Está en la página 1de 16

A histria de Jerusalem A poca dos reis - o primeiro Templo O retorno a Sion - princpios do segundo Templo A poca dos helenistas

tas e dos chashmoneus Deste Herodes at a destruio do segundo templo O governo romano, depois da destruio do segundo Templo Perodo rabe antigo Perodo dos cruzados Perodo mameluco Perido otomano Mandato britanico Jerusalem - Capital de Israel A cidade velha-moderna Capital centro-nacional-cultural

A histria de Jerusalem

poca antiga ( 3800-1000 A.C. )

Jerusalem- Seu comeo foi nebuloso. Arquelogos e pesquisadores da poca do bronze, encontraram restos da cidade que possua uma muralha para a defesa, j a 3800 anos atras. Justamente de um lugar distante, do Egito e Manobia, se encontraram restos de uma cidade egipcia antiga "Achan-Atun" que descreve a histria de Jerusalem. Restos de vasos de argila e esttuas de barro egpcias chamadas "ktabei hamearot" que tem o nome de Jerusalem e seus governantes.Nestes escritos se encontram vrias cidades cananas e entre elas "Arasalem", hoje em dia, Jerusalem. Os investigadores que se ocupan em descobrir o passado e analizam lendas antigas, encontraram neste nome duas palavras: IeruShalem, e sua explicao : "o D'us integro ensinar as bases da cidade".

Quando o patriaraca Avraham chegou a terra de Israel, governava em Jerusalem, Malki Tzedek, que era sumo sacerdote ao deus supremo. Este um testemunho bblico de que a 3800 anos, Jerusalem j era uma cidade santa.

Ioshua Bin Nun

Jerusalem era uma cidade Jebusia quando o povo de Israel a conquistou. Ao ler o livro d Josu, aprendemos que o rei de Jerusalem estava sobre o pacto dos cinco reis, que queriam castigar aos guibeonitas por terem se rendido aos israelitas. Ioshua Bin Nun e seu exrcito triunfou sobre os reis do pacto e a seus soldados que forma derrotados na entrada do Vale de Ailon, no lugar em que aconteceu o milagre: "E o sol se deteve em Gaban, e tua lua, no Vale de Aialon". (Josu10:12). Os cinco reis das cidades foram assasinados, suas cidades conquistadas, menos Jerusalem que caiu abaixo nas mos dos Jebuseus at a poca do rei David. Logo depois da morte d Ioshua Bin Nun, se juntaram as tribos de Ihuda e Shimon, para quonquistar Jerusalem, que formava um parede divisria entre eles e a tribo de Iosef, que se encontravam no Montes de Efraim. " Os filhos de Jud pelejaram contra Jerusalm, e, tomando-a, passaram-na ao fio da espada, pondo fogo cidade".( Juzes1:8 ). Por fogo numa cidade e destrui-la era parte do processo de conquista que realizavam as tribos de Israel, mas neste caso encontramos que a cidade conquistada se tormou uma cidade Hebria. Jerusalem volveu a mos estrangeiras e esperou aoutros 250 anos at que o rei David chegou a ela vindo da cidade de Hebron. A poca dos reis- O perodo do primeiro templo ( 1000-586 A.C. ) A descrio da bblia breve e no deixa nenhum espao para a imaginao. quatro versculos nos descreve de forma telegrfica a histria do povo de Israel: ".. e o rei e seus homens foram a Jerusalem contra os Jebuseos, os habitantes da terra, que se dirigiram a David dizendo: No entrars aqui...Sem embargos, David transformou a fortaleza de Sion na cidade de David.... e David residiu na fortaleza e a chamou de cidade de David". ( Samuel II, 5:6 em diante).Jerusalem se torna a capital de Israel. Cabe destacar que a fortaleza descrita nestes versculos a fonte do nome "a fortaleza de David" ou "a torre de David", ponto turstico popular em Jerusalem, porm a fortaleza de David , da bblia se encontra na "Cidade de David", nos ps do monte do Templo, de nosso dias. Os jebuseos, que seu destino no conhecido, desapareceram de Jerusalem.

