Está en la página 1de 28

CONCURSO PBLICO

ACADEMIA DE POLCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS C A D E R N O


CARGO

D E

P R O V A S

G A B A R I T O

ANALISTA DA POLCIA CIVIL

CADERNO

ESPECIALIDADE/REA DO CONHECIMENTO:
TECNOLOGIA DA INFORMAO LNGUA PORTUGUESA DIREITOS HUMANOS NOES DE INFORMTICA CONHECIMENTOS ESPECFICOS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO:

27
PROVAS:

1. Este caderno de provas contm um total de 60 (sessenta) questes objetivas, sendo 10 de Lngua

Portuguesa, 10 de Direitos Humanos, 10 de Noes de Informtica e 10 de Conhecimentos Especficos. Confira-o. 2. Assinale na sua Folha de Respostas o tipo de sua prova: Gabarito A ou Gabarito B. 3. Esta prova ter, no mximo, 4 (quatro) horas de durao, includo o tempo destinado transcrio de suas respostas no gabarito oficial. 4. Respondidas as questes, voc dever passar o gabarito para a sua folha de respostas, usando caneta esferogrfica azul ou preta. 5. Em nenhuma hiptese haver substituio da Folha de Respostas por erro do candidato. 6. Este caderno dever ser devolvido ao fiscal, juntamente, com sua folha de respostas, devidamente preenchidos e assinados. 7. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. 8. Voc pode transcrever suas respostas na ltima folha deste caderno e a mesma poder ser destacada. 9. O gabarito oficial da prova objetiva ser divulgado no endereo eletrnico www.fumarc.org.br, dois dias depois da realizao da prova. 10. A comisso organizadora da FUMARC Concursos lhe deseja uma boa prova.

Prezado(a) candidato(a): Coloque seu nmero de inscrio e nome no quadro abaixo: N de Inscrio Nome

ASSINALE A RESPOSTA CORRETA.

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

INSTRUO: Leia com ateno o Texto 1 para responder s questes 01 a 05:

TEXTO 1: Manual de Policiamento Comunitrio Apresentao: Nancy Cardia

O policiamento comunitrio, hoje em dia, encontra-se amplamente disseminado nos pases economicamente mais desenvolvidos. Sem dvida isso uma conquista desses pases, pois essa a forma de policiamento que mais se aproxima das aspiraes da populao: ter uma polcia que trabalhe prxima da comunidade e na qual ela possa crer e confiar. Acreditar e confiar na polcia so considerados elementos essenciais para que a polcia possa ter legitimidade para aplicar as leis, isto , para a polcia ser percebida pela populao como tendo um direito legtimo de restringir comportamentos, retirar a liberdade de cidados e, em casos extremos, at mesmo a vida. Ter legitimidade para aplicar as leis significa poder contar com o apoio e a colaborao da populao para exercer seu papel. Isso difere da falta de reao da populao s aes da polcia, quer por apatia ou por medo, ou ainda, da reao daqueles que delnquem. Em qualquer um desses casos a reao da populao j sugere que h um dficit de confiana na polcia. Nos pases economicamente mais desenvolvidos, a adoo do policiamento comunitrio decorreu da constatao de que os modelos de policiamento em vigncia no eram mais eficazes diante dos novos padres de violncia urbana que emergiram no fim dos anos 1960 e meados dos anos 1970. Ao longo desse perodo, cresceram, em muitos desses pases, tanto diferentes formas de violncia criminal como tambm manifestaes coletivas (pacficas ou no) por melhor acesso a direitos. O desempenho das polcias em coibir a violncia criminal ou ao conter (ou reprimir) as manifestaes coletivas adquiriu grande visibilidade e salincia, resultando em muitas crticas. Em decorrncia disso, houve, em vrios pases, forte deteriorao da imagem das foras policiais junto populao. Uma pior imagem tem impacto na credibilidade da populao na polcia. A falta ou baixa credibilidade afeta o desempenho da polcia no esclarecimento de delitos e, at mesmo, no registro de ocorrncias. De maneira geral, quando no h confiana, a populao hesita em relatar polcia que foi vtima de violncia ou, at mesmo, de fornecer informaes que poderiam auxiliar a polcia a esclarecer muitos delitos. O policiamento comunitrio foi adotado nesses pases como uma forma de melhorar o relacionamento entre a polcia e a sociedade. Para isso, procurou reconstruir a credibilidade e a confiana do pblico na polcia e, desse modo, melhorar o desempenho dela na conteno da violncia urbana. A adoo desse tipo de policiamento no s exige empenho das autoridades e da comunidade, mas, sobretudo, mudana na cultura policial: requer retreinamento dos envolvidos, alterao na estrutu-

