Está en la página 1de 24

DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA POLCIA MILITAR DE MINAS GERAIS (QPPM), PARA O ANO DE 2014 (CFSd QPPM/2014).

CFSd QPPM/2014
(Edital DRH/CRS n 14/2012, de 11 de dezembro de 2012)

NOME: _____________________________________________ LOCAL DE PROVA: _________________ SALA: __________ DATA: 28/04/2013 INSTRUES AOS CANDIDATOS
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Abra este caderno de prova somente quando autorizado. Esta prova contm 40 (quarenta) questes, valendo 5,00 (cinco) pontos cada e valor total de 200 (duzentos) pontos. O tempo mximo permitido para a realizao da prova objetiva ser de 03 (trs) horas incluindo o preenchimento da folha de respostas. Responda as questes e marque a opo desejada na folha de respostas, usando caneta (tinta azul ou preta). Para cada questo existe somente uma resposta correta. Prova sem consulta. No ser admitido nenhum tipo de rasura na folha de respostas. As questes rasuradas ou em branco ou com dupla marcao sero consideradas nulas para o candidato. proibido o uso de mquinas calculadoras, telefones celulares ou outros similares. Iniciadas as provas, os candidatos somente podero deixar a sala, e a esta retornar, exclusivamente para uso de sanitrios ou bebedouros. 10. Ao final da prova, entregue ao aplicador a folha de respostas, devidamente preenchida, assinada e conferida.
CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS.

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 2

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

LNGUA PORTUGUESA A televiso e a volta s cavernas


Roberto Pompeu de Toledo

Tende-se a esquecer, nestes tempos, que o melhor meio de comunicao j inventado a palavra. Qual a minha porta? Est o leitor, ou a leitora, diante dos toaletes de um restaurante, um teatro ou hotel, e com frequncia experimentar um momento de vacilao. No que tenha dvida quanto ao prprio sexo. A dvida com relao queles sinais inscritos sobre cada uma das portas que querem dizer? Olha-se bem. Procura-se decifrar seu significado profundo. Enfim, vem a iluminao: ah, sim, este um boneco de calas. Sim, parece ser isso. E aquela silhueta, ali ao lado, parece ser uma boneca de saia. Ento, esta a minha porta, concluir o leitor. E aquela a minha, concluir a leitora. A humanidade demorou milhes de anos para inventar a linguagem escrita e vm agora as portas dos toaletes e a desinventam. Por que no escrever homens e mulheres, reunio de letras que proporciona a segurana da clareza e do entendimento imediato? No. Algumas portas exibem silhuetas de calas e saias. Outras, desenhos de cartolas, luvas, bolsas, gravatas, cachimbos e outros adereos de uso supostamente exclusivo de um sexo ou outro. Milhes de anos de progresso da humanidade, at a inveno da comunicao escrita, so jogados fora, porta dos toaletes. E, no entanto a palavra, a palavra escrita especialmente, continua sendo estupendo meio de comunicao. Deixa-se um bilhete para um colega de trabalho dizendo Fui para casa, e vazado nesses termos, com o uso dessas trs singelas palavrinhas, ser sem dvida de entendimento mais fcil e unvoco do que se desenhar uma casinha de um lado, um hominho de outro, e uma flecha indicando o movimento de um para a outra. Vivemos um tempo de culto da imagem. Esquece-se o valor inestimvel da palavra. A comunicao escrita muito eficiente, inclusive porque tem o dom de atravessar os sculos. Tomemos Cames. Claro que se algum cinegrafista amador tivesse registrado o naufrgio do poeta, perto da foz do rio Mekong, nos confins da sia, e as cenas em que ele, como diz a lenda, procurava a salvao simultnea da prpria vida e da obra, nadando com um brao e com o outro segurando os originais dos Lusadas, acima da linha dgua para mant-los secos, seria um documento de grande valor. Teramos uma edio de gala do Jornal Nacional. Mas o filme s despertaria esse interesse porque Cames Cames. Ou seja, porque autor de uma obra escrita que atravessou os sculos. Cames comunica-se conosco, quatro sculos depois de sua morte, porque se utilizou dessa ferramenta insubstituvel que a palavra gravada num papel, ou num papiro, ou numa prensa. O pensador italiano Norberto Bobbio, em seu ltimo livro publicado no Brasil (O tempo da memria), afirma que se irrita em falar ao telefone. Bobbio cita outro italiano, Guido Ceronetti, que escreveu: Sempre que posso (...) fao
CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 3

