Está en la página 1de 3

Texturas das rochas magmticas (principais tipos de texturas)

Nas rochas magmticas a textura descreve a cristalinidade da rocha, a dimenso e a forma dos cristais e as relaes e arranjos dos seus constituintes. Embora em algumas rochas seja possvel observar, vista desarmada, alguns dos aspectos anteriormente referidos (quando os cristais apresentam uma dimenso adequada a uma obervao a olho n), uma descrio pormenorizada da textura implica sempre uma observao da rocha ao microscpio ptico. Cristalinidade: A cristalinidade de uma rocha dada pela proporo relativa de material cristalizado (cristais) e de material no cristalizado (vidro). Segundo este critrio possvel definir trs tipos de texturas (quadro 1).
Designao Holocristalinas (fig. 1) Hipocristalinas(fig.2) Holohialinas (fig. 3) Descrio Constitudas essencialmente por cristais (mais de 90%) Constitudas por uma parte vtrea e uma parte cristalina (nenhuma das partes atinge os 90%) Constitudas essencialmente por vidro (mais de 90%)
Quadro 1- Texturas das rochas magmticas em funo do grau de cristalinidade.

Dimenso dos cristais: Quanto dimenso dos cristais a textura pode ser fanertica (fig. 4), quando os cristais so visveis e identificveis vista desarmada, ou afantica (fig. 5), quando os cristais s so visveis ao microscpio (quadro 2). Fanerticas Afanticas Gro muito grosseiro > 30 mm Microcristalinas (cristais identificveis ao microscpio ptico) Gro grosseiro 5 - 30 mm Criptocristalinas (cristais no identificveis ao microscpio ptico) Gro mdio 2 - 5 mm Gro fino < 2 mm
Quadro 2 - Diviso das rochas cristalinas em funo do tamanho do gro (Adaptado de Dorado, 1989)

Tamanho relativo dos cristais: Quanto ao tamanho relativo dos cristais as rochas podem ser equigranulares (fig. 6), quando todos os seus cristais possuem dimenses semelhantes, ou inequigranulares, quando os cristais diferem substancialmente no tamanho. Um dos tipos de textura inequigranular a porfiride (fig. 7), em que cristais de maiores dimenses (megacristais ou fenocristais) esto envolvidos por uma matriz fanertica de gro mais fino.

Forma dos cristais: Com base na forma dos cristais podem ser definidos trs tipos de texturas (quadro 3): idiomrfica, quando a maioria dos cristais (mais de 90%) so eudricos (com formas geomtricas regulares); hipidiomrfica, quando os cristais so subeudricos ou quando existem conjuntamente cristais idiomorfos, subidiomorfos e xenomorfos, e alotriomrfica, quando a maior parte dos cristais (mais de 90%) so andricos (com formas geomtricas irregulares). Idiomrficas Hipidiomrficas Alotriomrficas

Quadro 3 - Texturs das rochas magmticas em funo da forma dos cristais (adaptado de Dorado, 1989).

Para alm das texturas definidas com base nos aspectos acima referidos, existem outras, referidas por alguns autores como "texturas especiais", visto que raramente afectam toda a rocha ou aparecem relacionadas com uma fase mineral ou associao de fases minerais. So exemplos de texturas especiais as texturas poiciltica(fig. 8), mirmequtica (fig. 9), grfica (fig. 10) e corontica (fig. 11). Fig. 9 - Textura mirmequtica Esta textura caracteriza-se pelo intercrescimento de plagioclase com quartzo vermicular. Este intercrescimento encontra-se com frequncia nas margens dos cristais de plagioclase no contacto com cristais de feldspato potssico. Na imagem as setas indicam o intercrescimento de quartzo e plagioclase (fotografia em microscpio ptico) (foto in MacKenzie etal., 1982). Fig. 11 - Textura corontica Esta textura desenvolve-se por reaco de determinados minerais com a matriz. Os produtos de reaco dispem-se em volta do mineral primitivo formando uma aurola (coroa). Na imagem visvel uma extensa coroa de minerais de alterao que rodeia os cristais de olivina, no contacto com cristais de plagioclase (fotografia em microscpio ptico) (foto inMacKenzie et al., 1982).

Fig. 8 - Textura poiciltica Esta textura caracteriza-se pela existncia de cristais de maiores dimenses que possuem numerosas incluses de cristais mais pequenos de outros minerais. Na imagem um nico cristal de plagioclase contm incluses de cristais de olivina (fotografia em microscpio ptico) (foto in MacKenzie etal., 1982).

Fig. 10 - Textura grfica Esta textura caracteriza-se pelo intercrescimento de cristais esquelticos de quartzo (a negro na imagem), que fazem lembrar a escrita cuneiforme, e feldspato potssico. Esta textura muito frequente nos pegmatitos granticos (fotografia de amostra de mo) (foto inMacKenzie et al., 1982).

También podría gustarte