ra de poder de tomada de deciso com maior autonomia para os policiais que esto nas ruas; alterao nas rotinas de administrao de recursos humanos, com a fixao de policiais a territrios; mudanas nas prticas de controle interno e externo e de desempenho, entre outros. Essas mudanas, por sua vez, exigem tambm que a deciso de implementar o policiamento comunitrio seja uma poltica de governo, entendendo-se que tal deciso ir atravessar diferentes administraes: o policiamento comunitrio leva anos para ser totalmente integrado pelas foras policiais. No Brasil, ocorreram, ao longo dos ltimos 18 anos, vrias tentativas de implementar o policiamento comunitrio. Quase todas as experincias foram, nos diferentes Estados, lideradas pela Polcia Militar: a) em 1991, a Polcia Militar de So Paulo promoveu um Seminrio Internacional sobre o Policiamento Comunitrio, abordando os obstculos para esse tipo de policiamento; b) em 1997, ainda em So Paulo, projetos piloto foram implantados em algumas reas da capital; c) nessa mesma poca, no Esprito Santo e em algumas cidades do interior do Estado, tambm houve experimentos com policiamento comunitrio; o mesmo se deu na cidade do Rio de Janeiro, nos morros do Pavo e Pavozinho, com a experincia do GEPAE. Apesar de no ter havido uma avaliao dessas experincias, os relatos dos envolvidos, tanto de policiais como da populao, revelam satisfao com o processo e com os resultados e insatisfao com o trmino das mesmas. Ao longo desses ltimos anos, a violncia urbana continuou a crescer e passou a atingir cidades que antes pareciam menos vulnerveis - aquelas de mdio e pequeno porte. Nesse perodo, a populao continuou a cobrar das autoridades uma melhora na eficincia das polcias. Essa melhora no depende s das autoridades, depende tambm da crena que a populao tem na polcia: crena que as pessoas podem ajudar a polcia com informaes e que essas sero usadas para identificar e punir responsveis por delitos e no para colocar em risco a vida daqueles que tentaram ajudar a polcia a cumprir seu papel. Sem a colaborao do pblico, a polcia no pode melhorar seu desempenho e essa colaborao exige confiana. A experincia tem demonstrado que o policiamento comunitrio um caminho seguro para se reconstruir a confiana e credibilidade do pblico na polcia. [...]
Fonte: Manual de Policiamento Comunitrio: Polcia e Comunidade na Construo da Segurana [recurso eletrnico] / Ncleo de Estudos da Violncia da Universidade de So Paulo (NEV/USP), 2009. p. 10.

QUESTO 01 CORRETO afirmar sobre o texto 1: (A) O policiamento comunitrio visa melhorar a aplicao da lei nas comunidades atendidas. (B) A violncia diminuiu nos grandes centros urbanos e aumentou nas cidades de mdio e pequeno porte. (C) necessria uma mudana de paradigma das autoridades policiais, para que ocorra uma rpida integrao com a administrao pblica. (D) Entre as consequncias da falta de credibilidade na polcia por parte da comunidade, est o medo de fornecer informaes e de registrar crimes sofridos. QUESTO 02 De acordo com o texto 1, a adoo de modelos de policiamento comunitrio foi decorrente, EXCETO (A) (B) (C) (D) das fortes crticas atuao policial. do surgimento de novos padres de violncia. da falta de reao da populao s aes da polcia. da necessidade de resgatar a confiana da comunidade na polcia.

QUESTO 03 Espera-se como consequncias diretas do policiamento comunitrio, EXCETO: (A) (B) (C) (D) Parceria no levantamento de informaes. Aproximao da polcia com a comunidade. Legitimao das aes policiais de represso. Maior autonomia no poder de deciso do policial.

5 QUESTO 04 O tipo textual predominante DISSERTATIVO. Marque a alternativa que NO justifica essa afirmativa. (A) (B) (C) (D) Observa-se progresso de fatos e sequncia narrativa. Parte da argumentao estrutura-se na relao causa e consequncia. H afirmaes consistentes, sustentadas pelos exemplos apresentados. Indicaes de fatos passados esto relacionadas como elementos comparativos.