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

apaixonada apologia de escrever cartas entre seres pensantes, ainda no embrutecidos, que se comunicam apenas pelo telefone, ou ento por fax ou telefone celular. (...) O homem que pensa de verdade escreve cartas aos amigos. O homem do sculo XX acostumou-se a pensar que o sculo XX maravilhoso. Em matria de cincia e tecnologia, suas conquistas seriam inigualveis. V l, o telefone representou um avano. Mas consideremos, por um momento, o que ele ps a perder. O hbito de escrever cartas, como diz Ceronetti, e o exerccio de inteligncia que isso representa. A conversa direta, olho no olho. O hbito de fazer visitas, de procurar diretamente as pessoas. Com telefone, no teria havido este ponto alto da criao humana que o romance do sculo XIX. Os enredos tem base em visitas, encontros inesperados, notcias que chegam tarde. Com telefone, no h histria de Dostoievski, Balzac, Dickens ou Ea de Queirs que resista. A desvalorizao da comunicao escrita, em nosso tempo, comea numa banalidade como as portas dos toaletes e culmina neste smbolo do sculo que o culto da conquistas tecnolgicas do rdio ao telefone celular, no caso das comunicaes. Ora, conquista por conquista, continua insupervel, no mesmo ramo das comunicaes, em primeiro lugar a inveno de uma lngua comum, em cada determinada comunidade, e em segundo a reproduo dessa lngua em signos escritos. Lorde Thomson of Monifieth, um ingls que j presidiu a Independent Broadcasting Authority, rgo de superviso do sistema de rdio e televiso na Gr-Bretanha, disse certa vez numa conferncia que lamenta no ter surgido na histria da humanidade primeiro a televiso, e depois os tipos mveis de Gutenberg. Penso que imprimir e ler representam formas mais avanadas de comunicao civilizada do que a transmisso de TV, afirmou. Esse lcido ingls confessou que, em seus momentos sombrios, se sente incomodado com o pensamento de que a humanidade caminhou milhes de anos para voltar ao ponto de partida. Comeou magnetizada pelos desenhos nas paredes das cavernas e terminou magnetizada diante das figuras de alta definio nas paredes onde se embutem os aparelhos de televiso.
TOLEDO, Roberto Pompeu de. Ensaio. Revista Veja, 25 jun. 1997. Abril S.A.

1 QUESTO Assinale a alternativa que exprime CORRETAMENTE a opinio do autor: A. ( ) A linguagem escrita tornou-se dispensvel para a humanidade. B. ( ) A imagem o meio de comunicao dos tempos modernos com isso, a palavra perdeu seu valor inestimvel. C. ( ) A palavra o mais importante meio de comunicao. D. ( ) A leitura de Cames e a escrita de cartas devem ser substitudas por emails, mensagens de celulares e outras tecnologias que acompanhem nosso tempo.
CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 4

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

2 QUESTO Leia: E no entanto a palavra, a palavra escrita especialmente... Assinale a alternativa em que a expresso sublinhada NO foi substituda por outra de valor equivalente: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) E contudo a palavra, a palavra escrita especialmente... E visto que a palavra, a palavra escrita especialmente... E todavia a palavra, a palavra escrita especialmente... E entretanto a palavra, a palavra escrita especialmente...

3 QUESTO Assinale a alternativa que NO est de acordo com o texto: A. ( ) Para dar veracidade aos seus argumentos, o autor cita outros autores importantes. B. ( ) O texto encerra de modo impactante a ideia de que a televiso um retrocesso em relao conquista da escrita. C. ( ) O autor compara a ineficincia da comunicao escrita com a eficincia da comunicao visual num caso muito particular: a identificao dos banheiros masculino e feminino. D. ( ) O autor vale-se de certa dose de ironia ao citar Cames.

