Está en la página 1de 9

CAPTULO 2 SUMRIO

2 DOUTRINA ESPRITA
2.1 INTRODUO 2.1.1 Empirismo, Dogmatismo, Cepticismo e Agnosticismo 2.2 FILOSOFIA COM BASES CIENTFICAS E CONSEQUNCIAS MORAIS 2.2.1 Cincia Mtodo cientfico 2.2.2 Filosofia Novos campos para o conhecimento 2.2.3 Moral Aperfeioamento moral

ADEP - Associao de Divulgadores de Espiritismo de Portugal | http://www.adeportugal.org

Curso Bsico de Espiritismo

Doutrina Esprita

2. DOUTRINA ESPRITA
2.1. INTRODUO
2.1.1. EMPIRISMO, DOGMATISMO, CEPTICISMO E AGNOSTICISMO
H vrios conceitos que importa aclarar, a fim de que a prtica esprita no se transtorne com eles e, diante da dificuldade de estudar mais profundamente estes fenmenos, no possam tornar-se companhias indesejveis, susceptveis de subverter, das maneiras mais confusas, os objectivos de servio e fraternidade luz do Espiritismo. Comecemos pelo empirismo. empirismo Segundo o dicionrio, conjunto de conhecimentos colhidos apenas na prtica e doutrina filosfica segundo a qual todo o conhecimento humahumano deriva, directa ou indirectamente, da experincia. Vejamos um exemplo comum de uma constatao emprica: Enquanto escrevo olho pela janela. Vejo o cu azul e o Sol. Ainda h pouco ele estava mais alto. Porm, agora, passadas umas duas horas, ele est mais baixo. A leitura emprica deste fenmeno aparente de deslocao do Sol esta: O Sol move-se no cu, e os meus olhos bem viram isso. A leitura cientfica deste mesmo fenmeno seria feita mais ou menos assim: Porque a Terra rola no espao e eu me encontro, vista desarmada, sem referencial fixo para determinar o movimento da Terra em relao ao Sol, os meus sentidos enganam-me e fazem-me pensar erradamente que o Sol que se move, embora seja de facto a rotao da Terra que me causa esse lapso. Exemplos de empirismo, e mais grave do que isso, na prtica esprita: No cruze as pernas numa reunio espiritual, porque isso basta para quebrar a corrente fludica; se eu no for ao passe magntico no me sinto bem, etc. Dogmatismo: Dogmatismo Atitude de quem afirma com intransigncia, de quem afirma sem prova, nem crtica prvia; prvia admite a possibilidade do conhecimento absoluto. prprio das religies e a moldura perfeita para qualquer exerccio de f cega. Responsvel por graves crimes contra a humanidade, por exemplo a Inquisio. Quanto ao cepticismo, cepticismo o dicionrio define-o assim: Doutrina filosfica que defendefende que o homem no capaz de alcanar alcanar a certeza e descrena. descrena O agnosticismo um sistema filosfico segundo o qual o esprito humano ainda se encontra impossibilitado de alcanar, sobre certos fenmenos, um conhecimento absoluto. absoluto O agnstico, sem provas, no acredita nem descr - aguarda pela oportunidade de recolher dados que lhe permitam retirar concluses racionais.
33
ADEP - Associao de Divulgadores de Espiritismo de Portugal | http://www.adeportugal.org

Doutrina Esprita

Curso Bsico de Espiritismo

2.2. FILOSOFIA COM BASES CIENTFICAS E CONSEQUNCIAS MORAIS.


Tendo aparecido numa poca de emancipao e madureza intelectual, em que o homem queria saber o porqu e o como de cada coisa, o Espiritismo surgiu, no somente como as revelaes anteriores, atravs de um ensino directo, mas tambm como fruto do trabalho da pesquisa e do livre exame, deixando ao homem o direito de submeter tudo ao cadinho da razo. (1) (*) Pelo mtodo aplicado na observao dos factos, pelas respostas que oferece s profundas indagaes do esprito humano, com reflexos inevitveis no modo de proceder das criaturas, salienta-se que o Espiritismo uma doutrina de trplice aspecto: cientfico, filosfico e moral. No livro O que o Espiritismo, Allan Kardec diz-nos que o Espiritismo , ao mesmo tempo, uma cincia de observao e uma doutrina filosfica. Como cincia prtica, ele consiste nas relaes que se estabelecem entre ns e os Espritos; como filosofia, compreende todas as consequncias morais que dimanam dessas mesmas relaes.(2)

