Está en la página 1de 3

A terra envolvida por uma frgil camada de ozono que protege animais, plantas e seres humanos dos raios

s ultravioleta emitidos pelo sol. Na superfcie, o gs ozono (O3) contribui para agravar a poluio do ar das cidades e dar origem s chuvas cidas, mas, na estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfcie), o ozono um filtro da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar quase todas as formas de vida no planeta.

Destruio da camada
H evidncias cientficas de que substncias fabricadas pelo homem esto a destruir a camada do ozono, sempre que reagem com ele. Essas substncias tambm contribuem para o aquecimento do planeta (o aquecimento decresce com a altitude, quanto mais afastado da superfcie quente da terra mais frio o ar), efeito estufa. O efeito estufa um componente essencial da teia de interaces que tornam a Terra num local adequado vida. O cobertor de ar em redor do globo no s conserva o calor que de outra forma se escaparia para o espao, como tambm o distribui de uma forma muito mais uniforme. S em 1977, cientistas britnicos detectam a existncia de um buraco na camada sobre a Antrctida. A partir da, est provado por meio de registos, a camada est cada vez mais fina, principalmente nas regies prximas do Plo Sul e, recentemente do Plo Norte. So as substncias (qumicas a maioria) fabricadas pelo homem que esto a danificar a nossa camada de ozono. Estas substncias so os xidos ntricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veculos, o CO2 produzido pela queima de combustveis fosseis como o carvo e o petrleo, e os CFCs. So estes, CFCs-Clorofluorcarbonetos, que tm um efeito mais destrutivo. Uma vez libertados no ar, os CFCs demoram cerca de 8 anos at atingirem a estratosfera, onde atingidos pela radiao ultravioleta se desintegram e libertam cloro, que vai reagir com o ozono dando origem a oxignio (O2). O grande problema que este oxignio no protege o nosso

planeta dos raios UV, ao contrrio do ozono, e cada molcula de CFC pode destruir cerca de 100 mil molculas de ozono.

Efeitos provocados por este fenmeno


Meio Ambiente As consequncias do efeito de estufa sero sentidas tanto a nvel global como a nvel regional, afectando um pouco por toda parte os vrios pases.

O aquecimento global poder levar ocorrncia de variaes climticas tais como: alterao na precipitao, subida do nvel dos oceanos (degelos), ondas de calor. Assim natural registar-se um aumento de situaes de cheias que consequentemente ir aumentar os ndices de mortalidade no planeta Terra. A maior parte dos gases de estufa tm fontes naturais, alm das fontes antropognicas, contudo existem potentes mecanismos naturais para remov-los da

atmosfera. Porm, o contnuo crescimento das concentraes destes gases na atmosfera do origem a que , mais gases sejam emitidos do que removidos em cada ano. Tem havido um aumento considervel de 25% de CO2 na atmosfera. Os nveis de CO2 variam consoante a estao, sendo esta variao mais pronunciada no hemisfrio norte, visto que apresenta uma maior superfcie terrestre, do que no hemisfrio sul. Este facto ocorre devido s interaces que ocorrem entre a vegetao e a atmosfera Sade De acordo com alguns cientistas, um aumento consecutivo da temperatura superfcie da Terra, provoca uma alterao climtica o que leva a um aumento de ondas de calor, cheias e consequentemente do aumento no nmero de doenas infecciosas atravs da proliferao de pestes. Um caso bastante atual refere-se ao fenmeno do El Nio, um aumento de temperatura no sistema ocenico, que deu origem a uma onda quente por todo o mundo. Como resultado direto, verificou-se uma deslocao dos mosquitos responsveis pela propagao da malria e febre amarela para regies temperadas a altitudes mais elevadas, atacando os grupos de pessoas mais vulnerveis da sociedade. A variao climtica ir provavelmente aumentar a frequncia de dias de intenso calor, o que representa um aumento do nmero de mortes.

También podría gustarte