Está en la página 1de 5

Tiglate-Pileser III (tambm Tiglath-Pileser ou Teglat-Falasar; em acadiano: TukultApil-Earra) foi um rei da Assria que governou entre 744 ou 745

e 727 a.C. Salmanaser V, ou Salmanasar V (do acadiano, ulmanu-aarid, significando: Sulm [deus assrio] Superior), foi rei da Babilnia e da Assria, sucessor de Tiglat-Pilser III; Sargo II foi rei da Assria entre aproximadamente 721 a.C. 705 a.C.; seu nome significa "rei legtimo", ( em siraco),tendo governado durante cerca de 16 anos. Subiu ao trono aps a misteriosa morte de seu antecessor e possivelmente irmo, Shalmaneser V em 721 a.C.. Possivelmente ter sido filho de Tiglath-Pileser III , embora alguns historiadores afirmem que foi um usurpador do trono e alheio famlia real.
Senaquerib ou Senaqueribe, cujo nome significa O Deus da Lua Multiplicou os Seus Irmos, foi rei da Assria de 705 a 681 a.C. Subiu ao trono quando seu pai, Sargo II, foi morto, em 704 a.C.. Senaquerib foi o pai de Esarhaddon, rei da Assria entre 681 a.C. e 669 a.C.. Esarhaddon ou Esar-Hadom ou ainda Assarado (em acdio Aur-aha-iddina) foi rei da Assria entre 681 a.C. e 669 a.C., foi filho de Senaquerib e de Naqi`a (Zakutu), e pai de Ashur-etilsame-irsiti-uballit-su. Ashur-etil-same-irsiti-uballit-su foi um alto sacerdote de Sin em Harran, actual Har, no Egipto. Foi filho de Esarhaddon, rei da Assria entre 681 a.C. e 669 a.C. este rei conquistou o Egipto em 671 a.C. e foi coroado em Har. Assurbanipal (ca. 690 a.C. 627 a.C.) foi o ltimo grande rei da Assria. No seu reinado (por volta de 668 - 627 a.C.), o imprio assrio inclua a Babilnia e temporariamente tambm o Egipto1 . Assurbanipal foi o sucessor de Asaraddo), e tornou-se rei em 668 a.C.. Sua primeira campanha militar foi contra o Egito, e ele penetrou at Mnfis e Tebas. Chams-Chum-Uquim, seu irmo, que havia sido apontado por seu pai como rei da Babilnia, se revoltou em 652 a.C., contando com ajuda de chefes babilnios e rabes. Aps um cerco, Chams-Chum-Uquim morreu no seu prprio palcio, ao qual ele havia posto fogo.2 Ciro I Ciro (Koroush em persa antigo) foi rei de Anshan de c. 600 a.C. a 580 a.C., segundo algumas fontes, ou, de c. 652 a.C. a 600 a.C., segundo outras. O seu nome em persa moderno , enquanto em grego, foi denominado .

Ciro foi um dos primeiros membros da dinastia aquemnida. Acredita-se que tenha sido neto do fundador Aqumenes e filho de Teispes de Anshan. Os filhos de Teispes dividiram o reino entre si aps o falecimento do pai. Ciro reinou como rei de Anshan enquanto o seu irmo foi o rei Ariaramnes da Prsia.

A fixao cronolgica deste evento incerta. Isto se deve sua sugerida, mas ainda debatida, identificao com o soberano conhecido como "Kuras de Parsumas". Kuras primeiramente mencionado em 652 a.C..

Neste ano, Shamash-shum-ukin, rei da Babilnia (668 a. C. - 648 a.C.), revoltou-se contra seu irmo mais velho e senhor Assurbanipal, rei da Assria (668 a.C. - 627 a.C.). Kuras mencionado no contexto de uma aliana militar com este. A guerra entre os dois irmos terminou em 648 a.C., com a derrota e o suicdio Shamash-shum-ukin.