O rei David

Que aspcto teria Jerusalem quando o rei David a declarou capital de Israel? Como foi construido o templo por meio de salomo, filho de David e herdeiro de seu reinado?Como era

, naqueles dias, a vida cotidiana na capital de Israel, cidade em que viviam somene 2000 habitantes com uma superfcie que no chegava a 60 dunas? As respostas para estas interrogaes so encontrados em versculos da bblia e nos descobrimentos arqueolgicos, principalmente aqueles que foram descobertos na "Guerra dos seis dias", em em certificados, documentos e descobrimentos realizados em terras vizinhas Israel. O rei David chegou em Jerusalem com o tabernculo e assim a transformou em centro espiritual e de seu reinado. Salomo, seu filho, construiu o esplendoroso Templo, que maravilhou a todos os habitantes do mundo antgo. O poeta do livrode Salmos nos conta com admirao sem limites, sobre a cidade naquees dias: "Grande o Eterno, e digno de ser louvado, na cidade do nosso D'us, Seu santo monte, de linda viso, a alegria de toda a terra"(Salmo 48:2-3)."Perrcorrei a Sion, rodeia-a toda, contai-lhe as trres. Notai bem suas muralhas e conteplai seus palcios" (Salmo 48:12-14).

Cidade Internacional

Jerusalem era uma cidade nacional e internacional. Reis e reinados, ministros e duques, gentios e judeus, de todos os extremos do mundo, visitavam Jerusalem e peregrinavam a ela. Mas esta cidade, bonita como era, havia perdido sua posio, ao dividir se o reinado de Israel em dois reinados. A cidade que foi fixada minuciosamente numa zona neutra, que estava fora do controle das tribos de Israel, se tornou a capital do reino de Ihud, que incluia somente as tribos de Ihud e Biniamin. Os grandes reis de Ihud - Iehoshafat, Iehoash e Uziahu, le deram esplendor, mas no lhe devolveram o status e a posio dentro da congregao de Israel. Jerusalem , capital de um pequeno reinado, seguiu crescendo e desarrochando-se "em subrbios externos", sobre a colina ocidental. Na cidade floreceu o crescimento espiritual, como visionaram os profetas de Israe. De Jerusalem saiu o chamado dos profetas, pela primeira vez na histria do mundo antigo, a valores de justia, moral e paz - valores que no futuro se tornaram de propriedade de todos os povos do mundo.

Fortaleza de Jerusalem

Jizkiahu, rei de Ihud, fortaleceu a cidade e aperfeioou o sistema de defesa. Nessa mesma poca, na segunda metade do sculo 8 A.C. , caiu o reinado de Israel e sua capital em samria, nas mos do reinado da Asria. O rei Jizkiahu, que viu em pergo seu reinado, expandiu as muralhas da cidade e estabeleceu um sistema de gua avanado, que levou o nome "o tnel de Jiskiahu"ou "o tnel de Siloe". No ano 701 A.C., logo depois de ter conquistado quase todas as cidades de Ihud e entre elas "Lachish", Sancheriv, rei da Asria, chegou a Jerusalem, a sitiou, porem no triunfou em conquista-la. Em 586 A.C., Jerusalem caiu nas mas de

Nabucodonosor, rei de Babel, que destruiu o templo e a fortaleza da cidade.Muitos dos habitanes de Jerusalem forma exilados, outros fugiram para o Egito, e no ficou nenhum assentamento judeu em Sion.

O retorno a Sion- Princpios do perodo do secundo Templo 563-333A.C.

A declarao de Ciro

O ano: 538A.C. O lugar: Shushan, o palcio do rei da prcia. Ciro declarou: " O Senhor, D'us do cu, me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de edificar uma casa em Jerusalem de Jud. Quem dentre vs de todo o seu povo, seja seu D'us com ele e suba a Jerusalem de Jud, e edifique a casa do Senhor, D'us de Israel. Ele o D'us que habita em Israel (Esdras 1:23). Ciquenta anos , Jerusalem esteve destruida e somente depois da decarao de Ciro, se reuniram os Judeus exilados e se prepararam para uam expedio esgotadora desde a Prsia e Babilonia, atravessando o deserto, at chegar a terra de Israel e Jerusalem.

Tres imigraes

Quatro ondas de imigraes a Jerusalem foram necessrias para devolver seu status e sua posio.

Dentre os primeiros imigrantes se encontrava Sheshbtzar, que perdencia a descendencia do rei David, e com ele um grupo de distintas personalidades que se assentaram entre as ruinas da cidade e comearam a reconstrui-la. Poucos anos depois, chegou o grupo da "segunda imigrao" sobre a direo de Zerubabel Ben Shaltiel que foi o governador de Jerusalem e Ieoshua Ben Tzadok, o sumo-sacerdote. Estas duas pessoas guiaram o povo e estabeleceram o templo, chamado "segundo Templo". Vinte e tres anos depois da "declarao de Ciro", se completou a construo do templo e se renovaram os sacrificios no templo de Jerusalem.O aspecto desta pequena cidade, que sua populao crescia constantemente, fez o profeta Zacaras profetizar a seu povo: "Assim diz o senhor dos exrcitos: Ainda nas praas de Jerusalem sentar-se-o velhos e velhas, levando cada um na mo, o seu arrimo, por causa de sua muita idade. As praas da cidade se enchero de meninos e meninas que nela brincaro"(Zacaras 8:4-5).

