Está en la página 1de 19

ANOTAES SOBRE O ETERNO RETORNO: PARA ALM DO CRISTIANISMO [7]

Victor Gonalves Mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Doutorando em Filosofia no mesmo local.

Resumo: Neste texto procuraremos a) acompan ar o nascimento e o percurso da no!o de "terno #etorno na obra de Niet$sc e% mostrando como entre &''&% data da sua emer()ncia% e &''' ele passa de uma (rande esperana filos*fica a uma esp+cie de acto fal ado. a.&) Distin(uir e articular o ,ue pensou-sentiu em '& . Gaia Cincia e Fragmentos Pstumos da +poca . do de Assim Falava Zaratustra e do p*s '/. b) 0ueremos tamb+m explicar a sua dimens!o +tica e cosmol*(ica. b.&) 1em como a estrat+(ia de diferimento ad eternum de uma poss2vel teoria do "terno #etorno. c) Finalmente% defenderemos ,ue o "terno #etorno serviu% sobretudo at+ '/-'3% de pea de combate 4 teolo(ia 5rist!. Palavras !ave: "terno #etorno% tempo e cristianismo.

6N!o fao eu tudo para me tornar dificilmente inteli(2vel78 N9":;5<"% F.% Para Alm Bem e Mal% =>?. I"#ro$u%&o 0ue papel ocupa Niet$sc e no teatro philosophicum ocidental7 "m+rito criador de conceitos% Aufkl rer soberano% perscrutador de novas inteli(ibilidades% fino ne(ociador de contradi@es% polemista consa(rado% poeta avassalador% psic*lo(o turbulento% fil*lo(o iconoclasta... "steve sempre um passo% trA(ico% 4 frente do seu tempo% mesmo durante o id2lio de :ribsc en com o cl! Ba(ner. Desmistificador e prenunciador% Niet$sc e + muitas ve$es lido como um histri!o romCntico% como se o seu tri"unal medisse a ,ualidade do filosofar apenas com
1

dinamite e ener(ia pros+lita. Do deseEar tanto o futuro teve de recuperar dionisiacamente o passado% seleccionar as vontades de pot)ncia ,ue da Gr+cia e de #oma alimentavam A muito os estilos de vida afirmativos. Mas tamb+m% atrav+s da (enealo(ia% desenvolveu uma vasta cr2tica 4 moral crist! ,ue foi tecendo as lin as principais do niilismo ocidental. "stes dois movimentos% recupera!o-cr2tica do passado e confi(ura!o experimental de futuros% traam as lin as essenciais da sua Filosofia. For isso% a <ist*ria da Filosofia% com as resist)ncias e esita@es ,ue con ecemos% n!o pode omitir Niet$sc e% ainda ,ue continue% para manter a sua boa consci)ncia% a lanarGl e os anAtemas de pensador prolixo% paradoxal% idealistaH% cuEo estilo l2rico se ade,ua mais ao mundo da literatura do ,ue ao da filosofia Mas ao pIr a )nfase no futuro% terminar t!o cedo a sua vida intelectual J// anos) e optar por um discurso pouco explicativo-demonstrativo% abriu o campo das interpreta@es ,ue o poderiam coloni$ar Jfilos*ficas% literArias% pol2ticas...) Ke acrescentarmos a isso todo o trabal o de trai!o filol*(ica levado a cabo pelo Niet$sc eG Drc iv de Beimar% inventor% entre outros% de #er $ille %ur Macht% ent!o a sua obra parece um caleidosc*pio onde cada um v) a cor da sua pr*pria perspectiva. "ntre o premeditado e o acaso% refere no Crep&sculo dos 'dolos% 6MAximas e traos8% =&3% ,ue 6os omens p*stumos Lposthume MenschenM s!o menos compreendidos dos ,ue os ,ue vivem com o seu tempo% mas ouvemGse mais. "m ri(or% nunca somos compreendidos% + da2 ,ue vem a nossa autoridade...8& I' O E#er"o Re#or"o em ())(')* N conceito "terno #etorno do Mesmo Je(ige $iederkunft des Gleichen)% a sua ist*ria% cont+m paradi(maticamente ,uase todas as possibilidades inventariadas por uma Filosofia da #ecep!o. Da i(norCncia na$i .desvalori$ado nas teses de Dlfred 1Oumler inscritas em )iet%sche* der Philosoph und Politiker% Leip$i(% #eclam% &PQ& Jcom duas reedi@es em QQ e /R) .% > 4 leitura penetrante mas muito diri(ida de
&

N sentimento de ser um autor p*stumo acompan aGo ao lon(o de toda a sua vida% podemos destacar% por exemplo% a c+lebre frase do prefAcio do Anticristo: 6Dl(uns nascem p*stumos8 J+inige $erden posthum ge"oren)% repetida ,uase ipsis ver"is em +cce ,omo% 6For,ue escrevo livros t!o bons8% =&. " ainda os == >QR e >SP de Para Alm Bem e MalT da Gaia Cincia QS3% Q?&% Q'>. > Ke(undo Kteven ". Dsc eim% -he )iet%sche .egac/ in German/ % &'PRG&PPR% 1erUeleV% Los Dn(eles% London% UniversitV of 5alifornia Fress% &PP/% p. >Q/: 61Oumler explicitlV reEected W at e re(arded as t e passive doctrine of eternal recurrence. <e dismissed it as an unfortunate and p ilosop icallV irrelevant W im. : e aut entic Niet$sc e Was interested in t e unlimited flux of becomin(T t e notion of eternal recurrence denied t at possibilitV. Niet$sc e Was t e p ilosop er of t e Will to poWer% a dVnamicallV <eraclitean rat er t an DionVsian t inUer. <e Was t e p ilosop er of eroic realism W ose

<eide((er.Q 5omo refere Mic el <aar% o ,ue c oca em todos os textos sobre o "terno #etorno 6+ o seu carActer lacunar% parcial ou ainda preliminar% anunciador: parecem preparar uma (rande e completa formula!o ,ue continua por vir% ,ue + constantemente diferida.8/ "stran amente% o desta,ue ,ue o seu nascimento merece no fra(mento de &''& parece ir em sentido contrArio: o t2tulo + 6N #etorno do Mesmo8% se(ueGse um pro0ecto em cinco pontos ,ue termina com:
6N novo centro de gravidade: o eterno retorno do mesmo . D infinita importCncia do nosso saber% do nosso errar% dos nossos Abitos e maneiras de viver% para tudo o ,ue estA para vir. 0ue fa$emos n*s do resto da nossa vida X n*s ,ue passAmos a maior parte dela na mais essencial i(norCncia7 +nsinamos a doutrina X + o meio mais poderoso de a incorporarmos n*s pr*prios. N nosso (+nero de felicidade% como doutores da maior doutrina. 9n2cio de D(osto &''&% em KilsGMaria% SRRR p+s acima do mar e mais ainda% para al+m de todas as coisas umanasY8 3 JN9":;K5<"% F.% FF P:&& L&/&M Ver!o de &''&)