2.2.1. CINCIA MTODO CIENTFICO


Os fenmenos medinicos, to antigos quanto o ser humano na face da Terra, sempre chamaram a ateno para a realidade da vida espiritual. Todavia, foram sempre revestidos pelo carcter do maravilhoso e do sobrenatural, to ao gosto das religies primitivas e das tradicionais. De outras vezes, as manifestaes dos espritos eram explicadas como obra demonaca, por princpios religiosos que persistem at hoje, desencorajando, e mesmo proibindo, atravs do poder religioso constitudo, toda a pesquisa ou estudo que visasse esclarecer a causa dos referidos fenmenos. Foi necessrio que o tempo passasse, que o homem amadurecesse e, como consequncia, houvesse a libertao do conhecimento, para que a explicao racional desses factos pudesse ser encontrada. No estudo dos fenmenos que concorreram para a elaborao do Espiritismo, Allan Kardec, da mesma forma que nas cincias positivas, aplicou o mtodo experimental (indutivo). No criou nenhuma teoria preconcebida e nem apresentou a priori como hiptese a existncia e a interveno dos espritos, concluindo pela existncia destes, quando ela foi evidenciada pela observao dos factos. No foram os factos que vieram a posteriori confirmar a teoria; a teoria que veio subsequentemente explicar e reunir os factos. (1) Como vimos na sesso anterior, foi a partir dos fenmenos das mesas girantes que Allan Kardec iniciou a sua pesquisa, em busca da explicao para esse facto to singular e de tantos outros compreendidos na fenomenologia medinica.
(*) Os algarismos colocados entre parnteses correspondem, na bibliografia, bibliografia no final dos resumos de cada captulo, aos mesmos algarismos com que esto assinaladas as fontes que serviram de base ao texto, ou extradas as citaes. 34
ADEP - Associao de Divulgadores de Espiritismo de Portugal | http://www.adeportugal.org

Curso Bsico de Espiritismo

Doutrina Esprita

Nascia, assim, uma nova cincia que viria romper os vnculos de quaisquer resduos mgicos e superstio, demonstrando a existncia do princpio espiritual, as propriedades dos fluidos espirituais e a aco deles sobre a matria. Demonstrou a existncia do perisprito - ou corpo espiritual - assinalado por diversos pensadores em vrias pocas, reconhecendo nele o corpo fludico da alma, mesmo depois da destruio do corpo fsico. Esse invlucro inseparvel da alma, um dos elementos constitutivos do ser humano e o veculo de transmisso do pensamento. Serve de lao entre o esprito e a matria. (1) A parte experimental do Espiritismo est contida em O Livro dos Mdiuns, editado em 1861, que, segundo Allan Kardec na apresentao da referida obra, contm o ensino especial dos espritos sobre a teoria de todos os gneros de manifestaes, os meios de comunicao com o mundo invisvel, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prtica do Espiritismo. (3) Nessa obra, Kardec d nfase ao perisprito, elemento indispensvel para a explicao da mediunidade e faz, tambm, um relato da evoluo dos processos de comunicao com os espritos, desde as mesas girantes at psicografia, ou seja, a escrita atravs da mo do mdium. O Espiritismo, enquanto cincia, tem o seu objecto e o seu mtodo. mtodo O seu objecto centra-se nas relaes que se estabelecem entre ns e os espritos. uma cincia de observao. O mtodo cientfico, como ensinado nas escolas, decompe-se em vrias fases: 1. Observao; 2. Formulao de hipteses explicativas do fenmeno; 3. Segue-se a fase em que se testa experimentalmente a hiptese tida como reveladora do mecanismo do fenmeno; 4. Enunciao da lei. Quem estuda a histria da codificao do Espiritismo, vai encontrar este percurso a ser percorrido por Kardec. Evidentemente que este tipo de fenmenos no to simples de pesquisar como uma experincia qumica processada em laboratrio. H que fazer adaptaes. Os espritos so pessoas sem corpo fsico que tm a sua vontade prpria (podem no estar dispostos a tentar as experincias que os experimentadores pretendem fazer. A isto acresce a necessidade de se verificar todo um conjunto complexo de circunstncias fsicas, psicolgicas e outras, para que o fenmeno possa ocorrer.

