Está en la página 1de 32

As correntes filosficas

AS CORRENTES FILOSFICAS

OS IDEALISTAS
Os idealistas acreditam que o mundo externo e material produzido pela mente ou pelas ideias, de que no pode existir separadamente. A realidade, por conseguinte, comea dentro da mente e no fora dela.

PLATO (428-354 a.C)

Para PLATO, tudo no mundo material deve sua existncia a uma ideia perfeita, eterna e imutvel a partir da qual modelado. Ele chamou essas ideias de formas. Formas de noes abstratas, como coragem e justia, servem de ideal para as pessoas, que se esforam por alcan-las. Assim como imaginamos um cavalo ideal, perfeito, podemos imaginar um ideal de justia e nos esforarmos para alcan-lo. A forma ideal mais famosa de Plato sua ideia de uma sociedade ideal, que ele descreveu no dilogo A Repblica. Neste, Plato expressou firmes opinies sobre a estrutura da sociedade. Ele acreditava que as pessoas se dividem em tipos. Algumas no so especialmente brilhantes e nunca podero esperar ocupar posies importantes. Ele disse que essas pessoas tm alma de bronze e se destinam agricultura e outros trabalhos. Plato rotulou esse grupo de trabalhadores. Acima dele esto aqueles com alma de prata: essas pessoas possuem alguns talentos e podem vir a ser importantes para a sociedade, sendo mais adequadas a policiar e a proteger o Estado. Plato chamou esse grupo de soldados. No alto da escada esto aquelas pessoas com alma de ouro, que tm a inteligncia e a educao necessrias para se tornar filsofos e governantes os guardies. Plato argumentou que os filsofos so os melhores lderes porque so sbios e tm menos probabilidade de se comportar irracionalmente. Ele acreditava que o Estado permaneceria estvel e justo com filsofos no poder. Sua sociedade ideal uma estrutura ordenada, onde as pessoas permanecem fixas em seus papis. Todas so treinadas at o limite de sua habilidade, que garante sua posio na vida. Seria imprprio um agricultor governar o Estado ou um filsofo trabalhar a terra. Plato considerava mulheres e homens igualmente capazes de governar. Mas tambm achava que os homens tendem a fazer as coisas melhor. Entretanto, sua concepo sobre a igualdade entre homens e mulheres era revolucionria para seu tempo. O Estado ideal de Plato uma sociedade controlada. A tentao de ganncia um dos maiores males da sociedade desapareceria ao ser abolida a propriedade privada. Para evitar que as pessoas tornassem o Estado menos importante que suas famlias, todas as crianas seriam levadas aps o nascimento, sem nunca conhecer seus verdadeiros pais. As crianas seriam criadas pelo Estado e levadas a pensar em todos como seu prprio pai e me. Os governantes tambm determinariam quem se casaria com quem.

GEORGE WILHELM FRIEDRICH HEGEL

(1770-1831) filsofo alemo HEGEL desenvolveu um consistente sistema filosfico para explicar a realidade. Ele sustentou que o universo e tudo dentro dele est interligado. Disse que a realidade o produto de uma mente csmica. E uma ideia em movimento e toda a histria pode ser explicada pelo desenvolvimento dessa ideia. Para ele, a histria s poderia ser entendida se cada era fosse vista como uma pequena pea de um enorme quebra-cabea. Isso constitui uma viso radical da histria. A viso tradicional que a histria resulta de mudanas nas circunstncias materiais das pessoas. Por exemplo, uma nova tecnologia pode mudar a forma como as pessoas se comunicam ou fazem guerra. De acordo com Hegel, essas mudanas materiais na sociedade so os efeitos de um profundo processo de mudana. Ele sustentou que esse processo profundo uma ideia que realiza a si mesma. Hegel afirmou que essa ideia csmica se desenvolve em padres fixos, que ele chamou de dialtica. Esse um processo triplo: primeiro, um argumento, ou tese, apresentado; surge ento um argumento oposto, ou anttese; e, depois de muita luta, uma concluso alcanada, conhecida como sntese. Essa concluso torna-se ento a nova tese, e todo o processo recomea, ad infinitum. Na opinio de Hegel, cada grande era da histria do mundo comea como uma sntese de foras opostas

era precedente. Essas foras opostas (teses e antteses) acabam destruindo o momento histrico, mas uma era nova e melhor se ergue das cinzas. A dialtica o motor que movimenta o sistema de Hegel. Ele demonstrou que o processo dialtico escora toda a histria, inclusive a histria do pensamento. Hegel argumentou que, a cada era, as pessoas desenvolvem um conhecimento melhor sobre o mundo. Hoje, a prova de Hegel desse desenvolvimento seria que a cincia moderna e a tecnologia do uma imagem mais precisa de como o universo funciona do que davam cinqenta anos atrs. No futuro, esse conhecimento ter se desenvolvido ainda mais. Para Hegel, a histria caminha para o conhecimento completo. O processo dialtico terminar numa sntese final que revelar a mente de Deus.

OS MATERIALISTAS

Os materialistas tm uma viso completamente oposta dos idealistas sobre a natureza da realidade. Os materialistas acreditam que tudo o que existe matria ou depende da matria para existir O mundo real est fora de ns, no em nossa mente.

ARISTTELES (384-322 a.C) filsofo grego ARISTTELES foi o primeiro grande crtico de Plato. Ele acreditava que Plato tinha invertido as coisas ao dizer que a forma, ou a ideia, de uma coisa o que mais real. Ele disse que as coisas materiais so a realidade e que sua forma uma parte da realidade. Aristteles sustentou que a realidade feita de muitas coisas diferentes, que chamou de substncias. Qualquer substncia uma fuso de ideia disso (de que feito) e ideia do que (sua forma ou o que ). Por exemplo, a ideia disso de uma cadeira de madeira a madeira a partir da qual a cadeira foi feita. A madeira modelada, ou recebe a forma do que : uma cadeira. Aristteles tambm criticou as formas de Plato porque no explicavam como as coisas mudam. Isso o levou a desenvolver sua prpria teoria sobre a mudana. Ele concluiu que toda substncia tem uma potencialidade inerente. Com isso, quis dizer que as coisas tm dentro delas o potencial de transformao. Por exemplo, a gua tem o potencial de se transformar em gelo e tambm em vapor. Aristteles tambm discordou de Plato quanto ideia de que a alma separada do corpo. Argumentou que todas as coisas vivas tm uma alma, que as anima e que as torna diferentes de substncias como pedra ou gua. O tipo de alma que alguma coisa possui corresponde ao que faz e ao que necessita. Os organismos mais inferiores, como as plantas, precisam apenas ser alimentados e se reproduzir. Os animais tm sentimentos, portanto h um aspecto sensvel em suas almas. As pessoas so bem mais complicadas e sua alma tem muitas outras dimenses. Aristteles afirmou que as coisas vivas so diferentes porque sua alma feita de material diferente. Ele tambm julgou que as almas perecem quando as coisas vivas morrem. Entretanto, ele identificou um aspecto da alma humana capaz de sobreviver morte. Esse aspecto o pensamento ou a razo. Aristteles no encontrou uma base fsica para os pensamentos que se impem (ou forma) na mente. Assim como Scrates, Aristteles acreditava que as pessoas deveriam Se esforar para ser boas. Ele desenvolveu um teste de significados para que as pessoas pudessem aperfeioar suas virtudes. Argumentou que a virtude real repousa na moderao, entre fazer demais alguma coisa e no faz-la suficientemente. Por exemplo, ser corajoso o meio-termo entre ser audacioso e ser covarde.