QUESTO 05 Leia o trecho a seguir, observando o emprego dos sinais de pontuao. No Brasil, ocorreram, ao longo dos ltimos 18 anos, vrias tentativas de implementar o policiamento comunitrio. Quase todas as experincias foram, nos diferentes Estados, lideradas pela Polcia Militar: a) em 1991, a Polcia Militar de So Paulo promoveu um Seminrio Internacional sobre o Policiamento Comunitrio, abordando os obstculos para esse tipo de policiamento; b) em 1997, ainda em So Paulo, projetos piloto foram implantados em algumas reas da capital; c) nessa mesma poca, no Esprito Santo e em algumas cidades do interior do Estado, tambm houve experimentos com policiamento comunitrio; o mesmo se deu na cidade do Rio de Janeiro, nos morros do Pavo e Pavozinho, com a experincia do GEPAE. Quanto pontuao do trecho, NO correto afirmar: (A) (B) (C) (D) Houve apenas uma ocorrncia de vrgula para separar orao reduzida de infinitivo. Em todos os perodos, houve o emprego de vrgulas para separar adjuntos adverbiais. O ponto e vrgula foi empregado para separar oraes de carter sequencial e enumerativo. O termo deslocado nos diferentes Estados est entre vrgulas, para permitir a retomada da locuo verbal.

QUESTO 06 Uma companhia area lanou o seguinte slogan: s vezes, um pouquinho a mais faz muita diferena. (Veja, set. 2012). A figura de linguagem presente nesse slogan (A) (B) (C) (D) Eufemismo. Anttese. Ironia. Hiprbole.

QUESTO 07 Sobre ofcios e memorandos, NO correto afirmar: (A) (B) (C) (D) Ambos tm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais por rgos da administrao pblica. Destinatrio, assunto, local e data so itens comuns a ofcios e memorandos. O memorando uma correspondncia de carter eminentemente externo. O ofcio pode ser redigido pelo servio pblico para particulares.

QUESTO 08 A frase em que a regncia fere o padro culto da lngua : (A) (B) (C) (D) Assisti ao espetculo do grupo de dana. Os trabalhadores rurais moram longe da refinaria. Este programa no compatvel com esse computador. Os motoboys so responsveis pelas entregas a domiclio.

6 QUESTO 09 Quanto concordncia com o pronome de tratamento, a estrutura CORRETA : (A) (B) (C) (D) Informo a V. Sa. que vosso prazo est expirado. Requeiro a V. Exa. o seu parecer consubstanciado. Solicito a V. Exa. que manifesteis sobre a sentena. Encaminho o ofcio a V. Sa. e aguardo vossas sugestes.

QUESTO 10 Quanto semntica da frase, h inadequao em (A) (B) (C) (D) O juiz j expediu o mandado desde ontem. O policial lembrou a inflao cometida pelo acusado. A docente agia com discrio a fim de proteger o discente. A retificao do endereo no foi suficiente para reverter a situao.

PROVA DE DIREITOS HUMANOS


QUESTO 11 A Constituio Federal de 1988 inova ao realar uma orientao internacionalista no campo dos princpios que regem o Brasil em suas relaes internacionais. Tal orientao est contida nos seguintes princpios, EXCETO: (A) (B) (C) (D) No interveno. Autodeterminao dos povos. Prevalncia dos direitos humanos. Repdio ao terrorismo e ao racismo.

QUESTO 12 A Constituio Federal de 1988 institui o princpio da aplicabilidade imediata das normas que traduzem direitos e garantias fundamentais. Tal princpio intenta, EXCETO: (A) assegurar a fora dirigente e vinculante dos direitos e garantias de cunho fundamental. (B) ressaltar apenas que os direitos e garantias se aplicam independentemente da interveno legislativa. (C) tornar os referidos direitos e garantias prerrogativas diretamente aplicveis pelos poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. (D) sublinhar que os direitos e garantias valem diretamente contra a lei, quando esta estabelece restries em desconformidade com a Constituio.

QUESTO 13 Considerando o art. 5 da Constituio Federal de 1988, NO correto o que se afirma em: (A) A instituio do jri reconhecida, com a organizao que lhe der a lei. (B) No haver pena de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX. (C) Nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado a qualquer tempo, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. (D) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial.

QUESTO 14 Sobre a nacionalidade, dispe o 3 do art. 12 da Constituio Federal de 1988 que so privativos de brasileiro nato os seguintes cargos, EXCETO de (A) (B) (C) (D) Presidente e Vice-Presidente da Repblica. Presidente da Cmara dos Deputados. Ministro da Justia. Ministro do Supremo Tribunal Federal.

QUESTO 15 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamento a (A) (B) (C) (D) soberania. no interveno. independncia nacional. igualdade entre os Estados.

8 QUESTO 16 crime imprescritvel nos termos da Constituio Federal de 1988 (A) (B) (C) (D) o terrorismo. a prtica da tortura. a prtica do racismo. o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins.

