Está en la página 1de 14

Convergncia de Linguagens, Artes Visuais: Cinema, Vdeo, Teatro e Internet.

Convergence of Languages, Visual Arts: Film, Video, Theatre and the Internet.
Daniela Santos de Farias Mestranda em artes pela Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho UNESP Instituto de Artes - email:danielafarias2009@gmail.com RESUMO: No contexto contemporneo percebemos que as artes visuais passam por um hibridismo de diferentes linguagens, onde h uma complexidade em sua composio, organizao e realizao. Este artigo tem o intuito de apresentar as novas manifestaes de artes visuais criadas a partir da convergncia de linguagem do cinema, do vdeo, do teatro e da internet. Estas manifestaes criativas esto se comunicando atravs de tecnologias miditicas, como, por exemplo, sites prprios, ou sites de distribuio e compartilhamento como o YouTube, ou simplesmente utilizando a internet banda-larga para efetivar esta hibridizao criativa de um pas para o outro, ou de uma esquina para a outra. Para que se tenha uma noo destas manifestaes multimiditicas da arte visual, sero apresentados trabalhos de artistas independentes, artistas que trabalham com a linguagem cinematogrfica e finalmente artistas que utilizam a linguagem teatral. Como, por exemplo, Alexandre Carvalho e seu filme Fluidos, a Cia PHILA 7 com os seus projetos que agregam mltiplas linguagens e a Cia Teatro Para Algum, que produz contedo em seu site prprio utilizando a linguagem do cinema, vdeo e teatro atravs da internet para um pblico diferenciado. Embora sejam utilizadas companhias teatrais este artigo se fixar nas obras e projetos realizados com o intuito de divulgar uma nova linguagem atravs da convergncia da arte e da tecnologia. Palavras-chave: Convergncia, cinema, vdeo, teatro, internet. ABSTRACT: In the contemporary context we find that the visual arts go through a hybridization of different languages, where there is complexity in their composition, organization and implementation. This article aims to present the new expressions of visual art created from the convergence of the language of cinema, video, theater and the internet. These creative expressions are communicating through media technologies, for example, own sites, or distributing and sharing sites like YouTube, or simply using the broadband Internet to effect this creative hybridization from one country to another, or from one corner to another. To get a sense of these expressions multimiditicas of visual art works will be presented by independent artists, artists working with language film and finally artists who use the language of theater. How, for example, Alexandre Carvalho and his film Fluids, Cia PHILA 7 with their projects that add multiple languages and Cia Teatro To Someone, which produces its own website content using the language of film, video and theater over the internet for a different audience. Although theater companies used this article dwells on the works and projects undertaken with the aim of promoting a new language through the convergence of art and technology. Keywords: Convergence, film, video, theater, internet.

Introduo Hoje cada vez mais percebemos que as artes visuais antigas e contemporneas esto em rota de coliso, atravs de artistas que constroem suas obras a partir da convergncia das linguagens. Este movimento convergente tem criado uma nova esttica com o uso da internet e de antenas de transmisso. Por exemplo, diretores teatrais e diretores cinematogrficos realizaram nos ltimos cinco anos no Brasil projetos artsticos que quebraram com o paradigma das artes visuais, e conseqentemente as inovaes e avanos da convergncia de linguagens possibilitaram o surgimento de uma nova arte visual remixada entre o cinema, o vdeo, o teatro, as artes plsticas e a internet. Ao investigar a atual manifestao de hibridismo entre as mltiplas linguagens visuais, mais especificamente a quebra de fronteiras entre o cinema, o vdeo, o teatro e a internet, percebi um incomodo e a necessidade de pesquisar e compreender o papel que as mdias contemporneas representam para a cultura e as artes? E de que modo se d a convergncia do cinema, vdeo, teatro e internet nas artes visuais? E o produto gerado por esta convergncia entendido como arte? O virtual e o orgnico quebram fronteiras na arte visual? Como se processa a compreenso dessa convergncia entre o meio, o artista e o pblico-receptor? A convergncia de linguagem por si s pode ser considerada como linguagem? As artes visuais remixadas so o futuro da comunicao visual? Arlindo Machado em 2002 j se manifestava favoravelmente ao surgimento de novas linguagens visuais Eu acho que diferente. Por exemplo, quando surgiram os impressionistas, os cubistas, que ns consideramos artistas hoje, eles no eram considerados artistas no seu tempo. O que eles faziam no era diferente do que essas pessoas, esses grupos fazem hoje. (MACHADO, 2002: 205). Em seu livro Por que as comunicaes e as artes esto convergindo? Lucia Santaella Tambm se manifesta a favor dessa convergncia, Embora as eras sejam seqenciais, o surgimento de uma nova era no leva a anterior ou as anteriores ao desaparecimento. Elas vo se sobrepondo e se misturando na construo de uma malha cultural cada vez mais complexa e densa. (SANTAELLA, 2005: 9)