Este meio-termo de ouro tambm se reflete nas opinies de Aristteles sobre poltica. Diferentemente de Plato, que acreditava em uma elite de filsofos governantes, Aristteles acreditava que um grupo intermedirio forte deveria estar no comando, criando assim um equilbrio entre a tirania e a democracia. A incansvel pesquisa de Aristteles sobre o mundo ao seu redor levou-o a desenvolver o primeiro sistema de lgica da filosofia ocidental. Ele quis transformar o argumento em uma ferramenta para verificar a verdade das coisas. A caracterstica central do mtodo de Aristteles o silogismo. Um exemplo simples : Todos os homens so mortais. Scrates um homem. Portanto Scrates mortal. Isso mostra como duas colocaes indiscutveis podem produzir uma concluso.

KARL MARX (1818-1883) MARX foi muito influenciado por Hegel. Entretanto, discordou dele quanto sua posio de que a histria o resultado do desenvolvimento de uma ideia. Marx pensava que a histria um processo material. Ele argumentava que so as mudanas na maneira como as pessoas vivem que as levam a desenvolver novas ideias, e no o contrrio. Marx concordava com a opinio de Hegel de que a histria atravessa vrios estgios. Ele acreditava que o ltimo estgio da histria, o capitalismo, seria superado. Marx sonhava com uma sociedade melhor, na qual o dinheiro no governaria e tudo seria dividido. Um de seus textos mais famosos O Manifesto Comunista. Nesse pequeno livro ele argumenta que o capitalismo escraviza as pessoas, e chama aqueles que trabalham por dinheiro

de escravos do salrio, provavelmente nunca usaro.

forados

produzir

bens

que

OS ESCOLSTICOS
Os escolsticos eram pensadores cristos que tentaram entender e explicar as doutrinas crists luz da antiga filosofia grega. Os pensadores cristos que viveram nos primeiros sculos aps o nascimento de Cristo eram conhecidos como Pais da Igreja. A escolstica dominou a filosofia ocidental por centenas de anos. SANTO AGOSTINHO (354-430)

SANTO AGOSTINHO nasceu no norte da frica e estudou na Itlia. Foi muito influenciado pelas ideias de Plato. Agostinho procurou combinar sua f crist com a razo. Acreditava que compreender uma recompensa pela f, e que a alma humana mantinha latentes algumas verdades ltimas e eternas. Agostinho era muito interessado na natureza do tempo. Achava que o tempo comeou quando Deus criou o mundo o que suscita a questo da existncia de Deus antes do tempo. A

resposta de Agostinho foi que Deus reside em um eterno presente, fora do tempo terrestre. Isso o levou teoria de que agora tudo o que realmente existe. O passado uma memria presente, e o futuro uma expectativa do presente. Essa opinio lhe permitiu enfatizar que mais importante o que as pessoas esto fazendo para Deus e no o que faro. TOMS DE AQUINO (1225-1274)

TOMS DE AQUINO elaborou cinco provas para demonstrar a existncia de Deus. A primeira prova que a mudana est em toda parte, portanto algo deve caus-la. (Deve ser Deus.) A segunda prova que as coisas acontecem, portanto deve haver uma causa. (Deus, que a causa primeira, deve provocar o acontecimento das coisas.) A terceira prova que tudo na natureza interdependente. (Como isso pode ser explicado sem concluirmos que h um Deus independente da natureza?) A quarta prova a pergunta da harmonia na natureza: por exemplo, quem deu guelras aos peixes para que pudessem respirar na gua? (Apenas Deus poderia faz-lo.) A quinta prova so os graus de excelncia que podem ser observados na natureza. (Isso envolve a noo de perfeio e, portanto um ser perfeito: Deus.) Toms de Aquino apresentou essas provas em seu livro Summa Contra Gentiles (Suma contra os pagos), o primeiro dos dois densos volumes que ele escreveu. A inteno deste primeiro livro era provar atravs da razo a importncia de ser cristo aos no-cristos.

OS RACIONALISTAS

Os racionalistas consideram que as verdades sobre a realidade s podem ser reveladas atravs da razo, e no pelo que os sentidos nos apresentam sobre o mundo.

PARMNIDES (501-492 a.C.)

PARMNIDES pode ser considerado o primeiro racionalista porque afirmou que o mundo material s poderia ser propriamente compreendido atravs do pensamento e da razo, e no atravs dos sentidos. As ideias de Parmnides sobreviveram nos fragmentos de um longo poema que ele escreveu. O poema tem dois temas principais: O caminho da verdade (o que a razo nos revela sobre o mundo) e O caminho da aparncia (o que nossos sentidos nos revelam). Parmnides argumentou que o pensar e o ser (existir) so um e iguais, isto , que impossvel pensar em uma coisa que no exista. Sua lgica era de que nada s se pode pensar se for o pensamento de algo. Portanto, nada, ou no ser, no possvel s pode haver o ser. No mesmo poema Parmnides argumenta que o tempo uma iluso. Ele disse que o passado e o futuro no existem, pois s podem ser pensados no presente.