4 QUESTO Leia: ... e vazado nesses termos... Assinale a alternativa em que o termo em destaque pode ser substitudo por outro de igual valor: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Moldado Lanado Despejado Oportuno

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 5

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

5 QUESTO Assinale a alternativa que NO est de acordo com as ideias do texto: A. ( ) O pensamento da humanidade caminhou anos at voltar para as cavernas, onde as figuras esto embutidas na televiso. B. ( ) A cincia e a tecnologia acabaram com antigos hbitos, como as conversas olho no olho, as visitas e a leitura de clssicos da literatura. C. ( ) A obra de Cames s pode ser totalmente compreendida agora, com o avano da comunicao escrita. D. ( ) A comunicao escrita tem seu declnio com a tecnologia atravs dos celulares. 6 QUESTO Leia: ... um hominho de outro.... A palavra sublinhada a forma popular do diminutivo do vocbulo homem. Assinale a forma erudita, culta, adequada a esse texto: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) homenzico homenzarro homenzito homnculo GRAMTICA 7 QUESTO Quanto ao emprego dos pronomes, segundo o padro culto, marque a alternativa CORRETA: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Jean, ns queremos falar consigo. Com ns outros tal problema no acontece. Havia pouco o que reduzir. Na rvore, para l da montanha, houve uma reunio de tropeiros, que fui convidado.

8 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. H zeugma na seguinte assertiva: A. ( ) Minha me trabalha numa empresa particular; eu, na pblica. B. ( ) Uma pessoa torpe, uma criatura limitada, um gro de p perdido no universo, eis o que Roberto . C. ( ) Na escurido da madrugada, corria gente de todos os lados, e atiravam. D. ( ) Esses escravos que se viram libertos, no penso nada contra eles, mas no servem para ns.
CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 6

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

9 QUESTO Observe os termos destacados nas sentenas abaixo: I. II. III. IV. V. Jovem ainda, eu no conhecia certos assuntos. (Predicativo do Sujeito) A quantos o corretor ilude! (Objeto Indireto) Escute um aviso de amigo. (Complemento Nominal) A mim que me deu foi compaixo. (Objeto Indireto Pleonstico) Conheo o atendente por quem fui lesado. (Agente da Passiva)

Esto CORRETAS as assertivas: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) II, III, IV. II, IV, V. I, II, IV. I, IV, V.

10 QUESTO Quanto estrutura das palavras, marque a alternativa CORRETA: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) No vocbulo rodovia h ausncia de vogal de ligao. Na palavra amavas o item -s desinncia nominal de nmero. No vocbulo exorbitar h apenas um afixo. Na palavra internacional h dois afixos.

11 QUESTO Assinale a alternativa em que TODAS as palavras foram grafadas CORRETAMENTE: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) intrugice, vicissitude, revezes grizar, chale, toesa xarque, herege, ascessvel haurir, rebotalho, bulioso

12 QUESTO Assinale a alternativa CORRETA quanto s regras de concordncia: A. ( ) Manoel e Jordana comprometeram-se cedo: um por dinheiro, a outra, por amor. B. ( ) Suas pernas estavam todo enlameadas. C. ( ) Estas so fatalidades que no adiantam ocultar. D. ( ) Bem haja os colaboradores dessa festa!

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 7

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

13 QUESTO Observe as palavras sublinhadas: I. II. III. IV. Os curta-metragens forma vistos por milhares de pessoas. Os micos- lees-dourados esto em extino. Os bota-foras realizaram-se, hoje, na comunidade fluminense. As frutas-po estavam estragadas.