E para exemplificar e justificar estes argumentos artistas visuais independentes como Regina Silveira, traz ao contexto contemporneo obras que demonstram tal convergncia nas artes visuais. Como tambm artistas e pesquisadores do universo cinematogrfico, como, Godard, Peter Greenaway, Renata Pinheiro, Tony Berchmans como tambm, grupos artsticos do universo teatral, como PHILA7 e Cia Teatro Para Algum que realizaram trabalhos e obras artsticas que evidenciam efetiva convergncia da visualidade em diferentes artes. Todos estes artistas, pesquisadores e pensadores contribuem para um novo status das artes visuais; uma arte que surge dentro de um contexto contemporneo complexo, tecnolgico, extremamente rpido e global. Os Pensadores do Cinema, do Vdeo, do Teatro e da Convergncia A arte no mais a mesma e a formao do artista se modificou. H diferentes expressividades de linguagem nas artes visuais, principalmente em sua composio e construo. Segundo Regina Silveira (2002: 203) os meios digitais transformaram todos os modos de concepo, de organizao e realizao das artes. Mas para contextualizar o tema deste artigo chamo a se pronunciar Sergei Eisenstein, em seu livro A Forma do Filme. Neste livro Eisenstein demonstra toda sua genialidade em relao linguagem cinematogrfica. O cinema para Eisenstein era fragmentrio e passvel de inter-relaes com outras artes, como ele dizia, (2002:16) e que arte no est prxima do cinema? microscopicamente podemos revelar cada fragmento da visualidade como a expressividade de diferentes campos artsticos, por exemplo, o cinema com o teatro e a fotografia. Cinema uma arte que permite a hibridizao de todas as artes visuais, atravs da montagem, Quando Eisenstein escreveu o livro O Sentido do Filme tambm ressaltou crticas, as quais se referiam linguagem cinematogrfica. O cinema era considerado uma meia arte, ou no?! Ainda hoje, em certos meios intelectuais, h uma controvrsia sobre se o cinema seria uma arte ou um meio de comunicao de massa. Ora, ele as duas coisas ao mesmo tempo, se no for ainda outras mais. (MACHADO, 2002:28) Arlindo estava certo o cinema ainda outras coisas mais, atravs da vertiginosa convergncia das linguagens visuais temos hoje o chamado cinema psmiditico que trouxe suas experincias do cinema dos anos 70 e 80 quando Godard