Esdra, o escriba, foi o dirigente da "terceira ali". Esdra teve a autorizao de instituir juizes sobre o povo em Israel, e julgar segundo as leis da Tor. Ele organizou uma mudana religiosa e social, cuja a principal finalidade era que o povo de Israel, que se encontrava em Jerusalem e Ihud, retornasse aos preceitos da religio.

A nova fora

Nehemias que era ministro dos "escanciadores" no palcio do rei da Prcia, imigrou para Jeruslem no ano 445A.C. , para restauras as muralha da cidade, que estavam destruidas e os portes , que estavam queimados. Nehemias era o dirigente da "quarta ali" e otorgou a Ihud uma nova posio poltica e fortificou a Jerusalem e declarou: "Venham e construiamos a muralhas de Jerusalem. Com sua carisma ela sabia atrair o corao do povo e teve exito em suas investidas.Seu desejo era o de aumentar a populao de Jerusalem e estabeleceu que os 10% das aldeiasm passasem a ter suas vivendas fixa em Jerusalem. As obras de Esdra e Nehemias concluem com a histria de Jerusalem na poca bblica. Durante cem anos voltaram a Israel dezenas de milhares de exilados da Babilonia, que renovaram o templo e estabeleceram a Jerusalem como centro religioso e espiritual. A bblia nos otorga uma importante fonte de informao desta poca, pois no encontramos material que pertena a poca prsa, durante 200 anos.

A poca dos helenistas e chasmoneus (333A.C -37D.C.)

Os helenistas

Durante cem anos continuaram os dias de esplendor de Jerusalem, porm no ano 333A.C. a cidade foi conquistada por Alexandre Magno, "o grande", que venceu ao imprio prsa. Logo depois, com a morte de Alexandre, o imprio macednico se dividiu em tres reinados , que a frente de cada um deles, se encontravam os seus chefes e exrcito. A cidade de Jerusalem e toda Israel se encontrou durante cem anos , sobre a tutela dos Egpcios Talmistas e logo sobre o reinado Srio Seleuki. Na poca do governo seleuki, aumentou a influencia cultural helenistica, e o rei Antiochus IV Epifanes ( 175-163A.C. ) declara a Jerusalem como uma "plis"grega chamada "Antiochia de Jerusalem".

A rebelio dos chashmoneos

Muitos dos habitantes de Jerusalem, se assimilaram a cultura helenistica e adquiriram seus costumes e sua forma de vida.A diferena que haviam outras pessoas que se opuseram drasticamnete ao helenismo, e trataram de cumprir rigorosamente os preceitos da Tor. A luta que se estabeleceu entre os "helenistas" e os "chassidim", levou a uma guerra entre irmos. Em consequencia aos decretos religiosos feitos pelo rei Antiochus IV Epifanes, decretos que ofendiam diretamente ao templo e aos seus servios, os chassidim chegaram a uma confrontao, que no houve igul na histria. Em 167A.C. houve uma rebelio contra o governo celeuseo sobre o mandato dos chashmoneos com Matitiau a sua frente. Seu filho, Ihud, o macanbeu, teve exito na conquista da maioria dos terrenso de Jerusalem, trufando sobre os helenistas, purificou o templo e renovou seus servios. Vinte anos depois, shimon, o chashmoneo, conquistou a fortaleza de chakr, lugar onde se encontravam os helenistas e se conseguiu um estado completamente soberano pelo perodo de oitenta anos.

Desde a cidade baixa at a cidae alta

Depois dos anos conturbados, Jerusalem conseguiu um descanso, sobre o governo de Iochanan Orkenus e Alexander Ianai, cujo lema principal era a construo impulsiva. Jerusalem se expandiu para o ocidente e em sua superfcie foi integrada "a cidade alta", umparte especial da colina ocidental, na qual encontra-se hoje em dia, o bairro judio e armenio. A colina ocidental estava rodeada de muralhas forte e novas, "a primeira muralha", que rodeava " a "cidade de David" e "a cidade alta".

Porm o mundo se eontrava em transformaes. Roma necessitava dos portes do oriente. A guerra entre irmos que surgiu entre os herdeiros de Alexandre Magno serviu como uma grata oportunidade para Pompius, general romano no oriente, governar no ano de 63 A.C. sobre a terra de Israel. Fraudes e intrigas daqueles que chegavam a governar, levaro a dar o cargo a Herodes, um judeu de origem edomita, como rei judio sobo imprio romano.

Desde a poca de Herodes at a destruio do segundo Templo (37A.C.-70A.C.)

