Está en la página 1de 3

fls.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DA BAHIA Comarca de Salvador 27 Vara dos Feitos de Rel de Cons Civ e Comerciais
Rua do Tingui, s/n, Campo da Plvora, Sala 410 do Frum Ruy Barbosa, Nazare - CEP 40040-380, Fone: 33206980, Salvador-BA

Justia Gratuita

TERMO DE AUDINCIA Processo n: Classe Assunto: Autor: Ru: Data: Local: 0506108-19.2013.8.05.0001 Procedimento Sumrio - Seguro JOSE ALEX MOURA DA SILVA 'Companhia de Seguro Aliana da Bahia 10/10/2013 s 16:00hs Sala de Audincias da 27 Vara dos Feitos de Rel de Cons Civ e Comerciais da Salvador.
AUDINCIA DE CONCILIAO, INSTRUO E JULGAMENTO realizada no dia 10 de OUTUBRO de Titular em Exerccio na 27 VARA DE RELAES DE CONSUMO, CVEIS E COMERCIAS da Comarca de Salvador/BA, no Frum Ruy Barbosa, s/444, comigo Escrevente de seu cargo abaixo assinado. Pela escriv foram apresentados os autos da AO DE COBRANA SEGURO DPVAT PELO RITO SUMRIO requerida por JOS ALEX MOURA DA SILVA em face de COMPANHIA DE SEGURO ALIANA DA BAHIA. Apregoadas as partes, ausente o acionante, presente a sua advogada, a Bela. Thais Gonsalves dos Santos Ribeiro, OAB/BA 21691. Presente o acionado, representado por Carlos Henrique Morais Silva, RG 1172636800, acompanhada da Bela. Aleta Arajo de Oliveira, OAB/BA 28591. Aberta a audincia, pela advogada da empresa acionada foi requerida a juntada de cartas de preposio e substabelecimentos, reiterando ainda, a juntada de contestao em 15 laudas, visvel nos autos s fls. 26/40, com trs preliminares, acompanhada de procuraes, substabelecimentos, atos constitutivos, carta de preposio e documentos, requerendo ainda que as publicaes sejam veiculadas em nome do Bel. Gabriel Queiroz Nogueira OAB/BA 28062 e Bela. Paloma Mimoso Deir, OAB/BA 24278, sob pena de nulidade processual insanvel. Pugna pelos termos da contestao, principalmente pela produo de prova pericial e depoimento pessoal da parte autora. Pede deferimento. Foi deferido o pedido formulado. Pela advogada da parte autora foi requerido prazo para a juntada de substabelecimento, o que foi deferido pelo Dr. Juiz. Dada a palavra advogada da parte autora para se manifestar sobre as preliminares e documentos juntados, disse que: quanto preliminar de carncia de ao, no merece guarida, haja vista o fato do autor ter recebido valor por via administrativa no impede de pleitear em juzo a sua complementao. Quanto preliminar de inpcia de inicial, a mesma no merece prosperar, tendo em vista que a inicial foi instruda com os documentos necessrios de comprovao. Tambm, no deve ser acolhida a preliminar de ilegitimidade passiva, com pedido de excluso da companhia de Seguro Aliana da Bahia, uma vez que a mesma faz parte do consrcio, respondendo assim solidariamente pelos termos da demanda. Por fim, reitero os termos da inicial, pugnando pela produo de prova pericial mdica. Dando seguimento ao ato, foi pelo magistrado dito que: apreciando a preliminar de carncia de ao por falta de interesse de agir, julgava-a insubsistente pelo seguinte fundamento: o direito de ao subjetivo e pblico afigurando-se como uma das garantias constitucionais, no sendo admitido o cerceamento de qualquer pessoa ao Judicirio pelo princpio da inafastabilidade deste. Assim, negar ao autor, nas Este documento foi assinado digitalmente por MAURICIO LIMA DE OLIVEIRA. Se impresso, para conferncia acesse o site http://esaj.tjba.jus.br/esaj, informe o processo 0506108-19.2013.8.05.0001 e o cdigo 7E4FD2. 2013, s 16:00 horas, onde se encontrava o Bel. MAURCIO LIMA DE OLIVEIRA, Juiz de Direito

fls. 2

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DA BAHIA Comarca de Salvador 27 Vara dos Feitos de Rel de Cons Civ e Comerciais
Rua do Tingui, s/n, Campo da Plvora, Sala 410 do Frum Ruy Barbosa, Nazare - CEP 40040-380, Fone: 33206980, Salvador-BA

Justia Gratuita

circunstncias, o direito de petio o mesmo que afast-lo do acesso Justia, inadmitida em qualquer circunstncia, no sendo aceitvel que o pagamento de seguro por via administrativa possa excluir a apreciao judicial de saldo remanescente pleiteado pelo autor.Tambm no h que se falar em inpcia da inicial por ausncia de documento indispensvel propositura da presente demanda, posto que ainda que a inicial estivesse desacompanhada de documento que fosse indispensvel o procedimento correto seria a sua intimao para a juntada no prazo estabelecido no artigo 284 do CPC. Porm, no se reconhece aqui que o laudo do IML seja indispensvel propositura da presente ao, como pretende a acionada, posto que tal exigncia, contida na lei 6194/74 refere-se to somente ao pedido administrativo. No que diz respeito Este documento foi assinado digitalmente por MAURICIO LIMA DE OLIVEIRA. Se impresso, para conferncia acesse o site http://esaj.tjba.jus.br/esaj, informe o processo 0506108-19.2013.8.05.0001 e o cdigo 7E4FD2.

