Está en la página 1de 7

PROJETO: LEITURA NA EDUCAO INFANTIL

Posted in Educao, Projetos Educacionais By Pedagogia ao P da Letra On agosto 27, 2012

PROJETO: LEITURA NA EDUCAO INFANTIL

I. INTRODUO O presente trabalho foi elaborado com duas finalidades: preencher os requisitos necessrios para a concluso do curso de Ps-Graduao e atender o desejo de refletir sobre a prtica pedaggica na educao infantil, luz de uma pesquisa cientfica sociointeracionista. Na tentativa de ampliar os recursos a serem utilizados pelo aluno em interao com o meio, a escola adota vrios procedimentos embora nem sempre esse objetivo seja alcanado. Hoje, convivemos com uma realidade escolar onde grande parte dos alunos alcana a 2 etapa do Ensino Fundamental sem desenvolver a competncia de interpretao de textos. Diante dessa constatao, surge uma questo que preocupa muitos educadores: Como desenvolver nos alunos a habilidade de interpretar textos? Acreditamos que nessa investigao importante considerar as prticas de leitura e de escrita como elementos significativos para ampliar a nossa compreenso sobre o objeto de pesquisa proposto. A prtica da leitura se faz presente em todos os nveis educacionais desde o perodo da alfabetizao. A escola concebe o livro didtico como instrumento bsico, como um complemento primeiro s funes pedaggicas exercidas pelo professor.

por essa razo que o texto escrito colocado no centro da vivncia professor aluno, despontando como mediador dessa relao e veculo para instigar discusses, reflexes ou novas prticas. Percebemos que a escola d um enfoque especial nas atividades de leitura; essa tendncia a trabalhar a leitura como uma ao mecanizada, descontextualizada de seu real sentido, compromete a construo de sentido e significado do texto para os (as) alunos (as). CUNHA defende que, A idia de que a leitura vai fazer um bem criana ou ao jovem leva-nos a obrig-los a ler, como lhes impomos colher de remdio, injeo, escova de dentes, escola. Assim, comum o menino sentir-se coagido, tendo de submeter-se a uma avaliao, e sendo punido se no cumprir as regras do jogo que ele no definiu, nem entendeu. a tortura sutil e sem mar observveis a olho nu, de que no nos damos conta (1997, pg: 51). Para a autora, a prtica da leitura vem sendo tratada, quase sempre, com um carter utilitarista, pouco ou nada contribuindo com a formao de alunos leitores.

II. JUSTIFICATIVA A finalidade desta pesquisa de entender como se d aprendizagem e o desenvolvimento do hbito de ler desde a educao infantil. O tema aqui investigado, embora j tenha sido amplamente discutido pelos educadores, ainda cercado por dvidas. Convive-se hoje num mundo com variadas culturas, variados veculos de informao, bem como, grande divulgao de informaes de todos os tipos. Percebe-se tambm uma necessidade cada vez maior das pessoas transitarem de um lugar para outro. Todos estes aspectos da vida cotidiana exigem a compreenso de diferentes linguagens e de grande interao com o que est ao nosso redor. A escola tenta propiciar aos alunos os conhecimentos necessrios para compreender, se adaptar e construir opinies, em seus contatos com diversos ambientes e pessoas. Diante disso, surgiu-me o interesse em desenvolver uma pesquisa e analisar as prticas ocorridas na escola em relao ao ensino da leitura com o intuito de detectar como ocorre a aprendizagem da mesma. A pesquisa ser realizada na E.M Raul Soares, da cidade de Alto Rio Doce, interior de Minas Gerais. Este estudo poder servir de apoio aos profissionais da educao, orientando-os de forma a aprimorar a compreenso e o trabalho com alunos que apresentam problemas de aprendizagem na leitura na educao infantil.

III. FUNDAMENTAO TERICA Compreender o universo de interlocuo entre leitor e autor uma estratgia que poder ampliar nosso espao de mediao no que diz respeito s dificuldades de interpretao de textos dos alunos.