politics no lon(er accepted t e idea of a stable World of norms and values but posited in its place a universe of constant flux and conflict. : is entailed a turn from rationalist consciousness% obEectivist et ics% and traditional transcendental lo(ic% and t e reEection of t e decadent forms of democracV and Zt eoretical man.[ <e promoted a naturali$ed Zaest etic of t e bodV%[ a reassertion of WarliUe% eroic male values and communitV% and a vitalist et os of stru((le.8 Q "m )iet%sches 11% Ffullin(en% G\nt er NesUe Verla(% &PS&% p@e a filosofia do "terno #etorno na base metaf2sica de todo o seu pensamento. Desde &''& at+ &''' ele constituiGse sempre como o centro vital do seu pensamento% mesmo ,uando os conceitos de Vontade de Fot)ncia e a :ransmuta!o de :odos os Valores parecem (an ar preponderCncia sobre a metaf2sica do tempo. 5onfirmar sobretudo o cap2tulo 99 do primeiro volume 6Die "Wi(e BiederUe r des Gleic en8. For seu lado% Nuno Nabais considera ,ue a doutrina do "terno #etorno sucumbe ao desafio filos*fico da :ransmuta!o de :odos os Valores. Fara ele% o desaparecimento da ideia de "terno #etorno da obra publicada de Niet$sc e a partir de &''3 Jdesvalori$a o =3S de Para Alm Bem e Mal e evidencia ,ue em +cce ,omo e no Crep&sculo dos 'dolos se nomeiam apenas traos do passado) demonstra serem as 6doutrinas da vontade de poder e do niilismo ,ue or(ani$am o pro(rama da transmuta!o. Fensamos ser poss2vel defender serem estas ]ltimas doutrinas o resultado da tentativa de responder aos mais importantes problemas de nature$a +tica e metaf2sica colocados ao pensamento de Niet$sc e pela pr*pria ideia de repeti!o.8 JMetaf2sica do -r3gico 4 +studos so"re )iet%sche % Lisboa% #el*(io D[^(ua% &PP?% p. &'3.) / Mic el <aar% Par5del6 le nihilisme 4 )ouveau7 essais sur )iet%sche% Faris% FUF% &PP'% p. &3&. 3 _ poss2vel antever al(umas ideias pr*prias 4 constela!o do "terno #etorno na >` Considera8!o +7tempor9nea J6Da utilidade e dos inconvenientes da ist*ria para a vida8) de &'?/% nomeadamente no =& onde o instante + pensado de maneira muito id)ntico 4 vis!o do p*rtico em 6Da vis!o e do eni(ma8% livro 999 de Assim Falava ZaratustraT e => onde exp@e em contraGlu$ a pr*pria ideia do "terno #etorno do mesmo. For outro lado% No s+culo a9a% por exemplo <einric <eine% LouisGDu(uste 1lan,ui% Gustave le 1on falaram de eterno retorno antes de Niet$sc e.

"sta certid!o de nascimento tra$ a maior das esperanas J6novo centro de (ravidade8) e a maior das peda(o(ias: a autoGaprendi$a(em J6"nsinamos a doutrina X + o meio mais poderoso de a incorporarmos n*s pr*prios.8). Mas a le(2tima expectativa de recebermos al(umas caracter2sticas deste novo tempo% ou temporalidade% fica suspensa% a not2cia da inspira!o es(ota o discurso. <A bastantes% e importantes% fra(mentos p*stumos de &''& ,ue t)m directamente ,ue ver com o "terno #etorno% falaremos deles mais 4 frente. Visitemos a(ora a primeira exposi!o p]blica da doutrina% =Q/&% 6N Feso Mais Fesado8 J #as Gr:sste ;ch(erge(icht)% da Gaia Cincia. N texto tem dois momentos: a) um dem*nio J# mon) insinuaGse at+ 4 mais 2ntima solid!o da persona(em e descreveGl e% com exemplos% um tempo do retorno eterno de tudo na sua mesmidadeT b) o narrador avana com duas reac@es poss2veis por parte de ,uem foi iniciado no mist+rio: ou ficaria estarrecido amaldioando o professor demon2aco e um tempo circular seria o seu maior peso% ou experimentaria uma ful(ura!o existencial permitindoGl e transformar o dem*nio em al(o de divino e aceitar em E]bilo o novo tempo. "stamos perante uma revela!o decisiva% mas se sabemos ,ue pouco ficarA como antes% nada + dito sobre a ess)ncia ou funcionamento deste acontecimento. D comunica!o fa$Gse na 6mais isolada solid!o8% como se exi(isse um Eo(o de leitura privada entre Niet$sc e% a metamorfose do seu dem*nio% e o leitor. Na verdade% + um texto ,ue busca o efeito% n!o a explica!o ou a demonstra!o. 9nteressa sobretudo a reac!o +tica Jen,uanto ethos) do ouvinte% por,ue s* dele depende cosmolo(ia do eterno retornar:
6o maior peso sobre as tuas ac@esY Nu ent!o como terias de te sentir bem em rela!o a ti pr*prio e 4 vida para n!o reclamares mais nada sen!o esta ]ltima eterna confirma!o% esta ]ltima eterna san!o78 S JN9":;K5<"% F.% G5% =Q/&.)

ipostasiar a

Da mesma +poca . a Gaia Cincia estava nas livrarias a >R de D(osto de &''> Jsem a parte V% inserta na >.` edi!o de &''?)% mas a sua escrita comeou lo(o ap*s a
S

Nuno Nabais coloca a ambi(uidade da resposta dentro de uma tipolo(ia do tempo ori(inada a partir da nostal(ia ou do remorso: 6Fara ,uem ol a para o passado com o sentimento de culpa% o remorso apenas o ,uer anular. " portanto para este a ideia da repeti!o do passado seria um terr2vel casti(o8. Felo contrArio% 6para ,uem experimentou o passado EA no sentimento de nostal(ia pode a ideia de retorno desse mesmo passado representar um bpensamento divinoc. L...M N alcance bselectivoc ,ue Niet$sc e atribui 4 ideia de retorno sup@e portanto uma compreens!o tipol*(ica da temporalidade. N ,ue se exprime na dualidade de respostas 4 revela!o do retorno eterno + a dualidade de posturas perante o passado . remorso ou nostal(ia.8 Metaf2sica do -r3gico% op. cit.% pp. >RQG>R/.

publica!o de Aurora em &''& .% existe um conEunto si(nificativo de fra(mentos sobre o "terno #etorno ,ue nunca foram retomados nas obras publicadas. For um lado% + surpreendente a op!o de manter os textos mais importantes sobre o "terno #etorno fora do exoterismo editorial. For outro% como veremos% a autoGcensura + consistente com o carActer esf2n(ico e a dificuldade em superar o estAdio de rascun o da doutrina. Ns Fragmentos Pstumos podem ser divididos em tr)s (rupos: carActer co(nitivo% +tico e cosmol*(ico. Ns primeiros . &&L&/&% &3Q% &3'M% todos de &''&% volume P da <ritische ;tudienausga"e de 5olli e Montinari JdKD) . t)m como denominador comum a dificuldade e a importCncia do ensino% por ve$es autoGensino Jou autoG aprendi$a(em% neste caso intercambiAveis)% do "terno #etorno. N &&L&/&M% citado supra% anuncia pela primeira ve$ explicitamente a doutrina% mostrando tamb+m% em conse,u)ncia da sua ori(inalidade% ,ue a ac!o co(nitiva inicial JiniciAtica7) se destina a ,uem ensina a pr*pria doutrina J.ehre): 6+nsinamos a doutrina X + o meio mais poderoso de a incorporarmos n*s pr*prios. N nosso (+nero de felicidade% como doutores da maior doutrina.8 N &&L&3QM aponta ra$@es antropol*(icas ,ue Eustificam a dificuldade umana de compreender o devir. _ verdade ,ue n!o refere stricto sensu o retorno do mesmo% mas estA em id)ntica tipolo(ia apor+tica% visto ,ue o contraponto% co(nitivismo natural% serve para ambos: 6N nosso intelecto n!o foi constru2do para a compreens!o do devir% ele esforaGse em provar a fixide$ universal. L...M :odos os fil*sofos t)m por obEectivo demonstrar a persist)ncia eterna8. ? Finalmente% o &&L&3'M desloca o problema da incorpora!o co(nitiva para o futuro% ou mel or% recon ecendo a comple7idade da doutrina su(ere a necessidade de uma lenta% mas irredut2vel% aprendi$a(em do novo tempo:
6"vitemos ensinar a nossa doutrina como uma repentina reli(i!o Leine pl:t%liche =eligionMY _ necessArio ,ue ela se infiltre lentamente% + preciso ,ue (era@es inteiras a acrescentem e por ela seEam fecundadas . para ,ue se torne uma (rande Arvore ,ue ensombra toda a umanidade ainda por vir. N ,ue s!o os dois mil+nios durante os ,uais se conservou o cristianismoY VArios mil ares de anos ser!o necessArios ao mais poderoso pensamento . durante muito tempo* muito tempo serGl eGA preciso continuar 2nfima e impotente.8 JN9":;K5<"% F.% FF% P:&& L&3'M)
?

