Está en la página 1de 44

30

INSTALAES COM BOMBAS DE CALOR GEOTRMICAS

Outubro 2011

ndice
3 4 Instalaes com bombas de calor geotrmicas Calor contido na Terra
Energia geotrmica de alta temperatura Energia geotrmica de temperatura mdia Energia geotrmica de baixa temperatura Energia geotrmica de temperatura muito baixa

6
8 10 12 14

Permutadores de baixa profundidade


Permutadores em serpentinas e em caracol Permutadores em anel Permutadores em espiral Permutadores em cesto

16

Permutadores de profundidade mdia


Sondas coaxiais Postes de fundao

CALEFFI Lda
Hydronic Solutions
Sede: Urbanizao das Austrlias, Iote 17, Milheirs Apartado 1214 4471-909 Maia Codex Tel: 229619410 Fax: 229619420 caleffi.sede@caleffi.pt Filial: Talade Park, Edif. A1 e A2 Estrada Octvio Pato 2785-601 So Domingos de Rana Tel: 214227190 Fax: 214227199 caleffi.filial@caleffi.pt

18 20

Permutadores de alta profundidade Circuitos de ligao entre permutadores de calor e BDC (bombas de calor)
Fase de projecto Fluido termovector Componentes principais

22 24 36

Arrefecimento no Vero Esquemas de instalaes com BDC geotrmica Colector de distribuio para instalaes com bomba de calor geotrmica Dispositivos de intercepo e balanceamento para colectores de distribuio geotrmicos Medidor electrnico de caudal para ligao de sensor com efeito Vortex Balanceamento dos circuitos com medidor electrnico Colector porta-instrumentos

39

40

41 42

www.caleffi.pt

Copyright 2011 Caleffi Todos os direitos reservados. proibida a reproduo ou publicao de qualquer parte da publicao sem o consentimento expresso por escrito do Editor.

Instalaes com bombas de calor geotrmicas


Eng.os Marco e Mario Doninelli do gabinete S.T.C.
Neste nmero da Hidrulica iremos falar, mais uma vez, das instalaes com bombas de calor (BDC), s quais j tinha sido dedicada a Hidrulica n. 28 (Dezembro de 2009). Iremos abordar especificamente os principais aspectos relativos fase de projecto e realizao de instalaes com BDC que captam energia trmica do subsolo, sem consumo do lenol de gua. O motivo pelo qual voltamos a falar destas instalaes, passados poucos anos, deve-se grande evoluo que, entretanto, tiveram os seus principais componentes. Por exemplo, no que diz respeito s BDC, encontram-se j disponveis modelos bastante silenciosos e que, por isso, podem ser instalados em qualquer local, no interior das habitaes. Alm disso, esto tambm igualmente disponveis BDC de potncia trmica modulante. , assim, possvel minimizar a inrcia trmica dos circuitos internos, o que geralmente evita a utilizao de reservatrios inerciais. No que respeita os permutadores de calor com o terreno, merecem ateno as novas geometrias, por exemplo, as em espiral ou em cesto, que, como veremos, podem possibilitar solues mais compactas, e menos invasivas do que aquelas que se podem obter com as geometrias tradicionais. Deve tambm considerar-se que o mercado j oferece componentes especificamente concebidos para estas instalaes, capazes de tornar mais simples e seguras as intervenes de montagem, regulao, gesto e manuteno. Iremos subdividir o tema em 3 partes: na primeira teremos em considerao as origens e a disponibilidade do calor contido na terra; na segunda examinaremos os possveis meios para se poder utilizar este calor; por fim, na terceira parte, iremos propor alguns esquemas de realizao para instalaes com BDC que captam calor do subsolo.

CALOR CONTIDO NA TERRA

A Terra contm uma notvel quantidade de calor. Segundo os conhecimentos actuais, cerca de 99% da sua massa encontra-se a temperaturas que ultrapassam os 1.000C, com valores compreendidos entre os 6.000 e os 6.500C no ncleo central. Este calor tem duas origens: uma externa e outra interna.

A origem interna , por sua vez, devida ao calor produzido pela desintegrao nuclear de substncias radioactivas presentes nas rochas do subsolo; praticamente, o nico calor que mantm a Terra quente a profundidades que ultrapassam os 20 m. E apenas este o calor que, em rigor, pode ser definido como geotrmico (do grego: calor produzido pela Terra). Contudo, tambm a nvel internacional, o termo geotrmico , geralmente, j utilizado para identificar todo o calor (de origem interna e externa) armazenado na Terra; assim como o termo geotermia normalmente utilizado para indicar a disciplina e as vrias tcnicas que permitem utilizar este calor. O interesse actual por este tipo de calor deve-se ao facto de poder ser uma importante fonte de energia alternativa, que pode ser utilizada, por exemplo, para produzir energia elctrica, para realizar processos tecnolgicos, para aquecer ambientes e para obter AQS (gua quente sanitria). Contudo, sempre uma forma de energia que, para poder ser utilizada, deve ser trazida at superfcie. Em algumas zonas da Terra, a prpria Natureza fornece os meios para trazer esta energia superfcie: o caso dos giseres e das termas. Noutros casos, pelo contrrio, devem ser utilizados sistemas capazes de captar directamente do subsolo os fluidos quentes ou de permutar calor com o terreno. A energia geotrmica, em relao a outras energias, tem a vantagem de no depender das condies atmosfricas (por ex.: sol, vento ou mars), nem sequer das reservas de substncias combustveis (por ex.: biomassa). Trata-se, por isso, de um tipo de energia estvel e fivel. Com base nas temperaturas de possvel utilizao, a energia geotrmica est, geralmente, assim dividida: Energia geotrmica de alta temperatura

A origem externa deve-se sobretudo ao sol e chuva, praticamente as nicas fontes de calor significativas existentes at aos 15 metros de profundidade.

Zona de calor de origem externa (sol e chuva)

15 m
Zona de calor de origem externa e interna

Permite o uso de gua sobreaquecida e vapores a mais de 180C. Serve para produzir energia elctrica. A primeira instalao deste tipo foi realizada na localidade de Larderello (Pisa) em 1906. Energia geotrmica de temperatura mdia Permite o uso de gua sobreaquecida e vapores com temperaturas compreendidas entre 100 e 180C. Serve, com o aquecimento de um fluido secundrio mais voltil, para produzir energia elctrica. Energia geotrmica de baixa temperatura Permite o uso de fluidos com temperaturas compreendidas entre 30 e 100C. Serve para utilizaes industriais e para alimentar estabelecimentos termais.

20 m

Zona de calor de origem interna (processos de desintegrao nuclear)

Energia geotrmica de temperatura muito baixa


Bombas de calor (BDC)

Permite o uso de fluidos com temperaturas inferiores a 30C. As suas principais aplicaes dizem respeito: 1. ao aquecimento dos edifcios e produo de AQS. Neste caso, a energia trmica com temperatura muito baixa captada do terreno, atravs de permutadores de calor adequados. , depois, cedida s mquinas (s BDC) capazes de aumentar a temperatura at valores que tornam possvel quer aquecer os edifcios, quer produzir AQS. 2. ao arrefecimento dos edifcios. Neste caso, a energia trmica com temperatura muito baixa captada do terreno pode servir quer para alimentar as BDC que funcionam durante a fase de arrefecimento, quer para servir directamente (ver pg. 22) as instalaes de climatizao; esta ltima opo pode limitar consideravelmente os custos de funcionamento. De seguida, iremos analisar as principais caractersticas destas instalaes, subdividindo-as com base nas diversas tcnicas de consumo do calor, em instalaes com permutadores de profundidade baixa, mdia e alta.