QUESTO 17 Sobre a nacionalidade, nos termos do art. 12 da Constituio Federal de 1988, correto afirmar, EXCETO: (A) So brasileiros natos os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes estejam a servio de seu pas. (B) So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. (C) So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil. (D) So brasileiros naturalizados os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral. QUESTO 18 Muitos dos princpios nos quais o Direito Internacional dos Direitos Humanos est baseado relacionam-se necessidade de assegurar que no apenas as violaes cessem, mas que a justia seja feita em relao a ambos, vtimas e perpetradores. Estes princpios NO incluem o direito (A) (B) (C) (D) a uma indenizao apropriada. responsabilizao e punio dos autores. a medidas que facilitem a reabilitao da vtima. de escolha sobre a penalidade, se privativa de liberdade ou pecuniria.

QUESTO 19 Segundo as disposies da Constituio Federal de 1988, condio de elegibilidade, na forma da lei, a idade mnima de (A) (B) (C) (D) Dezoito anos para vereador. Vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz. Trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da Repblica. Trinta anos para Senador, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal.

QUESTO 20 Conceder-se- habeas data nos termos do inciso LXXII do art. 5 da Constituio Federal (A) para assegurar o conhecimento de informaes relativas famlia do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades exclusivamente governamentais. (B) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. (C) sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. (D) para anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia.

PROVA DE NOES DE INFORMTICA


QUESTO 21 A janela Marcadores e numerao do Microsoft Word, verso portugus do Office 2003, acionada a partir do menu: (A) (B) (C) (D) Exibir. Inserir. Formatar. Ferramentas.

QUESTO 22 So opes de formatao disponveis na janela Colunas, acionada pelo menu Formatar Colunas... no Microsoft Word, verso portugus do Office 2003, EXCETO: (A) (B) (C) (D) Nmero de colunas. Linha entre colunas. Bordas e sombreamento. Colunas de mesma largura.

QUESTO 23 Em relao s opes do item de menu Dados Importar dados externos do Microsoft Excel, verso portugus do Office 2003, correlacione as colunas a seguir, numerando os parnteses: cone I. II. III. IV. ( ( ( ( ) Importar dados... ) Nova consulta Web... ) Nova consulta a banco de dados... ) Propriedades do intervalo de dados... Opo

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) II, III, I, IV. II, III, IV, I. III, II, I, IV. IV, III, II, I.

10 QUESTO 24 Considere o grfico a seguir do Microsoft Excel, verso portugus do Office 2003.

Populao por UF
45.000.000 40.000.000 35.000.000 30.000.000 25.000.000 20.000.000 15.000.000 10.000.000 5.000.000 0 So Paulo Minas Gerais UF Rio de Janeiro Bahia

Populao

Sobre o grfico, analise as seguintes afirmativas. I. II. III. Populao uma Srie do grfico. O grfico do tipo Barras. Os nomes das unidades federativas so rtulos do eixo X.

Esto CORRETAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

QUESTO 25 Sobre os tipos de diagramas disponveis atravs da opo de menu Inserir Diagrama... do Microsoft PowerPoint, verso portugus do Office 2003, analise as seguintes afirmativas.

I. II. III.

O cone O cone O cone

representa um Diagrama de ciclo. representa um Diagrama de Venn. representa um Diagrama radial.

Esto CORRETAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) I, II e III. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas.

11 QUESTO 26 Em relao estrutura bsica dos diretrios do sistema operacional Linux, correlacione as colunas a seguir, numerando os parnteses: Diretrio I. /boot II. /dev III. /lib IV. /home ( ( ( ( Finalidade ) Contm arquivos para acessar perifricos. ) Contm os diretrios dos usurios. ) Contm arquivos necessrios para a inicializao do sistema. ) Contm bibliotecas compartilhadas por programas.

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) I, III, II, IV. II, III, I, IV. II, IV, I, III. III, IV, I, II.

QUESTO 27 Aplicaes que capturam pacotes da rede e analisam suas caractersticas, tambm conhecidas como farejad ores de pacotes, so (A) (B) (C) (D) Banners. Worms. Spiders. Sniffers.

QUESTO 28 Sobre os sistemas de criptografia, analise as seguintes afirmativas: I. II. III. Nos sistemas de criptografia baseados em chave secreta, todas as partes envolvidas devem possuir a chave para codificar e decodificar mensagens. PGP ou Pretty Good Privacy um software de criptografia multiplataforma de alta segurana utilizado para troca de mensagens eletrnicas. Nos sistemas de criptografia baseados em chave pblica, a chave privada deve ser conhecida por todas as partes envolvidas para codificar ou decodificar mensagens.

