Está en la página 1de 18

Gnero textual: Propaganda!

01) O que est sendo anunciado no texto acima? Quem o anunciante? 02) Quais os argumentos que foram utilizados no texto? 03) Qual a finalidade, de um modo geral, de uma propaganda? 04) Voc acha que a propaganda analisada alcanou seu objetivo? Ela foi bem bolada? Por qu? 05) Por que escolheram justamente um leo para aparecer nesta propaganda? 06) Escolha um outro animal qualquer para substituir o leo em tal propaganda, justificando sua escolha: 07) Voc seria capaz de escrever um pequeno texto defendendo o texto publicitrio em questo? 08) Quem seria o pblico-alvo da propaganda em estudo? 09) Voc concorda com o texto abaixo? Argumente. "A diferena entre os dois lees acentua o preconceito, em relao a cabelos crespos, mesmo que naturais, induzindo os consumidores a acharem que qualquer outro tipo de cabelo, sem ser os lisos feio e no se "encaixa" nos padres de beleza da sociedade atual." 10) Crie uma fala para o leo, em que ele, obrigatoriamente, comentar sobre o seu antes e o depois:

Dados da Aula
O que o aluno poder aprender com esta aula Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua funo: tipo e tamanho das letras, cores, ilustraes, tamanho do papel. Analisar oralmente a linguagem usada nesses textos quanto clareza e objetividade. Localizar informaes especficas em anncios e folhetos explicativos. Analisar criticamente mensagens publicitrias. Expressar-se oralmente com eficcia em diferentes situaes, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulrio. Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representao escrita, compreendendo suas funes. Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informao, aprendizagem, lazer e arte. Desenvolver estratgias de compreenso e fluncia na leitura. Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses. Expressar-se por escrito com eficincia e de forma adequada a diferentes situaes comunicativas, interessando-se pela correo ortogrfica e gramatical. Posicionar-se em relao a diferentes temas tratados. Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posio, avaliando a pertinncia dos exemplos e informaes que o fundamentam. Respeitar o turno da palavra. Produzir textos adequados ao gnero, objetivo e interlocutor. Durao das atividades 4 Horas/aula Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno - Dominar o processo da leitura. - Conhecimentos bsicos da escrita. Estratgias e recursos da aula As estratgias a serem utilizadas so:

aula interativa; anlise de propagandas; trabalhos em grupos; debate; produo de textos. DESENVOLVIMENTO

1 ATIVIDADE: A PROPAGANDA EM NOSSOS DIAS 1) O professor inicia a aula propondo uma discusso a partir das questes: a) O que uma propaganda? b) Quais as principais caractersticas que um texto de propaganda deve ter? c) Para que servem as propagandas? d) Onde elas aparecem? 2) Em seguida, o professor prope o preenchimento do quadro abaixo a partir das questes: a) De quais propagandas vocs se lembram? b) Como elas so? c) Onde elas apareceram?

Propagandas lembradas pela turma

Caractersticas

Onde foi veiculada

3) O professor faz um resumo oral realizando os comentrios necessrios. 4) O professor organiza a turma em grupos e apresenta a cada um deles uma das propagandas abaixo solicitando a leitura das mesmas. Grupo 1:

http://adubandoavida.wordpress.com/2008/06/20/propagandas/ Grupo 2:

http://4.bp.blogspot.com/_rXCa6wd2_Ag/Swv_pTsBm1I/AAAAAAAABNI/xVwqfI_PZsA/s1600/cotonete.jpg Grupo 3:

http://recebiporemail.com.br/wp-content/uploads/2009/06/12.jpg Grupo 4:

http://4.bp.blogspot.com/_Vy594VHkNsk/SPYFg2AsrnI/AAAAAAAADkU/3NeCCEOnhQg/s320/propagand a+onibus.jpg Grupo 5:

http://batatatransgenica.files.wordpress.com/2008/11/transitofl2.jpg Grupo 6:

http://2.bp.blogspot.com/_7IkrVOCTfF4/Sw--pXbLNI/AAAAAAAABak/KY8SKPCMN3c/s1600/use_a_imaginacao.jpg 5) Aps a leitura das propagandas, o professor solicita que cada grupo, a partir do texto que recebeu, faa o que se prope abaixo: a) Descreva a propaganda de modo que quem no a tenha visto possa saber exatamente como ela . Indique que elementos funcionam como instrues para o leitor: os lingsticos e os no-lingsticos. b) Que produto est sendo anunciado? Voc teve alguma dificuldade para compreender o texto? Por que sim ou por que no? c) A quem a propaganda se destina? d) Que efeitos essa propaganda causou em voc?

