Está en la página 1de 6

1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB CURSO LICENCIATURA EM FSICA

CARLA VIEIRA MARTINS

DENSIDADE DE LQUIDOS

Barra do Bugres, Mato Grosso 2013

INTRODUO

A densidade no apenas o resultado de uma operao aritmtica de diviso entre a massa e o volume de uma substncia, mas esse conceito muito mais amplo e est relacionado a outros, como compresso e empacotamento (CEZAR et. al, 2004). A determinao da densidade de uma substncia algo extremamente importante. Densidade, que nada mais do que a quantidade de matria que ocupa um determinado espao uma propriedade especfica das substncias. Em misturas, a densidade obtida variar entre as densidades das substncias. Existem lquidos que no se misturam devido densidade do mesmo. As densidades podem ser aferidas de vrias maneiras e, no caso de substncias lquidas, recomenda-se usar o decmetro (um aparelho de vidro que tem a ponta preenchida por chumbo e imerso na mistura) ou o mtodo do balo volumtrico (conhecendo-se o volume do balo mede-se a massa ali presente e aplica-se a frmula densidade de um corpo dada pela massa e volume, onde definida por: = Este experimento tem por objetivo mostrar que algumas substncias, nesse caso a ser utilizado, gua, lcool e azeite so mais densas (pesada) que outras.

FUNDAMENTAO TEORICA
Souza et al (2011) descrevem que para se determinar densidade muito importante e pode ser usada em muitas reas para caracterizar determinadas propriedades de um produto ou material. Ela uma propriedade fsica da matria, assim como odor, cor, ponto de fuso e ponto de ebulio. A densidade absoluta uma propriedade especfica, isto , cada substncia pura tem uma densidade prpria que a identifica e a diferencia das outras substncias. A densidade relativa

de um material a relao entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substncia estabelecida como padro. Gaspar (2011) relata em sua obra que a densidade a grandeza que d a medida da concentrao da massa de uma substancia num determinado volume. Assim o mesmo afirma que se define a densidade pela razo entre a massa da substncia e o volume correspondente, ou seja, quanto maior a massa contida num determinado volume, ento ser maior a densidade da substancia. A densidade uma grandeza intensiva, isto , no muda, por exemplo, ao dobrarmos o tamanho do sistema. Ela depende ponto a ponto do material. Caso a amostra seja homognea, seu valor o mesmo para todos os pontos do sistema. A densidade funo do tipo de substncia, da temperatura e da presso, principalmente. Visto ser caracterstica de cada substncia, a densidade pode ser utilizada para a determinao da pureza de amostras, pois significativamente alterada pela presena de contaminantes. Devido fluidez dos lquidos, a forma depende do recipiente em que esto contidos. Entretanto, diferentemente de um gs, uma amostra de lquido mantm um determinado volume caracterstico e no se expande para ocupar todo o recipiente em que se encontra. A fluidez de um lquido mostra que as suas molculas possuem maior liberdade de movimento do que aquelas em um slido (SOUZA et al 2011) Cezar et al (2004 p. 2) descreve o seguinte:
A densidade dos lquidos pode ser determinada analogamente densidade dos slidos, medindo-se a sua massa e determinando-se o seu volume. Entretanto, no caso dos lquidos, uma alterao relativamente pequena na temperatura pode afetar consideravelmente o valor da densidade, enquanto que a alterao de presso tem que ser relativamente alta para que o valor da densidade seja afetado.

Os lquidos exibem tenso superficial. A tenso superficial a tendncia de um lquido a minimizar sua rea superficial, e ocorre porque as molculas na superfcie de um lquido so atradas pelas molculas de dentro do lquido, mas no de "fora". Neste desequilbrio de foras, origina-se a tenso superficial.

MATERIAIS E MTODOS
Uma taa de vidro transparente; Azeite; gua; lcool.

Foram selecionadas trs amostras lquidas para realizar o experimento. As amostras possuem densidades diferentes, onde foram colocadas na seguinte ordem: primeiro o azeite, segundo o lcool e por ultimo a gua.

RESULTADOS E DISCUSSES
Antes da realizao do experimento, apresenta-se abaixo o Quadro 1 que demonstra a densidade de cada substncia utilizada no experimento.

Quadro 1: Valores de Densidade das substncias realizadas no experimento. Barra do Bugres, 2013 Substncia Azeite gua lcool Densidade (g/cm) 0,92 1,00 0,79

Foi adicionado ao fundo da taa com auxlio de uma colher de sopa uma quantidade de azeite, aps aguardar um perodo (cerca de 3 minutos) para que o azeite entrasse em repouso total, foi adicionada uma quantidade de lcool. Aps os lquidos entrarem em repouso, notou-se que o azeite e o lcool no se misturaram. Como se apresenta na Fig 1 pode-se afirmar que o Azeite e mais denso que o lcool.

Fig. 1: Azeite e lcool em taa, Barra do Bugres, 2013

Nesse processo, acrescentou-se gua na taa juntamente com as outras substncias. No momento em que se coloca a gua, percebe-se que o mesmo entra em um processo de mistura com o lcool. Nesse momento, ocorrendo mistura da gua com o lcool a densidade das substancias torna-se mais densa que o azeite, portanto o mesmo se torna mais leve e sobe para a superfcie. A Fig. 2 demonstra o resultado dessa ao.

Fig.2: gua, Azeite e lcool em taa, Barra do Bugres, 2013

CONCLUSO
A realizao deste experimento acaba sendo de extrema importncia, pois se acaba percebendo a existncia de substncias que mesmo sendo liquidas, se apresentam mais densas que outras, em outras palavras mais pesadas. Nesta experincia, optou-se por uma anlise qualitativa justamente para facilitar a apreciao do fenmeno. Como se observou no experimento acima, o azeite mais pesado que o lcool no primeiro momento ele permanea em repouso no fundo da taa. Mas tambm existe substncia que possuem densidades diferentes, porm as mesmas podem se misturar como o caso da gua e o lcool aps inserir a gua na taa, as substncias se misturam tornando-se mais densa que o azeite. Desta forma, pode-se afirmar que cada substncia possui uma densidade absoluta prpria especfica, o que permite diferenci-la de outras substncias.

REFERNCIAS

CEZAR, Janaina; DE PAOLI, Marco Aurlio; ANDRADE, Joo Carlos.

Determinao da Densidade de Slidos e Lquidos. Chemkeys. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Qumica. Campinas: 2004

GASPAR, Alberto. Compreendendo a Fsica. 1 ed. tica, So Paulo: 2011

SOUZA, Ayran Vieira; RAQUEL, Gustavo da Silva; AGUIAR, Isabelle dos Santos. Densidade de Slidos e Lquidos. Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubaro: 2011

También podría gustarte