N9":;K5<"% F.% FF% P:&& L&3QM.

"ste discurso Eustifica parte do diferimento sucessivo das esperadas explica@es sobre a doutrina. 0uer o =Q/& da Gaia Cincia% ,uer os Fragmentos Pstumos de '&% ,uer o livro 999 de Assim Falava Zaratustra J6Da Vis!o e do "ni(ma8 e 6N 5onvalescente8) ,uer o =3S de Para Alm Bem e Mal% ou ainda outros pe,uenos apontamentos na sua obra n!o editada ou nos textos autoGbio(rAficos J +cce ,omo e Crep&sculo dos 'dolos)% evitam a explica!o% recusam construir uma teoria do "terno #etorno. Num certo sentido% parece esperar um novo omem para iniciar essa sistemati%a8!o. Mas tamb+m podemos pensar num acto fal ado% numa s]bita inspira!o das alturas' ,ue se revelou in*cua. 5omo veremos% n!o + essa a nossa tese. Ns principais fra(mentos cosmol*(icos s!o o &&L&/'% &3>% &3?% >R>% >&QM de &''& JdKD P). :odos eles reEeitam a ideia do 6novo8 e da 6ori(em8% articulando o tempo com a fora J<raft)% uma fora constante. 6N devir infinitamente novo + uma contradi!o% ele teria de pressupor uma fora infinitamente crescente. Mas de ,ue poder2amos n*s crescer78 ou 6o tempo onde o todo exerce a sua fora + perfeitamente infinito% isto +% a fora + a2 eternamente id)ntica% eternamente activa8% &L>R>% >&QM% respectivamente. "sta 6cosmolo(ia8 eternalista defende ,ue todas as possibilidades foram EA es(otadas% o movimento do caos para a armonia J&&L&3?M) + absurdo% 6+ preciso ,ue o desenvolvimento espontCneo seEa uma repeti!o% como o ,ue o en(endrou e o ,ue vai nascer% e assim de se(uida% para a frente e para trAs.8 J&&L>R>M) Niet$sc e se(uiu al(umas das propostas de eo annes Gustav Vo(t% ,ue em A For8a> ?ma @is!o do Mundo =ealista e Monista defendia um mundo composto de uma ]nica substCncia% omo(+nea% espacialmente e temporalmente infinita% imaterial e indestrut2vel a ,ue c amava 6fora8 J<raft).P Dssim% correndo o risco de um recrudescimento metaf2sico%
8

"sta 6inspira!o8 tem nuances (eneal*(icas% Niet$sc e leu a teoria mecanicista de eo annes Gustav Vo(t% #ie <raft> +ine real5monistiche $eltanschauung> +rstes Buch> #ie Contraktionsenergie* die let%turs chliche einheilichte mechanische $irkinsform des $eltsu"strates % Leip$i(% <autp f :isc ler% &'?'. N exemplar de Niet$sc e estA conservado na ,er%ogin Anna Am3lia Bi"liothek de Beimar. Di$ Faolo D[9orio ,ue Niet$sc e tin a muito provavelmente este livro com ele em KilsGMaria no Ver!o de &''&% como o atesta a carta a Fran$ NverbecU do >R->& de D(osto% onde a,uele l e pede um conEunto de livros% entre os ,uais o de Vo(t. For outro lado% <enri Lic tenber(er e 5 arles Dndler indicam pelo menos mais duas obras da +poca ,ue tin am tratado a ,uest!o do eterno retorno e ,ue Niet$sc e teria lido: Du(uste 1lan,ui% .Aternit par les astres% &'?>T Gustave Le 1on% .Ahomme et les socits% &''&. 5f. Faolo D[9orio% 6L[+ternel retour% Gengse et interpr+tation8% in .A,erne )iet%sche% Faris% >RR3T e Ma$$ino Montinari% Friedrich )iet%sche% Faris% FUF% >RR&. Mas + tamb+m ine(Avel ,ue a economia emocional de Niet$sc e se alterou com esta descoberta Jori(inada entre as leituras e a verti(em intelectual onde vivia)% basta lermos este excerto da carta ,ue escreveu a <einric dhselit$ a &/ de D(osto de &''&: 6Vi aparecer no meu ori$onte pensamentos tais ,ue nunca tin a tido% mas n!o ,uero revelar nada e (uardo uma calma indestrut2vel.8 P eo annes Gustav Vo(t% #ie <raft> +ine real5monistiche $eltanschauung> +rstes Buch> #ie Contraktionsenergie* die let%turs chliche einheilichte mechanische $irkinsform des $eltsu"strates % op. cit.

depois da fase mais materialista de ,umano* #emasiado ,umano e Aurora% mas tamb+m demarcandoGse da Metaf2sica da Vontade sc open aueriana% Niet$sc e procura um princ2pio% uma lin a de fu(a% um crit+rio especulativo ,ue l e permita colocar Jou recolocar) o tempo al+m da teolo(ia crist!. D possibilidade de uma 6fora8 constante e eterna pode 0ustificar uma 5osmolo(ia do :empo 5ircular. For outro lado% sabemos da influ)ncia ,ue a 5osmolo(ia "st*ica teve na ideia de "terno #etorno. N pr*prio Niet$sc e o refere em +cce ,omo%
6D doutrina do beterno retornoc . isto +% de uma circula!o impreter2vel% e repetida infinitamente% de todas as coisas .% essa doutrina de ;aratustra podia% afinal% tamb+m EA ter sido ensinada por <eraclito. Felo menos% o estoicismo% ,ue erdou de <eraclito ,uase todas as suas no@es fundamentais% tem vest2(ios dela.8 JN9":;K5<"% F.% "<% 6N Nascimento da :ra(+dia8% =Q)

No entanto% al(uns fra(mentos de &''& s!o pouco abonat*rios em rela!o ao estoicismo% dKD P: &>L33% &/&M e &PL&M. D petrifica!o contra a dor% a in+rcia paralisante% um a(uentar pelo a(uentar% mostram ,ue Niet$sc e teria pelo menos al(umas retic)ncias em darGl e parte da maternidade do seu "terno #etorno.&R For ]ltimo% os fra(mentos ,ue tratam das repercuss@es +ticas s!o os &&L&/Q% &//% &/'% &S&% &SQ% >R>% QQ'M% JdKD P). :odos se desviam% em primeiro lu(ar% da vel a no!o de pecado crist!o ou de ,ual,uer epifanismo salv2fico% mas tamb+m da autoG (lorifica!o da vontade ,ue s* at+ certo ponto se apropriou do 6pensamento abissal8 Ja"grBndlicher Gedanke). K!o 6fra(mentos +ticos8 por,ue a sua fun!o + deslocar o lu(ar de onde se v) e avalia o mundo% substituindo um ethos de submiss!o ao teol*(ico e ao teleol*(ico por um ethos da sa(ra!o aG ist*rica e aGreli(iosa dos acontecimentos. :rataGse de inocentar a vida atrav+s da aceita!o de ,ue tudo retorne Jcoisa imposs2vel para os profissionais do mau ol ado e da mAGl2n(ua). N fra(mento &&L&/QM + lapidar na 0ustifica8!o da metamorfose +tica provocada pelo "terno #etorno. 5omea por lamentarGse: 6Mas se tudo + necessArio% o ,ue posso decidir sobre os meus actos78% a solu!o estA em 6Ke incorporares o pensamento dos pensamentos% ele te
&R

