Está en la página 1de 3

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA

FICHA INFORMATIVA CEF E1


Maio 2013

Funes Sintticas
O Sujeito (S) - O sujeito o elemento da frase do qual se fala, podendo ser a entidade:

que pratica a ao O gato comeu o rato. que sofre a ao O rato foi comido pelo gato. qual se atribui uma determinada caracterstica ou propriedade O Francisco inteligente. que se encontra num determinado estado O telemvel que me deste est estragado. simples (s tem um grupo nominal) A Maria fez os deveres. Eles esto cansados. composto (apresenta dois ou mais grupos nominais geralmente ligados por uma conjuno) O Joo e a Joana foram s compras. nulo (no se encontra explcito na frase)

- O sujeito pode ser classificado como:

indeterminado (o locutor desconhece a sua identidade) Roubaram-me o telemvel! (algum roubou) subentendido (o sujeito da frase conhecido atravs do contexto ou da pessoa gramatical utilizada) (eu) Fiz um bolo de chocolate. expletivo (encontra-se em frases com verbos impessoais, cujo predicado no tem sujeito) Ontem, choveu muito.

O Vocativo (V) - O vocativo corresponde a um chamamento ou uma interpelao e encontra-se separado do resto da frase por uma ou duas vrgulas, em funo da posio que ocupa. Paulo, j fizeste os deveres? O Predicado (P) - O predicado tudo o que se diz sobre o sujeito, sendo a funo sinttica desempenhada pelo grupo verbal, cujo ncleo o verbo. - Incluem-se no predicado:

o complemento direto O Francisco comprou um livro. / A Joana chamou o Paulo. o complemento indireto A Josefina telefonou amiga. o complemento agente da passiva Este filme foi realizado pelo Steven Spielberg. o complemento oblquo O Paulo foi a Chaves. o modificador do grupo verbal O Francisco foi ontem a Chaves. o predicativo do sujeito O Antnio simptico. / O Lus est em casa. o predicativo do complemento direto. - A Maria considera o Lus muito inteligente.

- O predicado pode ser composto apenas pelo verbo, quando este for intransitivo O beb adormeceu. O Complemento Direto (CD) - O complemento direto o elemento da frase, selecionado por um verbo transitivo direto e pertencente ao predicado, sobre o qual recai a ao mencionada pelo verbo O co mordeu o gato.

- Pode ser um nome/grupo nominal ou uma orao. - Encontra-se colocando as questes "O qu?" ou "Quem?" ao verbo (exceto com verbos copulativos). - Na terceira pessoa gramatical, pode ser substitudo pelos pronomes o, a, os, as. O Complemento Indireto (CI) - O complemento indireto o elemento da frase, selecionado por um verbo intransitivo indireto e pertencente ao predicado, ao qual dirigida a ao mencionada pelo verbo. O Rui deu um rebuado ao amigo. - introduzido pela preposio "a" ou as suas formas contradas (ao, , aos, s). - Encontra-se colocando as questes "A quem?" ao verbo. - Na terceira pessoa gramatical, pode ser substitudo pelos pronomes lhe ou lhes. O Complemento Agente da Passiva (CAP) - O complemento agente da passiva s se encontra em frases que estejam na voz passiva e o elemento da frase que pratica a ao enunciada pelo verbo. O rato foi comido pelo gato. - introduzido pela preposio por ou pelos seus derivados (pelo, pela, pelos, pelas). O Complemento Oblquo(CO) - a funo sinttica exigida por verbos transitivos indiretos e desempenhada por grupos preposicionais ou adverbiais ou qualquer um destes coordenados. O Lus vive aqui. / O Francisco falou do pai. - selecionado por um verbo transitivo indireto, pelo que, ao contrrio do modificador do grupo verbal (MGV), quando presente, no pode ser retirado sem que a frase fique agramatical ou perca o sentido. Ex.: O Lus foi a Braga. Pergunta: O que fez o Lus a Braga? Resposta sem sentido: Foi. O Modificador do Grupo Verbal (MGV) - a funo sinttica desempenhada por grupos adverbiais, preposicionais ou oraes e que no exigida pelo grupo verbal com que se relaciona. - o MGV pode apresentar um valor temporal (ex.: Ontem fui jantar com os meus avs.), um valor espacial ou locativo (ex.: A Joana caiu no recreio. ) ou um valor modal ou de modo (ex.: Eu desci as escadas lentamente.). - o MGV distingue-se do CO por no ser selecionado pelo verbo com o qual se relaciona, isto , pode ser retirado da frase, sem que esta perca o sentido ou se torne agramatical (ex.: O Joo foi ontem a Paris), pelo que pode surgir numa pergunta cuja resposta o predicado e os seus complementos (ex.: P - O que fez o Joo ontem? R Foi a Paris).

FUNES SINTTICAS
Das frases propostas, identifica a funo sinttica dos elementos sublinhados. 1 2 3 4 Sujeito Predicado C. Direto C. Indireto 5 6 7 8 C. A. da Passiva C. Oblquo Modificador do GV Vocativo O que tu fizeste foi fantstico. Sem bater, ele entrou no escritrio. Paulo, fizeste os deveres? Conheci o Carlos e a Isabel aqui. Iremos a Paris brevemente. Levanta-te j! Amar-te-ei at ao fim dos meus dias. Regresso sempre a casa com prazer. De mau humor, ele entrou no escritrio. Diz-me como te chamas. Encontrei aqui o Carlos e a Isabel. Ofereci um livro Maria. Cada um trouxe um amigo reunio.

O animal afastou-se lentamente. Os acusados foram ouvidos pelo tribunal. O Rui considera a Rita uma boa amiga. Quem me avisa meu amigo . Gosto de ti. Pede auxlio a algum. Iremos a em breve. Completamente destruda ficou a casa depois do terramoto. Os acusados foram ouvidos pelo tribunal. Lembro-te, Francisco, de que me deves um euro. Ela continua doente. Regresso sempre a casa com prazer. Eles acharam a mida um espanto.

Bom trabalho, O Professor Yann Svegrand

También podría gustarte