So mquinas capazes de captar calor de uma fonte a uma temperatura mais baixa. So, essencialmente, compostas por um circuito de tipo fechado, dentro do qual continuamente comprimido e feito expandir um fluido adequado. A cada compresso e a cada expanso (isto , a cada ciclo de trabalho), o fluido rouba um pouco de calor fonte fria e cede-o quente. Invertendo o ciclo de trabalho (Hidrulica 28, pg. 12), estas mquinas podem ser utilizadas quer para aquecer, quer para arrefecer. Os rendimentos das BDC so geralmente identificados atravs de dois coeficientes fornecidos pelos fabricantes: (1) o coeficiente relativo apenas ao funcionamento do compressor, e (2) o coeficiente COP (Coefficient of Performance) relativo ao funcionamento do compressor e dos meios auxiliares (Hidrulica 28, pg. 8). Por exemplo, se o valor de COP for igual a 4, significa que, com 1 kW de energia elctrica, dispendida ao compressor, possvel deslocar (da fonte fria para a quente) 4 kW de calor.

Exemplo de funcionamento com bomba de calor geotrmica

Compresso

10 C

40 C

6 C

34 C

Expanso

PERMUTADORES DE BAIXA PROFUNDIDADE

So permutadores realizados com tubos em material plstico. A sua profundidade de instalao varia entre 0,8 e 4,0 m. Em relao aos permutadores de alta profundidade, tm um menor impacto ambiental e um menor custo de instalao. Alm disso, dado que se desenvolvem a profundidades normalmente alcanadas tambm por outras estruturas civis (rs-do-cho, caves, etc.), geralmente a sua instalao no requer autorizaes especficas por parte das autoridades competentes. Por outro lado, estes permutadores necessitam de superfcies de desenvolvimento bastante extensas; exigncia esta que, praticamente, apenas os torna adequados para a realizao de instalaes mdias e pequenas. Com base nas suas principais geometrias de desenvolvimento, podem ser assim classificados: permutadores em serpentinas ou em caracol, permutadores em anel, permutadores em espiral, permutadores em cesto.

A escolha do tipo de geometria mais adequado depende de vrios factores, entre os quais (1) o tipo de terreno, (2) as suas zonas de sombra, e (3) o tipo de vegetao a plantar ou a conservar. Este ltimo ponto est relacionado com o facto da superfcie colocada em cima dos permutadores no poder ter plantas ou qualquer outro tipo de vegetao que possa fazer sombra. As escavaes para a colocao dos tubos podem ser de tipo de terraplanagem ou de trincheira. Com excepo dos casos em que a terraplanagem do terreno feita devido a outras exigncias de construo, mais conveniente a colocao em trincheira, porque: mais simples dispendiosa; de realizar e menos

permite uma maior profundidade de instalao, o que possibilita temperaturas mais elevadas do fluido de permuta e, consequentemente, um melhor rendimento da instalao. Tal como j foi dito, o calor captado por estes permutadores , sobretudo, fornecido pelo sol e pela chuva. Portanto, devem ser colocados em zonas onde o sol e a chuva possam chegar sem impedimentos. Para tal, a superfcie sob a qual se desenvolvem, no deve ficar coberta com construes ou outro tipo de obstculos, tais

Permutador em serpentinas e em caracol

Permutador em anel

Permutador em espiral

Permutador em cesto

como: garagens, pr-fabricados, alpendres, terraos, pavimentos impermeabilizados. A zona, na qual se desenvolvem os permutadores, deve tambm ser escolhida de forma a garantir distncias de, pelo menos, 2 m das zonas de sombra provocadas por edifcios, muros, rvores e sebes. Para evitar interferncias e facilitar as intervenes de manuteno, aconselha-se a respeitar as seguintes distncias mnimas: 1,5 m das redes das instalaes enterradas de tipo no hidrulico: redes elctricas, de telefone e de gs; 2,0 m das redes das instalaes enterradas de tipo hidrulico: redes de gua sanitria, de guas pluviais e de esgoto; 3,0 m das fundaes, poos de gua, fossas spticas, poos de escoamento e afins. Com os permutadores de calor de baixa profundidade, no se deve captar demasiado calor do terreno (ver notas relativas ao dimensionamento de cada permutador). Se tal acontecer, podem ocorrer duas situaes de perigo: (1) o colapso da instalao, (2) e a deteriorao da vegetao, que cresce em cima da zona de colocao dos permutadores (erva) ou que confina com a mesma (plantas, sebes, etc.).

O possvel colapso da instalao causado por temperaturas demasiado baixas do fluido de permuta, j que as BDC funcionam com COP muito reduzidos e, por isso, com potncias trmicas que no so capazes de satisfazer as necessidades requeridas. Um outro aspecto a considerar diz respeito ao contacto entre permutadores de calor e o terreno. Com terrenos arenosos no h problema, mas, pelo contrrio, com terrenos argilosos frequentemente necessrio recorrer a uma fragmentao, antes de encher as escavaes. Os terrenos argilosos tm tendncia a formar grandes torres de terra, mesmo em relao ao tipo de mquina com a qual so efectuadas as escavaes. Os terrenos muito heterogneos (com saibro e cascalho) podem igualmente necessitar do uso de uma mistura de contacto formada por areia, cimento e gua. Com esta mistura tapam-se, em primeiro lugar, com 10 cm, os permutadores de calor. Depois, com o material excedente, faz-se o enchimento das escavaes.

Zonas de respeito da rea de desenvolvimento de permutadores Zona vermelha 1,5 m No so permitidos: - cabos elctricos e telefnicos - rede de gs

Zona laranja 2,0 m rea de desenvolvimento de permutadores de baixa profundidade No so permitidas: - redes de instalaes hdricas - redes de esgotos - zonas de sombra

Zona amarela 3,0 m No so permitidos: - fundaes - muros - poos de gua - fossas spticas - poos de escoamento

PERMUTADORES EM SERPENTINAS E EM CARACOL So geralmente concebidos com tubos em polietileno, com dimetros internos compreendidos entre 16 mm e 26 mm. A profundidade de instalao varia entre 0,8 e 1,2 m. O sistema em caracol (devido alternncia contnua dos tubos de ida e retorno) permite obter temperaturas do terreno mais homogneas, o que pode evitar, nos casos de arrefecimento forado, a formao de zonas demasiado frias; zonas que podem causar atrasos e reas no homogneas no desenvolvimento da vegetao. O sistema em serpentinas , geralmente, o mais utilizado pela sua simplicidade de colocao e de fixao no terreno. De modo a no causar um arrefecimento excessivo do terreno, aconselha-se a instalar permutadores em serpentinas e em caracol com entre-eixos no inferiores a 40 cm. A dimenso destes colectores efectua-se com base no rendimento trmico do terreno, que depende principalmente de 3 parmetros: (1) o tipo de terreno, (2) a sua densidade e (3) o nvel de humidade. O rendimento trmico de um terreno com textura fina mais elevado do que o de um terreno do mesmo tipo com textura grossa, porque nas suas cavidades vazias est contida uma menor

quantidade de ar. O parmetro mais importante sempre o nvel de humidade, pois a condutibilidade da gua cerca de 20 vezes superior do ar. , contudo, muito difcil avaliar com exactido este parmetro, pois depende, entre outros, da pluviosidade do local, do tipo e da profundidade do lenol aqufero, da capacidade de evaporao do terreno; capacidade que, por sua vez, pode ser influenciada por outros factores, tais como, a vegetao dominante e circundante, e a estabilidade trmica do terreno. PERMUTADORES EM SERPENTINAS E CARACOL Rendimentos especficos aproximados das superfcies de terreno Tipo de subsolo Terreno arenoso seco Terreno arenoso hmido Terreno argiloso seco Terreno argiloso hmido Terreno saturado de gua
entre-eixos tubos = 40 cm horas de funcionamento anuais = 1800 COP = 4 superfcie de terreno livre superfcie de terreno no impermeabilizada

(W/m2) 10 15 15 20 20 25 25 30 30 40

Permutadores em serpentinas

Permutadores em caracol

A tabela apresentada na pgina ao lado indica os rendimentos trmicos especficos destes permutadores, em relao aos principais tipos de subsolo. Os rendimentos trmicos so dados em W/m2 de superfcie, e so determinados com base nas condies indicadas na prpria tabela. Contudo, em relao aos graus de variabilidade e s indeterminaes em causa, os prprios rendimentos tambm podem ser teis para dimensionar instalaes que no respeitem de forma rigorosa as condies indicadas; por exemplo, instalaes com COP diferentes. De seguida, tambm apresentada uma tabela para permitir uma rpida avaliao das superfcies necessrias para a instalao dos permutadores em serpentinas e em caracol. As superfcies necessrias so determinadas em funo de 3 parmetros: (1) a potncia trmica da instalao, (2) o rendimento do terreno, (3) o COP de funcionamento da BDC. Em funo da potncia trmica da instalao, esto tambm indicadas as potncias de permuta com o terreno, e as potncias elctricas absorvidas pela BDC. Na pg. 20 indicam-se informaes e notas para a fase de projecto destes permutadores, e dos respectivos circuitos de ligao s BDC.