Esto CORRETAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

12 QUESTO 29 Em relao aos botes de comando do Internet Explorer 7, verso portugus, correlacione as colunas a seguir, numerando os parnteses: cone I. II. III. IV. ( ( ( ( ) Pgina inicial ) Adicionar a favoritos ) Atualizar ) Configuraes Opo

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) (B) (C) (D) II, I, IV, III. III, I, II, IV. IV, II, I, III. IV, I, II, III.

QUESTO 30 Todas as afirmativas sobre os componentes fundamentais de um computador esto corretas, EXCETO: (A) Memria Principal o componente interno UCP, responsvel pelo armazenamento de dados. (B) Barramento o caminho fsico pelo qual os dados so transferidos entre os componentes do sistema de computao. (C) Unidade Central de Processamento (UCP) o componente responsvel pela manipulao direta ou indireta dos dados. (D) Unidade Lgica e Aritmtica (ULA) o componente da UCP responsvel por realizar as operaes aritmticas ou lgicas.

13

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS


INSTRUO: Considere o diagrama do Modelo de Entidade e Relacionamento Estendido (ER-E) a seguir para responder s questes de 31 a 36.

QUESTO 31 Em relao aos tipos de atributos do modelo ER-E, conforme definido por Elmasri & Navathe (2005), avalie os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva verdadeira e, com (F), a assertiva falsa. ( ( ( ( ) ) ) ) O atributo Nome do tipo de entidade EDITORA um atributo chave. O atributo Telefones do tipo de entidade AUTOR um atributo complexo. O atributo Endereo do tipo de entidade EDITORA um atributo derivado. O atributo Nmero do tipo de entidade AUTOR um atributo composto.

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) V, V, V, F. V, F, V, V. V, F, F, F. F, F, V, V.

QUESTO 32 Em relao ao modelo ER-E, conforme definido por Elmasri & Navathe (2005), analise as seguintes afirmativas. I. O tipo de relacionamento autoria tem razo de cardinalidade N:N. II. O atributo Ordem do tipo de relacionamento autoria refere -se apenas a uma entidade isolada de AUTOR. III. O tipo de relacionamento autoria possui grau dois. Esto CORRETAS as afirmativas (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

14 QUESTO 33 No modelo ER-E, conforme definido por Elmasri & Navathe (2005), a especializao definida pelos tipos de entidade PUBLICACAO, LIVRO e ARTIGO possui a restrio (A) (B) (C) (D) Disjuno, total. Disjuno, parcial. Sobreposio, total. Sobreposio, parcial.

QUESTO 34 Em relao aos tipos de atributos do modelo ER-E, conforme definido por Elmasri & Navathe (2005), avalie os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva verdadeira e, com (F), a assertiva falsa. ( ( ( ( ) ) ) ) Duas entidades distintas do tipo de entidade PUBLICACAO podem ter o mesmo Titulo , se o valor do atributo Data for diferente. Uma entidade de PUBLICACAO existe apenas se participar de pelo menos uma instncia de relacionamento possui. Uma entidade da subclasse LIVRO possui o atributo local ISBN e herda os atributos Titulo e Data da superclasse PUBLICACAO. Uma entidade da subclasse ARTIGO pode participar ao todo dos relacionamentos publica, autoria e possui, j que representa uma mesma entidade da superclasse PUBLICACAO.

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) V, F, F, V. F, V, V, F. F, F, V, F. F, V, V, V.

QUESTO 35 De acordo com as etapas do mapeamento de um modelo ER Estendido para o modelo relacional, conforme definido por Elmasri & Navathe (2005), analise as seguintes afirmativas. O atributo E-mail pode ser a chave primria da relao criada a pa rtir do mapeamento do tipo de entidade AUTOR. II. Na relao criada a partir do tipo de entidade PUBLICACAO, dever ser includa como chave estrangeira a chave primria da relao criada a partir do tipo de entidade ASSUNTO. III. Na relao criada a partir do tipo de entidade EDITORA, devero ser includos os atributos Nome, End ereo, Logradouro e CEP. I. Esto CORRETAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

15 QUESTO 36 De acordo com as etapas do mapeamento de um modelo ER Estendido para o modelo relacional, conforme definido por Elmasri & Navathe (2005), analise as seguintes afirmativas. Para o atributo Telefones do tipo de entidade AUTOR dever ser criada uma nova relao que ir incluir como chave estrangeira a chave primria da relao correspondente a AUTOR. II. Para o tipo de relacionamento autoria dever ser criada uma nova relao, contendo o atributo Ordem mais as chaves primrias das relaes correspondentes a AUTOR e PUBLICACAO, que sero includas como chaves estrangeiras. III. Alternativamente, possvel mapear o tipo de relacionamento publica, criando -se uma nova relao, na qual as chaves primrias das relaes correspondentes a ARTIGO e JORNAL sero includas como chaves estrangeiras. A chave primria desta nova relao dever ser a chave primria da relao correspondente a ARTIGO. I. Esto CORRETAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

