Está en la página 1de 21

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1 GERADORES DE CORRENTE ALTERNADA


1.1 PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DOS ALTERNADORES
O gerador de CA o meio mais importante para a produo da energia eltrica que usamos atualmente. Como sabemos, a tenso CA usada na maioria das aplicaes, devido facilidade com que o seu valor pode ser modificado com o auxlio de transformadores. O tamanho dos geradores CA, ou alternadores, depende muito da energia que eles devem fornecer. Por exemplo, um dos 20 geradores existentes na usina hidreltrica de Itaipu gera 700 MW (capacidade instalada = 14.000 MW). Por outro lado, os alternadores empregados nos modernos automveis geram comumente menos de 500 W. Entretanto, independentemente do tamanho, todos os geradores, sejam de CC ou de CA, dependem para seu funcionamento da ao de um condutor (ou bobina) cortando um campo magntico. Desde que haja movimento relativo entre um condutor e um campo magntico, ser gerada uma tenso. Como voc sabe, para que exista a condio acima, todos os geradores so formados por duas partes mecnicas: um rotor (parte mvel rotativa) e um estator (parte fixa esttica). Os geradores elementares de CA e de CC tm o mesmo princpio de funcionamento, diferenciando-se apenas na forma como coletam a tenso induzida na armadura (que sempre alternada).

(a) Gerador Elementar de CC.

(b) Gerador Elementar de CA.

Fig. 1-1 : A forma da tenso no comutador do gerador CC e nos anis coletores do gerador CA.
Conforme estudado nos geradores de CC, a sada do gerador proporcional intensidade do campo e velocidade com que as bobinas e o campo interagem. Como os geradores de CA trabalham normalmente com velocidade constante para manter a freqncia constante, o controle da tenso de sada realizado por meio da variao da intensidade do campo. Aprendemos que no gerador de CC (dnamo) a parte rotativa sempre a armadura. Contudo, em um gerador de CA (alternadores) isto no o comum. Nos geradores CA o enrolamento da armadura que o enrolamento onde a tenso eltrica vai ser induzida pode estar posicionado tanto no rotor quanto no estator, sendo a configurao mais comum a de armadura estacionria e campo rotativo.

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada Um gerador elementar consiste de uma espira de fio disposta de tal modo que pode ser girada em um campo magntico uniforme. Este movimento causa a induo de uma tenso na espira. Para ligar a espira (fonte) a um circuito externo (carga) que aproveite a fem induzida, so usados contatos deslizantes. Os plos norte e sul do m que proporciona o campo magntico so as peas polares. A espira de fio que gira dentro do campo chamada de armadura. As extremidades da espira so ligadas a anis, chamados anis coletores, que giram com a armadura. Escovas fazem contato com os anis coletores e ligam a armadura ao circuito externo. Na descrio do funcionamento do gerador, abaixo, imagine a espira girando dentro do campo magntico (contudo, bom lembrar que, com a mesma facilidade, poderamos fazer o m girar). medida que os lados da espira cortam as linhas de fora do campo, h produo de uma fem induzida que provoca a circulao de corrente atravs da espira, anis coletores, escovas, ampermetro de zero central e resistor de carga tudo ligado em srie. O valor da fem induzida que gerada na espira e, portanto, da corrente produzida, depende da posio instantnea da espira em relao s linhas de fluxo do campo magntico.

Posio: 0

Posio: 90

Posio: 180

Posio: 270

Fig. 1-2 : Gerao de 1 ciclo de tenso CA com um alternador de uma nica espira.

Fig. 1-3 : Forma de onda da tenso de sada correspondente a uma rotao completa da espira.
2

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.2 TIPOS DE ALTERNADORES


Os geradores de corrente alternada tambm so chamados de alternadores. Praticamente toda energia eltrica consumida nas residncias e indstrias fornecida pelos alternadores das usinas que produzem eletricidade. Um alternador simples formador por: (1) um campo magntico forte e constante; (2) condutores que giram atravs do campo magntico; e (3) alguma forma de se manter uma ligao contnua dos condutores medida que eles giram (Fig. 1-4). O campo magntico produzido pela corrente que flui pela bobina de campo estacionrio ou estator. A excitao para a bobina de campo fornecida por uma bateria ou qualquer outra fonte CC.

Fig. 1-4 : Alternador monofsico na configurao de armadura rotativa e campo estacionrio.

Fig. 1-5 : Alternador 3 (2 plos) com estator de plos salientes (campo) e rotor ranhurado (armadura).
A armadura, ou rotor, gira dentro do campo magntico. Para uma nica espira em volta do rotor, cada extremidade ligada a anis coletores separados, isolados do eixo. Cada vez que o rotor gira e se completa uma rotao, processa-se um ciclo completo de corrente alternada (no caso de 2 plos). Na prtica, um alternador contm vrias centenas de espiras enroladas nas fendas (ranhuras) do rotor. Duas escovas so pressionadas atravs de molas contra os anis coletores de modo a manter uma ligao contnua entre a corrente alternada induzida no rotor (bobina da armadura) e o circuito externo (carga). O pequeno gerador CA, baixas potncias, geralmente de armadura rotativa e campo estacionrio (Fig. 1-4). Uma desvantagem, desta configurao, que os contatos entre os anis coletores e as escovas esto em srie com a carga, ou seja, a corrente da carga passa pelas escovas. Se essas partes se desgastarem ou ficarem sujas, o fluxo de corrente pode ser interrompido. 3

