Está en la página 1de 4

Introduo

Livro: Gneros jornalsticos (a notcia P.137 a 169) Autores: Schirley Horcio de Gois Hartmann e Sebastio Donizeti Santarosa

Como dito no incio do captulo 4 deste livro. A lenda do jovem Teorus, que passava o dia no morro mais alto de sua aldeia, com as mos estendidas em sua testa para observar melhor o que acontecia em sua aldeia, e ao final do dia informava os moradores das notcias mais interessantes. Ele era seletivo, dava importncia para acontecimentos que lhe traziam benefcios, e ignorava outros que no lhe convinha.

Em dias atuais isso no est muito distante, e no necessrio colocar a mo na testa para observar melhor. O avano tecnolgico nos possibilitou transmitir a informao em tempo real em som e vdeo (microfones e cmeras de alta capacidade de vdeo), e a busca pela informao tambm aumentou, e em cada cidade um reprter e um jornalista esto sempre de prontido para reportar as notcias segundo os seus prprios interesses e as demandas da populao.

Resenha do Captulo 4- Gneros Jornalsticos: a notcia

Os jornalistas brasileiros esto reduzidos algumas emissoras de televiso e editoras de jornais, estas que por sua vez esto ligadas a grandes empresas, partidos polticos e at mesmo grandes corporaes. Desta forma, usam a mdia para se beneficiar das pessoas que buscam a informao.

Usam inteligentes estratgias de manipulao que passa despercebido por grande maioria das pessoas. Uma mesma notcia de um mesmo acontecimento importante, transmitida de forma diferente de acordo com o pblico almejado pelo jornal ou revista (e

at mesmo televiso). Uma mesma notcia em um jornal destinado a classe A transmitida de forma diferente em um jornal popular.

Uma matria jornalstica de que de utilidade para o povo passada a este pblico em poucas palavras, de forma direta e sem floreios verbais. J o jornal destinado a classe A, foca muito em aspectos econmicos do pas, moeda estrangeira, imveis e etc.

O jornal da grande massa, usando sua linguagem direta, relata a vida de artistas, sobre como se desenrola o enredo de uma novela, e comenta sobre acidentes e tragdias ocorridas na cidade em que reside, e no pas. E tudo isso mostrado junto a imagens apelativas, tais como mulheres seminuas para chamar ateno. A princpio, a funo do jornalista levar a informao para aquele que necessita ser informado, entretanto, o jornalista observa o mundo pelas janelas de um jornalista, e condicionado a olhar os fatos que os donos do jornal acham relevantes e merecem uma reportagem. Assim como o jovem Teorus, protagonista do incio do texto, que dava mais ateno para alguns acontecimentos da aldeia e ignorava outros. Podemos observar ento, muitas diferenas entre os jornais da classe A e o da classe B, mas o que eles realmente tem em comum o interesse em vender o jornal. Com a globalizao instaurada nas ltimas dcadas, acabou criando vrios imprios, que por sua vez desenvolveram e encarregaram-se defender suas ideologias de forma hegemnica. As grandes empresas (e at alguns partidos polticos) patrocinam esses grandes jornais, e assim manipulam as informaes e escolhem o que a grande massa deve saber de acordo com seus interesses, assim como os fazendeiros, que agradavam o jovem Teorus para ele passar apenas as informaes que lhe eram convenientes. Quanto a questo da notcia enunciada no captulo quatro deste livro, sobre o afogamento do homem na lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. A maneira como os jornais da classe A e da classe B anunciaram a notcia no to agradvel de se ler. Mas de se apreciar a forma potica em que o poeta Manuel Bandeira anunciou a notcia, de maneira simples e direta, sem comprometer ningum, apenas comentou o caso sem alarde, e sem a pretenso de agradar ou desagradar ningum, ele observou o ocorrido com um olhar potico:

Joo Gostoso era carregador de feira livre e morava num barraco sem nmero. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu

Cantou Danou Depois, pulou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu Afogado. Manoel Bandeira A inteno do poeta no foi a de agradar nem to pouco informar, mas simplesmente ele procurou dar um acabamento esttico para o seu enunciado. Autoavaliao

Chamo-me Joana Sales Souza, tenho 66 anos. Estudo porque gosto e acho que o aprender nunca demais, o conhecimento um verdadeiro tesouro, tesouro que ningum lhe tira, como j disse um grande mestre: O conhecimento: o ladro no leva, a traa no come, a ferrugem no corri Alm disso sempre poderemos passar o conhecimento para aqueles que se interessam, e assim compartilhar o que se aprendeu. O que consegui absorver neste captulo que os moldes capitalistas atuam tambm nas notcias da nossa realidade, e levam a informao de acordo com os seus interesses e olhares jornalsticos e assim conseguem ter tambm um bom negcio lucrativo.

También podría gustarte