REN

DESCARTES

(1596-1650)

DESCARTES considerado o primeiro filsofo moderno. Ele quebrou a supremacia da escolstica na filosofia ao questionar tudo o que tinha aprendido. Descartes era um cientista. Isso deu a ele o desejo de estabelecer um sistema dedutivo de conhecimento que forneceria as verdades lgicas e necessrias sobre o universo. Em seu livro As meditaes, Descartes ps-se a descobrir uma base firme para seu sistema. Ele se deu conta de que tudo o que conhecia havia apreendido a partir de seus sentidos. Mas ele questionava se era sensato confiar em um conhecimento mentiroso. Como poderia confiar em seus sentidos quando, por exemplo, um remo parece dobrar-se na gua? O mtodo de Descartes era duvidar de tudo sistematicamente. Tudo o que restasse era o conhecimento seguro que ele poderia pensar, mesmo que estivesse apenas sonhando que estivesse pensando. Essa era a pedra fundamental para seu novo sistema de conhecimento. A primeira deduo a que chegou a partir de sua verdade inquestionvel foi que, em virtude do pensamento, ele existia. Entretanto, acreditou estar em uma sinuca filosfica. Como poderia provar que o mundo exterior tambm existia? Como poderia confiar no que percebia sobre o mundo? A nica soluo era provar a existncia de Deus s ento ele deduziu que seus sentidos, dados por Deus, mereciam confiana. Muitos filsofos consideram que o pensamento de Descartes se enfraquece nesse ponto. Descartes elaborou dois argumentos para provar a existncia de Deus. O primeiro foi que ele (Descartes), em virtude de suas dvidas, era um ser imperfeito. Entretanto, imperfeito como era, ainda poderia manter a ideia de um ser perfeito: Deus. S um ser perfeito poderia ser a causa de uma ideia to perfeita. Portanto Deus deve existir. O segundo argumento Descartes argumenta que a ideia de um ser perfeito contm perfeio em todos os graus. Portanto a ideia de Deus deve conter a existncia de Deus. Tendo provado a existncia de Deus, Descartes no precisou mais considerar que o mundo poderia ser o produto de um gnio diablico. Ele concluiu que um ser perfeito no permitiria tal coisa. Descartes ainda tinha de descobrir como conhecia o mundo. Como ser pensante, raciocinou que seus sentidos, dados por Deus, no o decepcionariam se fossem apropriadamente empregados. Ele deduziu que foi com a mente, ou a razo, que aprendeu a verdade sobre o mundo. Quando ele derretia cera, ela tinha forma, consistncia e cheiro diferente, mas em sua mente ele no duvidava de que aquela substncia ainda fosse cera. O alicerce do sistema racional de Descartes foi sua afirmao Penso, logo existo (do latim: cogito ergo sum). Com ele Descartes

identificou a mente como algo separado da matria. Assim, ficou conhecido como um filsofo dualista, isto , para ele o mundo consistia de duas substncias distintas: mente e matria. A propriedade essencial da mente a conscincia, enquanto a propriedade essencial da matria a extenso no espao, no qual tem comprimento, altura e profundidade. Em sua opinio, toda matria, inclusive o corpo humano, no tem mente. Todas as coisas vivas so apenas matria em movimento. Essa filosofia dualista deixou Descartes com o problema de explicar como mente e corpo se uniram para formar uma pessoa. Ele teorizou que as impresses duplas recebidas pela virtude de ter duas orelhas, dois olhos, duas mos (e assim por diante) estavam unidas conscincia em uma glndula no crebro. Essa teoria foi muito debatida, mesmo antes da morte de Descartes, e ele estava consciente da natureza insatisfatria de sua concluso. Uma das pessoas que questionou sua teoria foi a rainha Cristina da Sucia. Ela tambm discordou de Descartes quanto aos animais no terem mente, pois j tinha observado muito seus animais de estimao.

REN DESCARTES 1596 1650 filsofo, fsico matemtico francs Cogito ergo sum = Penso, logo existo.

A EVIDNCIA POR CLAREZA O primeiro (Evidncia) ser o de nunca aceitar nada por verdadeiro que o no reconhea evidentemente como tal, vale por dizer, evitar cuidadosamente a precipitao e a preveno e no englobar nada mais nos meus juzos do que aquilo que se apresente to claramente e to distintamente ao meu esprito, que eu no venha a ter nenhuma oportunidade de o pr em dvida.

A ANLISE O segundo, (Reducionismo) de dividir cada dificuldade a examinar em tantas quantas as parcelas possveis, de forma a melhor a resolver. CAUSALISMO LINEAR O terceiro, de seguir por ordem os meus pensamentos, comeando pelos objectos mais simples e os mais acessveis de conhecer, para subir pouco a pouco como por degraus at ao conhecimento dos mais compostos, e supondo ordem mesmo entre aqueles que no so de modo algum precedentes uns dos outros. Estas longas correntes de razes bem simples e fceis, de que os gemetras tm o hbito de se servir para alcanar as suas mais difceis demonstraes, tinham me dado ocasio de imaginar que todas as coisas que podem cair sob a alada do conhecimento dos homens se entre-seguem da mesma maneira O PRINCPIO DA ENUMERAO E o ltimo (princpio), o de fazer em toda parte enumeraes to completas e revises to gerais, que eu tivesse a certeza de nada omitir. GIAMBATTISTA VICO 1668 1744 filsofo italiano

Pois que o Mtodo cartesiano prejudica o engenho e o engenho foi dado aos seres humanos para compreender, isto , para fazer intencionalmente (G. Vico, 1710) BARUCH SPINOZA (1632-1677)

Assim como DESCARTES, Spinoza acreditava que a razo era a verdadeira fonte de todo o conhecimento. Como Descartes, ele era brilhante em matemtica e geometria, e concordava que a filosofia deveria tentar copiar os mtodos de deduo dessas cincias. O objetivo de Spinoza era construir a geometria da filosofia. Em seu livro mais importante, A tica, ele tenta demonstrar atravs de um sistema matemtico como conduzir uma boa vida. A pedra fundamental do sistema de Spinoza a indiscutvel existncia de Deus. Tudo o mais no seu sistema se desenvolve a partir dessa verdade. Ele chegou a essa verdade ao tentar resolver o problema proposto pela opinio de Descartes de que o universo consistia de duas substncias: mente e matria. Descartes chamou-as de substncias finitas. Alm delas est Deus, a substncia infinita. Spinoza achou isso contraditrio. Spinoza concordava com a definio de Descartes de substncia como algo que no depende de nada mais para existir, mas achava que Descartes deveria ter parado quando identificou Deus como uma substncia infinita, porque uma substncia infinita possuiria tambm todas as propriedades das substncias finitas ento, como poderia existir independentemente? Dessa forma, Spinoza foi capaz de argumentar que Deus no est separado do resto do universo, como Descartes (e praticamente todo o mundo) havia pensado. Em vez disso, Deus e o universo so uma mesma e nica coisa. Spinoza insistiu que Deus e a natureza so uma mesma substncia e que mente e matria so apenas formas diferentes nas quais Deus aparece. Spinoza pensou que deveria haver muitas outras formas de Deus aparecer, mas que os sentidos humanos so limitados demais para perceber. A crena de Spinoza em uma s substncia fez dele um monista. Spinoza tambm era determinista, pois acreditava que tudo que acontecia no mundo fazia parte de um plano divino. Isso parecia negar a possibilidade de liberdade no sistema de Spinoza. Mas ele discordava, argumentando que o nico jeito de ser livre aceitar o que se . Spinoza acreditava que conhecer a si prprio

parte do caminho para entender Deus. Isso faz sentido nos termos do sistema de Spinoza, porque se Deus est em tudo e em todo lugar cada pessoa uma parte de Deus. Spinoza disse que quanto mais as pessoas compreendessem seu relacionamento com o resto do mundo, mais livres se sentiriam. A conscientizao de que no h casualidade libertadora porque livra as pessoas de serem governadas por suas emoes. Para Spinoza, no era razovel sentir raiva se algum o magoa. Isso no faria sentido. No mudaria nada. Uma pessoa que tenha a clara compreenso do mundo (portanto, de Deus) aceita tudo o que acontecer. Para Spinoza, as pessoas mais felizes so aquelas que colocam Deus em primeiro lugar no um Deus que existe como ser elevado, mas a soma total de tudo e todos no cosmos. Assim, Spinoza acreditava ter inventado uma forma perfeitamente racional de tica. As pessoas que agem de modo generoso so felizes porque com certeza esto conduzindo uma boa vida. GOTTFRIED LEIBNIZ (16461716)