e) Que informaes aparecem explcitas? Por que esto explcitas? f) O que fica implcito, o que voc deve inferir? Est implcito por qu? g) Que conhecimentos anteriores voc usou para compreender a propaganda? h) Voc acha que a propaganda pode atingir o objetivo de convencer o consumidor a adquirir o produto que ela apresenta? Por qu? 6) O professor socializa as respostas dos grupos e faz os comentrios necessrios. 2 ATIVIDADE: ANALISANDO AS PROPAGANDAS 1) O professor prope uma anlise das propagandas lidas na atividade anterior, solicitando que sejam levantados os pontos positivos e os negativos de cada uma delas. Para isso, o quadro abaixo ser preenchido coletivamente.

PROPAGANDA CARRO CELTA COTONETE TRAMONTINA NIBUS PERSONAGENS DOAR LIVROS

PONTOS POSITIVOS

PONTOS NEGATIVOS

2) Aps o preenchimento do quadro, o professor solicita que a turma realize uma eleio para a escolha da melhor propaganda. 3) Com a turma em grupos, o professor solicita que escrevam um texto argumentando a escolha da propaganda. 4) O professor socializa os textos, faz os comentrios necessrios enfatizando os elementos usados pelas equipes para defender a propaganda escolhida. 3 ATIVIDADE: CRIANDO UMA PROPAGANDA 1) O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das imagens abaixo solicitando que criem uma propaganda para cada uma delas, imaginando que ela ser publicada em uma revista ou em um jornal. Grupo 1:

http://colegioptq.files.wordpress.com/2008/08/leitura.gif

Grupo2:

http://blog.cancaonova.com/paisecatequistas/files/2009/07/familia-lendo-a-biblia.jpg Grupo 3:

http://3.bp.blogspot.com/_3VTOjOAnVe8/TFT6IuoiwDI/AAAAAAAABZU/OI7G340PkHM/s400/perfil02.jpg Grupo 4:

http://www.nosrevista.com.br/wp-content/uploads/2010/05/crian%C3%A7a_2_.jpg Grupo 5:

http://historiasparaosmaispequeninos.files.wordpress.com/2007/09/justica.jpg 2) O professor socializa as propagandas, faz os comentrios necessrios. 3) O professor organiza, com a turma, a exposio das propagandas em um espao da sala. 4) Em seguida e ainda com a turma em grupos, o professor entrega a cada um deles uma das orientaes abaixo: 1 grupo: Criar uma propaganda para convencer os outros alunos da escola a visitarem a exposio da turma. 2 grupo: Criar uma propaganda para convencer os moradores da comunidade prxima da escola a visitarem a exposio da turma. 3 grupo: Criar o convite para a equipe da diretoria da escola, convidando-os a visitarem a exposio da turma. 4 grupo: Criar uma faixa para ser colocada na entrada da sala dando boas vindas aos visitantes. 5 grupo: Criar um texto falando sobre a importncia da leitura das propagandas em nosso cotidiano. 5) O professor socializa as produes, faz os comentrios necessrios e as possveis correes nos textos. 6) Aps a realizao da exposio o professor prope uma avaliao da atividade realizada procurando destacar o que foi positivo, o que precisa ser melhorado e o que foi possvel aprender com esse estudo. Recursos Complementares Dicionrio de gneros textuais. Srgio Roberto Costa. Belo Horizonte: Autntica. 2008. Proposta de leitura do gnero textual propaganda impressa www.unitau.br/scripts/prppg/la/5sepla/site/...orais/artigo-alba_helena.pdf

Avaliao A avaliao processual e contnua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinmica do grupo, identificando avanos e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realizao das tarefas de leitura, anlise e criao das propagandas, a exposio dos trabalhos criados, a discusso das questes apresentadas pelo educador, somadas s intervenes dele, a auto-avaliao do professor e do aluno sero elementos essenciais para verificar se as competncias previstas para a aula foram ou no desenvolvidas pelos alunos.