usava o vdeo para escrever seus roteiros. Estes roteiros eram documentos que s vezes ficavam prontos depois do filme lanado. Seus roteiros-vdeos ressaltavam a essncia de seus filmes, pois Godard dizia que era preciso ver um roteiro, ou seja, ver como se passa do invisvel para o visvel. (GODARD, 2004: 323) E este cinema que utilizava vrios elementos hbridos da arte como, a pintura, o teatro, o vdeo so caractersticas de outro grande cineasta, como, Peter Greenaway. Um exemplo, dessa fantstica direo est no filme O Livro de Cabeceira de 1996, onde podemos apreciar sua no linearidade e ao mesmo tempo o hibridismo na linguagem visual com o uso da linguagem do videoclipe, em algumas cenas deste filme so representadas por janelas que se assemelham a lupas sobreposta ampliando o olhar de cada quadro. Atravs da mescla das mdias Greenaway amplia o contato com outras linguagens visuais, e assim proporcionando ao pblico-espectador uma nova viso, uma viso convergente.
H um momento em que a arte de vanguarda no precisa mais de palco nem de um espao privilegiado para atuar, e pode, ento, atuar na grande mdia. No me interessa se voc artista ou no, voc no precisa denominar o seu trabalho. Voc faz uma coisa que de primeira, de primeira qualidade. (GROSSMANN, 2002:207)

Manovich j havia iniciado este pensamento a partir de uma linguagem visual. Portanto, temos a liberdade para pesquisar novas manifestaes artsticas e seus desafios em diferentes leituras, linguagens e apresentaes. O ps-dramtico de Lehmann aponta para um destes caminhos, por exemplo, o hibridismo no teatro. Um teatro heterogneo, composto por linguagens, formas e signos compartilhados. Um novo modo de compreender as experincias da convergncia atravs dos processos criativos, e no pelos resultados. A dramaturgia visual no ps-dramtico se expande e se transforma em uma arte visual que possui significados prprios, onde o espao cnico se liberta do texto, e assim, a visualidade se hibridiza com a tecnologia miditica contempornea. Psdramtico significa a ruptura do distanciamento contemplativo, no qual a razo filtra a emoo para melhor atribuir-lhe um sentido. (COELHO, 2010: 191)

E como no poderiam faltar os estudos de Henry Jenkins com o livro Cultura da Convergncia. Segundo Jenkins (2009:28) (...) a convergncia ocorre dentro do crebro (...) e cada um de ns constri a prpria metodologia pessoal, a partir de padres e fragmentos de informaes extrados de fluxos miditicos. (...) a convergncia coletiva pode ser vista como fonte alternativa de poder miditico. Estamos apreendendo usar este poder em nossas interaes dirias dentro da cultura da convergncia. Alguns crticos at cogitaram na hiptese de que as novas mdias iriam substituir as antigas, mas esta hiptese foi derrubada com a chegada da convergncia, onde as artes e as mdias antigas foram retomadas e chamadas a se inter-relacionar com as novas tecnologias miditicas. Segundo Jenkins (2009:31) a convergncia, nesse sentido, um conceito antigo assumindo novos significados. Novas tecnologias estavam distantes, os meios de comunicao dispersas e as artes visuais cada uma em seu lugar. Por isso vrias foras se reuniram e comearam a derrubar as fronteiras, assim, diversas manifestaes artsticas comearam a distribuir seus contedos por vrios canais e adotando formas diferentes de recepo. Um bom exemplo desta distribuio e recepo de contedos o YouTube que foi criado para ser um site onde a produo e distribuio de trabalhos que utilizavam mdias alternativas fossem divulgados e compartilhados gratuitamente. Atravs deste site ocorreu uma ruptura com a cultura e a mdia de massa.
No entanto, temos de compreender o YouTube como parte de uma organizao maior. Em primeiro lugar, o YouTube representa o encontro entre uma srie de comunidades alternativas diversas, cada uma delas produzindo mdia independente h algum tempo, mas agora reunidas por esse portal compartilhado. Ao fornecer um canal de distribuio de contedo de mdia amador e simiprofissional, o YouTube estimula novas atividades de expresso. (JENKINS, 2009:348)

Com o advento de canais de distribuio as barreiras se romperam, e assim, contemplamos hoje o surgimento e o fluxo de criativas idias que proporcionam novos pensamentos e comportamentos, por parte tanto do artista como do espectador.