Superfcie de terreno necessria para permutadores em serpentinas e em caracol


Exemplo de clculo: Determinar a superfcie necessria para a colocao em funcionamento, no terreno, de permutadores de baixa profundidade (de tipo em serpentinas ou em caracol), adequados para servir uma instalao com as seguintes caractersticas: Q BDC = 9.000 W (potncia requerida BDC) COP = 4,0 (COP mdio de funcionamento da BDC) q ter = 20 W/m2 (rendimento especfico do terreno) Com base na definio de COP, a potncia elctrica [ W EL ] absorvida pela BDC, pode ser assim calculada: W EL = Q BDC / COP = 9.000 / 4,0 = 2.250 W Sendo esta potncia cedida pela BDC ao fluido vector da instalao, a potncia a permutar com o terreno [ Q ter ] : Q ter = Q BDC W EL = 9.000 2.250 = 6.750 W Para a colocao em funcionamento dos permutadores, necessrio ter uma superfcie de ocupao do terreno, que pode ser determinada da seguinte forma: S = Q ter / q ter = 6.750 / 20 = 337,5 m2

Superfcie necessria para permutadores em serpentinas ou em caracol


Potncia bomba de calor [W] Superfcie necessria [m2] (terreno arenoso hmido 20 W/m2) Superfcie necessria [m2] (terreno argiloso hmido 30 W/m2) Potncia comutada com o terreno [W] Potncia elctrica absorvida pela BDC [W]

COP = 3,0

COP = 4,0

COP = 3,0

COP = 4,0

COP = 3,0

COP = 4,0

COP = 3,0

COP = 4,0

5000 5500 6000 6500 7000 7500 8000 8500 9000 9500 10000 11000 12000 13000 14000 15000 16000

167 183 200 217 233 250 267 283 300 317 333 367 400 433 467 500 533

188 206 225 244 263 281 300 319 338 356 375 413 450 488 525 563 600

111 122 133 144 156 167 178 189 200 211 222 244 267 289 311 333 356

125 138 150 163 175 188 200 213 225 238 250 275 300 325 350 375 400

3333 3667 4000 4333 4667 5000 5333 5667 6000 6333 6667 7333 8000 8667 9333 10000 10667

3750 4125 4500 4875 5250 5625 6000 6375 6750 7125 7500 8250 9000 9750 10500 11250 12000

1667 1833 2000 2167 2333 2500 2667 2833 3000 3167 3333 3667 4000 4333 4667 5000 5333

1250 1375 1500 1625 1750 1875 2000 2125 2250 2375 2500 2750 3000 3250 3500 3750 4000

PERMUTADORES EM ANEL So concebidos com tubos em material plstico cujos dimetros internos variam entre 16 e 22 mm. A sua profundidade de instalao varivel entre 0,8 e 2,0 m. Os anis, que podem desenvolver-se num ou mais planos paralelos entre eles, so colocados em escavaes tipo trincheira: aberturas, tal como j referido, menos dispendiosas relativamente s realizadas atravs da terraplanagem. As trincheiras podem ter configuraes muito diversas, em relao ao tipo de terreno disponvel, sua geometria e s eventuais normas a respeitar. Os anis podem ser de tipo desenvolvimento aberto ou fechado. com

Os menores rendimentos lineares so devidos sobreposio dos anis, que a causa de interferncias trmicas recprocas. Contudo, o custo relativo a um maior comprimento dos tubos, amplamente compensado pela poupana que se obtm reduzindo a dimenso das aberturas. As tabelas seguintes indicam (para as tipologias de trincheiras e de anis indicados) os rendimentos trmicos especficos destes permutadores em relao aos principais tipos de subsolo. As mesmas condies de validade indicadas na tabela da pg. 8 aplicam-se a estas tabelas. Para no provocar um arrefecimento excessivo do terreno, aconselha-se a distanciar as trincheiras entre si em, pelo menos, 1,5 m. Na pg. 20 encontram-se indicadas informaes e notas para a fase de projecto destes permutadores, e dos respectivos circuitos de ligao s BDC.

As solues que necessitam de aberturas menores e ocupam, assim, uma menor superfcie de terreno, so as com trincheiras de 2 ou 3 anis, colocados em planos paralelos entre si. No entanto, estas solues, em relao quelas com um nico anel, implicam rendimentos lineares mais baixos dos tubos [ W/m ].

60

60

60

80

80

80

40

40 40

Trincheira com 1 anel

Trincheira com 2 anis

Trincheira com 3 anis

PERMUTADORES 1 ANEL Rendimentos especficos aproximados dos tubos


Tipo de subsolo Terreno arenoso seco Terreno arenoso hmido Terreno argiloso seco Terreno argiloso hmido (W/m) 04 60 6 80 8 10 10 12

PERMUTADORES 2 ANIS Rendimentos especficos aproximados dos tubos


Tipo de subsolo Terreno arenoso seco (W/m) 0 3,6 05,4

PERMUTADORES 3 ANIS Rendimentos especficos aproximados dos tubos


Tipo de subsolo Terreno arenoso seco (W/m) 03,2 04,8

Terreno arenoso hmido 0 5,4 07,2 Terreno argiloso seco 0 7,2 09,0

Terreno arenoso hmido 04,8 06,4 Terreno argiloso seco 06,4 08,0

Terreno argiloso hmido 0 9,0 10,8 Terreno saturado de gua 10,8 14,4

Terreno argiloso hmido 08,0 9,6 Terreno saturado de gua 9,6 12,8

Terreno saturado de gua 12 16

10

Configuraes em desenvolvimento linear

Configuraes em pente

11

PERMUTADORES EM ESPIRAL So concebidos com tubos em material plstico, cujo dimetro interno varia entre 16 e 22 mm. A sua profundidade de colocao varia entre 1,0 e 2,5 m. As espirais so formadas por crculos sobrepostos com um dimetro (D) constante. A sobreposio dos crculos (que pode ser obtida atravs do uso de traves e separadores adequados) pode ter um passo estreito (p=D/4), mdio (p=D/2) ou grande (p=D). So permutadores que podem ser colocados em funcionamento em aberturas, quer de terraplanagem, quer de trincheira. Nas aberturas de terraplanagem, as espirais so dispostas em planos

horizontais com uma profundidade de 1,0 1,5 m. Nas aberturas de trincheira, podem ser colocadas em planos quer horizontais, quer verticais, com uma profundidade de 1,0 2,5 m. As tabelas seguintes apresentam (para os tipos especificados) os rendimentos trmicos por unidade de superfcie ocupada pelas espirais, em relao aos principais tipos de subsolo. Para no causar um arrefecimento excessivo do terreno, aconselha-se a distanciar as trincheiras entre si em, pelo menos, 2,5 m. Na pg. 20 indicam-se informaes e notas para a fase de projecto destes permutadores, e dos respectivos circuitos de ligao s BDC.

