Está en la página 1de 94

ANTNIO RIBEIRO DOS SANTOS

TEMA: SUBSDIOS PARA UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA ILHA DO MAIO

TRABALHO CIENTFICO, APRESENTADO NO ISE PARA OBTENO DO GRAU DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, SOB ORIENTAO DE DR. JOS MARIA SEMEDO

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO-2005 DEPARTAMENTO DE GEO-CINCIAS

O Jri

_________________________________________ _________________________________________ _________________________________________

Praia, ________/________/2006

Agradecimentos
A realizao do presente trabalho s foi possvel graas ao apoio de certas pessoas a quem merece os meus agradecimentos. Em primeiro lugar agradeo a Deus pela sade e coragem para enfrentar as dificuldades deparadas ao longo do curso. Especial agradecimento vai ao meu orientador , Dr. Jos Maria Semedo, pela sua contribuio na efectivao do presente trabalho. Agradeo tambm: A todos que de uma forma directa ou indirecta ajudaram-me na elaborao deste trabalho. Ao Antnio Emlio Agues pela sua contribuio ao facultar alguns e importantes dados. A todos os professores do Departamento de geocincias e a todos os colegas do curso de geografia 2001-2005.

Dedicatria
Dedico este trabalho de forma muito sincera a toda minha famlia, em especial minha me Judith Ribeiro e aos meus filhos: Glria Denise Santos e Tiago Santos.

Introduo
O desenvolvimento local integrado e sustentvel est sendo considerado como uma estratgia inovadora, uma via possvel para a melhoria da qualidade de vida das populaes e para a conquista de modos de vida mais sustentveis. A questo de desenvolvimento, vista nos mais diversos aspectos, constitui motivo de preocupao de todos, desde um simples cidado ou muncipe aos governantes passando pelas associaes, ONGs, entre outros. Hoje, em qualquer discurso, seja de carcter for, tem sempre em destaque a temtica de desenvolvimento integrado e ou sustentado. A importncia dada ao desenvolvimento assim grande, uma vez que aborda todos aspectos e nos mais diferentes sectores da vida de uma sociedade, dando a conhecer o nvel e a qualidade de vida das populaes. nesta perspectiva que o trabalho que ora se apresenta tem como tema SUBSDIOS PARA UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA ILHA DO MAIO e constitui para o autor uma tentativa de analisar e dar a conhecer de forma global a real situao da ilha do Maio. Temos plena conscincia da complexidade e subjectividade do tema pela sua abrangncia e as dificuldades a enfrentar na sua elaborao: Abordagem de todos os aspectos da ilha; Dificuldades na obteno de dados relativos a ilha do Maio; Morosidade na sua execuo; Dificuldade de deslocao na procura de dados.

No obstante as dificuldades de antemo conhecidas, no deixamos de levar avante o referido tema que passou a ser para ns um desafio, colmatando assim com a sua efectivao algumas brechas anteriormente referidas. As disparidades de desenvolvimento constatadas entre os diferentes pontos de territrio nacional, associado ao esprito regionalista, constituem, para alm dos o utros j referenciados, motivos de fora na escolha do tema que achamos to nobre para a presente conjuntura. Ademais, trabalho similar j tinha sido feito ao longo do curso numa das cadeiras leccionadas, pelo que de todo pertinente para aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente.

Este trabalho para alm de ser um elemento de avaliao de foro acadmico, poder servir e ser til a outras pessoas nos trabalhos de pesquisa e outras informaes adicionais. Pois, existe pouca documentao sobre a ilha, e entre os existentes so muitos antigos e pouco abrangente, exceptuando, como bvio o censo 2000. Integrando o grupo de sotavento, a ilha do Maio est localizado na parte oriental do arquiplago de Cabo verde a sul da Boavista e a nordeste de Santiago. Com 269km2 de superfcie e 6740 habitantes, a ilha do Maio constituda por um concelho e uma nica freguesia que a freguesia de Nossa Senhora da Luz. Maio uma ilha onde a maioria da populao vive da agricultura pesca e criao de gado.

O presente trabalho est estruturado em 4 captulos. Em cada um deles adoptamos as metodologias que pareceram mais convenientes e mais adequados aos dados e aos objectivos especficos previamente delineados.

- No captulo I comporta o enquadramento terico, os objectivos do trabalho, a metodologia e problemtica de estudo. - No captulo II cujo ttulo A ilha do Maio O quadro natural e a evoluo social, abordamos, em primeiro lugar os aspectos naturais relativamente a localizao geogrfica, geomorfologia, geologia clima, biodiversidade e a paisagem. De seguida falamos da evoluo da ilha desde dos primrdios da seu povoamento aos dias de hoje, da populao sua distribuio e finalmente das condies actuais com que vivem as populaes (educao/instruo, sade, e o nvel de conforto). - No III captulo intitulado a ilha do Maio Actividades econmicas e perspectivas de desenvolvimento analisamos o estdio de desenvolvimento da ilha fazendo uma ponte entre os trs (3) momentos da vida do pas; as principais actividades econmicas suas fragilidades e por fim referenciar os principais sectores ou bases de desenvolvimento da ilha.

- No IV sob titulo Integrao do ambiente natural e do patrimnio cultural no processo de desenvolvimento est em destaque o ambiente natural, as necessidades da sua preservao; as manifestaes culturais; o turismo e gesto de patrimnio natural e cultural; e por ltimo apontamos as principais linhas de fora para o desenvolvimento do Maio.

1- Enquadramento terico

A ideia que se tem hoje de desenvolvimento e desenvolvimento integrado exige, para alm da sua incorporao na sociedade, uma atitude de todos os intervenientes com adopo de modelos e posturas adequadas sua materializao. A questo de desenvolvimento relativa no espao e no tempo, pelo que para alm de alguns autores mais antigos dessa questo, debruaremos o conceito de desenvolvimento na perspectiva do programa das naes para o desenvolvimento (PNUD). Na verdade, o desenvolvimento algo de muito complexo que exige a emergncia das diferentes entidades e instituies, geograficamente localizados, de um conjunto de aces e interaces que visam introduo de melhorias nas vrias formas de produo para sua efectivao. Facilitado pelos factores de produo como o trabalho, capital, terra e principalmente pela forma como a populao encara e aceita esse mesmo desenvolvimento pressupe um engajamento de todos. O desenvolvimento, muito mais abrangente e por conseguinte diferente de crescimento que apenas envolve a expanso (populacional, espacial econmico) num determinado sector, numa determinada rea ou regio, sim, um conjunto de aces e inovaes que pela positiva se opera na vida de um pas de forma prtica e em todas as reas de forma integrada e global com complementaridade. Esse desenvolvimento determinado pelo avano equilibrado nos seus mltiplos aspectos. Verdade que o desenvolvimento populacional, espacial e econmico por si s no traduz o desenvolvimento de uma ilha. necessrio que ao lado destes haja avanos ou ganhos de forma significativa com mudanas nas estratgias nacionais existentes atravs de uma poltica participada, de crescimento econmico apropriado, de igualdade de gneros e de Sustentabilidade ou equidade entre geraes. Isto , atendendo a educao, o nvel de escolaridade, a formao/ informao, na sade e bem-estar das populaes, com conscincia das suas aces e participaes no exerccio da cidadania, cultivando e preservando atitudes e valores desejado por todos. Com este trabalho subsdios para um plano de desenvolvimento integrado do Maio, pretendemos abordar de forma abrangente todos os sectores co ncelhios, espreitar e verificar interaco e sustentabilidade entre os mesmos.

A viso de desenvolvimento ter como base para este trabalho a ideia defendida por alguns autores, com especial enfoque para karl Marx, Engles que adoptaram um modelo de desenvolvimento baseado nas ideias socialista; M.G.Bradford e W. A.Kent, Adam Smith. No uso de literaturas mais recentes incidiremos muito nas concepes anteriormente referidas e sustentadas pelo PNUD-organismo especializado da ONU, que concebe o desenvolvimento como um conjunto formado pelo crescimento econmico, espacial, populacional e outros, mas com acompanhamento da vertente social no que diz respeito sade educao, instruo e mudanas de atitudes e comportamento perante a sociedade.

Perguntas de partida: - Quais os principais entraves ao desenvolvimento do concelho do Maio? - Quais as perspectivas e estratgias de desenvolvimento para ilha?

2-Objectivos

Ciente da necessidade de desenvolvimento da ilha face conjuntura actual prprio do chamado globalizao a que o nosso pas procura integrar, e por conseguinte no ficando a ilha de fora, de tudo interessante trabalhar a questo de desenvolvimento integrado da mesma nesta ordem de ideias que pretendemos levar avante este trabalho de pesquisa para qual delineamos os seguintes objectivos: Objectivos Gerais: Descrever e dar a conhecer a real situao do desenvolvimento da ilha do Maio; Propor estratgias de desenvolvimento para a ilha.

Objectivos especficos: Caracterizar a ilha do Maio nos termos morfolgico, geolgico, climatolgico e ambiental; Explicar a formao da sociedade maiense e o respectivo desenvolvimento; Relacionar o desenvolvimento da ilha com a formao da sociedade (desde da ocupao pelos colonizadores o sculo XV); Explicar a distribuio da populao; Explicar o desigual desenvolvimento da ilha em ralao ao pas; Identificar os principais plos de desenvolvimentos da ilha; Comparar o desenvolvimento dos diferentes sectores de actividade; Identificar os sectores chaves de desenvolvimento do Maio; Relacionar o desenvolvimento com infra-estruturas e equipamentos; Avaliar o papel da emigrao na economia e aspectos scio cultural; Analisar a comunicao e transporte intra-ilha e inter-ilhas; Reconhecer o papel do turismo no desenvolvimento da ilha; Identificar modelos e polticas de turismo de acordo com as caractersticas da ilha.

10

3- Metodologia
A questo de desenvolvimento pela sua complexidade e subjectividade, e na tentativa de apresentar os dados com um certo grau de fiabilidade, incidimos sobre aquelas que mais se adequam ao tema e aos objectivos traados. Efectivamente, pelo facto do desenvolvimento no se vislumbrar facilmente sob pena de confundir com o crescimento, baseamos muito na comparao e anlises de alguns dados estatsticos ao longo dos tempos e em diversos sectores. Para a execuo deste trabalho de monografia bem como todos os trabalhos de carcter cientfico requer para que possa alcanar os objectivos inicialmente traados, optamos pelo seguinte:

- Pesquisa bibliogrfica a vrios documentos que versam o objecto do nosso estudo;

- Observao directa ao local em estudo seguido de entrevista a vrios servios da ilha

- Recolha de dados na sequncia de inquritos aplicados aos actores e sociedade civil;

- Tratamento de dados;

- Redaco provisria do trabalho acompanhado de sucessivas bibliografias;

-Redaco definitiva precedida de revises e correces e entrega do documento para a defesa.

11

3.1- PROBLEMTICA DO ESTUDO

Para integrar nas questes consideradas realizou-se um levantamento simples e no exaustivo das potencialidades e debilidades, por um lado dos recursos naturais e por outro lado das suas gentes (recursos humanos) assim como dos equipamentos com objectivo de sistematizar os grandes problemas em questo (quadro I). A incluso do quadro seguinte permitir melhor compreender a real situao da ilha, e adoptar estratgias de desenvolvimento de acordo com as necessidades da mesma e de modo integrado e sustentvel. Quadro I Potencialidades e debilidades da ilha do Maio. Potencialidades Naturais construo, inertes. - Degradao ambiental com extino de certas espcies. Debilidades

- Inertes (com potencialidades para sua - Explorao ilegal e descontrolada de explorao: areia para materiais para produo de cimento cal e - Intruso salnica. gesso. - Praia (potencialidades para o turismo). - Peixe e mariscos para alimentao humana. - Permetro florestal (para produo de Coberto florestal pouco diversificado. lenha e carvo. Explorao descontrolada para lenha. Extino de alguns endemismos. - Condio geomorfolgica (facilita a comunicao e a acessibilidade. Equipamentos - Falta de infra-estrutura rodovirias - Aerdromo (rpida deslocao das dificultando a acessibilidade e circulao. pessoas de e para ilha). Portos (facilita das a - Inexistncia de estruturas sanitrias comunicao devidamente equipadas. e rpido - Falta de infraestruturais educacionais (liceus, centro de formao profissional, centros culturais, teatro, cinema etc.,)

deslocao

pessoas

escoamento dos produtos.

12

Humanos

Desemprego

- Hospitalidade. - Simpatia sensibilidade.

- Falta de hbitos de trabalho sistemtico; - Alguma negligencia e no apropriao

- Gosto entreajuda (potencialidade de do territrio. associativismo). - Falta de formao e informao das

- Cultura e tradio (msica dana ta populaes. banca festas e tradicionais e romarias) - Baixo nvel acadmico das populaes.

- Criatividade nas artes e ofcios (culinria - A aculturao das camadas mais jovens gastronomia tecelagem/bordados e cermica) artesanato com gosto exacerbado e bizarro. - Excessiva importncia. `as supersties

Com o apoio do quadro acima, so identificados os principais problemas que constituiro como elementos de motivao e linhas de orientao na realizao do trabalho preconizado.

3.2- HIPOTESE Com base nos conhecimentos que temos da ilha, segundo a nossa procedncia, atento ao desenvolvimento que ali se opera e no resto do pas, julgamos que o verdadeiro desenvolvimento da ilha passa pelo seguinte: . Maior interveno do estado (poder central) dando mais ateno, para em parceria com o poder local que por seu turno deve ser mais dinmico, para um desenvolvimento equilibrado da ilha; Explorao e aproveitamento de todas as potencialidades da ilha, tanto humanos como naturais de forma sustentvel.

13

4- Quadro Natural 4.1- Localizao geogrfica

A ilha do Maio faz parte das dez ilha do arquiplago de Cabo Verde e a mais meridional do conjunto das ilhas rasas situadas na parte oriental do pas. A ilha fica situada entre os paralelos 15 07 e 15 20 de latitude norte e os meridianos 23 05 e 23 15 de longitude Oeste de Greenwich a sul da Boavista e a nordeste de Santiago, e constitui, juntamente com as ilhas de Santiago, Fogo e Brava, o chamado grupo Sotavento. Tem a forma elptica, cujo eixo maior se dispe no sentido Norte-Sul ao longo do meridiano de 23 10. Com uma rea 269km2, o que representa cerca de 6,8% da rea total do territrio nacional, o comprimento mximo da ilha (na direco norte sul) de 24100m, entre a Ponta Cais, a norte e Jampala, a sul; apresenta uma largura mxima de 16300m entre as pontas, Banconi, a oeste e Flamengos a leste (BIBIANO, 1932: 146),

Fig. 1 - Mapa das ilhas de Cabo Verde

14

Fig. 2 Mapa da ilha do Maio

15

4.1.1- Geomorfologia

A ilha do Maio apresenta uma gnese similar s ilhas do Sal e Boavista, fazendo parte das ilhas consideradas mais antigas do arquiplago com um relevo mais suave e grandes reas planas salpicadas de cones vulcnicos. A forma aproximada da ilha elptica. O litoral apresenta planuras; no h arribas, a no ser em pequenos troos ao sul da vila e a leste de Ribeira D. Joo. Do ponto de vista morfolgico e segundo F. COSTA, F. (1996), pode-se distinguir trs diferentes unidades, sendo o macio central o elemento orogrfico dominante. Os nicos montes existentes distribuem-se na parte central da ilha, entre aldeias de Morro, Pilo Co e Pedro Vaz. Na parte norte, entre aldeias de Santo Antnio e Cascabulho encontram, mas montes separados por planuras. Os relevos centrais constituem trs ramos que se juntam no Monte Penoso, o mais elevado da ilha, com 436 metros de altitude:

Ramo Sul inclui os montes Batalha (294m), Bombagelim (231m), Almagre, Pedregal (222m) e Forte (305m); Ramo Norte faz parte os montes Vermelho, Penoso e Cosmo; Ramo Leste inclui os montes Lomba de Meio, Carqueijo e Branco.

No prolongamento destes ramos existem pequenas elevaes alongadas paralelamente costa que se prolonga at perto da aldeia de Ribeira Dom. Joo. Por ltimo, no lado norte e, sensivelmente, paralelo costa, h os montes de S. Antnio, Sombreiro, Chapu e gua. A envolver aqueles relevo existem planuras, extraordinariamente regulares, que formam como que um anel. Todavia, a extenso e regularidade mais marcante no lado norte e ocidental da ilha. Entre os diferentes montes existem tambm planuras, se bem que a regularidade seja muito inferior das planuras litorais. Tal facto deve-se s primeiras terem sido originadas pela eroso marinha, no sendo mais do que antigas praias, enquanto que as segundas resultam da eroso fluvial. Umas so planuras de abraso e sedimentao e as outras de eroso.