O alemo Leibniz foi o ltimo grande filsofo racionalista. Diferentemente de Spinoza, que pensava haver apenas uma substncia, Leibniz acreditava que o universo feito de um nmero infinito de substncias, sendo cada uma nica. Ele chamou essas substncias de mnadas e argumentou que cada mnada refletia tudo o mais no universo. E possvel imaginar o que Leibniz queria dizer imaginando um globo espelhado. Se voc olhar um globo espelhado, ver seu reflexo e o que est no espao ao seu redor. Entretanto, em vez de apenas refletir o espao imediatamente ao redor, as mnadas de Leibniz refletem todo o universo. Isso significa que, no mundo, tudo est conectado, ou interrelacionado. Em vez de pensar o mundo como uma complexa confuso de espao, tempo e matria, Leibniz introduz a ideia de que cada momento e lugar esto conectados a outros. Nenhuma mnada est desconectada.

Entretanto, Leibniz tambm argumentou que as mnadas no agem umas sobre as outras, e sim que cada uma segue seu caminho desde o incio. Segundo Leibniz, tudo o que existe e acontece, o faz por causa de uma razo. No haver uma razo, pensou, seria irracional. Essa foi a pedra fundamental do sistema de pensamento de Leibniz. Assim como muitos filsofos antes dele, Leibniz investigou a causa de tudo o que em Deus. Foi Deus que colocou em movimento uma mirade de mnadas, que fizeram a realidade, e cada mnada carrega dentro de si tudo o que existir. Leibniz chamou essa ideia de que tudo antecipadamente programado por Deus de harmonia pr-estabelecida. Afirmava que este mundo apenas um de um nmero infinito de mundos possveis. Mas, por Deus ter escolhido faz-lo existir, lgico que deve ser o melhor de todos os mundos possveis. Isso porque se Deus um ser perfeito, ele nunca teria escolhido nada que no fosse o melhor.

EMPIRISMO

Empirismo o oposto de racionalismo. Os empricos acreditam que o verdadeiro conhecimento do mundo obtido atravs dos sentidos, e no atravs da razo. Esses filsofos argumentam que temos ideias apenas porque temos percepes. Todo conhecimento baseado na experincia.

JOHN LOCKE (1632-1704)

LOCKE discordou do racionalismo de Descartes e no tinha nenhuma inclinao para utilizar a religio como base de seu pensamento, como Descartes havia feito. Seu livro mais importante de filosofia chama-se Um ensaio sobre o entendimento humano. Neste livro, Locke tentou demonstrar como as pessoas adquirem conhecimento. Ele descreveu os filsofos como auxiliares dos cientistas, porque uma das tarefas do filsofo era tirar os obstculos do caminho que leva obteno do conhecimento. O primeiro desafio de Locke no livro se as pessoas j nascem com ideias ou se as adquirem por meio de experincias. Ele se decidiu cuidadosamente pela experincia. Segundo Locke, a mente de um recm-nascido uma lousa vazia. A partir de ento, sua mente bombardeada com um fluxo de informaes obtidas pelos sentidos. Locke chama essas primeiras impresses do mundo de ideias sensoriais, que devem incluir a experincia da cor vermelha e do peso de uma ma. Estas so ideias simples, que no podem ser analisadas. Para quem no entende o vermelho, ele pode ser apenas mostrado, no explicado. Ideias simples so a base de todo o conhecimento. Em uma primeira instncia, essas ideias so recebidas passivamente pela mente, que ento reflete sobre elas. A mente se torna ativa quando comea a combin-las em ideias complexas. Por exemplo, um unicrnio uma combinao de ideias simples. Locke chamou esse tipo de ideia de complexa porque elas no tm base na realidade percebida pelos sentidos. Locke foi desafiado por aqueles que disseram que sua teoria no fez nada para explicar se a realidade real ou se apenas um conjunto de ideias causado pelos sentidos. Ele tentou responder isso fazendo uma distino entre as qualidades primrias e

secundrias das coisas. Argumentou que todas as coisas do mundo exterior tm qualidades que so parte da coisa em si e que no podem ser separadas. Por exemplo, se fecharmos todos os nossos sentidos para uma laranja, sem sentir seu cheiro, seu gosto, ver sua cor ou sua forma, a laranja ainda ter forma, peso e densidade. Locke chamou essas qualidades de primrias. A cor, o gosto e o cheiro da laranja so as qualidades secundrias. Locke disse que as qualidades secundrias so produzidas na mente em resposta ao estmulo de nossos sentidos. Dessa forma, acreditou ter provado que h um mundo externo real e que a existncia das coisas no depende de nossa percepo. Locke ento se deparou com a questo de se esse mundo objetivo de coisas tudo o que h. Ele reconheceu que deve haver um algo mais bsico e admitiu que no havia encontrado nenhuma pista sobre o que seria. DAVID HUME (1711-1776)

HUME usou um mtodo de duas pontas para testar a verdade sobre a realidade, comumente chamado de forquilha de Hume. Em uma ponta da forquilha esto todas as verdades que so concluses lgicas do raciocnio. Entre elas esto todos os clculos matemticos (como 3+2=5) e verdades auto-evidentes (como a afirmao: todas as mulheres so fmeas). Hume concluiu que a razo, portanto, nos revela muito pouco do mundo. Na outra ponta da forquilha esto o que Hume chamou matrias de fato. Essas so todas as coisas que aprendemos sobre o mundo atravs da experincia direta. Assim como Locke, era opinio de Hume que todo o conhecimento til sobre o mundo vem do que experimentamos atravs dos sentidos. Hume usou essa abordagem de duas pontas para examinar todas as idias possveis de realidade, na busca pela verdade. Ele achava que sua forquilha atingia muito pouco do que responderia qualquer das grandes perguntas da filosofia, como Existe um

Deus?. Quando Hume aplicou seu mtodo a essa questo, concluiu que o conceito de Deus no poderia estar ligado experincia direta. Portanto a existncia de Deus no poderia ser provada nem contestada.