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada Entretanto, se a excitao do campo for ligada ao rotor, as espiras do estator tero uma corrente alternada induzida passando por elas (Fig. 1-6). Pode-se ligar uma carga atravs dessas bobinas da armadura estacionria sem ser necessrio nenhum contato mvel no circuito (anel coletor e escova). A corrente de excitao fornecida ao campo rotativo atravs dos anis coletores e das escovas. Uma outra vantagem do gerador CA de armadura estacionria e campo rotativo est na grande facilidade de se isolar as bobinas do estator, comparada com a isolao das bobinas do rotor. Como so freqentemente geradas tenses altas, da ordem de 18.000 a 20.000 V, esta alta tenso no precisa ser trazida at os anis de contato e as escovas, mas pode ser levada diretamente para a carga atravs de condutores isolados a partir da armadura estacionria. Outro fator importante a maior facilidade na troca de calor entre o enrolamento da armadura (no estator) e o ar ambiente, uma vez que se a armadura estiver posicionada no rotor a dissipao de calor ser bem mais difcil.

Fig. 1-6 : Alternador monofsico na configurao de armadura estacionria e campo rotativo.

Fig. 1-7 : Alternador 1 ou 3 (4 plos) com estator ranhurado (armadura) e rotor de plos salientes (campo).
Nos geradores CA de armadura estacionria e campo rotativo (Fig. 1-6) a tenso gerada retirada diretamente do enrolamento de armadura (neste caso o estator) sem passar pelas escovas. A potncia de excitao destes geradores normalmente inferior a 5% da potncia nominal. Por este motivo, o tipo de gerador CA mais utilizado o de armadura estacionria e campo rotativo. 4

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.3 FREQNCIA DA TENSO GERADA


O valor da tenso gerada por um gerador CA depende da intensidade do campo e da velocidade do rotor. Como a maioria dos geradores funciona com velocidade constante (geradores sncronos), o valor da fem induzida (ou tenso gerada) controlado atravs da excitao do campo. A freqncia da fem gerada depende do nmero de plos do campo e da velocidade do rotor, como mostra a equao abaixo:

(1.1)
onde: f p n freqncia da tenso gerada, Hz nmero total de plos da mquina velocidade do rotor, rotaes por minuto (rpm)

Fig. 1-8 : Alternadores monofsicos com nmeros de plos diferentes e mesma velocidade do rotor.
Para uma mquina de um par de plos, a cada giro das espiras teremos um ciclo completo da tenso gerada. Os enrolamentos podem ser construdos com um nmero maior de pares de plos, que se distribuiro alternadamente (um norte e um sul). Neste caso, teremos um ciclo a cada par de plos. Os geradores da usina hidreltrica de Itaipu possuem 78 plos e giram a uma velocidade de 92,3 rpm. Note que o nmero de plos da mquina ter que ser sempre par, para formar os pares de plos. Na Tabela 1-1, so mostradas as velocidades sncronas correspondentes para as freqncias e polaridades mais utilizadas.

Tabela 1-1 : Velocidades sncronas em rotaes por minuto.


Nmero de Plos 2 4 6 8 10 f = 60 Hz 3.600 rpm 1.800 rpm 1.200 rpm 900 rpm 720 rpm f = 50 Hz 3.000 rpm 1.500 rpm 1.000 rpm 750 rpm 600 rpm 5

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.4 ASPECTOS CONSTRUTIVOS DOS ALTERNADORES (TIPOS DE ROTOR)


Quando a mquina primria (do gerador) essencialmente um acionador de baixa velocidade, como no caso de uma turbina hidrulica (usada em usinas hidreltricas), requerer-se- um grande nmero de plos. Como a ventilao no um problema a baixas velocidades, pode-se utilizar um rotor de plos salientes. Da mesma forma, se a mquina primria for um motor a gasolina, leo diesel, gs ou vapor, ou seja, numa mquina primria de velocidade essencialmente moderada, utilizar-se-o plos lisos (ou no-salientes) em nmero de 4 a 12. No caso de mquinas primrias de velocidade elevada, como turbinas a vapor ou a gs (o vapor podendo ser obtido a partir de caldeiras convencionais a carvo ou a leo, ou a partir de reatores nucleares), usualmente utilizam-se plos lisos. Em grande parte, a determinao do tipo de construo de campo do gerador CA a ser utilizado feita a partir da espcie de combustvel ou fonte de energia disponvel no local geogrfico onde se ir gerar eletricidade. Geradores CA de baixa velocidade e de plos salientes requerem um estator de grande circunferncia, no qual possam ser inseridos muitos condutores. Tais estatores requerem condutores, para os enrolamentos de campo e da armadura, que tenham pequeno comprimento axial. Por outro lado, geradores CA de alta velocidade e de plos lisos (ranhurados) tm uma pequena circunferncia, requerendo condutores para os enrolamentos de campo e da armadura de grande comprimento axial. Assim, pela diferena marcante na aparncia externa, podemos distinguir facilmente as mquinas sncronas de plos salientes e de plos lisos, mesmo sem observar o seu rotor como mostra a Fig. 1-9.

(a) Rotor de plos no salientes (rotor ranhurado), alta velocidade (Axial).