Quanto pluralizao, esto CORRETAS as assertivas: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) I e III. II e III. II e IV. I e IV. MATEMTICA

14 QUESTO Para a = 4x + 2y e b = 2x + 4y, qual ser o resultado da expresso (a 2b)/(2a b) ? A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) 2xy 2y / x -y/x xy x

15 QUESTO A interseo entre os grficos das funes y = - 2x + 3 e y = x + 5x 6 se localiza: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) no 1 e 2 quadrantes no 1 quadrante no 1 e 3 quadrantes no 2 e 4 quadrantes

16 QUESTO Temos as retas ax + by + c = 0 e 3x + 2y = 4. Elas so perpendiculares e se cruzam nas coordenadas de abcissa igual a 2. Qual o valor da expresso a + b + c ? A. ( B. ( C. ( D. ( ) -5 ) 12 ) 0 ) -2
CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 8

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

17 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. Em uma sala de aula, os alunos tm trs recipientes de volumes iguais. Um est cheio de lquido A, outro cheio com lquido B e o terceiro vazio. No terceiro recipiente colocada a metade do volume do lquido A e 30% do volume de B. As percentagens dos lquidos A e B em relao a esta mistura, neste terceiro recipiente, so, respectivamente, iguais a A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) 62,5% e 37,5% 50% e 30% 80% e 20% 40% e 60%

18 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. Em um estacionamento existe um total de 50 vagas para carros pequenos e motocicletas. Quando este estacionamento est completamente lotado, a quantidade de rodas de veculos igual a 120. Os nmeros de vagas para carros e motos so, respectivamente: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) 10 e 40 20 e 30 25 e 25 15 e 35

19 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. O preo de uma blusa, para pagamento atravs de carto de crdito, de R$ 15,00. Com pagamento vista, com dinheiro, a blusa pode ser comprada pelo valor de R$ 12,00. J com pagamento com carto de dbito, o preo cobrado R$ 14,40. Considerando estas ofertas desta loja, as taxa de juros cobrados nas vendas por carto de crdito e de dbito so, respectivamente: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) 30% e 12 % 25 % e 20 % 27% e 3 % 15% e 10%

20 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. Em um determinado ms, o rendimento da poupana foi de 0,69 % e a inflao alcanou 0,53 %. No ms seguinte, estes ndices foram, respectivamente, 0,65 % e 0,58%. Neste bimestre considerado, qual foi o ganho real da poupana em relao a inflao? A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) 0,18 % 0,15 % 0,23% 0,48 %

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 9

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

GEOGRAFIA 21 QUESTO A metrpole o lugar em que se do sucessivas adaptaes do espao urbano com o objetivo de atender s exigncias do mundo moderno, o que a distingue de quaisquer outras cidades. Marque a alternativa CORRETA que identifica a distino entre as metrpoles e as outras cidades. A. ( ) Construo de habitaes para absorver a populao oriunda da zona rural. B. ( ) Construo de grandes avenidas perimetrais e radiais que cruzam a cidade. C. ( ) Implantao de infra-estruturas e servios que interligam e polarizam vrios centros urbanos. D. ( ) Revitalizao do stio urbano e dos centros histricos para preservar a memria urbana.
a

22 QUESTO A ideia de desenvolvimento sustentvel tem sido cada vez mais discutida junto s questes que se referem ao crescimento econmico. De acordo com esse conceito, marque a alternativa CORRETA que caracteriza a ideia de desenvolvimento sustentvel. A. ( ) So as riquezas acumuladas nos pases ricos em prejuzo das antigas colnias, durante a expanso colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econmico dos povos. B. ( ) O meio ambiente fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocvel. C. ( ) Os pases subdesenvolvidos so os nicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrializao, preservam melhor o seu meio ambiente do que os pases ricos. D. ( ) Se deve buscar uma forma de progresso socioeconmico que no comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponveis.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 10

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

23 QUESTO A revoluo tecnolgica dos meios de transporte ocasionou o chamado encolhimento do mundo. Marque a alternativa CORRETA que exemplifica a frase encolhimento do mundo. A. ( ) As possibilidades de comunicao entre as naes facilitaram os acordos comerciais e financeiros que reduziram as diferenas econmicas entre os pases. B. ( ) A abolio de barreiras espaciais permitiu o livre fluxo de populaes, sobretudo em funo do acesso ao mercado de trabalho, em diferentes regies do planeta. C. ( ) A ampliao do intercmbio de informaes entre diferentes povos e regies do planeta promoveu uma nica e homognea aldeia global de trocas igualitrias. D. ( ) A reduo do tempo de deslocamento entre os lugares foi fundamental para a expanso planetria da produo e circulao das mercadorias sob a gide do capitalismo.