Desenvolvimento em espiral com passo = D

ESPIRAL COM PASSO = D

Rendimentos especficos aproximados da superfcie de terreno


Tipo de subsolo Terreno arenoso seco Terreno arenoso hmido (W/m2) 07 10 10 13 13 16 16 20 20 26

D L

Terreno argiloso seco Terreno argiloso hmido Terreno saturado de gua

Desenvolvimento em espiral com passo = D/2

ESPIRAL COM PASSO = D/2

Rendimentos especficos aproximados da superfcie de terreno


Tipo de subsolo Terreno arenoso seco Terreno arenoso hmido (W/m2) 09 13 13 17 17 21 21 26 26 34

D L

Terreno argiloso seco Terreno argiloso hmido Terreno saturado de gua

Desenvolvimento em espiral com passo = D/4

ESPIRAL COM PASSO = D/4

Rendimentos especficos aproximados da superfcie de terreno


Tipo de subsolo Terreno arenoso seco Terreno arenoso hmido (W/m2) 10 15 15 20 20 25 25 30 30 40

D L

Terreno argiloso seco Terreno argiloso hmido Terreno saturado de gua

12

Espirais dispostas na horizontal

Espirais dispostas na vertical

13

PERMUTADORES EM CESTO So concebidos com tubos em polietileno, fixos em armaes de ferro ou de plstico. O seu topo geralmente colocado a uma profundidade de 1,5 m. So permutadores utilizados h apenas poucos anos, sobretudo na Suia e na Alemanha. Porm, esto tambm a difundir-se noutros pases, pois podem oferecer ganhos de superfcie considerveis, desde 30 a 50%, em relao aos permutadores at agora existentes. Devido sua compactidade, os permutadores em cesto podem ser usados quer para realizar novas

instalaes, quer para integrar instalaes existentes subdimensionadas ou para restruturar, no caso em que tal comporte uma maior necessidade trmica. Os cestos podem ter uma forma cilndrica ou cnica, e podem ser pr-montados ou aplicados directamente na instalao. Os cestos cnicos (consultar www.geothermie.ch) so normalmente concebidos nos trs modelos bsicos de seguida apresentados. As potncias de permuta trmica indicadas dependem do tipo de terreno e da sua humidade. Na pg. 20 indicam-se informaes e notas para a fase de projecto destes permutadores, e dos respectivos circuitos de ligao s BDC.

Permutadores em cesto pequenos 500 120 140 240


Dimetro tubos = DN 32 Comprimento tubos = 75 m Potncia de permuta trmica = 0,71,0 kW Contedo fluido vector = 42 l

Permutadores em cesto mdios 600 200 140 240


Dimetro tubos = DN 32 Comprimento tubos = 150 m Potncia de permuta trmica = 1,11,5 kW Contedo fluido vector = 84 l

Permutadores em cesto grandes 700

270

140 240

Dimetro tubos = DN 32 Comprimento tubos = 200 m

Potncia de permuta trmica = 1,62,0 kW Contedo fluido vector = 108 l

14

Permutadores pequenos ligao em srie

Permutadores mdios ligao em paralelo

Permutadores grandes ligao a cada cesto

15

PERMUTADORES DE PROFUNDIDADE MDIA

fluido de retorno das BDC, e o externo comuta calor com o terreno. Para aumentar a permuta trmica e proteger os lenis de gua, as sondas coaxiais so colocadas a funcionar com um isolamento de cimento e bentonite. Nas verses mais desenvolvidas, as sondas so concebidas com tubos externos em ao inoxidvel e com tubos internos em polietileno de alta densidade. Os tubos externos em ao inoxidvel evitam corroses devidas a correntes vagantes, e permitem que as sondas ofeream uma boa resistncia mecnica s solicitaes exercidas pelo terreno. Os rendimentos trmicos destas sondas podem ser considerados iguais aos das sondas de alta profundidade, indicadas na tabela da pg. 19. POSTES DE FUNDAO So postes utilizados nos casos em que no possvel usar as fundaes normais. Por exemplo,

Podem ser concebidos com tubos metlicos ou em polietileno, instalados na vertical at a uma profundidade de 25-30 m. Em alguns casos, podem representar uma alternativa vlida a outros tipos de permutadores, sobretudo quando as superfcies, que se utilizam para colocar a funcionar os permutadores de baixa profundidade, no so suficientes para captar do terreno o calor necessrio, ou quando h dificuldades em obter as autorizaes para instalar sondas profundas. Estes permutadores podem ser concebidos com sondas de tipo coaxial ou com tubos imersos nos postes de fundao. SONDAS COAXIAIS So essencialmente concebidas com dois tubos coaxiais: o tubo interno serve para conduzir o

Esquema sonda coaxial

Terreno com insuficiente capacidade de resistncia Terreno com adequada capacidade de resistncia

16

quando a superfcie do terreno no capaz de suportar a carga das obras previstas, ou quando o terreno fica exposto a fenmenos que modificam, peridica ou esporadicamente, as suas caractersticas fsicas. Para poderem ser utilizados como permutadores de calor com o terreno, nos postes de fundao, so introduzidos tubos em U ou em espiral. Os tubos so, depois, ligados s BDC com circuitos em srie ou de tipo compensado com retorno inverso (consultar 1 Caderno Caleffi). Esta uma tecnologia simples e pouco dispendiosa, que tambm pode ser utilizada apenas numa parte dos postes, conforme as necessidades trmicas do edifcio. Os rendimentos trmicos dos postes de fundao com tubos em duplo U podem ser considerados iguais aos das sondas de alta profundidade, indicadas na tabela da pg. 19.

Ligao em srie

Ligao com retorno inverso

17

PERMUTADORES DE ALTA PROFUNDIDADE

Estes permutadores (chamados sondas geotrmicas) so concebidos com tubos instalados na vertical at a uma profundidade de 100-120 m, mas podem descer tambm abaixo dos 200 m. Com a profundidade aumenta o rendimento trmico das sondas, j que abaixo dos 20 m (devido ao efeito do calor produzido pela terra) a temperatura do subsolo cresce cerca de 3C a cada 100 m. Estes permutadores so colocados em funcionamento em furos com um dimetro que varia entre 100 e 150 mm. Nos furos so introduzidos um ou dois circuitos em U, concebidos com tubos em PE-Xa,

especficos para estas aplicaes especialmente delicadas, dado que as profundidades em causa comportam presses quer internas, quer de esmagamento, muito elevadas. Para tornar mais fcil a introduo dos tubos nos furos, usam-se lastros de cerca de 15-20 Kg, constitudos por pesos a eliminar. Alm disso, para manter as distncias correctas entre os tubos, utilizam-se, a cada 7-8 m, separadores adequados. O vazio entre as paredes dos furos e os tubos ocupado com uma suspenso base de cimento e substncias inertes. A suspenso injectada de baixo para cima, com a ajuda de um tubo suplementar introduzido no furo da sonda. De modo a no provocar danos nas fundaes, as sondas geotrmicas devem ser colocadas a

-50

-100 Profundidade (m )

-150

-200

12

14

16

18

20

Temperatura (C)

18

22

-250

funcionar a distncias mnimas do edifcio de, pelo menos, 4-5 m. Alm disso, se estiverem previstas vrias sondas, deve haver entre elas distncias no inferiores a 8 m, para evitar interferncias trmicas, isto , para evitar que as sondas roubem calor umas s outras, diminuindo assim o seu rendimento trmico global. A tabela, de seguida apresentada, segue as normas alems VDI 4640 e indica os rendimentos das sondas geotrmicas em duplo U, em relao aos tipos de subsolo mais comuns. Os rendimentos trmicos das sondas so dados em [ W/m ] e so determinados com base nas condies indicadas na prpria tabela. Na pg. 20 indicam-se informaes e notas para a fase de projecto destes permutadores, e dos respectivos circuitos de ligao s BDC.
Nota: Deve ser atentamente considerado o facto de que as intervenes quer de perfurao, quer de enchimento dos furos podem contaminar gravemente o terreno e causar outras interferncias (sobretudo nos lenis de gua) muito prejudiciais ao estado do subsolo. Portanto, as intervenes devem ser realizadas, respeitando rigorosamente as normas em vigor e apenas por empresas autorizadas por lei.

