Está en la página 1de 9

Invitatrio ___________________________________________________ Ofcio das Leituras V. Vinde, Deus, em meu auxlio. R. Socorrei-me sem demora.

. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. Como era no princpio, agora e sempre. Amm.Aleluia.
Esta introduo se omite quando o Invitatrio precede imediatamente ao Ofcio das Leituras.

Hino Exulte o cu do alto, aplaudam terra e mar; o Cristo, ressurgindo, a vida vem nos dar. O tempo favorvel terra j voltou; felizes, contemplamos o dia salvador, no qual o mundo, salvo no sangue do Cordeiro, j brilha em meio s trevas com brilho verdadeiro. A morte mata a morte, da culpa nos redime; a fora do vencido, vencendo, apaga o crime.
PDFmyURL.com

esta a nossa espera, este o nosso gozo: tambm ressurgiremos, com Cristo glorioso. Por isso, celebremos a Pscoa do Cordeiro, repletos pela graa do seu amor primeiro. Jesus, sede a alegria perene dos remidos; uni na vossa glria da graa os renascidos. Louvor a vs, Jesus, da morte vencedor, reinando com o Pai e o seu eterno Amor. Salmodia Ant. 1 Ns sofremos no mais ntimo de ns, esperando a redeno de nosso corpo. Salmo 38(39) Prece de um enfermo A criao ficou sujeita vaidade. por sua dependncia daquele que a sujeitou; esperando ser libertada (Rm 8,20).
PDFmyURL.com

I 2 Disse comigo: Vigiarei minhas palavras, * a fim de no pecar com minha lngua; haverei de pr um freio em minha boca * enquanto o mpio estiver em minha frente. =3 Eu fiquei silencioso como um mudo, mas de nada me valeu o meu silncio, * pois minha dor recrudesceu ainda mais. =4 Meu corao se abrasou dentro de mim, um fogo se ateou ao pensar nisso, *
5

e minha lngua ento falou desabafando:

= Revelai-me, Senhor, qual o meu fim, qual o nmero e a medida dos meus dias, * para que eu veja quanto frgil minha vida! 6 De poucos palmos vs fizestes os meus dias; * perante vs a minha vida quase nada. 7 O homem, mesmo em p, como um sopro, * ele passa como a sombra que se esvai; ele se agita e se preocupa inutilmente, * junta riquezas sem saber quem vai us-las. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. * Como era no princpio, agora e sempre. Amm. Ant. Ns sofremos no mais ntimo de ns, esperando a redeno de nosso corpo. Ant. 2 Senhor, prestai ouvidos minha prece,
PDFmyURL.com

no fiqueis surdo aos lamentos do meu pranto! II 8 E agora, meu Senhor, que mais espero? * S em vs eu coloquei minha esperana! 9 De todo meu pecado libertai-me; * no me entregueis s zombarias dos estultos! 10 Eu me calei e j no abro mais a boca, * porque vs mesmo, Senhor, assim agistes. 11 Afastai longe de mim vossos flagelos; * desfaleo ao rigor de vossa mo! =12 Punis o homem, corrigindo as suas faltas; como a traa, destrus sua beleza: * todo homem no mais do que um sopro. =13 Senhor, prestai ouvido minha prece, escutai-me quando grito por socorro, * no fiqueis surdo aos lamentos do meu pranto! Sou um hspede somente em vossa casa, * um peregrino como todos os meus pais. 14 Desviai o vosso olhar, que eu tome alento, * antes que parta e que deixe de existir! Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. * Como era no princpio, agora e sempre. Amm. Ant. Senhor, prestai ouvidos minha prece, no fiqueis surdo aos lamentos do meu pranto!

PDFmyURL.com

Ant. 3 Eu confio na clemncia do Senhor agora e para sempre. Aleluia. Salmo 51(52) Co ntra a maldade do caluniado r Quem se gloria, glorie-se no Senhor (1Cor 1,31). 3 Por que que te glorias da maldade, * injusto prepotente? =4 Tu planejas emboscadas todo dia, tua lngua qual navalha afiada, * fabricante de mentiras! 5 Tu amas mais o mal do que o bem, * mais a mentira que a verdade! 6 S gostas das palavras que destroem, * lngua enganadora! 7 Por isso Deus vai destruir-te para sempre * e expulsar-te de sua tenda; vai extirpar-te e arrancar tuas razes * da terra dos viventes! 8 Os justos ho de v-lo e temero, * e rindo dele vo dizer: 9 Eis o homem que no ps no Senhor Deus * seu refgio e sua fora, mas confiou na multido de suas riquezas, * subiu na vida por seus crimes!
PDFmyURL.com

10 Eu, porm, como oliveira verdejante * na casa do Senhor, confio na clemncia do meu Deus * agora e para sempre! 11 Louvarei a vossa graa eternamente, * porque vs assim agistes; espero em vosso nome, porque bom, * perante os vossos santos! Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. * Como era no princpio, agora e sempre. Amm. Ant. Eu confio na clemncia do Senhor agora e para sempre. Aleluia. V. Deus, o Pai, ressuscitou a Jesus Cristo dentre os mortos, aleluia, R. Para que esteja no Senhor a nossa f e esperana. Aleluia. Primeira leitura Da Primeira Carta de So Joo 2,18-29

