Está en la página 1de 20

Como abrir uma loja virtual:

CHECKLIST COMPLETO

NDICE
03 05 06 10 11 12 14 16 17 19 ...................................... Pr-requisitos .....................................................Marca ............................................ Plataforma ....................................Anlise de risco .........................................Credibilidade ..................................................Produto .........................Pginas institucionais ........................................ Atendimento ................................................Logstica ..........................................Treinamento

Pr-requisitos
Este checklist parte do pressuposto que:
Voc j fez um plano de negcios para verificar a viabilidade econmica da sua loja virtual. Os produtos a serem comercializados j foram adquiridos. A equipe e infraestrutura j esto definidas. A empresa por trs da loja foi aberta ou j existia. Os tributos que iro inferir na comercializao foram considerados nos custos da operao.

IMPORTANTE
Este checklist no contempla aes de Marketing Digital. Antes de lanar a loja, essas aes devem ser muito bem definidas pelo administrador.

Este cone indica a existncia de link externo para uma leitura complementar. Permita a abertura do link em seu visualizador de pdf.

MARCA

Nome da loja
Definir nome. Registrar no INPI.
Como encontrar o nome da minha empresa? Registro de marca: INPI muda para melhorar procedimentos e incentivar inovao.

Domnio da loja
Definir domnio. Registrar extenses .com.br, .com e similares.
Usando o registro de domnio como parte da estratgia de SEO.

Logotipo
Elaborar logotipo compatvel com a personalidade da marca. Verificar se ele oferece leitura para tamanhos reduzidos na web (ex. avatar no twitter).
Melhores Dicas para Criar um Logotipo de Sucesso.

4
5

Identidade visual e Cores


Definir quais cores iro compor a identidade visual da loja. Contratar um designer para elaborar a identidade visual e guia de aplicao da marca. Como as cores podem A identidade visual tambm deve afetar as compras? transmitir a personalidade da marca.

PLATAFORMA

1 3

Funcionalidades da loja
Preparar uma lista com as funcionalidades essenciais que a loja deve ter.
Loja virtual open source ou soluo comercial. Como escolher? Como escolher a plataforma de loja virtual ideal para o seu negcio?

Funcionalidades do Painel de Controle


Solicitar ao desenvolvedor uma loja teste para avaliar o painel de controle. Verificar a facilidade de cadastramento dos produtos. Verificar a qualidade dos relatrios gerenciais.

SEO favorvel
Verificar se a plataforma possui elementos que facilitem a indexao no Google.

Custos
Solicitar oramento para as empresas desenvolvedoras de plataformas.

PLATAFORMA

Layout personalizado
Contratar um webdesigner ou agncia especializada para customizar o layout da loja.
Como est a experincia de compra no seu e-commerce? Desmisticando o UX. Sua loja virtual aquilo que o seu cliente v.

6 7
7

Manuteno do sistema
Entrar em contato com clientes da plataforma a ser contratada para avaliar o servio de atendimento.

Integraes com ERP (se houver)


Verificar se a plataforma compatvel com sistemas ERPs. Avaliar custos de implantao. Entrar em contato com clientes que tenham a plataforma integrada para avaliar a qualidade da tecnologia. Estimar tempo de implantao. Verificar quais dados sero integrados: cadastro de produtos, pedidos, clientes, estoque, dados para nota scal. Definir como ser feita integrao: banco a banco, webservice, tabela intermediria. Definir tempo e frequncia de atualizao dos dados.
Socorro! Minha plataforma encolheu...

PLATAFORMA

Integraes diversas
Verificar a possibilidade de importar cadastros de produtos (para lojas que precisam cadastrar grandes quantidades de produtos). Verificar se a plataforma compatvel com os seguintes sistemas: - Google Analytics: facilidade em inserir a tag. - Buscap: facilidade em exportar arquivo XML. - Meios de pagamentos (facilitadores, gateways, operadoras de carto). - e-bit: facilidade em colocar o selo na Home e banner de captao de pesquisa na pgina de fechamento de compra.