GNERO - PROPAGANDA A propaganda um gnero textual que se faz presente em inmeros lugares e das mais variadas maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideolgicas, poltica, social, de produtos, de promoes e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, de banners, de mdia televisiva, de udio, de panfletos, de etiquetas, etc. Seu objetivo persuadir os indivduos e inculcar-lhes ideologicamente as vantagens e principalmente a necessidade de consumir o produto anunciado. Para alcanar este objetivo, utilizam todos os meios disponveis existentes na lnguaportuguesa, unindo discursos verbais com visuais para causar um maior impacto noconsumidor. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o pblico alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da funo apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metforas e da ambiguidade. A propaganda um gnero presente praticamente em todos os meios de comunicao. Ela impe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do pblico e deve primar pela informao e por apelos, a fim de persuadir o destinatrio. Tem por misso integrar o esforo promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetrao do apelo, influenciando na sua deciso de compra. considerada uma das mais eficientes formas de comunicao de massa. A propaganda atua sobre as defesas psquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem. A propaganda funciona como uma forma de comunicao que, ao transmitir informaes, induz a outros comportamentos, cumprindo, ainda, um papel de ativadora da economia atravs do aumento do consumo. Carvalho (1997) afirma que a propaganda organizada de forma diversa. Salienta tambm a autora que a linguagem publicitria tem a funo de tornar familiar o produto que est vendendo e, ao mesmo tempo, valoriz-lo, a fim de destac-lo dos demais. A propaganda manipula smbolos para fazer a mediao entre objetos e pessoas. A funo persuasiva na linguagem publicitria para Carvalho (1997, p.19) consiste em tentar mudar atitude do receptor. Para isso, ao elaborar o texto o publicitrio leva em conta o receptor ideal da mensagem, ou seja, o pblico para o qual a mensagem est sendo criada. O vocabulrio escolhido no registro referente a seus usos. Tomando por base o vazio interior de cada ser humano, a mensagem faz ver que falta algo para completar a pessoa: prestgio, amor, sucesso, lazer, vitria. Para completar esse vazio, utiliza palavras adequadas, que despertam o desejo de ser feliz, natural de cada ser. Por meio das palavras, o receptor descobre o que lhe faltava, embora logo aps a compra sinta a frustrao de permanecer insatisfeito. Os diversos recursos empregados nas propagandas tm o poder de influenciar e de orientar as percepes e os pensamentos, conciliando o princpio do prazer e da realidade, apontando o que deve ser usado ou comprado.

1. A finalidade dessa propaganda : a) ( ) anunciar um show. b) ( ) divulgar alguns cursos. c) ( ) mostrar umas promoes. d) ( ) oferecer um emprego. ou 1. Essa propaganda est divulgando: a) ( ) um show. b) ( ) alguns cursos. c) ( ) uma promoo. d) ( ) empregos. 2. O ttulo deste cartaz est escrito em letras grandes para:

a) ( b) ( c) ( d) (

) enfeitar a propaganda. ) atrair a ateno do leitor. ) apresentar o Serginho Groisman. ) mostrar que tem uma frase logo abaixo.

3. Por que um dos textos localizados a direita do cartaz est entre aspas? 4. Supomos que voc queira fazer algum desses cursos, quais as maneiras que a propaganda expe como forma de contato? 5. Essa propaganda foi feita para: a) ( ) crianas. b) ( ) idosos. c) ( ) mulheres. d) ( ) jovens. 6. Uma nova gerao t pintando no mercado. Segundo o texto, marque a alternativa que indica o mesmo sentido da frase em destaque: a) ( ) Uma nova gerao est pintando com tinta o super mercado. b) ( ) Uma nova gerao est sendo colorida no mercado de trabalho. c) ( ) Uma nova gerao est surgindo no mercado de trabalho. d) ( ) Uma nova gerao est sumindo do mercado de trabalho. Professor (a), sempre que trabalhar gneros textuais importante levar o suporte para sala de aula para que os alunos possam manusear. Como esse cartaz foi escaneado no Rio de Janeiro e me enviado pelo msn, eu no tinha o suporte original, mas levei outros tipos de propagandas: cartazes, folders, anncios publicitrios, etc. Levei, inclusive, a propaganda de uma grfica impressa em caderneta de anotaes, foi bem interessante. Para consolidao do gnero voc j sabe, os alunos devem produzir. Beijinhos!!! S IMPRIMIR

GABARITO 1. b) 2. b) 3. Para destacar a fala do Serginho Groisman. 4. Atravs do site, e-mail, endereo ou telefone. 5. d) 6. c)

1. Este cartaz est: a) ( b) ( c) ( ) Divulgando um evento. ) Divulgando uma festa. ) Fazendo propaganda de um jornal.

d) (

) Fazendo propaganda de um site.

