Está en la página 1de 2

Tratamento para Diabetes

O tratamento do diabetes mellitus, uma doena crnica ainda sem cura, pode envolver dieta, exerccio fsico, medicao oral e administrao de insulina, afim de manter nveis adequados deglicose no sangue. O objetivo principal do tratamento prevenir as complicaes agudas e crnicas da doena.

O tratamento para diabetes pode ser feito com a toma de insulina, hipoglicemiantes orais, uma dieta adequada orientada por um nutricionista e atividade fsica regular, mas existem outras medidas que podem ajudar no controle da glicemia, veja:

Tratamento medicamentoso para diabetes


Tratamento medicamentoso para diabetes tipo 1: Deve ser feito com a toma de insulina diariamente, que pode ser injetada de 2 a 3 vezes por dia ou atravs do uso de uma bomba infusora de insulina que vai liberando o medicamento na corrente sangunea aos poucos durante o dia. O objetivo do tratamento controlar os nveis de acar no sangue evitando os picos de hipoglicemia e hiperglicemia. Tratamento medicamentoso para diabetes tipo 2: Pode ser feito com a toma de remdios anti obesidade e agentes orais, como a metformina, sulfonilureias, glinidas, tiazolidinedionas, inibidores da alfa-glicosidase, e os mais recentes: incretinomimticos e amilinomimticos que ajudam a controlar a produo e a secreo de insulina pelo pncreas. Geralmente inicia-se o tratamento utilizando somente 1 destes medicamentos, e depois o mdico avalia a necessidade da combinao de outros, mas comum que na 3 idade, o indivduo tenha que tomar mais de 2 medicamentos para controlar a diabetes tipo 2.

Tratamentos alternativos para diabetes


Alguns exemplos de tratamentos alternativos auxiliares para diabetes so: Praticar exerccios fsicos regularmente; Consumir chs de plantas medicinais que ajudam no controle da glicemia como consumir diariamente a farinha da casca do maracuj torrado e a canela em p, mas sempre com o conhecimento do mdico, pois eles tambm podem interferir na toma dos remdios para diabetes.

Tratamento fisioteraputico e diabetes


O tratamento fisioteraputico na diabetes inclui especialmente: Prtica de exerccios fsicos supervisionados e Alongamentos e massagens nas pernas e ps, que vo ajudar a melhorar a circulao sangunea e a controlar melhor a doena.

Se o diabtico necessitar realizar fisioterapia para tratar qualquer leso, o uso de recursos trmicos como bolsas de gelo e de calor, assim como o uso de aparelhos devem ser utilizados com cautela, pois a sensibilidade destes indivduos fica diminuda e estes recursos quando mal utilizados podem causar queimaduras na pele.

Tratamento nutricional para diabetes


O tratamento nutricional para diabetes deve ser feito com uma dieta equilibrada, orientada pelo nutricionista ou nutrlogo respeitando a idade e o estilo de vida do indivduo. Recomendaes gerais da dieta para diabetes so: Fazer 6 refeies por dia, sempre de 3 em 3 horas; Dar preferncia ao consumo de alimentos com baixo ndice glicmico; Beber bastante gua; Evitar os carboidratos simples e todo tipo de acar e adoante.

También podría gustarte