24 QUESTO Os plos mundiais de alta tecnologia, chamados tecnoplos, agrupam os centros de pesquisa de grandes empresas, localizam-se prximos a importantes universidades e contam com eficientes sistemas de transmisso de dados e informaes. Marque a alternativa CORRETA que indica qual a regio citada no texto. A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) da regio industrial dos Urais, na Rssia. do Vale do Rhur, na Alemanha. da regio industrial dos Grandes Lagos nos EUA. do Vale do Silcio na Califrnia.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 11

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

25 QUESTO Uma das caractersticas do mundo atual a criao de blocos econmicos, mercados comuns entre grupos de naes, com a finalidade de ampliar as relaes entre os pases membros e tambm com outras partes do mundo. Com relao ao assunto abordado acima, marque a alternativa CORRETA: A. ( ) So parceiros de Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte, conhecido como Nafta, Estados Unidos, Canad, Mxico e Venezuela. Os dois ltimos pases integram o acordo porque dispem de petrleo em abundncia para negociar favoravelmente os produtos industrializados de que necessitam. B. ( ) Entre os bons resultados alcanados pela Unio Europia (bloco constitudo pela maioria das naes da Europa) esto a integrao econmica e monetria com a criao de moeda nica e o livre trnsito das pessoas residentes nos pases membros. C. ( ) A ALCA (rea de Livre Comrcio das Amricas) uma proposta de integrao comercial com o intuito de abranger todos os pases das Amricas, exceto Cuba e Brasil. D. ( ) Na Amrica do Sul, a criao do Pacto Andino constitudo pelo Chile, Peru e Bolvia, e o MERCOSUL, pelo Brasil e Argentina, propiciou reas de livre comrcio entre esses pases, oportunizando a negociao com blocos econmicos.

26 QUESTO O petrleo conhecido desde tempos remotos. A Bblia j traz referncias sobre a existncia de lagos de asfalto. Nabucodonosor pavimentava estradas com esse produto na Babilnia, enquanto os egpcios o utilizavam como impermeabilizante. Por vrios sculos o petrleo foi utilizado para iluminao. Atualmente, entre as diversas fontes de energia, o petrleo a mais utilizada no planeta, alm de servir como matria-prima para muitos produtos industrializados. Marque a alternativa CORRETA sobre as localidades mundiais maiores produtoras de petrleo. A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Estados Unidos, Pases rabes, Mxico e Venezuela. Brasil, Austrlia, Estados Unidos e Japo. China, Japo, Iraque e Argentina. Indonsia, Alemanha, Canad e Brasil.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 12

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

HISTRIA DO BRASIL 27 QUESTO O perodo compreendido entre 1964 a 1985, depois da deposio de Jango, o Brasil entra em uma nova trajetria onde o Trabalhismo de Getlio Vargas e a era do Nacional-Desenvolvimento de Juscelino Kubitschek fica no passado e um novo perodo marcante da histria surge, ou seja os anos de Chumbo. Em relao ao perodo ps 1964, marque a alternativa INCORRETA: A. ( ) O golpe preventivo ocorrido no governo Getlio Vargas teve uma consequncia grave: a diviso das Foras Armadas que contribui para que os liberais e os da linha dura buscassem espao na ditadura militar que acabou nas mos da linha dura, que passou a controlar o pas. B. ( ) A doutrina da Segurana Nacional foi criada aps a segunda Guerra Mundial, e adotada no final do mandato do General Castelo Branco como Lei de Segurana Nacional. C. ( ) A Junta Militar criada em 1969 vetou um civil, o vice-presidente de Costa e Silva, a tomar posse do governo que fechou o Congresso, incorporou os Atos Institucionais Constituio sob o ttulo de Emenda Constitucional Nmero 1 e imps um general no comando. D. ( ) A partir de 1974, com a asceno do quarto General-presidente, Ernesto Geisel, a ditadura militar iniciou um processo de autodissoluo controlada que ira se completar em 1985. 28 QUESTO Em setembro de 1946 foi promulgada a nova Constituio, que tinha caractersticas liberais como foi o momento da consagrao da mquina eleitoral do PSD. Em relao a Constituio, marque a alternativa que NO faz parte deste momento que antecede, gera ou faz parte da constituio. A. ( ) A promulgao das leis trabalhistas em 1 de maio de 1943, a Consolidao das Leis trabalhistas CLT, confere ao governo o carter populista e trabalhista. B. ( ) A severa poltica do controle das finanas pblicas implantada pelo regime busca controlar a inflao e beneficiar os ganhos financeiros dos trabalhadores e da oligarquia rural. C. ( ) O ministro de Getlio Vargas, Marcondes Filho, transformou o programa oficial de rdio, Hora do Brasil, em momentos de divulgao das leis trabalhistas contribuindo na criao de leis que beneficiariam as classes trabalhadoras. D. ( ) A constituio, programas de rdio, fotografias, cartazes e outros meios de divulgao ajudaram na construo da figura de ditador e do mito de Getlio Vargas como o pai de pobre.
a a