alegao preliminar de ilegitimidade passiva, no assiste razo empresa r, pois os documentos juntados na sua defesa comprovam que na verdade as empresas seguradoras que operam o seguro DPVAT para veculos automotores se reuniram sob a forma de consrcio, estando representados pela Seguradora Lder, portanto a hiptese de substituio da acionada pela referida empresa, devendo o cartrio proceder s necessrias anotaes neste sentido. Quanto ao pedido de prova pericial, o defere na
forma como foi postulada, nomeando como perito deste Juzo o mdico Dr. Rui Barata, CRM 5803 com endereo na R. Leonor Calmon, 256, Centro Mdico Christian Barnard Cidade Jardim, nesta cidade, que devidamente intimado da nomeao dever apresentar o laudo em 20 dias. Os honorrios periciais so estabelecidos em 2 salrios mnimos, valor que normalmente vem sendo fixado para percias desta natureza. Fica assinado s partes o prazo de 10 dias para formulao ou aditamento da quesitao, e indicao de assistente tcnico, se for o caso. No que diz respeito ao depsito dos honorrios, o valor dever ser efetuado segundo a rotina do cartrio pela r no prazo de 30 dias contados deste ato, pois declaro invertido o nus da prova em favor do autor, o que fao com fulcro no artigo 6, inciso VIII do CDC, como forma de facilitao da defesa dos seus direitos, pois considero hiposuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias. Apresentado o laudo, sobre este as partes se manifestaro no prazo de 10 dias, sendo que da em diante ser avaliada a necessidade de designao de audincia instrutria quando ento podero ser produzidas outras provas. Por fim, admito a participao da Seguradora Lder dos Consrcios de Seguro no polo passivo da presente ao, como requer a acionada, na condio de litisconsorte passivo necessrio, devendo o cartrio proceder s necessrias anotaes. Por fim, pela Dra.

Advogada da acionada foi dito o seguinte: a Seguradora Lder dos Consrcios do Seguro DPVAT, inconformada com a deciso de Vossa Excelncia, que, ao deferir a prova pericial, determinou que a ora agravante arque com os honorrios periciais, quer, com fundamento no art. 523, pargrafo 3 do CPC, interpor oralmente agravo retido pelas seguintes razes: para a correta aplicao da lei imprescindvel laudo do IML graduando a leso do rgo afetado, tendo em vista que o art. 5, pargrafo 5 da lei 6194/74 atribui ao IML a competncia para emitir o supra-mencionado laudo, atendendo aos parmetros fixados na lei, bem como a Smula 474 do STJ. Contudo, deve ser atribudo

fls. 3

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DA BAHIA Comarca de Salvador 27 Vara dos Feitos de Rel de Cons Civ e Comerciais
Rua do Tingui, s/n, Campo da Plvora, Sala 410 do Frum Ruy Barbosa, Nazare - CEP 40040-380, Fone: 33206980, Salvador-BA

Justia Gratuita

tal nus parte demandante, pois requereu tal prova ou, sendo ela beneficiria da Justia gratuita, necessrio ser nomeado perito vinculado ao Tribunal de Justia conforme Resoluo 127, do CNJ. Pelo exposto, requer seja o recurso tomado por um termo e fique retido nos autos, afim de que o Tribunal dele conhea preliminarmente por ocasio do julgamento da apelao (art. 523, pargrafo 1, do CPC). Dada a palavra patrona da parte autora para se manifestar sobre o agravo interposto, pela mesma foi dito o seguinte: os autos foram instrudos com documento mdico que avaliou a invalidez. Assim, entende o agravado que os autos encontram-se devidamente instrudos com os necessidade de percia feita pelo IML, para deslinde da presente ao, no se ope o agravado, tendo este sido deferida a assistncia judiciria gratuita, a nomeao de perito vinculado ao Tribunal de Justia. Por fim, pelo Dr. Juiz foi dito que: mantinha a deciso agravada em todos os seus termos, em razo dos fundamentos ali expostos, no se vislumbrando nas razes da agravante possibilidade para alterao da referida deciso.
Nada mais havendo, foi encerrada a audincia da qual lavrei o termo que, aps lido e achado conforme, vai assinado. Eu, escrevente, subscrevo. Maurcio Lima de Oliveira Juiz de Direito Titular Autora:__________________________________________________________ Advogado/autor:___________________________________________________ R/preposto:_______________________________________________________ Advogado/Ru :____________________________________________________ Este documento foi assinado digitalmente por MAURICIO LIMA DE OLIVEIRA. Se impresso, para conferncia acesse o site http://esaj.tjba.jus.br/esaj, informe o processo 0506108-19.2013.8.05.0001 e o cdigo 7E4FD2.

documentos que atestam o grau da leso. Contudo, acaso entenda o magistrado a

También podría gustarte