa ingles Emmeline Stuart-Wortley, no poema The Maiden of Moscow. Foi usado como termo astronmico por Alexander von Humboldt em 1845 e popularizado mais tarde nas obras de H. G. Wells em 1901.

considerar as micropartculas, a poeira csmica, gases primordiais ou oriundos de estrelas, micrometeoritos, alm dos corpos espaciais bem conhecidos. Ou seja, os desafios para avanar nesse territrio no so poucos, a comear da velocidade mnima exigida para alcanar a rbita terrestre baixa, da ordem de 28.000 Km/h, e de outros como a micro gravidade. Mas a explorao do espao, como a conhecemos hoje, teve incio apenas no sculo XX. Com o avano das formulaes filosficas e das descobertas cientficas uma nomenclatura especfica e delimitaes se fizeram necessrias. Foi convencionado ento que espao sideral, ou espao exterior, todo o universo celeste que no ocupado por corpos celestes e suas eventuais atmosferas. Ou ainda, todo espao que vai alm do espao englobado pela atmosfera terrestre. A Linha de Krmn, a uma altitude de 100 Km acima do nvel do mar tem sido usada, convencionalmente, como o incio do espao exterior2

A msica do espao Antes da explorao do espao muitos artistas se ocuparam com a ideia de uma msica do espao, produzindo poemas, canes, e obras em geral, mais caracterizadas pela inspirao no tema; mas nada comparvel ao que hoje se observa a partir da coleta de informaes com o auxlio de uma parafernlia tecnolgica dantes inimaginvel. Dentre aquelas, a que obteve maior notoriedade foi Os Planetas de Gustav Holst, compositor ingls. Sua sute constituda por sete movimentos, dos quais cada um corresponde a um planeta do Sistema Solar, excetuando-se a prpria Terra e Pluto, este ltimo, na dcada de 1910 ainda no descoberto. A obra combina mitologia romana e astrologia, expressando o carter particular de cada astro com movimentos, andamentos, melodias e instrumentaes contrastantes. O primeiro movimento, Marte, foi idealizado para grande orquestra, e marcado por um ostinato rtmico. Foi utilizado na trilha sonora da famosa srie Cosmos, mais especificamente no quinto episdio. Atualmente esse tipo de msica tem atrado ouvintes entusiastas e pesquisadores empolgados. Em 1958, Karl-birger Blomdahl comps uma pera Aniara com libreto de Erik Lindegren baseada no poema de mesmo nome de Harry Martinson, uma tragdia ocorrida em uma nave espacial.
2

As bases para leis internacionais sobre o espao foram estabelecidas com o Tratado do Espao Exterior, aprovado pelas Naes Unidas em 1967. Esse tratado previne qualquer pretenso de soberania, permitindo que qualquer nao explore o espao livremente. Em 1979, o "Tratado da Lua", tornou a superfcie de corpos como os planetas e o espao ao redor desses corpos, jurisdio da comunidade internacional.

Mas foi aps o desenvolvimento das primeiras sondas espaciais que cientistas decidiram levar o conceito de msica das esferas literalidade. A Voyager II, por exemplo, demonstrou que todos os planetas irradiam sons atravs do vcuo, o que resultou, depois de diversos procedimentos tecnolgicos, no CD Symphonies of the planets. O msico japons Isao Tomita produziu diversos lbuns com temas baseados em sons espaciais, tais como The Planets (1976) sua verso da sute de Holst, dentre outros. Vangelis trilhou o mesmo caminho produzindo obras baseadas em temas do espao, tambm usadas na srie Cosmos de Carl Sagan. Sua msica Mythodea um reflexo do seu interesse na explorao do espao. O programa espacial Apollo tambm inspirou diversas produes musicais, tais como de Brian Eno, Daniel Lanois, David Hurwitz. Este, curiosamente, descreveu a conhecida obra orquestral de Joseph Haydn (1798), A Criao, como uma pea de msica do espao, levando em conta que ela foi criada depois de uma discusso do compositor, sobre astronomia, com Willian Herschel, obosta e astrnomo (descobridor do planeta Urano). O cinema e a TV tem feito largo uso de trilhas sonoras de filmes e seriados de fico cientfica com pretensas associaes sonoras com o espao, tais como Star Wars, Star Trek, The X-Files, para falar apenas de alguns mais conhecidos. A msica eletrnica de inspirao espacial tambm tem produzido vasta obra, pelas criaes de Jean Michel Jarre, e outros. Alguns deles tm se dedicado a produzir msica para planetrios.

Pesquisadores de msica do espao exterior As primeiras pesquisas nessa rea foram feitas por Fiorella Terenzi, uma cientista italiana, radicada nos EUA, chamada pela revista Time de um misto de Carl Sagan com Madonna, que tem promovido diversas iniciativas para a popularizao de conhecimento cientfico e atuado em pesquisas ligadas captao e transformao da msica do espao. Produziu diversas obras com esse material, tais como "Music from the Galaxies", "The Gate to the Mind's Eye", "Beyond Life", alm de outros. Terry Riley, juntamente com o Kronos Quartet, no lbum Anis dom, usou sons registrados pela Voyager. Robert Schroeder, em seu lbum Galaxie Cygnus-A usou tambm rudo interestelar a partir da galxia distante desse mesmo nome. Don Gurnett, Stephen P. Mc Greevy, Alexander Kosovichev, fizeram o mesmo. Este ultimo,

pesquisador de Stanford pesquisou as oscilaes do sol. Wanda Diaz-Merced3, uma estudante de ps-graduao na Universidade de Glasgow, e seu colega pesquisador Gerhard Sonnert, tambm tem produzido amplo material mesclando sons digitalizados a partir de rudos captados do espao exterior.

A metodologia - Os procedimentos para a criao da msica do espao A partir de um software desenvolvido pela Nasa, chamado xSonify, dados de todos os tipos, desse material, tem sido convertidos em sons musicais sintetizados, em um processo chamado de sonificao. Esse programa permite aos usurios personalizar a forma como os dados so representados, usando tom, volume, ritmo e at mesmo diferentes tipos de instrumentos para distinguir entre diferentes valores e intensidades no espectro eletromagntico detectado pela sonda com o tempo. J comprovado que as formas de energia da atmosfera, tais como a luz, podem produzir sons (sferics, tweeks, and whistlers) em frequncias muito baixas. Ondas de partculas eletromagnticas carregadas, do vento solar, da ionosfera e magnetosfera planetria ajudam os sons a se propagar. Os objetos no espao, o Sol, os planetas, estrelas, quasares, pulsars, galxias, produzem sinais que podem ser captados e processados. Isso tem servido de base para novos tipos de composies musicais. Ainda prematuro afirmar que so esses os novos horizontes da msica experimental, mas inegvel que a investigao do universo sob o ponto de vista da sua paisagem sonora acena para novas possibilidades fascinantes de uma integrao cada vez mais tangvel do homem com o cosmos.

So Paulo, 04 de Setembro de 2013.

Cresceu na remota cidade de Gurabo, Puerto Rico; ela e sua irm sonhavam em voar no nibus espacial. Elas passavam horas na sala de aula fingindo visitar galxias distantes (ambas com deficincias fsicas). Desde o Ensino Mdio ela dedicou-se a estudar matemtica e cincias. Seus estudos a levaram a Goddard em 2005, em um programa chamado ACCESS (Competncia em Computao, Engenharia e Cincia Espacial). No ano seguinte foi aceita em um programa da NASA, chamado de Summer Institue em Aplicaes de Engenharia e Computao.

También podría gustarte