Nuno Nabais% pelo contrArio% pensa ,ue A uma identidade% ,uer no plano cosmol*(ico ,uer +tico% entre a proposta niet$sc eana e a Filosofia do F*rtico. Ds cr2ticas do primeiro s!o uma forma de demarca!o autoral% ele apenas 6alcana a ima(em do sAbio na sua vers!o banali$ada% o fundo da,uilo ,ue existe de ressonCncia secreta entre ambos mant+mGse in,uestionado.8 J Metaf2sica do -r3gico% op. cit.% p. &S'. 5f. tamb+m pp. &S3G&S?).

metamorfosearA.8 " lo(o depois o imperativo tico da doutrina: 60ueroGo eu de tal sorte ,ue o ,ueira fa$er in]meras ve$es78 Fara n*s% mais importante do ,ue esta pe,uena f*rmula demasiado pr*xima do neoUantismo . repeteGse em &&L&S&% &SQM . + o poder ,ue a autoGaprendi$a(em do "terno #etorno tem de criar um novo ethos% fixandoGse uma via para a emer()ncia do sobreG omem JC"ermensch). N novo paradi(ma +tico altera a maneira de estar no mundo% a(ora inocentado e amado% anulando a vontade de Dl+nsT nisto estaria o impulso para o novo omem Jtema principal do pr*ximo Assim Falava Zaratustra). N conte]do do =&&L&/QM + complementado pelo &&LQQ'M% nele escreve sobre o desaparecimento dos incr+dulos: 6K* ,uem toma a sua exist)ncia como capa$ de se repetir eternamente su"sistir38.&& <A realmente uma atmosfera evan(+lica% mas trataGse somente de reforar a ideia de autoGsupera!o J ;el"stB"er(indung% central na ideia de sobreG omem)% s* o omem capa$ de se superar% aprendendo a doutrina do "terno #etorno% terA futuro. Uma nova axiolo(ia e uma nova antropolo(ia ,ue vai dinamitar a teolo(ia crist!. Num tempo do eterno re(resso 6seria atro$ acreditar ainda no pecado: tudo o ,ue podemos fa$er numa repeti!o sem fim + inocente.8 J&&L&//M) D revela!o da doutrina% passando de poucos para muitos% serA para a 6 umanidade a ora do MeioGDia.8 J&&L&/'M) <ora onde a sombra% o assombramento + m2nimo% ora de afirma!o inocente. For isso% os iniciados n!o devem esperar 6lon(2n,uas% descon ecidas beatitudes% "n8!os e gra8as% mas viver de tal sorte ,ue ,ueiramos viver ainda uma ve$ e ,ueiramos viver assim para a eternidadeY8 J&&L&S&M) Ns fra(mentos p*stumos de '& ,uase formam uma protoGteoria do "terno #etorno% indicando o seu carActer cosmol*(ico% peda(*(ico e +tico. :rataGse de criticar o tempo linear% do pro(resso e do #eino dos Fins. Niet$sc e% influenciado pelo materialismo metaf2sico Jsem transcend)ncia) de Vo(t e parcialmente pela f2sica e +tica est*icas% prop@e uma nova temporalidade assente na autoGaprendi$a(em% condi!o do sobreG umano. :anto mais ,ue a morte de Deus Jc+lebre =&>3 da Gaia Cincia) o"riga ao desaparecimento do omem. 5om isto% uma neoGteolo(ia aGteol*(ica% numa paradoxolo(ia ,ue se compreende% espal arA inoc)ncia pelo mundo% transmutando o ol ar corrompido da moral crist!% do ressentimento em rela!o 4 vida% numa disposi!o pura de criana% numa a,uiesc)ncia afirmativa Jtamb+m o amor fati aparece ori(inariamente na Gaia Cincia% =>?S)% criadora sem por,u).
&&

9mporta citAGlo na 2nte(ra: 6Die $uU\nfti(e Gesc ic te: immer me r Wird dieser GedanUe sie(en . und die nic t daran Glaubenden m\ssen i rer Natur nac endlic ausster"enY Nur Wer sein Dasein f\r eWi( Wieder olun(sfO i( Olt% bleibt B"rig: unter solchen aber ist ein ;ustand m:glich% an den noc Uein Utopist (ereic t atY8 JdKD P)

II' O E#er"o Re#or"o em Assim Falava Zaratustra Dl(um tempo depois sur(e a primeira parte de Assim Falava Zaratustra 4 ?m .ivro Para -odos e Para )ingum Jeaneiro de &''Q)% se(uirGseG!o a se(unda e terceira partes% publicadas em &R de Dbril de &''/. &> Zaratustra + um livro 4 parte% o seu estilo l2rico e teatral obri(aGnos a entrar no Eo(o ret*rico inscrito nos discursos sobre o "terno #etorno% bem como nas persona(ens% sua economia dramAtica% ,ue o proferem e espectadores a ,uem se diri(e. Dl+m disso% a explica!o l2rica depende das oscila@es vitais da persona(em ;aratustra. Ns cap2tulos sobre o "terno #etorno s!o 6Da Vis!o e do "ni(ma8 e 6N 5onvalescente8% livro 999. Defendemos% por+m% ,ue o antepen]ltimo cap2tulo do livro 99% 6Da #eden!o8% lana a(onicamente o tempo linear contra o tempo ,ue retorna. _ verdade ,ue temos de escavar no sentido impl2cito do discurso e desvalori$ar% para este caso% o aparecimento da 6Vontade de Fot)ncia8 J $ille %ur Macht)% mas sem a necessidade de forar uma interpreta!o centauresca. N cap2tulo descreve a pr+dica de ;aratustra en,uanto atravessa uma ponte Js2mbolo de passa(em e de autoGsupera!o)% a aleiEados% mendi(os e um corcunda. N desen o do audit*rio vai ter reflexos na ar(umenta!o% aliAs o corcunda diGlo claramente no final da narrativa. &Q Dpesar da complexidade ermen)utica% emer(em duas formas de perspectivar o tempo% cada uma delas com a sua reden!o pr*pria. De um lado% a crena na irrevo(abilidade do passado% marcando indelevelmente a exist)ncia pelo ,ue aconteceu% proEecta uma reden!o assente na vin(ana:
6D sua ira + o facto de o tempo n!o andar para trAs. bD,uilo ,ue foic . assim se c ama a pedra ,ue ela n!o pode rolar. "% assim% ela rebola pedras% por ira e a$edume% e vin(aGse no ,ue n!o sente como ela c*lera e a$edume. Dssim% a vontade libertadora tornouGse malfeitoraT e vin(aGse em tudo ,uanto seEa suscept2vel de sofrer% pelo facto de n!o poder
&>

D parte 9V serA uma publica!o privada de &''3% apenas a(rupada 4s restantes Q depois do colapso mental de Niet$sc e% numa edi!o de Naumann e <einric dhselit$. &Q Fer(unta: 6Mas por,ue + ,ue ;aratustra nos fala de maneira diferente da ,ue usa com os seus disc2pulos78% ao ,ue ;aratustra responde: 65om corcundas bem se pode falar corcundaY8 J;D% 6Da #eden!o8) Fodemos interpretar a fi(ura do corcunda como o erudito ver(ado sob o peso do ,ue sabe% sobre o peso do passado% a ,uem ;aratustra n!o pode% por isso mesmo% expor com mais clare$a a sua doutrina.