A Quebra de Paradigma nas Artes Visuais.

Artistas de diferentes reas vm justamente reunir linguagens distintas em uma linguagem emergente, que proporciona infinitas visualidades. Observamos recentemente manifestaes artsticas que no possuem parmetros ou precedentes. Uma linguagem que utiliza a projeo de vdeos, performances, linguagem cinematogrfica, linguagem teatral, artes plsticas, e todas reunidas e remixadas atravs da internet. Como definir uma manifestao artstica emergente que em sua essncia hibrida? Para responder a essa pergunta trago a vocs a Cia PHILA7, a Cia Teatro para Algum e o conceito de Cinema Vivo de Alexandre Carvalho. Cia PHILA7 A Cia Phila7 foi fundada em 2005, com o objetivo de pesquisar novas linguagens e diferentes mdias. Uma companhia que utiliza em suas peas teatrais a tecnologia com o intuito de desenvolver novos caminhos para as artes cnicas. Formada por um ncleo composto por Rubens Velloso, Marcos Azevedo, Mirella Brandi, Beto Matos e Marisa Riccitelli SantAna. A Phila7 realizou em 2006 o projeto Play on Earth, que conseguiu unir a linguagem teatral, a linguagem do vdeo, a linguagem do cinema, e a internet como meio convergente destas linguagens, e assim, trazendo ao pblico um espao que ao mesmo tempo era nico e mltiplo. O dono da proposta o britnico Jullian Smith resolveu fazer uma performance global, possibilitando a mistura de relaes presenciais e virtuais com companhias de diferentes continentes. A primeira montagem do projeto aconteceu simultaneamente em So Paulo, Newcastle e Cingapura. O diretor da Cia. Phila7, Rubens Velloso1 (2006) afirma que "A idia que tela e palco espelhem uma coisa s". Os atores usaram pouca a palavra (cada um em sua lngua), a histria era fragmentada, uma dramaturgia apoiada em movimentos e gestos.
________ 1 Rubens Velloso em depoimento sobre o projeto Play on Earth So Paulo Cia PHILA7. Disponvel em http://www.gag.art.br/cia_phila_7/

I.Projeto Play on Earth So Paulo

Foram usadas trs telas sobrepostas em cada local, onde aconteceram em cada tela projees dos trs pases simultaneamente. De acordo com Velloso, este projeto possua uma trama que englobava questes conceituais sobre sinapse, virtualidade e realidade. No presencial cada elenco pode realizar improvisos em paralelo ao que se via no vdeo. Em 2008, o espetculo Whats Wrong with the World? da srie Play on Earth, tambm foi um espetculo ao vivo entre Brasil (Rio de Janeiro) e Inglaterra (Londres).

II - Espetculo Whats Wrong with the World?

A presena fsica do corpo que se relaciona com o virtual sempre foi o foco central da Cia Phila7, que tambm experimentou relaes de hibridismo de diversas linguagens artsticas at chegar concepo de espetculos onde a internet converte efetivamente palco presencial em palcos virtuais.

Rubens Velloso2 (2006) complementa: ainda estamos imersos em elementos de teatro, cinema e de videoarte, mas estamos caminhando para uma nova dramaturgia, exclusiva para os novos meios. Continuamos longe de encontrar essa nova relao, mas j damos um grande salto. A companhia Phila7 tem um perfil de pesquisadora, pois investiga as possibilidades de construo de novas linguagens, que incorporadas s estticas anteriores e tambm a globalizao da informao em rede, passam a compor novos parmetros para uma potica contempornea. Cia Teatro Para Algum. A atriz e diretora Renata Jesion, o fotgrafo Nelson Kao e o ator e jornalista Lucas Pretti, juntos criaram em 2008, o Projeto Teatro Para Algum - um teatro realizado para a internet, mais especificamente para um pblico que possusse um comportamento diferenciado. Esta companhia tem o objetivo de produzir e distribuir espetculos ao vivo e de graa via internet. Como tambm atrair novos pblicos para opinarem sobre as produes e em conjunto criarem uma nova esttica, e assim, incentivar a utilizao de novas tecnologias para fins artsticos.

