Está en la página 1de 3

PONTO DOS CONCURSOS DISCURSIVA ANALISTA DO MPU/APOIO JURDICO PROFESSORA: LUCIANA FERREIRA

Ol, seja bem-vindo mais uma vez ao curso de discursiva do MPU. Hoje apresento o tema para a Redao 2, cujo formato de situao hipottica, para que voc treine escrever textos nos diversos modelos adotados pelo CESPE. Ao escrever esta redao, procure superar os problemas que foram apontados por mim na correo do seu primeiro texto. Tambm ressalto que h exemplos de resposta a comandos no modelo de situao hipottica como este na Aula Extra que postei no Ponto. Mos obra. Bom trabalho!

Profa. Luciana Ferreira

Profa. Luciana Ferreira

www.pontodosconcursos.com.br

PONTO DOS CONCURSOS DISCURSIVA ANALISTA DO MPU/APOIO JURDICO PROFESSORA: LUCIANA FERREIRA

REDAO 2 (Formato do comando: situao hipottica)

Determinado municpio brasileiro, submetido avaliao anual do Ensino Bsico pelo Ministrio da Educao, apresentou ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB) entre os dez piores do Brasil em 2012. Diante desse resultado, O MPF no municpio e o MP do Estado foram a campo verificar a realidade das instituies de ensino. Em visita a diversas escolas, constaram srios problemas relacionados a infraestrutura, alimentao, higiene e material didtico: escolas sem parede, sem gua potvel e energia eltrica; merendas preparadas na casa de pais de alunos e de vizinhos, e professores que, alm de ensinar, limpam o cho e preparam o lanche. Dessa vistoria resultou um relatrio com o diagnstico completo da situao de 50 escolas pblicas, apresentado em audincia pblica promovida pelos MPs, com a presena do Conselho Tutelar, profissionais da educao, organizaes da sociedade civil, Prefeitura e Cmara de Vereadores. Na audincia, restou evidenciado indcio de desvio de dinheiro pblico, uma vez que, no ano de 2011, s de verbas federais, o municpio recebeu aproximadamente cinco milhes de reais, de acordo com dados do site www.transparencia.gov.br.
(Adaptado de www.jusbrasil.com.br/notcias)

Considerando essa situao hipottica, discorra sobre os direitos constitucionais violados nesse caso. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: < a natureza dos interesses envolvidos na situao e a legitimidade da atuao do MP no caso, luz da Lei Complementar 75/1993 (Valor: 20 pontos) < os poderes que o Ministrio Pblico exerce na defesa da sociedade nesse caso; (Valor: 12 pontos) < os fundamentos, dispostos na Lei Complementar 75/93, aplicveis pelo Ministrio Pblico situao. (Valor: 6 pontos)

Profa. Luciana Ferreira

www.pontodosconcursos.com.br

PONTO DOS CONCURSOS DISCURSIVA ANALISTA DO MPU/APOIO JURDICO PROFESSORA: LUCIANA FERREIRA

ORIENTAES PARA ENVIO DA REDAO 2

1. 2. 3. 4. 5.

Voc dever enviar sua Redao 2 para a plataforma de redaes do Ponto dos Concursos at o dia 29 de abril, no local reservado para a Aula 3. O texto deve ser digitado e salvo em arquivo .doc. Identifique o texto com seu nome e, se possvel, o tempo que gastou para redigir, considerando rascunho e texto definitivo. A correo ser enviada para a plataforma do Ponto. Se quiser ter avaliados os critrios de legibilidade, basta colar o texto manuscrito escaneado ao final do arquivo digitado. (H uma folha de texto definitivo na plataforma do Ponto)

6.

A correo estar voltada para os aspectos textuais (estruturao, coerncia e coeso); gramaticais (microestrutura); e para o atendimento ou no das orientaes do comando.

7.

Para assinalar as correes e fazer comentrios no seu texto, ser utilizada a ferramenta de Controle de Alteraes do Word, cujas instrues de uso sero fornecidas na entrega da correo.

8. 9.

Ser atribuda nota na redao, segundo a frmula utilizada pelo CESPE. Ao redigir sua dissertao, procure simular o contexto de prova: - Faa o texto manuscrito, mesmo que no o envie para mim. - Marque o tempo e evite parar para fazer outras atividades (atender telefone, lanchar etc.). S depois disso que deve digitar o texto. Assim, fica mais prximo do que enfrentar na prova.

Profa. Luciana Ferreira

www.pontodosconcursos.com.br

También podría gustarte