Seco de uma sonda em duplo U com tubo de enchimento

Tubos sonda Bentonite

Peso de fundo

Rendimentos trmicos especficos para sondas geotrmicas Tipo de subsolo Valores-guia gerais: Subsolo pobre (sedimento seco) Rochas e terrenos desfeitos saturados de gua Rochas de alta condutibilidade trmica Tipologia rocha/terreno: Saibro, areia seca Saibro, areia, saturados de gua Argila, limo hmido Calcrio (macio) Arenito Migmatito silicioso (por exemplo, granito) Migmatito bsico (por exemplo, basalto) Gnaisse <1,5 1,5-3,0 > 3,0 25 60 84 20 50 70 Condutibilidade trmica (W/mK) Potncia extravel (W/m) 1800 horas 2400 horas

0,4 1,8-2,4 1,7 2,8 2,3 3,4 1,7 2,9

< 25 6580 3550 5570 6580 6585 4065 7085

< 20 5565 3040 4560 5565 5570 3555 6070

extraco de apenas calor o comprimento de cada sonda deve estar compreendido entre 40 e 100 m a distncia mais pequena entre duas sondas geotrmicas deve ser: - de, pelo menos, 5 m para os comprimentos do furo do permutador de calor de 40 a 50 m - de, pelo menos 6 m, para os comprimentos do furo do permutador de calor > de 50 m a 100 m sondas geotrmicas com tubos em duplo U com DN 20, 25 ou DN 32 ou sondas coaxiais com um dimetro mnimo de 60 mm no aplicvel para uma alta concentrao de sondas numa zona limitada

19

CIRCUITOS DE LIGAO ENTRE PERMUTADORES DE CALOR E BDC

- 1.500 2.000 mm c.a. em instalaes mdiopequenas, - 3.500 4.000 mm c.a. em grandes instalaes. Ao determinar as perdas de carga nos circuitos, devem ser consideradas quer as temperaturas de trabalho do fluido vector, quer a maior resistncia ao fluxo oferecida pelo uso de substncias antigelo (consultar 1 Caderno Caleffi). FLUIDO TERMOVECTOR constitudo por uma mistura de gua e por um agente anti-gelo, cuja funo garantir um ponto de congelao da mistura inferior a 78C, relativamente temperatura mnima de trabalho da bomba. Normalmente, por motivos de segurana, garante-se a no congelao da mistura at aos -20C. O anti-gelo ideal deveria ser: no txico, no inflamvel, com baixo impacto ambiental, no corrosivo, estvel, com boas caractersticas de permuta trmica e econmico. O anti-gelo mais utilizado na Europa o glicol propilnico. As normas VDI 4640 aconselham como fluidos anti-gelo o glicol propilnico (C3H8O2) e o glicol etilnico (C2H6O2). Nos Estados Unidos da Amrica e no Canad so tambm utilizadas as solues salinas (muito corrosivas) e o metanol (txico e inflamvel em elevadas concentraes). COMPONENTES PRINCIPAIS Estes so os componentes principais com os quais foram concebidos os circuitos em anlise: Tubos So geralmente utilizados tubos em plstico, como por exemplo, o polietileno (PE), o polipropileno (PP) e o polibutileno (PB). Para instalaes a baixa profundidade (permutadores e circuitos de ligao), conveniente prever a colocao de fitas de sinalizao capazes de limitar o perigo de rupturas ocasionais, e, assim, de eventuais disperses, no subsolo, do anti-gelo contido nos tubos. Bombas de circulao Devem ser capazes de garantir as funes previstas, mesmo a baixas temperaturas. Por segurana, conveniente escolher bombas que funcionem at aos -25C. Vasos de expanso Servem para limitar as sobrepresses devidas s variaes volumtricas do fluido, iguais a cerca de 0,81,0% em relao ao volume do circuito.

Os circuitos que ligam entre si os permutadores de calor, que captam calor do terreno, e as BDC podem ser assim projectados e realizados: FASE DE PROJECTO Pode proceder-se segundo as fases e os procedimentos de seguida especificados: Fase 1 Calcula-se o calor que pode ser captado do terreno (Qter), com base na potncia trmica requerida pela instalao e o COP de projecto da BDC. Fase 2 Efectua-se o permutadores: dimensionamento dos

- permutadores em serpentinas e em caracol calcula-se a sua superfcie total, dividindo Qter pelo rendimento trmico especfico (W/m2) entre terreno e tubos; calcula-se, depois, o comprimento total dos tubos com base no entreeixos escolhido (geralmente 0,4 m). - permutadores em anel calcula-se o comprimento total dos seus tubos, dividindo Qter pelo rendimento trmico especfico linear (W/m) entre terreno e tubos. - permutadores em espiral calcula-se a sua superfcie total, dividindo Qter pelo rendimento trmico especfico (W/m2) entre terreno e tubos; calcula-se, depois, o comprimento total dos tubos com base no passo e no dimetro das espirais. - permutadores em cesto calcula-se o seu nmero, dividindo Qter pelo rendimento trmico nominal dos cestos; calculase, depois, o comprimento total dos tubos com base no comprimento dos tubos de cada cesto. - permutadores com sondas geotrmicas calcula-se o comprimento das sondas, dividindo Qter pelo seu rendimento trmico especfico linear (W/m); calcula-se, depois, o comprimento total dos tubos com base no tipo de sondas (a 2 ou 4 tubos). Fase 3 Dimensionam-se os permutadores e os circuitos de ligao s BDC, com base em dois parmetros-guia: o salto trmico e as perdas de carga. Geralmente, como salto trmico, conveniente considerar valores compreendidos entre 3 e 5C. Para as perdas de carga (sem as perdas de carga internas das BDC) aconselha-se, por sua vez, a assumir os seguintes valores:

20

Vlvulas de segurana A sua funo proteger a instalao de possveis sobrepresses, sobretudo durante a fase de enchimento ou de renovao do fluido. Manmetros Servem para verificar a presso da instalao durante a fase de enchimento e de funcionamento. Termmetros Servem para controlar a temperatura do fluido na entrada e na sada das BDC. Purgadores de ar Servem para retirar o ar da instalao e, assim, evitar (1) situaes de rudo e de desgaste das bombas de circulao, e (2) uma reduzida capacidade de permuta das BDC. Separadores de sujidade So teis, sobretudo, para evitar a acumulao de impurezas no evaporador, e tambm um menor rendimento trmico das BDC. Pressstatos de mnima Servem para proteger os circuitos frigorficos das BDC no caso de perdas nos circuitos geotrmicos. Em tal caso, para limitar a poluio do terreno, podem tambm activar alarmes pticos ou sonoros.

Pressstatos de segurana Servem para interromper o funcionamento das BDC em caso de sobrepresses devidas a eventuais sobreaquecimentos. Fluxstatos Servem para proteger os circuitos internos das BDC em caso de circulao insuficiente nos circuitos geotrmicos, devido, por exemplo, a obstrues ou ao bloqueio das bombas de circulao. Juntas anti-vibratrias Servem para evitar a transmisso de vibraes das BDC para os circuitos das instalaes. Colectores de distribuio Devem ter baixas perdas de carga e devem estar protegidos contra a formao de condensao com cmaras de ar ou com um isolamento adequado. Vlvulas de intercepo Servem para seccionar individualmente os vrios circuitos geotrmicos: operao necessria, sobretudo, no caso de eventuais perdas. Vlvulas de regulao de caudal Servem para regular os caudais dos circuitos e dos sub-circuitos geotrmicos, com base nos valores necessrios para poder assegurar o funcionamento correcto das BDC.

