Está en la página 1de 12

PROCESSOS DE SOLDAGEM

Introduo A soldagem um modo rpido, eficaz, simples e econmico de ligar

permanentemente fios e circuitos eltricos. excelente para reparar a maioria dos objetos metlicos. As ferramentas so simples e as tcnicas so fceis de aprender.

O que a soldagem? A soldagem a conexo permanente de peas ou materiais metlicos com a utilizao de uma liga metlica, geralmente estanho e chumbo. Ela eficaz para uma variedade ampla de metais tais como o cobre, o zinco, o lato, a prata e o alumnio. A soldagem ideal para vrios servios: conexes de tubulaes e de

encanamentos, reparos de telhados metlicos, de fiao eltrica residencial, automotiva, aparelhos eletro eletrnicos, etc.

Como escolher o fluxo correto As soldas so escolhidas conforme a pea a ser soldada e os fluxos (ou pastas) so escolhidos de acordo com a soldagem. Uma chave para o sucesso de uma soldagem obter a combinao correta dos dois. Se as superfcies a serem conectadas estiverem limpas e isentas de ferrugem, sujeira e graxa, ento a maioria dos servios de soldagem pode ser executada com solda em fio com resina (fio de solda com fluxo interno). A utilizao de solda com fluxo interno assegura a combinao correta de materiais que produziro os resultados desejados. Todos os materiais tm uma oxidao superficial mesmo que no seja visvel. Por isso, ao se utilizar a solda de fio slido deve-se sempre utilizar o fluxo. Trata-se de uma substncia pastosa com comportamento cido, que serve para eliminar a camada de xido de cobre existente sobre o objeto a ser soldado, facilitando o servio.

O fluxo utilizado para limpar as superfcies a serem unidas, para permitir que a solda flua na forma de uma camada fina, e faa contato profundo com estas superfcies. Sem o fluxo, a solda poderia assentar sobre este filme e uma unio slida seria impossvel de obter. Para servios eltricos, utilize o fluxo resinoso, pois no condutivo nem corrosivo, evitando a interferncia na conexo eltrica. O mesmo tipo de fluxo deve ser adotado para a solda em fio. O fluxo resinoso funciona melhor em fios de cobre e fios estanhados, placas de estanho limpas e superfcies revestidas com solda. A pasta para soldar indicada para servios eltricos e aplicada somente na rea a ser soldada, reduzindo o consumo de solda. indicada principalmente na soldagem de tubos capilares, na indstria de refrigerao, nas soldagens de tubos de cobre de aquecimento central, terminais de baterias, emendas de fios de cobre e uso geral (exceto em soldagem de circuitos impressos, pois so corrosivas e seus resduos podem danificar os componentes eletrnicos). Para servios eletrnicos, o fluxo no clean o mais indicado, pois no deixa resduos condutivos. Para servios gerais, utilize o fluxo halogenado que exerce uma ao qumica mais forte decapando melhor as superfcies mais oxidadas. No deve ser utilizado em servios eltricos porque os resduos so corrosivos e podem danificar e eventualmente provocar curto-circuito em equipamentos eltricos e eletrnicos. Mesmo ao utilizar solda em fio com resina, pode-se desejar usar fluxo adicional do mesmo tipo para servios pesados de solda.

Como selecionar a solda correta As embalagens tornam fcil a seleo do produto correto para o servio que est sendo executado, pois so codificadas com cores pelo tipo de solda para a qual o produto destinado. O tipo de liga da solda seja fio slido ou fio com resina, e o dimetro do fio, so claramente indicados para a sua convenincia e facilidade de seleo. O dimetro dos fios de solda, com fluxo interno e slido, varia de 0,5 a 2,4 mm, conforme figura ao lado. Selecione o dimetro com base no tamanho da unio produto destinado. soldada que ser executada. 2

Solda estanho/chumbo (Sn/Pb): As ligas estanho/chumbo so as mais utilizadas. Nestes tipos de solda, o contedo da liga expresso em porcentagem de estanho e chumbo, com o contedo de estanho sempre listado primeiro. Por exemplo, a solda em fio para uso geral 60/40 tem 60% de Sn + 40% de Pb. A temperatura em que a liga metlica se funde depende da proporo em que os dois metais so misturados, conforme o grfico abaixo:

Existem no mercado vrias ligas de estanho (Sn) e chumbo (Pb) para soldas em diferentes tipos de metais e servios: Liga 60/40: ideal para servios eltricos, conexes eletrnicas e outras aplicaes em que um baixo ponto de fuso desejvel, principalmente em componentes de cobre ou cobre que tenha sido previamente estanhado. A cor das embalagens normalmente azul. Encontra-se na forma de arames com 2 mm e 1 mm de dimetro. Funde a aproximadamente 310 C. Na maioria das aplicaes pode-se usar a liga 60/40 sem problemas. Porm, metais como ferro, alumnio e outros no aceitam esse tipo de solda. Liga 40/60: usada para soldas pesadas, tais como canos de cobre e calhas metlicas. Normalmente fornecida na forma de barras ou arames grossos. As embalagens so padronizadas pelos principais fabricantes na cor verde. Funde-se a cerca de 450 C e usada com soldadores eltricos de alta potncia ou soldadores gs ou mesmo com um maarico gs. 3

Liga 50/50: Usada para soldagem de fios e cabos eltricos de elevada bitola e para cobertura de proteo em barramentos de cobre e lato. A cor das embalagens padronizada pela maioria dos fabricantes com a cor amarela. Encontra-se em barras e arames. Funde a aproximadamente 350 C. Liga 63/37: a liga Sn/Pb que tem a menor temperatura de fuso (chamada de liga euttica), fundindo a aproximadamente 290 C. As embalagens so geralmente da cor laranja, fornecida na forma de arames com 1 mm de dimetro. Apesar de ser a mais indicada para eletrnica, no muito fcil encontr-la no mercado especializado. Solda Lead-Free: Considerando os efeitos nocivos do chumbo para o meio ambiente, surge a opo da solda Lead Free (isenta de chumbo).

A escolha da ferramenta certa para a soldagem O processo de soldagem requer uma fonte de calor, solda e fluxo. Para derreter a solda no local onde dever ser feita a juno do terminal de um componente com outro ou com uma placa de circuito impresso, preciso aplicar calor atravs de um ferro de soldar eltrico ou pistola eltrica. Todos propiciam uma boa fonte de calor para a soldagem. O tipo mais comum de ferro de soldar eltrico encontrado no mercado tem o aspecto mostrado na figura abaixo:

O ferro de soldar eltrico a melhor escolha para a soldagem domstica de uso geral. Ele aquece rapidamente e cmodo para uso em pequenos servios eltricos. Escolha um modelo de 30/40/60 W para servios eltricos e para a maioria dos reparos. Um modelo de 100/200 W mais adequado para servios pesados.

A ponta do ferro de solda deve ser dimensionada de acordo com as peas a serem unidas. necessrio uma que seja grande o suficiente para aquecer as superfcies at que funda a solda e a faa fluir livremente, mas no to grande que seja desajeitada para o uso ou que possa danificar os componentes eltricos prximos, pois alguns componentes no suportam grandes temperaturas.

Um

tipo

de

soldador

de

aquecimento

instantneo a pistola de soldar, conforme figura ao lado. Apesar de ser eficiente, a pistola tem um inconveniente: o fato de a ponta ser percorrida por uma corrente eltrica que pode ser perigosa para determinados tipos de componentes.

Assim, somente os profissionais com bom conhecimento do seu trabalho que devem usar esta ferramenta para identificar quais componentes podem ser soldados com ela. Os formatos das pontas dos ferros tambm variam, mas nos casos mais comuns as pontas retas e as curvas so as mais empregadas.

Acessrios para soldagem Estes acessrios so basicamente:

OBS: A maioria dos suportes usados para o soldador eltrico tem como acessrio uma pequena esponja vegetal. Essa esponja deve ser mantida umedecida e serve para limpar a ponta do soldador antes de cada soldagem. Na falta dessa esponja pode-se usar um pedao de pano ou estopa, tambm mido.

Passos para a soldagem

Precaues: Nunca solde em nenhuma espcie.

reas prximas

de

materiais inflamveis de

Trabalhe em ambiente ventilado, porm, sem excesso. O vento reduz a temperatura da ponta do ferro de soldar, e a ausncia de ventilao expe sua respirao aos vapores de soldagem, que so txicos.

Ao utilizar fluxo halogenado, evite contato com a pele e os olhos. Sempre manter uma distncia segura do ponto de soldagem, para evitar queimaduras, e usar culos de proteo.

Procedimentos: 1- Assegure-se de que as superfcies a serem unidas estejam limpas e isentas de sujeira, gordura, ferrugem, corroso, etc. Evite tocar na superfcie limpa com as mos descobertas; a gordura da pele pode impedir a aderncia adequada da solda. 2- Ligue o ferro de soldar ou a pistola e deixe esquentar por aproximadamente 10 minutos. Deve-se "estanhar" a ponta nova aplicando-se uma solda em fio com resina. Quando adequadamente estanhada, a ponta ficar prateada e brilhante. Um ferro mal estanhado no produz uma juno bem soldada. Para limpar a ponta, basta pass-la aquecida numa esponja de ao ou numa esponja vegetal mida, daquelas que vm no suporte do ferro. No recomendado lixar ou limar a ponta do soldador, pois isto acaba rapidamente com a mesma.