Kuras novamente citado em 639 a.C.. Neste ano Assurbanipal trabalhou para derrotar Elam e tornar-se senhor de diversos de seus antigos aliados. Kuras aparentemente se encontrava entre estes. O seu filho mais velho, "Arukku" foi enviado Assria para pagar tributo a este rei. Kuras ento parece desaparecer dos registros histricos. A sua sugerida identificao com Ciro poder auxiliar a conectar a dinastia aquemnida com os principais eventos do sculo VII a.C..

Assurbanipal morreu em 627 a.C.. Ciro presumivelmente continuou a pagar tributo a seus filhos e sucessores Ashur-etil-ilani (627 a.C. - 623 a.C.) e Sin-shar-ishkun (623 a.C. - 612 a.C.). Ambos se opuseram devido a uma aliana liderada por Cixares dos Medos (633 a.C. - 584 a.C.) e Nabopolassar da Babilnia (626 a.C. - 605 a.C.). Em 612 a.C. os dois tentaram capturar a capital assria Nnive. Isto representou de fato o fim do Imprio Assrio embora os remanescentes do exrcito Assrio, sob o comando de Ashur-uballit II (612 a.C. -609 a.C.) tenham continuado a resistir a partir de Harran.

A Mdia e a Babilnia logo dividiram as terras previamente controladas pelos Assrios. Anshan aparentemente caiu sob o controle dos medos. Considera-se que Ciro terminou os seus dias como vassalo tanto de Cixares ou seu filho Astiages (584 a.C. - 550 a.C.). Ciro foi sucedido por seu filho, Cambises I. O seu neto viria a ser conhecido como Ciro, o Grande, fundador do Imprio Persa.

Note-se que este cmputo de sua vida e reinado pode colocar as suas primeiras atividades mais de um sculo antes das do seu neto. Isso colocaria a sua paternidade de Cambises II em idade muito avanada. questionado que Kuras e Ciro sejam figuras distintas, de relao incerta entre si. O ltimo pode ento ter reinado no incio do sculo VI a.C. e o seu reinado no ter sido marcado por eventos. Devido atual falta de registros suficientes para este perodo histrico, permanece incerta qual seja a teoria mais prxima dos fatos.

Cambises I

Cambises I (Kambiya em persa antigo) foi um imperador da Prsia pertencente dinastia Aquemnida, que reinou entre 580 e 559 a.C.. Precedido por Ciro I e Ariaramnes, sucedido por Ciro II. Astages, rei da Mdia, tinha uma filha chamada Mandane, sobre a qual ele teve um sonho proftico1 . Para evitar que o sonho fosse cumprido, ele casa sua filha com Cambises, um persa, considerado por ele de temperamento quieto e inferior aos medos1 . Desta unio nasce Ciro II2 . Ciro II (Kuru em persa antigo), mais conhecido como Ciro, o Grande1 , foi rei da Prsia entre 559 e 530 a.C., ano em que morreu em batalha com os Massagetas. Pertencente dinastia dos Aquemnidas, foi sucedido pelo filho, Cambises II. Foi o criador do maior imprio at ento visto na Histria.2 Ciro foi um prncipe persa com ascendncia na casa real dos medos, at ento o povo dominante do Planalto Iraniano. A verso da histria do nascimento de Ciro, segundo Herdoto, consta que o rei medo Astiages, seu av, teve um sonho em que uma videira crescia das costas de sua filha Mandame, me de Ciro, lanando gavinhas que envolviam toda a sia. Sacerdotes lhe advertiram que a videira era seu neto Ciro (cujo nome persa era Kurush), e que ele tomaria o lugar do velho reino da Mdia no mundo. Ento o rei medo mandou seu mordomo que o matasse nas montanhas. O mordomo, chamado Harpago, se comoveu com a beleza da criana e o entregou aos cuidados de um pastor. Ao descobrir a traio, Astages esquartejou o filho de Harpago, e o serviu em um jantar para o mordomo, que apenas soube o que estava comendo quando levaram a ltima travessa mesa: a cabea de seu filho. Ciro finalmente se tornaria rei dos persas, at ento um povo tributrio dos medos. Ento uma rebelio liderada por Harpago derrotou Astages, que foi levado a Ciro para julgamento. O rei persa poupou a vida de seu av, mas marchou para a capital da Mdia, Ecbtana, e tomou o controle do vasto territrio medo.