III - Projeto Teatro Para Algum.

Renata Jesion3 ressalta a arte que fazemos hibrida, por isso, consideramos o rtulo, isso no teatro uma discusso simplista e superada.
_____________ 2

Rubens Velloso em depoimento sobre o projeto Play on Earth So Paulo Cia PHILA7. Disponvel em http://www.gag.art.br/cia_phila_7/ 3 Renata Jesion em depoimento sobre o projeto Teatro Para Algum. Disponvel em: Site Teatro Para Algum. http://www.teatroparaalguem.com.br/quem-somos/

O Manifesto binrio4 da Companhia La Fura dels Baus ressalta bem este contexto desta nova esttica artstica.
Teatro digital a soma entre atores, 0 e 1 se movimentando na internet. A ao de dois atores em dois tempos e espaos diferentes correspondem a tempos infinitos e espaos virtuais. () O teatro digital a linguagem binria sendo usada para conectar o orgnico com o inorgnico, o material com o virtual, o ator real com o avatar, a plateia presente com usurios de internet, o palco fsico com o ciberespao.

Este teatro digital logo se tornou um centro de experimentaes de novas linguagens, como, por exemplo, o hibridismo das artes cnicas, cinema, vdeo, performance e internet. Segundo Lucia Santaella (2005:68) uma nova esttica precisa emergir: uma esttica que transponha sem temor as fronteiras que a tradio interps entre os caminhos da cincia e os da arte. Cinema Vivo Alexandre Carvalho realizou em 2009 o primeiro longa-metragem gravado ao vivo. O roteiro se baseava no desenvolvimento de trs histrias, trs situaes que tinham em comum a tecnologia que distanciava as relaes humanas, e assim criavam tumultuadas e melanclicas realidades virtuais.

IV - Fluidos o filme

______
4 Manifesto binrio da Companhia La Fura dels Baus. Disponvel em: www.lafura.com/entrada/eng/manifest.htm

As histrias aconteciam em plena noite paulistana e com um detalhe, elas no se cruzavam e muito menos se esbarravam. Este filme foi transmitido via antena em tempo real para uma ilha de edio, que o lanava imediatamente para a tela do cinema. Foi necessrio apenas uma tela e um projetor numa sala de cinema comum, para que surgisse um cinema vivo diante dos olhos de um pblico sedento por novidades. Do lado de fora da sala de cinema o pblico teve a oportunidade de assistir e interagir com o filme atuando como figurantes.
Alexandre Carvalho5 (2009) revela que, Fluidos pressupe a "incluso cultural" na acepo do termo: A arte invadindo o bairro, tal qual o bairro invadindo a arte, transformando tudo em uma coisa s. A improvisao, necessria parte integrante do ao vivo, bem como a adaptao a qualquer horrio, espao fsico ou condio climtica, faz com que cada apresentao seja uma experincia nica.

Os atores se sentiram realizando uma pea teatral, a equipe de produo se sentiu realizando uma transmisso de TV, os espectadores que estavam na sala de cinema tiveram a sensao de estarem assistindo uma exibio cinematogrfica, e finalmente para o diretor, o filme Fluidos era tudo isso vivo e hibridizado. A Incorporao de uma Linguagem Percebemos que estamos vivenciando um novo contexto contemporneo, novas narrativas que exploram mltiplas experincias de linguagens apresentadas no linearmente, e que convergem em um formato hibrido, e atravs desta hibridizao h a constatao da emergncia de uma esttica ainda pouco explorada.
O processo de incorporao de uma linguagem produzida por meios tcnicos ao panteo das artes sempre gradativo. Foi somente aps o surgimento e sedimentao da linguagem cinematogrfica que se comeou a cogitar sobre o estatuto artstico da fotografia. Quando a televiso comeou invadir os nossos lares o cinema foi galgando os degraus de stima arte. Em oposio comercializao da televiso, o vdeo passou a se consagrar como a forma otimizada da arte audiovisual.