16

As planuras litorais apresentam na zona norte, entre Morrinho e laje branca e ao sul entre Morro e Vila, duas extensas zonas de terrenos salgados:

a) O solo argiloso est coberto por pelcula de sal, pouco espessa, que, todavia, no permite extraco econmica. Dispersas, h dunas fsseis que as chuvas vo desmoronando, espalhando as areias em redor. Nestes terrenos salgados o mar no penetra e por essa razo a pelcula salina pouco espessa. As nicas guas que a correm so as das chuvas, que se acumulam nos locais mais baixos durante cerca de dois meses. b) J nos terrenos salgados da zona sudoeste o mar penetra frequentemente, alimentando as nicas salinas da ilha. Os relevos importantes, com excepo dos montes Carqueijo e Branco, so constitudos por rochas eruptivas provenientes das diferentes actividades vulcnicas antigas que foram, em parte, preservados pelos mantos sub areos da ltima fase lvica. Os relevos a que pertence o monte vermelho no apresentam a cobertura de mantos sub areos por ter sido destruda. Todavia, ainda se encontram restos nas encostas daquele monte. Os montes Carqueijo e branco e respectivos anexos so constitudos por bancadas calcrias compactas de idade mesozica. As pequenas elevaes que se prolongam para sul so constitudas por calcrios compactos mesozicos, antropozicos e produtos eruptivos.

4.1.2- Geologia Segundo Alberto da Mota Gomes geologia e hidrologia do Maio, a ilha apresenta uma formao geolgica bastante complexa, tendo em considerao a sua gnese. Ela constituda de um modo geral por uma parte central magmtica, tendo volta rochas sedimentares que abunda em maior quantidade. A parte central magmtica formada essencialmente por rochas de natureza vulcnica acompanhadas de material piroclsticos (escrias, tufos, lapilli) tendo rochas fonolticas ocupado pequena rea. Em afloramentos isolados podem-se observar rochas holocristalinas das famlias sinclticas, gabroica e diortica. As rochas vulcnicas, de acordo com as coordenadas geolgicas (direco e inclinao) dos mantos baslticos sub areo das encostas leste e sul do monte penoso e as da vertente norte do monte de Santo Antnio, levam a admitir que a erupo principal da ilha do Maio devia ter-se dado na rea onde actualmente se encontra o monte Penoso e, consequentemente, o vulcanismo teria sido essencialmente do tipo centrado.

17

Rochas sedimentares

As formaes sedimentares ocupam a maior parte da superfcie da ilha, constitudas por calcrios, calcarenitos, Margas, argilas, conglomerados, dunas entre outros que datam possivelmente do jurssico superior. Os mais antigos mesozicos, ocupam pequena rea e dispem-se em duas faixa orientadas na direco NW-SE. De entre as formaes sedimentares, temos mais bem marcado do lado ocidental e oriental, rochas sedimentares mesozicos, rochas sedimentares paleognicas (com especial destaque para os conglomerados de Pedro Vaz), rochas sedimentares neognicas e rochas sedimentares antropozicas.

Rochas metamrficas Estas rochas ocupam uma pequena faixa tendo a maioria resultado da intruso essexitica sobre os sedimentos mesozicos (SERRALHEIRO A, 1967). A aco metamrfica dos files e derrames lvicos deu-se em menor escala e apenas nas rochas calcrias. SEQUNCIA VULCANO ESTRATIGRFICA

Segundo Mota Gomes, Com base nos trabalhos de J. Bacelar Bebiano A geologia do arquiplago de Cabo Verde ilha do Maio, de Antnio Serralheiro a geologia da ilha do Maio, pode-se admitir a seguinte sequncia estratigrfica dos conhecimentos geolgicos, dos mais recentes (9) para os mais antigos (1). 9- Formaes recentes sedimentares Constitudas por formaes terrestres e marinha, tais como salinas (terras salgadas), areias e carvalheiras da praia, aluvies, dunas, depsitos de vertente e de enxurrada, dunas fosseis, nveis de praia. 8- Complexo eruptivo principal do monte penoso (MP) Constitudo essencialmente por manto basltico sub areos e alguns nveis de piroclsticos intercalados. 7- Formao conglomertico-brechoide (CB). Constituda por elementos angulosos, sub angulosos e arredondados. Formao lvica de fcies terrestre e marinha Constituda por mantos baslticos sub areos e por mantos.

18

6- Baslticos sub marinhos brechas e piroclsticos tambm basaltos. 5- Formao de Pedro Vaz Constituda por conglomerados e arenitos fossilferos. 4 -Complexo eruptivo interno, antigo (CA) Pode-se admitir neste complexo as seguintes subunidades. e carbonatitos (files ) d- fonolitos e rochas a fins c- brechas profundas b- rochas granulares --rochas sienticas -rochas essesiticas a- complexo filoniano de fcies basltica 3- Argilas e Margas. 2- Margas e argilas Calcrios compactos com leitos de silexito. 1-Calcrio compactos com leitos de silexito.

4.1.3- Clima A ilha do Maio, assim como as outras do arquiplago, situa-se numa faixa de clima rido e semi rido, de separao entre a zona quente e temperada, que se encontra limitada entre o centro das altas presses subtropicais do Atlntico Norte e a linha da Convergncia Inter tropical onde se verifica a predominncia dos ventos alsios. a oscilao desta que condiciona e favorece a pluviosidade das ilhas. Segundo A. Castanheiro Diniz, G. Cardoso de Matos, carta de zonagem agro-ecolgica e da vegetao de Cabo Verde III Ilha do Maio, relativamente s duas grandes unidades geomorfolgica definidas, que esto na sequncia topogrfica que do litoral conduz aos pontos culminantes, tem-se a distribuio climtica seguinte: Quadro II Zonas climticas da ilha do Maio
Nveis Limites Superior de Faixas Zonas Climticas Litornea sublitornea Muito rida Altitudes (m) I 100/150

II

250/437

De altitude

rida

Fonte: carta de zonagem agro-ecolgica e da vegetao de Cabo Verde III Ilha do Maio.

19

A ilha do Maio tem um relevo muito suave, uma topografia onde predomina as formas aplanadas do relevo e com pequenas elevaes e classificada de ilha rasa ou plana, juntamente com as outras duas ilhas orientais (Sal e Boa Vista). Ora, com essa topografia e com uma pequena superfcie (269Km2), no permite uma diferenciao significativa, e com preciso de microclimas em andares. Efectivamente, se os andares hmidos se resumem a latitudes por volta dos 1500m, a ilha do Maio, praticamente se mergulha no andar rido e semi rido. Em relao aproximao do continente, ela uma das mais prximas da costa africana. Sendo assim, perfeitamente influenciada pelos ventos quentes e secos de harmato em que a inverso trmica torna-se particularmente baixa e muito ntida, fazendo desaparecer rapidamente o tecto de estrato cmulos. Os ventos dominantes so os alsios de nordeste encontrando-se distribudos por todo o ano. A velocidade mdia anual do vento na ilha do Maio de cerca de 2,7 km/h. O harmato um vento quente e seco que sopra na direco Este-Oeste proveniente do Sahara, aumentando a aridez na estao seca, sobretudo nas exposies leste da ilha. As temperaturas so bastantes elevadas, no apresentando grande variao ao longo do ano, embora se possa considerar uma ligeira concentrao termo estival que corresponde ao perodo com possibilidades de ocorrncia de chuvas. O nmero de dias de chuvas, em toda a ilha, muito reduzido. O clima influenciado pelo vento de Este, seco e normalmente quente que aumenta a sua aridez. As temperaturas so relativamente moderadas. As temperaturas mdias mensais variam de 21,5 (Fevereiro) a 28 (Setembro); A temperatura mdia anual registada entre 1988 e 1998 foi de 24,5. A temperatura mdia anual foi de 22.5C. As temperaturas elevadas raras vezes ultrapassam os 32.5C.

Distinguem-se duas estaes: uma estao seca que vai de Dezembro a Junho e outra hmida entre Agosto e Outubro. Os meses de Julho e Novembro so considerados de transio entre as duas estaes. A mdia pluviomtrica, de acordo com dados do INIDA, ronda os 150mm por ano. A partir de dados registados durante dez anos em vrios pontos da ilha, constata-se que h zonas onde a precipitao bastante escassa (leste) e outras com melhores quedas pluviomtricas (sudoeste).

20

4.1.4- Biodiversidade
a) Flora terrestre

A flora da ilha fundamentalmente constituda por espcies adaptadas condio de aridez ou extrema aridez (espcies xerfitas e gramneas) adaptadas escassez hdrica. Estas espcies encontram-se predominantemente nas terras salgadas de Morrinho, a qual foi proposto pelo projecto PNUD-GEF-CVI/96/G31 Biodiversidade como rea protegida. Segundo Isildo GOMES, nas cinturas de dunas martimas, encontra-se

predominantemente Tamarix senegalensis (Tarafe) e espcies isoladas de Phoenix atlntica (Tamareira). Sobre as dunas soltas encontra-se Swada vermiculata, Zygophyllum waterlotii (Murraa preta), Calotropis procera (Bombardeiro), Cyperus conglomeratus. Sobre as dunas estabilizadas aparecem, entre outras, C. Crassipes, Cistanche phelipaea e Sporobolus spicatus. Nos vales, geralmente hmidos encontram-se Cyperus bulbosus, Zygophyllum simplex, Euphorbia scordifolia (Matim de leite), Kickxia sp. e Blutaparon vermiculare. Nas zonas mais secas existe Frankenia ericifolia (Palha de engodo) subespcie ericiflia.

Fig. 3 Dunas e Espcies halfitas do Morrinho Foto: PMDLM Na zona inundada (salina) encontra-se como espcie dominante de Arthrocnemum glaucum e sesuvim portulacastrum. Na transio para a vegetao terrestre encontram-se espcies como Sporobolus minutus, Zygophyllum waterlotti (Murraa preta) e Swada vermiculata. Em zonas menos salgadas encontram-se espcies como Corchorus depressus (bangalozinho), Crotalaria senegalensis e Ltus (piorno), sendo a ltima endmica de Cabo Verde.

21

1 Sendo esta rea com vegetao tpica e com um aspecto paisagstico muito interessante e considerando a actuao de factores da natureza antrpica (pastagem, reflorestao e turismo descontrolado) foi proposto que esta rea seja protegida, recebendo a designao de Monumento Natural, (GOMES, I; 1998, Biodiversidade Terrestre da ilha do Maio). A noroeste da ilha encontra-se o Monte de Santo Antnio com cerca de 252 m acima da plancie rida. Nesta rea destacam-se as espcies de Aristida funiculata (Palha branca), Dactyloctenium alegariam (P de galinha), Chloris virgata, Eragrostis cilianensis, todas pertencentes famlia Poaceae (gramneas), com importncia forrageira e Nauplius daltonii (Macelina) subsp. Vogelii, espcie endmica de Cabo Verde. Dado a existncia de Nauplius daltonii subsp. Vogelii nesta rea (a nica rea onde esta espcie existe na ilha), bem como a existncia de importantes espcies forrageiras, justifica a proteco desta rea, recebendo a designao de Paisagem Protegida. Evidencia-se que a aco conjugada do clima e do homem aliada ao fenmeno da desertificao tem levado a uma reduo substancial da cobertura vegetal. A situao actual da biodiversidade terrestre da ilha do Maio apresentada nos quadros seguintes:

Quadro III Situao actual da biodiversidade vegetal na ilha do Maio


Categoria Nmero total de taxa de indgenas (incluindo endmicos) Nmero de taxa extinto ou ameaados Nmero total de taxa endmicos Nmero total de taxa endmicos ameaados Lquenes Brifitos (Hepticas e Antecerotes) Brifitas (Musgos) Pteridfitos Angiosprmicas
----: Dados no disponveis

16 1

2 ------

-----------

-----------

1 3* 84

1 (100%) ------12 (14,3%)

----------12

----------6 (50%)

Fontes : Mies (1996) ; Frahnet al. (1996) ; Lobin e Ormonde (1996) ; Gomes et al. (1996)

22

Quadro IV Situao actual da biodiversidade animal na ilha do Maio


Categoria Nmero total de taxa Nmero endmicos) de taxa Nmero total de taxa Nmero total de taxa endmicos ameaados

indgenos (incluindo extinto ou ameaados endmicos

Gastropoda extramarinhos de 1 gua doce Gastropoda terrestre de gua 6 doce Aracndeos Insectos (gafanhotos) Insectos (Colepteros) Rpteis terrestres Aves
(1996------:

1 (100%)

------

------

1 (16,7%)

1 (20%)

27 -----50 2 17

9 (33,3%) -----17 (34%) -----3 (17,6%)

12 -----10 2 2

4 (33,3%) 1 5 (50%) -----------

Fontes: Groh (1996); Scmidt e Geisthardt (1996); Lecoq (1996); Geisthardt (1996); Schleich (1996); Hazevoet

Dados no disponveis

b) Biodiversidade marinha Existe na ilha recursos ocenicos estimveis, pois cerca de 66% da plataforma continental do pas se encontra associada s ilhas de do Maio e Boavista (PANA ESTRATEGICO, MAAP 2000). A ilha do Maio faz parte de grupo das ilhas de maior produo de zooplncton (ovos, larvas de peixes crustceos). De entre as principais formas do uso dos recursos ocenicos, destaca-se pela sua importncia a pesca, a produo do sal, a produo de gua por dessalinizao, os transportes martimos e os desportos nuticos. Os mares que circundam a ilha enceram grandes potencialidades ambientais, as quais esto longe de serem devidamente explorados.

Fig. 4 Recursos marinhos (produo de sal)

23

O sal marinho teve uma grande importncia at ao sculo XIX, porm as salinas perderam importncia no decorrer do sculo XX. As potencialidades cuja valorizao se encontra em perspectiva ultrapassam 300.000 toneladas por ano. Segundo Veiga e Almada (1998), a ilha do Maio , depois de Boavista, a segunda ilha do pas em termos de plataforma continental, abarcando uma importante concentrao de vrias espcies marinhas, devido s influncias directas de guas das correntes das Canrias, ricas em fito plncton, o que contribui para o enriquecimento da fauna e da flora marinha em torno da ilha. Nas guas da ilha do Maio encontram-se com muita abundncia espcies marinhas, designadamente:

1) Invertebrados: Lagostas, lulas, polvos e vrios animais de concha (gastrpodes);

2) Peixes: Grandes pelgicos Alba cora (Tunsia obus), Gaiado (Katsuwonus pelamis), entre outros. Pequenos pelgicos Cavala preta (Decapterus macarelus), Cavala branca (Decapterus punjais), Chicharro (Selar crumnophatalmus), entre outros. Demersais: Garoupas, Pargos e Sargos.

3) Ave marinha:

Fig. 5 Aves marinha da ilha do Maio


Foto: CMM

24

A ilha visitada com muita frequncia por aves marinhas migratrias, mas certas aves marinhas como o guincho habitam a ilha durante todo o ano. Actualmente, s se encontram um nmero reduzido de casais na ilha (VEIGA E ALMADA, 1998).

4) Tartarugas marinha: Com grandes extenses de praias de areia, a ilha oferece boas condies para a desova de tartarugas marinha. Essa espcie v-se ameaada pelos caadores para fins diversos, no obstante punies aplicadas com multas e detenes.

4.1.5- PAISAGEM Paisagem poro de um espao perceptvel a um observador, aonde se inscreve uma combinao de factos visveis e invisveis, e inter relaes, que s percebem o resultado global, num determinado espao e tempo 1 Paisagem: o resultado de uma acumulao de tempo. A paisagem uma forma espacial presente, testemunho de formas passadas que podem ou no persistir. (SANTOS, Milton). Tratando-se de um pas insular, Cabo Verde encerra uma grande diversidade paisagstica entre ilhas e entre diferentes espaos geogrficos de uma mesma ilha. Pois, o nosso pas pela sua orografia muito diferenciada (ilhas montanhosas e planas) e uma linha da costa bastante recortada justificam essa diversidade paisagstica. A paisagem, nos dias de hoje, um importante recurso natural que no quadrado de poltica ambiental deve ser assumida e valorizada pelas entidades, seja ela central ou local, bem como as populaes, tirando o mximo proveito sem por em causa a sua sustentabilidade. A ilha do Maio, pelas suas caractersticas a par de Sal e Boavista, apresenta de uma grande diversidade paisagstica, constituindo-se uma das maiores potencialidades de desenvolvimento econmico da ilha. Por natureza, a ilha goza de uma beleza paisagstica notvel no contexto nacional assim como as restantes duas ilhas planas de sal e Boavista, que faz atrair ilha muitos visitantes. De entre as potencialidades paisagsticos podemos destacar:

TRICARD, Jean Como ensinar como aprender o turismo

25

O clima que prevalece na ilha e em Cabo verde ao longo do ano, funcionando como atractivo turstico; A orografia da ilha muito plana que facilita a deslocao; As particularidades geolgicas. Pois a ilha mais antiga do arquiplago e da Macaronsia devido ao afloramento de rochas da era secundaria. A orla costeira constituda na sua maioria por praias de areia branca que ali faz chegar muitos turistas para prticas de turismo balneares (sol e praia). As planuras litorais constitudas por extensas reas salgadas a norte e outra a sul onde. Na ltima encontramos caso das salinas que ocupam uma rea de 5 km de comprimento e uma de largura de 1,5km; O permetro florestal da Calheta com modificao positiva na paisagem para da proteco do solo; A disposio e pinturas das casas, principalmente das localidades do Barreiro e Figueiras; Os montes Penoso, Branco e Santo Antnio As reservas naturais de lagoa cimidor e de casas velhas; Os fortes e as construes antigas (sobrados) na vila de porto ingls.

