Está en la página 1de 3

A cura na viso esprita

Na viso esprita, a sade entendida a partir da imortalidade da alma e das experincias de vida como construes pessoais, que no podem ser transferidas. Emmanuel (amigo espiritual do Chico Xavier) nos afirma que Sade a harmonia da alma, dando-nos a orientao para compreender que o foco de ateno na cura o esprito imortal, viajante da eternidade, construtor de seu destino e responsvel pelos estados ntimos que formam a sade e a doena. Harmonia significa sintonia com seu momento de vida, seu estgio de amadurecimento, suas necessidades psicolgicas, sociais e biolgicas, bem como integrao com o meio e interao consciente e til com a sociedade e o universo. Harmonia no depende de ausncia de doenas, podendo se manifestar mesmo na presena destas. Chico Xavier tinha muitas enfermidades e o corao pacificado em Deus, harmonizado com sua proposta e sua misso. J Hitler, tinha o corpo aparentemente saudvel e a alma desarmonizada, sem se conectar com o seu papel no universo e em seu momento evolutivo. Harmonia representa o resultado do plantio, a resposta da vida busca consciente por sentido e significado mais profundos, por entendimento de si mesmo e seu papel no atual contexto encarnatrio, mas, sobretudo, a conseqncia natural das aes no bem particular e coletivo. Jesus, a manifestao direta do Pai, o melhor e maior modelo dado por Deus aos homens (LE q625), nos advertiu que sadio, portanto, aquele que ama, independente de sua crena, de sua posio social, econmica, poltica ou religiosa, visto que o amor a sntese da tica csmica, a prpria expresso do criador, no qual vivemos, existimos e nos movemos, conforme asseverou Paulo de Tarso (Atos 17:28). A cura, na viso esprita, resultado de um movimento pessoal, de um encontro do ser consigo mesmo e com o Deus que habita em si. Ela fruto do despertar gradual que o esprito realiza enquanto caminha em direo morada do Pai (sua intimidade), retornando ao seio daquele que todo justia, poder e bondade. resultado da harmonia que consequente ao esforo de auto-superao e desenvolvimento das potencialidades amorosas da alma, virtudes divinas existentes em grmen na intimidade humana.

A cura segundo Jesus

E percorria Jesus toda a Galilia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e molstias no meio do povo... (Mateus 4: 23). Narra-nos o evangelista Marcos (Marcos 10: 46-52), que Jesus passava pela cidade de Jeric, acompanhado por grande multido, quando um cego que mendigava beira o caminho, de nome Bartimeu, o filho de Timeu, ouvindo que a turba se aproximava e que o messias nazareno se encontrava dentre eles, comeou a clamar: Jesus, filho de Davi, tem misericrdia de mim. E clamava em altos brados e de tal forma que os que acompanhavam Jesus o advertiram para que no molestasse o mestre. Ele, tocado em suas fibras mais

ntimas, sentindo certamente que seu momento de despertar espiritual era chegado, clama sem cessar at que o mestre, parando, manda que ele venha ter com ele. Interessante a postura de Jesus, que no vai at o cego, no se compadece do mendigo maneira habitual, acreditando-lhe necessitado eterno. Ele ordena que ele, mesmo cego, levante-se e v ter com ele, que se encontra no meio da multido. Narra-nos o evangelista que Bartimeu, lanando de si a capa (tudo aquilo que encobria seu ser), levanta e vai ter com Jesus. O filho de Timeu, esquecendo-se de suas ilusrias limitaes, levanta-se, mostra-se tal qual , resgatando sua espontaneidade e naturalidade ao influxo da palavra do mestre e busca Jesus. Importante observao para todos aqueles que vivem a vida semelhana do mendigo de Jeric, espera da migalha alheia na forma de afeto, ateno, considerao e valor pessoal, sem conhecer as prprias capacidades e belezas, sem encarar a sua possibilidade de enfrentar a multido dos seus desafios pessoais com otimismo e confiana em si mesmo e na vida. Tomar a iniciativa de buscar a Jesus imprescindvel atitude no caminho de reequilbrio, pois o Cristo representa as leis divinas, a moral e a tica csmica, transpessoal, capaz de nortear, como uma bssola segura, a nau que ameaa soobrar nos mares da existncia em busca de porto firme... Quando Bartimeu alcana Jesus, o divino pedagogo, conhecedor profundo da alma humana lhe questiona: que queres que te faa? Certamente que o Cristo, enviado celeste, sabia o que tinha para oferecer, mas quele que busca a cura torna-se essencial a conscincia do processo. Bartimeu tinha desejos, expectativas, vises que foram validadas pelo Mestre quando lhe questionou a que veio e o que desejava dele. E o filho de Timeu, tocado em sua alma pela sabedoria e maturidade lhe respondeu: Senhor, que eu veja... que eu possa enxergar os caminhos da vida por onde minhas pernas havero de trilhar, por onde haverei de buscar a minha felicidade e a minha alegria, a realizao de minha alma... Que eu veja os roteiros de luz que tu tens para me indicar a fim de que possa restabelecer a minha auto-estima e sedimentar a minha confiana na rocha firme das convices profundas que me direcionem para a auto-sustentao e auto-gerncia com dignidade e eficcia na busca pela felicidade... E as vistas de Bartimeu se abrem por ordem de Jesus, que afirma-lhe que a sua f o havia salvado, o seu amadurecimento o havia libertado. Jesus representa o eterno amor de Deus disponibilizado para as criaturas, incondicionalmente, espera de que estas possam usufruir desse estmulo e sustento divino na conquista de si mesmos.

Concluso

Enxergar, caminhar, interagir e integrar, individualizar e finalmente servir, eis a sntese luminosa da proposta de cura da alma expressa no evangelho para o filho prdigo que retorna casa paterna, em busca de aconchego, trabalho e considerao. Vai, a tua f te curou, representa o coroamento de um trabalho longo de seu melhoramento, com a conscincia perfeita de si e superao pessoal na direo do alvo sagrado da renovao de alma para a felicidade almejada. O amparo divino no acaba em nenhum tempo e em nenhuma poca, sendo abundante fonte de nutrio e consolo, estmulo e sustento na caminhada de todo filho de Deus. Ecoa em nossos ouvidos a mensagem do Cristo aos apstolos, diante das dificuldades e limitaes da jornada a afirmar: eis que estarei at o fim convosco; Aquele que perseverar at o fim ser salvo, dando-nos a exata noo da responsabilidade que nos devida e da misericrdia que nos concedida diuturnamente.

También podría gustarte