9
8

Desenvolvimento da loja
Definir a plataforma baseado na melhor relao custo benefcio (Funcionalidade x Custo x Suporte x Fase da loja). Iniciar desenvolvimento.

10

Meios de Pagamento
Avaliar a melhor forma de pagamento que seja compatvel com a fase da loja. Definir Parcelamento x Valor mnimo de compra. Se for utilizar Gateway, providenciar filiao com os bancos e operadoras que sero utilizadas.

PLATAFORMA

11

Segurana
Verificar se a plataforma contratada est protegida contra cyberataques. Providenciar sistemas que chequem a vulnerabilidade da loja. Verificar se a plataforma j possui certificado digital (protocolo https). Caso no tenha, contratar o servio. Toda plataforma de e-commerce deve oferecer total segurana contra invases. Se voc estiver utilizando uma soluo de cdigo aberto (ex. Magento, VirtuaShop), recomendado que contrate sistemas que veriquem a vulnerabilidade da sua loja.
Site Blindado.

12
9

Contrato
Verificar SLA de atendimento. Perodo mximo de tempo que a empresa de plataforma se compromete a atender o seu chamado. Verificar SLA de uptime. Mnimo que a empresa de plataforma se compromete a deixar o site no ar. Condies de cancelamento e vencimento de contrato. Se um dia voc cancelar ou no quiser renovar o contrato, como lhe ser entregue os dados dos seus clientes e das trasaes de pedidos? A plataforma permite a exportao de todos estes dados?

ANLISE DE RISCO

Contratar sistemas que auxiliem na aprovao do pedido evitando prejuzo com fraudes
Muitos lojistas aprendem da pior forma que o fato da transao ter sido aprovada no carto de crdito no significa que ele idneo. Para valores altos sempre recomendado a contratao de sistemas como FControl, que ajudam a identificar pedidos fraudulentos.

10

CREDIBILIDADE

1 2
11

Cadastrar a loja em sistemas de reputao como e-bit


O cadastro no sistema e-bit gratuito para lojistas e auxilia o consumidor a ter uma referncia de conana na loja em que realizar a compra.
E-bit. Aumente a credibilidade da sua loja virtual.

Prever um local nos textos institucionais da loja para inserir depoimentos positivos de clientes.
As melhores loja virtuais de 2013.

A Lista Negra do E-commerce.

PRODUTO

1
Cdigo

Portflio (produtos disponveis na loja)


Definir uma lista com todos os produtos que sero comercializados.

2 3
12

Checar se todos os produtos possuem SKU identificado por cdigo. Usar, de preferncia, um sistema de cdigo de barras para facilitar a entrada e sada de produtos do estoque.

Descrio
Elaborar descrio de cada produto com: - Cdigo de produto (o que vem na Nota Fiscal) - Descrio completa do produto - Categoria e subcategoria (se houver) - Preo de venda para o consumidor nal - Preo promocional (se houver) - Dimenses com embalagem - Peso bruto (considerando embalagem) - Palavras-chave (meta keyword) - Se as variantes de produto (cor e tamanho) aparecero em um produto nico ou em vrios - Sesso Veja tambm (quem se interessa por um produto pode tambm se interessar por outro de categoria semelhante) - Quantidade de produtos SKUs (considerando as variantes)

PRODUTO

4 5

Preo do produto
Definir preos de cada produto. Pesquisar o mesmo produto em lojas concorrentes.

Categorizao
Definir categorias e subcategorias dos produtos.

7
13

Imagem do produto

Insero na loja
Inserir os produtos via importao de produtos ou cadastr-los manualmente.

Fotografar todos os produtos que sero comercializados. Salvar as imagens nos tamanhos que sero utilizadas na loja. Tratar as fotos para ficarem apropriadas para a visualizao na loja.
Monte um mini estdio para tirar fotos para loja virtual sem gastar muito. Top 10 melhores cmeras para fazer vdeos e fotos de produtos para loja virtual.

