Está en la página 1de 10

Reforma / Restaurao

Escrito por Mrio Moreno Qua, 07 de Outubro de 2009 10:00

Qual a sada para a Histria?

O que restaurao e como ela acontece? Parece que at o presente momento a Igreja ainda no compreendeu o que realmente significa a restaurao. Vejamos qual o projeto real do Eterno em relao Igreja e Israel no que diz respeito a restaurao.

A definio de restaurao
Restaurar no reformar. A reforma o ato de consertar um objeto usando qualquer tipo de material no conserto ou reconstituio. Na reforma o mais importante o objeto em si e no o material utilizado para tal. J a restaurao trata as coisas de um ngulo diferente, pois na restaurao a reconstituio feita levando-se em conta o material original que foi utilizado. Esta a definio real de restaurao.

Qualquer pessoa capaz de fazer uma reforma. Alguns a fazem de forma satisfatria, outros no. Isso no importa, pois no levam em conta a originalidade daquilo que est sendo reformado, mas sim o seu aspecto exterior. A restaurao diferente, pois deve-se levar em conta que so necessrios os materiais originais, alm de pessoas tecnicamente capazes a fim de realizarem a restaurao, que nem sempre rpida e eficiente. s vezes ela demorada, pois o objeto da restaurao foi to desfigurado que faz-se necessrio ir fundo a fim de descobrirem e retirarem tudo o que obstrui a verdadeira aparncia daquele objeto.

Qual seria ento a forma utilizada pelo Criador para trabalhar com seu povo? Seria Ele adepto de grandes reformas, atravs de rpidos movimentos? Qual seria a estratgia bblica utilizada pelo Eterno?

A restaurao em Israel
Quem conhece a histria de Israel sabe muito bem que o Eterno nunca reformou a nao! No decorrer da histria houve sempre um anseio do Eterno a fim de restaurar em Israel sua presena, as prticas bblicas (quando delas se desviavam) e a obedincia Sua Palavra.

Durante o perodo de Samuel, quando foi introduzida a monarquia em Israel, houve uma clara

1 / 10

Reforma / Restaurao
Escrito por Mrio Moreno Qua, 07 de Outubro de 2009 10:00

rejeio da Teocracia (governo do Senhor) sobre seus servos por parte do povo. Suas palavras espelham bem o que estava em seus coraes: Ento todos os ancios de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ram, e disseram-lhe: Eis que j ests velho, e teus filhos no andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre ns, para que ele nos julgue, como o tm todas as naes. Porm esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: D-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor. E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois no te tm rejeitado a ti, antes a mim me tm rejeitado, para eu no reinar sobre eles. Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito at ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim tambm fazem a ti. Agora, pois, ouve sua voz, porm protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual ser o costume do rei que houver de reinar sobre eles (1 Sm 8:4-9).

Aps este pedido, Samuel explica qual seria a forma de agir de um rei para que o povo estivesse consciente daquilo que viria sobre eles mas mesmo assim todos os presentes optaram pela manuteno de seu pedido: eles realmente queriam um homem reinando sobre eles! Porm o povo no quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: No, mas haver sobre ns um rei. E ns tambm seremos como todas as outras naes; e o nosso rei nos julgar, e sair adiante de ns, e far as nossas guerras. Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu aos ouvidos do Senhor. Ento o Senhor disse a Samuel: D ouvidos sua voz, e constitui-lhes rei. Ento Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um sua cidade (1 Sm 8:19-22).

Quando percebemos o resultado desta atitude compreendemos que o Eterno no desejou isso para seu povo! Ele apenas consentiu que eles tivessem um rei! Isso faz uma diferena muito grande, pois neste caso o eterno atendeu um pedido daqueles que insistiam em Ter uma identidade igual dos demais povos da terra. Eles queriam ser iguais. O Eterno planejara que eles seriam diferentes!

A histria continua seu curso e Israel continua se misturando com outros povos e, consequentemente perdendo parte de sua identidade quando o eterno intervm na histria e envia seu prprio Filho a fim de trabalhar na restaurao de Israel. D-se ento o nascimento de Ieshua. Paulo faz uma afirmao surpreendente quanto isso dizendo: Mas, vindo a plenitude dos tempos, D-us enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei (Gl 4:4). Paulo fala de algo completo, pleno, numa poca j determinada pelo Eterno a fim de que esse homem especificamente, viesse a fim de mudar o curso da histria e trabalhar na restaurao daquilo que fora desfigurado pelo tempo! E assim foi!

