Está en la página 1de 6

Arte antiga do oriente

China
A arte chinesa caracterizada pelo equilbrio e harmonia: Tradio vs. inovao, pro ano vs. religioso, preto vs. !ranco, "in e "ang. As mudanas de imperadores e dinastias a etavam a arte no pas, porm, para se irmar diante dos s#ditos, os imperadores buscavam dar continuidade $s realiza%es artsticas das dinastias anteriores. Tambm aceitavam novas correntes &conceitos' vindas da (ndia e oriente mdio, mas tendo o cuidado de entrela)*los $ religio e iloso ia +) e,istentes no pas. As principais dinastias e suas in lu-ncias na arte: .inastia /hang &0erodo neoltico 1234 5 1464 A.C' 0rimeiros ritos uner)rios. 7b+etos enterrados com seus pr8priet)rios. Cer9micas em geral: vasos e pratos. Taas de argila negra polida. .inastia Chou &14:; 5 :6< A.C' .iversidade e qualidade tcnica na arte. 0inturas sobre seda &primeiros registros da tcnica no mundo'. =sculturas em madeira. >itrais em laca &resina' e cer9mica. .inastia ?uin &::1 5 :4< A.C.' 0rimeiro imperador da china uni icada: /hang @uangdi. =m seu t#mulo oram encontrados 3 mil soldados de terracota. .inastia @an &:4< 5 ::4 ..C' Alorescimento da pintura nesse perodo. Betratavam: A vida no alm, lendas de her8is. !uscavam representar espao e dist9ncia. Comearam as primeiras representa%es de paisagens. As < dinastias &::4 5 63C ..C' 0erodo de muitos con litos no pas e grandes mudanas entre dinastias. Cls rivais lutando pelo controle de novas partes do imprio. Dovas in lu-ncias e progressos religiosos: Taosmo, con ucionismo, budismo. !udismo teve pro unda in lu-ncia na arte e arquitetura =statuetas vindas da (ndia. Eosteiro .un*@uang: possua murais de hist8rias sagradas. /tupas indianas in luenciaram a arquitetura. 0rogressoas na cer9mica

>asos Fue*Fao &Grs vitri icado': mais duradouro. .inastia Tang &<13 5 C4;' Grande desenvolvimento artistico &Hdade de ouro' =stabilidade do governo e prosperidade propiciou um crescimento em todas as mani esta%es artisticas: E#sica, cer9mica, pintura, artes em metal e escultua. 0intores conhecidos da poca Iang Iei: Betratava: paisagem monocrom)tica, intimidade, melancolia. Ji /i,un: Betratava pinturas de carater monumental. Cer9mica: .escoberta uma tcnica no sul onde se cozia um gro branco ino, ho+e conhecido como porcelana. Arquitetura Alongamento e a inamento das constru%es. .inastia /ong &C<4 5 1:;4' Territ8rio reduzido >izinhana hostil Aundao da academia real de artes As artes denotavam um aspecto introspectivo e re inado, um re le,o $ realidade poltica. =rudio, muitos imperadores artistas. Criado o estilo Ea*Kia 0aisagens menos elaboradas, utilizando sombras para dar massa terrestre e dar um aspecto sutil. Be inamento na arquitetura: Agulhas do estilo /ong. Telhados curvos atingem o apogeu. .inastia Fuan &1:C2 5 1L<3' Hnvaso dos mong8is &1:;C' Alterao na arte &mesmo tentando manter a ess-ncia da arte chinesa, muitos artistas no concordavam e se retiraram da corte, se dedicando a pintura e caligra ia'. 0inturas mais acentuadas e seguras. 0intores conhecidos: Ea Fuan e Di Man Caligra ia: Aormao intelectual e mostras de possibilidade com pincel. Avanos na porcelana 0orcelana decorada com cores aplicadas antes de vitri icado. Hn lu-ncia mongol na arquitetura. Constru%es bai,as e macias. .inastia Eing &1L<3 5 1<22' Aundao da academia real de pintura. Atraiu pintores de p)ssaros e paisagistas da Ea*Kia. Aundao da escola de Iu. 0rincipais pintores:

/hen Chou: Temas cotidianos. Ien Mengming: /implicidade, solido. Hnova%es na cer9mica. 0intava*se a cer9mica ap8s cozida, na temperatura certa. Cer9micas com in inita variedade de cores brilhantes. .inastia ?ing &1<22 * 1C1:' Tomada do poder pela Eanch#ria. Eudanas nas artes decorativas &tcnica acima da beleza': Cristal soprado. =ntalhes em Nade. =smaltado aper eioado. Eetais laqueados, dourados. Arquitetura macia e simtrica Cores: dourado, vermelho e branco. Arte no sculo KK Com a undao da rep#blica, muitos artistas oram estudar no e,terior e quando voltaram, trou,eram inova%es. Hn lu-ncias europeias: Cores atrevidas. 0inceladas mais soltas. Tend-ncia a abstrao. Conte#do poltico nas pinturas Conte#do poltico nas pinturas e artes decorativas.