O anticristo esta a ltima hora. Ouvistes dizer que o Anticristo vir. Com efeito, muitos anticristos j apareceram. Por isso, sabemos que chegou a ltima hora. 19Eles saram do nosso meio, mas no eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas era necessrio ficar claro que nem todos so dos nossos. 20 Vs j recebestes a uno do Santo, e todos tendes conhecimento. 21Se eu vos escrevi, no porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira provm da verdade. 22Quem o mentiroso, seno aquele que nega que Jesus o Cristo? O Anticristo aquele que nega o Pai e o
18Filhinhos,
PDFmyURL.com

Filho. 23Todo aquele que nega o Filho, tambm no possui o Pai. Quem confessa o Filho, possui tambm o Pai.
24Permanea

dentro de vs aquilo que ouvistes desde o princpio. Se o que ouvistes desde o princpio permanecer em vs, permanecereis com o Filho e como Pai. 25E esta a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
26Escrevo

isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27 Quanto a vs mesmos, a uno que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e no tendes necessidade de que algum vos ensine. A sua uno vos ensina tudo, e ela verdadeira e no mentirosa. Por isso, conforme a uno de Jesus vos ensinou, permanecei nele.
28Ento,

agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiana, quando ele se

manifestar, e no seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda. 29E j que sabeis que ele justo, sabei tambm que todo aquele que pratica a justia nasceu dele. Responsrio Cf. 1Jo 2,27; Jl 2,23 R. Em vs permanece a uno recebida, * E no precisais que algum vos ensine, pois a sua uno vos faz sbios em tudo. Aleluia. V. Exultai e alegrai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele fez cair uma chuva oportuna. * E no precisais. Segunda leitura Dos Sermes de So Leo Magno, papa (Sermo 1deAscensione,2-4: PL 54,395-396) (Sc. V)
PDFmyURL.com

Os dias entre a ressurreio e a ascenso do Senhor Carssimos filhos, os dias entre a ressurreio e a ascenso do Senhor no foram passados na ociosidade. Pelo contrrio, neles se confirmaram grandes sacramentos, grandes mistrios foram neles revelados. No decurso destes dias foi afastado o medo da morte cruel e proclamada a imortalidade no apenas da alma mas tambm do corpo. Nestes dias, mediante o sopro do Senhor, todos os apstolos receberam o Esprito Santo; nestes dias foi confiado ao apstolo Pedro, mais que a todos os outros, o cuidado do rebanho do Senhor, depois de ter recebido as chaves do reino. Durante esses dias, o Senhor juntou-se, como um terceiro companheiro, a dois discpulos em viagem, e para dissipar as sombras de nossas dvidas repreendeu a lentido de esprito desses homens cheios de medo e pavor. Seus coraes, por ele iluminados, receberam a chama da f; e medida que o Senhor ia lhes explicando as Escrituras, foram se convertendo de indecisos que eram em ardorosos. E mais: ao partir o po, quando estavam sentados com ele mesa, abriramse-lhes os olhos. Abriram-se os olhos dos dois discpulos, como os dos nossos primeiros pais. Mas quo mais felizes foram os olhos dos dois discpulos ante a glorificao da prpria natureza, manifestada em Cristo, do que os olhos de nossos primeiros pais ante a vergonha da prpria prevaricao! Durante todo esse tempo, carssimos filhos, passado entre a ressurreio e a ascenso do Senhor, a providncia de Deus esforou-se por ensinar e insinuar no apenas aos olhos mas tambm aos coraes dos seus que a ressurreio do Senhor Jesus Cristo era to real como o seu nascimento, paixo e morte. Os santos apstolos e todos os discpulos ficaram muito perturbados com a tragdia da cruz e hesitavam em acreditar na ressurreio. De tal modo eles foram fortalecidos pela evidncia da verdade que, quando o Senhor subiu aos cus, no experimentaram tristeza alguma, mas, pelo contrrio, encheram-se de grande alegria. Na verdade, era grande e indizvel o motivo de sua alegria: diante daquela santa multido,
PDFmyURL.com

contemplavam a natureza humana que subia a uma dignidade superior de todas as criaturas celestes, ultrapassando at mesmo as hierarquias dos anjos e a altura sublime dos arcanjos. Deste modo, foi recebida junto do eterno Pai, que a associou ao trono de sua glria, depois de t-la unido na pessoa do Filho sua prpria natureza divina. Responsrio Jo 14,2b.3b.16.18 R. Vou preparar para vs um lugar * E ao voltar vou levar-vos comigo, para que, onde estou, estejais vs, tambm, junto a mim, aleluia. V. Rogarei a meu Pai e ele h de enviar-vos um outro Parclito que fique convosco para sempre. * E ao voltar. Orao Deus, ao celebrarmos solenemente a ressurreio do vosso Filho, concedei que nos alegremos com todos os santos, quando ele vier na sua glria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. Concluso da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graas a Deus.

PDFmyURL.com

También podría gustarte