26

4.2- O POVOAMENTO, A POPULAAO E A EVOLUAO SOCIAL

4.2.1- Povoamento

Povoamento a forma como o homem se organiza no espao e a utiliza e ou a destruio da populao num determinado espao. A ilha do Maio uma das dez ilhas do arquiplago de Cabo verde e das primeiras a serem descobertas em 1460 e povoadas aps Santiago e fogo. O genovs Antnio da Noli e o portugus Diogo Gomes acharam as ilhas mais a Sul (Santiago, Fogo) e a oriente (Boavista Maio e Sal) no quadro da expanso martima portuguesa. Segundo o padre Agostinho Vieira, os portugueses tero desembarcado numa praia a norte da ilha, que passou a ser denominada de Praia Gonalo, presumivelmente por ter sido o cavaleiro da casa do infante D. Henrique, Gonalo Ferreira, o primeiro a colocar ps em terra firme. Corria o primeiro de ms de Maio, tendo a ilha chamado, ento, de Dellas Mayaes 2 A ocupao da ilha comeou muito cedo, duas trs dezenas de anos (1490) ainda numa fase muito precria sem continuidade, em que os Donatrios de Santiago a mandavam lanar gado e escravos, estes com o cargo de vigiar o gado solta, e posteriormente de cultivar algodo. A ilha pertenceu ao donatrio da capitania de Alcatrazes (Santiago) Diogo Afonso e passou, por sua morte, ao seu sobrinho Rodrigo Afonso que a recebera por carta rgia de 14 de Janeiro de 1485. Por volta de 1646, comeou-se a formar a povoao de penoso que erigiu na freguesia de nossa Senhora da Luz, no tempo do Bispo D. Francisco Loureno Garro. Devido a esterilidade da ilha para a produo de mantimentos, a populao foi crescendo muito lentamente, ao ponto de, em 1718, as poucas dezenas de habitantes encontravam-se todos num nico local chamado de casas velhas, donde fugiam aos corsrios que, constantemente, visitavam o porto. Dois anos mais tarde, contavam-se apenas 100 habitantes em toda ilha, quase todos pastores e escravos dos proprietrios de Santiago. Nos finais do Sculo XVIII, a populao concentrava-se toda na povoao do penoso sop do monte do mesmo nome onde havia uma igreja paroquial coberta de palha, um padre e um coadjutor. No ano de 1969 contava com um modesta populao de 3635 habitantes (quadro V).

CARREIRA, Antnio Ilha do Maio Alguns aspectos sociais e Demogrficos: separata n 18 da revista do centro de estudos demogrficos

27

Quadro V Populao por zonas no ano de 1969


Povoados N de fogos V Morro Calheta Morrinho Cascabulho Santo Antnio Praia Gonalo Pedro Vaz Alcatraz Pilo Co Figueiras R.D.J. Barreiro Vila do Maio 54 123 47 21 6 15 48 26 16 63 22 66 204 129 306 112 52 21 39 102 47 47 131 76 163 549 Populao de residncia habitual F 133 325 118 48 10 35 128 62 40 126 67 179 590 V+F 262 631 230 100 31 74 230 109 87 257 143 342 1139

Fonte: Separata n18 da Revista do centro de estudos demogrficos ilha do Maio-1969

Ao contrrio do que se verifica nas restantes ilhas do pas, e ou concelhos, na ilha do Maio o seu povoamento concentrado ou agrupado com caracterstica tpicas do centros urbanos tanto no alinhamento de ruas e casas, como na concentrao de servios bsicos nos centros das principais aldeias.

4.2.2- POPULAO

1) Distribuio da populao pelos povoados

A ilha do Maio, segundo o ltimo Recenseamento Geral da Populao e Habitao de 2000, tinha uma populao residente de 6740 (quadro VI) habitantes que cobre uma rea de 269km2 resultando numa densidade populacional de 25hab/km2. Com uma populao muito reduzida correspondente a 1.6% da populao total de Cabo Verde, ocupa a penltima posio entre as ilhas povoadas; tambm muito baixa a sua densidade populacional comparativamente com a mdia nacional que de 107.8hab/km2.

28

Quadro VI Distribuio da populao no ano de 2000


Populao Zonas ou lugares Morro Calheta Morrinho Cascabulho Santo Antnio Praia Gonalo Pedro Vaz Alcatraz Pilo Co Figueiras Ribeira D. Joo Barreiro Vila Total Fonte: INE 2000 Feminino 142 559 252 122 17 30 119 111 49 280 118 340 1 451 3 590 Masculino 154 548 229 107 9 34 109 94 34 253 88 278 1 213 3 150 Total 296 1107 481 229 26 64 228 205 83 533 206 618 2 664 6 740

A populao maiense encontra-se destruda por 13 zonas, que distam em mdia 4.5Km, sendo a vila do Maio o nico centro urbano com um total de 2664 habitantes. O centro urbano (Vila do Porto Ingls), pouco defere das zonas rurais na forma da ocupao do espao uma vez que no Maio rural a populao se encontra agrupada de forma a facilitar o acesso aos servios bsicos de sade, educao, abastecimento de gua e energia. Com os seus 2664 habitantes a residir no centro urbano, 1213 so do sexo masculino e 1451 so do sexo feminino. A populao rural ronda os 4076 habitantes correspondendo a 60.4% da sua populao, sendo 1937 homens e 2139 mulheres. A nvel interno a distribuio da populao heterognea como se pode constatar no mapa da figura 2 e no quadro VI.

29

O quadro da distribuio da populao do-nos conta que, de uma forma geral so sempre de pequena concentrao, sendo os maiores centros da Vila e Calheta, ainda que chegam a milhares de habitantes, so em nmero pouco expressivos ou seja 2664 e 1107 respectivamente. Os demais povoados so de fraca concentrao populacional com valores compreendidos entre 618 e 26 para as localidades do Barreiro e de Santo Antnio respectivamente. Por um lado, a fraca concentrao populacional o resultado do movimento migratrio provocado pela escassez de gua e consequente abandono dos campos para se fixar nos centros urbanos; por outro, justifica-se pela melhoria das condies de vida de algumas pessoas que na sequncia da emigrao internacional (Holanda) no quiseram ali continuar procurando melhores condies de sade e educao para os filhos. Efectivamente os quadros comparativos V e VI vm a confirmar o xodo rural verificado na zona do Penoso (Santo Antnio, Praia Gonalo e Pedro Vaz) cuja populao diminuiu de 31; 74; 230, para 26; 64; 228 indivduos respectivamente, num espao de 30 anos. Uma outra localidade, a do Morro, apesar da sua proximidade do nico centro urbano, viu a sua populao a crescer mas a um ritmo muito lento, com uma diferena de apenas 32 indivduos. Nas restantes localidades h registo de um crescimento considervel, a ponte de duplicar, como caso de Morrinho e Cascabulho; e nos quatros maiores centros populacionais (Vila, Calheta, Barreiro e Figueiras) a escassos nmeros da sua duplicao.

30

2) Estrutura da populao e dinmica da populao

A Pirmide etria uma forma de representao grfica da populao por sexo e por idade que permite conhecer como se compe a populao de uma determinada regio no que se refere aos totais de homens e de mulheres, os nmeros de jovens, adultos que a constitui.

75 e + 70-74 65-69 60-64 55-59 50-54 45-49 40-44 35-39 30-34 25-29 20-24 15-19. 10-14. 5-9. 0-4
-4000 -3000 -2000 -1000 0 1000 2000 3000

Pop. Masculina

Pop. Femenina

fig 5 - Pirmide Etria da Poluo do Maio


fonte: INE, Censo2000

Como se pode concluir, da anlise da pirmide da ilha do Maio estamos face a uma populao jovem em que mais de 50% tem menos de 25 anos; pois a base da pirmide larga dado a alta natalidade e o topo estreito devido a reduzida esperana mdia de vida. A taxa etria entre 0-4 anos menor que a faixa imediatamente superior o que significa que nos ltimo cinco anos ou seja de 1995 a 2000 provavelmente houve uma maior adeso ao uso dos anticoncepcionais diminuindo assim a taxa bruta de natalidade. Como se pode ver o grupo etrio [50-59] anos mais reduzido que a faixa 60-70. Isto deve-se ao facto de na dcada de 40 ter sido de muitas perdas humanas, consequncia da crise (fome e mortalidade) que reduziu drasticamente o crescimento populacional da ilha.

31

A populao com idade compreendida entre 10 e 65 anos, considerada populao em idade activa pela Direco Geral de Estatstica, atinge 65,7% do total o que significa que a maioria da populao est em idade de trabalhar. Os velhos so em nmeros reduzidos representado 6,5% da populao. A pirmide etria de Maio em 2000 portanto tpica de pases em desenvolvimento em que o crescimento demogrfico rpida e a esperana mdia de vida baixa. Quanto aos sexos, como uma diferena, ainda que mnima dos efectivos populacionais, segundo reza o censo 2000, 3590 so do sexo feminino para 3150 homens, o que corresponde, portanto, a 53% e 47% respectivamente, e um ndice de masculinidade (mulheres por 100 homens) de 114. A esta superioridade numrica das mulheres em relao aos homens, justifica-se no s pelos fenmenos de natureza biolgica e outros de cariz social, mas muito particularmente pelo fenmeno migratrio. Verdade que mais de 75% das sadas do concelho quer para estrangeiros, quer para as ilhas, verifica-se no seio da populao masculina. A semelhana do resto do pas conta a ilha, tambm, com uma populao essencialmente jovem com 4170 indivduos o equivalente a 62% na faixa etria compreendida entre os 0 24 anos. A faixa etria com maior prevalncia a dos 5 9 anos com 1030 indivduos de ambos sexos equitativamente distribudos; enquanto que o grupo dos 50 54 anos tem menor representatividade, apenas 91 individuou sendo na sua maioria mulheres em 64 anos, resultante das crises com a de Fomi 47. Populao residente triplicou de 1940 a 2000, passando de 2.237 para 6.740 habitantes. O tamanho mdio das famlias estima-se em 4.1 elementos. Nas ltimas dcadas (80 e 90) constatou-se um incremento da populao na ordem dos 2%, resultante essencialmente, da imigrao de trabalhadores de Santiago para execuo de projectos integrados financiados pela Cooperao Alem e Italiana. A populao tende a crescer sistematicamente a uma taxa relativamente constante de 3% entre os anos 1990 e 2025 como se pode ver no quadro da evoluo e projeco demogrfica.

Quadro VII Evoluo e projeco demogrfica at 2025 1980 Taxa (%) 4098 2 4969 1990 Taxa (%) 3,1 6740 2000 Taxa (%) 3 9058 2010 Taxa (%) 3 12173 2020 Taxa (%) 3 14112 2025

Fonte: CENSO 2000, RGPH

32

4.2.3- Evoluo Social

Inicialmente formada por escravos procedentes de Santiago, em particular de Pedra Badejo, a ilha ficou limitada a escassos brancos (meia dzia) e aqueles escravos utilizados na vigia do gado confeco de chacinas, cultivo de algodo que chegou a influir no conjunto das ilhas, e mais tarde na organizao das salinas e apanha de sal. Esta actividade tem arrastado para ilha muita gente de Boa vista e S. Nicolau. Os efeitos de uma sociedade classicista fizeram sentir-se fortemente na ilha em que a cor da pele era o mais importante ndice social distintivo dos senhores brancos e donos absolutos. Apesar de uma representao insignificante a tendncia para uma ampla mulatizao das gentes devido a miscigenao de brancos com pretos. Ainda em 1861, cinco anos depois de recenseamento geral dos escravos (1856), o nmero de libertos recenseados era de 92; o nmero total de escravos de 406. Os escravos estavam distribudos por toda ilha, sendo a maioria situava-se no Porto Ingls com 281; figueiras, com 33; Calheta, com 30; Ribeira D. Joo com 21; e depois 20 espalhados por Morrinho, cascabulho, S. Antnio, Pedro Vaz, Alcatraz e Barreiro. semelhana das restantes ilhas do arquiplago habituado ouvir dizer que as gentes de cabo verde permanecem integradas no seio da igreja catlica. De facto assim . A maioria esmagadora da populao catlica, professando um catolicismo impregnado de um antigo paganismo, ou seja aquelas supersties por influncias da terra firme da Guin que tinha lanado as suas razes na ilha de Santiago e consequentemente no Maio, no somente na gente negra, mas tambm de muita branca. Um outro aspecto importante caracterstico da ilha era haver um grande nmero de feiticeiros e adivinhadores chamados jabacouces3. Com o tempo, dado a uma maior conscincia dos preceitos religiosos, merc da evoluo sofrida atravs de geraes, e de um mais esclarecido esprito crtico aliado instruo geral das populaes fez com que verificasse algumas mudanas nas prticas religiosas. Assim em 1967 a posio das populaes era a seguinte: Catolicismo, 3510 (94,7%); protestante, 95 (2,8%) sendo 43 homens e 49 mulheres na vila e 3 mulheres em Figueira seca; 79 no declarada. Estes ltimos so os que se estavam numa fase de hesitao: querem quebrar as ligaes com o catolicismo, e ainda no ingressam ao protestantismo. Nota-se nesta altura uma plena liberdade de culto em toda a ilha.

CARREIRA; Antnio, A ilha do Maio Demografia problemas sociais e econmicos separata n 19 pag 44

33

Actualmente, como desde sempre, a igreja tem um papel fundamental numa sociedade. Desde sempre ela vem moldando os jovens e a sociedade em geral, com as suas doutrinas, dogmas e crenas. No Maio, uma maioria esmagadora de fiis so catlicos (cerca de 85%). A Parquia de Nossa Senhora da Luz funciona com 1 Padre e quatro Irms de caridades que juntamente com os restantes membros da igreja prestam servios religiosos comunidade catlica maiense. A igreja Nazarena surge como segunda fora religiosa na ilha. Com uma comunidade exclusivamente na Vila vem prestando um servio meritrio principalmente com os jovens. Entretanto, vrias outras religies vm marcando presena na ilha, pregando as suas profecias no seio da comunidade maiense. Destaca-se a igreja Nova Apostlica que vem ganhando terreno no seio da nossa comunidade, com cultos semanais a vrios pontos da ilha. Especial destaque tambm vo para os Testemunhos de Jeov e Adventistas do 7 Dia que tambm possuem comunidades bem concentradas na Vila, prestando servios com pessoas de varias faixas etrias. Nos outros campos da vida social, poucos avanos se verificou na ilha. Na esfera educacional aconteceu, no perodo ps independncia, um alargamento de escolas por alguns povoados e criao do ciclo preparatrio, aumentando o nvel de instruo ao ensino bsico. Os estudos liceais ficaram reservados aos que tinham melhores condies financeiras. Um aspecto importante da ilha que importa aqui referir, a segurana que prevalece por toda a ilha. Caracterizada como ilha de paz, tranquilidade e de raros desvios sociais. A emigrao para a Europa iniciada nos anos de 60, deixa marcas indelveis na ilha, quer econmica como moralmente no seio dos seus habitantes. para ns de tudo conveniente fazer um quadro da actual situao da ilha, para comparativamente subtrair alguns avanos adquiridos em termos sociais. A nossa ateno incidir sobre abastecimento de gua, saneamento, energia, evacuao de escreta, evacuao de guas residuais, a sade, a educao e formao profissional, do emprego, da juventude, da pobreza da emigrao etc.

34

1) Abastecimento de gua O concelho do Maio necessita de aproximadamente 626m3/dia de gua potvel para abastecer toda a sua populao. No entanto, neste momento s consegue produzir cerca de 496m3/dia, o que significa um dfice aproximado de 130m3/dia de gua. Existe, porm capacidade de produo que consiga satisfazer as necessidades da ilha. O problema prende-se com a energia elctrica que no consegue responder s exigncias das unidades de dessalinizao, falta de vento para accionar as bombas elicas, avarias frequentes e irregular servios de manuteno dos sistemas. Estes constrangimentos fazem com que esse lquido to precioso se escasseia na ilha. O sistema de abastecimento compreende fontes de produo de energia (furos e centrais de tratamento de gua), reservatrios de extremidade das estaes elevatrias e reservatrios de percurso, chafarizes pblicos e redes de distribuio. Neste momento, todos os povoados encontram-se ligados rede pblica de abastecimento com excepo da Figueira Seca e, grande parte das habitaes est servida de gua canalizada. Destacam-se, neste particular, as povoaes de Ribeira D. Joo, Santo Antnio e Praia Gonalo que possuem ligaes domicilirias a 100%.