Arte e Arquitetura Naponesa * @ist8ria da Arte e Arquitetura Naponesa


@istoricamente, o Napo esteve su+eito a s#bitas invas%es de ideias novas procedentes do estrangeiro, seguidas por longos perodos de contato mnimo com o mundo e,terior. Ao londo do tempo, os +aponeses tem desenvolvido a habilidade de absorver, imitar e acabar por assumir os elementos da cultura estrangeira que serviam para complementar suas pre er-ncias estticas. As mani esta%es artsticas mais antigas que se desenvolveram no Napo datam dos sculos >HH e >HHH e esto relacionadas com o budismo.

Do sculo HK, o Napo comeou a abandonar a in lu-ncia chinesa e a desenvolver ormas de e,presso pr8priasO de orma gradual, oi ganhando import9ncia a arte pro ana, que continuou lorescendo, +unto $ religiosa, at P im do sculo K>. =m consequ-ncia da Guerra 7nin &12<;* 12;;', o pas entrou num perodo de desorganizao poltica, social e econQmica, que se prolongou durante quase um sculo. /ob o mandato da dinastia ToRugaSa &ou =do, 1<4L*13<;', diminuiu o protagonismo da religio na vida di)ria e as artes que sobreviveram oram basicamente as pro anas.

Arte Nomon e Fa"oi


A primeira civilizao importante oi a dos +omon &c. ;444*:64 a.C.', abricavam pequenas iguras de argila, chamadas dogu, e vasilhas decoradas com motivos parecidos com uma corda, que deram origem a seu nome. 7s +arros +omon, que costumam ter complicadas ormas lam eras, so as mais antigas peas de cer9mica conhecidas do mundo. A onda de imigrantes que se seguiu oi a dos "a"oi. Chegaram ao Napo no ano L64 a.C., levando seus conhecimentos em matria de cultivo do arroz mediante a rega e suas tcnicas em metais para a abricao de armas de cobre &doboRo' e campainhas de bronze &dotaRu' e de ob+etos de cer9mica com o torno e o cozimento no orno.

Arte To un ou dos Grandes T#mulos


A terceira etapa da pr*hist8ria +aponesa o perodo To un ou dos grandes t#mulos &c. :64 a.C.*66: de nossa era', por ser de imponentes estruturas com um enorme volume. A maior de todas as tumbas de DintoRu tem uns 2<4 m de largura e mais de L4 m de altura.

Arte AsuRa e DaRa


.urante os perodos AsuRa e Dara, produziu*se no Napo a primeira in lu-ncia importante da cultura procedente do continente asi)tico. A introduo do budismo no ano 66: ou 663, vindo da Coria, proporcionou um empurro inicial para os contatos entre Coria, China e Napo. 7s +aponeses, ento, aprenderam que tambm a cultura chinesa tinha muitas acetas que podiam ser incorporadas $ deles de orma proveitosa, como um sistema para e,pressar as idias e os sons por meio de smbolos escritos, a historiogra ia, as comple,as teorias de governo, uma burocracia e etiva e, o mais importante para a arte, uma avanada tecnologia na )rea da construo, os mtodos avanados de undir o bronze e as novas tcnicas e materiais de pintura. As primeiras constru%es budistas, que ainda se conservam no Napo U e que so os edi cios de madeira mais antigos do =,tremo 7riente U encontram*se no templo de @or"u+i, um comple,o religioso a sudoeste de Dara.

Arte @eian
7 perodo @eian abrange de ;C2 a 1136, ano em que terminou a Guerra Civil Gempei. A partir de ento, o perodo se divide em @eian primitivo e @eian posterior. Como reao ante aos crescentes poder e riqueza do budismo organizado em Dara, o sacerdote TuRai &denominado postumamente Tobo .aishi' via+ou $ China para estudar o Kingon, uma variedade mais rigorosa de budismo, que introduziu no Napo em 34<. A base do culto Kingon so os mandala, ou diagramas do universo espiritualO o RongoRai, ou mapa dos inumer)veis mundos do budismoO e o taizoRai, ou representao pict8rica dos reinos do universo budista. 7s templos dessa nova seita oram erigidos nas montanhas, longe da corte e da capital mundana. 7 templo que melhor re letia o esprito dos santu)rios ,ingon do @eian primitivo o EurV*+i &do

incio do sculo HK', escondido num bosque de ciprestes numa montanha a sudeste de Dara.

Arte Au+iSara
Do perodo Au+iSara, propagou a seita da Terra 0ura, que o erecia salvao )cil por meio da em Amida &o !uda do 0araso ocidental'. Do se necessitava nada mais: nem templos, nem monastrios, nem rituais, nem clero. 7 e,emplo mais caracterstico da era Au+iSara o @o*o*do &/alo da A-ni,, terminado em 146L' do templo !"odoin, em W+i, a sudeste de Tioto. .urante o #ltimo sculo do perodo @eian, comearam a se destacar tambm os emaRi, rolos horizontais que narravam hist8rias ilustradas. Wm dos e,emplos..mais importantes da pintura +aponesa so as ilustra%es da @ist8ria de Gen+ii, eitas em 11L4 para um conto, do ano 1444, da escritora EurasaRi /hiRibu.