Pressstato de mnima

Manmetro

Purgador de ar

Colector

Vlvulas de regulao de caudal

3 2 1 0
co n fo

bar

4 5 6

r m e n or me I SPE S

CL 2 5

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

0 10 20 30

10 20 C

30 40

50

Pressstato de segurana
0 10 20 30 10 20 C 30 40 50

Separador de sujidade

Termmetro

Fluxstato

10 20 30

10 20 C 30 40 50

Vaso de expanso

Vlvula de segurana

Vlvulas de intercepo

21

ARREFECIMENTO NO VERO

Tal como j indicado, as instalaes geotrmicas podem ser utilizadas no s para aquecer, mas tambm para arrefecer: funo esta que, geralmente, deve ser combinada com a desumidificao dos ambientes. O arrefecimento pode ser de tipo activo ou passivo. O arrefecimento activo utiliza as BDC (no ciclo de Vero) para conduzir o fluido que serve os terminais (cho radiante, ventiloconvectores ou unidades de tratamento de ar) at temperatura desejada.
Aquecimento

O arrefecimento passivo, pelo contrrio, no utiliza as BDC. Para baixar a temperatura do fluido que serve os terminais, directamente utilizado (com um permutador entreposto) o fluido geotrmico. Nesta fase, a funo das BDC apenas a de produzir gua quente sanitria. , sem dvida, este ltimo o tipo de arrefecimento mais ecolgico e econmico.

Arrefecimento activo

Aquecimento

Arrefecimento passivo

22

A ENERGIA SOB OS NOSSOS PS


COMPONENTES PARA INSTALAES COM BOMBA DE CALOR GEOTRMICA
Colector de distribuio e dispositivos de intercepo e balanceamento
U *iV>` iiVwV>ii >> > ii>> i V>`> V>>ViV `> >>Xi }ijV> U
i i iii >> >`>>i D XK `> `> i>>ii D LL> `i V> U 6?> `i L>>Vi>i i V>`>i V L> >> i}>XK i >>XK V>i ` V>`> U -i> `i L>>Vi>i >` V i`` iiVV `i V>`> VL>` V i `i ivi 6i U i i >Vi >> > iVXK i vV>i ViV `> LL> `i V>

www.calef.pt

CUCINA

CAMERA

PRANZO

1 2 3 4
L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN

C. MATRIM.

1 2 3 4 4 4 4 4 3 3 3 3

1 2

ENTRATA

1 2

1 2

C
CUCINA CAMERA PRANZO C. MATRIM. ENTRATA BAGNO

A instalao constituda por: - uma bomba de calor geotrmica gua-gua, - um acumulador para produzir gua quente sanitria, - dois circuitos para servir os terminais a baixa temperatura. A temperatura da instalao de aquecimento regulada por centrais de ponto fixo com bombas comandadas por termstatos ambiente. Se a BDC no for capaz de modular a sua potncia trmica, e a inrcia trmica da instalao no for suficiente (ver dados do fabricante) para garantir o funcionamento correcto da BDC, deve estar previsto um reservatrio inercial adequado.
CALEFFI
C
BAGNO
1 2

24
40
20 20 20 20 60 60 60 60

INSTALAO COM BDC GEOTRMICA - FASE DE AQUECIMENTO

40 40

40

0 0

80 0 0

80

80

80

bar

co n f o rm

e n o rm e I S PE

SL

CL

10

10 20 C 30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40

50

INSTALAO COM BDC GEOTRMICA - FASE DE PRODUO DE AQS


CALEFFI

C
CAMERA PRANZO C. MATRIM. ENTRATA CUCINA BAGNO
1 2 3 4
L/MIN

1 2 3 4
L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN

1 2 3 4 4 4 4 3 3 3

1 2

1 2

1 2

C
CAMERA PRANZO C. MATRIM. ENTRATA CUCINA BAGNO

A instalao constituda por: - uma bomba de calor geotrmica gua-gua, - um acumulador para produzir gua quente sanitria, - dois circuitos para servir os terminais a baixa temperatura. A gua quente sanitria produzida com precedncia sobre o aquecimento. Quando o respectivo termstato assinala uma temperatura inferior pedida, a BDC conduz a temperatura do fluido at ao valor mximo de funcionamento, e a vlvula desviadora comanda a abertura da via que liga a BDC ao acumulador. Se a BDC no for capaz de modular a sua potncia trmica, e a inrcia trmica da instalao no for suficiente (ver dados do fabricante) para garantir o funcionamento correcto da BDC, deve estar previsto um reservatrio inercial adequado.
40
20 20 20 20 60 60 60 60

40 40

40

0 0

80 0 0

80

80

80

bar

co n f o rm

e n o rm e I S PE

SL

CL

10

10 20 C 30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40

50

25

26
CALEFFI
co
nf o

INSTALAO COM BDC GEOTRMICA COMBINADA - FASE DE AQUECIMENTO A instalao constituda por uma BDC monobloco, onde esto colocados: - um acumulador, - um circulador para os permutadores de calor externos, - um circulador para os terminais e o acumulador, - uma vlvula desviadora de trs vias. A circulao do fluido que serve a instalao de aquecimento comandada por um termstato ambiente, que comanda tambm o circulador do grupo de regulao de ponto fixo para o cho radiante. O dimensionamento do circuito geotrmico e da instalao de aquecimento deve ser efectuado com base nas caractersticas dos respectivos circuladores fornecidos com a BDC. Se a BDC no for capaz de modular a sua potncia trmica, e a inrcia trmica da instalao no for suficiente (ver dados do fabricante) para garantir o funcionamento correcto da BDC, deve estar previsto um reservatrio inercial adequado.
rme n or me I SP ES
L

3 2 1 0
c on

bar

4 5 6
f o rm

e n or m e IS P

E SL

CL 2 5

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

BOMBA DE CALOR

INSTALAO COM BDC GEOTRMICA COMBINADA - FASE DE PRODUO DE AQS


CALEFFI

A instalao constituda por uma BDC monobloco, onde esto colocados: - um acumulador, - um circulador para os permutadores de calor externos, - um circulador para os terminais e o acumulador, - uma vlvula desviadora de trs vias. A circulao do fluido que serve para a produo de AQS activada por uma sonda interna. Se a BDC no for capaz de modular a sua potncia trmica, e a inrcia trmica da instalao no for suficiente (ver dados do fabricante) para garantir o funcionamento correcto da BDC, deve estar previsto um reservatrio inercial adequado.
co
n fo

E SL rm m IS P e no r e

3 2 1 0
bar

4 5 6
con SL fo r m e n o rm e I S PE
CL 2.5

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

BOMBA DE CALOR

27

28
CALEFFI
3 2
bar
3 3 4
L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN

INSTALAO COM BDC GEOTRMICA REVERSVEL AQUECIMENTO E PRODUO DE AQS

4
3 4 4 4 3 3

1 2 4
L/MIN

1 2

1 2

1 2

1 2

1 0 6
CL 2.5

co n fo r m e

P ESL e IS n o rm

CALEFFI
20
CALEFFI

CALEFFI
60

30

40 50

CAMERA
SOGGIORNO

HOBBY

BAGNO

WC

CALEFFI

10

70 0 C 80

Trasformatore
V DE

150052
Convertitore
230V 6(2)A AC 50Hz AC 24V 50Hz AC 230V T50

150051

CALEFF

CAMERA
SOGGIORNO

HOBBY

BAGNO

WC

CALEFFI

30 20 10 0 C 80 70 60

A instalao constituda por: - uma BDC geotrmica gua-gua reversvel, - um acumulador para produzir gua quente sanitria, - um circuito com caixa de regulao modulante. Durante a fase de aquecimento, a central climtica regula a temperatura na instalao no pavimento, e as vlvulas termoelctricas de duas vias regulam a circulao do fluido nos radiadores de integrao. Se a BDC no for capaz de modular a sua potncia trmica, e a inrcia trmica da instalao no for suficiente (ver dados do fabricante) para garantir o funcionamento correcto da BDC, deve estar previsto um reservatrio inercial adequado. A AQS produzida com um permutador dedicado e com precedncia sobre o aquecimento.
40 50