Para KLEIMAN, a leitura um ato social, entre dois sujeitos leitor e autor que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados. Essa dimenso interacional, que para ns a mais importante do ato de ler, explicitada toda vez que a base textual sobre a qual o leitor se apoia precisa ser elaborada, pois essa base textual entendida como a materializao de significados e intenes de um dos interagentes distncia via texto escrito (1997; pg. 10). Esta reflexo nos mostra que um texto no tem significado exclusivamente por si mesmo. O seu sentido construdo na interao entre produtor e leitor. A autora defende que a compreenso do texto parece freqentemente tarefa difcil uma vez que o objeto a ser compreendido complexo envolvendo conhecimentos como compreenso de frases e sentenas, de argumentos, de provas formais e informais, de objetivos, de intenes, de aes e motivaes. Para a compreenso do texto necessrio tambm poder relacion-lo a um todo maior, dando-lhe coerncia (KLEIMAN; 1997; pg. 10). Para compreender um texto, portanto, o leitor precisa deter os conhecimentos necessrios sua interpretao. No momento em que compreendemos o texto, estamos atribuindo-lhe significado atravs de uma reconstruo do mesmo. Utilizamos para isso o nosso repertrio de leitura ativando nossas experincias e saberes no processo de decodificao que podem ser estimulados pelas pistas de leitura. H um grande repertrio de portadores de texto em nossos dias e diversos deles so de fcil acesso pblico como jornais, revistas e mesmo livros, que podem se encontrados em bibliotecas pblicas e escolas. No entanto, a habilidade de compreender um texto e interpret-lo vem ainda representando uma dificuldade para um grande nmero de crianas. Muitos educadores acreditam que crianas que convivem com um meio letrado, sendo estimuladas a ler, possuem maiores e melhores condies de desenvolver sua criticidade em seu entorno social. Contudo, numa sociedade onde esto presentes a injustia, a desigualdade, a misria e a fome no difcil encontrar pessoas que no tm acesso informao sistematizada, aos diversos conhecimentos produzidos preferencialmente no interior das escolas. Se questionados os educadores diro que atualmente dever da escola promover a democratizao da leitura. Entretanto faz-se necessrio analisar como vem ocorrendo a circulao dos textos no ambiente escolar e a produo de sentido sobre os mesmos. Observa-se certa rigidez e controle sobre o ato de leitura e interpretao dos textos na escola. A escola, que se pretende democrtica, na verdade, tambm exclui, pois mesmo os alunos que tm acesso a ela sofrem, muitas vezes, um tipo velado de excluso. Isso porque a inscrio do sujeito leitor se faz controlada e dirigida. Ele instado a confessar aos outros

a sua leitura e a corrigi-la na direo do consenso. Dessa forma, pode-se observar um controle do imaginrio que se faz continuamente em nome da aquisio do conhecimento. Da resulta um conhecimento construdo sem imaginao e sem investimento pessoal do leitor. (PAULINO, WALTY, FONSECA, CURY; 2001, pg: 27). A citao anterior respalda a percepo de uma cultura velada de excluso, onde a prtica de leitura, da linguagem oral e grfica so pensadas, trabalhadas e avaliadas a partir de elementos controladores que ferem o significado das mesmas, enquanto manifestaes de livre expresso dos sujeitos. Historicamente convivemos nos espaos escolares, com sinais bem marcados que denunciam o ciclo da excluso: inicialmente, a excluso se dava logo na entrada, no havia acesso escola para todos. Depois a evaso seguida da reteno passaram a corporificar a excluso. Segundo BETTELHEIM, Boa parte dos procedimentos cotidianos das escolas so concedidas por causa das necessidades do sistema educacional estabelecido, e essas necessidades, freqentemente, prevalecem sobre as necessidades das crianas (1984, pg: 17). Reportando ao objeto da pesquisa, as chamadas dificuldades de interpretao podem se conseqentes de projetos (atividades) esvaziadas de sentido para as crianas mas que, respondem s exigncias do sistema. Percebemos que existe um grande esforo por parte de alguns educadores em desenvolver estratgias que amenizem as dificuldades interpretativas dos alunos. Neste aspecto, BETTELHEIM diz da importncia do prazer para a construo do sentido / significado do que a criana l para depois, e/ou paralelamente, ela possa interpretar, significar, estabelecer relaes. Para o autor, a capacidade de ler de importncia to singular para a vida de uma criana na escola, que a experincia na aprendizagem da leitura mais do freqentemente, sela seu destino, uma vez para sempre, em relao sua vida acadmica. Neste sentido, se a leitura parecer uma experincia interessante e vlida, ter papel fundamental na formao integral do ser humano. Faz-se necessrio a formao de conceitos, sendo esta, por sua vez, dependente dos padres de interpretao a ele oferecidos. Segundo CADEMARTORI, as diferentes manifestaes culturais constituem-se em padres de interpretao. Entre elas, destaca-se, seja pela alta elaborao prpria do cdigo verbal, seja pelo envolvimento emocional e esttico que propicia, a literatura (1986; pg. 22.). Acreditando-se, ento, no enriquecimento propiciado pela experincia esttica vemos um grande nmero de educadores buscando o texto literrio, acreditando em suas possibilidades de aliar o prazer da leitura produo de sentido pelos educandos.