2. Faa mdia... Participe! Os verbos fazer e participar esto classificados nos modos verbais: a) ( b) ( c) ( d) ( ) da 2 e da 3 conjugao. ) da 1 e da 3 conjugao. ) da 1 e da 2 conjugao.. ) da 2 e da 1 conjugao.

Gnero Textual - Propaganda - Folder, vdeo e cartaz.


o Gnero Textual Propaganda. Espero que o ajude no seu trabalho.

Queridos colegas professores, este plano de aula foi desenvolvido por mim para trabalhar

Bloco de contedos Lngua Portuguesa Objetivos Incentivar e criar o hbito da observao. Desenvolver o raciocnio, o olhar crtico e a criatividade a partir da propaganda; Observar as diversas formas de propaganda e motivar os alunos a criarem suas prprias; Descobrir talentos e estimular a leitura; Refletir sobre a linguagem utilizada no gnero das Propagandas. Produzir textos no gnero propaganda. Contedos Leitura e manuseio de cartazes, folders, vdeos com propagandas antigas e atuais; Construo de um cartaz com a estrutura e formas de propaganda; Construo de cartaz grfico sobre as formas de propagandas;

Caractersticas das mensagens emitidas nas diversas propagandas em outdoor, cartazes e folderes; Construir cartazes e folderes, coletiva e individualmente, com senso crtico observando -se o propsito de uma propaganda e do seu formato; Anos 4 ano Tempo estimado 12 a 15 aulas Material necessrio papel sulfite, canetinhas hidrogrficas, lpis e borracha, lpis de cor e giz de cera, papel kraft, revistas velhas, tesouras. Vdeos de propagandas antigas. Desenvolvimento 1 Etapa Inicie a atividade questionando os alunos em qual mercado os pais fazem as compras. Por qu? Procure saber se porque prximo de casa ou se a escolha feita com base nas propagandas em folhetos, na rdio ou TV. Procure sondar qual a propaganda que eles mais gostam e por que. Comente com eles a funo de uma propaganda (mostrar o produto, ou parte dele, com o objetivo de vender), bem como, ela pode se apresenta na mdia: Vdeo na TV, gravao em udio no rdio, pictrica como cartazes e outdoors, escrita - folderes, folhetos como os de mercados e farmcias. Apresentar a eles pelo menos uma das propagandas em vdeo e em cartaz que fizeram sucesso e analisar juntamente com eles para saberem qual o motivo para tanto sucesso, se so diferentes das atuais, etc. Entregar folhetos de vrios mercados locais (ou no) e deix-los manusear, observar as ofertas, comparar preos de produtos que eles gostam e outros. Fazer uma explorao em cima do folheto a partir do tamanho (hiper, super, mercado, etc.), smbolo e lema, quantidade de produtos em oferta... Questionar os alunos sobre as formas de pagamento, quais cartes que aceitam (ver no verso do jornal) e levantar algumas discusses voltadas para o meio ambiente, sobre o que havia no local do mercado antes de construir o prdio, se h reciclagem dos panfletos, transportes para o local, prazo de validade sobre os produtos, cdigo de barra, etc. Em seguida explore os produtos questionando o que se vende por dzia, por litro, por quilo e pea que faam um painel formando agrupamentos de produtos de limpeza, comestveis, vesturios, calados, bebidas, etc. Na sequncia fazer anlise lingustica. 2 Etapa Agora trabalhe o conceito de propaganda - uma forma de comunicao que visa influenciar as emoes, atitudes, opinies e aes de um pblico alvo especifico, com fins ideolgicos,