2.2.2. FILOSOFIA NOVOS CAMPOS PARA O CONHECIMENTO CONHECIMENTO


A partir do sculo VI a.C., surgia na Grcia uma nova maneira de propor e solucionar problemas, com a libertao das formas tradicionais de explicao da realidade, baseadas em crenas religiosas e apresentadas atravs de mitos. Essa nova maneira consistia no uso da razo para se descobrir a causa dos fenmenos. Comeavam a surgir teorias que davam origem a todos os tipos de indagaes, desde a origem do Universo, natureza do homem, at s mais diversas actividades humanas, conduta moral, etc. Essa forma de pensar foi chamada de filosofia, que significa amor sabedoria. (4) Dentre os vrios filsofos gregos, destacam-se as figuras de Scrates e do seu discpulo Plato, considerados por Allan Kardec precursores da ideia crist e do Espiritismo.

35
ADEP - Associao de Divulgadores de Espiritismo de Portugal | http://www.adeportugal.org

Doutrina Esprita

Curso Bsico de Espiritismo

Na introduo de O Evangelho Segundo o Espiritismo, ele faz um resumo da doutrina desses filsofos, que admitiam a existncia e a imortalidade do esprito, a reencarnao, a necessidade da prtica do bem, etc. (5) No obstante o grande avano da filosofia grega e das lies imorredouras do prprio Cristo, as grandes questes da alma permaneceram por muito tempo encobertas pelo vu do mistrio e do dogma. Na Idade Mdia, quando a religio predominava, os valores da f prevaleciam sobre a razo. No que a humanidade deixasse de receber a contribuio de pensadores lcidos. Mas, quando no eram envolvidos pela sociedade vigente, estes, muitas vezes, eram obrigados a silenciar. Alguns foram sacrificados em holocausto verdade, seja no campo da religio, da filosofia ou at da cincia. Como consequncia da libertao do pensamento nos tempos modernos, o homem passou a questionar os princpios filosficos impostos de forma dogmtica, considerados incontestveis e indiscutveis. De um lado, o atesmo cientfico; de outro, a iluso religiosa. O avano alcanado pelas cincias, especialmente a Qumica, a Fsica e a Astronomia, o surgimento dos grandes pensadores nos sculos XVIII e XIX, concorreram para mostrar a fragilidade dos princpios defendidos pela Teologia. Da crena cega saltava-se para a negao absoluta. No campo materialista merece destaque o Positivismo, criado por Augusto Compte, que chegou ao exagero de afirmar que a cincia aposentara o Pai da Natureza e acabava de reconduzir Deus s suas fronteiras, agradecendo os seus servios provisrios. (6) Foi nesse clima que surgiu a Doutrina Esprita, trazendo ao mundo a explicao lgica para os grandes enigmas da vida, da morte, da sobrevivncia, da dor, etc. As bases da Doutrina Esprita foram estabelecidas por Allan Kardec atravs da anlise e seleco das comunicaes dos espritos, usando os critrios da universalidade e concordncia do ensino dos espritos, luz da razo. Como no poderia deixar de ser, o Espiritismo uma doutrina de livre exame, propugnando pela f raciocinada. No captulo XIX de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec diz-nos que F inabalvel s o a que pode encarar de frente a razo, em todas as pocas da humanidade. Nascia uma nova filosofia, estribada na cincia, cujas consequncias morais, do mais alto alcance, preparam a humanidade para uma nova era, em que os valores espirituais preponderaro sobre os valores materiais. A filosofia esprita est consubstanciada em O Livro dos Espritos, obra apresentada por Allan Kardec como filosofia espiritualista. Este livro divide-se em quatro partes: 1. Das causas primrias; 2. Do mundo esprita ou mundo dos espritos; 3. Das leis morais; 4. Das esperanas e das consolaes.