(b) Rotor de plos salientes, baixa velocidade (Radial).

Fig. 1-9 : Aspecto geral das mquinas sncronas (geradores CA).


6

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.4.1 Rotores de Plos Lisos e de Plos Salientes


Os geradores sncronos so construdos com rotores de plos lisos ou salientes. PLOS LISOS: So rotores nos quais o entreferro constante ao longo de toda a periferia do ncleo de ferro. PLOS SALIENTES: So rotores que apresentam uma descontinuidade no entreferro ao longo da periferia do ncleo de ferro. Nestes casos, existem as chamadas regies interpolares, onde o entreferro muito grande, tornando visvel a salincia dos plos.

(a) Rotor de plos lisos.

(b) Rotor de plos salientes.

Fig. 1-10 : Perfil das chapas laminadas utilizadas nos ncleos magnticos de rotores. 1.5 CARACTERSTICAS DA TENSO NOS TERMINAIS DO GERADOR CA
A tenso de sada de um gerador CA semelhante de um gerador CC. No gerador CC, h duas causas para a queda de tenso interna: (1) a resistncia da armadura; e (2) a reao da armadura. A Fig. 1-11 e a Eq. (1.2) indicam que h agora trs causas para a queda de tenso interna no gerador CA, que so: (1) a resistncia da armadura; (2) a reatncia da armadura; e (3) a reao da armadura. Alm disso, para um alternador, enquanto os dois primeiros fatores sempre tendem a reduzir a tenso, o terceiro (reao da armadura) pode tender a diminu-la ou aument-la. Assim, a regulao de tenso do gerador CA difere da do gerador CC, em dois aspectos importantes: (1) h uma queda de tenso devida reatncia da armadura; e (2) o efeito de reao da armadura (dependendo do fator de potncia da carga) pode produzir um aumento da tenso gerada que tende a tornar mais elevada a tenso nos terminais.

Fig. 1-11 : A tenso nos terminais de sada do gerador CA afetada por trs fatores (Ra, Xa e XRA). (1.2)
A variao de tenso causada pela reao da armadura depende do fator de potncia da carga, se indutivo ou capacitivo. A reao da armadura afeta a intensidade do campo CC de modo que, quando a carga indutiva ela enfraquece o campo, e quando capacitiva ela fortalece o campo aumentando Vg. 7

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.6 REAO DA ARMADURA NO GERADOR CA


Em vazio (com rotao constante), a tenso de armadura depende do fluxo magntico gerado pelos plos de excitao, ou ainda da corrente que circula pelo enrolamento de campo (rotor). Isto porque o estator no percorrido por corrente, portanto nula a reao da armadura, cujo efeito alterar o fluxo total. A relao entre tenso gerada e a corrente de excitao chamamos de caracterstica a vazio (Fig. 112), onde podemos observar o estado de saturao da mquina (mximo fluxo e mxima tenso).

Fig. 1-12 : Caracterstica a vazio (tenso gerada x corrente de excitao).


Em carga, a corrente que atravessa os condutores da armadura cria um campo magntico, causando alteraes na intensidade e distribuio do campo magntico principal. Esta alterao depende da corrente, do cos e das caractersticas da carga, conforme veremos a seguir:

1.6.1 Carga Puramente Resistiva


Se o gerador alimenta um circuito puramente resistivo, gerado pela corrente de carga um campo magntico prprio. O campo magntico da armadura (rotor) produz dois plos, ver Fig. 1-13 (a), defasados de 90 geomtricos (em atraso) em relao aos plos principais (estator), e estes exercem sobre os plos da armadura uma fora contrria ao movimento, gastando-se potncia mecnica para se manter o rotor girando. O diagrama da Fig. 1-13 (b) mostra a alterao do fluxo principal em vazio (0) em relao ao fluxo de reao da armadura (R). A alterao de 0 pequena, no produzindo uma variao muito grande em relao ao fluxo resultante . Devido a queda de tenso nos enrolamentos da armadura ser necessrio aumentar a corrente de excitao para manter a tenso nominal (Fig. 1-16).

(a) Defasagem geomtrica entre os campos.

(b) Campo magntico resultante.

Fig. 1-13 : Reao da armadura para uma carga puramente resistiva. 1.6.2 Carga Puramente Indutiva
Neste caso, a corrente de carga (I) est defasada em 90 eltricos (atrasada) em relao tenso (E), e o campo de reao da armadura (R) estar conseqentemente na mesma direo do campo principal (0), mas em polaridade oposta. O efeito da carga indutiva desmagnetizante, ver Figs. 1-14 (a) e 1-14 (b). As cargas indutivas armazenam energia em seu campo magntico e a devolvem totalmente ao gerador, no exercendo nenhum conjugado frenante sobre a armadura (rotor). Neste caso, s ser necessrio energia mecnica para compensar as perdas. Devido ao efeito desmagnetizante ser necessrio um grande aumento da corrente de excitao para se manter a tenso nominal (Fig. 1-16).

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

(a) Defasagem geomtrica entre os campos.

(b) Campo magntico resultante.