A cidade e seu esplendor

O estado de Jud, sob o governo de Herodes, se fortificou muito em diversos aspectos at as dimenses da poca do rei David. Jerusalem era a capital do Estado e Herodes a converteu em uma das cidades mais grande e bonotas do mundo. Em Jerusalme se expandiu as construes do monte do Templo e suas muralhas, e se estabeleceu uma muralha adicional- "a segunda muralha" que cercaria o porto de Shchem, de nosso dias. O palcio do rei e sua fortaleza foram construidos no extremo ocidental da cidade, se criaram centros comerciais, e estabelecimentos de cultura e esporte. sua obra de arte na capital, foi o templo que se construi no monte do Templo, e que foi considerada a construo mais bela do mundo romanao.

Principios do cristianismo

a Jerusalem de Herodes no era somente de construes bonitas. Superficialemente Jerusalem se encontrava num esplendor econmico, porm na cidade havia desequilbrio econmico que criou diferenas econmicas e sociais entre as classes. Neste ambiente de tenso , criado entre esta diferenas, se comearam a encontrar grupos entre o povo que acreditavam no messias e iniciaram confrontos religiosos. A apario de Jesus e seus atos, trouxeram como consequencia, a criao de uma nova religio- o cristianismo. Jesus, o nazareno, que os demais consideravam o messias, foi crucificado sob o comicionado romano Pontius Pilatus, depois de ser culpado de rebelio contra o reinado.

A grande rebelio

No ano de 66D.C., iniciou-se, "a grande rebelio" dos judeus contra os romanos.Em Jerusalem se deu o primeiro sinal para a rebelio- o ceso dos sacrifcios no Templo de Jerusalem, para o bem-estar do imperador. quatro anos Jerusalem se manteve forte sobre o stio romano, at que se rendeu. Suas murelhs forma arrazadas, o Templo destruido e os tesouros foram levados a Roma. O 9 de AV (calendrio judaico)( 70D.C.) , segundo templo se converteu em ruinas.A cidade que era a metrpole judia no mudo inteiro caiu desolada, e sobre suas ruinas os soldados da dcima legio romana, acamparam como soldados governando a Iehud. Quase sessenta anos Jerusalem esteve desolada e abandonada. Nestes anos Yavne are o centro nacional e religioso do povo judeu. Nossos conhecimentos sobre a cidade desde a poca da grande rebelio at a poca de Bar Kochb so muito escasos. Segundo o que se sabe, os judeus retornaram a Jerusalem somente na poca da rebelio de Bar Kochb.

A poca romana posterior Alia Capitolina (135-324D.C.) Dezenas de anos depois da destruio do templo, o imperador Adriano decide restaurar Jerusalem de suas ruinas, assim como o fez de diversos lugares do imprio romano, e estabelecer uam cidade com caractersticas helensticas. Como era caracterstico das cidades estrangeiras desta poca, Adriano constri tambem em Jerusalem templos pagos. sabido que fundou um templo a Zeus Capitolino e tambm a Venus (Afrodita), deusa da beleza e do amor.A cidade foi merecedora de ser uma colnia, superior a posio que ocupava "plis" e recebeu um novo nome: "Aelia Capitolina", em nome do imperador Elius Adrianus e o deus Jupter, o capitolino A cidade nova , que construi Adrianus era diferente da antigua, destruida na guerra. Os limites da cidade nova , se parecem com os da cidade antiga que conhecemos hoje em dia. A grande rebelio, e a rebelio de Bar Kochb, causaram o abandono dos judeus para a Galilia e diminuiu a importncia de Ihud. Depois da rebelio de Bar kochb, ficou o norte das montenhas de Ihud e a Zona de Jerusalem quase sem nenhum assentamento judeo. O abafamento da rebelio , no ano de 135 simboliza o incio do processo no quel a terra de Israel se tornou uma terra de estranhos e samaritanos. A poca bizantina (324-638) Constantino que transformou o cristianismo como religio oficial, comeou no ano de 324, com obras de construo, que estavam dirigidas a aumentar o prestgio de Jerusalem e dar-le uma posio de importncia ao cristianismo. As realizaes levadas a cabo por Constantino, a cor grisceo da cidade. A populao e a superfcie cresceram e Jerusalem foe merecedora de uma posio respeitvel e uma fora econmica. As ordens de Constantino e com o patrocnio de sua me, a imperatrz Helena, se estabeleceu um centro na cidade "a igreja do santo seplcro". Nos sculos IV e V, se contruiram em Jerusalem vrias igrejas.No ano de 361, com a autorizao de Julianus, houve uma tentativa de recostruo do templo, porm fracassou. Na poca do imperador Justinianus ( 527-567 ), Jerusalem chegou ao apce de sua grandeza. Durante todo este perodo o monte do Templo, estava desolado e destruido. A conquista prsa No ano de 614 a terra de Israel foi conquistada pelo prsas. Quinze anos depois os prsas governaram Jerusalem, e durante tres anos , eles otorgaram aos judeus uma espcie de autonomia. Os judeus desejaram em seus coraes, renovar o Templo sob o patrocnio do rei Kusro II. No ano de 629, o imperador bizantino, Erquelius, conquistou a terra de Israel. Novamente os judeus foram exilados de Jerusalem e se realizaro aes de vingana de destruio no monte