36
ADEP - Associao de Divulgadores de Espiritismo de Portugal | http://www.adeportugal.org

Curso Bsico de Espiritismo

Doutrina Esprita

Essa obra enquadra-se numa das formas mais livres da tradio filosfica: o dilogo. Por conseguinte, todo o ensinamento apresentado atravs de perguntas e respostas, seguindo-se, s vezes, alguns comentrios do codificador (Allan Kardec). Como todas as partes do livro sero estudadas em outras aulas deste curso bsico, deter-nos-emos aqui apenas a ressaltar alguns pontos da filosofia esprita, para darmos dela uma viso de conjunto. O Espiritismo mostra Deus, no pela imagem antropomrfica - feita imagem e semelhana do homem - que faziam dele as religies. Deus a inteligncia suprema, causa primria de todas as coisas. (8) O Universo define-se pela trade Deus, esprito e matria. A matria, porm, no somente o elemento palpvel, havendo o fluido universal, intermedirio entre o plano espiritual e o plano material. Tudo se encadeia na Natureza, desde o tomo primitivo at ao arcanjo, que tambm comeou por ser tomo, como vemos na resposta questo n. 540. Para chegar perfeio, ter que passar pelas provas da existncia material, atravs do mecanismo das reencarnaes, ao qual se associa a lei de causa e efeito, que permite ao esprito compensar a sua prpria conscincia dos erros passados, medida que o seu progresso lhe permite estabelecer a diferenciao entre o bem e o mal. As condies de vida aps a morte do corpo fsico so estudadas com detalhes, ressaltando desse estudo o processo natural de aprendizado do esprito, atravs da experincia. A morte, simplesmente, no o liberta das paixes, dos vcios, da ignorncia, como tambm no define o seu futuro, como ensinava at ento a Teologia. Cai por terra a falsa concepo de inferno, cu e purgatrio. Podemos dizer que a Doutrina Esprita se resume nos seguintes princpios fundamentais: 1. Deus; 2. Esprito e a sua imortalidade; 3. Comunicabilidade dos espritos; 4. Reencarnao; 5. Pluralidade dos mundos habitados; 6. Leis morais.

2.2.3. MORAL APERFEIOAMENTO INTERIOR


O homem primitivo, no conseguindo a explicao para os vrios fenmenos naturais, entre os quais a chuva, o relmpago, o trovo, a germinao da semente, o nascimento e a morte, atribua-os a uma potncia superior. Alm disso, os fenmenos medinicos, caracterizados pelas comunicaes de espritos entre os povos primitivos, concorreram para que essa potncia ou essas potncias superiores fossem de alguma forma reverenciadas, quer pelo temor que inspiravam, quer pelo carcter maravilhoso ou sobrenatural de que eram revestidos pelas concepes daquelas mentes primitivas. Nasciam, assim, as primeiras formas de adorao atravs dos mais diferentes cultos, que deram origem a muitas religies do passado. Nesses cultos, sobressaam determinados indivduos, alguns, quem sabe, portadores de certas faculdades medianmicas, e que ganhavam notoriedade. Eram os sacerdotes, que recebiam os mais
37
ADEP - Associao de Divulgadores de Espiritismo de Portugal | http://www.adeportugal.org

Doutrina Esprita

Curso Bsico de Espiritismo

variados nomes nos diferentes povos em que se enquadravam. O estudo de algumas religies faz-nos concluir que muitas delas so instituies bem caracterizadas pelo culto exterior, onde preponderam os sacerdotes como executores desse culto e, entre eles, uma estrutura hierrquica. uma caracterstica remanescente das religies primitivas, que atingiu o prprio Cristianismo, desfigurando-o do seu aspecto simples e informal, pela intromisso do politesmo romano e de outras influncias dos povos que constituam o Imprio Romano. O Espiritismo, no tendo formas exteriores de adorao, nem sacerdotes, nem liturgia, no entendido como religio, mas sim, de acordo com Kardec, como moral ou tica (cincia do bem). Trata-se de uma opo pela clareza de linguagem, fundamental para que no se criem confuses, que seriam lamentveis e poderiam comprometer o futuro. Todavia, anote-se que h tambm quem pense que, tendo como exemplo o Cristianismo no seu nascedouro, para uma doutrina ter carcter religioso no necessria nenhuma estrutura complicada, seno um conjunto de princpios capazes de transformar o homem para melhor. Exactamente como Allan Kardec defende em O Evangelho Segundo o Espiritismo, como veremos daqui a pouco. A Doutrina Esprita, como cincia e como filosofia, esclarece os grandes enigmas da vida, dentro de princpios lgicos. Atravs dela ficamos a saber o que somos, de onde viemos, que fazemos aqui, para onde iremos aps a morte do corpo fsico e como respondemos pelo comportamento mau ou bom que aqui tivermos, desde j ou no futuro. Por reconhecer essa gama de consequncias morais que afectariam, por certo, os seguidores do Espiritismo, e por inspirao de entidades superiores, Allan Kardec publicou, em 1864, O Evangelho Segundo o Espiritismo, admitindo que a moral esprita a moral do evangelho, entendido este no seu sentido lgico e no desfigurado, quer pela letra quer pelo dogma, aceitando-o nos pontos no controversos e que pudessem atender melhoria do comportamento humano. Todas as religies tm por base a existncia de Deus e por fim o futuro do homem depois da morte. Esse futuro, que de capital interesse para a criatura, acha-se necessariamente ligado existncia do mundo invisvel, pelo que o conhecimento desse mundo constituiu, desde todos os tempos, objecto das suas pesquisas e preocupaes. A ateno do homem foi naturalmente atrada pelos fenmenos que tendem a provar a existncia daquele mundo e nenhum houve jamais to concludente como o das manifestaes dos espritos por meio das quais os prprios habitantes de tal mundo revelaram as suas existncias. Foi por isso que esses fenmenos se tornaram bsicos para a maior parte dos dogmas de todas as religies. (7)