Fig. 1-14 : Reao da armadura para uma carga puramente indutiva. 1.6.3 Carga Puramente Capacitiva
A corrente da armadura (I) para uma carga puramente capacitiva est defasada de 90 eltricos (adiantada) em relao tenso (E). O campo de reao da armadura (R) conseqentemente estar na mesma direo do campo principal () e com a mesma polaridade. O campo da armadura (rotor), neste caso, tem um efeito magnetizante, ver Figs. 1-15 (a) e 1-15 (b). As cargas capacitivas armazenam energia em seu campo eltrico e a devolvem totalmente ao gerador, no exercendo tambm, como nas cargas indutivas, nenhum conjugado frenante sobre a armadura (rotor). Devido ao efeito magnetizante ser necessrio reduzir a corrente de excitao para manter a tenso nominal (Fig. 1-16).

(a) Defasagem geomtrica entre os campos.

(b) Campo magntico resultante.

Fig. 1-15 : Reao da armadura para uma carga puramente capacitiva. 1.6.4 Cargas Intermedirias
Na prtica, o que encontramos so cargas com defasagem intermediria, entre totalmente indutiva ou capacitiva e resistiva. Nestes casos o campo de reao da armadura pode ser decomposto em dois campos, um transversal e outro desmagnetizante (carga indutiva) ou magnetizante (carga capacitiva). Somente o campo transversal tem um efeito frenante, consumindo desta forma potncia mecnica da mquina acionante. O efeito magnetizante ou desmagnetizante compensado alterando-se a corrente de excitao.

Fig. 1-16 : Caracterstica a vazio (tenso gerada x corrente de excitao).


9

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.7 GERADORES TRIFSICOS


O alternador trifsico, como seu nome sugere, possui trs enrolamentos monofsicos dispostos de forma que as tenses induzidas fiquem defasadas de 120. Um diagrama esquemtico de um estator trifsico, mostrando todas as bobinas, fica muito complicado, tornando-se difcil ver o que realmente acontece. O diagrama esquemtico simplificado mostrado na Fig. 1-17 (a), mostra todas as bobinas de uma fase concentradas numa s. Nas Figs. 1-17 (b) e 1-17 (c), temos a representao de um alternador trifsico com os enrolamentos do estator ligados em estrela e em tringulo, respectivamente. No se representa o rotor para maior simplicidade.

(a) Enrolamento 3 da armadura.

(b) Ligao em estrela ou .

(c) Ligao em tringulo ou .

Fig. 1-17: Principais ligaes dos enrolamentos da armadura para alternadores trifsicos.
As formas de onda das tenses geradas em cada fase esto representadas na Fig. 1-18, defasadas de 120 eltricos no tempo. O alternador trifsico mostrado nos esquemas acima corresponde essencialmente a trs alternadores monofsicos cujas tenses esto defasadas de 120. As trs fases so independentes entre si.

Fig. 1-18: Tenses nos enrolamentos das trs fases de um alternador 3 (defasadas de 120 eltricos).
O tipo de ligao mais comum nos geradores trifsicos a ligao em estrela ou , pois neste tipo de ligao podemos alimentar facilmente as cargas monofsicas, devido existncia do fio neutro.

Tabela 1-2 : Tenses, correntes e potncia para os principais tipos de ligaes trifsicas.
LIGAO TENSO DE LINHA CORRENTE DE LINHA POTNCIA TRIFSICA (VA)


10

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.8 TIPOS DE EXCITAO DO CAMPO (POR ESCOVAS OU SEM ESCOVAS)


Os enrolamentos de campo so ligados em srie ou a ligao mista. Em ambos os casos, os terminais extremos dos enrolamentos so ligados geralmente a anis coletores montados no eixo do rotor. Independentemente do tipo de campo do rotor, usa-se a excitao independente, antigamente proporcionada por um gerador CC e atualmente proporcionada por um gerador CA, ambos com a funo de excitatriz. Nos grandes geradores CA a excitatriz montada no mesmo eixo do gerador principal e fornecem corrente contnua para a excitao do campo da mquina principal. Entretanto, em alguns geradores CA muito pequenos, o campo do rotor produzido por um m permanente. Basicamente, podemos ter trs situaes para a excitao do enrolamento de campo nos geradores sncronos CA de armadura estacionria e campo rotativo, que so: 1. Gerador CC montado no prprio eixo do rotor da mquina principal (excitao com escovas e comutador); 2. Conversor esttico CA/CC ou retificador (excitao com escovas e anis coletores); 3. Gerador CA, de armadura rotativa e campo estacionrio, montado no prprio eixo do rotor da mquina principal (excitao sem escovas e com ponte de diodos, sistema Brushless);

1.8.1 Geradores com Excitao por Escovas


Nestes geradores o campo no rotor alimentado em corrente contnua atravs das escovas e anis coletores e a tenso alternada de sada, para alimentao das cargas, retirada do estator (armadura) (Fig. 1-19). Neste sistema normalmente o campo alimentado por uma excitatriz chamada de excitatriz esttica. A tenso de sada do gerador mantida constante dentro de suas caractersticas nominais atravs do regulador de tenso, que verifica constantemente a tenso de sada e atua na excitatriz esttica. Quando acionado na rotao nominal e com a excitatriz desconectada do rotor, o processo de escorvamento inicia-se pela pequena tenso residual do gerador. Algumas vantagens e desvantagens desse tipo de excitao: VANTAGENS: Menor tempo de resposta ta na recuperao de tenso (aplicao direta de corrente contnua no rotor). DESVANTAGENS: Exige manuteno peridica no conjunto escovas e porta escovas. No aconselhvel a utilizao em cargas sensveis e de telecomunicaes, devido possibilidade de gerar rdio interferncia em funo do contato das escovas e anis (possvel faiscamento). Por isso tambm no pode ser utilizado em atmosferas explosivas.