andar para trAs. 9sto% e s* isto% + ,ue + propriamente vingan8a: a avers!o da vontade contra o tempo e o seu baconteceuc. L +s (arM8 JN9":;K5<"% F.% ;D% 6Da #eden!o8)

Do outro lado% uma vontade ,ue pode retornar no tempo% permitindo ,ue o passado se actuali$e e se res(ate nessa vontade ,ue o fe$ re(ressar% reden!o pela a,uiesc)ncia:
6#edimir os ,ue viveram no passado e transformar todo o baconteceuc num beu assim o ,uisYc L ;o (ollte ich esDM . isso + ,ue seria para mim reden!o.8 L...M :odo o baconteceuc + um fra(mento% um eni(ma% um acaso atro$ . at+ ,ue a vontade criadora Lschaffende $illeM di(a a esse respeito: bMas foi assim ,ue eu o ,uisYc Dt+ ,ue a vontade criadora di(a a esse respeito: bMas + assim ,ue eu o ,ueroY " assim o ,uerereiY8 &/ JN9":;K5<"% F.% ;D% 6Da #eden!o8)

#etomamos o princ2pio salv2fico Jredentor) inscrito em al(uns dos fra(mentos ,ue analisAmos mais acima% embora a estrat+(ia narrativa da matura!o de ;aratustra% como num #omance de Forma!o Jo Bildungsroman $ilhelm Meisters .ehr0ahre de Goet e% por exemplo)% n!o permita clarificar a tese. ;aratustra ainda n!o estA maduro para os seus frutos% por isso n!o pode revelarGse totalmente.&3 "m 6Da Vis!o e do "ni(ma8 o audit*rio a ,uem ;aratustra ensina o "terno #etorno + completamente diferente do 6Da #eden!o8% troca a esc*ria social por persona(ens ,ue viaEaram atrav+s de 6mares terr2veis8% 6+brios de eni(mas8 almas atra2das 6para todos os abismos labir2nticos8% detestando dedu$ir ,uando podem adivin ar. D encena!o estA% pois% nos ant2podas da anterior. Mas ,uando tudo parecia pronto para a (rande revela!o da 6vis!o do mais solitArio8% ;aratustra convoca o seu 6dem*nio e inimi(o fi(adal8% esp2rito de (ravidade% 6meio an!o meio toupeira8% para a boca de cena narrativa% dandoGnos mais a sua vis!o deturpada do "terno #etorno do ,ue a do pr*prio ;aratustra. 0ue% aliAs% ainda n!o estA preparado para ela. N diAlo(o Jentre o umano e o sobreG umano) farGseGA em torno da ima(em de
&/ &3

1dem. 6i ;aratustra% os teus frutos est!o maduros% mas tu n!o estAs maduro para os teus frutos.8 J;D% 6D <ora Mais Kilenciosa8)

10

um 6portal8 J-hor(eg) com duas caras.&S Nele estA (ravado o nome de 6instante8 JAugen"lick)% Euntando dois camin os Eamais percorridos% ambos levando 4 eternidade. N an!o interv+m apenas uma ve$% respondendo 4 per(unta de ;aratustra: 6b:udo ,uanto seEa direito + mentirac. b:oda a verdade + curva% o pr*prio tempo + um c2rculo.c8 Farece uma descri!o 6sensata8% mas ;aratustra retur,ue% encoleri$ado% ,ue isso + simplificar demasiado a ,uest!o% tomando a palavra para afirmar repetidamente% embora na fi(ura estil2stica do ,uestionamento% ,ue tudo retorna% at+ o instante do p*rtico. No final da fala A uma esp+cie de antiGcl2max ret*rico% assustandoGse com o ,ue disse: 6Foi assim ,ue eu falei% e cada ve$ mais baixin o% pois tin a medo dos meus pr*prios pensamentos e se(undos pensamentos.8 Fortanto% no momento em ,ue parece desen arGse uma explica!o cabal do "terno #etorno% ;aratustra autoGpetrificaGse no centro do seu pensamento e abandona a fenomenolo(ia do tempo por,ue o seu ethos ainda n!o estA preparado para a revela!o. 5laro ,ue Niet$sc e inverte% talve$ abusivamente% a situa!o: deveria ser o audit*rio a embasbacarGse% n!o ;aratustra ,ue comporta EA em si os rudimentos do pensamento abissal. Mas na economia ret*rica do ensino da doutrina% esta suspens!o prova o sentido esot+rico ,ue Niet$sc e pretende para a doutrina do "terno #etorno. N cap2tulo cont+m ainda o c+lebre eni(ma do pastor e da serpente ne(ra ,ue se l e introdu$ na boca. Kaberemos mais tarde% 6N 5onvalescente8% ,ue o pastor era o pr*prio ;aratustra e a serpente o niilismo. &? D cena trata da decis!o em matar a,uilo ,ue sufoca% e o ,ue impede de respirar o ar da vida + a contamina!o pelo niilismo do eterno retornar% isto +% um tempo ,ue n!o conEura o ,ue re(ressa do passado% permitindo mesmo o retorno do 6 omem mes,uin o8. For isso% depois de morder a serpente% o pastor 6eA n!o era pastor% EA n!o era omem . era um ser transformado% transfi(urado% ,ue se riaY Nunca no mundo um ser umano se riu como ele riaY8&' D se(unda cena confirma a suspens!o da doutrina: ;aratustra falava cada ve$ mais levemente e tremia dos seus pr*prios pensamentos por,ue ainda n!o tin a expulso de si o niilismo. K* esta expuls!o% simboli$ada no corte da cabea da 6serpente ne(ra8% permite incorporar o novo tempo.&P Dssim se compreende a rela!o de continuidade dramAtica entre 6Da
&S &?

N portal tem *bvias conota@es com a Filosofia do F*rtico est*ica. 6N (rande com o omem... foi isso ,ue me sufocou e se me meteu na (ar(anta% bem como a,uilo ,ue o adivin o predisse: b:udo + indiferente% nada vale a pena% o saber sufoca.c8 J;D% 6Da Vis!o e do "ni(ma8% =>) &' ;D% 6Da Vis!o e do "ni(ma8% =>. &P N!o reprodu$imos exactamente o pensamento de Nabais% mas pensamos estar no mesmo re(isto ermen)utico. Di$ ele: 6o v2cio fundamental ,ue or(ani$a desde a rai$ a ideia de "terno #etorno consiste no facto de Niet$sc e procurar construir uma tipolo(ia das vontades a partir de uma

