Está en la página 1de 2

ENGENHARIA MECANICA ENGII GESTO E TEORIA DA ADMINISTRAO Professor: Paulo Afonso Aluno: Laysa Corra

Tema trabalho: Processos administrativos no filme TUCKER O HOMEM E SEU SONHO


Cenas do Filme: Controlar: Tucker retorna da viagem publicitria para verificar e impedir as alteraes que a diretoria est tentando implantar no projeto original, como alterao do motor traseiro para dianteiro, retirada de itens de segurana, e alteraes de cor do carro. Tucker retorna a fbrica para garantir as caractersticas do carro, o motor traseiro, e a instalao do motor adaptado dos helicpteros. O que ele consegue realizar e os carros finais ficam de acordo com o projeto inicial. Coordenar: Tucker apresenta o departamento de design para os funileiros que produziro o prottipo e tenta encontrar solues para problemas apresentados pelo seu engenheiro com relao ao motor e a transmisso. No dia da apresentao do prottipo Tucker vai verificar o carro atrs do palco, constata alguns problemas e vai ao palco para conseguir mais tempo para sua equipe conseguir fazer os ltimos ajustes e apresentar o projeto e junta sua equipe para conseguir adaptar o motor de helicptero para ser instalado no carro. Organizar: Alex Tremulis se apresenta para Tucker, mostra algumas idias e solues para seu projeto. Tucker o designa como departamento de design. Tucker se encontra com seu scio Abe Karatz para discutir o local da fbrica. Visita uma antiga fbrica e marca uma reunio com o rgo governamental responsvel para conseguir a autorizao para utilizar o espao. Para atender ao prazo dado pelo governo eles precisam construir um prottipo em poucos dias, Tucker designa algum para chamar alguns profissionais para realizar a fabricao e designa outro para comprar argila e verificar o estoque de ao de um antigo projeto. Tucker se encontra com o Senador para tentar quebrar a barreira que estavam sofrendo para comprar insumos (argila e ao). Sem sucesso. Planejar/prever:O Sr. Tucker apresenta para a famlia os desenhos da idia do carro e cita uma pesquisa onde 87% dos soldados vo querer um carro novo aps a guerra. Tucker apresenta a idia para Abe Karatz a sua idia, com a inteno de formar uma sociedade, mas desencorajado pelo mesmo. Na lanchonete ele v uma propaganda em uma revista e tem a idia de divulgar o seu projeto em um veculo de comunicao como este. A divulgao traz resultados muitos positivos e Tucker recebe cartas de todo o pas de pessoas interessadas no carro.

Resumindo o filme exibe as cenas exatamente na ordem que elas foram requisitadas pelo professor, comeando com o planejamento, quando Tucker estava a pesquisar sobre o que a populao iria querer comprar assim que voltasse da guerra, fez um modelo futurstico para que fosse fabricado e o publicou em uma revista para aguar o interesse pblico atraindo investidores. Em seguida, na questo da organizao, procurou pela fbrica ideal para a produo de seus carros, tendo espao suficiente, organizou as cartas recebidas pelos leitores

da revista com a localidade de cada interessado para ter uma ideia da demanda. Coordenou a produo controlando prazos e materiais, contratando e procurando pessoal qualificado para o ajudar na produo de seus veculos. E por fim, mesmo no tendo o real controle de sua fbrica, por contrato, mesmo a fbrica levando seu nome, agiu independentemente, indo contra os ideais de seus conselheiros e do Sr. Bernington, o qual era o real controlador da empresa, para seguir seu sonho de fabricar um carro com motor na parte traseira, discos de freio, injeo eltrica e cintos de segurana.

Referncia: Segundo Fayol funes de administrar so definidas como: Prever - Visualizar o futuro e traar programa de ao. Organizar -. Constituir o duplo organismo material e social da empresa. Comandar - Dirigir e orientar o pessoal. Coordenar - Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforos coletivos. Controlar -. Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

También podría gustarte