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 13

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

29 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. Vrios planos econmicos foram criados e implantados sem sucesso. Mas a charge abaixo aponta para o plano que trouxe estabilidade econmica para o pas. O plano criado e confirmado pela a charge :

A. ( B. ( C. ( D. (
a

) ) ) )

Plano Cruzado. Plano Collor. Plano Real. Plano Vero.

30 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. Entre 1930 e 1980, cinquenta anos, o fato mais importante da economia brasileira foi a industrializao com forte participao do estado, e o despertar de um intenso sentimento nacionalista. No decorrer do tempo as aes do governo Vargas contriburam para fortalecer a ligao da populao com o pas, COMO: A. ( ) O modelo anglo-americano, adotado por muitos pases, inclusive pelo Brasil e que veio a ser conhecido como neoliberalismo. B. ( ) A campanha nacionalista O petrleo nosso e a criao da Petrobrs. C. ( ) A implantao no mundo da democracia dos credores, inclusive no Brasil, baseada em inflao zero e altas taxas de juros. D. ( ) No governo, toda a ateno se voltou para o equilbrio financeiro, a fim de atender, antes de tudo, aos interesses de combater os piores indicadores sociais do mundo.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 14

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

31 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. O Golpe Militar de 1964 no trouxe para o Brasil mudanas significativas na estrutura econmica que permaneceu a mesma: capitalismo, latifndio, forte presena do capital estrangeiro e na poltica a burguesia continuava a classe hegemnica. Os vencedores ESPERAVAM com o golpe: A. ( ) A criao de uma infraestrutura favorvel para a implantao das reformas de base. B. ( ) A participao dos militares no novo governo, j que haviam se preparado longamente na Escola superior de Guerra. C. ( ) Aps os focos de tenso controlados foi colocado em prtica o AI-1 que determinava a volta ao poder do governo anterior. D. ( ) O esmagamento pelo autoproclamado Comando Supremo Revolucionrio dos inimigos, denominados genericamente de subversivos como polticos. 32 QUESTO A noite de 27 de outubro de 2002 marcou um novo momento no Brasil. Aps anos de ditadura, eleio indireta, inflao, eleio direta, caras pintadas, impeachment e outros importantes acontecimento, assistimos pela primeira vez na histria brasileira, a eleio direta de um candidato de um partido ideologicamente identificado com a esquerda. Sobre a eleio de Luiz Incio Lula da Silva em 2002 para a presidncia do Brasil, leia as alternativas abaixo: I. A campanha eleitoral evitava assustar o empresariado e as classes mdias do pas. II. A primeira equipe do governo Lula caracterizou-se pela presena de antigos representantes da esquerda brasileira. III. O aval que a chapa usou para ser simptica ao mundo financeiro foi a presena da centro-direita tendo como vice o mineiro Jos Alencar. IV. A comemorao da vitria de um ex sindicalista, levou aos partidrios do novo governo eleito, abraarem-se em meios a bandeiras verde amarelas e vermelhas. Aps a leitura do texto acima e das afirmativas, CORRETO afirmar que: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Apenas as alternativas I , II e IV esto corretas. Apenas a alternativa III est correta. Apenas as alternativas I e II esto corretas. Todas as alternativas esto corretas.
a