Hume disse que as pessoas conseguiriam ter certeza de muito pouco. Seu mtodo o levou a ser ctico em relao a tudo o que falhasse em seu teste mesmo que previamente aceito pelas leis da natureza. Por exemplo, ele argumentou que no podamos estar certos de nossa crena em causa e efeito. Seu exemplo mais famoso o de uma bola de bilhar batendo em outra, fazendo-a mover-se. Pode-se observar diretamente que um evento segue o outro e tambm uma bola batendo na outra. Mas no se pode observar a causa, ou a relao necessria entre os dois acontecimentos, apesar de se experimentar a seqncia muitas vezes. Ele disse que ns esperamos que uma bola se mova se outra bater nela, mas tal no significa necessariamente que isso sempre acontecer. Da mesma forma, Rume questionou a lei da gravidade. Disse que esperamos que um objeto caia se for solto porque sempre observamos que isso o que acontece. Ele afirmou que as leis da natureza so, na verdade, apenas expectativas introduzidas em nossa mente, que ento projetamos no mundo. Essas expectativas so construdas por nossas experincias anteriores do mundo. Se amanh soltarmos um vidro e ele no cair, nossa crena na gravidade ser destruda. A questo de Hume era que a experincia passada no garante a experincia futura. Ele quis permanecer aberto natureza da realidade, motivo por que adotou uma abordagem to ctica.

Outra ideia que desafiou Hume foi a de se podemos saber quem somos. De acordo com seu mtodo, no pode haver nada como o eu, no sentido de uma identidade constante e imutvel. Sempre que tentou olhar a si mesmo, encontrou-se em um processo de sentir alguma coisa, seja calor, frio, felicidade ou raiva. No auge, acreditou ser um feixe de percepes que mudavam constantemente. Em outras palavras, alm de duvidar que permanecia a mesma pessoa ao longo da vida, ele tambm duvidou que fosse a mesma pessoa de um momento ao outro! Hume disse que apenas a cegueira da familiaridade evita que as pessoas se dem conta disso. Hume discordou da ideia de que a moralidade uma questo de razo. Para ele, so nossos sentimentos que nos do o senso de o que certo e errado. A compaixo nos motiva a ajudar os outros ou a colocar as necessidades alheias acima das nossas. Ele argumentou que no podemos deduzir o que bom ou ruim a partir de fatos sobre o mundo. O julgamento vem de dentro, atravs da reflexo sobre nossos sentimentos e da empatia. Isso conta para o fato de as pessoas terem diferentes valores morais. Hume apontou que seria mais razovel tomar decises frias ou agir com egosmo. Ele disse: No contrrio razo preferir a destruio de todo o mundo a sofrer um arranho em meu dedo. IMMANUEL KANT (1724-1804)

KANT era um racionalista, pois nunca questionava o poder da razo para deduzir verdades alm da experincia humana, at se deparar com o empirismo de David Hume. Kant escreveu que Hume o acordou de seu sono dogmtico. Entretanto, Kant no se tornou um emprico. Em vez disso, escolheu o que era importante em cada escola e sintetizou tudo em uma filosofia. Isso ficou conhecido como a Sntese de Kant. Kant achava o ceticismo de Rume desafiador. Hume havia concludo que o conhecimento alm da experincia humana impossvel e que a experincia podia revelar muito pouco de certo s pessoas. Kant queria encontrar um jeito de sair desse terrvel impasse. Comeou tentando descobrir as capacidades do pensamento humano. O resultado foi o livro Crtica da razo pura. Suas concluses reviraram as afirmaes de Rume de que a gravidade e outras leis naturais so meramente expectativas causadas pela repetio das experincias. Kant argumentou que essas leis so parte da construo, ou estrutura, da prpria mente humana. Em outras palavras, as pessoas j so prprogramadas ao nascer com um conjunto de regras para estruturar sua experincia do mundo exterior. Kant tambm se interessou pela tica. Ele discutiu as afirmaes de Hume de que certo e errado so julgamentos pessoais baseados na experincia. Kant acreditou que poderia elaborar um caminho racional para distinguir as aes boas das ms. Ele argumentou que uma ao seria errada se o resultado de todos a praticando causasse um problema universal. Por exemplo, ele considerava errado mentir. Kant argumentou que se todos mentissem, ningum poderia confiar na palavra de ningum, e o resultado seria desastroso. Da mesma forma, uma ao correta se sua prtica generalizada traz benefcios para todos.

KARL POPPER (1902-1994) POPPER queria solucionar o problema que Hume deixou para a filosofia. Rume afirmou que, quando pensamos estar observando uma lei da natureza, na realidade estamos apenas projetando nossas expectativas no mundo. Ele argumentou que nossa experincia do passado no garante o que experimentaremos no futuro. Popper se deu conta de que a concluso ctica de Hume ps em dvida todo o mtodo cientfico. Hume estava colocando a credibilidade cientfica em leis naturais como a gravidade no mesmo nvel da concluso de que todas as vacas so marrons (em um contexto em que ningum nunca tivesse visto uma vaca que no fosse marrom). O objetivo de Popper era tentar restaurar a f na cincia. Popper concordava com Hume que a cincia no pode ser matria de certezas, ou ter verdades inquestionveis. Mas discordava que isso a tornasse intil. Atravs de seu mtodo de falseamento, Popper mostrou ser possvel verificar se algumas colocaes cientficas so erradas. Em oposio, as no-cincias, como a astrologia, no podem ser verificadas, no se pode provar se esto certas ou erradas. Mas a cada vez que a cincia refutada, chega mais perto da certeza. Por exemplo, se achamos, por experincia prpria, que todas as vacas so marrons e vemos uma vaca branca, ento acrescentamos a nosso conhecimento outras cores de que as vacas podem ser. Em outras palavras, estamos nos aproximando mais da verdade sobre a cor das vacas.