Fig. 1-19 : Excitao do campo realizada atravs de escovas e excitatriz esttica (conversor CA/CC).
11

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.8.2 Geradores com Excitao sem Escovas (Brushless)


Nesses geradores a corrente contnua para alimentao do campo obtida sem a utilizao de escovas e anis coletores, utilizando somente induo magntica. Para isso o gerador possui um componente chamado excitatriz principal, com armadura rotativa e campo estacionrio. A armadura dessa excitatriz montada no prprio eixo do gerador. Possui tambm um conjunto de diodos girantes (circuito retificador), tambm montado no eixo do gerador, para alimentao do campo principal em corrente contnua. Este conjunto de diodos recebe tenso alternada do rotor da excitatriz principal (armadura da excitatriz), tenso esta induzida pelo estator da excitatriz principal (campo da excitatriz), que alimentado em corrente contnua proveniente do regulador de tenso (automtico). Um esquema dos componentes montados no rotor de uma mquina com excitao brushless mostrado na Fig. 1-20.

Fig. 1-20 : Esquema de excitao sem escovas Brushless (componentes do rotor).


O regulador de tenso monitora constantemente a tenso de sada do gerador e atua no estator da excitatriz. Com isso mantm a tenso de sada do gerador constante. A tenso alternada de sada do gerador, para alimentao das cargas, retirada do seu estator principal (armadura) (Fig. 1-21). Nos geradores brushless, a potncia para a excitao (alimentao do regulador de tenso) pode ser obtida de diferentes maneiras, as quais definem o tipo de excitao da mquina. Esses tipos de excitao podem ser das seguintes formas: Alimentao atravs de bobina auxiliar (ver Fig. 1-21), um conjunto auxiliar de bobinas, independente, alojado em algumas ranhuras do estator principal da mquina (armadura principal). Funciona como uma fonte de potncia independente para o regulador de tenso, no sujeita aos efeitos que acontecem no estator principal da mquina. O regulador recebe tenso alternada dessa fonte e alimenta o campo da excitatriz principal com tenso retificada e regulada. Em condies normais de operao, na bobina auxiliar produzida uma tenso monofsica na freqncia nominal do gerador, sofrendo pequenas distores na forma de onda dependendo do tipo de carga (resistiva, indutiva ou capacitiva).

12

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

Fig. 1-21 : A alimentao de potncia do regulador de tenso feita pela bobina auxiliar.
Alimentao atravs de excitatriz auxiliar a ms permanentes (ou PMG - Permanent Magnets Generator), que possui campo no rotor, a ms, montado no prprio eixo do gerador, e estator (armadura) fixado na tampa traseira do gerador ou na base, em compartimento separado do estator principal da mquina (ver Fig. 1-22). A excitatriz auxiliar tambm funciona como uma fonte de potncia independente para o regulador de tenso. O regulador recebe a tenso trifsica alternada gerada no estator da excitatriz auxiliar (armadura da excitatriz auxiliar), retifica, regula e aplica-a no estator da excitatriz principal do gerador (campo da excitatriz principal).

Fig. 1-22 : A alimentao de potncia do regulador de tenso feita pela excitatriz auxiliar.
13

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada Alimentao sem excitatriz auxiliar pelo prprio enrolamento de armadura da mquina, atravs de taps (para baixa tenso) ou via TPs (para alta tenso), ou ainda, alimentao externa em locais onde h presena de rede (ver Fig. 1-23). O regulador de tenso recebe tenso alternada de uma dessas fontes, retifica, regula e aplica-a no estator da excitatriz principal do gerador (campo da excitatriz principal).

Fig. 1-23 : A alimentao de potncia do regulador de tenso feita pela tenso de sada do gerador que
conectada a um transformador, no caso de AT, para adequar tenso de entrada do regulador de tenso. No gerador modelo GTA da WEG, a auto-excitao inicia-se pela tenso residual no estator e bobina auxiliar do gerador que garantida pelos ims permanentes inseridos nos plos do estator da excitatriz principal. O valor da tenso residual varia de gerador para gerador. A bobina auxiliar responsvel pelo fornecimento de potncia para o regulador de tenso, independentemente da tenso de sada do gerador ou de variaes de carga que possam ocorrer. O regulador de tenso, alimentado pela bobina auxiliar (Fig. 1-21), fornece potncia para a excitatriz principal da mquina. Atravs da comparao entre um valor terico (ajustado) e a tenso de referncia (realimentao), o regulador controla a excitao do gerador mantendo a tenso de sada no valor desejado (ajustado).

1.9 REGULAO DE TENSO NOS GERADORES CA


A regulao de tenso de um gerador CA o aumento percentual na tenso dos terminais medida que a carga vai sendo reduzida, desde o valor da corrente de carga mxima at zero, mantendo-se a velocidade e a excitao do campo constante, ou:

(1.3)
Quando a tenso de sada no constante, ocorre um pisca-pisca nas lmpadas e a televiso no funcionar corretamente. So necessrios ento, aparelhos de regulao de tenso automticos para minimizar as quedas na tenso de sada aumentando-se a corrente de campo. A regulao da tenso geralmente uma funo externa do gerador.