3 2 1 0
bar

4 5 6
CL 2.5

co n SL fo r m e n o rm e IS P E

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

0 10 20 30

10 20 C

30 40 50

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

INSTALAO COM BDC GEOTRMICA REVERSVEL


CALEFFI

ARREFECIMENTO E PRODUO DE AQS


3 2
bar
3 3 4
L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN

4
3 4 4 4 3 3

1 2 4
L/MIN

1 2

1 2

1 2

1 2

1 0 6
CL 2.5

co

nfo r me n

L PES o rme IS

CALEFFI CALEFFI
20
CALEFFI

30 60

40 50

CAMERA
SOGGIORNO

HOBBY

BAGNO

WC

CALEFFI

10

70 0 C 80

150052
Trasformatore Convertitore
AC 50Hz 230V AC 24V 50Hz AC 230V 6(2)A T50
V DE

150051

CALEFF

CAMERA
SOGGIORNO

HOBBY

BAGNO

WC

CALEFFI

30 20 10 0 C 80 70 60

A instalao constituda por: - uma BDC geotrmica gua-gua reversvel, - um acumulador para produzir gua quente sanitria, - um circuito com caixa de regulao modulante. Durante a fase de arrefecimento, a central climtica regula a instalao no pavimento de modo a evitar fenmenos de condensao, enquanto que a desumidificao do ar gerida por um ou mais ventiloconvectores. Se a BDC no for capaz de modular a sua potncia trmica, e a inrcia trmica da instalao no for suficiente (ver dados do fabricante) para garantir o funcionamento correcto da BDC, deve estar previsto um reservatrio inercial adequado. A AQS produzida com o calor recuperado do processo de arrefecimento.
40 50

3 2 1 0
c on

bar

4 5 6
CL 2.5

f or m

e n or m e IS P E

SL

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

0 10 20 30

10 20 C 30 40 50

29

CAMERA

PRANZO

Optimiser

+
1 2 3 4
L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN

C. MATRIM.

1 2 3 4 4 4 4 4 3 3 3 3

1 2

ENTRATA

1 2

CUCINA

1 2

C
CUCINA CAMERA PRANZO C. MATRIM. ENTRATA BAGNO

A instalao constituda essencialmente por: - uma bomba de calor geotrmica gua-gua, - um permutador de calor, - um reservatrio inercial, - um acumulador para produzir gua quente sanitria, - dois circuitos para servir os terminais regulados por centrais climticas. Durante a fase de aquecimento, a central climtica regula a temperatura na instalao no pavimento, e as vlvulas termoelctricas de duas vias regulam a circulao do fluido nos radiadores de integrao. A AQS produzida com precedncia sobre o aquecimento.
CALEFFI
C
BAGNO
1 2

30
Desumidificador
40
20 60 20 20 20 60 60 60

INSTALAO COM BDC GEOTRMICA - AQUECIMENTO E PRODUO DE AQS

40 40

40

0 0 0

80 0 80

80 80

bar

CL

2.5

co nfo

r m nor e I S PES m e

10

10 20 C

30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40

50

10

10 20 C

30

20 30

40

50

INSTALAO COM BDC GEOTRMICA - ARREFECIMENTO NATURAL E PRODUO DE AQS Desumidificador


CALEFFI

C
CUCINA CAMERA PRANZO C. MATRIM. ENTRATA BAGNO
1 2 3 4
L/MIN

Optimiser

+
1 2 3 4
L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN

1 2 3 4 4 4 4 3 3 3

1 2

1 2

1 2

C
CAMERA PRANZO C. MATRIM. ENTRATA CUCINA BAGNO

A instalao constituda essencialmente por: - uma bomba de calor geotrmica gua-gua, - um permutador de calor, - um reservatrio inercial, - um acumulador para produzir gua quente sanitria, - dois circuitos para servir os terminais regulados por centrais climticas. Durante a fase de arrefecimento, o fluido vector arrefecido directamente pelo fluido de permuta com o terreno. A central climtica regula a temperatura dos circuitos que servem as instalaes de cho radiante, evitando condensaes superficiais. O tratamento de ar gerido com a ajuda de desumidificadores. A BDC activa-se apenas para produzir AQS.
40 40 40 40
60 20 60 60 20 60 20 20 0 0 0 80 0 80 80 80

bar

CL

2.5

co nfo

r m no me I S PES e r

10

10 20 C

30

20 30

40

50

10

10 20 C

30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40

50

31

CAMERA

PRANZO

C. MATRIM.

ENTRATA

CUCINA

BAGNO

CAMERA

PRANZO

C. MATRIM.

ENTRATA

CUCINA

BAGNO

32
INSTALAO COM BDC GEOTRMICA REVERSVEL - AQUECIMENTO
CALEFFI CALEFFI

CALEFFI

1 2

1 2

1 2

1 2

1 2

1 2

L/MIN

L/MIN

L/MIN

L/MIN

L/MIN

L/MIN

Desumidificador

A instalao constituda essencialmente por: - uma bomba de calor gua-gua geotrmica reversvel, - um reservatrio inercial, - um acumulador para produzir gua quente sanitria, - um colector para cho radiante com vlvulas de zona termoelctricas. Durante a fase de aquecimento, a BDC regula a temperatura de ida da instalao. O reservatrio inercial serve para garantir uma correcta inrcia trmica da instalao, mesmo com as vlvulas elctricas do cho radiante fechadas. A AQS produzida com precedncia sobre o aquecimento.

CALEFFI

CALEFFI

150052

Trasformatore

150051

Convertitore

V DE

AC 50Hz

230V

6(2)A

AC 24V 50Hz AC 230V T50

3 2
bar

4 5

1 0 6
CL 2.5

c on

f or m

e n or m e I S P

E SL

0 10 20 30 50 40

10 20 C 30

0 10 20 30 50 40

10 20 C 30

0 10 20 30 50 40

10 20 C 30

0 10 20 30 50 40

10 20 C 30

INSTALAO COM BDC GEOTRMICA REVERSVEL - ARREFECIMENTO

CALEFFI

CALEFFI

CAMERA

PRANZO

C. MATRIM.

ENTRATA

CUCINA

BAGNO

CALEFFI

1 2

1 2

1 2

1 2

1 2

1 2

L/MIN

L/MIN

L/MIN

L/MIN

L/MIN

L/MIN

CUCINA

CAMERA

PRANZO

C. MATRIM.

ENTRATA

BAGNO

Desumidificador

A instalao constituda essencialmente por: - uma bomba de calor gua-gua geotrmica reversvel, - um reservatrio inercial, - um acumulador para produzir gua quente sanitria, - um colector para cho radiante com vlvulas de zona termoelctricas. Durante a fase de arrefecimento, a temperatura de ida regulada pela BDC de modo a evitar condensaes superficiais. Para tal, conveniente tambm estar prevista uma sonda de segurana, capaz de desactivar a BDC em caso de funcionamento anmalo. O tratamento de ar gerido com a ajuda de desumidificadores. A AQS produzida com a inverso automtica da BDC.

CALEFFI

CALEFFI

150052

Trasformatore

Convertitore

150051

V DE

AC 50Hz

230V

AC 24V 50Hz AC 230V 6(2)A T50

3 2
bar

4 5

1 0 6
e n o rm e I S PE
SL
CL 2.5

co n fo rm

0 10 20 30 50 40

10 20 C 30

0 10 20 30 50 40

10 20 C 30

0 10 20 30 50 40

10 20 C 30

0 10 20 30 50 40

10 20 C 30

33

CAMERA

PRANZO

1 2 3 4
L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN

C. MATRIM.

1 2 3 4 4 4 4 4 3 3 3 3

1 2

ENTRATA

1 2

CUCINA

1 2

C
CAMERA PRANZO C. MATRIM. ENTRATA CUCINA BAGNO

A instalao constituda essencialmente por: - uma bomba de calor gua-gua geotrmica reversvel, - um reservatrio inercial, - trs circuitos independentes que servem os terminais de distribuio. Durante a fase de aquecimento, a temperatura de ida para o cho radiante regulada por uma vlvula de trs vias modulante comandada por uma regulao climtica. Um circuito adequado serve a ponto fixo os radiadores de integrao de calor.
C
BAGNO
1 2