OS PRAGMTICOS
O pragmatismo uma viso prtica da filosofia. Os pragmticos julgam a verdade de uma ideia em relao sua utilidade na vida real. Esta escola foi o primeiro grande movimento filosfico originado na Amrica do Norte. CHARLES SANDERS PEIRCE (18391914) PEIRCE inventou o termo pragmatismo. Com ele, queria designar um mtodo que esclarecesse o relacionamento entre pensamento e ao. Segundo Peirce, as ideias que no tm valor concreto na experincia do dia-a-dia so sem significado. WILLIAM JAMES (18421910)

JAMES foi influenciado por Peirce. Ele apurou o pragmatismo a partir de uma teoria geral de significado para uma filosofia simples e prtica. Ele acreditava que a veracidade de uma ideia repousa em seu valor prtico, significando que verdadeiro se for til. O pragmatismo de James era subjetivo no sentido de que ele reconhecia que a mesma ideia poderia ser til para uma pessoa e no para outra. Embora admirasse a forma como James reformulou sua teoria abstrata em uma filosofia completamente desenvolvida, Peirce tentou separar sua teoria original, renomeando-a pragmati-cismo. E disse que essa palavra era feia o suficiente para ficar a salvo de raptores. JOHN DEWEY (1859-1952) As principais influncias sobre Dewey foram William James e o naturalista Charles Darwin que publicou sua teoria da evoluo no ano em que Dewey nasceu. O trabalho de Darwin fez Dewey ver a conscincia como parte da natureza, em vez de uma faculdade parte. Dewey via a mente como uma ferramenta para resolver problemas, que se adapta continuamente ao meio ambiente da mesma forma que os seres desenvolvem diferentes caractersticas. Dewey acreditava que medida que os organismos se tornam mais complexos, o mesmo acontece com sua capacidade de lidar com o meio. Em primeiro lugar h o comportamento instintivo. Depois, os hbitos se desenvolvem. Quando estes deixam de lidar propriamente com as situaes, o organismo desenvolve a habilidade de raciocinar, ou pensar no que fazer. Dewey sustentou que todos os pensamentos so apenas ideias para a ao. Dessa forma um organismo adquire conhecimento sobre o mundo.

OS FENOMENOLOGISTAS
A fenomenologia estuda como as coisas so apresentadas ou representadas. Os fenomenologistas tentam ir alm da aparncia, ou superfcie sensvel, para revelar a natureza da conscincia em si. EDMUND HUSSERL (1859-1938) HUSSERL foi o fundador da fenomenologia. Ele quis abolir as teorias sobre a realidade e restaurar a certeza na filosofia. Seu mtodo era descrever exatamente como a realidade se apresenta conscincia. Ele quis transformar a filosofia em uma cincia precisa.

Acreditava que sem isso as cincias tradicionais no teriam uma base firme e nunca poderiam ter certeza do que estavam fazendo. A filosofia de Husserl comea com o que ele chamou de ponto de vista natural, o mundo cotidiano experimentado por cada indivduo. Seu mtodo realizar uma reduo fenomenolgica dessa experincia. Isso leva a ignorar todas as suposies pessoais, filosficas e at cientficas previamente adquiridas sobre uma coisa e ento examinar o que restou. O objetivo revelar exatamente como a mente funciona. Husserl acreditava que possvel retroceder e realizar uma reduo fenomenolgica da conscincia em si. Ele chamou essa conscincia pura, que seria capaz de observar a conscincia cotidiana trabalhando, de ego transcendental. Isso poderia ser o comeo de todo o conhecimento. Apenas uma pequena parte do que Husserl escreveu foi publicada. A maioria de seus textos permanece em um arquivo na Blgica. MARTIN HEIDEGGER (18891976) HEIDEGGER foi o aluno mais famoso de Husserl e trabalhou como seu assistente. O principal interesse de Heidegger era a existncia (ou ser) em si, baseado na questo fundamental filosfica: Por que h algo em vez de no haver nada?. Em seu trabalho mais famoso, O ser e o tempo, Heidegger usa o mtodo da reduo fenomenolgica de Husserl para descrever a existncia humana. Entretanto, a verso de Heidegger da fenomenologia no separa o mundo exterior da conscincia humana individual. Ele achava que no podemos nos separar do mundo. Em primeiro lugar somos todos seres-no-mundo. Heidegger inventou uma poro de palavras compostas, porque julgou a linguagem limitada demais para descrever a espcie humana. Heidegger identificou cuidado como a caracterstica que separa a humanidade do resto da existncia. Com isso ele quis se referir ao interesse ativo que as pessoas demonstram por tudo o que percebem, como famlia, animais de estimao, poltica, histria e o futuro. MAURICE MERLEAU-PONTY (19081961) MERLEAU-PONTY emprestou muitas ideias de Husserl. Sua objeo bsica fenomenologia de Husserl era que estava baseada na experincia mental em vez de na corporal. Em seu primeiro grande livro, A fenomenologia da percepo, Merleau-

Ponty argumentou que a maneira como usamos nosso corpo determina como experimentamos o mundo. Assim como Kant, ele acreditava que todas as nossas ideias vm de impresses sensoriais que so moldadas por certas regras de entendimento. Mas ele discordou que essas regras fossem puramente mentais. Acreditava que o entendimento moldado por regras do corpo. Neste livro, ele demonstrou como as pessoas cujo corpo foi lesado ou debilitado experimentam o mundo diferentemente.

OS EXISTENCIALISTAS
Os existencialistas acreditam que no h ordem no universo e no h objetivos certos ou errados. Os indivduos so livres para criar sua prpria vida de acordo com as escolhas que fizerem, e devem ser responsveis por suas aes. SREN KIERKEGAARD (18131855) KIERKEGAARD visto por muitos como o pai do existencialismo, por seu ataque opinio de Hegel de que os indivduos so menos importantes que seu contexto histrico. Este filsofo dinamarqus rejeitou o sistema hegeliano de um processo aberto que deixou s pessoas pouco ou nenhum livre arbtrio. Ele acreditava que as pessoas so livres para escolher sua experincia, e que moralmente errado esquivar-se dessa responsabilidade. Ele incitou as pessoas a serem honestas consigo mesmas ao fazerem escolhas de vida, que ele via como extenses da f. JEAN-PAUL SARTRE (1905-1980) SARTRE estudou fenomenologia com Husserl e tambm foi influenciado pelas ideias de Heidegger. Sartre levou a fenomenologia ao existencialismo. Heidegger mencionara pessoas inautnticas, referindo-se queles que se recusam a aceitar a responsabilidade pela prpria existncia. Heidegger achava que encarar a certeza fatal, ou inquestionvel, da morte obriga as pessoas a valorizar sua existncia e a fazer algo para sua vida. Para Sartre, os verdadeiros existencialistas so pessoas autnticas, que encaram a realidade de frente e assumem o controle de sua vida. A habilidade de escolher e agir a base da liberdade humana. Sartre rejeitou a ideia de uma autoridade externa, como Deus ou razo csmica, para guiar as pessoas. Ele

via isso como uma iluso criada para confortar mentes desesperadas. Aceitar a responsabilidade pelas prprias escolhas pode trazer muita ansiedade ao momento de deciso. Para Sartre esse era o preo da liberdade. Sartre explorou suas ideias em O ser e o nada, seu livro mais famoso. O ttulo reflete dois modos de existncia que ele identificou no mundo. Uma coisa que existe apenas por estar l, como uma pedra, existe em si. Em oposio, a conscincia nada. Ela existe por si e capaz de se envolver com o mundo. As pessoas, em sua maioria, vivem como se fossem pedras na praia, incapazes de mudar a si ou ao mundo ao seu redor. Os existencialistas desafiam os limites dessa situao vivendo por eles mesmos.