38
ADEP - Associao de Divulgadores de Espiritismo de Portugal | http://www.adeportugal.org

Curso Bsico de Espiritismo

Doutrina Esprita

RESUMO
CINCIA MTODO CIENTFICO
Os fenmenos medinicos, to antigos quanto o homem na face da Terra, sempre chamaram a ateno para a realidade da vida espiritual. O Espiritismo, surgindo numa poca de emancipao e madureza intelectual, procedeu, na sua elaborao, da mesma forma que as cincias positivas, aplicando os mtodos experimental (que inclui o indutivo) e o dedutivo. O Espiritismo experimental estuda as propriedades dos fluidos espirituais e demonstrou a existncia do perisprito. A parte experimental do Espiritismo est contida em O Livro dos Mdiuns, editado em Paris, Frana, em 1861.

FILOSOFIA NOVOS CAMPOS PARA O CONHECIMENTO


As grandes questes da alma permaneceram por muito tempo encobertas pelo vu do mistrio e do dogma. A libertao do conhecimento nos tempos modernos permitiu ao homem questionar os princpios filosficos dogmticos, incapazes de resistirem ao mnimo critrio de lgica. A filosofia esprita est consubstanciada em O Livro dos Espritos, editado em 1857. As bases da Doutrina Esprita foram estabelecidas por Allan Kardec atravs da anlise e seleco das comunicaes dos espritos, usando o critrio da universalidade e concordncia do ensino dos espritos luz da razo. O Espiritismo propugna pela f raciocinada. Os pontos fundamentais do Espiritismo so: Deus; o esprito e a sua imortalidade; comunicabilidade dos espritos; a reencarnao; pluralidade dos mundos habitados; leis morais.

MORAL APERFEIOAMENTO INTERIOR


O homem primitivo, no podendo explicar os fenmenos naturais, atribua-os a uma potncia superior, que ele passou a reverenciar, surgindo as formas primitivas de culto. O Espiritismo no tem formas exteriores de adorao, nem sacerdotes, nem liturgia. A parte moral do Espiritismo est contida em O Evangelho Segundo o Espiritismo, editado em 1864.

39
ADEP - Associao de Divulgadores de Espiritismo de Portugal | http://www.adeportugal.org

Doutrina Esprita

Curso Bsico de Espiritismo

BIBLIOGRAFIA 1. Allan Kardec, A Gnese, Cap. I, n. 12 a 14 e 39, 13. Edio, Federao Esprita Brasileira 2. Allan Kardec, O que o Espiritismo, Prembulo, 11. Edio, 1955, Federao Esprita Brasileira 3. Allan Kardec, O Livro dos Mdiuns, Frontispcio, 30. Edio, Federao Esprita Brasileira 4. Enciclopdia do Estudante, Volume 2, Editora Abril Cultural 5. Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Introduo, 5. Edio, Federao Esprita Brasileira 6. Camille Flammarion, Deus e a Natureza, Introduo, Federao Esprita Brasileira 7. Allan Kardec, Obras Pstumas, 1. Parte, Manifestao dos Espritos, 11. Edio, Federao Esprita Brasileira 8. Allan Kardec, O Livro dos Espritos, Parte Primeira, Cap. I, 33. Edio, Federao Esprita Brasileira

40
ADEP - Associao de Divulgadores de Espiritismo de Portugal | http://www.adeportugal.org

También podría gustarte