11

Vis!o e do "ni(ma8 e 6N 5onvalescente8. Neste cap2tulo% o ensino EA n!o se diri(e a outro se n!o ao pr*prio ;aratustra. _ ilus*rio pensarGse ,ue A um diAlo(o entre ;aratustra e os seus animais . mesmo se estes o substituem na exposi!o .% ;aratustra luta a s*s consi(o mesmo% ]ltima batal a% para incorporar o tempo do "terno #etorno% por,ue precisa de outra temporalidade. No =& c ama pelo 6pensamento mais abissal8% mas ainda + cedo demais% e% EA no in2cio do =>% cai no c !o como morto% onde ficarA durante sete dias. Durante a convalescena + estimulado pelos seus animais a recuperar a sa]de no 6doce mundo8% onde todos esperam por ele. Mas ;aratustra recusa a ta(arelice da A(uia e da serpente% indiscreta e ineficiente por,ue 6D cada alma pertence um mundo diferenteT para cada alma% ,ual,uer outra alma + um al+mGmundo.8 #ecuperando a tese de um texto de Euventude J @erdade e Mentira em ;entido +7tra5Moral% &'?Q)% profere ,ue a ar,uitectura semCntica + mentirosa . tudo s!o convencionalismos .% ,ue a fala + uma 6linda doidice8. Fortanto% acentua a ideia de ,ue o ensino da doutrina apenas se diri(e ao pr*prio% a ,uem decepou a sua serpente% venceu o seu pr*prio niilismo. 5ompreendeGse a(ora por,ue acusa os animais ,ue o acompan am de terem transformado a doutrina numa len(alen(a% num discurso em ve$ de um texto vital. K* ele descobriu . nas entran as da vida . o alcance do "terno #etorno para ,uem estA ainda ref+m do niilismo. >R 6DscoY DscoY DscoY8% foi o ,ue sentiu ,uando 6compreendeu8 ,ue at+ o mais 2nfimo re(ressaria. Ns animais% numa lucide$ superior 4 do pr*prio ;aratustra pedemGl e para cantar% ,ue arranEe uma lira% 6uma nova lira8. Mais dionis2aco do ,ue apol2neo% o "terno #etorno parece s* poder ser cantado. >& _ ,ue 6sendo tu o primeiro a ter de ensinar esta doutrina% como n!o avia esse (rande destino de ser tamb+m o teu maior peri(o e a tua pior doena78 Depois% numa mudana s]bita de narratArio% os animais exp@em a,uilo ,ue sabem ser ensinado por ;aratustra . a(ora falam por ele% c+ptico em rela!o 4s palavras% desi(na portaGvo$es.
6#e(ressarei% com este Kol% com esta :erra% com esta A(uia% com esta serpente . n!o a uma vida nova% nem a uma vida mel or% nem a uma vida semel ante: re(ressarei eternamente a esta mesma e
fenomenolo(ia da temporalidade Japarentemente neutra)% ,uando esta ]ltima EA utili$a as cate(orias tipol*(icas ,ue deveria revelar a experi)ncia do tempo.8 JMetaf2sica do -r3gico% op. cit.% p. >&/.) 20 N!o nos es,ueamos ,ue em +cce ,omo% 6For,ue "screvo Livros t!o 1ons8 =&% refere ,ue para compreender seis lin as de Zaratustra + preciso t)Glas vivido. >& Mais tarde% "<% 6Dssim Falava ;aratustra8% =&% dirA ,ue todo o livro foi composto mais para a m]sica do ,ue para a palavra.

12

id)ntica vida% no ,ue ela tem de mais (randioso e tamb+m de mais 2nfimo% para voltar a ensinar o "terno #etorno de todas as coisas% para voltar a falar do Grande MeioGDia da :erra e do <omem% para voltar a anunciar aos omens o sobreG umano LC"ermenschenM.8 JN9":;K5<"% F.% ;D% 6N 5onvalescente8% =>)

Di$em eles por ;aratustra% ,ue perece nesse exacto momento% terminando o seu decl2nio Jperecer para renascer% processo de ;el"stB"er(indung).>> Mas + ainda o sil)ncio ,ue impera% n!o o E]bilo de ter finalmente% neste lar(o percurso dramAtico de autoG supera!o% revelado a doutrina do "terno #etorno% liberta da falsifica!o ermen)utica e existencial do niilismo. D festa da descoberta reali$arGseGA apenas dois cap2tulos depois% precisamente no final do livro 999 J6Ns Kete Kelos . Nu o 5anto do Kim e do ^men8)% ori(inalmente% e sintomaticamente% o ]ltimo de Assim Falava Zaratustra. D,ui% todos os sete = louvam a eternidade% ,ue nada deve% a n!o ser no 9gon da contradi!o% ao tempo da #ealidade crist!. "sta eternidade inscreveGse na cessa!o do tempo linear% do tempo ,ue divide presente% passado e futuro. D(ora% no re(resso de tudo% no deseEo inocente de ,ue tudo re(resse% o tempo + a eternidade em cada momento da sua apari!o. 6 Pois eu amo5te* +ternidade8 J#enn ich lie"e dich* oh +(igkeitD)% di$ o narratArio sete ve$es. No final repete a necessidade do canto substituir a fala% por,ue mais do ,ue explicar conceptualmente a doutrina% deve transmitirGse a ;timmung>Q a audit*rios ,ue decifrar!o o eni(ma na sua mais profunda solid!o:
65antaY N!o fales maisY N!o s!o todas as palavras feitas para criaturas pesadas7 N!o mentem todas as palavras a ,uem seEa leve7 5antaY N!o fales maisY N Y% como n!o averia eu de aspirar com ardor 4 eternidade e ao anel nupcial dos an+is... ao anel do #etorno78 JN9":;K5<"% F.% ;D% 6Ns Kete Kelos8% =?.)

III' O E#er"o Re#or"o "o +,s Assim Falava Zaratustra N "terno #etorno ,uase desaparece depois de Assim Falava Zaratustra. eA
22

6Nnde% por+m% estiver o peri(o% a2 tamb+m se (era o salv2fico.8 J<hlderlin% ; mtliche $erke% vol. 99% V. F. 1eissner% &?Q.) >Q Fierre dlossoWsUi pensa numa 6alta tonalidade da alma8% uma hohe ;timmung% na ,ual Niet$sc e terA vivido a revela!o do "terno #etorno. 5f. )iet%sche et le cercle vicieu7% Faris% Mercure de France% &PSP% p. P?.

13

dissemos ,ue as posi@es sobre esta rarefac!o textual variam entre a assun!o de ,ue isso prova a emer()ncia capital de uma teoria da invers!o de todos os valores J?m(erthung aller $erthe) a partir das no@es de Niilismo e Vontade de Fot)ncia% em Nuno NabaisT e a ideia de ,ue apesar de tudo o proEecto filos*fico fundado na temporalidade do "terno #etorno continua% em Martin <eide((er.>/ "m Para Alm Bem e Mal% livro mais pr*ximo de Assim Falava Zaratustra do ,ue a diferena das datas de publica!o pode deixar supor J&''QG'/ para esta% Ver!o de 'S para a,uela)%>3 o "terno #etorno fa$ a sua ]ltima apari!o na,uilo ,ue o pr*prio Niet$sc e preparou para a edi!o. >S No =3S apresenta sinteticamente a sua f*rmula para ultrapassar o pessimismo meioGcrist!o e meioGalem!o ,ue pela ]ltima ve$ se manifestou na filosofia sc open aueriana. 9sso caberA ao outro lado do ideal% aos ant2podas das morais da ilus!o:
6ao omem mais (eneroso% mais vivo% mais afirmador ,ue existe% ,ue n!o s* aprendeu a satisfa$erGse e a confiar na,uilo ,ue e7istiu e e7iste% mas tamb+m ,uer possu2Glo novamente% tal como existiu e existe% para toda a eternidade. Ltermina di$endoM N!o serA isto . um circulus vitiosus deus7 JN9":;K5<"% F.% F1M% =3S)