QUESTO 37 Componente de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) que armazena a definio ou a descrio completa da estrutura e restries de um banco de dados denominado (A) (B) (C) (D) Catlogo Esquema Metadado Repositrio

QUESTO 38 Considere a relao CARRO a seguir, cujo esquema contm os atributos PLACA, UF, CHASSI e ANO: CARRO PLACA ABC-1234 ABC-1111 XYZ-0000 XYZ-9999 ABC-1111 UF MG MG SP RJ SP CHASSI BD1294 BD9343 AB9845 XY9394 CX9038 ANO 2009 2012 2012 2010 2012

De acordo com o estado da relao CARRO e as restries de chave do modelo relacional, a alternativa que contm somente subconjuntos de atributos que so possveis chaves da relao CARRO (A) (B) (C) (D) {CHASSI} {PLACA}, {CHASSI}. {PLACA, UF}, {CHASSI}. {CHASSI}, {PLACA, UF, ANO}.

16 QUESTO 39 Considere a relao ALOCACAO_FUNC_PROJETO a seguir e as dependncias funcionais DF1 e DF2:

A respeito dos fundamentos de dependncias funcionais e normalizao de banco de dados, correto afirmar, EXCETO: (A) (B) (C) (D) {Funcionario, Cod_Projeto} Num_Horas A relao ALOCACAO_FUNC_PROJETO satisfaz a 2FN. A relao ALOCACAO_FUNC_PROJETO no satisfaz a 3FN Nome_do_Projeto funcionalmente dependente de Cod_Projeto.

INSTRUO: De acordo com o script abaixo, em linguagem SQL, para criao das tabelas SETOR, FUNCIONARIO, RELOGIO e MARCACAO_PONTO, assim como o estado das respectivas tabelas, responda s questes de 40 a 45.
CREATE TABLE SETOR ( codigo int nome varchar(100) PRIMARY KEY (codigo), UNIQUE (nome) );

NOT NULL, NOT NULL,

CREATE TABLE FUNCIONARIO ( matricula int NOT NULL, nome varchar(100) NOT NULL, salario numeric(7,2) NOT NULL, setor int NULL, PRIMARY KEY (matricula), FOREIGN KEY (setor) REFERENCES SETOR (codigo) ); CREATE TABLE RELOGIO ( relogio int local_relogio varchar(100) PRIMARY KEY (relogio), UNIQUE (local_relogio) );

NOT NULL, NOT NULL,

CREATE TABLE MARCACAO_PONTO ( matricula int NOT NULL, data char(10) NOT NULL, hora char(8) NOT NULL, relogio int NOT NULL, PRIMARY KEY (matricula, data, hora), FOREIGN KEY (matricula) REFERENCES FUNCIONARIO (matricula), FOREIGN KEY (relogio) REFERENCES RELOGIO (relogio) );

17

QUESTO 40 Em relao ao comando INSERT para incluso de linhas nas tabelas SETOR, FUNCIONARIO e RELOGIO, avalie os itens a seguir, marcando com (V) o comando que ser executado com sucesso, incluindo a linha na tabela e, com (F), o comando que no ser executado, pois ir violar alguma restrio relacional. ( ( ( ( ) ) ) ) INSERT INTO FUNCIONARIO VALUES (5,'Isabel',800.00,1); INSERT INTO FUNCIONARIO VALUES (10,'Luciana',1800.00,6); INSERT INTO SETOR VALUES (6,'RH'); INSERT INTO RELOGIO VALUES (4,NULL);

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) V, F, F, F. F, V, F, F. V, F, F, V. F, F, F, F.

QUESTO 41 A sentena SQL que melhor responde consulta Excluir os funcionrios que trabalham no setor de nome RH (A) DELETE FROM SETOR WHERE nome = 'RH' (B) DELETE FROM FUNCIONARIO WHERE setor IN ( SELECT codigo FROM SETOR WHERE nome = 'RH') (C) DELETE FROM FUNCIONARIO WHERE nome = 'RH' (D) DELETE FROM FUNCIONARIO WHERE setor IN ( SELECT nome FROM SETOR WHERE nome = 'RH')