Quadro VIII Taxa de ligao domiciliria por zona


Zona Vila Morro Calheta Morrinho Cascabulho Pedro Vaz Santo Antnio Praia Gonalo Pilo Co Alcatraz Figueira Horta Figueira Seca Ribeira D. Joo Barreiro
FONTE: SAAS

Taxa de Ligao 756 Ligaes 78 Ligaes 191 Ligaes 58 Ligaes 16 Ligaes 59 Ligaes 9 Ligaes 22 Ligaes 33 Ligaes 43 Ligaes 115 Ligaes --------------58 Ligaes 151 Ligaes

35

Existe na ilha duas centrais dessalinizadora. Uma na vila, construda em 1999 e a outra em Pedro Vaz, zona norte, que entrou em funcionamento em 2001. A unidade da vila tem a capacidade de produo de cerca de 300m3/dia. A produo actual de 140m3 /dia devido aos problemas relacionados com a energia elctrica. Essa unidade para alm de abastecer a vila tambm fornece gua populao do Barreiro. A unidade de Pedro Vaz tem a capacidade diria de produo de cerca de 50m3 e a produo actual ronda os 10m3/dia tambm pelas mesmas razes. Esta unidade somente abastece essa zona. As restantes localidades so abastecidas atravs de gua subterrnea . Quadro IX Meios de Produo e Distribuio de gua

Zona
Vila Morro Calheta Morrinho Cascabulho Pedro Vaz Santo Antnio

Meios de Produo Unidade de Produo (Dessalinizadora) gua Subterrnea (Painel Solar) gua Subterrnea (Sistema Elctrico) gua Subterrnea (Sistema Elctrico) gua Subterrnea (Sistema Elctrico) Unidade de Produo (Dessalinizadora) gua Subterrnea (Painel Solar)

Distribuio Rede Pblica / Chafarizes Rede Pblica / Chafariz Rede Pblica / Chafarizes Rede Pblica / Chafariz Rede Pblica / Chafariz Rede Pblica / Chafariz Rede Pblica / Chafariz

N de Chafarizes 4 1 2 1 1 1 1

Praia Gonalo Pilo Co Alcatraz Figueira Horta Figueira Seca Ribeira D. Joo Barreiro
Fonte: P M D L M

Subterrnea (Painel Solar) gua Subterrnea (Painel Solar) gua Subterrnea (Painel Solar gua Subterrnea (Painel Solar) gua Subterrnea (Sistema Elctrico) gua Subterrnea (Sistema Elctrico) Unidade de Produo (Dessalinizadora)

gua

Rede Pblica / Chafariz Rede Pblica / Chafariz Rede Pblica / Chafariz Rede Pblica Autotanque Rede Pblica / Chafariz Rede Pblica / Chafarizes

1 1 1 -----1 1 2

36

No obstante a existncia de ligao domiciliria em todos os povoados, praticamente ainda todas as zonas recorrem aos chafarizes para se abastecerem. Com excepo da Figueira Horta todos os povoados possuem essa infra-estrutura de distribuio de gua. A salinidade de gua est compreendida entre 600 a 1700mS/L que ultrapassa um pouco a percentagem recomendada pela OMS (mximo de 1500). na localidade de Alcatraz onde a salinidade atinge o seu valor mximo na ilha (1700ms/l). No existe laboratrio de controlo de qualidade de gua. No entanto, fazem medio da salinidade e, tratamento atravs da adio controlada de cloro gua. Salienta-se que todas as localidades possuem reservatrios, destacando-se a Vila com quatro sendo um de gua do mar de 300 toneladas e os restantes para gua produzida. de referir tambm o reservatrio central do Monte Vermelho tambm de 300 toneladas que faz a distribuio de gua para os reservatrios da Calheta, Morrinho e Cascabulho.

2) Saneamento

Segundo as informaes dos servios camarrios, os problemas de combate ao lixo e eliminao das guas residuais, ainda continuam a ser um problema no concelho, no obstante as diligncias levadas acabo nos ltimos anos. At o ano 2002, o sistema de recolha dos resduos slidos (RS) realizado pela cmara municipal do Maio (CMM) contemplava a zona da vila do Maio, tendo sido alargado generalidade das localidades no ano 2003. O mtodo de recolha do lixo actualmente praticado na CMM o de porta a porta, com a frequncia de trs vezes por semana e abrange a maioria das localidades do municpio, exceptuando os povoados de Pedro Vaz, Santo Antnio, Praia Gonalo, Alcatraz e Pilo Co, por motivos de falta de rede viria de acesso. O sistema de recolha porta a porta foi introduzido aps a experincia efectuada com a disposio em contentores colocados em pontos estratgicos, que no resultou devido a actos de vandalismo, roubos e rejeio de fezes em contentores, realizados pela populao, factores que obrigaram colocao destes recipientes apenas nas casas comerciais, servios, restaurantes, hotis e nas pequenas unidades industriais. No que respeita recolha em funo do fluxo de resduos, neste municpio efectua-se a recolha em separado dos Resduos Urbanos (RU) e os Resduos de Grande Porte (RGP),

37

constitudos

geralmente

por

electrodomsticos

avariados,

mobilirio,

equipamento

informtico, entre outros, por meio de uma viatura de caixa aberta, uma vez por semana. A recolha dos leos usados no abrangida pelo sistema municipal de recolha de resduos. Esses so recolhidos pela Shell que os encaminham para So Vicente. Ainda no que respeita aos tipos de resduos, referem-se as substncias perigosas (como pesticidas e outras) que existiam no municpio e foram recolhidas pela delegao do Ministrio do Ambiente, Agricultura e Pescas (MAAP), no mbito de um projecto financiado pelo governo holands para a recolha das substncias qumicas perigosas existentes no pas e seu envio para a Alemanha para a respectiva incinerao. No que concerne a quantidade de resduos recolhidos por dia, estima-se o valor de 10 m3/dia. De uma forma geral a qualidade do servio considerada mais ou menos satisfatria na maioria das localidades. Estima-se que a populao servida pelo sistema municipal de recolha de RS de cerca de 87%.

3) Energia

Toda a populao do Maio beneficia da energia elctrica. Existe na vila a central nica que fornece energia elctrica 24h/dia no s neste centro mas tambm para as zonas situadas a W-N (Morro, Calheta e Morrinho) e zonas a Sul da ilha Barreiro, Figueira Horta, Figueira Seca e Ribeira D. Joo. A central nica cobre cerca de 80 % do fornecimento ao concelho. As restantes zonas so asseguradas com quatro micros centrais da inteira responsabilidade da cmara municipal: Micro Central de Cascabulho com um potencial de 25cav fornece energia apenas a essa zona; Micro central de Santo Antnio cuja potncia de gerador de 15cav fornece energia a mesma zona e tambm localidade de Praia Gonalo; Micro Central de Pedro Vaz com o potencial de 60cav abastece apenas essa zona; Micro Central de Alcatraz que possui uma potncia de 60cav abastece tambm a zona de Pilo Co. Neste momento est em curso o projecto da central nica para a zona norte da ilha em que se vai substituindo as trs micro centrais existentes (Santo Antnio, Pedro Vaz e Alcatraz) garantindo maior qualidade e quantidade no fornecimento de energia essa regio, porquanto iro funcionar um grupo com uma potncia de 200cavalos. O projecto financiado pela cmara municipal.

38

Constrangimentos: No funcionamento do grupo em paralelo o que origina cortes e apages frequentes; Rede obsoleto em alguns bairros; Fraca potncia dos geradores da central nica.

4) Evacuao de excreta

Em matria de evacuao de excreta, apenas 54,4% da populao urbana possui casa de banho incluindo retrete, sendo no espao rural a taxa de cobertura inferior, situando-se volta de 36%. A populao desprovida de retrete ou latrina expressiva, o que signifique grande parte da populao faz ainda a evacuao de excreta ao ar livre, com todos os efeitos nefastos para o ambiente, a sade pblica e a qualidade de vida (quadro X).

Quadro X Agregados familiares segundo a existncia de casas de banho e retrete


Casa de banho e retrete Casa de banho com retrete Casa de banho sem retrete Retrete/ latrina S/W.C. S/retrete S/latrina Meio urbano Total dos Agregados 691 (%) Meio rural Total dos agregados 923 (%) 336 36,4 201 21,7 383 41,5 3 0,32 376 54,4 66 9,5 2 0,3 239 34,2 8 1,5 NR

Fonte: CENSO 2000, RGPH, INE

5) Evacuao de guas residuais

O nmero de agregados que procede ao lanamento das guas residuais ao redor da casa ou directamente na natureza elevado, quer seja no espao rural como urbano. Apenas 34,3%

39

da populao urbana fazem a evacuao das guas usadas em fossas spticas. No espao rural a respectiva taxa de 17,4%. Esses dados revelam o estado de saneamento do Municpio na matria, exigindo intervenes de fundo para inverter a situao, tendo em conta os impactos altamente negativos para o ambiente (quadro a XI). Quadro XI Agregados familiares segundo o modo de evacuao de guas residuais
Modo de evacuao de guas residuais Fossa Sptica Meio urbano Total dos Agregados 691 (%) Meio rural Total dos agregados 923 (%) 161 17,4 173 18,7 572 62 15 1,6 2 0,2 273 34,3 106 15,3 302 43,7 3 0,43 7 1 Rede de Esgoto Redor da casa Natureza Outro NR

Fonte: CENSO 2000, RGPH, INE

6) Sade

A nvel da sade a ilha do Maio dispe actualmente das seguintes infra-estruturas: Um centro de sade situada na Vila; trs Unidades Sanitrias de Base (USB) situadas nas localidades de Barreiro, Figueira Horta e Morrinho; 2 Postos Sanitrios, um na localidade de Calheta e o outro em Pedro Vaz. No centro de sade da Vila existem dois mdicos, sete enfermeiros, um tcnico de laboratrio, um auxiliar de farmcia, trs agentes sanitrios e dois auxiliares. Esse espao fsico contm 2 consultrios mdicos, um laboratrio, uma enfermaria para crianas com 3 camas, uma enfermaria para mulheres com 6 camas, uma enfermaria para homens com 3 camas, servios de urgncia, PMI-PF que funciona com dois tcnicos auxiliares, servio de Raio X e um posto de venda de medicamentos. No posto sanitrio da Calheta existe de igual modo um enfermeiro, um agente sanitrio e um auxiliar de limpeza.

40

As trs USB que existem no Concelho esto sob a responsabilidade dos agentes sanitrios locais. Existem ainda na ilha dois postos de vendas de medicamentos de carcter privado. De realar que existe duas ambulncias que fazem cobertura por toda a ilha. As doenas infecto-contagiosas no so alarmantes no concelho, contudo h que destacar a tuberculose que ataca uma pequena franja na povoao de Morrinho e Calheta. Para controlo e acompanhamento dessa situao a delegacia de sade do Maio faz visita domiciliria peridica s famlias afectadas. A taxa bruta de mortalidade no concelho de 4/1000 sendo a principal causa da morte a velhice e a morte domiciliria (causa desconhecida). A percentagem da mortalidade infantil (0 4 anos) nos ltimos 5 anos de 9,3/1000. Actualmente, o concelho tem 5 seropositivos identificados pelas autoridades competentes sendo 2 do sexo masculino e 3 do sexo feminino. Nos ltimos 2 anos, foram registados 2 bitos por HIV-SIDA no concelho. A principal dificuldade enfrentada no concelho na rea de Sade sem dvida a falta de um espao fsico condigno para o verdadeiro funcionamento do centro de sade. O espao onde funciona actualmente exguo e no responde s actuais demandas e crescimento da ilha. A secretaria no tem as mnimas condies de funcionamento administrativo, a sala de curativo precisa de melhoramento, o atendimento materno-infantil tambm funciona com algumas limitaes. de realar tambm a falta de um programa de Sade reprodutiva sobretudo no meio rural, que constitui uma das causas do aumento de nmero de filhos por mulher originando a m nutrio e a proliferao de mais bolsas de pobreza, principalmente na localidade de Calheta. A insustentabilidade do sector faz com que os pobres no tm acesso a medicamento em quantidade desejada o que tem como consequncia a propagao nas zonas pobres de algumas doenas contagiosas.

Principais constrangimentos na prestao de sade Falta de um novo centro de sade na Vila; Falta de equipamentos para as unidades sanitrias de base; Inexistncia de equipamentos para eco grafias; Inexistncia de equipamentos de pequena cirurgia.

41

7) Educao/instruo

Em Cabo verde, a educao constitui, nesses ltimos anos um dos eixos estratgicos
de desenvolvimento, tendo em vista a qualificao dos recursos humanos adequados aos desafios do desenvolvimento da sociedade 4 No caso particular do Maio, apesar de ter ficado durante muito tempo restringido ao ensino bsico, a populao escolar aumentou ao longo dos ltimos anos com implementao do ensino secundrio no ano lectivo 1995/96, e por iniciativa da cmara municipal.

Quadro XII Nvel de instruo Ano Total Sem PrNvel de instruo Alfab. E.B.I. Secundrio Mdio Superior No responde 399 3569 969 13 19 36

nvel escolar 6080 Fonte: INE. 706 369

Na ilha do Maio 15,2% da populao no possui instruo primria, mas em contrapartida existe uma das maiores taxas do pas de indivduos que completam o ensino bsico 64,6%. Esse valor diminui consideravelmente a nvel do ensino secundrio 19,4% e drasticamente a nvel do ensino superior -0,8%. Esta situao est intimamente ligada estruturao e funcionamento do sistema educativo na ilha que actualmente abrange apenas a educao pr-escolar, o ensino bsico integrado, o ensino secundrio e a alfabetizao de adultos. de enaltecer aqui o papel da cmara municipal em dinamizar e impulsionar o ensino tcnicoprofissional que vem sendo ministrado, ainda que de forma tmida mas com resultados satisfatrios

Ministrio das Finanas e planeamento Direco Geral do plano Poltica Nacional da populao de Cabo verde 2004 -2015

42

A ilha dispe de uma rede de jardins infantis em todas as localidades exceptuando Praia Gonalo e Santo Antnio porque o nmero de crianas existentes nessas aldeias no justifica a abertura de jardins. So proprietrios desses jardins a Cmara Municipal, a OMCV e a parquia de Nossa Senhora da Luz. Os jardins da cmara municipal esto espalhados por varias localidades da ilha sob a gesto da OMCV com o apoio pedaggico do ministrio da educao. Existe um total de 446 crianas matriculadas nos dois nveis em todo o concelho. Os jardins da cmara municipal e OMCV funcionam com 14 monitoras enquanto que o da parquia situada na Vila trabalha com duas monitoras. De ressaltar que nenhuma das monitoras possui a formao especfica (educadores de infncia) e nem to pouco habilitaes literrias.
Praticamente todas as crianas com idade entre os 4 e 6 anos frequentam o jardim infantil e todos so contemplados, diariamente com uma refeio quente financiada pelo ICASE/PAM.

Entretanto, esse nvel ainda depara com vrios constrangimentos: -Monitoras sem formao; -Monitoras com baixo nvel de escolaridades; -Carncia de materiais didctico pedaggicos; -Carncia de equipamentos escolares infantis; -Remunerao baixa das monitoras.

a) Ensino Bsico Integrado

O ensino bsico abrange toda a ilha e todas as crianas em idade escolar o frequentam. Encontra-se dividido em trs fases: I Fase de 1 a 2 classe ministrada em todas as localidades. II Fase de 3 a 4 classe III Fase de 5 a 6 Classe que se encontra repartida em 4 plos educativos sedeados na Vila, Calheta, Pedro Vaz e Barreiro. Neste ano lectivo (2004/2005) esto matriculados 1284 alunos sendo 654 do sexo masculino e 630 do sexo feminino sob a responsabilidade de 54 professores dos quais 16 possuem a 1 fase de formao em exerccio dos professores do ensino bsico, 5 possuem a 2 fase e 19 so diplomados do Instituto Pedaggico. Existem 30 salas de aulas das quais 28 so do estado e duas so alugadas nas zonas de Morrinho e Figueira Horta.

43

Em todas as escolas os alunos so servidos refeies quentes financiadas pelo PAM. As escolas de Alcatraz, Pilo Co, Praia Gonalo, Morro, Ribeira D. Joo e a escola Shell no possuem casas de banho. De salientar que nenhuma das escolas do EBI possuem lugares de lazer, de prticas desportivas, recreativas e culturais. Existe uma equipa de coordenadores constitudos por 6 elementos, 1 para o pr-escolar, 1 para a alfabetizao de adultos e 4 para o EBI que fazem acompanhamento e seguimento dos professores no terreno e tambm apoiam os gestores na organizao e gesto escolar. Do total, 56 alunos que frequentam o ensino bsico rfo, sendo 30 do sexo masculino e 26 do sexo feminino com maior incidncia na Vila e nos povoados de Calheta e Morrinho.

Constrangimentos Elevado nmero de professores sem formao; Grande mobilidade de professores dentro da ilha; Inexistncia de Biblioteca nos plos; Falta de materiais didcticos; As escolas no possuem sanitrios; Muitas escolas no possuem espaos para cozinha; As escolas no esto ligadas rede pblica de abastecimento de gua; Falta de espaos de lazer e actividades desportivas; Alguns plos funcionam em infra-estruturas inadequadas.

b) Ensino Secundrio

O Ensino Secundrio vem sendo ministrado na ilha desde o ano lectivo 1995/1996. Iniciou-se timidamente sob a gesto municipal com um estatuto de Cooperativa de Ensino Privado em que os pais e encarregados de educao comparticipavam com uma quantia de 1500$00 mensais. Este estatuto demorou apenas 2 anos pois em Abril de 1997 a escola entrou na rede pblica e passou-se a ser oficial. No 1 ano da sua existncia funcionou-se com dois nveis de ensino: 1 e 2 ano do CG com um total de 175 alunos repartidos em 6 turmas sendo 4 do 1 CG e dois do 2 CG. Funcionou no antigo edifcio do EBC (Ensino Bsico Complementar) que contemplava 4 salas de aulas, uma biblioteca, um refeitrio e servios administrativos.