14

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.9.1 Regulador de Tenso Automtico


O regulador de tenso eletrnico e automtico. Tem por finalidade monitorar a tenso terminal do gerador e mant-la constante no valor ajustado, independente das variaes da carga. Ele retifica uma tenso trifsica proveniente da bobina auxiliar, da excitatriz auxiliar, de TAP's da armadura da mquina principal ou at da rede, levando-a atravs de um transistor de potncia ao enrolamento de campo da excitatriz principal. Possui tambm circuitos de ajustes e protees para assegurar um controle confivel do gerador.

Fig. 1-24 : Esquema de ligao do regulador de tenso sendo alimentado pela bobina auxiliar.
Como tempo de regulagem entende-se o tempo transcorrido desde o incio de uma queda de tenso at o momento em que a tenso volta ao intervalo de tolerncia estacionria (por exemplo 0,5%) e permanece estvel (ta, ver Fig. 1-25). O tempo exato de regulagem depende na prtica de inmeros fatores, portanto s pode ser indicado aproximadamente.

Fig. 1-25 : Intervalo de tolerncia e tempo de regulagem aproximado para excitao com e sem escovas.

15

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.10 PRINCIPAIS COMPONENTES DO GERADOR SNCRONO


O gerador completo pode ser dividido em uma srie de unidades funcionais. As principais so mostradas a seguir.

1.10.1 Estator da Mquina Principal


As carcaas das mquinas da linha G so fabricadas em chapas de ao calandradas (formato tubular). Para a linha S, as carcaas so fabricadas em chapas de ao soldadas atravs de solda tipo MIG. Todo o conjunto da carcaa recebe um tratamento de normalizao para alvio de tenses provocadas pelas soldas. O pacote de chapas do estator (ou ncleo do estator), com seu respectivo enrolamento, assentado sobre as nervuras da carcaa (linha S) ou prensado na carcaa (linha G). As mquinas de baixa tenso so produzidas com fios circulares e as de mdia tenso com fios retangulares. O isolamento padro das mquinas da linha S classe F e para a linha G classe H. As bobinas so fixadas s ranhuras por cunhas de fechamento, normalmente compostas de material isolante, e as cabeas dos enrolamentos so fortalecidas para que possam resistir a vibraes. As mquinas de baixa tenso da linha G so impregnadas por gotejamento e da linha S por imerso. Mquinas de alta tenso so impregnadas pelo sistema VPI (Vacuum Pressure Impregnation).

1.10.2 Rotor da Mquina Principal


O rotor acomoda o enrolamento de campo, cujos plos so formados por pacotes de chapas. Uma gaiola de amortecimento tambm montada no rotor para compensao nos servios em paralelo e nas variaes de carga.

1.10.3 Estator da Excitatriz Principal


A excitatriz principal um gerador trifsico de plos salientes. Na linha G seu estator fixado na tampa traseira do gerador e dentro dele (Fig. 1-26). Na linha S posicionado fora da mquina e fixado na tampa traseira ou na base do gerador, dependendo da sua forma construtiva. Os plos salientes acomodam as bobinas de campo, que so ligadas em srie, sendo as suas extremidades conectadas ao regulador de tenso diretamente (linha G) ou atravs de bornes na caixa de ligao da excitatriz (linha S).

1.10.4 Rotor da Excitatriz Principal e Diodos Retificadores Girantes


O rotor da excitatriz principal montado sobre o eixo da mquina principal. O rotor laminado e suas ranhuras abrigam um enrolamento trifsico ligado em estrela. O ponto comum desta ligao estrela inacessvel. De cada ponto da ligao estrela saem dois fios para os retificadores girantes, assentados nos suportes dissipadores. Dos dois fios, um ligado ao retificador sobre o suporte positivo e o segundo, ao mesmo retificador sobre o suporte negativo.

1.10.5 Excitatriz Auxiliar


A excitatriz auxiliar ou PMG (Permanent Magnets Generator) um gerador trifsico com rotor constitudo por ms, que so seus plos de excitao, acoplado ao eixo da mquina principal. O estator, constitudo de chapas, possui um enrolamento trifsico para alimentao do regulador de tenso. Na linha G a excitatriz auxiliar oferecida como opcional (sob pedido) e encontra-se no exterior da mquina, no lado no acionado, fixada na tampa do gerador. Na linha S utilizada ou no dependendo da aplicao ou especificao do cliente e fixada na tampa ou na base, dependendo da forma construtiva da mquina. Na linha G conectada diretamente ao regulador de tenso e na linha S, atravs de bornes na caixa de ligao da excitatriz auxiliar.

1.10.6 Bobina Auxiliar (ou Enrolamento Auxiliar)


Padro na linha G um conjunto auxiliar de bobinas, monofsico, que fica alojado em algumas ranhuras do estator principal da mquina, junto com as bobinas de armadura, porm totalmente isolado delas. Sua funo fornecer potncia para o regulador de tenso alimentar o campo da excitatriz principal, potncia essa retificada e controlada pelo regulador de tenso.

16

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

Fig. 1-26 : Os principais componentes de um gerador sncrono (Fabricante WEG).