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 15

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

INFORMTICA 33 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. O processador um chip que executa instrues internas do computador (em geral, operaes matemticas e lgicas, leitura e gravao de informaes). Todas as aes esto presentes na memria do computador e requisitadas pelo sistema. A velocidade do processador medida em ciclos denominados clocks e sua unidade expressa atravs de: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Hz. Tm. Lu. No.

34 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. Dentre os diversos tipos de sutes office disponveis no mercado, destacamos o Microsoft Office (MS-Office), sendo considerado o mais conhecimento no mundo e como destaque possui um software para edio de texto. No contexto, qual o nome deste software. A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Writter. Word. Access. PowerPoint.

35 QUESTO Dentre os diversos protocolos utilizados pela Internet, CORRETO afirmar que o DNS (Domain Name System) : A. ( ) Protocolo de roteamento dinmico que permite o intercmbio de informaes de roteamento. B. ( ) Protocolo padro para alocar e manipular endereos IP dinamicamente. C. ( ) Um sistema que associa o endereo digitado no browser com o IP da mquina que hospeda esse site. D. ( ) Protocolo de transferncia de arquivos entre o cliente e um servidor.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 16

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

36 QUESTO Consoante aos tipos de licenas de softwares a GNU (General Public Licence ou Licena Pblica Geral) CORRETO afirmar que: A. ( ) a licena aplicada a programas cuja redistribuio permitida, porm no pode haver modificao de seu cdigo fonte. B. ( ) a licena que possui parte de contrato com a Debian e a comunidade de usurios de software livre. C. ( ) licena definida pela copyright que define explicitamente as condies sob as quais as cpias, modificaes e redistribuies podem ser feitas. D. ( ) a licena para os pacotes distribudos pelo projeto GNU, includo o kernel (ncleo) do sistema operacional Linux. DIREITOS HUMANOS 37 QUESTO De acordo a Lei n 9.455, de 07/04/1997, que define os crimes de tortura e d outras providncias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e, a seguir assinale, a alternativa que corresponde a seqncia CORRETA. ( ) Constitui crime de tortura submeter algum sob sua guarda a sofrimento fsico ou mental como forma de aplicar castigo pessoal. ( ) Constranger algum com emprego de violncia causando-lhe sofrimento fsico ou mental em razo de discriminao racial no constitui crime de tortura e sim violao dos direitos fundamentais. ( ) Incorre nos crimes de tortura somente os agentes pblicos detentores do poder de polcia. ( ) A pena do crime de tortura aumentada se o crime for cometido contra mulheres gestantes. ( ) No existe fiana para os crimes de tortura. A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) V-F-F-V-V F-V-F-F-V V-F-V-F-V F-V-F-V-F
a

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 17

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

38 QUESTO Assinale a afirmativa CORRETA. De acordo com a Lei n 11.340, de 07/08/2006, que cria mecanismos para coibir a violncia Domstica e familiar contra a mulher, CORRETO afirmar que: A. ( ) Para configurar crime de violncia domstica o crime dever acontecer somente no ambiente familiar. B. ( ) Configura violncia domstica e familiar contra a mulher qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause leso, independente de sua orientao sexual. C. ( ) A criao de condies necessrias para o exerccio dos direitos da mulher cabe nica e exclusivamente famlia. D. ( ) As mulheres mulumanas que vivem no Brasil no se incluem na lei sobre violncia contra a mulher devido a sua religio.