44

No ano lectivo 2004/2005 estiveram matriculados 645 alunos sendo 331 do sexo feminino e 314 do sexo masculino, repartidos nos 4 nveis de ensino que compem os dois primeiros ciclos: 7 Ano 213 alunos 8 Ano 189 alunos 9 Ano 143 alunos 10 Ano 100 alunos Ainda funcionou o ensino ps laboral com os dois primeiros ciclos do ensino secundrio e com a introduo de duas reas do 3 ciclo CT e econmico e social. O nmero de matriculados por nveis de ensino no regime ps laboral o seguinte: 7 Ano 30 alunos 8 Ano 47 alunos 9 Ano 39 alunos 10 Ano 47 alunos 11 Ano 46 alunos, sendo 12 na rea de Cincia e Tecnologia e 34 na rea Econmico e Social O corpo docente formado por 29 professores sendo 13 com formao especfica, 11 possuem outras formaes e 5 no possuem quaisquer formao. Actualmente, ainda o ensino secundrio vem sendo ministrado no antigo edifcio do E.B.C. mas foi construdo mais um bloco de quatro salas perfazendo um total de 8 salas de aulas para um total de 16 turmas. A escola no tem laboratrio e nem oficinas para as disciplinas de cincias e tecnologias e nem das artes.

c) Alfabetizao

Existe 13 crculos de cultura na ilha, funcionando 2 na I fase, 3 na II fase, 4 na III fase e, mais 4 crculos compostos (I, II fases) em que 2 acabaram por extinguir. Portanto, chegaram ao fim do ano lectivo 2004/2005 apenas com 11 crculos, orientados por 17 animadores. Os crculos de cultura existem em todas as zonas com excepo do Morro. Os crculos so frequentados por jovens e adultos num total de 88 efectivos, sendo 19 do sexo masculino e 69 do sexo feminino, distribudos pelos trs ciclos.

45

d) Formao Profissional

Tomando em considerao que na ilha as maiores oportunidades de emprego surgem no sector da construo e na prestao de servios tursticos hotelaria e restaurao em geral, a cmara municipal tem desde Novembro de 2004, cursos de qualificao profissional, articulados com a formao acadmica no ensino ps laboral, destinados a 80 jovens. Estes cursos so: Cermica, Tecelagem e Tingidura, Culinria, Electricidade, Pedreiro, Canalizador e Mecnica auto. Os cursos visam a aquisio de conhecimentos, competncias a aptides necessrios para o exerccio de uma profisso, para alm de fomentar a criatividade, a inovao e o esprito de iniciativa e da capacidade de relacionamento. O Currculo formativo foi estruturado em mdulos, que abrem a possibilidade do formando aps a sua formao inicial bsica, acrescentar ou variar a sua prpria carreira profissional de acordo com as demandas do mercado de emprego. As prticas na rea de construo civil (Pedreiro, Canalizador e Electricidade) so feitas principalmente, no mbito das construes de moradias sociais para carenciados o que junta a essa formao uma componente de aco social. Para realizar as diferentes actividades na rea de Educao/Formao a cmara municipal tem contado com valiosas contribuies de diferentes parceiros internacionais, entre os quais, a parceria estabelecida desde 1993 com a cooperao Suia, atravs de associao Cabo Verde Genebra. O instituto Marqus de Valle Flor, a cmara de Loures e a Unio Europeia tambm so parceiros que ajudaram na abertura e o funcionamento dos cursos de formao profissional iniciados em Novembro de 2004.

8) Emprego

Uma parcela significativa da populao encontra-se em situao de desemprego. Em 1996, ano particular de crise, a taxa de desemprego na ilha atingiu os 40% da populao, mas hoje, ela situa-se volta dos 21%. Em conformidade com os dados do CENSO 2000, a populao activa empregada e desempregada reparte-se por diferentes sectores de actividade como demonstra o quadro a seguir:

46

Quadro XIII Populao Empregada e Desempregada por sexo e sector de actividade Populao empregada
Fem. (%) 0,60 5,19 3,80 1,80 13,50 22,1 6,6 0,17 44,80 1,3 100 Masc. 11 47 31 29 78 212 299 71 378 38 1.194 (%) 0,90 3,90 2,60 2,40 6,50 17,7 25 5,9 31,6 3,1 100

Populao desempregada
Fem. 2 2 3 16 7 16 111 13 170 (%) 1,17 1,17 1,7 9,4 4,1 9,4 65,2 7,6 100 Masc. 2 2 3 2 6 39 12 42 4 112 (%) 1,8 1,8 1,7 1,8 3,5 34,8 10,7 37,7 3,5 100

Quadros superiores Especialistas /intelectuais Tcnicos Pessoal administrativo Vendedores Agricultores e pescadores Operrios
Trabalhadores de montagem Trabalhadores no qualificados No definido Total

7 60 44 21 156 256 76 2 518 15 1.155

Fonte: CENSO 2000

No universo de 2631 activos, 2349 (89%) activos, encontra-se empregada, correspondendo a populao activa desempregada cerca de 11 % (282 activos). O desemprego atinge particularmente os operrios e os trabalhadores no qualificados. Entre os ltimos, a populao feminina a mais afectada. O desemprego devido essencialmente ao fraco nvel cultural e de escolaridade, falta de infra-estruturas viradas para a formao profissional e de oportunidades socio-econmicas.

9) Juventude

A juventude uma camada muito vulnervel, muito inconformista que vive um perodo de relacionamento social intenso, pois anda sempre procura de interesses novos que por vezes ultrapassam o quadro da famlia. a que eles vo viver sentimentos como a de amizade, camaradagem, cooperao e amor, mas tambm nesse ambiente que, naturalmente aparecem os conflitos, os vcios, enfim os problemas sociais. Assim, chega o momento de deciso, da afirmao ou da tentativa de afirmao. esta a fase mais difcil da juventude. Por isso, h que erguer estruturas slidas, e transversais que protegem os jovens de certas influncias para que elas (as influncias) no tornam rotineiras

47

h que cultivar alternativas que permitem aos jovens o equilbrio; que possibilitam gerir as emoes, compartilhar valores, despertam o gosto para a cultura, para o desporto, para a arte, para a cincia; aumentar o seu esprito crtico e o sentido de responsabilidade na adopo das suas prprias posies. imbudo desse esprito e dessa viso que a CMM criou em 1998 a Casa da Juventude , com uma sala de estudos, salo de jogos e com um centro Multimdia ligado rede de Internet. E, com a electrificao rural, foi alargada para o interior mais quatro Centros Multimdia ligados rede nas localidades de Calheta, Barreiro, Morrinho e Figueira Horta. Com excepo de Ribeira D. Joo, existem em todos os povoados da ilha Polivalentes ou placas desportivas para a prtica do desporto e Educao fsica. Para os jovens maienses, tambm j foi inaugurado o Centro de Formao Profissional que est a funcionar com vrios cursos, proporcionando-os a possibilidade de terem uma profisso e inserir no mercado de trabalho. Aos alunos do interior da ilha so assegurado um autocarro que garanta o percurso casa-escola e, vice-versa. De realar tambm a poltica da CMM na atribuio de bolsas de estudos aos jovens maienses para o ensino superior como tambm para o ensino tcnico profissional. Actualmente, existem mais de uma centena de jovens a frequentar o ensino superior (dentro e fora do pas) e tambm mais de uma centena se encontra matriculado no ensino tcnico profissional, com especial destaque para cerca de 80 que esto a frequentar o curso localmente. Outrossim, a CMM vem apoiando os jovens agricultores no micro irrigao gota-gota. Os jovens casais so apoiados na construo das casas, com doao de lotes e materiais de construo. Entretanto, surgem naturalmente problemas cclicos prprios dessa camada

nomeadamente o desemprego, o alcoolismo e a prostituio. O problema do desemprego tem como causa no s a baixa habilitao acadmica e profissional como tambm ao fraco desenvolvimento do tecido empresarial, do turismo e do sector industrial. A falta de ocupao dos jovens, aliados ao fraco investimento tambm no domnio da agricultura, pesca e infra-estruturas de lazer levam os jovens a caminhos perversos e indesejveis que pode comprometer seriamente o futuro. Entretanto, a ilha tem estado a crescer e os postos de trabalhos tm estado a aumentar. Neste particular, a construo civil merece um especial destaque porquanto cresceu muito nesses ltimos anos aumentando significativamente a mo-de-obra.

48

Outrossim, uma boa parte dos jovens maienses encontram-se a trabalhar nas oficinas de arte (mecnica e carpintaria), nas mercearias, restaurantes, hotelarias, bares, lojas, entre outros. Muito ainda falta fazer para reverter a actual situao de muitos jovens que andam no desemprego e sem perspectivas aps o trmino do 12 ano e os de baixo nvel acadmico e sem formao.

10) Emigrao Cabo Verde considerado um pas de emigrao. Desde muito cedo os Homens da Terra procuraram esse caminho como forma de Vencer a vida. Com poucos recursos e assolados por secas e vagas de fome os Cabo-verdianos comearam a partir para pases estrangeiros procura do sustento da famlia e de uma vida melhor. Comeou primeiro para Estados Unidos de Amrica, com a pesca da baleia e depois para frica, nas roas de S. Tom. S mais tarde (inicio dos anos 60) que iniciou-se a emigrao para a Europa com a gritante falta de mo-de-obra sentida no velho continente. Todos os Cabo-verdianos ambicionaram, na altura, essa aventura e, naturalmente os maienses no fugiram regra. Os emigrantes, maioritariamente definiram como destino a Holanda, mais precisamente a cidade de Roterdo. Cidade porturia onde facilmente encontravam o trabalho como marinheiro, tanto nos barcos holandeses como nos barcos de bandeira fora. Ao norte da Holanda na cidade de Delfzil, tambm se encontra uma comunidade alargada de emigrantes maienses por ser tambm uma cidade porturia. Com efeito, essa emigrao era essencialmente masculina. Poucas so as mulheres que, na altura saram para fora do pas. Ficavam para chefiar a famlia e participar directamente na educao dos filhos. Todavia, com nova poltica social e econmica implementada pelo governo holands que incentiva o reagrupamento familiar, as mulheres comearam tambm a emigrar. Com o mero objectivo de reter cada vez mais a sua moeda e, aumentar o nmero de habitantes. O governo holands acabou por atingir o seu objectivo. Vrias famlias foram reagrupadas, mesmo alguns emigrantes que fizeram resistncias acabaram por ceder tanto presso holandesa como a prpria vaidade das famlias.

49

Sem por em causa o aspecto positivo do reagrupamento familiar este facto vem contribuindo para o enfraquecimento da ilha. As remessas dos emigrantes comearam a baixar drasticamente nos meados dos anos 90, fruto dessa poltica. Sendo Maio uma ilha com alguns recursos, subvalorizados e sub explorados, a maior fatia do PIB provem da remessa que tende a baixar dia aps dia. Entretanto, existem pequenas comunidades de emigrante maienses em Portugal, Luxemburgo e E.UA. O desenvolvimento da ilha est intimamente ligado emigrao. Visivelmente a taxa de retorno pouco expressiva. Alm das lojas, mini mercado, bares, tabernas, pequenas carrinhas de aluguer o investimento, a grosso modo no o desejvel. Talvez por falta de informao, ou pelo medo do risco do negcio ou tambm por no ter a confiana desejada no prprio desenvolvimento da ilha. Todavia, houve um investimento na educao dos seus filhos que, graas emigrao, todos ou quase todos os quadros superiores do concelho esto directa ou indirectamente ligada a esse sector. Atravs de associaes, grupos de cidados ou individuais eles vm apoiando a CMM no sector da sade, educao e desporto. Tambm tm prestado importantes apoios s instituies religiosas nomeadamente igreja catlica e nazarena no s financeiramente como tambm nas obras de reabilitao e tambm na pintura das mesmas. Os emigrantes maienses mantm com os familiares e amigos, uma relao de grande fraternidade e inter ajuda principalmente no apoio econmico-financeiro e, mesmo na construo das casas. H que realar tambm aqui, a velha tradio que sempre esteve na agenda de todos os nossos emigrantes que na viagem de regresso, para o gozo das suas frias: trazem na bagagem sempre, os chamados presentes para oferecer amigos e familiares.

11) Pobreza

Nvel de vida material inaceitavelmente baixo quer em relao ao nvel dos outros na sociedade, quer com base num mnimo absoluto5 A pobreza envolve muito mais do que as restries imposta pela falta de rendimentos. Tambm acarreta falta de capacidades bsicas para levarem uma vida plena e criativa. A ilha

Relatrio do Desenvolvimento Humano 2003, objectivos de Desenvolvimento do Milnio Um pacto entre as naes para eliminar a pobreza

50

do Maio, pelas condies naturais j referidas e pela reduzida taxa de investimento, no de estranhar o alto ndice de pobreza ali reinante. A falta de chuva e as consequncias a ela inerentes fazem com que muita gente abandonasse o campo procurando trabalho nos centros urbanos, onde vo auferir um salrio muito baixo pelo facto de serem trabalhadores sem qualificao e com baixo nvel acadmico. A interpretao da figura abaixo d-nos uma ideia clara do nvel de pobreza na ilha.

2, 4 20, 5 35, 2 Muito Baixo Baixo Mdio Alto Muito Alto 25, 3

16, 6

Fig.6 Nvel do conforto das famlias Fonte: INE 2000 A elevada percentagem dos agregados a viver num nvel de pobreza: muito baixo (35.2) e baixo (25.3), para 16,6% num nvel mdio, 20.5% num patamar alto e somente 2.4% muito alto so provas mais do que evidente de precariedade e pobreza que principalmente as mes chefes de famlia. As condies de alojamento, mais concretamente o espao fsico disponvel influenciam o desenvolvimento pessoal e determinam o interesse pelo estudo e por outras actividades que promove o desenvolvimento equilibrado da personalidade. O congestionamento familiar est identificado como promotor da promiscuidade favorecendo a actividade sexual e a gravidez precoce. Ela (gravidez precoce) tem sido considerada como ponto de partida para o ciclo vicioso da mulher chefe de famlia pobre, com os seus males como o abandono escolar, o baixo nvel de instruo e formao, dificuldade de encontrar emprego, e a situao de vulnerabilidade e pobreza.

51

5.1 Actividades Econmica

Apesar das suas potencialidades reais, o desenvolvimento econmico do concelho do Maio dentro do espao nacional no ainda o desejvel, devido ao facto do sector produtivo ser pouco expressivo, os recursos naturais no so suficientemente explorados por falta de Infra-estruturas e tcnicas modernas e a persistncia da seca leva com que a economia se baseasse fundamentalmente ainda no sector primrio. A maior parte da populao da ilha dedica-se agricultura, pesca artesanal e pecuria. Hoje, nota-se um pouco por toda a ilha, a proliferao de pequenos negcios, tanto ambulante como retalhista.

1) Agricultura
De entre as ilhas planas do arquiplago de Cabo Verde, Maio a ilha que possui maiores potencialidades agrcolas, devido s condies climticas menos ridas e a solos com maior vocao agrcola. Pratica-se a agricultura em regime de sequeiro e de regadio, sendo este ltimo o mais expressivo e importante. Cerca de 625 pessoas vivem da actividade agrcola, repartidos por 85 unidades familiares. A maioria dos chefes de explorao do sexo masculino particularmente nas exploraes de regadio. As mulheres que se dedicam agricultura como chefes de explorao, a maioria fazem-na em regime de sequeiro. A rea vocacionada para a agricultura no Maio de cerca de 1000ha sendo nos 5 (cinco) anos a taxa de ocupao ronda os 250-300ha. Actualmente a rea ocupada de 200ha. Essa tendncia de reduo verifica-se sobretudo na agricultura de sequeiro por causa da diminuio das precipitaes nos ltimos anos.

52

a) Agricultura de Sequeiro

Trata-se de uma tradio secular que se baseia essencialmente na consorciao do milho e feijo bongolom completadas por outras culturas como abbora, melo e melancia. Esta prtica est intimamente ligada queda das chuvas. praticada nas encostas dos montes Batalha e Forte, nos declives suaves e a altitudes que oscilam entre 100 e os 300 metros. Nas aldeias de Calheta, Morrinho e Cascabulho, a agricultura de sequeiro praticada nas chamadas horta-casa, aonde nos anos de Boa chuva conseguem excedentes, principalmente do milho e do feijo bongolom. O verdadeiro entrave deste sector , sem dvida, as exguas precipitaes, aumento de animais vadios e solta que invadem as culturas criando, muitas vezes, conflitos entre agricultores e criadores da ilha, e pela invaso de gafanhotos.

b) Agricultura de Regadio

A agricultura de regadio no Maio constitui um sector tradicional muito importante est em vias de modernizao, representado por pequenos agricultores, cooperativas agrcolas e Associao dos Agricultores e Criadores do Maio. Esta actividade praticada, principalmente nas ribeiras de Figueira Horta, Figueira Seca, Flamengo no Monte Vermelho, Laje Branca. O desenvolvimento das culturas experimenta dificuldades ligados falta de gua, sua m distribuio geogrfica e a sua salinidade bastante elevada. A gua destinada para a agricultura de regadio proveniente dos poos e dos furos. A agricultura de regadio vem ganhando terreno no concelho nos ltimos anos. Isto devese sobretudo falta de ocupao por parte dos jovens e tambm por falta de alternativa daquelas que no tm um emprego fixo, a viragem da mentalidade dos jovens maienses em acreditar cada vez mais nas potencialidades que a ilha tem nesse sector e, criar o seu prprio emprego e porque a emigrao j no surge como a nica forma de salvao do seu futuro. H um tomar de conscincia de forma quase generalizada por parte do s jovens maienses que a emigrao para o estrangeiro j no soluo.