34
CALEFFI CALEFFI
Trasformatore Convertitore
AC 50Hz 230V AC 24V 50Hz AC 230V 6(2)A T50
V DE

INSTALAO COM BDC GEOTRMICA REVERSVEL - AQUECIMENTO

150052 150051

Optimiser

+
40 40
60 20 60 20

0 0

80 80

bar

co n f o rm

e n o rm e I S PE

SL

CL

2.5

10

10 20 C 30

20 30

40

50

CALEFFI

10

10 20 C

30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40
40
20 60 20

50

40
60 20

40
60 20

40
60

80

80

80

80

10

10 20 C 30

20 30

40

50

INSTALAO COM BDC GEOTRMICA REVERSVEL - ARREFECIMENTO

C
CAMERA PRANZO C. MATRIM. ENTRATA CUCINA BAGNO
1 2 3 4
L/MIN

1 2 3 4
L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN L/MIN

1 2 3 4 4 4 4 3 3 3

1 2

1 2

1 2

C
CAMERA PRANZO C. MATRIM. ENTRATA CUCINA BAGNO

A instalao constituda essencialmente por: - uma bomba de calor gua-gua geotrmica reversvel, - um reservatrio inercial, - trs circuitos independentes que servem os terminais de distribuio. Durante a fase de arrefecimento, operam em simultneo o cho radiante (protegido por uma sonda anti-condensao) e os ventiloconvectores, que tm tambm a funo de desumidificar o ar. O circuito dos radiadores seccionado atravs da desactivao da bomba.
CALEFFI CALEFFI
Trasformatore Convertitore
AC 50Hz 6(2)A 230V AC 24V 50Hz AC 230V T50
V DE

150052 150051

Optimiser

+
40 40
60 20 60 20

0 0

80 80

bar

co n f o rm

e n o rm e I S PE

SL

CL

2.5

10

10 20 C 30

20 30

40

50

CALEFFI

10

10 20 C

30

20 30

40

50

10

10 20 C 30

20 30

40
40
20 60 20

50

40
60 20

40
60 20

40
60

80

80

80

80

10

10 20 C 30

20 30

40

50

35

Colector de distribuio para instalaes com bomba de calor geotrmica

1107B5
2

1107C5
3

1107D5
4

1107E5
Nmero de circuitos:
5

1107F5
6

1107G5
7

1107H5
8

Material:
tecnopolmero PA66G30

Presso mxima de funcionamento (Presso mxima de teste da instalao):


6 (10) bar

Campo de temperatura de funcionamento:


-1060C

Campo de temperatura ambiente:


-2060C

Fluidos de utilizao:
gua, solues com glicol (mx. 50%), solues salinas

Dimetro nominal colector:


DN 50

Ligao de topo:
1 1/4

Ligao derivao:
especfico para vlvulas srie 111 - 112 - 113

Entre-eixos derivaes:
100 mm

36

Colector de distribuio para instalaes com bomba de calor geotrmica

especfico para geotrmico projectado para caudais tpicos destas instalaes

modularidade o colector de distribuio, inteiramente componvel, foi projectado para ser facilmente montado e, posteriormente, fixo nos suportes de parede; encontra-se tambm disponvel quer na verso pr-montada, quer em mdulos para montar

anti-condensao os mdulos foram projectados com cmaras de ar especiais para limitar os fenmenos de condensao

37

Colector de distribuio para instalaes com bomba de calor geotrmica

ligaes reversveis o colector reversvel de modo a adaptar-se posio das sondas relativamente bomba de calor

fixao o suporte pode ser fixo na parede sem o colector de forma a agilizar a ligao das sondas

flexibilidade de instalao o colector pode ser posicionado quer na vertical (na parede), quer na horizontal (na banha) permetindo qualquer orientao das sondas

vedao perfeita duas tampas de topo em lato e 4 tirantes permitem compactar os mdulos com uma guarnio interposta, que isola o canal de passagem da gua e as cmaras de ar

38

Dispositivos de intercepo e balanceamento para colectores de distribuio geotrmicos

111...

113...
Material:
lato

112...

Presso mxima de funcionamento:


6 bar 10 bar

Presso mxima de teste instalao:


10 bar

Campo de temperatura de funcionamento:


-1060C -10110C

Campo de temperatura ambiente:


-2060C

Campo de regulao:
0,31,4 m3/h (com sensor Vortex) 0,31,2 m3/h

Fluidos de utilizao:
gua, solues com glicol (mx. 50%), solues salinas

Posio de instalao:
horizontal e vertical vertical horizontal e vertical

Isolamento anti-condensao:
sim

Ligaes:
25, 32 e 40 mm 25 e 32 mm 25, 32 e 40 mm

 simplicidade de
balanceamento

 simplicidade de
balanceamento

 simplicidade de
balanceamento

 perdas de carga muito baixas  pedido de patente


N. MI2010A000476

 simplicidade de leitura

 fornecido com indicador do


valor de regulao

 dimenses compactas

39

Medidor electrnico de caudal para ligao de sensor com efeito Vortex

130010
Alimentao:
Bateria recarregvel NiMh 9 V

Escala de leitura de caudais:


l/h - l/min - GPM

Caudal:
3001400 l/h

Preciso de leitura de caudal com sensor Vortex:


10%

Classe de proteco:
IP 44

medidor electrnico de caudal para ligao do sensor com efeito Vortex fornecido com: - mala - alimentador - manpulo de comando - sensor de medio com efeito Vortex - cabo de ligao - anel de vedao do sensor

sensor integrado de medio de caudal com efeito Vortex manpulo de comando vlvulas de intercepo para

40

Balanceamento dos circuitos com medidor electrnico

1. fechar a vlvula atravs do manpulo adequado 2. retirar o anel de vedao e extrair a tampa

3. introduzir o sensor de medio e reabrir a vlvula 4. ligar o medidor electrnico e regular o caudal, atravs da vlvula de intercepo colocada no mesmo circuito do colector de retorno

5. desligar o medidor electrnico e fechar a vlvula 6. retirar o anel de vedao e extrair o sensor

7. voltar a introduzir a tampa 8. reabrir a vlvula atravs do manpulo

41

Colector porta-instrumentos

115700
Presso mxima de funcionamento:
2,5 bar

Campo de temperatura de funcionamento:


-2090C (escala termmetros -3050C)

Campo de temperatura ambiente:


-1055C

Fluidos de utilizao:
gua, solues com glicol (mx. 50%), solues salinas

Ligaes:
1 1/4 fmea

Dimenses da caixa (a x l x p):


900 x 860 x 175

ligaes reversveis o colector reversvel para se adaptar posio da bomba de calor, rodando simplesmente o manmetro, os termmetros, a vlvula de segurana e o vaso de expanso

42

Colector porta-instrumentos

vaso de expanso (capacidade 7,5 l) suportes adequados permitem modificar a sua orientao de forma simples, possibilitando assim a reversibilidade de todo o grupo

pressstato de mnima homologado I.S.P.E.S.L. pressstato de segurana (opcional) Campo de regulao: 15 ou 312 bar

separador de sujidade integrado com purgador de ar o colector possui um separador de sujidade e um purgador de ar para garantir uma correcta eliminao do ar e limpeza da instalao com perdas de carga muito baixas, assegurando assim a durabilidade do dispositivo

vlvula de segurana com descarga orientvel fluxstato (opcional) com caudais especficos: 0,5 - 0,6 - 0,7 m3/h

43

ENERGIAS RENOVVEIS.
O FUTURO TRIPLICOU-SE.
DISPONVEIS OS COMPONENTES PARA INSTALAES COM FONTES ALTERNATIVAS
Finalmente, o Homem desenvolveu tecnologias capazes de beber nas fontes renovveis do planeta, reduzindo assim o desperdcio e respeitando o ecossistema. A Calef, desde sempre atenta s temticas ligadas relao Homem/Ambiente, prope ao mercado trs grandes famlias de produtos altamente qualicados, que renem os desaos do futuro: poupana energtica, abilidade no tempo e funcionalidade.

www.calef.pt

También podría gustarte