17

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.11 PERDAS E EFICINCIA


As perdas de um gerador CA so anlogas s do gerador CC, e incluem: 1. As perdas no circuito eltrico: (a) as perdas no cobre do enrolamento da armadura; (b) as perdas no cobre do enrolamento de campo. 2. As perdas no circuito magntico: (a) as perdas no ferro do ncleo do estator; (b) as perdas no ferro do ncleo do rotor. 3. As perdas mecnicas (rotacionais): (a) as perdas por atrito nos mancais; (b) as perdas por atrito nas escovas; (c) as perdas por atrito com o ar. A eficincia (Ef) a razo entre a potncia til de sada e a potncia total de entrada:

(1.4) 1.12 ELEVAO DE TEMPERATURA E CLASSE DE ISOLAMENTO 1.12.1 Aquecimento do Enrolamento


A potncia til fornecida pelo gerador menor que a potncia acionante, isto , o rendimento do gerador sempre inferior a 100%. A diferena entre essas duas potncias representa as perdas, que so transformadas em calor, o qual aquece o enrolamento e deve ser dissipado para fora do gerador, para evitar que a elevao de temperatura seja excessiva.

1.12.2 Vida til das Mquinas Eltricas Rotativas


Se no considerarmos as peas que se desgastam devido ao uso, como escovas e rolamentos, a vida til da mquina eltrica determinada pelo material isolante. Este material afetado por muitos fatores como umidade, vibraes, ambientes corrosivos e outros. Dentre todos os fatores o mais importante , sem dvida, a temperatura de trabalho dos materiais isolantes empregados. Quando falamos em diminuio da vida til da mquina no nos referimos s temperaturas elevadas, quando o isolante se queima e o enrolamento destrudo de repente. Vida til da isolao, em termos de temperatura de trabalho, bem abaixo daquela em que o material se queima, referese ao envelhecimento gradual do isolante, que vai se tornando ressecado, perdendo o poder isolante, at que no suporte mais a tenso aplicada e produza um curto-circuito. A experincia mostra que a isolao tem uma durao praticamente ilimitada se a sua temperatura for mantida abaixo de um certo limite. Acima deste valor, a vida til da isolao vai se tornando cada vez mais curta, medida que a temperatura de trabalho mais alta. Este limite de temperatura muito mais baixo que a temperatura de "queima" do isolante e depende do tipo de material empregado. Das curvas de variao das caractersticas dos materiais em dependncia da temperatura determina-se a vida til, que reduzida pela metade a cada 8C a 10C de operao acima da temperatura nominal da classe. Esta limitao de temperatura se refere ao ponto mais quente da isolao e no necessariamente ao enrolamento todo. Evidentemente, basta um ponto fraco no interior da bobina para que o enrolamento fique inutilizado.

1.12.3 Classes de Isolamento


Como foi visto acima, o limite de temperatura depende do tipo de material empregado. Para fins de normalizao, os materiais isolantes e os sistemas de isolamento (cada um formado pela combinao de vrios materiais) so agrupados em Classes de Isolamento, cada qual definida pelo respectivo limite de temperatura, ou seja, pela maior temperatura que o material pode suportar continuamente sem que seja afetada sua vida til. 18

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada As classes de isolamento utilizadas em mquinas eltricas e os respectivos limites de temperatura conforme a Norma NBR 7094 so as seguintes: Classe A (105C); Classe E (120C); Classe B (130C); Classe F (155C); Classe H (180C). As classes B e F so as comumente utilizadas em motores normais. J para geradores as mais comuns so a F e H. A Fig. 1-27 ilustra a elevao de temperatura no enrolamento sobre a temperatura do ar ambiente. Esta diferena total, comumente chamada de Elevao de Temperatura ou simplesmente T, a soma da queda de temperatura interna com a queda externa.

Fig. 1-27 : Ilustrao da elevao de temperatura em um gerador ou motor.


O projeto da mquina visa reduzir a queda interna (melhorar a transferncia de calor) para poder ter uma queda externa maior possvel, pois esta que realmente ajuda a dissipar o calor. A queda interna de temperatura depende de diversos fatores. As relaes dos pontos representados na figura acima com a temperatura, so explicadas a seguir: A Ponto mais quente do enrolamento, no interior da ranhura, onde gerado o calor proveniente das perdas nos condutores; AB Queda de temperatura na transferncia de calor do ponto mais quente (interior da bobina) at a parte externa da bobina. Como o ar um pssimo condutor de calor, importante que no haja "vazios" no interior da ranhura, isto , as bobinas devem ser compactas e a impregnao deve ser perfeita; B Queda atravs do isolamento da ranhura e do contato deste com os condutores de um lado e com as chapas do ncleo do outro. O emprego de materiais modernos melhora a transmisso de calor atravs do isolante. A perfeita impregnao melhora o contato do lado interno, eliminando os espaos vazios. O bom alinhamento das chapas estampadas melhora o contato do lado externo, eliminando camadas de ar que prejudicam a transferncia de calor; BC Queda de temperatura por transmisso atravs do material das chapas do ncleo; C Queda no contato entre o ncleo e a carcaa; CD Queda de temperatura por transmisso atravs da espessura da carcaa.