2 / 10

Reforma / Restaurao
Escrito por Mrio Moreno Qua, 07 de Outubro de 2009 10:00

Quando, aos 30 anos Ieshua inicia seu ministrio, ele compreendido por muito poucos, pois suas palavras parecem causar um impacto to profundo na vida das pessoas que para alguns isso representa um grande perigo: mudar muito daquilo que os homens haviam introduzido como um legado seu na vida de Israel.

Ieshua ento traz tona conceitos muito conhecidos dos judeus. Todos estes conceitos faziam parte da Lei e dos profetas, mas ele os traz tona de uma forma nova, restaurando o desejo inicial do eterno quanto sua Palavra. Nada do que fora dito na Lei e nos profetas revogado por Ieshua. Ele mesmo declara isso: No cuideis que vim destruir a Torah ou os profetas: no vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, at que o cu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitir da Torah, sem que tudo seja cumprido (Mt 5:17-18). Ieshua concordava com todas as palavras que haviam sido ditas anteriormente pelo Pai e pelo Esprito de D-us. No poderia ser diferente, pois se Ieshua discordasse, a Escritura no seria confivel e nem mesmo D-us mereceria nosso crdito ou confiana! O que dizer de algum que muda constantemente de opinio? Voc confiaria em algum que diz algo e depois fala outra coisa completamente diferente, anulando aquilo que fora dito anteriormente? Creio que no e esta tambm no foi a inteno de Ieshua quando esteve entre ns.

Fala-se muito do dualismo lei versus graa. Alguns telogos pregam e ensinam que estamos na Era da Graa. Seria isso mesmo verdade? Vamos analisar os dois conceitos segundo seus defensores:

- Na era da Lei os judeus deveriam cumprir a Lei risca a fim de alcanarem o favor de D-us. Caso contrrio morreriam.

- Na era da graa, estamos livres do jugo da Lei e no precisamos mais cumpri-la, pois ela foi abolida completamente por Ieshua.

Como, na realidade, eram perdoados os pecados na poca de Moiss e dos profetas? Bem, naquele tempo o pecador levava um animal at o sacerdote que o sacrificava a fim de que, atravs de seu sangue, os pecados do ofensor (pecador) fossem perdoados! Os telogos chamam isso de Lei! Mas eu faria uma pergunta: como se chama o ato de algum morrer por outrem? Quando uma pessoa inocente morre no lugar de um culpado, como chamamos isso? Isso favor imerecido, ou seja, graa!

3 / 10

Reforma / Restaurao
Escrito por Mrio Moreno Qua, 07 de Outubro de 2009 10:00

Agora, durante a poca de Ieshua e at hoje, as pessoas no necessitam mais do sangue de animais, mas precisam sim, arrepender-se e clamarem pelo sangue de Ieshua que lhes purificar de todo o pecado.

Vamos a outro exemplo: na poca de Moiss e dos profetas o adultrio consistia num ato de infidelidade, quando um dos parceiros dentro de um casamento cometiam traio e mantinham uma sexual relao fsica com outrem. J no perodo de Ieshua at hoje o adultrio pode configurar-se num simples olhar: quando um homem olha para uma mulher e a deseja, est configurado o adultrio! Agora cabe aqui a nossa pergunta: onde est a graa? Hoje, na realidade, temos uma lei muito mais severa e pesada sobre nossos ombros que nos obrigam a andarmos em santidade interior e exterior diante do D-us Eterno! Hoje no temos como nos desculpar, pois temos o Esprito de D-us vivendo dentro de ns!

O que Ieshua veio fazer, na realidade, foi restaurar aquilo que o Eterno desejara desde a fundao do mundo, mas que fora desvirtuado justamente porque os homens escolheram que um governo humano seria muito melhor do que ter o Criador reinando sobre eles!

Restaurao na Histria de Israel


Aps a disperso do povo de Israel no ano 70 de nossa era, muitos dos judeus que foram espalhados por todo o mundo preservaram suas identidades, enquanto outros simplesmente a perderam de forma quase definitiva.

No ano de 1948 Israel milagrosamente reaparece como uma nao na terra que lhes fora dada pelo Eterno. Isso aconteceu para que fossem cumpridas vrias profecias bblicas nas quais o Senhor enfatiza que seu povo retornaria novamente agora de forma definitiva posse de sua terra.