Arte TamaRura
=m 1134 a Guerra Civil Gempei estourou entre dois cls militares, os Taira e os Einamoto. Cinco anos mais tarde, Einamoto no Forimoto, $ rente de sua aco, conseguia a vit8ria e estabelecia seu governo no povoado costeiro de TamaRura, onde permaneceu at 1LLL. Com a passagem do poder da nobreza para a classe guerreira, a arte era destinada a um p#blico novo: soldados, homens dedicados aos o cios e tcnicas relacionados com a guerra, sacerdotes encarregados de di undir o budismo entre os plebeus iletrados e, por im, aos conservadores, grupo no qual se encontrava a nobreza e alguns membros do sacerd8cio que lamentavam o debilitado poder da corte. =ssas circunst9ncias in luram na arte do perodo TamaRura, que se caracterizava por sua mistura de realismo, tend-ncia $ vulgaridade e ressurgimento do cl)ssico. 7 Tegon =ngi =maRi U hist8ria ilustrada da undao da seita Tegon U um e,celente e,emplo da tend-ncia da pintura RamaRura para o popular.

Arte Euromachi
.urante o perodo Euromachi &1LL3*16;L', chamado tambm perodo AshiRaga, por ser este o nome do cl militar governante, operou*se uma pro unda mudana na cultura +aponesa. Wm e,emplo tpico da pintura primitiva Euromachi a obra do sacerdote e pintor Tao &ativo em princpios do sculo K>' em que o legend)rio monge Tensu &Kianzi, em chin-s' representado no momento de sentir*se iluminado. 7utra novidade importante da poca a cerimQnia do ch). /ua inalidade era passar o tempo com os amigos amantes das artes, liberando a mente das preocupa%es da vida cotidiana.

Arte Eomo"ama
7 castelo de @ime+i &cu+a orma atual oi construda em 1<4C', conhecido popularmente como castelo da Gara !ranca, uma das constru%es mais belas do perodo Eomo"ama, com seus telhados graciosamente curvados e suas tr-s torres subsidi)rias ao redor do tenshu &torre da homenagem'. 7 7hiroma do Castelo de Di+o &sculo K>HH' em ToRio, constitui um e,emplo cl)ssico de shoin, com seu toRonoma &nicho', a +anela que se abre sobre um +ardim bem cuidado e as zonas claramente di erenciadas para os senhores ToRugaSa e seus vassalos. A escola de pintura mais importante do perodo Eomo"ama oi a de Tano e a maior inovao da poca, a 8rmula ideada por Tano =itoRu para decorar com paisagens monumentais as portas corredias dos interiores das casas. A melhor mostra de sua obra , talvez, a decorao do salo

principal, que d) para o +ardim, do NuRo*in, no subtemplo de .aitoRu*+i &templo Men de Tioto'.

Arte do perodo =do


Wma das caractersticas dominantes do perodo =do oi a poltica repressiva do shogunato e os es oros dos artistas para escaparem das medidas restritivas, que chegavam a impedir a entrada dos estrangeiros e de suas culturas, a decretar a poltica isolacionista do Jap8s &saRotu*rei' em 1<LC e a impor estritos c8digos de comportamento. .essa poca so o pal)cio Hmperial de Tatsura, em Tioto, e as pinturas de /otatsu, pioneiro da escola de Bimpa, que constituem belos e,emplos do estilo arquitetQnico e pict8rico +apon-s. A escola artstica mais conhecida no 7cidente a de WRi"o*e, de pintura e de grava%es em madeira, cu+os temas so as mulheres de vida alegre, o mundo do teatro RabuRi e o bairro dos bordis. 7 principal e,poente do estilo WRi"o*e no sculo KHK oi @oRusai, que dedicou sua longa vida a pintar e a gravar com brilhantismo paisagens, iguras e todo o tipo de cenas, destacando sua 7nda quebrando em TanagaSa, que integra as Trinta e seis vistas do monte Au+i, uma das obras mais conhecidas da arte +aponesa.

Arte a partir de 13<;


Dos anos que se seguiram a 13<;, ap8s a subida ao trono do imperador Eei+i TenQ, o Napo voltou a ser invadido por novas ormas culturais procedentes do e,terior. A primeira reao dos +aponeses $ situao oi de sincera aceitao e, em 13;<, inaugurou*se a =scola de Artes Tecnol8gicas, com pro essores italianos que ensinavam as tcnicas ocidentais. .esses dois p8los da teoria artstica surgiram os estilos "o*ga &pintura ao estilo ocidental' e nihonga &pintura +aponesa', que seguem em vigor at ho+e.

También podría gustarte