Buscamos novamente as contribuies de BETTELHEIM acerca da importncia da literatura na formao do aluno, na significao do seu cotidiano dentro e fora do ambiente escolar. Para ele, a observao de como a criana se perde no mundo e esquecem todas as suas preocupaes quando est lendo uma histria que a fascina, como ela vive, em fantasia, o mundo dessa histria mesmo bem depois que ela terminou de ler a histria, isto tudo nos mostra como fcil para as crianas ficarem presas aos livros, contanto que eles sejam os livros apropriados (1984, pg: 49). Ler uma atividade de maior significado do que se pensa, j que imaginao, interesse, curiosidade, observao e estmulo so condies bsicas para que as palavras sejam lidas com um propsito maior do que o de decifrar cdigos, unir letras para saber os significados que elas produzem ou os sons que emitem juntas.

IV. OBJETIVOS GERAL Investigar as prticas de leitura e como esta poder contribuir na melhoria da habilidade de interpretao de textos e, conseqentemente na formao de alunos leitores. ESPECFICOS
o o o

compreender como a prtica de leitura na educao infantil; identificar estratgias utilizadas pelos professores afim de desenvolver nos alunos o hbito de ler; entender o que necessrio faze, para que os alunos se tornem leitores autnticos;

V. METODOLOGIA Para essa pesquisa foram selecionados como pblico alvo 10 alunos e 3 professoras da rede pblica municipal, todos pertencentes 3 srie do Ensino Fundamental da cidade de Barbacena. Nomeou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa com abordagem etnogrfica e foram escolhidos como instrumentos para a coleta de dados a observao no participante dos (as) alunos (as) e de uma professora durante as aulas de Portugus e Literatura, levantando dados sobre a relao Literatura Infantil / produo de sentidos; Entrevista semi-estruturada com trs professoras da 3 srie para levantar dados sobre o trabalho literrio e a prtica de interpretao desenvolvidos no contexto escolar; Entrevista numa amostragem de 10 alunos, tendo sido os mesmos selecionados atravs de sorteio, garantido o equilbrio entre o nmero de meninos e de meninas. Assim, diante dessas reflexes, prope-se investigar se a prtica da literatura poder contribuir na melhoria da habilidade de interpretao de textos e, conseqentemente na formao de alunos leitores.

Espera-se, com este trabalho, contribuir na construo de conhecimentos que nos informem o real alcance dessa estratgia no contexto do ensino brasileiro.

VI. CRONOGRAMA CRONOGRAMA 2006

MS/ ATIVIDADES REVISO DA LITERATURA ELABORA/ DO PROJETO COLETA DE DADOS ANLISE DE DADOS ELABORA/MONOGRAFIA

M X X

A X X

M X X

X X X X X

VII. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BETTELHEIM, Bruno. Psicanlise da Alfabetizao, por Bruno Bettelheim e Karem Zelan. Tad. de Jos Luiz Caon. Porto Alegre: Artes mdicas, 1984. CADEMARTORI, Ligia. O que Literatura Infantil. So Paulo: Brasiliense, 1986. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil Teoria e Prtica. So Paulo: tica, 1997. KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. Campinas, SP: Pontes, 1997. PAULINO, Graa; WALTY, Ivete; FONSECA, Maria Nazareth; CURY, Maria Zilda. Tipos de Textos, Modos de Leitura. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. VIII. ANEXOS ANEXO I ENTREVISTAS Roteiro de questes para a realizao da Entrevista com os (as) alunos (as) da srie observada. 1 Voc acha importante saber ler? Por qu? 2 Em que locais voc costuma ler? 3 Quando voc escolhe um livro, o escolhe por qu? 4 H livros em sua casa? De que tipo? 5 Qual a escolaridade dos seus pais? Eles tm o hbito de ler? 6 Voc comenta com algum sobre os livros que l? Com quem?

7 O que voc considera melhor no ato de ler? E o que pior? 8 Na escola que tipos de livros voc l? Onde praticada essa leitura? 9 Voc leva livros da escola para ler em casa? Quando leva porque voc quer ou a professora manda? 10 Quando sua turma l um livro, que tipo de atividades vocs fazem depois? Voc gosta dessas atividades ou preferiria fazer outra coisa? 11 Ler os textos do livro de Portugus e outros trazidos pelo (a) professor (a) so difceis ou voc tm facilidade de entend-los e responder s questes?

También podría gustarte