Porm, quando Israel retorna para sua terra, o povo que vem para ali habitar procede de pelo menos 89 naes diferentes do mundo! Isso significa uma pluralidade cultural, lingstica e de costumes que poderia fazer de Israel uma verdadeira Babel nos dias atuais. Mas, o Eterno cuidou para que tudo sasse conforme Seus planos!

A restaurao foi sendo efetuada gradativamente at atingir sua totalidade:

4 / 10

Reforma / Restaurao
Escrito por Mrio Moreno Qua, 07 de Outubro de 2009 10:00

- Israel volta para sua terra, conforme as promessas do Senhor;

- A lngua falada em Israel voltou a ser o hebraico depois desta lngua estar inativa por mais de 1900 anos;

- A moeda corrente em Israel hoje o shekel ou em portugus, o siclo, conforme nossas tradues registram na Tanach (Velho Testamento);

- A reunificao de Jerusalm e seu conseqente retorno como a capital do Estado de Israel assim como nos tempos bblicos;

Ou seja, o Eterno realmente trabalhou e ainda trabalha - a fim de que seu povo seja plenamente restaurado s prticas e tradies bblicas, que realmente espelham o desejo de Seu corao para com seu povo.

Israel o nico pas do mundo onde pode-se observar as normas e padres bblicos de forma plena e correta. Esteja um judeu onde estiver ele no capaz de observar e s vezes cumprir tudo aquilo que est estabelecido na Tanach (Velho Testamento) em obedincia ao Eterno e sua Palavra. Israel no s um lugar especial como tambm tem um povo que especial! H ainda um mistrio na razo pela qual o Eterno escolheu Israel a fim de manifestar neles seus propsitos eternos. A Escritura nos ensina: O Senhor no tomou prazer em vs, nem vos escolheu, porque a vossa multido era mais do que a de todos os outros povos, pois vs reis menos em nmero do que todos os povos; mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mo forte e vos resgatou da casa da servido, da mo de Fara, rei do Egito. Sabers, pois, que o Senhor teu D-us, ele D-us, o D-us fiel, que guarda a aliana e a misericrdia at mil geraes aos que o amam e guardam os seus mandamentos. E retribui no rosto qualquer dos que o odeiam, fazendo-o perecer; no ser tardio ao que o odeia; em seu rosto lho pagar (Dt 7:7-10).

Isso somente faz com que ns tenhamos um maior temor diante do Eterno, pois realmente os seus propsitos jamais podem ser frustrados! O Eterno realmente tem o controle absoluto da histria da humanidade e encaminha todas as situaes a fim de que os seus desgnios se

5 / 10

Reforma / Restaurao
Escrito por Mrio Moreno Qua, 07 de Outubro de 2009 10:00

cumpram conforme Ele planejou!

Ns cremos que ainda restam algumas coisas a serem restauradas em Israel. Uma delas o seu povo, que continuar a voltar sua ptria ancestral, a fim de que se cumpra aquilo que foi dito pelo profeta Ezequiel: Portanto assim diz o Senhor D-us: Agora tornarei a trazer os cativos de Jac, e me compadecerei de toda a casa de Israel; zelarei pelo meu santo nome. E levaro sobre si a sua vergonha, e toda a sua rebeldia, com que se rebelaram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os espante. Quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e eu for santificado neles aos olhos de muitas naes, ento sabero que eu sou o Senhor seu D-us, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre os gentios, e os ajuntarei para voltarem a sua terra, e no mais deixarei l nenhum deles (Ez 39:25-28) grifo nosso. Este aspecto tem sido fundamental na restaurao do povo de Israel, pois o seu povo parte integrante do projeto de D-us para trazer de volta nao todos aqueles que outrora foram obrigados a fugirem em virtude das perseguies.

Outro aspecto que j est em andamento neste projeto de restaurao a reconstruo do Templo em Jerusalm. Ns sabemos da necessidade desta reconstruo e esse fato funciona como um sinal de que Ieshua muito breve voltar pois segundo Paulo no Templo que o homem do pecado se assentar querendo exercer o papel divino em e sobre Israel! Isso est relatado em II Ts 2.3,4: Ningum de maneira alguma vos engane; porque no ser assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdio, o qual se ope, e se levanta contra tudo o que se chama D-us, ou se adora; de sorte que se assentar, como D-us, no templo de D-us, querendo parecer D-us. E o projeto de reconstruo do Templo j est pronto. Os objetos e vesturio que sero utilizados pelos sacerdotes j esto todos prontos em Jerusalm!