3- Se estiver sendo utilizado um fluxo separado, aplique-o com auxlio de uma escova, pincel ou por imerso. Fluxos halogenados so produtos qumicos fortes, portanto evite contato com a pele. 4- Aquea as superfcies a serem unidas mantendo o ferro de soldar ou pistola em um ngulo de 45, de modo que a face da ponta assente comodamente na juno e a mxima transferncia de calor possa ocorrer do ferro para a juno. Se o local no for aquecido suficientemente, a solda poder empedrar dando origem a maus contatos, ou seja, o componente no tem a aderncia da solda e acabar por ficar solto. Uma solda desse tipo denominada popularmente de solda fria e deve s er evitada de qualquer maneira. Devem ser evitados tambm espalhamentos de solda que possam provocar curto-circuitos entre os terminais de componentes ou trilhas de uma placa de circuito impresso 5- O momento correto para aplicar a solda quando a superfcie de trabalho no o ferro estiver suficientemente quente para fundir e deixar fluir a solda. Deixe a superfcie de trabalho aquecer suficientemente. 6- Alimente o fio de solda na juno, no na ponta do ferro ou da pistola. Quando possvel, aquea a unio a partir do lado de baixo e aplique a solda a partir do lado de cima. Se a rea de juno no estiver suficientemente quente para fazer fundir e fluir a solda, remova o fio de solda e continue a aquecer a juno. 7- Quando a rea da juno estiver suficientemente quente, a solda funde-se imediatamente e flui suavemente em uma camada fina. Se necessrio, molde a solda fundida com a ponta do ferro de tal modo que a juno fique completamente preenchida e coberta. 8- Se a solda no aderir s superfcies, a unio no foi corretamente limpa nem recebeu fluxo suficiente. Espere a unio esfriar, limpe-a novamente por completo. Aquea e solde novamente. 9- Pare a alimentao do fio de solda na juno, depois remova o ferro. No movimente a juno nem aplique presso. Deixe a juno esfriar por cerca de 30 segundos para congelar a solda no lugar. 10- No aplique gua para acelerar o processo de resfriamento.

Uso do sugador de solda Na figura a seguir vemos a sequncia para aplicar o sugador de solda e retirar um componente de uma placa de circuito impresso:

1- Encoste a ponta do ferro na solda que vai ser retirada. O recomendvel aqui colocar um pouco mais de solda no terminal do componente. Isto facilita a dessoldagem; 2- Derreta bem a solda no terminal do componente;

3- Empurre o embolo (pisto) do sugador e coloque-o bem em cima da solda na posio vertical, sem retirar o ferro; 4- Aperte o boto, o pisto volta para a posio inicial e o bico aspira a solda para dentro do sugador; 5- Retire o ferro e sugador ao mesmo tempo. Agora o componente est com o terminal solto. Se ficar ainda um pouco de solda segurando o terminal, coloque mais e repita a operao.

Possveis problemas na soldagem em circuitos impressos Tipos de soldas imperfeitas que so responsveis por problemas de funcionamento: Espalhamento indevido: Solda espalhada:

Excesso:

Fria:

Solda boa:

Procedimento para emenda com solda em cabos eltricos Quando necessrio, siga os seguintes procedimentos para emendar cabos eltricos:

1. Seccionar o cabo no ponto a ser emendado, utilizando um alicate de corte diagonal.

2. Decapar o cabo utilizando um decapador adequado, conforme figura. O decapamento deve ser feito a cerca de 20 mm da ponta do cabo.

3. Introduzir uma guarnio termorretratil para proteo do cabo na regio soldada.

4. Abrir as pontas do cabo para poder entrelaar um cabo ao outro os mantendo na mesma direo. NOTA: no embolar os cabos um ao outro, pois isto provocar aquecimento.

10

5. Unir as pontas manualmente at que se observe uma unio bem fixada.

6. Soldar a regio da emenda utilizando um ferro de soldar, o arame de liga 60/40 e pasta para solda.

7. Posicionar a guarnio termorretratil sobre a regio soldada e aquec-la at dar o acabamento de proteo.

11

Referncias Bibliografia: Apostila Instalao de Acessrios Genunos FIAT ISVOR/FIAT - Treinamento e Padres da Rede FIAT Impresso n 53001153 - 04/2008. Sites: Disponvel em: http://www.soldabest.com.br/tecnicas_soldagem.htm Disponvel em: http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=33&t=290#p2849

12

También podría gustarte