do templo. O governo bizantino no foi duradoro. E no ano de 638, Jerusalem se rendeu aos exrcitos de uma nova fora que apareceu no meio da histria - os rabes muulmanos. Perodo rabe antigo ( 638-1099) No sculo VII, Jerusalem foi considerada na consciencia da religio muulmana, como a terceira cidade santa, depois de Meca e Medina, como objetivo de peregrinao. Na tradio do Isl, o monte do templ reconhecido como o lugar, onde Maom chegou "nas travessias notrnas". No primeiro ano da conquista dos muulmanos, os omeyas construiram dois lugares religiosos importantes: A mesquita de El Aqsa e o domo da Rocha. Aos ps do monte do Templo se estabeleceu um reinado que incluia um palcio e grandes construes.Houve uma instabilidade poltica e os abaseidas sucederam aos omeyas (750-960). Na poca da dinastia abasida, Jerusalem desceu de importncia. No ano de 969 a cidade foi conquistada por novos calfas, os fatimidas xitas cuja capital era o Ciro. O governo fatimida construiu e aumentou a construo muulamana em Jerusalem e destrui igrejas e obras de culto cristo. Pelas crises econmicas e pela falta de estabilidade que houve dentro do governo, os assentamento judeus puderam se estabelecer em Jerusalem. A ieshiv do "Gan Iaakov" era o centro religioso na cidade, que tambm auxliou aos judeus egpcios e terras vizinhas. Os judeus da dispora peregrinavam a Jerusalem nas festividades, porm pela proibio do governo de chegar ao monte do Templo, se organizavam rezas no monte das olvas, na frente do monte do Templo.

Perodo dos cruzados e aiubidas ( 1099-1260) Em 15 de julio de 1099 era um dia ensolarado em Jerusalem. Na hora do entardecer com o pr-do-sol, os nobres cruzados invadiram a terra santa. Este dia foi o fim de um stio que ja havia durado 5 semanas. Os cruzados massacraram aos muulmanos e judeus da cidade. Depois de 450 anos de governo muulmano, Jerusalem voltou a ser capital, do reino dos cruzados- "reinado de Jerusalem".

Conquista dos aiubidas

Quase cem anos os cruzados governaram Jerusalem at quem na primavera de 1187, conquistou a cidade, Saladino Sulto, da dinastia aiubida, dirigente muulamano que devolveu a cidade ao Isl.

Saladino deixou sua marca em Jerusalem: transformando igrejas em mesquitas, os sinos das grande igrejas foram destruidos, cruzes e smbolos cristo desapareceram e as construes forma purificadas com azeite de rosas especial. A mesquita de El Aqsa se transformou no local principal de oraes. Em ambos os lados da igreja do santo seplcro se estabeleceram mesquitas, uma delas em homenagem a Omar, o primeiro conquistador de Jerusalem- que perpetua at hoje e a segunda mesquita Saladino, segundo conquistador de Jerusalem. Aos judeus , lhes foi permitido voltar a Jerusalem e em menos de uma getao se estabeleceram comunidades de judios provenientes de Magrav, Frana, Inglaterra , junto aos habitantes do lugar.

A conquista crist

A perda do reinado em Jerusalem, convocou aos cristos a uma no investida de cruzados a terra de Israel. A terceira expedio dos cruzados, estabeleceu novamente o reinado dos cruzado (1192). E no ano 1244, quase 150 anos depois da nova conquista crist, finalizou o governo cruzado, com a conquista por meio dos mamelucos, novos governates do Egito.

Perodo mameluco ( 1260-1517) Sete anos depois da conquista mameluca, chegou a Jerusalem, o Rambam ( Rabi Moshe Ben Najman, comentarista da bblia). Em uma carta que ele escreveu a seu filho, descreveu suas impresses sobre Jerusalem: "Jerusalem est estrial e abandonada. Para descrever brevemente, quanto mais sagrado um lugar, mais em ruina ele se encontra. Jerusalem sofreu mais destruio que o resto das cidades." Sob o governo dos mamelucos, Jerusalem preservou sua importncia, apesar de no ser capital.