53

As principais culturas exploradas so a cebola, batata-doce, batata comum, mandioca, cana-de-acar e, algumas espcies hortcolas, nomeadamente o repolho, o tomate, a alface, o pepino, couve, cenoura, o pimento, entre outros. A cana-de-acar uma cultura praticada um pouco por todas as regies da ilha mas, sobretudo na Figueira Horta. Tem uma grande importncia econmica, pois o nico produto de explorao agrcola que transformado na pequena indstria. A rea ocupada pela agricultura de regadio ronda os 50ha, distribudos por cerca de 120 agricultores. O sistema de rega predominante a rega por alagamento. No entanto, a ilha foi contemplada com o projecto Massificao da micro irrigao componente gota a gota em que houve uma adeso forte por parte dos agricultores. Actualmente, no s as ribeiras com maior expresso a nvel da ilha esto cobertas com micro irrigao gota-gota como tambm vrias outras zonas esto abrangidas com essa tcnica moderna de rega.

35 30 25 20 15 10 5 0 e 8

31

5,65 3,6 1 0 10,15 2 0,35

7 4 0,9 0,7

8 2 0,35

0,1

Barreiro Figueira Laje Branca Monte Vermelho

Morro Pilo Co Calheta Pedro Vaz Santo Antnio

N de Agricultores rea coberta (ha)

Localidades

Fig. 7 rea coberta com gota-gota em 2004

Hoje pode-se dizer, com firmeza que a produo agrcola na ilha no obstante escassez da chuva, consegue satisfazer em grande parte as necessidades da ilha, tendo em conta a quantidade de produtos que so exportados para a cidade da Praia e outras ilhas.

54

2) Pecuria

A criao de gado a actividade econmica mais remota na ilha. Pois, praticada desde a sua ocupao, com a qual produziam peles de cabras, carne seca e salgada, conhecida por Chacina. A chacina constitua a base da alimentao dos maienses, pois era feita com o prato tradicional a Cachupa. Com excepo de alguns vales onde se pratica a agricultura de regadio, Maio um campo de pastagem onde o gado caprino se evidencia. O pastoreio livre pratica-se em quase toda a ilha. Segundo o recenseamento agrcola de 1988, das 696 unidades de explorao agrcola familiar, 78% das mesmas dedicam criao de Sunos, 71% caprinos, 39% equdeos, 24% bovinos e 1% ovinos. Dados do censo pecurio 1994/1995 apontam para a existncia de 1068 unidades familiar de explorao pecuria, sendo 566 dirigidas por mulheres (53%) e 502 dirigidas por homens (47%). No que se refere ao efectivo pecurio, destacam-se os caprinos, as aves, principalmente as galinhas e os sunos.

55

37 26 511 2946
Caprinos Ovinos Bovinos Patos Galinhas Sunos

211

696 24

4227 2219

Coelhos Cavalos Burros

Fig. 8 Efectivos das espcies de gado por unidades de explorao

O sistema de criao de pequenos animais predominantemente extensivo. As galinhas so criadas maioritariamente solta. A criao de sunos feita tambm essencialmente em regime de explorao extensiva. Os animais encontram-se solta e por vezes contidos em currais e pocilgas comunitrias.

Quadro XIV Sistema de Explorao para os Ruminantes Espcie Caprino Ovino Bovino Extensivo 2452 6 48 Semi-estabulado 1426 16 568 Estabulado 337 1 77

Fonte: Censo Pecurio (1994-1995); CABO VERDE NATURA 2000: II INVENTRIO Y ANLISIS TERRITORIAL; CARACTERIZAO DO MEIO SOCIOECONMICO E TERRITORIAL

O sistema de explorao mais frequente para os caprinos, como constas no quadro, o regime extensivo permanente. Tambm o nmero de animais criados em regime semiestabulado expressivo. As localidades de Figueira Horta, Morro, Calheta, Cascabulho, Ribeira D. Joo e Barreiro so zonas com maior expresso nesse sector.

56

Cabra e vaca so animais preferenciais dos criadores maienses. Isso deve-se tradio da ilha desde os tempos mais remotos. O leite um produto da explorao pecuria muito importante para a ilha do Maio. o nico produto que transformado em pequena indstria. Atravs do leite produzido o apetitoso queijo, vulgarmente conhecido por Quejo di Maio. um produto muito apreciado no s na ilha do Maio como tambm na vizinha ilha de Santiago, mais concretamente na cidade da Praia. tambm muito apreciado pelos turistas. Basta ressalvar aqui, que dificilmente os visitantes no o levam na bagagem na viagem de regresso. Do leite tambm se faz a manteiga, conhecida por Mantega Terra que no passado era muito apreciada e valorizada.

3) Pesca

A ilha do Maio por excelncia uma ilha piscatria, da a razo da pesca ser um dos principais meios de sobrevivncia dos seus habitantes. A pesca uma actividade econmica muito importante para a ilha e a sua populao. O mar muito rico em recursos haliuticos. Existe uma grande variedade de espcies no s de peixes, mas tambm de crustceos e moluscos. A plataforma da ilha est estimada em 2450km2, formando juntamente com a vizinha ilha da Boa Vista, a maior plataforma insular do pas (cerca de 6450km2), onde o seu potencial em recursos pesqueiros muito grande., No Maio pratica-se apenas a pesca artesanal. No entanto tambm existem pescadores que fazem o mergulho. A pesca artesanal uma actividade tradicional que abarca cerca de 50 botes de madeira boca aberta com cerca de 4m de comprimento em que 90% (dos quais) se encontram equipados com motores fora de borda de 5 a 8 cavalos. Actualmente existem cerca de 69 pescadores de linha e 18 mergulhadores. A vila uma zona em que a actividade piscatria mais expressiva. Calheta e Barreiro so tambm localidades onde a pesca muito explorada. O volume das capturas por bote de 25 a 30 kg de pescado/dia. A produo mdia anual da pesca artesanal estimada em 396 toneladas. O consumo de pescado perca pita bastante elevado e superior mdia nacional (67 kg/hab. /ano, ante 13,7 kg/hab. /ano nacional). Os excedentes de pescado so escoados para o mercado vizinho da Praia.

57

Existe na ilha uma Associao dos Pescadores do Maio desde 1997. Conta actualmente com 22 scios e 80 membros. A associao conta com o apoio da Unio Europeia atravs desse fundo, apoiam pescadores na aquisio de embarcaes, caixa isotrmica e motor fora de bordo. Entretanto, como natural os pescadores fazem o reembolso sem a taxa de jri. Tambm existe um acordo de micro crdito com a Caixa de Poupana e Crdito para a aquisio de materiais mas com uma taxa de jri de 2%.

4) Comrcio

Um dos sectores que mais emprego traz ao concelho sem dvidas o comrcio. Emprega sobretudo mulheres e jovens com escolaridade baixa. As mulheres esto nesse sector sobretudo como vendedeiras ambulantes, enquanto que os jovens preferem, maioritariamente os servios de bares, restaurantes, boutiques entre outros. Os pequenos comrcios proliferem por toda a ilha, totalizando o nmero 131, incluindo bares e retalhistas licenciados, sendo a maioria das empresas em nome individual, e familiar, representando um significativo nmero de postos de trabalho. Alguns esto perfeitamente legalizados, enquanto outros, muito embora detentores de alvars, acusam atrasos substanciais na regularizao das respectivas licenas, com todas as consequncias em matria de perda de receitas municipais. Apenas trs entidades so licenciadas para fazer venda a grosso no concelho. Os vendedores ambulantes esto disseminados por todo o concelho e, dos 20 licenciados para o efeito, existem quantidades de estrangeiros (africanos) que exercem essa actividade de forma clandestina. De realar que existem duas drogarias na ilha do Maio. Apenas duas instituies possuem licenas de importao no concelho do Maio. Entretanto, os comerciantes da ilha reclamam a irregularidade da ligao martima e area com a cidade da Praia, o que constitui um verdadeiro entrave ao desenvolvimento desse sector.

58

5) Actividades industriais

A ilha do Maio praticamente no tem indstria, porque quando esta se a falar de indstria, nos vem mente uma unidade fabril de transformao com capacidade de emprego de um nmero significativo de pessoas e de produo que garante a viabilidade e um mercado consumidor. Apesar da existncia de recursos geolgicos importantes, o sector industrial da ilha incipiente. H muito se vem falando do Projecto Cimenteira na ilha mas, na realidade esteve sempre muito longe de concretizar. As actividades industriais da ilha resume-se a: a) Produo de carvo, nas zonas de Calheta e Morrinho, pelo processo muito rudimentar antigo e artificial, beneficiando a poucas pessoas que se destinam venda noutras ilhas para a preparao dos alimentos. As consequncias dessa produo mais do que evidente, uma vez que, destroem as rvores dessas zonas, a libertao de gases e poeiras para a atmosfera prejudicial para a populao e em particular para o dono, dado que eles no dispem de equipamentos de proteco. b) A produo de queijo, a partir do leite de cabra, nas localidades do Barreiro, Figueira e Ribeira Dom Joo onde a criao de gado e agricultura so as principais actividades, contribui para a melhoria do rendimento da famlia. c) A padaria, o trapiche e o artesanato, principalmente a partir da argila constituem tambm actividades geradoras de algum rendimento. Essas actividades por si s no so autosustentveis para a populao, por isso inevitvel a dedicao a outras actividades.

5.2 A Integrao da ilha nos Planos de Desenvolvimento Nacional

Abordando a questo do desenvolvimento do Maio e para dar uma ideia s geraes actual e futuras, achamos conveniente recuar um pouco no tempo, de modo a conjugar e comparar o nvel desse mesmo desenvolvimento. Na verdade a questo do desenvolvimento relativo no espao e no tempo e apreendido consoante a conjuntura socio-econmica e poltica de um pas ilha ou de uma regio. Para o caso particular do Maio, para melhor compreenso do seu desenvolvimento, importa destacar trs perodos:

59

Primeiro perodo decorrente desde o seu povoamento por volta de 1489 correspondente colonizao portuguesa; Segundo perodo Perodo ps independncia decorrente de 1975, a 1990 correspondente ao chamado regime de partido nico. Terceiro perodo perodo de Pluralismo ou regime democrtico com as primeiras eleies livres e democrticas iniciadas em 1991 at o presente momento.

O desenvolvimento do Maio pelas suas prprias caractersticas naturais (geomorfolgica, climticas e ambientais) esteve sempre condicionado, pois o relevo pouco acidentado no favorece a queda pluvimetros na caprichosa estao dita das chuvas ligada s migraes anuais das frentes inter tropicais; baixas altitudes traduzindo na fraca variabilidade climtica e por conseguinte fraca biodiversidade. No primeiro perodo pelas razes acima referidas a ilha registou-se um fraco desenvolvimento, no obstante viver um perodo ureo no concernente indstria salineira que foi muito importante para o pas como para a ilha. Esse perodo, aproximadamente de 500 anos marcou profundamente a ilha do Maio que ficou fechado sobre si mesma e a explorao colonial de ento. Com uma populao a desenvolver a um ritmo muito lento e mesmo nulo ou negativo devido as oscilaes provocadas pela seca e fomes. Decorrente desta situao, com uma economia muito dbil fez com que muita gente tenha emigrado sob o regime fascista portugus para as outras colnias portuguesas. Seguiu-se nos anos 70 a emigrao massiva para Europa com especial destaques para Holanda com grandes ganhos para a economia local.

Segundo perodo

Com o advento da independncia do pas, valor almejado por qualquer povo foi de extrema importncia tendo em considerao uma mudana substancial na vida das populaes. A autodeterminao do pas criou nas populaes uma grande expectativa, participando de forma mais activa na vida social sem o receio e opresso do perodo colonial. A ilha do Maio no quadro global do pas, viu o seu nvel de desenvolvimento muito limitado, atingindo um patamar muito a quem das expectativas das populaes, ao lado das chamadas ilhas abandonadas da Boavista e da Brava.

60

Efectivamente a referida Ilha no beneficiou de forma equitativa ou outra em relao ao resto do pas, a no ser na criao de escolas pelos deferentes pontos do concelho. Apesar da enorme viragem na mentalidade das pessoas com a massificao escolar ao nvel do ensino primrio o desenvolvimento no conheceu outros contornos nomeadamente no que diz s infra-estruturas.

Terceiro perodo

Viveu-se um terceiro momento da histria do Maio, aps o 13 de Janeiro de 1991 at hoje, considerado tambm importante uma vez que traduz no culminar da democracia e liberdade com as primeiras eleies livres e justas no pas. A liberdade de escolha, de opinies, expresso de contestar e manifestao conseguida a partir de 1991; conjugada com o importante feito de 1975, constitui ponto de partida para lanamento e projeco do pas na senda poltica econmica e social a nvel internacional, e em particular a aproximao da ilha no contexto de desenvolvimento nacional, quebrando assim o isolamento a que estava votado. Volvidos os 15 anos a ilha conheceu, ainda que de forma diferenciada do pas, significativos avanos no processo do seu desenvolvimento. A adopo de infra-estruturas porturia e aeroporturia facilitou a ligao da ilha com o resto do pas e do mundo; O aumento da rede viria cobrindo a ilha em 40 % facilitando o deslocamento e comunicao interna; a comunicao com redes telefnicas em todos cantos da ilha (100%) sem se deslocar; a energia igualmente por todos os cantos populacionais do concelho; a rede publica de abastecimento de gua com distribuio domiciliria, a melhoria na educao com abertura do liceu assegurando o ensino secundrio at o 2 ciclo; a melhoria na sade com aumento do pessoal medico e instalao de laboratrios de anlise, construo de uma posto sanitrio em Pedro Vaz e diversos postos sanitrios espalhados pelos povoados. Entre outras realizaes, comum dizer que a ilha teve algum desenvolvimento em reas consideradas chaves para seu desencravamento como o caso da educao, das energias comunicao e ligaes com o exterior. Muito ainda falta para fazer. A emigrao para Europa iniciada nos anos 60/70 representa para ilha um autntico fenmeno que positivamente marcou e deixar rastos a longo prazo. A influncia desse movimento migratrio, maioritariamente para Holanda, contribuiu grandemente na vida econmica e social da ilha. Efectivamente, o seu reflexo est hoje bem

61

patente na prpria estrutura social da ilha. Basta dizer que os primeiros quadros ou pessoas com elevado nvel de escolaridade so filhos ou dependentes directos dos emigrantes. Actualmente podemos dizer que Maio est num patamar baixo de desenvolvimento comparando com algumas ilhas como Santiago, So Vicente e Sal, apresentando uma forte deficincia nos sectores bsicos de desenvolvimento, sobretudo a nvel da Educao, Sade e outras infra-estruturas. Pelo seu potencial natural a ilha merecia uma ateno por parte das entidades. Referimos concretamente ao poder central que pouca ou nenhuma ateno tem dado ao concelho. A sua riqueza em recurso naturais para produo de cimento, explorao de inertes (areias pedreiras britas cascalho gesso etc. ), associada sua salina e outros recursos marinhos (peixes crustceos e moluscos), so factores mais de que suficiente para uma aposta mais sria, contribuindo assim com a sua devida explorao para o desenvolvimento da ilha e do pas em geral. A poltica aparece como principal factor condicionante de desenvolvimento dessa ilha. da nossa opinio de que a autarquia e o governo deviam por de lado as questes polticopartidrias e em conjunto elaborar planos de desenvolvimento de acordo com as potencialidades da ilha, explorando ao mximos os recursos disponveis para bem da economia local e nacional. Apesar de tanto falar do turismo, e do projecto de desenvolvimento turstico das ilhas da Boavista e do Maio, nada de palpvel se faz sentir nesse concelho. Para que ela venha a desenvolver-se necessrio adoptar poltica de forma a permitir a valorizao desses recursos pensando na ilha a mdio e longo prazo. A falta de infra-estruturas, principalmente como as educacionais e de sade mostras inequvocas de esquecimento ou desinteresse no desenvolvimento da ilha ou ento de pouco fazer a nvel local.

5.3 A Circulao Interna e a Ligao a outras Ilhas

A ilha do Maio geralmente plana e teoricamente facilita a circulao de pessoas e veculos, mas o acesso a algumas partes da ilha utilizando veculos torna difcil, uma vez que no h estradas ou ento de terra batida. Um dos entraves ao desenvolvimento da ilha do Maio sem duvidas a falta de infra estruturas do sistema rodovirio. Actualmente existe cerca de 40 km de estradas no concelho.