39 QUESTO De acordo com a Lei que trata do programa de proteo a vtimas e a testemunhas ameaadas CORRETO afirmar que: A. ( ) A proteo poder ser dirigida ou estendida ao cnjuge ou companheiro, ascendentes, descendentes e dependentes que tenha convivncia habitual com a vtima ou testemunha conforme cada caso. B. ( ) A proteo poder ser dirigida aos condenados que esto cumprindo pena e indiciados ou acusados sob priso cautelar, em qualquer de suas modalidades. C. ( ) O ingresso no programa, as restries de segurana e demais medidas por ele adotadas sero implementadas independente da vontade da pessoa protegida, devendo esta obedecer todos os critrios. D. ( ) Aps ingressar no programa, o protegido poder cumprir as normas estabelecidas pelo programa.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 18

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

40 QUESTO Sobre a Declarao Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Resoluo n 217-A (III) da Assemblia Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1948, CORRETO afirmar que: A. ( ) Todo ser humano tem o direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncia, se expressar ainda que fira a integridade moral de outrem. B. ( ) Todo ser humano tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus mais elementares e fundamentais. A instruo elementar facultada ao ser humano. C. ( ) Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrio de raa, nacionalidade ou religio, tm o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. D. ( ) A liberdade religiosa acessvel a todo ser humano desde que sua manifestao seja feita de forma coletiva e em particular apenas.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 19

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

INSTRUES PARA REALIZAO DA PROVA DE REDAO 1. Leia o texto abaixo para desenvolver a redao. No ensino, como em outras coisas, a liberdade deve ser questo de grau. H liberdades que no podem ser toleradas. Uma vez conheci uma senhora que afirmava que no se deve proibir coisa alguma a uma criana, pois esta deve desenvolver sua natureza de dentro para fora. E se a sua natureza a levar a engolir alfinetes? indaguei. Lamento dizer que a resposta foi puro vituprio. No entanto, toda criana abandonada a si mesma, mais cedo ou mais tarde engolir alfinetes, tomar veneno, cair de uma janela alta ou doutra forma chegar a um mau fim. Um pouquinho mais velhos, os meninos, podendo, no se lavam, comem demais, fumam at enjoar, apanham resfriados por molhar os ps, e assim por diante alm do fato de se divertirem importunando ancios, que nem sempre possuem a capacidade de resposta de Eliseu. Quem advoga a liberdade da educao no quer dizer que as crianas devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta. Deve existir um elemento de disciplina e autoridade; a questo at que ponto, e como deve ser exercido.
RUSSELL, Bertrand. Ensaios cticos. So Paulo: Nacional, 2 ed.,1957, p.146.

2. No texto, o autor mostra que liberdade no significa fazer o que bem se entende, que liberdade uma questo de grau. Com base nesse texto, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A liberdade de cada um acaba onde comea a de outrem. 3. Em sua dissertao procure ter claro, antes de comear a escrever, o que voc pensa sobre o assunto. 4. Escreva seu texto numa linguagem impessoal, defendendo sua ideia por meio de uma anlise com argumentos slidos e consistentes, no apenas achando alguma coisa sobre o assunto. 5. Um bom texto aquele que requer leitura sem esforo, e no aquele de difcil compreenso embora, com frequncia, seja necessrio um grande esforo da parte de quem escreve para conseguir tal efeito. 6. Respeite as regras gramaticais e ordene os pensamentos em uma sequncia metdica e lgica, transformando-os em palavras claras e expressivas, evitando que o leitor tenha que se esforar para decifr-las. 7. D UM TTULO SUA DISSERTAO, escrevendo-o no local apropriado do impresso para a produo da redao. 8. Desenvolva a sua dissertao no mximo em 30 (trinta) linhas e no mnimo em 120 (cento e vinte) palavras. 9. O valor da redao de 100 (cem) pontos. 10. Use caneta esferogrfica com tinta azul ou preta. 11. Voc pode escrever com letra cursiva ou de frma. Qualquer que seja sua opo DIFERENCIE AS LETRAS MAISCULAS DAS MINSCULAS.
CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 20

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

RASCUNHO

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 21

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

RASCUNHO

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 22

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

RASCUNHO

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 23

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS DA PMMG (CFSd QPPM/2014).

RASCUNHO

--------------------------------------------- corte aqui------------------------------------------------RASCUNHO GABARITO DO CANDIDATO

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS. 24

También podría gustarte