Perodo otomano ( 1517-1917)

Em 1517 as foras otomanas varreram os exrcitos mamelucos. Na vespera da conquista romana a comunidade judia contava com 1500 pessoas. Com o decorrer do tempo a

comunidade cresceu e incluiu nela os "arabisados", judeus de fala rabe. Junto aos expulsos da Espanha, se cpnsolidaram na cidade , centros de eruditos que construiam junto ao centro espiritual de Safed. O corao da comunidade se encontrava no bairro judio, ao redor da sinagoga do Rabi Iochanan Ben Zakai. que foi inaugurada no sculo XVI, e nas sinagogas adjuntas. No final do sculo XVIII e princpios do XIX, comeou a imigrao de judeus europeus- "chassidim" e "prushim" que acrescentaram a comunidade judia.

O sculo XIX

A princpio do sculo XIX, Jerusalem era a capital de um pequeno distrito( Sanchak) e estava sob o mandato geral do departamento de Damasco. Sua importancia era irelevante e as atividades economicas eram insignificantes. A populao se centralizava na cidade velha e contava com 9000 pessoas, segundo esta diviso: 4000 muulmanos, 3000 cristos e 2000 Judeus. Na cidade velha haviam cinco bairros: Mulumano, cristo, armenio, mugrabi e judeu. A situao da cidade era penosa: as vielas sujas, muitas casas estavam destruidas e a mortalidade era grande. Os judio e cristos se sentiam minoria e a eles foram decretadas limitaes polticas, judiciais e religiosas.

A grande transformao

A grande transformao que se estabeleceu na cidade comeou com a conquista do general egpcio Ibrahim Falla (1833). O governo egpcio otorgo amplos direitos a populao no muulmana e a representantes europeus e abriu as portas de Jerusalem para o mundo inteiro. A influencia europeia transformou o modo de vida: o correio era dirigido por consulados externos, transformando-se em correios modernos, chegou a era das diligencias, o relgio comeou a contar as horas do dia a partir da meia-noite e no apartir do raiar do sol, a lmpada substituiu as velas de azeite. Estes foram os primeiros sinais de modernizao em Jerusalem que se tornou uma cidade fantica muulmana e em um centro poltico religioso europeu e em um lugar de interesse para as grandes potncias.

A saida das muralhas

Depois de mais de mil anos de muralhas, as muralhas da cidade no mais delimitavam toda a cidade. Comeou o processo de "saida das muralhas"do qual tiveram parte os judeus, muulmanos e cristos. Os judeus com a inspirao de Moshe Montefiori estabeleceram "Mishkenot Shaananim"(1860) e depois os seguintes bairros: "Machan Israel"(1868), Nachalat Shiva(1869), Mea Shearim(1874). Este processo comeou na segunda metade do sculo XIX e continua at os nossos dias. Nesta poca aumentou o nmero de habitanes na cidade de alguns milhares, para dezenas de milhares. Se construiram caminhos desde Iafo, Hebrn, Jeric, Shchem at Jerusalem e no final do sculo, se inaugurou a ferrovia de Iafo a Jerusalem.

Perodo do mandato britnico (1917-1948) Em 9 de dezembro de 1917, o general britnico Alembi conquistou Jerusalem. Depois de dois dias, Alembi ingressou com marchas de triunfo cidade velha. a rendio oficial se realizou na entrada da fortaleza. Desta maneira chegaram ao fim, 400 anos de domnio otomano e comearam 30 anos de governo britnico. Os primeiros dois anos e meio, era um governo militar, que foi trocao por um governo civil. Pela primeira vez, depois dos cruzados, Jerusalem era novamente a capital. A cidade cresceu e desarroxo. se pavimentaram estaradas e caminhos e se construiram bairros judeus e rabes.A construo de um centro comercial e a criao da universidade hebraica le deram um aspcto de modernizao. O governo britnico se viu obrigado a preocupar-se com as necessidades de gua, alimentos e higiene dos habitantes da cidade. No curso do governo britanico, se acelerou o processo de modernizao, aumentou a quantidade de meios de transporte, se pavimentaram caminhos e se criaram redes de gua e esgoto desde a fluentes do rio Iarkon de Rosh Haain a cidade velha de Jerusalem. O crescimento da populao, aumentou a tenso entre judeus, muulmanos e ingleses. Tenso que esteve acompanha de derramamento de sangue em 1920 e em 1929. A tenso chegou a seu cme em novembro de 1947, com a deciso da ONU de finalizar o perodo de mandato britanico e converter Jerusalem numa cidade internacional. Jerusalem - Capital de Israel Ao finaliizar o perodo do mandato britanico, judeus e rabes lutaram por governar em Jerusalem. Na poca da guerra de independencia de Israel, os rabes sitiaram a cidade, havia efalta de alimentos, gua, medicamentos e munies. No ano de 1949, ao afirmar um acorod de cessar fogo, Jerusalem foi dividida. A cidade velha, incluindo o bairro judeu, ficou fora dos limites da cidade judia. Em 10 de dezembro de 1949, o governo de Israel decidiu converter Jerusalem na capital oficial do Estado de Israel. David Ben Gurion declarou: "Jerusalem uma parte inseparvel do Estado de Israel e sua capital eterna".