A restaurao de Israel encaminha-se para seu pice antes da volta de Ieshua. Isso est acontecendo de uma forma bem acelerada, demonstrando-se assim que o Eterno tem pressa na execuo de seus planos a fim de que a histria seja conduzida ao seu pleno cumprimento e assim atinja o propsito de D-us.

A Restaurao da Noiva
Quem a Noiva de Ieshua? A Noiva so todos os crentes em Ieshua quer sejam eles judeus ou gentios na realidade, judeus e gentios crentes formam um conjunto que a escritura chama de Noiva.

6 / 10

Reforma / Restaurao
Escrito por Mrio Moreno Qua, 07 de Outubro de 2009 10:00

Como j dissemos, a disperso dos judeus fez com que muitos deles perdessem suas verdadeiras identidades judaicas, e muitos, nem mesmo sabem que so judeus! Esse processo chamado de assimilao, onde um judeu que perdeu suas razes assimilado de tal forma que perde, inclusive, a conscincia de sua identidade nacional, tornando-se assim um cidado comum no pas em que vive. Isso, nos ltimos tempos, j vem sendo restaurado pelo Eterno, pois o Senhor tem mostrado a muitas pessoas sua verdadeira identidade. Muitos tem descoberto de descendem de famlias ancestrais judaicas e portanto so tambm judeus! Esse aspecto acrescenta algo mais vida destas pessoas, que via de regra so crentes salvos em Ieshua e que nada sabiam sobre serem judeus na carne!

Durante sculos de histria a Igreja vem recebendo influncias que mudaram o curso da mesma, conduzindo-a a uma condio de paganismo em vrios aspectos de sua identidade. Prova disso que foi feita uma reforma que conhecida como Reforma Protestante. Essa reforma foi feita por Martinho Lutero (que era padre catlico) e que descobriu que a salvao dava-se unicamente pela f em Ieshua! Isso abriu uma perspectiva totalmente nova na poca, pois cria-se que o homem poderia comprar sua salvao, assim como poderia pagar a fim de terem seus pecados perdoados. assim que Lutero divide a Igreja Catlica e nasce ento a chamada Igreja Protestante. Esta igreja nasce j com alguns problemas que se agravariam durante o decorrer da histria. Lutero preservou muito daquilo que ele havia aprendido na Igreja Catlica, e entre estas coisas que foram preservadas por ele est o anti-semitismo (dio contra os judeus), a abolio dos smbolos bblicos e judaicos (colocando-se no lugar outros smbolos cristos, como por exemplo a cruz), a teologia da substituio (que fala sobre o fato de Israel Ter falhado como nao que levaria a Palavra do Eterno e que agora foi substitudo pela Igreja), etc...

Outro aspecto que a chamada Igreja de Cristo recebeu atravs das eras uma nefasta herana espiritual que a corrompeu ainda mais e que permanece at hoje. Essa herana composta de vrios aspectos, quer sejam doutrinrios, quer sejam culturais, quer sejam ministeriais. Isso fez com que a Igreja perdesse sua verdadeira identidade! Seno, vejamos alguns aspectos que ns herdamos de outras religies:

- O ministrio proeminente do pastor, ou o sacerdcio papal dentro da Igreja. A Escritura muito clara quando fala sobre os ministrios, e desde o Velho Testamento j nos mostrado que h uma inter-relao entre os vrios ministrios dentro do povo de Israel. Em Efsios 4.11 Paulo fala sobre os ministrios como ferramenta de edificao do Corpo. Mas, porque isso no acontece hoje? Por que temos tantos ministrios singulares? Por que temos tantos pequenos papas em nossas Igrejas?

7 / 10

Reforma / Restaurao
Escrito por Mrio Moreno Qua, 07 de Outubro de 2009 10:00

- A negao da Tanach (Velho Testamento). A grande maioria das Igrejas e pastores nega a Tanach, usando-a somente conforme a sua convenincia. Segundo estas pessoas, o Tanach ficou para trs e no precisa, necessariamente, ser obedecido. Essa linha de conduta nega totalmente a unidade das Escrituras e tambm a sua eficcia. Se a Tanach j no tem mais tanta importncia assim, porque o mantemos em nossas Bblias? Essa postura inclusive nos faz pensar que o prprio D-us no uma pessoa em quem possamos confiar, pois se Ele deu ao seu povo uma palavra, e mais adiante mudou de idia pois ns no precisamos mais cumpri-la ento Ele no digno de confiana, pois extremamente inseguro quanto ao que diz!