62

A sada da Vila do Porto Ingls do lado W-N a estrada vai at povoao de Cascabulho, deixando praticamente descoberta a zona norte da ilha. Por outro lado da ilha (zona sul) a vila ligada com uma rede viria at a localidade de Ribeira D. Joo, contemplando as outras duas localidades (Figueira e Barreiro). Assim, o anel rodovirio da ilha est muito incompleto, porquanto de Cascabulho s aldeias da zona norte (P. Vaz, P. Gonalo e Santo Antnio) a ligao feita ainda em terra batida, que nos perodos de chuvas ficam praticamente inacessveis. No mbito do programa Nacional de Luta Contra a Pobreza, porm foi construda 4 km de estradas que ligam duas zonas no norte da ilha Pedro Vaz e Alcatraz. Entretanto, para completar o anel rodovirio do concelho falta ainda ligar Cascabulho a Pedro Vaz e Alcatraz a Figueira Horta. E tambm as duas pequenas duas aldeias mais norte (Praia Gonalo e Santo Antnio) a Pedro Vaz. J se encontra na ilha, a empresa Empreitel Figueiredo Lda, para construo de estrada que liga as localidades de Figueiras a Alcatraz de aproximadamente 11km. No ano 2004 a CMM assinou um contrato programa com o Governo (Ministrio das Infra Estruturas e Transportes) para a ligao Cascabulho Pedro Vaz. Foi transferida a 1 parte da verba para a terraplanagem e levantamento topogrfico. Esses trabalhos j foram efectuados e, at este momento a CMM est espera das restantes transferncias para a prossecuo da obra, de aproximadamente 7 km Em relao s duas localidades mais norte (Praia Gonalo e Santo Antnio) a CMM vai iniciar um pequeno troo que as ligam a Pedro Vaz j no incio de 2006. So zonas muito prximas que esto separadas por 2 e 3 km, respectivamente. As estradas em falta causam uma enorme barreira ao desenvolvimento econmico social da ilha. Reflecte negativamente por todo o sector, desde cultura, desporto, sade, educao, turismo, indstria, turismo, entre outros. Espera-se, num curto prazo, seja decisivo nesse sector para que a ilha lance de vez para o desenvolvimento.

63

1) Servios dos transportes

No obstante problema do fecho do anel rodovirio o sector dos transportes evoluiu nesses ltimos tempos. Para alm dos transportes colectivos que so assegurados por carrinhas de caixa aberta e Hiace que so totalmente privadas, aumentaram tambm os carros de natureza familiar. Ademais, existe cinco autocarros da cmara municipal que asseguram o transporte escolar dos alunos do ensino secundrio e dos alunos do centro de formao. Esses autocarros tambm so usados pelos turistas que visitam a ilha nas pocas altas e durante o perodo das festas do concelho. De realar que no h licenciamento da praa de txis no Concelho. Existe uma empresa de aluguer de viaturas ligeiras denominada Maio Car Lda. desde 1999, sedeada na Vila do Porto Ingls. Esta empresa para alem de aluguer de carros faz venda de acessrios. Em relao ao transporte martimo e areo que liga a ilha cidade da Praia, destaca-se neste momento o servio prestado pela Agncia Polar, empresa privada de transportes martimos que est a assegurar essa linha uma vez por semana dando uma certa estabilidade ilha, porquanto h um fluxo de bens, produtos pessoais, mercadorias, materiais de construo civil, entre outros que esto assegurados por essa via e, vice-versa. No que concerne ao transporte areo, os TACV garante a ligao com a cidade da Praia com 3 voos semanais nos avies ATR da referida companhia. De salientar que no existe ligao nem area nem martima com as restantes ilhas do Arquiplago.

Constrangimentos. Inexistncia de estradas por toda a ilha; Ligao martima irregular; Tarifa demasiado alto nos voos da TACV para a capital do pas.

2) Telecomunicaes
Actualmente existem duas centrais telefnicas sendo uma na Vila e outra na Calheta ligada Electra. No entanto existem dois Fast Ling rurais situados na Figueira Horta e em

64

Pedro Vaz que funcionam com a energia solar. Estas duas Fast Ling abrangem todas as zonas rurais. Assim, a rede de Telecomunicaes abarca todo o Concelho do Maio. A central da Vila conta neste momento com 846 assinantes englobando as zonas do Barreiro, Figueira Horta, Figueira Seca e Ribeira D. Joo enquanto que a central da Calheta que contempla as restantes zonas conta com 438 assinantes. Ainda, para alm da Vila, as localidades de Morro, Calheta, Morrinho e Cascabulho esto contempladas com a rede de telefone mvel e est em estudo o projecto da Massificao da rede mvel para o concelho. Neste momento est-se a desenvolver o projecto do lanamento da fibra ptica na zona de Figueira Horta para substituir a antiga instalao e a consequente remodelao da rede de Figueira Horta e Barreiro. Outrossim, existe a prestao de servios da Internet com a tecnologia ADSL CVT e servios SLIPP PPP.

5.4 As Infra-estruturas Bsicas e o Desenvolvimento da Ilha do Maio.

Maio est num patamar baixo de desenvolvimento comparando com certas ilhas, apresentando uma forte deficincia nos sectores bsicos de desenvolvimento, sobretudo a nvel da Educao, Sade e das infra-estruturas. A criao de infra-estruturas no concelho surge como suporte para o desenvolvimento sustentado da ilha. A partir dos anos 90 despoletaram algumas infra-estruturas importantes para a promoo e desenvolvimento scio econmico do concelho, mas pouco eficazes. Em primeiro lugar destacamos infra-estruturas ligadas aos sectores seguintes:

1) Educao: Construo de jardins infantis em todas as localidades com excepo de Santo Antnio (n de alunos no justificava) Construo de dois complexos escolares para E.B.I. (uma na Calheta outra no Barreiro), uma sala de aula na localidade do Morrinho, uma na Figueira Horta, uma em Pilo Co, uma em Pedro Vaz, uma em Praia Gonalo e duas salas de aula na Vila.

65

Remodelao do complexo do ex-ciclo preparatrio da vila para implementao do ensino secundrio na ilha. Construo do centro de formao profissional j em funcionamento

2) Sade: Construo de dois postos sanitrios, sendo uma na Calheta e outra na zona norte em Pedro Vaz Construo de trs unidades sanitrias de base (USB) sendo uma no Barreiro, uma no Morrinho e uma na Figueira. 3) Desporto Cultura e lazer: Construo de um complexo desportivo na vila Construo de quatro polivalentes sendo um na vila, um no Barreiro, um na Calheta e um no Morrinho; Construo de cinco placas desportivas: no Morro, cascabulho, Pedro Vaz, Alcatraz e Figueira Horta. Criao de uma casa de juventude na vila Quatro centros comunitrios (Barreiro, Calheta, Figueiras e Morrinho) equipados com multimdia, Praas e pracetas espalhados por vrias localidades.

Em segundo lugar, as infra-estruturas de ligao externa: Porto Aeroporto Rede telefnica que cobre todas as zonas da ilha. Em terceiro lugar temos infra-estruturas como: Rede de energia Rede pblica de abastecimento de gua Construo de troos de estrada Aberturas de furos, melhoramento e escavao de poos Construo de diques

66

Construo de mercado e matadouro municipal Construo da lixeira municipal Construo de casa de pescadores Esses entre outros equipamentos so obras de vulto que vem contribuindo muito para uma viragem a nvel social, cultural e econmico do concelho do Maio, melhorando a qualidade de vida das populaes. Em anexo, encontram-se uma listagem de infra estruturas por localidades, dando uma certa viso do grau de investimento e de desenvolvimento de cada um.

67

6- A integrao do ambiente natural

A relao entre o ambiente e o desenvolvimento no tem sido muito feliz. Pois, o desenvolvimento afectou frequentemente o ambiente e, em resultado disso, os danos ambientais afectaram adversamente o desenvolvimento (SEITZ, Jean L; Questes globais uma introduo: perspectivas ecolgicas). De facto, tal ideia com a qual partilhamos corrente com os interesses puramente econmicos (lucro) que so caractersticos dos agentes empreendedores de hoje que induzem o homem a atitudes e prticas que comprometem a curto mdio prazo o fenmeno ambiente/desenvolvimento. O desenvolvimento de qualquer pas, ilha ou regio, face complexidade que gera sua volta, ter que passar necessariamente pela valorizao e aproveitamento dos seus recursos de que dispe, seja ele humanos ou naturais. A sustentabilidade na utilizao e aproveitamento dos recursos, principalmente os naturais, surge hoje como uma terceira arma no processo de desenvolvimento que se pretende tanto em termos de eficincia como de eficcia. A ilha do Maio pela sua pequenez, tanto em superfcie como em termos demogrficos, torna muito mais fcil reunir as suas foras sem excluso de parte (essncia de desenvolvimento) rumo ao desenvolvimento. A ilha do Maio para entrar na senda de desenvolvimento tem de apostar seriamente, no ambiente natural e patrimnio cultural disponvel, ainda sub explorados. H na ilha um conjunto de condies (ambiente natural e patrimnio cultural) que com a devida valorizao das entidades, constituem factores de atracao turstica, arrastando para ilha grande nmeros desses, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. Perante este cenrio, torna necessrio a conjugao de esforos entre recursos naturais disponveis com a capacidade e determinao da sua gente nesse longo e rduo processo de desenvolvimento. Uma outra vertente que julgamos importante e determinante nesse processo o papel ou posio que os poderes (central e local) devem adoptar no referido processo. Neste sentido, para o bem da ilha e do pas, as estratgias de desenvolvimento adoptado pelo governo central e as estratgias de desenvolvimento local traadas pela autarquia s sero eficazes se for abordado numa perspectiva de complementaridade atravs de parceria mtua.

68

6.1 As reas protegidas da ilha do Maio As reas protegidas aparecem hoje, como fonte de riqueza de um pas ilha ou concelho. Directamente surgem como fonte de extraco de bens contribuindo para a melhoria econmica das populaes; indirectamente como fonte de atraco turstica e

consequentemente dos ganhos advenientes. A ilha do Maio, assim como as duas outras ilhas planas do pas, dispe de rede de reas protegidas bastante considervel a nvel nacional.

Quadro XV Rede de reas protegidas da ilha do Maio Espao natural Terras salgadas Casas velhas Lagoa cimidor Praia do Morro Barreiro e Figueira Salinas do Porto ingls Monte penoso e Monte Branco Monte de santo Antnio Categoria Reserva natural Reserva natural Reserva natural Reserva natural Parque natural Paisagem protegida Paisagem protegida Paisagem protegida

Fonte: Decreto-Regulamentar N7/2002 de 30 de Dezembro. I srie N37 de 30712/02


Decreto Lei n3/2002 de 24 de Fevereiro. I srie B.O N5 de 24/02/03

As reas protegidas da ilha resumem em reserva natural, parque natural e paisagem protegidas, sendo 4 reserva natural, 1 parque natural e 3 paisagem protegida. A paisagem protegida das salinas de Porto ingls e Monte branco representam para suas gentes as maiores riquezas da ilha. A salina se merecer a devida ateno do governo central, contribuir grandemente para a economia do pas no geral e da ilha em particular com a criao dos postos de trabalho. Alis j foi no passado. Outro sim a riqueza geolgica na zona de Monte branco que com a sua explorao torna determinante na economia do pas e no desenvolvimento socioeconmico da ilha com extraco do cimento.

69

6.2- As manifestaes culturais e a sua integrao no processo de desenvolvimento.

O Concelho apresenta uma diversidade de manifestaes culturais que vai desde as tradicionais festas de romarias at s festas pags de Santa Cruz (tabanka) com o ritual prprio acompanhado do som do tambor que a marca desta festa. As manifestaes culturais esto assentes em valores que se desenvolvem ao longo dos tempos de acordo com o meio natural, expressos sobretudo na msica, nas festas populares, na culinria, na gastronomia, na dana e na arte. Sendo a cultura um conjunto de costumes, instituies e de obras que constituem a herana de uma comunidade ou grupo de comunidades, no se devem nem se podem esquecer dessa percia. J uma constatao de que alguns traos culturais tm vindo a desaparecer, ou ento, pouco conhecidos pelas novas geraes. Essa descontinuidade cultural cria um vazio entre geraes e consequente perda de identidade cultural. o caso concreto da tabanka pela passagem de santa cruz com referimos anteriormente, devido a morte ou emigrao de certas pessoas de destaque (Dona Chepa). No temos assistido uma verdadeira poltica cultural na ilha, no obstante, existirem vrios talentos maienses tanto residente na ilha ou noutras ilhas como na dispora, ainda no se fez absolutamente nada para o seu engajamento em prol da cultura e do desenvolvimento da ilha. Existem os chamados grupos de Toca tina que esto a desmantelar dia aps dia por causa desse vazio poltico existente. Os chamados Conjuntos Musicais esto deriva sem estmulos e sem perspectivas, pelas mesmas razes. A inexistncia de uma Casa da Cultura onde cada um podia deixar a sua ideia, a sua experincia, a sua vivncia e o seu talento; de um centro de documentao devidamente equipado; casa da musica; sala de cinema; centro ou clubes de diverso nocturna ou qualquer outro espao afim so entraves ao desenvolvimento da ilha. Uma ilha com vocao para o turismo tem de apostar nesses produtos turstico vendendo-o. Ora, Existe um grupo de teatro na ilha denominado Lagoa com, j com um talento reconhecido a nvel nacional, fazendo um trabalho meritrio, porm, sem reconhecimento nem engajamento por parte do pelouro da cultura.

70

Existem algo de registo, como a criao dos centros multimdia, a promoo do Festival de Biche Rotcha, o patrocnio das festas de romarias, a realizao das festas do Concelho, entre outras situaes pontuais. Porm, h que libertar das polticas assistencialistas e por vezes sem objectivos; no basta s o presente; h que perspectivar o futuro e prepara-lo. S assim se transmite tradio proveniente de gerao anterior. Em suma, deve-se inverter a situao reinante muita festa e pouca cultura! A cultura deve ser um sector estratgico, um vector para o crescimento socioeconmico e, por conseguinte para o desenvolvimento do Concelho; e a par do turismo deve ser assumida, tambm como um sector chave para o progresso da ilha. Os impactos positivos esperados com a opo pelo desenvolvimento da indstria da cultura pode sintetizar-se em: - Aumento da notoriedade do concelho a nvel nacional e internacional; - A oferta de um contedo cultural diversificado ao turismo, conectando estes sectores mutuamente; - Criao de oportunidades de emprego principalmente para os jovens. Entende-se que se deve promover, estimular e apoiar as actividades culturais e a arte, por serem parte indissocivel da identidade e do prestgio do concelho e do pas.

6.3- O turismo emergente e a gesto do patrimnio natural e cultural

O turismo assume-se hoje como um fenmeno amplamente global, baseado num conjunto de cada vez maior e diversificado de recursos naturais histrico-culturais e socioeconmicos apresentando novas orientaes de desenvolvimento, possuindo uma crescente importncia nas economias nacionais e regionais. (MOURO, Jorge Manuel; centro de Estudos e Planeamento Regional, Faculdade de cincias Sociais e Humanas U. N. L.). Devido as complexas questes dos potenciais conflitos de interesse entre o turismo e a preservao do ambiente natural, torna-se imprescindveis as principais orientaes da organizao Mundial do Turismo (O.M.T.) que tem assumido especial relevncia: 1- O Turismo uma tarefa de todos ns -desde governo a simples turistas ou cidado para garantir a sustentabilidade ambiental e histrico-cultural em que se apoia o turismo.

71

2- O governo tem responsabilidade e deve adoptar aces de natureza tcnica e cientifica e de representatividade na consulta e na interveno, que traduz num vasto e complexo conjunto de iniciativas e actuaes, susceptvel de situao de conflito de interesse.

3- A O.M.T. recomenda tambm um conjunto de iniciativas e aces que podem e devem ser
postas em prtica pela indstria turstica em especial os resorts e hotis, para minimizar os efeitos negativos da sua actividade no ambiente natural. Uma das maiores riquezas do concelho do Maio beleza cnica das suas enormes praias que abundam em torno da ilha. Com um clima que proporciona um sol mais ou menos constante durante todo o ano, as praias de areia branca e fina, de agua lmpida e transparente e, algumas salinas praticamente virgens com uma vegetao tpica so autnticos parasos, oferecendo condies favorveis para o turismo principalmente balnear e desporto nutico. Entretanto, o desenvolvimento turstico na ilha encontra-se numa fase muito incipiente e timidamente comea a despoletar alguns sinais de verdadeiro arranque mas com certas reservas, se calhar por causa de algumas infra-estruturas em falta na ilha. No entanto existem algumas infra-estruturas tursticas na Vila e arredores: O hotel Maril, no corao da Vila um dos mais antigos da ilha. Com 25 camas vem operando desde 1993 com servios de quartos, restaurantes e bares; a uma distncia aproximada de 150 metros encontramos o Residencial Bom Sossego, com 11 anos de existncia (desde 1994) tambm com servios de quartos (22 camas individuais e 3 quartos de casal), restaurante e bar; e na Zona de Expanso do Morro aproximadamente a 5 km da Vila encontramos dois complexos tursticos: Aldeia turstica Tartaruga que se encontra desactivada e o complexo turstico Bela Vista com 66 camas, tambm com servios de bares e restaurantes. No entanto, existe um pacote volumoso de solicitaes por parte dos operadores

tursticos interessados em investir nesse sector. As zonas mais solicitadas pelos operadores so as de Ponta Preta na Vila e zona da expanso do Morro. Entretanto, a ilha deve conhecer melhores dias nesse sector com a criao do Decreto-lei n 36/2005 publicado no B.O. I Srie n 2 de 6 de Junho de 2005, que cria a Sociedade de Desenvolvimento Turstico das ilhas de Boa Vista e Maio, SA. A criao de zonas tursticas especiais foi uma medida de grande alcance para o sector do turismo que, desde sempre era tido como capaz de desempenhar um papel de maior relevncia para a economia local e nacional, devido aos seus efeitos sobre volume de

72

empregos que possa criar directa e indirectamente, em actividades com ele conexas, e ainda pela insubstituvel contribuio que ir dar para o desenvolvimento da ilha. Para que haja um verdadeiro desenvolvimento turstico na ilha torna urgente investir em infra-estruturas de base que cria reservas aos operadores, nomeadamente estradas, Centro de Sade, melhoria na produo de energia elctrica e gua. Tambm a nvel da Gesto e Funcionamento dessas instituies existe uma enorme dificuldade em encontrar pessoas qualificadas, com formao na rea de hotelaria, bar, servios de mesa, restaurante e atendimento. A ilha desprovida desses quadros e tcnicos causando dificuldades de gesto e funcionamento das unidades hoteleiras e afins. Entretanto, esto a decorrer alguns cursos de formao profissional ligados hotelaria na Vila sob a responsabilidade da Cmara Municipal. Todos esses operadores esto disponveis em receber estagirios desses cursos nos seus empreendimentos tursticos. Criadas as infra-estruturas acima referenciadas associadas a formao profissional em curso e enquadrado no projecto que cria a Sociedade de Desenvolvimento Turstico das ilhas de Boavista e Maio, a ilha ganhar de forma considervel algum avano. Mas o mais importante de tudo por em prtica as recomendaes/princpios, onde caber ao poder local (cmara municipal) desencadear um conjunto de aces para que no quadro de regulamentao e fiscalizao das leis que visam a promoo do turismo local sustentvel e consequentemente o desenvolvimento integrado da ilha. Nesta ptica, tem particular pertinncia o respeito pela herana cultural. Isto , uma compatibilizao entre a actividade turstica e o povoamento (rural e urbano) com participao das populaes nas mais diversas reas, com da qualidade de vida e do bemestar.