__________
5

Alexandre Carvalho em depoimento sobre o filme Fluidos. Disponvel em: http://www.cinevivo.com.br/

No momento em que o cinema e vdeo se tornaram indiscutivelmente aceitas como arte, os artistas comearam a explorar as novas fronteiras da arte computacional, hoje, os caminhos labirnticos da arte das redes, da vida digital, do universo digital. (SANTAELLA, 2002:9; 10)

A incorporao dessa nova linguagem faz com que, as fronteiras que limitavam a criatividade dos cineastas, dos dramaturgos e dos videoartistas sejam demolidas. No precisamos mais rotular uma obra de arte, a discusso no mais essa, o que importa agora explorar e expandir a arte atravs da convergncia de linguagens distintas, e assim, poder invadir mundos desconhecidos. E o pblico alvo dessa nova esttica tem um perfil multidisciplinar e sem preconceitos, porque, segundo Santaella (2005, 7) alimentar o separatismo conduz a severas perdas tanto para o lado da arte quanto para o da comunicao. Por que perde a arte? Porque fica limitada pelo olhar conservador que leva em considerao exclusivamente a tradio de sua face artesanal. Consideraes Finais Aps a apresentao deste panorama contemporneo que exemplifica as transformaes ocorridas na forma de composio, organizao e realizao das artes visuais com a atravs da convergncia de linguagens, percebemos que estamos aprendendo a retirar os rtulos da individualidade, e repensar no hibridismo de diferentes tipos de estticas, como forma de desenvolvimento de uma terceira. Essa terceira esttica, por sua vez, chega munida de poderes que podero revolucionar as idias, o pensamento, o comportamento e a criatividade artstica tanto por parte do produtor da arte quanto do receptor, que nesse momento especifico tambm se hibridiza em sua relao com a obra, pois, ele passa a ser ao mesmo tempo construtor, executor, emissor e receptor deste projeto artstico. Lembrem-se disto: a convergncia refere-se a um processo, no a um ponto final. (JENKINS, 2009: 43) E pensando na convergncia como processo; percebemos que os exemplos apresentados neste artigo so representantes desse momento de elevao de status, onde a ao do artista, e a maneira com que ele utiliza uma ferramenta reformulam toda a tradio da construo e desenvolvimento das artes visuais, como tambm a sua recepo em novos territrios e pblicos diferenciados.

Essa trade - arte, tecnologia e convergncia possui um caminho prspero no contexto contemporneo. Penso que no estamos distantes ou perto dessa quebra de paradigma nas artes visuais, mais sim, estamos dentro do prprio. E por estarmos dentro dele, ainda relatamos a complexidade de algumas pessoas em entender que esta arte visual expandida no se estabelece atravs de uma linguagem; a coletividade e o hibridismo de vrias linguagens quem fornece os parmetros de sua existncia artstica. Os trabalhos realizados pela Cia Phila7, pela Cia Teatro Para Algum e o filme Fluidos do cineasta Alexandre Carvalho vieram para abrir as portas das artes, pois no nos referimos a nenhuma esttica em especial, mas a todas elas juntas e remixadas. Portanto, a percepo deste movimento convergente da arte e da tecnologia no contexto contemporneo apenas o comeo, pois j vivenciamos e participamos direta ou indiretamente de uma nova classificao de linguagem, uma linguagem multimiditica.

