Está en la página 1de 35

Contabilidade Geral

Professora: Glenda de Almeida Soprane

Temas 3: Balano Patrimonial Atos e Fatos Contbeis


Palavras Chave: patrimnio lquido, bens, direitos e obrigaes

Captulo 3 Balano Patrimonial


Objetivos desse captulo: Identificar os grupos que formam o balano patrimonial. Reconhecer os critrios de avaliao do Ativo e do Passivo. Elaborar o balano patrimonial.

Balano Patrimonial
a principal demonstrao contbil. Reflete a posio financeira em um determinado momento, portanto uma posio esttica, evidenciando o patrimnio de uma empresa quantitativa e qualitativamente.

Estrutura do Balano Patrimonial


Balano Patrimonial Passivo Ativo Bens Obrigaes com Terceiros Direitos Patrimnio Lquido (Obrigaes com os proprietrios)

Os Grupos de Contas do Balano Patrimonial


As contas que representam as operaes da empresa so classificadas e ordenadas no balano de forma decrescente seguindo dois critrios: prazo e liquidez (ativo) prazo e exigibilidade (passivo)

Balano Patrimonial

Passivo Circulante Circulante No-Circulante No-Circulante Realizvel a Longo Prazo Patrimnio Lquido Investimento
Imobilizado Intangvel

Ativo

Ativo Circulante
composto de disponibilidades imediatas, com grau de liquidez decrescente como: Caixa Depsitos Bancrios vista Aplicaes financeiras de curtssimo prazo Clientes

Adiantamentos Impostos a recuperar Estoques Seguros Aluguis Despesas Financeiras

Ativo No-Circulante
composto pelo Ativo Realizvel a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangvel.

No Ativo Realizvel a Longo Prazo classificamos os bens e direitos realizveis aps o trmino do exerccio social seguinte, ou seja, no prximo ano do referido balano. Podem ser: crditos a receber, valores a receber acima de 360 dias. dias.

10

Investimentos:compreende as participaes permanentes (no temporrias e no especulativas) em outras sociedades e os bens e direitos, fora de sua atividade normal, com a inteno de obter receita como: terrenos e edifcios alugados a terceiros, participao em outras companhias.

Ativo No - Circulante

11

Ativo No-Circulante
Imobilizado: bens e direitos que so destinados manuteno das atividades da empresa, classificados como bens tangveis ou materiais como:

12

terreno, edifcios, instalaes, mquinas e equipamentos, mveis e utenslios, veculos, ferramentas, manuteno e reparos de bens que aumentam sua vida til.

13

Ativo No-Circulante
Intangveis: so classificados os direitos que tenham por objeto bens imateriais destinados manuteno das atividades da empresa como: direitos autorais, marcas e patentes e fundo de comrcio adquirido.

14

Passivo Circulante
Passivo Circulante: tambm conhecido como exigvel a curto prazo, evidencia toda a obrigao que a empresa tem com terceiros dentro do exerccio social e do prximo (antes de 360 dias), como:fornecedores, salrios a pagar, emprstimos a pagar, contas a pagar, impostos a recolher.

15

Passivo no-circulante
Passivo no-circulante: nesse grupo so consideradas as obrigaes com terceiros que devero ser liquidadas com prazo superior a 360 dias aps o final do exerccio, como: financiamentos bancrios a longo prazo, emprstimos a longo prazo.

16

Patrimnio Lquido
Patrimnio Lquido: considerado um passivo no exigvel, o credor do capital no exigvel so os scios que integralizaram dinheiro no incio da atividade empresarial.

17

dividido em: capital social, reservas de capital, ajustes de avaliao patrimonial, reserva de lucros, aes em tesouraria e prejuzos acumulados. A conta lucros acumulados no mais fica no PL, porque o mesmo deve ser distribudo no fechamento do exerccio.

18

Exerccio
Identifique cada um dos componentes patrimoniais. Classifique se faz parte do A(Ativo),P(Passivo)e PL(Patrimnio Lquido) e ainda qual subgrupo pertence:

19

Bancos Conta movimento ( ) Emprstimos a scios ( ) Depreciao de mquinas e equipamentos ( ) Tributos a recuperar ou a recompensar ( ) Clientes ( ) Emprstimos a pagar ( )

Exerccio - Continuao

20

Exerccio - Continuao
Seguros pagos a apropriar ou pagos antecipadamente ( ) Fornecedores ou contas a pagar a curto prazo ( ) Impostos taxas a recolher ( ) Prejuzos acumulados ( )

21

Exerccio - Continuao Clientes ou contas a receber a curto prazo ( ) Emprstimos a pagar a longo prazo( ) Mquinas e equipamentos ( ) Marcas e Patentes ( ) Adiantamento para funcionrio ( )

22

Captulo 4 - Contabilidade por balanos sucessivos Objetivo desse captulo:


Identificar os fatos permutativos, modificativos e mistos

23

Fatos Contbeis
So ocorrncias que se registram no patrimnio, causando variaes. Fatos provenientes de atos administrativos como compras, vendas, pagamentos, recebimentos no alteram o PL.

24

Os fatos contbeis podem ser: permutativos, modificativos (aumentativos ou diminutivos) ou mistos (que tambm podem ser aumentativos ou diminutivos).

25

Fatos Permutativos
So fatos que trazem variaes do ponto de vista especfico sem alterar a situao lquida do patrimnio (h somente uma permuta de contas)

26

Bens + Direitos Obrigaes = Situao Lquida Ex: Integralizao de capital em dinheiro, compra de mercadoria para revenda

27

Fatos Modificativos
So fatos que produzem alteraes na situao lquida do patrimnio , diminuindo ou aumentando.

28

Diminui quando um bem consumido ou quando h gastos necessrios decorrentes da atividade econmica. Ex: pagamentos de empregados, aluguis, impostos e outros gastos que no se recuperam.

29

Fatos Modificativos
Aumenta quando h um recebimento de importncias por servios prestados, por juros de capitais empregados, por descontos obtidos com pagamentos antecipados, ou ainda por receitas secundrias. Ou seja, advm da obteno de receitas.

30

Fatos Mistos
So fatos que produzem transformaes nos elementos da riqueza administrativa, alterando a situao lquida para mais ou para menos. Compreende ao mesmo tempo os fatos permutativos e modificativos.

31

Exerccio
Contas Caixa Fornecedores Capital Social Prejuzos Acumulados Impostos a recolher Mquinas e Equipamentos Salrios a pagar Estoque Clientes Financiamento Aes em outras Cias Mveis e Utenslios Saldos (R$) 100 200 1.400 500 500 100 100 500 200 200 800 200

Estruture o Balano Patrimonial com os dados a seguir (em R$ milhes), da Cia. Rogada em 31/08/2008.

32

Resoluo do Exerccio

33

OBRIGADA!

34

Centro de Educao a Distncia


Universidade Anhanguera Uniderp

35

También podría gustarte