Em Jerusalem ocidental, se estabeleceram as instituies do estado : a moradia do presidente,o knesset, os escritrios do governo, estabelecimentos culturais e governamentais, o museu de Israel, Iad Va'shem- museu do shoa, o monte Hertzel - cemitrio de lderes israelenses e cemitrio militar dos combatentes de guerra de Israel. Em junho de 1967, aconteceu a guerra dos Seis Dias. As foras da Tzahal (exrcito de defesa de Israel) entraram no bairro judeu pelo Porto dos Lees e se apoderou dela. A parede divisria entre as duas partes da cidade , que existiu por 19 anos foi derrubada e Jerusalem com seus problemas e dificuldades se converteu em uma s cidade. A montanha do Templo e o Kotel Ha'maaravi ( muro das lamentaes) cairam novamente sob o governo judaico. 1967-1997 Jerusalem rodeada de bairros Depois do primeiro entusiasmo dos israelenses e do primeiro impacto e a inspeo realizada pelos rabes -o cotidiano voltou a cidade. Jerusalem era um so cidade, os dirigentes do estado realizaram o impossvel para reunificar-la, porm no tiveram um exito completo. Quase todos os judeus apoiaram a reunificao e descartaram qualquer hipotese de voltar a condio anterior. Os rabes residentes em Jerusalem e os jordanianos , que governavam a Jerusalem oriental at os princpios de junho de 1967, e assim tambm todos os estados rabes, no aceitaram o governo Israel em Jerusalem. Eles declararam que Jerusalem oriental deveria voltar o mais breve possvel a suas mos. O rei Hussein da Jordania declarou que sua deciso de no ceder seu reinado em Jerusalem definitiva. A unificao de Jerusalem trouxe consigo uma grande impulso de crescimento. Novo bairros comearam a serem criados sobre a colina que rodeavam a cidade, no sul, leste e norte. As construes judias em quantidades, respondia a necessidade de uma populao judia em crescimento, mas no se decartava a possibilidade de voltar a dividir Jerusalem. Para a expano , foram necessrios extensos terrenso de rabes e judeus.

Tambm o comeo de construes rabes em Jerusalem e em sua periferia, tiveram grandes consequencias polticas- para os rabes, como para os judeus. Os focos de construo rabe foram ao norte entre Ramala e Shuaafat, Ba Raam , Kalandie e Bir Nabala, em no leste , as cidades de El Azaria, Abus Dis e Isauia, e no sul, a zona de Bet Zachur. A restaurao do bairro judeu Os anos da conquista jordaniana foram acompanhados com a destruio total do bairro judeu, na cidade velha, que havia existido a centenas de anos. Sinagogas, Yeshivot, organizaes

pblicas e casas particulares se transformaram em ruinas, com a inteno de apagar qualquer vestgio da vida judaica no local. Depois da guerra dos Seis Dias, o governo de Israel decidiu restaurar o bairro com o propsito de "devolver a coroa de antes". Depois de grande s debates se dcidiu restaurar o bairro de uma forma tradicional. Parte da antigas construes forma remodeladas e outras foram reconstruidas desde o incio, preservando seus aspectos arquitetnicos. Com ajudas, os presupostos governantes restauraram 600 casas, sinagogas, ieshivot e outras instituies. Mo meio dos anos 80 se completou a contruo da superfcie do bairro judeu. Os arquitetos construiram tambm praas e esplanadas para os visitantes. Em seguida, depois da guerra, foram destruidas edificaes que se encontravam perto do muro das lametaes, para poder construir uma grande esplanada pblica que pudesse abrigar centenas de milhares de peregrinos. Como simbolo dos restos daquela poca se encontram a sinagoga "Tiferet Israel" ( Hachurba) em suas ruinas. A diferena entre as quatro sinagogas sefaraditas Iochnan Ben Zakai, Eliahu Hanavi, Haemtzai e a de Istambul, que foram restaurada.