18 QUESTO 42 A sentena SQL que melhor responde consulta Listar o nome e a mdia dos salrios de cada setor (A) SELECT s.nome, AVG(f.salario) as media FROM FUNCIONARIO AS f INNER JOIN SETOR AS s GROUP BY s.nome (B) SELECT s.nome, AVG(f.salario) as media FROM FUNCIONARIO AS f INNER JOIN SETOR AS s ON f.matricula = s.codigo GROUP BY s.nome (C) SELECT s.nome, AVG(f.salario) as media FROM FUNCIONARIO AS f INNER JOIN SETOR AS s ON f.setor = s.codigo GROUP BY s.nome (D) SELECT s.nome, AVG(f.salario) as media FROM FUNCIONARIO AS f, SETOR AS s WHERE f.codigo = s.codigo

QUESTO 43 A sentena SQL que melhor responde consulta Listar o nome dos setores que no possuem funcionrios (A) SELECT s.nome FROM SETOR AS s LEFT JOIN FUNCIONARIO AS f ON s.codigo = f.setor WHERE f.setor IS NULL (B) SELECT s.nome FROM SETOR AS s WHERE s.codigo IN ( SELECT setor FROM FUNCIONARIO WHERE setor IS NOT NULL) (C) SELECT s.nome FROM SETOR AS s WHERE s.codigo NOT EXISTS ( SELECT setor FROM FUNCIONARIO WHERE setor IS NOT NULL) (D) SELECT s.nome FROM SETOR AS s WHERE s.codigo NOT IN ( SELECT codigo FROM FUNCIONARIO)

19 QUESTO 44 A sentena SQL que melhor responde consulta Listar o nome do funcionrio, a data e o total de marcaes de ponto realizadas pelo funcionrio em cada data (A) SELECT f.nome, mp.data, COUNT(*) FROM FUNCIONARIO AS f INNER JOIN MARCACAO_PONTO AS mp ON f.matricula = mp.matricula GROUP BY f.nome (B) SELECT f.nome, mp.data, COUNT(*) FROM FUNCIONARIO AS f INNER JOIN MARCACAO_PONTO AS mp ON f.matricula = mp.matricula GROUP BY f.nome, mp.data (C) SELECT f.nome, mp.data, SUM(*) FROM FUNCIONARIO AS f INNER JOIN MARCACAO_PONTO AS mp ON f.matricula = mp.matricula GROUP BY f.nome, mp.data (D) SELECT f.nome, mp.relogio, COUNT(*) FROM FUNCIONARIO AS f INNER JOIN MARCACAO_PONTO AS mp ON f.matricula = mp.matricula GROUP BY f.nome, mp.relogio

QUESTO 45 A sentena SQL que melhor responde consulta Listar o local do relgio e a data da marcao mais antiga de cada relgio (A) SELECT r.local_relogio, MIN(mp.data) FROM RELOGIO AS r GROUP BY r.local_relogio (B) SELECT r.local_relogio, MIN(mp.data) FROM RELOGIO AS r INNER JOIN MARCACAO_PONTO MP ON r.relogio = mp.relogio (C) SELECT r.local_relogio, mp.data FROM RELOGIO AS r INNER JOIN MARCACAO_PONTO MP ON r.relogio = mp.relogio WHERE mp.data < r.relogio (D) SELECT r.local_relogio, MIN(mp.data) FROM RELOGIO AS r INNER JOIN MARCACAO_PONTO MP ON r.relogio = mp.relogio GROUP BY r.local_relogio

20 QUESTO 46 Sobre conceitos e definies de dados e informaes no contexto de Sistemas de Informao, analise as seguintes afirmativas: I. II. III. Dados se referem a uma descrio elementar de coisas, eventos, atividades e transaes que so registrados, classificados e armazenados, mas no so organizados para transmitir significados especficos. Informao se refere a dados que foram organizados para terem significado e valor para o receptor, que interpreta o significado e elabora concluses sobre a informao. Conhecimento consiste em informaes organizadas para transmitir experincia, aprendizagem e prtica aplicadas a um problema ou atividade empresarial.

Esto CORRETAS as afirmativas (A) (B) (C) (D) I, II e III. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas.

QUESTO 47 De acordo com cada tipo de comrcio eletrnico, correlacione as colunas a seguir, numerando os parnteses: Tipo B2B B2C Descrio ( ( ( ( ) Uma organizao fornece servios aos seus empregados. ) Vendedores e compradores so pessoas. ) Vendedores e compradores so organizaes. ) Vendedores so organizaes e compradores so pessoas.

I. II.

III. C2C IV. B2E

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) II, III, I, IV. III, II, I, IV. IV, III, I, II. IV, III, II, I.

