Está en la página 1de 3

:: Pintak - Tratamento de Superfcie Industrial

Pgina 1 de 3

O que ?
K.T.L. so as iniciais representativas da palavra Kathodifsche TauchLackierung, em alemo, que significa eletrodeposio catdica. Trata-se de moderno processo de pintura, onde a tinta, constituda por pigmentos, resinas e aditivos, em soluo aquosa e devidamente eletrizada, dirigese para a superfcie da pea metlica, que funciona como catdo, na deposio eletroqumica.

Utilizao
A sua aplicao muito verstil permitindo a sua utilizao nas mais diversas reas, tanto na indstria automotiva, de autopartes ou na indstria geral (componentes para linhas de montagem, peas de reposio, chassis, suspenso, rodas, etc), na pintura de eletrodomsticos (refrigeradores, mquinas de lavar, condicionadores de ar), mveis e peas metlicas de uso domstico, artigos metlicos no ferrosos (lato, alumnio, zinco e outros), etc.

Vantagens
- Automatizao - Uniformidade do filme - Economia da tinta - No inflamabilidade - Ecologia - Resistncia anticorrosiva - Alto poder de penetrao - Boa proteo das bordas

Processos
As peas so colocadas em gancheiras projetadas e construdas na prpria empresa. Depois passada em diversos tanques para eliminar contaminaes e futuramente no acarretar em problemas na pintura. No final do Processo de Pintura Eletrofortica (KTL) as peas so lavadas, e em seguida passam pelo processo de prsecagem com jatos de ar antes da Polimerizao (cura) da tinta, em estufa contnua ou estacionria com controle de temperatura totalmente calibrados.

Eletrodeposio
As peas so mergulhadas na tinta a qual recebem

http://www.pintak.com.br/conteudo.php?page=processo

22/06/2012

:: Pintak - Tratamento de Superfcie Industrial

Pgina 2 de 3

uma corrente eltrica que faz com que a tinta se eletrodeposite at uma espessura controlada, garantindo uniformidade inclusive em locais de estreitas tolerncias (roscas, etc...), e especialmente em locais de difcil penetrao (partes internas de tubos e materiais de geometrias complicadas).

Tratamento de gua DI
Contam com um Moderno Sistema de Tratamento de gua Deionizada (DI), que abastece todo o Sistema de Pintura Eletrofortica (KTL). Somente a gua Deionizada pode ser utilizada nos Tanques de Tinta e nas lavagens ps Pintura.

Resfriamento, inspeo e embalagem


O Resfriamento das peas se d aps a sada da estufa atravs de ventilao forada atravs de potentes ventiladores de ar. A Inspeo realizada por funcionrios treinados e coordenados pelo Departamento da Qualidade, e conjugado com o processo de Embalagem das peas terminadas.

Almoxarifado
Possuem um almoxarifado para recebimento e expedio, um para produo das peas dos clientes, e outro para armazenamento das Matrias-Primas que utilizam em sua Linha de Pintura Eletrofortica (KTL), Eletrosttica a P e Convencional.

Pintura eletrosttica a p e convencional


Contam com modernas cabines e equipamentos de Pintura Eletrosttica a P e Convencional (Lquida) que possibilitam pintar diversos tipos de peas. A cura destas peas so efetuadas em Estufa Contnua ou Estacionria.

Jateamento
Dispe de um Moderno Equipamento de Jateamento para jatear as gancheiras da Linha de Pintura Eletrofortica (KTL). O tipo da cabine permite jatear desde pequenas gancheiras at mesmo os Bastidores da Linha de Pintura

http://www.pintak.com.br/conteudo.php?page=processo

22/06/2012

:: Pintak - Tratamento de Superfcie Industrial

Pgina 3 de 3

Eletrofortica (KTL) com total segurana.

http://www.pintak.com.br/conteudo.php?page=processo

22/06/2012

También podría gustarte