Pente-no
Checar erros de portugus na descrio dos produtos. Substituir termos excessivamente tcnicos. de difcil compreenso na descrio

PGINAS INSTITUCIONAIS

1
Projeto de Lei Nacional de Proteo de Dados.

Sobre a Empresa
Informar: - Razo social ou nome empresarial. - Endereo da sede. - CNPJ. - Telefone e e-mail do SAC com horrios disponveis.
Novas regras de atuao para lojas virtuais entram em vigor.

2
14

Poltica de Privacidade
Elaborar texto.

Trocas e Cancelamentos
Elaborar texto. Usar como base textos de lojas que vendem os mesmos tipos de produtos.
Dia de Troca de Presentes. Os dilemas do direito de arrependimento na economia digital. 6 direitos do consumidor que no existem.

PGINAS INSTITUCIONAIS

4 5
Ajuda
Elaborar texto.

Perguntas e Respostas (FAQ)


Elaborar texto.

Informaes da Empresa
Elaborar texto.

7
15

Pginas personalizadas
Definir se existir alguma pgina personalizada. Definir se existir um sistema de atualizao de contedo ou se o desenvolvedor ficar responsvel pelas alteraes. Orar com a empresa desenvolvedora as possibilidades levantadas no item acima. Pginas personalizadas so necessrias quando existe contedo que no padro a todas as pginas da loja. Ex.: Uma pgina exclusiva para franqueados da sua marca que possua um contedo que necessite ser atualizado periodicamente.

ATENDIMENTO

E-mail de clientes
Testar funcionamento de envio e recebimento para e-mails cadastrados no Fale Conosco.

2 3
16

E-mails transacionais / sistema


Personalizar layout e elaborar texto para: - E-mail de recebimento de pedido. - E-mail de aprovao de pagamento. - E-mail de envio de produto. - E-mail de cancelamento de pedido. - E-mail de reenvio de senha.

Telefone
Providenciar linha telefnica: - Deixar o nmero evidente na Home da loja. - Informar horrio de atendimento da loja.

Chat
Verificar se haver necessidade de um chat no incio da operao. Cotar solues. Informar horrio de atendimento da loja.

LOGSTICA

1 2
Correios

Embalagem
Definir qual embalagem ser utilizada. Comprar material que ser utilizado (caixas, papel pardo, plstico bolha). Fazer testes de impacto para garantir que a embalagem suporte possveis maus tratos no transporte.

Fechar contrato com Correios: - Sedex e PAC. - Definir como ser feita a logstica reversa dos produtos devolvidos. Os Correios oferecem uma opo interessante de logstica reversa, onde o cliente devolve o produto sem custo por meio de uma agncia, e esta retorna a mercadoria ao lojista.
Logstica reversa em agncia.

3
17

Transportadora
Verificar se haver produtos que no podero ser entregues pelos Correios. Cotar valores com as transportadoras. Produtos no podero ser entregues pelos Correios se tiverem alguma das dimenses maior que 1,05m.
5 dicas para melhorar a logstica do seu E-commerce.

LOGSTICA

Pesagem dos produtos


Pesar todos os produtos com a embalagem. Calcular peso cubado dos produtos leves de grandes dimenses.

5 6
18

rea geogrca de atuao


Definir se existiro reas onde a loja no entregar. Definir prazos de entrega e inform-los na loja.

Frete
Cadastrar planilha de valor de Frete x Faixa de CEP. Avaliar os custos envolvidos em uma estratgia de frete grtis. Algumas plataformas necessitam que o lojista cadastre o valor do frete em cada faixa de CEP. Este processo pode ser muito demorado. Informe-se com a empresa desenvolvedora se isso ser necessrio.
Entenda como calcular o frete da sua loja virtual.

TREINAMENTO

1 2
19

Gestor
Cotar cursos no mercado que ofeream uma viso geral do funcionamento de uma operao de e-commerce.
Universidade Buscap Company.

Equipe
Avaliar cursos existentes no mercado que ofeream conhecimento em habilidades especficas necessrias para a sua equipe. Existem cursos online de baixo custo que qualicam sua equipe e no exigem grandes investimentos.
Curso grtis: A Estrutura da Personalidade e sua Relao com o Consumo.

20

También podría gustarte