Notas do autor Daniela Santos de Farias Possui graduao em Comunicao e Multimeios pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Tem experincia em Multimeios, com nfase em direo de arte, atuando principalmente nos seguintes temas: produo e direo de vdeo, construo de roteiro audiovisual, cenografia, design digital e artes plsticas. Atualmente mestranda em artes visuais pela UNESP- IA, campus de So Paulo, bolsista CAPES e integrante desde 2010 do grupo de pesquisa GIIP tambm da UNESP. Agradecimentos Aproveitando este momento para registrar meus agradecimentos a CAPES por financiar parcialmente o projeto de mestrado atravs da concesso de bolsas de estudos, ao qual se originou este artigo.

Referencias Bibliogrficas:

BeRCHMANS, Tony: A msica do filme: tudo o que voc gostaria de saber sobre a msica de cinema: So Paulo. Editora Escrituras. 2006 BARROS, Anna, SANTELLA, Lcia. Mdias e Artes; os desafios da arte no incio do sculo xx. So Paulo: Editora Marco, 2002. DUBOIS, Philippe.Cinema, Vdeo, Godard. SP: Cosac Naify, 2004 EISENSTEIN, Sergei. A Forma do filme. RJ: Jorge Zahar Editor, 1990. EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. RJ: Jorge Zahar Editor, 1990. FLUSSER, Vilm. Ensaio sobre a fotografia Para uma filosofia da tcnica. Lisboa: Relgio Dagua, 1998. GUINSBURG,J e FERNANDES, Silvia (ORGS) - COELHO,Sergio Salvia. O Psdramtico. So Paulo: Perspectiva, 2010. JENKINS, Henry. Cultura da Convergncia: So Paulo: Editora Aleph, 2009. MACHADO, Arlindo: Arte e Mdia. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2007. MACHADO, Arlindo: Pr-cinemas e ps-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997. MARTIN, Marcel. Brasiliense,2009. A linguagem cinematogrfica. So Paulo: Editora

SANTAELLA. Lcia. Matrizes da linguagem pensamento. So Paulo: Iluminuras, 2001. SANTAELLA. Lcia: Por que as Comunicaes e as artes esto convergindo? So Paulo: Paulus, 2005. Artigos em meio eletrnico: MACHADO, A. Arte e Mdia: aproximaes e distines. Galxia, Brasil, v. 2, n. 4, 2002. Disponvel em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/galaxia/article/view/1309/1079. Acessado em 21 jan. 2011. MACHADO, I. "Tudo o que voc queria saber sobre as novas mdias, mas no teria coragem de perguntar a Dziga Viertov". Galxia, Brasil, v. 2, n. 3, 2007. Disponvel em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/galaxia/article/view/1301/1071. Acessado em 21 jan. 2011.

OLIVEIRA, A.; KATZ, H.; FERREIRA, J.; BAMBOZZI, L.; GROSSMANN, M.; PEREIRA, M.; SILVEIRA, R.; MACHADO, A. Arte e mdia: os meios como modo de produo artstica na cultura. Galxia, Brasil, v. 2, n. 4, 2002. Disponvel em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/galaxia/article/view/1318/1090. Acessado em 21 jan. 2011. REGIS, S. Percepo, linguagem e pensamento. Galxia, Brasil, v. 2, n. 3, 2007. Disponvel em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/galaxia/article/view/1304/1074. Acessado em 21 jan. 2011. SILVA, A. Semitica e audiovisualidades: ensaio sobre a natureza do fenmeno audiovisual. Revista Fronteiras - Estudos Miditicos, Brasil, v. 9, n. 3, 2008. Disponvel em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/fronteiras/article/view/6069/5532. Acessado em 21 jan. 2011 Fotografias: 1 .Projeto Play on Earth So Paulo Cia PHILA7. Disponvel em http://www.gag.art.br/cia_phila_7/ 2. Espetculo Whats Wrong with the World?. Cia PHILA7. Disponvel em http://www.gag.art.br/cia_phila_7/ 3. Site Teatro Para Algum.. Disponvel em http://www.teatroparaalguem.com.br/quem-somos/ 4. Filme Fluidos. Disponivel em: http://www.cinevivo.com.br/

! !

También podría gustarte