Está en la página 1de 14

BOLA DE RUA

uma exposio de 85 fotograas captadas nos 27 Estados brasileiros, que ilustram a paixo pelo futebol fora dos estdios, como elemento fundamental da cultura brasileira.

A EXPOSIO

BOLA DE RUA

Bola de Ruaconstroi um mosaico completo da paixo pelo futebol. * 85 fotograas * 20 fotos especcas da regio onde ocorre a mostra Mostra o futebol jogado fora dos estdios, em imagens captadas em viagens pelo pas, do Oiapoque ao Chu. Apresenta o futebol de rua como ferramenta democrtica para reunir no espao pblico pessoas de diversas classes sociais, sem discriminao.

"Uma alegria transborda das fotos de Caio Vilela. Percorrendo suas imagens, me senti viajando pelo Brasil. Quando estou na estrada, assim como ele, sempre que tem uma crianada num campinho, no resisto em dar uma espiada, e descobrir quem o craque, o futuro camisa 10. ZICO

INTERVENES

BOLA DE RUA

Duas intervenes marcam o espao e o tornam nico e celebrativo. Um terreno hexagonal semiaberto permitir que o pblico crie sua prpria pelada, com material cenogrco destinado ao improviso. No espao externo ao semi-hexgono, trs mesas artesanais abrigaro partidas livres de futebol de boto.

INTERVENES

A cenograa ser completada por obras de um artista em grate, uma arte de rua por excelncia, que dialoga naturalmente com o universo das peladas. A obra cenogrca estar inacabada e deve sofrer interveno do pblico ao longo da exposio, em horrios predeterminados. Nesses momentos, ser oferecido todo o material necessrio e haver a orientao de monitores.

ONDE

Uma exposio indita, em 12 cidades-sede da Copa do Mundo, de forma simultnea, mostrando a rotina dessas craques annimos em diferentes Estados, em diferentes condies, mas ligados pelo mesmo amor ao esporte.

FUTEBOL

BOLA DE RUA

JOGADA

CAIO VILELA Fotgrafo e autor de mais de uma dezena de livros entre ttulos infantis, de turismo e de fotograa. Jornalista, tem trabalho publicados nos principais jornais e revistas no Brasil e no exterior.

"As magistrais fotograas de Caio Vilela retratam bem as peladas, a vida da maioria dos meninos brasileiros e o precoce fascnio deles pela bola e pelo futebol." TOSTO

BOLA DE RUA

O PROJETO

Bola de Rua parte do projeto Futebol sem Fronteiras, do fotogrfo Caio Vilela, que se dedica h mais de 15 anos a fotografar futebol de rua pelo mundo, em mais de 50 pases, nos cinco continentes. Seu trabalho retrata cada uma das facetas dessa arte popular e desregrada. Ao completar suas visitas a todos os Estados do pas, um torneio como a Copa surge como a oportunidade perfeita para que este patrimnio iconogrco da vida e da cultura do Brasil seja apresentado aos brasileiros e seus visitantes, que tero por meio das imagens uma oportunidade de conhecer um pouco dos cartes postais e dos rinces mais afastados do pas antrio da Copa.

BOLA DE RUA
PERODO PROPOSTO 25/06/2014 a 13/07/2014 CIDADES Belo Horizonte, Braslia, Cuiab, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, So Paulo

PROJETO

PBLICO-ALVO Crianas, jovens e adultos, brasileiros e estrangeiros, que entendam o futebol como um dos principais ingredientes da identidade cultural do Brasil. Atrai pblico de diferentes extratos sociais e em diversos nveis de renda e escolaridade.

También podría gustarte