:rataGse% pois% de res(atar o divino da transcend)ncia imaculada e colocAGlo no meio de uma vida ,ue de acordo com a vel a tAbua de valores estA c eia de defeitos J6 vitiosus8). N c2rculo do eterno retorno% cuEa nova divindade serA Dioniso% >? condu$ a uma
"m )iet%sche 1 afirma ,ue mesmo na +poca em ,ue a no!o de vontade de pot)ncia passou para o primeiro plano% a doutrina do "terno #etorno manteveGse no centro do seu proEecto filos*fico. 5f.% cit.% pp. /&PG/>R.) :amb+m darl LhWit defende% em )iet%sches Philosophie der e(igen (iederkehr des gleichen % Fleix Meiner Verla( Gmb<% <ambour(% &P3'% ,ue o "terno #etorno% Euntamente com a experi)ncia do KobreG <omem% s!o a ]ltima vontade e a ]ltima filosofia de Niet$sc e% unificando o conEunto da sua experi)ncia. D diferena ,ue constitui com <eide((er estA em colocar o KobreG<omem como condi!o do "terno #etorno: s* depois da supera!o do umano% demasiado umano se acede 4,uela doutrina. >3 Num esboo de prefAcio a Para Alm Bem e Mal datado de 'S Jcf. B 9 '% >Q'): 6"ste livro + composto de textos escritos ao mesmo tempo ,ue Assim Falava Zaratustra% mais exactamente nos entre tempos desse trabal o: fosse como recrea!o% como autoGinterro(at*rio ou autoGEustifica!o% mesmo no meio de um empreendimento extremamente dif2cil e c eia de riscos.8 Numa carta a eacob 1urcU ardt de >> de Ketembro de &''S comprova isto mesmo: 6FeoGl e% leia este livro Jembora ele di(a as mesmas coisas ,ue o meu ;aratustra% mas diferentemente% muito diferentemente )8. 26 Ke exceptuarmos uma refer)ncia em +cce ,omo% 6Dssim Falava ;aratustra8% =& J6a mais elevada f*rmula de afirma!o ,ue se possa de todo alcanar8. Dcrescenta a data e os SRRR p+s de altura ,ue tin a usado no fra(mento p*stumo de '&) e outra no Crep&sculo dos 'dolos% 6N 0ue Devo aos Dnti(os8% =3 Jtermina afirmandoGse o mestre do "terno #etorno). >? _ assim ,ue o interpreta Fierre dlossoWsUi. J5f. )iet%sche et le cercle vicieu7 % cit.% p. &R>). "m ;D 9% 6Das :r)s Metamorfoses8% na terceira metamorfose o mundo da criana tamb+m se proEecta no c2rculo do eterno retorno% EA ,ue% entre outras coisas% + uma roda ,ue (ira sobre si mesma J6 ein aus sich
>/

14

transmuta!o dos valores de forma a valorar tudo a,uilo ,ue foi e +% n!o como uma subEu(a!o ao inevitAvel% mas assumindo ,uererGse a,uilo ,ue 6existiu e existe8. Ke em &''& os cadernos de notas cont)m bastante informa!o sobre o "terno #etorno% propondo mesmo al(umas explica@es% at+ ao seu colapso mental o primeiro n2vel do palimpsesto J)achlass) s* esporadicamente se refere a ele. _ verdade ,ue ,uando a(rupados num corpus temAtico . o ,ue acontece com #er $ille %ur Macht e al(umas publica@es de divul(a!o>' . ficamos com cerca de QR a /R fra(mentos% o ,ue parece ser bastante. Mas se lermos na 2nte(ra os seus cadernos de notas% percebemos ,ue a ,uest!o do "terno #etorno + irrelevante em rela!o 4 da Vontade de Fot)ncia% Niilismo% Decad)ncia% "st+tica Fisiol*(ica% Ba(nerismo% 5ristianismo% Dionis2aco% 9nvers!o dos Valores% Filosofia% Vontade de Verdade% Drte... "m dKD &>% )achlass EFFGHEFFI% apontamGse (eralmente o 3L3/) e os ?L3/% ?&M% este ]ltimo con ecido como o fra(mento de Len$er <eide% de &R de eun o de &''?. Mas mesmo a,ui . Nuno Nabais usaGo como marcador do abandono do "terno #etorno em favor da Vontade de Fot)ncia% derradeira centralidade da sua filosofia >P . apenas aparece no ponto sete% sem decidir nada de fundamental em rela!o ao sentido (eral do texto. "m dKD &Q% )achlass EFFIHEFFJ% sobretudo no ]ltimo per2odo% a vel a doutrina sur(e mais fre,uentemente% mas n!o A uma consist)ncia temAtica ,ue permita recuperAGla% ou mant)Gla% no fulcro do seu pensamento Ja n!o ser ,ue si(amos a interpreta!o eide((eriana). Noticiemos os mais importantes: PL'% P3M% &RLQM% &>L&M% &>L>M% &QL>% Q% /M% &/L&''M% &SL?>M% &L&?M% &PL'M% >RL&S?M% >>L&/M. Dpertando os crit+rios selectivos% a,uele ,ue pode Eustificar a vis!o eide((eriana + o PLP3M . em interli(a!o com os PL&R?M e &RL3'M .% sup@e ,ue a supera!o dos valores vi(entes se farA numa +poca trA(ica fundada no "terno #etorno. Ns &QL/M e &SL?>M% d!oGno para planos de novos livros% bem como o &'L&?M. Ns &PL'M e >>L&/M colocamGnos na proEectada obra sobre a 9nvers!o de :odos os Valores.QR For outro lado% vemos ,ue ele estA ausente em vArios e importantes planos de livros: &/L&QS% &3SM% &3L&RRM% &SL3&M% &?L&M e &'L'SM. Kintoma claro da sua desvalori$a!o.
rollendes =ad8). >' For exemplo de Lionel DuvoV% Fragments posthumes sur lAternel retour* EFFK5EFFF% Faris% Dllia% >RRS. >P 5f. Metaf2sica do -r3gico% op. cit.% p. >/Q e ss. 30 _ tamb+m no primeiro destes fra(mentos ,ue <eide((er sustenta em )iet%sche 1 o novo predom2nio do "terno #etorno sobre a Vontade de Fot)ncia% omitida no fra(mento.

15

I-' Para l. $o r/s#/a"/smo Descrevemos o lu(ar do "terno #etorno no pensamento de Niet$sc e% as suas conse,u)ncias +ticas% cosmol*(icas e 6teol*(icas8. FensAmos% e esbarrAmos tamb+m% na complexidade ermen)utica ,ue desde o in2cio incorporou% en,uanto doutrina expressa por eni(mas. FrocurAmos mostrar ,ue Assim Falava Zaratustra marca provavelmente o seu apo(eu e o decl2nio% embora o acervo exot+rico mais importante esteEa nos Fragmentos Pstumos da +poca da Gaia Cincia. #estaGnos deixar um apontamento sobre a rela!o entre "terno #etorno e cristianismo. K!o vArios os fra(mentos% EA o vimos% onde se dA uma confronta!o directa entre eles: &&L&//M J6Keria atro$ acreditar ainda no pecado8)T &&L&3'M Jo "terno #etorno terA um tempo de vida infinitamente superior aos dos mil+nios do cristianismo% EA citado)T &&L&SRM J6"sta doutrina + doce para todos os ,ue recusem acreditar nela% ela n!o tem inferno nem profere ameaas.8) N sentido (eral estA na invers!o do aparel o punitivo crist!o. &&L&S&M Jn!o esperar beatitudes% b)n!os% mas ,uerer o eterno retornar% EA citado)% e &&L&??M Jnovamente o 6imperativo8 de tudo ,uerer reviver). :odos de &''&% dKD P. For outro lado% o ]ltimo cap2tulo do livro 999 de Assim Falava Zaratustra% 6Ns Kete Kelos8% ,ue mostrAmos ser a celebra!o da incorpora!o do "terno #etorno em ;aratustra% termina os sete pontos confrontando explicitamente a nova eternidade do "terno #etorno com a da teolo(ia crist!. N novo tempo niet$sc eano ataca o crist!o nos seus pr*prios alicerces: cria!o% provid)ncia e reden!o passam a ser fi(uras despre$2veis. D teolo(ia prescritiva% inde7 rec eado de casti(os e recompensas% tornaGse irrelevante% EA ,ue mesmo entrando no c2rculo do retorno serA esma(ada pela fora centr2peta autoGsuficiente% n!o podendo continuar como tribunal da vida ou selec!o dos mais fracos. Kem finalidade% a viv)ncia desse sentido% a soberania transcendente do cristianismo fica *rf! de toda a sua vontade de dom2nio. Gostar2amos de se(uir novamente Fierre dlossoWsUi% a(ora em 65irculus Vitiosus8%Q& ,uando pensa o "terno #etorno como um complot sem finalidade espec2fica% afirmativa% para anular a ordem estabelecida. Uma revolu!o sem o carActer sensato da alternCncia. Um complot para derrubar a 9(reEa% o "stado e o 9ndiv2duo% estil aamento das (randes fi(uras tradicionais de ordena!o do mundo. _% pois% um

Q&

in )iet%sche Au0ourdAhui7% vol. & 9ntensit+s% Faris% &R-&'% &P?Q.