- A insero de Festas Pags ao Senhor no calendrio da Igreja. Hoje as celebraes das quais a Igreja participa e at incentiva no passam de festas pags maquiadas como crists. Exemplos disso so o Carnaval (igrejas desfilando com blocos e trios eltricos), a Pscoa (comemorada com coelhinho que bota ovo de chocolate), as Festas Juninas (os arraiais dos crentes) e o Natal (com Papai Noel e a mentira de que Ieshua nasceu em 25 de dezembro).

- A msica profana dentro da Igreja. Hoje tudo vale dentro da Igreja. Alguns santificaram msicas e ritmos para o Senhor! Pessoas trazem para dentro da Igreja o samba, o reggae, o rock, e outros ritmos que esto (ou estiveram) em alta e adaptam estas msicas como louvores ao Senhor! Ns importamos aquilo que o mundo fez para louvarmos ao Senhor? Seria isso necessrio? Ser que o Eterno recebe estes louvores? Ou melhor, ser que estes louvores trazem a presena do Eterno para o meio onde esto sendo entoados? Se a resposta for no, creio que o Senhor no est recebendo estas msicas!

- As campanhas ou desafios para buscarmos bnos das mos do Eterno. Ns realmente no encontramos nenhuma base para tais atitudes. Hoje vemos muitos crentes correndo atrs de bnos! O interessante que mais uma vez o homem inverteu a palavra que lhe foi dada pelo Eterno! Fala-se muito de buscar D-us, de ir Igreja, de levar dzimos e ofertas ao altar, e como resultado dessas atitudes o crente receberia as bnos das quais ele tanto necessita. Ir Igreja durante um certo perodo (sete, dez, treze) semanas seguidas somente buscando por aquele propsito certamente faro com que o Senhor amolea seu corao e nos abenoe! Ou ento o crente deve levar uma oferta de sacrifcio e ento fazer seu desafio D-us! O resultado ser que ele receber cem vezes mais daquilo que ofertou! O interessante que a Escritura nos informa que: E ser que, se ouvires a voz do Senhor teu D-us, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu D-us te exaltar sobre todas as naes da terra. E todas estas bnos viro sobre ti e te alcanaro , quando ouvires a voz do Senhor teu D-us (Dt 28:1-2) - grifo nosso. Moiss nos informa que a obedincia faz com as bnos corram atrs de ns e no o contrrio! Ser que por isso que

8 / 10

Reforma / Restaurao
Escrito por Mrio Moreno Qua, 07 de Outubro de 2009 10:00

muitos no esto recebendo o que pedem?

Poderamos falar sobre muitas outras coisas, porm queremos apenas enfatizar que o eterno hoje est trazendo um avivamento ao seu povo no sentido de que ele retorne Sua Palavra! Creio que quando retornarmos Palavra do Senhor muitos de nossos problemas cessaro, pois estaremos abandonando prticas mundanas e retornando ao Senhor e quilo que est escrito. No creio em movimentos passageiros, mas sim na perpetuidade da Palavra que a nica capaz de produzir mudana na vida do homem e conduzi-lo presena do Eterno!

Ns rogamos ao Senhor que possamos juntos participar deste imenso projeto de restaurao da Noiva do Cordeiro. Isso requer vrias coisas, mas creio que as mais importantes so:

- Humildade em reconhecermos que precisamos voltar s nossas razes e origens dentro da Palavra;

- Honestidade a fim de reconhecermos que aprendemos e ensinamos muitas coisas erradas e que agora precisamos nos consertarmos a fim de consertarmos tambm o que dissemos aos nossos ouvintes;

- Coragem, pois muitos nos acusaro de vrias coisas, pois no compreendem que estamos no tempo do fim e que agora a hora do Esprito de D-us atuar desta forma, pois a Noiva precisa muito de maturidade e equilbrio a fim de receber o seu Noivo.

- Amor, pois precisamos amar aos nossos irmos que no entendem que a restaurao comea no corao e se estende ao resto de nosso ser. individual, mas atinge coletividade. lenta, mas s vezes rapidamente se propaga. S depende de ns, pois o Senhor j iniciou o processo e espera nossa resposta a Ele.

- Persistncia, pois os resultados podero no aparecer imediatamente, mas certamente viro e abenoaro todo o Corpo do Messias.

9 / 10

Reforma / Restaurao
Escrito por Mrio Moreno Qua, 07 de Outubro de 2009 10:00

Que o D-us Eterno nos ajude a entendermos e absorvermos em nossos coraes tudo aquilo que Ele deseja para ns neste tempo do fim!

Mrio Moreno

10 / 10

También podría gustarte