Assim que tomou o controle poltico de toda a regio do atual Ir, Ciro conquistou a Ldia (reino cujos medos contendiam havia dcadas, sem sucesso) e os territrios a leste da Prsia at o Turquesto, na sia Central. Aps a conquista de Babilnia, Ciro citado num cilindro dizendo: Eu sou Ciro, rei do mundo, grande rei, rei legtimo, rei de Babilnia, rei da Sumria e de Acade, rei das quatro extremidades [da terra], filho de Cambises, grande rei, rei de Anz, neto de Ciro I, . . . descendente de Tespes . . . de uma famlia [que] sempre [exerceu] a realeza

Em 539 a.C. Ciro conquistou a Babilnia. Os registros bblicos informam que Ciro teria recebido uma mensagem divina que o ordenava a enviar de volta Palestina todos os Judeus cativos naquela cidade. De qualquer forma, foi o autor de famosa declarao que em 537 a.C. autorizava os judeus a regressar Judeia, pondo fim ao perodo do Cativeiro Babilnico. Em uma noite de 5/6 de outubro de 539 AEC, Ciro acampou em

volta de Babilnia com seu exrcito. Enquanto os babilnicos festejavam, engenhosamente Ciro desviava as guas do Rio Eufrates para um lago artificial. Eles puderam atravessar o rio com a gua na altura da cintura e entraram sem lutar, visto que os portes estavam abertos. A Palestina, com posio estratgica nas rotas comerciais do Egito, ficou guarnecida por um povo agradecido ao imperador persa e pronto para defend-lo. A queda da Babilnia ainda lhe rendeu a lealdade dos Fencios, cuja habilidade naval era admirada pelo mundo conhecido, e que consistiria na base da marinha persa, anos depois, responsvel pelas conquistas na Trcia e as guerras contra dos gregos.

A infncia de Ciro, rei da Prsia. Sebastiano Ricci (1659 1734). Em todas as conquistas, destacou-se por uma generosidade incomum no seu tempo, ao poupar seus inimigos vencidos - ou at empreg-los em cargos administrativos de seu imprio. Ciro tambm demonstrou tolerncia religiosa ao manter intactas as instituies locais (e at cultuar os deuses de regies conquistadas, como quando entrou na Babilnia e consagrou-se rei no templo de Marduk). Ciro tambm procurou manter todos os povos do imprio sob a administrao de lderes locais, de forma que, sob a suserania de um governo forte, muitos daqueles povos se viram em melhor situao sob os persas do que independentes. A habilidade poltica de Ciro, seguida pelos seus sucessores imediatos, assegurou a fora e a unidade de uma vasta regio, que ia da Anatlia ao Afeganisto, e do Cucaso Arbia, composta por uma mirade de povos diferentes, algo que jamais havia sido conseguido na histria da humanidade at ento.

Cambisses II (Kambujiya ou em persa, ?-522 a.C.), rei da Prsia entre 530 a.C. e 522 a.C., foi o segundo governante da dinastia dos Aquemnidas.

Herdou de seu pai, Ciro II, o maior imprio que o mundo jamais vira. Suas instituies, fundamentadas na auto-determinao dos povos conquistados, permitiram que Cambises se dedicasse menos poltica e mais s conquistas militares. Invadiu o Egito com um grande exrcito formado por soldados de todos os povos do imprio, e, em 525 a.C., derrotou o fara Psamtico III na Batalha de Pelsia, conquistando aquele pas.

Enquanto Ciro foi lembrado por sua generosidade para com seus inimigos, Cambises foi lembrado como um tirano. Dizia-se que era um homem de temperamento explosivo. Segundo Herdoto, Cambises teria tido um acesso de fria contra sua irm grvida, e a teria matado por espancamento
Smerdis o nome adotado por um impostor que se usurpou o trono da Prsia de Cambises II, quem, por sua vez, tinha assassinado seu prprio irmo de nome Smerdis

También podría gustarte