polticos ou comerciais, atravs da transmisso de mensagens de mo nica (controle unilateral) verdadeiras ou parcialmente verdadeiras, atravs de canais diretos de massa e mdia. "De forma neutra, propaganda definida como forma propositada e sistemtica de persuaso que visa influenciar com fins ideolgicos, polticos ou comerciais, as emoes, atitudes, opinies e aes de pblicos-alvo atravs da transmisso controlada de informao parcial (que pode ou no ser factual) atravs de canais diretos e de mdia." - Richard Alan Nelson, A Chronology and Glossary of Propaganda in the United States, 1996. 3 Etapa Realize uma sesso de vdeos com uma das propagandas antigas que marcaram poca como: Pipoca com guaran, Cotonetes Johnsons, Bala de leite Kids, Pizza com guaran, provocando comentrios, instigando a curiosidade, aguando a ateno para os detalhes que consagraram essas propagandas. Pea que observem as caractersticas, o que eles falam do produto, se usam imagem, se o ponto forte o discurso ou algum recurso visual, etc. Em seguida mostre uma propaganda em forma de Cartaz e procure saber qual a mais atrativa na opinio deles, explicando que este faz a propaganda de forma mais concisa. Apresente cartazes antigos de propaganda (Kolynos, melhoral, leite ninho, colgate, sonrisal) e, de algumas atuais que esto na mdia. Fazer o trabalho em grupos de 3 alunos observando e anotando os detalhes e caractersticas dos vdeos e dos cartazes antigos observando a estrutura de um e de outro, contextualizandoos no tempo e espao com uma apresentao oral. 4 Etapa Na sequncia o professor pode passar um vdeo que fale da influncia da TV em nossas decises e, informar aos alunos, quais as FORMAS DE PROPAGANDA QUE O CONSUMIDOR CONFIA MAIS: Recomendaes de outros consumidores 78%, Jornais 63%, Websites de marcas 60%, Televiso 56%, Revistas 56%, Rdio 54%, Patrocnios 49%, E-mail 49%, Comerciais antes de filmes (em cinemas) 38%, Anncios em sistemas de busca 34%, Banners em websites 26%, SMS (torpedos) em celulares 18%. (Fonte: Nielsen Global Consumer Study). Agora oriente a construo de um grfico com as informaes acima. Se quiser incrementar faa uma enquete com os familiares em cima dos

mesmos veculos de comunicao da pesquisa acima e faa uma comparao de dados, e finalize com a construo do grfico das duas em paralelo. 5 Etapa Nesta etapa os alunos produziro texto de propaganda em cartaz de um evento na sua escola ou outro tema a escolher, lembrando-os que este mais resumido em suas informaes e as gravuras devem estar associadas ao produto que eles vo divulgar. Reserve as produes dos alunos para o DIA DA PROPAGANDA NA ESCOLA. 6 Etapa Apresente aos alunos alguns folderes explicando as caractersticas deste subgnero que outra forma de propaganda bastante utilizada. Recebe este nome aqui no Brasil para designar um tipo de impresso publicitrio com dobras. O folder utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informaes, ou ento, quando se faz necessrio dar uma aparncia esttica a alguma mensagem publicitria. Dependendo do tamanho do papel possvel fazer um maior nmero de dobras. Na sequncia faa uma atividade de produo de folder sobre a histria da escola, seu patrono, fundao, etc. 7 Etapa Prepare uma caixa surpresa com o nome de vrios objetos (sapato velho e furado, bolsa furada, uma caixa de sapatos vazia, uma bijouteria quebrada, um par de culos sem lentes, etc.) Divida os alunos em duplas para que elaborem um texto propaganda para vender estes objetos. Ao final, faa uma votao das mais engraadas, as mais convincentes, as que falaram a verdade sobre o produto, os que mais mentiram ou parcialmente... (Pode-se utilizar uma TV feita de caixa de papelo). 8 Etapa Estabelea um dia para ser O DIA DA PROPAGANDA NA ESCOLA para apresentar s outras turmas, comunidade escolar e pais, as produes dos alunos fazendo a exposio dos cartazes e a apresentao das propagandas na TV. Avaliao O professor poder observar o grau de envolvimento e argumentao dos alunos, a leitura das obras apresentadas, verificar se os alunos apreenderam a diferenciar os gneros Cartaz e folder de acordo com as caractersticas apresentadas; na construo do grfico com os dados da enquete, na produo de textos de propaganda no vdeo maluco nos cartazes e folderes. PROPAGANDA EM VDEO ANTIGA
Fonte - http://www.youtube.com/watch?v=XCVzgwu7qFg

MODELO DE FOLDER
Fonte do folder -http://www.flickr.com/photos/sche

MODELOS DE CARTAZES
http://www.locutor.info/CartazesPublicidade.html

También podría gustarte