6.4- Linhas de fora de um desenvolvimento integrado da ilha do Maio

O desenvolvimento de qualquer pas, ilha o regio, dado a sua subjectividade complexidade, impe um conjunto de exigncia que s com a unio de foras se pode chegar ao desenvolvimento pretendido. Surge em primeira-mo como factor ou fora de desenvolvimento de uma ilha os seus recursos humanos existentes e em segundo plano os recursos naturais e patrimoniais disponveis. A ilha do Maio dado a sua exiguidade, tanto superficial como demograficamente v facilitado a integrao das suas gentes e recursos a caminho de desenvolvimento.

73

Perante o cenrio actual e para alcanar ao desenvolvimento integrado da ilha h que pensar e investir em sectores chaves como o caso de: Educao e formao das suas gentes; Infra estruturao da ilha; Explorao das suas potencialidades naturais

1 Educao No que concerne ao primeiro ponto (educao e formao dos recursos humanos), constitui o ponto de partida quando se pretende entrar na senda do desenvolvimento. Portanto torna-se urgente a nvel de educao adoptar o concelho de pessoal capacitado (quadros superiores) e de infra estruturas educacionais devidamente equipados que permite um adequado desempenho no processo de ensino aprendizagem, cobrindo, assim as lacunas existentes:

A nvel do secundrio Falta de pessoal com formao especfica na rea de ensino secundrio; Instalao inadequada para o funcionamento do ensino secundrio; Inexistncia de laboratrio para as aulas de fsica, qumica, biologia e cincias; Inexistncia de oficina para as disciplinas de artes; Inexistncia de Associao de Pais e Encarregados de Educao; Inexistncia de Associao de Estudantes; Falta de um centro de documentao na ilha;

A nvel da formao profissional Uma equipa de formadores com competncia tcnica e pedaggica para o exerccio da sua funo; Um modelo de gesto que garante a qualidade do seu funcionamento, a sustentabilidade do projecto e que responda s necessidades do pblico-alvo; Ademais, um outro aspecto importante a ressaltar nesse processo de desenvolvimento do concelho prende-se com a adopo de poltica de atracao ou reagrupamento dos seus quadros para ilha. Pois, encontra-se fora dela vrias dezenas destes na praia e no estrangeiro.

74

2 Infra estruturao da ilha A necessidade de infra estruturao revela-se como essencial nessa caminhada. O crescimento induzido pelo turismo fundamental para mobilizar o desenvolvimento de infra estruturas e equipamentos. Nesta ordem de ideia esto lanadas as bases para a infra estruturao nos seguintes: Na criao de um centro de sade (hospital) devidamente equipado; Na edificao condigna de centros de ensino acima referido; Construo da rede viria condigna facilitando a circulao e acessibilidade por toda a ilha; Melhoria da central elctrica para melhor e cabal fornecimento de energia elctrica e consequentemente melhor abastecimento de gua; Adoptar a ilha das infra estruturas de cultura, desporto e de lazer (clubes nocturnos, cinema, centro de teatro) Melhoria das infra estruturas porturias e aeroporturias; Investimento no sector da industria (cimentaria gesso cermica) Aposta sria no sector turstico com a criao de mais unidades hoteleiras

3 Explorao dos recursos naturais e patrimoniais

Os recursos naturais ali existentes quando aproveitados e explorados de forma sustentvel, vo fazer vislumbrar um novo rosto no desenvolvimento local. Na ilha consta de forma sub explorada de uma grande quantidade de recursos naturais e ambientais importantes para a sua economia. (quadro I) numa perspectiva de conjugao dessas foras que previmos o almejado desenvolvimento integrado do Maio. Isto , torna-se necessrio um equilbrio harmonioso entre os diversos sectores (humanos naturais e infra estruturais) e complementaridade dos diversos actores (governo central, local, ONGs, sociedade civil etc.) atravs de parcerias mtua na busca de soluo para os problemas. S podemos falar de um verdadeiro desenvolvimento integrado do Maio, quando as populaes so capazes de acompanhar e ter a noo clara do que est a passar sua volta. Isto , quando as populaes se sentem parte integrante do desenvolvimento, com apropriao do espao ou territrio, participando e emitindo opinies ou seja quando tem um exerccio pleno da cidadania.

75

Concluso
Ao chegar ao fim deste trabalho, ficamos convicto de termos atingidos os objectivos inicialmente preconizados e termos e que este trabalho possa contribuir para um melhor conhecimento da ilha do Maio. de referir que com a concluso deste trabalho foi para ns algo de muito importante, uma vez que passamos a conhecer mais e melhor a ilha atravs dos trabalhos de pesquisa. Considerando uma grande escassez de documentos referentes quela ilha, ou ento muito restringidos em termos temticos ou de variedades, achamos til o estudo feito, pela sua abrangncia as mais diversas reas ou sectores da sociedade maiense. Esperamos que o nosso modesto trabalho vai servir, no s para conhecer a ilha, como tambm em trabalhos de investigao mais aprofundado. Da anlise feita durante o perodo decorrente da realizao deste trabalho verifica-se que no passado a ilha do Maio se desenvolveu de uma forma lenta e desequilibradas entre o capital humano e o capital financeiro, devido a conjuntura de ento, caracterizado pelo baixo nvel instruo e informao das populaes. A questo de desenvolvimento caracterizada pela sua complexidade e subjectividade, na sua abordagem, baseou-se muito na anlise de alguns indicadores de desenvolvimento humano. O recuo no tempo, para ns uma forma de melhor ajudar s pessoas principalmente as novas geraes compreender a evoluo social e econmico da ilha, numa anlise comparativa de tempo e assim abrir horizontes, perspectivar e adoptar estratgias seguras para o desenvolvimento integrado e sustentvel da ilha. Da anlise do nvel de desenvolvimento da ilha do Maio, conclumos que ainda est longe do desejado das populaes. Entretanto com o advento do turismo, e pelas potencialidades da ilha, perspectiva-se num futuro no longnquo um nvel de desenvolvimento que vai de encontra s aspiraes da populao local. Ainda que pouco expressiva, algumas bases j foram lanadas para o desenvolvimento da ilha, como so casos de porto aeroporto e algumas redes de estradas que vem sendo melhorada. Ao longo desse trabalho ficou evidente que apostas de fundo devem ser tomadas nas reas consideras chave para o desenvolvimento integrado e sustentvel a que todos almejam: -

76

- Investir no capital humano com a criao de escolas at ao 12 ano funcionando em estruturas adequadas, bem como escola de formao profissional; - Criao de estruturas de sade devidamente equipadas; - Criao de postos de trabalho com a introduo de novas tecnologias de produo nos diferentes ramos da actividade econmica; - Dar maior ateno ao turismo com a criao de infra-estruturas bsicas assegurando emprego aos jovens; - Explorao de forma sustentvel de todos os recursos naturais disponveis; - Maior dinamizao da autarquia local na geminao com cmaras estrangeiras e estabelecimento de parcerias.

77

Bibliografia AMARAL, I. (1964) Santiago de Cabo Verde, A Terra e os Homens, Lisboa

AMBIENTE DE A a Z / ex 98 BENOT, Yves o que o desenvolvimento, Livraria S da Costa. Editora Lisboa.19980. BRADFORD, M.G. e KENT, W.A. 1987) Geografia Humana -Teoria e suas aplicaes, Edies Gradativa publicaes Lda. CARREIRA, A. A ILHA DO MAIO, Alguns aspectos sociais e demogrficos SEPARATA DO N 18 DA REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS DEMOGRAFICOS CARREIRA, Antnio; A ilha do Maio demografia e problemas sociais e econmicos SEPARATA n 19 Da Revista Do Centro De Estudos Demogrficos. CASTANHEIRA DENIZ, A. Carta de Zonagem Agro-ecolgica e da Vegetao de Cabo Verde, III Ilha do Maio LISBOA 1988. CLARK, D. (1982) Introduo geografia Urbana. Rio de Janeiro, Editora Bertrand Brasil S.A. INE, (2001) Censo Geral da Populao e Habitao 2000, publicao do Instituto Nacional de Estatstica, INE, Praia. MOURAO, J. Manuel. Desenvolvimento Sustentvel do Turismo princpios, fundamentos e prticas. Centro de Estudos de geografia e planeamento Regional Faculdade de Cincias Sociais e Humana U.N. L PANA ESTRATGICO 2000

Relatrio do Desenvolvimento Humano-2003, objectivos de Desenvolvimento do Milnioum pacto entre as naes para eliminar a pobreza.

78

RELATORIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, 2003 Uma nova agenda para acelerar o desenvolvimento. Trinova editora, 2003. REPBLICA DE CABO VERDE As grandes opes do plano. Uma agenda estratgica. Novembro de 2001.

SEITZ, Jean L; Questes globais uma introduo: perspectivas ecolgicas SERRALHEIRO, A. (1967) A Geologia da ilha de Santiago, Cabo Verde. Lisboa TRICARD, Jean Como aprender como ensinar o turismo

79

ANEXOS
Zona Vila Relao de Obras Realizadas nos ltimos 10 anos Realizaes
Remodelao do edifcio do EBC para a instalao do Liceu; Construo de um complexo de duas salas de aulas e um refeitrio para o EBI Construo de Centro de Formao Profissional; Construo de um complexo desportivo; Construo de um polivalente; Construo de uma praa; Construo de um parque infantil, Construo do Mercado Municipal; Instalao da rede de gua nalgumas zonas; Instalao da dessalinizadora de gua; Calcetamento de ruas; Praa; Electrificao; Rede de gua; Rede Telefnica; Placa desportiva; Jardim infantil; Diques. Calcetamento de ruas; Centro comunitrio c/ multimdia; Mercado Municipal; Posto Sanitrio; Complexo Escolar; Polivalente; Praa; Electrificao; Rede de gua; Rede Telefnica; Centro de Telecomunicaes; Jardim Infantil; Construo de Estrada Construo de estrada; Arruamento; Construo de uma sala de aula; Polivalente; USB; Electrificao; Rede telefnica; Rede de gua; Jardim infantil; Centro Comunitrio.

Morro

Calheta

Morrinho

80

Cascabulho

Pedro Vaz

Praia Gonalo

Santo Antnio

Alcatraz

Pilo Co

Jardim infantil; Arruamento; Estrada; Rede telefnica; Rede de gua; Rede elctrica; Micro - central elctrica; Reservatrio de gua; Placa desportiva. Arruamento; Rede elctrica; Rede de gua; Rede telefnica; Micro - central elctrica; Troo de estrada que liga a Alcatraz; Reservatrio de gua; Diques; Jardim infantil; Placa desportiva; Uma sala de aula; Capela; Rede elctrica; Rede de gua; Rede telefnica, Diques; Micro central; Reservatrio de gua; Uma sala de aula; Rede elctrica; Rede de gua; Rede telefnica; Diques; Reservatrio de gua; Arruamento; Placa desportiva; Rede de gua; Rede telefnica; Rede de energia; Micro central elctrica; Capela; Reservatrio; Diques; Jardim infantil; Arruamento; USB; Rede de gua; Rede telefnico; Reservatrio; 1 Sala de aula, Rede elctrica;

81

Jardim infantil.

Ribeira D. Joo

Figueira

Barreiro

Arruamento; Jardim infantil; Rede de gua; Rede telefnico; Rede de energia; Reservatrio de gua; Diques; Estrada que liga a Figueira; Capela; Arruamento; Polivalente; Centro comunitrio com multimdia; USB; Rede de telefone; Rede elctrica Rede de gua; 1 Sala de aula; Jardim infantil; Reservatrio de gua; Diques; Construo de um complexo escolar (EBI); Centro Multimdia; Praa; Polivalente; Rede telefnica; Rede de energia elctrica; Rede de gua; USB; Diques; Reservatrio de gua; Troo de estrada que liga estrada principal;

82

Vila do Porto Ingls

Porto do Maio e as salinas.

83

Produo de carvo

Monte Branco (matrias-primas para produo de cimento)

84

Transporte e ligaes s outras ilhas

Zona de pastagem e a criao de gado

85

Cultivo de cana sacarina para produo de aguardente

Zona turstica de Bela Vista

86

CAPTULO I Enquadramento terico metodolgico

87

CAPTULO II A ilha do Maio O quadro natural e a evoluo social

88

CAPTULO III As actividades econmica e as perspectivas de desenvolvimento

89

CAPTULO IV A integrao do ambiente natural e do patrimnio cultural no processo de desenvolvimento

90

ndice de matrias Pag Introduo . 6

CAPTULO I 1- Enquadramento terico. ..8 2- Objectivos 10 3- Metodologia ..11 3.1- Problemtica de estudo . 12 3.2- Hiptese 13

CAPTULO II A ILHA DO MAIO O QUADRO NATURAL E A EVOLUO SOCIAL 4- Quadro natural . 14 4.1- Localizao geogrfica . 14 4.1.1- Geomorfologia ... 16 4.1.2- Geologia . 17 4.1.3- Clima .. 19 4.1.4- Biodiversidade 21 4.1.5- Paisagem . 25 4.2- Povoamento, populao e evoluo social 27 4.2.1- Povoamento 27 4.2.2- Populao 28 4.2.3- Evoluo social ... 33

CAPTULO III 5- AS ACTIVIDADES ECONMICA E AS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO 5.1- Actividades econmica .. 52 5.2- A integrao da ilha nos planos de desenvolvimento nacional .. 59 5.3- A circulao interna e a ligao a outras ilhas ... 62

91

CAPTULO IV A INTEGRAAO DO AMBIENTE NATURAL E DO PATRIMONIO CULTURAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENO NACIONAL 6- A integrao do ambiente natural . 68 6.1- As reas protegidas da ilha do Maio .. 69 6.2- As manifestaes culturais e sua integrao no processo de desenvolvimento . 70 6.3- O turismo emergente e a gesto de patrimnio natural e cultural .. 71 6.4- As linhas de fora de um desenvolvimento integrado da ilha do Maio . 73 Concluso .. 76 Bibliografias ... 78 Anexos 80

92

ndice de figuras
Pag Fig.1 Mapa das ilhas de Cabo Verde. 14 Fig.2 Mapa da ilha do Maio15 Fig.3 Dunas espcies halfitas do Morrinho.. 21 Fig.4 Recursos marinhos (produo de sal)23 Fig.5 Pirmide etria da populao do Maio..31 Fig.6 Nvel do conforto das famlias 51 Fig.7 rea coberta com gota-gota em 2004... 54 Fig.8 Efectivos das espcies de gado por unidades de explorao 56

93

ndice de quadros
Pag

Quadro I Potencialidades e debilidades da ilha do Maio..12 Quadro II Zonas climticas da ilha do Maio.19 Quadro III Situao actual da biodiversidade vegetal da ilha do Maio22 Quadro IV Situao actual da biodiversidade da ilha do Maio.........23 Quadro V Populao por zonas no ano de196928 Quadro VI Distribuio da Populao no ano 2000 29

Quadro VII Evoluo e projeco demogrfica at ao ano 2025.32 Quadro VIII taxa de ligao domiciliria por zona..35 Quadro IX Meios de produo e distribuio de gua.........36 Quadro X Agregados familiares segundo a existncia de casas de banho e retrete.39 Quadro XI Modo de evacuao de guas residuais..40 Quadro XII Nvel de instruo..42 Quadro XIII Populao empregada e desempregada por sexo e sectores de actividade..47 Quadro XIV Sistema de explorao para os ruminantes..56 Quadro XV Redes de reas protegidas da ilha do Maio69

94

También podría gustarte