A cidade velha - moderna, renovada com um museu aberto Entre os ligares que se descobriram na ultima gerao: A torre israelense - que era parte da fortaleza norte de Jerusalem durante o primeiro Templo, ao lado se construiu uma maquete da cidade na dita poca. O bairro herodiano - so os restos de uma construo em que aparentemente viviam famlias ricas do sacerdcio e demosntrar o esplendor e a formozura de Jerusalem na poca do segundo Templo. Sobre estes restos, sobre o segundo piso se construiu a ieshiva Hakotel A casa queimada - se encontra no soto de uma casa, a restaurao de uma vivenda da poca do segundo Templo, e nelas se encontrar os restos de cinzas e o brao de uma mulher estentido, querendo pega uma lana. Isto nos testemunha sobre o final dos dias, ao cair da cidade alta, nas mos dos romanos. A construo destacvel na qual foram utilizados restos arqueolgicos para a nova construo, a do antigo Cardo - uma estrada cheia de colunas decoradas que dividia a Jerusalem romana e bizantina desde a Porta de Damasco no norte, at o Monte Sion no sul. Hoje em dia se encontram os restos arqueolgicos no Cardo e tambm funciona uma galeria comercial, lojas e restaurantes. Capital: Centro Nacional-Cultural A capital do povo de Israel na poca de David e Salomo, fazem 3000 anos, voltou a ser capital com o comeo da criao do Estado de Israel. Em Jerusalem , encontram se hoje em dia, a maioria das organizaes estatais: A casa do presidente de Israel, as organizaes governametais em Givat Ram e o Knesset, os escritrios do governo e banco de Israel, peto

destes, o palcio de justia, uma construo cuja a peculiaridade arquitetnoca demonstrar o status e nobreza do poder judicial. a raiz da unificao da cidade se construiu onde uma parte da quantidade de edificaes pertencem ao governo, entre esses, o quartel general da polcia, tribunal de alada, perto do Monte Escpus se construim um bairro e escritrios do Estado. Tambm mudou-se a organizao de obras para Jerusalem. Outros lugares de grande importancia nacional, tambm esto dispersados em Jerusalem. No Monte Hertzel, lugar onde esta enterrado o visionrio do Estado judeu e uma parte dos lderes de Estado, perto do cemitrio militar central, se realizam os atos centrais, do Dia da Recordao aos cados nas batalhas da Tzhal e o ato do Dia da Independencia No longe dal, se encontra o "Iad Va'shem", colado ao Monte da Recordao, lugar de recordao aos mrtires do Shoa (Holocausto). Os visitantes de Estado, cidados do pas e turstas se encontram com a mais terrvel das desgraas que aconteceram com o Povo Judeu. Cada se realizam atos centrais de recordao no Dia do Shoa e do herosmo. Centro cultural Jeruslem um centro cultural, e nela se encontram os tesouros espirituais e histricos do Povo Judeu. Nos sotos da bibloteca nacional se encontram escrituras que testemunham o esprito do Povo Judeu, e em suas salas estudas os jovens junto com intelectuais de idade avanada.

No museu de Israel e no museu Artzot Hamikrah, se encontram restos arqueolgicos de grande valor que testemunham o patrimonio da terra de Israel a seu povo a mais de 3000 anos. No museu da cincia, perto, se encontram colees para o conhecimento cultural em diversas reas. Os certificados relacionados com a histria e a organizao sionista e o assentamento judeu se encontram no arquivo sionista central. Em Jerusalem se centralizam vrias instituies de estudo e pesquisa. ainda, na Universidade Hebraica, se encontram institutos, estabelecimentos de pesquisas em todos os campos: a academia Nacional de Cincia, A academia de lngua Hebraica, Iad Itzchak ben Tzvi e outras. As ieshivot de Jerusalem ocupam um lugar importante no mundo judaico, as quais absorvem estudantes de Israel e da dispora. Entre as mais importante, se encontra a ieshiva "Mercaz Harav" que ensina e educa , segundo os ideiais de Rabi Kuk, e as ieshivot de Hebron e Mir - as maiores ieshivot lituanas, a ieshiva de "Porat Iosef"sefaradita e as ieshivot de Gur e Belz estabelecimentos centrais dos ramos mais importantes dos chassidim. Em Jerusalem de nossos dias se cumpre a viso proftica "pois de Sion sair a Tor". Se observa na cidade, nas ltimas geraes, um grande florecimento de estudos mundanos e mais ainda de estudos sagrados e ciencias judaicas. No existe na histria de Jerusalem tantos sbios como se pode apreciar nos dia de hoje. Dezena de milhares estudam em diferentes estabelecimentos - ultra-ortodoxos, ortodoxos e modernos. A maioria dos cidados so

israelenses, porm h tambm estudantes que vem da dispora at a cidade para adquirir conhecimetos de Tor e voltar a seus lugares, para espandir o conhecimento. E desta maneira se encontra em Jerusalem diversos tipos de dirigentes espirituais personalidades de diferentes ideias que pertencem at mesmo a correntes opostas.

También podría gustarte