OS FEMINISTAS
Os feministas acreditam que a sociedade est baseada em uma diviso desigual entre homens e mulheres. A primeira onda feminista se dedicou igualdade entre os sexos. A segunda onda feminista se interessou mais pelo que especial para as mulheres terem sua importncia reconhecida e valorizada. SIMONE DE BEAUVOIR (1908-1996) O livro de Simone de Beauvoir, O segundo sexo (1949), deu incio segunda onda feminista. O livro mostra como os homens so vistos como normais, e as mulheres, como o outro ou o segundo sexo. Simone de Beauvoir considerou que essa viso sobre as mulheres domina todos os aspectos da sociedade e influencia como so tratadas e como tratam a si mesmas. Ela disse que Ningum nasce, mas se torna, uma mulher. Simone de Beauvoir quis expor a mscara masculina que a filosofia ocidental havia vestido ao longo dos sculos.

OS PS-MODERNOS
O ps-modernismo um movimento filosfico relativamente recente. Recebeu esse nome porque comeou como uma reao contra a idade moderna da filosofia, iniciada com Descartes. Descartes abriu caminho para os sistemas que pretendiam descobrir as verdades fixas e absolutas sobre o universo. A opinio dos ps-modernos que

a filosofia est zombando de si mesma. O ps-modernismo uma escola aberta e existem diferentes opinies sobre quais filsofos pertencem a ela. HERCLITO (536-470 a. C) HERCLITO viveu h mais de dois mil anos, mas suas ideias so tidas hoje como verdadeiramente ps-modernas. Isso porque ele acreditava que a nica coisa que permanece constante no universo que tudo muda. Portanto, Herclito foi o primeiro filsofo ocidental a sugerir que nunca podemos ter conhecimentos que durem para sempre. FRIEDRICH NIETZSCHE (1844-1900) NIETZSCHE rejeitou a idia de uma verdade superior. Ele disse: O mundo aparente o nico mundo: o mundo real mera mentira. Ele concordava com a viso de Herclito de que o mundo est mudando constantemente. Para Nietzsche h apenas fluxo e caos, que podem ser criativamente forados forma de desejo individual. Ele acreditava que todas as aspiraes ao conhecimento so mentiras baseadas em auto-decepes. E ainda que a linguagem uma das maiores de todas as decepes. Nietzsche alertou para o quo limitadas ou distorcidas as palavras podem ser. Por exemplo, a referncia a coisas no plural ou no coletivo, como rvores, matas, flores, buqus, casas, bairros e assim por diante promove semelhanas e elimina diferenas. Nietzsche achava que as opinies que temos sobre o mundo so apenas artifcios teis para lidarmos com a vida. Entretanto, ele pensava que acreditar que toda ao tem uma causa leva falsa crena em um eu superior. Ele disse: Um pensamento vem quando ele quer, no quando eu quero. LUDWIG WITTGENSTEIN (1889-1951)

o trabalho do Wittgenstein maduro que pode ser visto como ps-moderno. O jovem pensou ter encontrado certeza e preciso na linguagem. Quando velho, Wittgenstein discordou intensamente de seu eu anterior. O Wittgenstein velho afirmou que todo o significado da linguagem depende de como as palavras so usadas. Ele falou sobre jogos de linguagem, isto , que a linguagem tem certas regras de uso como qualquer jogo. Disse que quando as regras so quebradas a linguagem sai de frias. Wittgenstein gostava muito dos livros infantis Alice no pas das maravilhas e Atravs do espelho. Eles contm muitos exemplos de como o sentido pode ser invertido quando as regras da linguagem so quebradas. Por exemplo, uma promessa de gelia qualquer outro dia nunca cumprida porque nunca ser qualquer outro dia. Segundo Wittgenstein, qualquer busca filosfica pelo conhecimento da verdade absoluta no tem sentido, um exemplo perfeito para a linguagem de frias. THOMAS KUHN (1922-1996) Kuhn foi o primeiro filsofo a questionar se existem verdades fixas na cincia. Ele argumentou que a verdade que os cientistas descobrem relativa apenas aos tempos em que vivem. Kuhn declarou que os cientistas no podem escapar de seu condicionamento histrico. O pensamento deles limitado pelo total do conhecimento disponvel. Esse condicionamento histrico semelhante s lentes de Kant. inevitvel que os cientistas s vejam a realidade sob uma certa perspectiva. s vezes uma grande descoberta altera essa perspectiva ( o que Kuhn chamou mudana de paradigma). Porm as velhas lentes da cincia so

apenas trocadas. Isso no significa que a cincia chegou mais perto da verdade. MICHEL FOUCAULT (1926-1984)

Foucault acreditava que nossa opinio sobre o passado muda de uma poca para outra. O jeito como pensamos sobre a histria nunca neutro ou despreocupado. Foucault enfatizou o papel central que o poder exerce em nossa compreenso sobre o passado. O velho ditado a histria escrita pelos vencedores significa que os que esto no poder fazem ouvir apenas a sua verso sobre os acontecimentos. O trabalho de Foucault mostra que no h continuidade na histria. As regras que estruturam a sociedade e governam a vida das pessoas esto em constante mudana. E aqueles que determinam as regras so os que detm o poder. Foucault tambm se interessou pelo micropoder, o poder que opera em uma escala muito menor. Ele mostrou como as autoridades de prises, escolas e hospitais exercem o poder sobre os internos por meio de um sistema de regras: os que desobedecem as regras so punidos. Das investigaes sobre o passado, Foucault obteve pouca esperana no futuro, dado que os avanos tecnolgicos oferecem temveis possibilidades de mal uso do poder.

Behaviorismo Filosfico
A palavra inglesa behavior significa comportamento ou conduta. O behaviorismo um termo genrico que agrupa diversas e at mesmo contraditrias correntes de pensamento na psicologia, mas que tem como elemento fundamental o comportamento. O Behaviorismo Filosfico, ou ainda denominado como Behaviorismo Lgico ou Behaviorismo Analtico consiste em uma teoria analtica que estuda o sentido e da semntica dos conceitos e das estruturas cognitivas.