QUESTO 48 No Nvel 4 do CMMI, medidas detalhadas da qualidade do processo e do produto de software so coletadas para serem utilizadas no gerenciamento do processo de software. Esse nvel tambm conhecido como: (A) (B) (C) (D) Definido Realizado Otimizado Quantitativamente gerenciado

QUESTO 49 So caractersticas principais do Processo Unificado, EXCETO: (A) (B) (C) (D) dirigido por Casos de Uso. iterativo e incremental. baseado em componentes reutilizveis. centrado da arquitetura.

21 QUESTO 50 Sobre os tipos de relacionamento entre Casos de Uso, analise as seguintes afirmativas: I. II. III. Um relacionamento de incluso (include) significa que o caso de uso base incorpora, explicitamente, o comportamento de outro caso de uso em uma localizao especificada na base. Um relacionamento estendido (extend) significa que o caso de uso base inicia, obrigatoriamente, a execuo de outro caso de uso em uma localizao especificada na base. Um relacionamento de generalizao entre casos de uso significa que o caso de uso filho herda o comportamento do caso de uso pai.

Esto CORRETAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

QUESTO 51 So Diagramas Comportamentais da UML, EXCETO: (A) (B) (C) (D) Diagrama de Classes. Diagrama de Atividades. Diagrama de Sequncia. Diagrama de Caso de Uso.

QUESTO 52 Em relao s notaes dos relacionamentos da UML, correlacione as colunas, numerando os parnteses: Notao I. II. III. IV. V. ( ( ( ( ( ) Dependncia ) Realizao ) Generalizao ) Composio ) Agregao Relacionamento

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) I, V, IV, II, III. II, V, IV, III, I. II, IV, V, I, III. V, II, IV, III, I.

22 QUESTO 53 Analise as seguintes afirmativas sobre o Diagrama de Sequncias da UML. I. II. III. um diagrama que d nfase ordenao temporal das mensagens. Os objetos que participam da interao so colocados no nvel superior do diagrama, ao longo do eixo X. Para indicar a ordem temporal das mensagens, utilizado um nmero como prefixo da mensagem, que aumenta unitariamente para cada nova mensagem.

Esto CORRETAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

QUESTO 54 Em relao s camadas de rede e seus respectivos protocolos, correlacione as colunas, numerando os parnteses: Camada I. Aplicao II. Transporte III. Rede Protocolo ( ( ( ( ( ) FTP ) SMTP ) TCP ) IP ) UDP

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) III, II, I, I, II. II, I, II, III, II. I, I, II, III, II. I, II, III, III, II.

QUESTO 55 Rede geograficamente distribuda que abrange uma grande rea geogrfica, como um pas ou continente, denominada (A) (B) (C) (D) MAN WAN LAN PAN

QUESTO 56 Equipamento utilizado na camada de Enlace para conectar mais de duas redes locais, que transmite dados diretamente para a porta na qual est conectado o computador de destino, denominado (A) (B) (C) (D) Hub Ponte Switch Roteador

23 QUESTO 57 O tipo de ataque em rede que tenta autenticar uma mquina desconhecida como se fosse uma mquina confivel por meio da manipulao do cabealho IP, que substitui o endereo de origem por outro endereo conhecido pelo destinatrio, denominado (A) (B) (C) (D) Sniffer Scanner Handoff Spoofing

QUESTO 58 O tipo de ataque na Internet que tenta desativar os servidores de uma organizao por meio de um grande conjunto de mquinas distribudas que enviam dados ou fazem requisies simultneas aos servidores da organizao de forma excessiva denominado (A) (B) (C) (D) DDoS Phishing Pharming DNS Poisoning

QUESTO 59 De acordo com padres de redes definidos pelo Grupo 802 do IEEE, correlacione as colunas, numerando os parnteses: Padro I. 802.3 II. 802.11 III. 802.15 IV. 802.16 Rede ( ( ( ( ) Redes pessoais (Bluetooth). ) Ethernet. ) Redes locais sem fio. ) Rdio de banda larga.

A sequncia CORRETA, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) I, III, IV, II. III, II, I, IV. III, I, II, IV. IV, I, II, III.

QUESTO 60 Sobre os mecanismos de busca na Internet, analise as seguintes afirmativas: I. II. III. SEO (Search Engine Optimization) uma atividade que realiza otimizao de pginas Web e sites para serem melhor ranqueadas pelas ferramentas de busca. Softbots so robs de software que podem ser utilizados pelos mecanismos de busca no processo de indexao de pginas Web. Google, Yahoo e Bing so exemplos de ferramentas de busca na Internet.

Esto CORRETAS as afirmativas: (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

24

25

26

27

CONCURSO PBLICO

ACADEMIA DE POLCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL 03/2013

PARA VOC DESTACAR E CONFERIR O SEU GABARITO.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

24 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48

49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

28

También podría gustarte