19

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.13 FUNCIONAMENTO DE GERADORES EM PARALELO


Um sistema til normalmente consiste de vrias estaes centrais geradoras (usinas), todas operando em paralelo. Em cada estao central pode haver vrios geradores CA operando em paralelo. H numerosas vantagens na subdiviso de um sistema gerador em vrias centrais menores, tanto do ponto de vista econmico quanto do ponto de vista estratgico. Estas vantagens tambm se aplicam ao uso de vrias unidades geradoras (geradores) menores, em lugar de uma nica mquina maior, embora esta ltima tenha um rendimento maior quando carregada sua capacidade nominal. As principais vantagens da operao de geradores em paralelo so: 1. Se um nico gerador de grande potncia constitui uma estao geradora e, por uma razo qualquer, deixa de funcionar, com isto deixar de funcionar tambm a estao geradora; enquanto que, se um dos vrios geradores menores necessitar de um reparo, os demais ainda estaro disponveis para fornecer o servio necessrio. 2. Um nico gerador, para operar com rendimento mximo, dever ser carregado at sua capacidade nominal. antieconmico operar-se um grande gerador se as cargas supridas so pequenas. Vrios geradores menores, operando em paralelo, podem ser removidos ou adicionados, de forma a atender as flutuaes da demanda; cada gerador pode ser operado sua capacidade nominal ou prximo dela, funcionando assim a estao no seu rendimento mximo. 3. Se h necessidade de um reparo ou de uma parada geral para manuteno, os geradores menores facilitam as operaes, do ponto de vista de peas de reposio ou reserva, bem como dos servios a executar. 4. Quando aumentar a demanda mdia do sistema ou da estao geradora, instalar-se-o unidades adicionais para acompanhar o acrscimo da demanda. O capital empregado inicialmente ser menor e o seu crescimento corresponder ao crescimento da demanda mdia. 5. H limites fsicos e econmicos para a capacidade possvel de uma nica mquina. Por exemplo, em uma determinada estao geradora, a carga pode chegar a 10 milhes de kVA. Embora existam operando geradores de at centenas de milhares de kVA, no se constroem mquinas com capacidade suficiente para suprir toda demanda da estao geradora ou do sistema. A maioria das usinas eltricas possui vrios geradores CA funcionando em paralelo a fim de aumentar a potncia disponvel. Antes de dois geradores serem ligados em paralelo preciso que: A) as tenses dos geradores sejam iguais; B) os ngulos de fase das tenses dos geradores sejam iguais; C) as freqncias das tenses dos geradores sejam iguais; e D) a ordem de seqncia das fases nos pontos da conexo seja a mesma. Quando forem atingidas estas condies, os dois geradores estaro funcionando em sincronismo. A operao de se colocar os geradores em sincronismo chama-se sincronizao. Estas observaes tambm so vlidas para a conexo de geradores em paralelo com a rede da concessionria. Ligando-se geradores em paralelo, a distribuio da potncia ativa depende do conjugado acionante (mquina primria), enquanto que a distribuio da potncia reativa depende da excitao do campo de cada gerador. As mquinas acionantes mostram uma tendncia de queda na rotao com o aumento da potncia ativa (carga). Isto necessrio para termos uma distribuio estvel da potncia ativa.

20

Mquinas e Acionamentos Eltricos - Geradores de Corrente Alternada

1.14 PLACA DE IDENTIFICAO E ESPECIFICAES TCNICAS


Quando o fabricante projeta um gerador e o oferece venda, ele tem que partir de certos valores adotados para caractersticas da carga a ser alimentada e condies em que o gerador ir operar. O conjunto desses valores constitui as "caractersticas nominais" do gerador. A maneira pela qual o fabricante comunica estas informaes ao cliente atravs da placa de identificao (Fig. 1-28). Evidentemente impossvel colocar na placa de identificao todas as informaes por extenso, de modo que preciso recorrer a certas abreviaes. Alm disso, preciso que os valores apresentados sejam objetivos e no dem margens diversas sobre seu significado ou limites de variao. Para isto, o fabricante recorre a Normas Tcnicas que padronizam as abreviaes e smbolos e tambm estabelecem de uma s maneira o significado e os limites dos valores declarados. Os geradores WEG normais so fabricados segundo as normas ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), IEC (International Eletrotechnical Commission), VDE (Verband Der Elektrotechnik), Nema (National Electrical Manufacturers Association) e mediante consulta prvia podem ser fabricados conforme outras normas.

Fig. 1-28 : Exemplos da placa de identificao para geradores CA.


Dentre as informaes padronizadas por norma que no precisam ser declaradas por extenso na placa de identificao, esto as condies sob as quais o gerador foi feito para funcionar, ou seja, as "condies usuais de servio". Se o gerador for adquirido para trabalhar em condies especiais, o fato deve ser claramente indicado na especificao e pedido de compra do mesmo. As condies usuais de servio so: a) Meio refrigerante (na maioria dos casos o meio ambiente) de temperatura no superior a 40C e isento de elementos prejudiciais ao gerador; b) Localizao sombra; c) Altitude no superior a 1000 m sobre o nvel do mar. Os dados da plaqueta de identificao de um gerador CA tpico incluem o nome do fabricante, a srie e o nmero do tipo; rotao (rpm), nmero de plos, freqncia da tenso de sada, nmero de fases e tenso mxima fornecida; especificao da capacidade em quilovolt.ampres e em quilowatts para um fator de potncia especfico e uma tenso mxima de sada; corrente do campo e da armadura por fase; e aumento mximo de temperatura nos enrolamentos da armadura e do campo.

21

También podría gustarte