Essa linha filosfica, fundamentada princpalmente nos estudos de Wittgenstein e Ryle, defende que a concepo de estado mental ou disposio mental , na realidade, a concepo de disposio comportamental ou tendncias comportamentais. Desse modo, relaciona diretamente o pensar e o agir, ao estabelecer esse vinculo entre o metal e o comportamental. Ao se tenter definir o que um estados mental, se est realizando uma descrio de comportamentos, ou modelos de comportamento, nesse sentido o behaviorismo filosfico analisa os estados mentais intencionais e os estados mentais representativos. Ao se atribuir estados, processos ou eventos mentais a pessoas, se est fazendo afirmaes acerca de seu comportamento concreto ou de suas disposies comportamentais. Essa relao plausvel e intrnseca entre processos significativos e comportamentos contrape-se ao dualismo tpico da modernidade, alm de sugerir um novo roteiro de investigao para uma eventual cincia do comportamento. A fim de sintetizar o tipo de pensamento prprio do behavorismo filosfico podem-se considerar como constitudo em torno de cinco proposies basicas: 1. Eu tenho dores e Ele tem dores so valores da mesma funo proposicional X tem dores. 2. A minha identificao das minhas experincias interiores (dores, por exemplo) feita de modo direto e imediato, isto , eu tenho um acesso privilegiado minha experincia interior. 3. experincia interior de outrem, no tenho qualquer acesso direto ou imediato. Apenas o seu comportamento me acessvel. 4. As proposies acerca das experincias interiores no se encontram numa relao logicamente necessria com proposies acerca do comportamento (isto , no so consideraes de carter lgico ou analtico que justificam a deduo da existncia de uma dada experincia interior a partir da observao de um determinado comportamento). 5. A relao entre a experincia interior e o comportamento estabelecida na base de leis empricas.

Ideologia Positivista
Positivismo foi o termo escolhido por Auguste Comte para designar a corrente filosfica que tinha o culto da cincia e os mtodos cientficos como seus pilares principais. Guiado pela cincia e pela tcnica, o positivismo cr no progresso do sistema capitalista e nos benefcios gerados pela industrializao. Fora isso, prega a necessidade de uma

reorganizao da sociedade. Esta reestruturao seria apenas de ordem intelectual, de acordo com Comte, seria uma revoluo de idias e no de instituies sociais. O positivismo

sofreu influncia de outros pensadores franceses contemporneos a Comte como SaintSimon e Proudhon. No pensamento positivista existem trs estados de evoluo histrica do conhecimento: estado teolgico, metafsico e positivo. O estado teolgico seria o ponto de partida da inteligncia adquirida pelos seres humanos. No estado teolgico, o esprito humano, dirigindo-se essencialmente suas investigaes para a natureza ntima dos seres, as causas primeiras e finais de todos os efeitos que o tocam (...) apresenta os fenmenos como produzidos pela ao direta e continua de agentes sobrenaturais, disse Comte sobre o primeiro estado no Curso de Filosofia Positiva. J sobre o segundo estado (metafsico), que seria uma transio entre o teolgico e o positivo, Comte afirma que os agentes sobrenaturais so substitudos por foras abstratas. No ltimo estado, o positivo, Comte acredita estar a evoluo racional da humanidade. Ele explica que neste estgio a explicao dos fatos, reduzida ento a seus termos reais, se resume de agora em diante na relao estabelecida entre os diversos fenmenos particulares e alguns fatos gerais, cujo nmero e progresso da cincia tende cada vez mais a diminuir. O lema da bandeira do Brasil, Ordem e Progresso, foi influenciado pela filosofia positiva, que possui as seguintes caractersticas.

Realidade Pesquisa de fatos concretos. Utilidade Aperfeioamento individual ao homem e ao coletivo. Certeza Lgica da mente do indivduo, rejeio aos debates metafsicos. Preciso Conhecimento baseado em estudo rigoroso e sem ambigidades. Organizao Construo de mtodos sistemticos para ampliar o conhecimento. Relatividade Aceitao dos conhecimentos cientficos relativos.

neopositivismo
Tambm designado por positivismo lgico e empirismo lgico, o determinismo deno mina uma corrente filosfica quecaracteriza o ponto de vista de um grupo de filsof os que constituram o "Crculo de Viena". Como grupo organizado, formado por homens da cincia e matemticos, surgiu na dcada de 192030, em torno deMartz Schlick (professor de Filosofia na Universidade de Viena). Em 1929 publicam O ponto de vista cientfico do Crculo de Viena, manifesto que ex punha, em sntese, a posturafilosfica do grupo e os problemas das filosofias, das matemticas e das fsicas que procuravam resolver. Citam ametafsica como o exe mplo da ausncia de sentido gerada pelo menosprezo da lgica real da linguagem. Como refere Ayer (1978, El positivismo lgico), "no caso dos positivistas lgicos jun touse o epteto de "lgica" porquepretenderam incorporar os descobrimentos da lgica

contempornea. Pensavam que, em particular, o simbolismo lgico(desenvolvido no meadamente por Russel) lhes seria til, contudo a sua atitude geral a mesma de Hume". Dividiam asproposies significativas em duas classes: as proposies form ais, como as da lgica ou as das matemticas puras,que diziam ser tautolgicas, e as proposies fcticas, que requeriam ser verificveis empiricamente. "Supunhase que estas classes continham todas as proposies possveis de modo que se uma proposio noconseguisse expressar nada que fosse formalmente verdadeiro ou f also, nem expressar algo que pudesse submeterse aprova emprica, se adotava o critrio de que ela no constitua uma proposio em absoluto" (Ayer, 1978). A sua atitudeemprica estendese a todos os domnios do pensamento. Para eles, o tratamento matemtico e lgic o dos factos e aprova emprica so as fontes exclusivas do conhecimento cientfico. O seu ataque metafsica sustentava que as obras metafsicas no diziam nada qu e fosse verdadeiro ou falso e que,portanto, no podiam trazer nada que pudesse au mentar o conhecimento. Condenavam, assim, os enunciadosmetafsicos, no por se rem emotivos, mas por pretenderem ser cognoscitivos e disfararemse daquilo que no eram.Para o positivista, o entendimento humano perdese em contradio quando se aventura alm dos limites da experinciapossvel. Des te modo, a sintaxe lgica evitar as iluses da linguagem. Todas as cincias deveria m, por isso, exprimir-sena linguagem da Fsica. Os positivistas lgicos fazem "depender a impossibilidade da metafsica no na natu reza do que se pode conhecer, masna natureza do que se pode dizer; a sua acusa o contra o metafsico no sentido de que viola as regras que umenunciado deve s atisfazer para ser literalmente significativo" (Ayer). Os positivistas vienenses interessaramse principalmente pelas cincias formais e naturais e, embora no identifiquem aFil osofia como cincia, achavam que esta poderia contribuir para o progresso do conh ecimento cientfico. As diversas disciplinas cientficas, exprimindose pela mesma linguagem com vista a alcanarem previses globais,constituiriam u ma cincia unitria. O mtodo lgico seria aplicado para a compreenso cientfica d o mundo, alheia aideias ticas e a qualquer metafsica.

También podría gustarte