16

retorno 4 Gr+cia dionis2aca% um retorno 4 intensidade em detrimento da representa!o. Q> N!o + por acaso ,ue Para a Genealogia da Moral insiste na recupera!o da Gr+cia para combater as fi(uras morais niilistas ,ue ao lon(o dos tempos o cristianismo foi impondo na "uropa. Mas a aparente fora desta arma de (uerra vaiGse diluindo. "m &''? Para a Genealogia da Moral condu$ uma iperGdesconstru!o da tipolo(ia antropol*(ica crist! ,ue deixa completamente em sil)ncio o "terno #etorno. N ata,ue + a(ora feito a Eusante do aparato cosmol*(ico. MA 5onsci)ncia% #essentimento e 9deal Dsc+tico s!o fi(uras da cosmovis!o umana% demasiado umana% + nas estrat+(ias de interpreta!o ,ue passa a situarGse a cr2tica teol*(ica. DliAs% os Fragmentos Pstumos entre &''S e &''' t)m infinitamente mais entradas sobre a psicolo(ia de eesus e do 5ristianismo do ,ue sobre o "terno #etorno. _ ,ue + necessArio compreender at+ ,ue ponto os nossos corpos e mentes s!o tributArios dos valores ,ue o cristianismo impIs% uma incorpora!o aloEada nos pr*prios instintos. Na verdade% en,uanto n!o soubermos as conse,u)ncias exactas da nossa erana crist!% faltarGnosGA uma rela!o Eusta com o tempo. D tarefa principal dos fil*sofos do futuro + Eustamente criticar toda a contamina!o crist! ,ue% como no mito da serpente% nos sufoca. Niet$sc e pensou ,ue en,uanto esperAvamos por esses novos cr2ticos pod2amos usar o mito do "terno #etorno para superar a doena crist!% mas acabou por n!o desenvolver esta pretens!o. Dcto fal ado ou momento de pausa . ,ue desenvolvimentos teria o pensamento de Niet$sc e se n!o tivesse colapsado t!o cedo7 .% as promessas do "terno #etorno n!o foram mantidas. Foi necessArio esperar% entre outros% por Martin <eide((er% darl LhWit % Gilles Deleu$e e Fierre dlossoWsUi para ,ue alcanasse o ,ue prometia em &''&. Foi necessArio esperar pela recep!o mais filos*fica da sua obra para tecer em fili(rana al(o ,ue se aproxima de explica@es ra$oavelmente sistemAticas e conceptualmente consistentes. :alve$ seEa esta a virtude de Niet$sc e: indicar camin os de pensamento% lanando 6relCmpa(os8 ,ue recolectores dedicados% ousados e inteli(entes decifram incorporandoGos nos seus pr*prios teatros filos*ficos% onde o solitArio de KilsGMaria pode renascer% representando% ,uase sempre um dos pap+is principais. For outro lado% Niet$sc e parece tamb+m apostar na morte de Deus% e conse,uente nascimento do sobreG omem% para ultrapassar o niilismo. N 6peso mais
32

dlossoWsUi expressa tamb+m a destrui!o do capitalismo pelo "terno #etorno Jmoda da d+cada de SR francesa)% relacionando Niet$sc e e Marx.

17

pesado8 metamorfoseiaGse% por 6amor 4 eternidade8% em E]bilo afirmativo QQ% a morte da vel a autoridade JDeus) ,ue ordenava moralmente o mundo + substitu2da por um outro omem ,ue em ve$ de Eul(ar ama o ,ue cristianismo. De ,ual,uer forma% para ,uem vive na ou perto da filosofia% ,uando lemos Niet$sc e a s+rio% lentamente% 4 maneira dos fil*lo(os% como deseEava% + por,ue temos al(uma coisa a fa$er com ele% no nosso percurso filos*fico tanto ,uanto no nosso percurso vital. N!o se trata apenas de compreend)Glo ou interpretAGlo% de mimesis ou est2mulo intelectual% mas de buscar um combust2vel ,ue nos tra$ as intensidades bioG intelectuais de ,ue precisamos para nos superarmos. Ns ecos ,ue a sua leitura produ$ indicam com certe$a novos sentidos% ao mesmo tempo ,ue clarificam e ierar,ui$am o ,ue EA pensAmos. " depois% tem essa (rande virtude% se para isso estivermos preparados% de n!o pre(ar nen uma verdade% atrav+s dele assistimos sempre a encena@es polim*rficas% capa$es de tra$er novos sentidos 4 vida sem os cristali$ar em f*rmulas universais. A% por,ue ele assim o ,uer. 5om este desaparecimento EA n!o + imprescind2vel usar o "terno #etorno para combater o

BIBLIO0RA1IA N9":;K5<"% F.% $erke* kritische ;tudienausga"e% Munic G1erlinGNeW jorU% dtvG Balter de GruVter% &PPP. LLLLLL ; mtliche Briefe* kritische ;tudienausga"e% Munic G1erlinGNeW jorU% dtvG Balter de GruVter% &P'S. kkkkkk Para Alm do Bem e do Mal% trad. 5arlos MoruE!o% Lisboa% #el*(io D[^(ua% &PPP. kkkkkk Assim Falava Zaratustra% trad. Faulo Ns*rio de 5astro% Lisboa% #el*(io D[^(ua% &PP'. kkkkkk Gaia Cincia% trad. Maria 5arval o% Maria Dlmeida e Maria 5as,uin o% Lisboa% #el*(io D[^(ua% &PP'. kkkkkk +cce ,omo% trad. Faulo Ns*rio de 5astro% Lisboa% #el*(io D[^(ua% >RRR..
QQ

Num Fragmento Pstumo de &'''% &/L&&M% exp@e os sentimentos ,ue 6di$em sim8: o or(ul o% a ale(ria% a sa]de% o amor sexual% a ostilidade e a (uerra% o respeito% os belos (estos% maneiras e obEectos% a vontade forte% a educa!o de elevada intelectualidade% a vontade de pot)ncia% a (ratid!o em rela!o 4 terra e 4 vida.

18

DDVV% )iet%sche Au0ourdAhuiM% > vol.% Faris% U.G.".% b&R-&'c% &P?Q. ND1D9K% Nuno% Metaf2sica do -r3gico X +studos so"re )iet%sche% Lisboa% #el*(io D[^(ua% &PP?. <"9D"GG"#% Martin% )iet%sche 1% Ffullin(en% Verla( G\nt er NesUe% &PS&. dLNKKNBKd9% Fierre% )iet%sche et le cercle vicieu7% Faris% Mercure de France% &PSP. LlB9:<% darl% )iet%sche 4 philosophie de lAternel retour du mme% trad. fran. DnneG Kop ie Dstrup% Faris% <ac ette% &PP&. D[9N#9N% Faolo% 6L[+ternel retour% Gengse et interpr+tation8% in .A,erne )iet%sche% Faris% >RR3. <DD#% Mic el% Par5del6 le nihilisme 4 )ouveau7 essais sur )iet%sche% Faris% FUF% &PP'.

19

También podría gustarte